VIGIA: QUE TIPO VOCÊ ESCOLHERIA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

VIGIA: QUE TIPO VOCÊ ESCOLHERIA?

Vigia: Alguém que se mantém em guarda, em geral durante a noite, para proteger pessoas ou propriedades, e que talvez soe um alarme diante de um perigo. Os vigias muitas vezes eram posicionados nas muralhas e nas torres da cidade, para observar à distância os que se aproximavam, antes de chegarem perto. No exército, um vigia é geralmente chamado de guarda ou sentinela. Profetas serviam simbolicamente como vigias para a nação de Israel, e avisavam quando uma destruição se aproximava. — "TORRE DE VIGIA"  2Rs 9:20; Ez 3:17.

Jeová suscitou profetas que serviam como vigias figurativos para a nação de Israel (Je 6:17), e eles, por sua vez, às vezes falavam dos vigias de modo simbólico. (Is 21:6, 8; 52:8; 62:6; Os 9:8)

Esses profetas-vigias tinham a responsabilidade de avisar os iníquos da destruição impendente, e, se deixassem de fazê-lo, eram responsabilizados por isso.
Naturalmente, se as pessoas deixassem de acatar o aviso, o sangue delas cairia sobre elas mesmas. (Ez 3:17-21; 33:1-9)
Um profeta infiel era tão imprestável quanto um vigia cego, ou um cão incapaz de latir. — Is 56:10.

Nos tempos antigos Jeová disse: "Filho do homem (Ezequiel), eu o designei como vigia para a casa de Israel. Quando você ouvir uma palavra da minha boca, deve transmitir-lhes o meu aviso". Ez. 3:17.

“Não haja silêncio da vossa parte
Usando uma ilustração, Jeová fala a seu povo como que a uma cidade murada: “Sobre as tuas muralhas, ó Jerusalém, comissionei vigias. Que não fiquem quietos o dia inteiro e a noite inteira, constantemente. Vós os que fazeis menção de Jeová, não haja silêncio da vossa parte e não lhe deis silêncio até que ele fixe solidamente, sim, até que ele ponha Jerusalém por louvor na terra.” (Isaías 62:6, 7)

No tempo devido de Jeová, depois que o restante fiel voltou de Babilônia, Jerusalém realmente se tornou um “louvor na terra” — uma cidade murada que oferecia segurança para seus moradores. Dia e noite, vigias postados nessas muralhas estavam atentos para garantir a segurança da cidade e transmitir alertas a seus cidadãos. — Neemias 6:15; 7:3; Isaías 52:8.

Nos tempos modernos, Jeová tem usado seus vigias ungidos para mostrar aos mansos o caminho da liberdade da escravidão à religião falsa. Estes têm sido convidados a ingressar na Sua organização, onde encontram proteção contra a contaminação espiritual, as influências ímpias e o desagrado de Jeová. (Jeremias 33:9; Sofonias 3:19) Para tal proteção, é vital o papel da classe do vigia, o “escravo fiel e discreto”, que supre “alimento [espiritual] no tempo apropriado”. (Mateus 24:45-47) Trabalhando com a classe do vigia, a “grande multidão” também desempenha um papel significativo em tornar Sião um “louvor na terra”. — Apocalipse 7:9.

O serviço da classe do vigia e de seus companheiros continua! Sua atitude fervorosa se reflete na atividade zelosa de milhões de pessoas fiéis, apoiadas por superintendentes viajantes e suas esposas; voluntários nos muitos lares de Betel e gráficas das Testemunhas de Jeová; missionários; e pioneiros especiais, regulares e auxiliares.

Além disso, trabalham arduamente na construção de Salões do Reino, em visitar doentes, em ajudar pessoas que enfrentam situações de saúde desafiadoras e em providenciar socorro urgente a vítimas de tragédias e acidentes. Muitas dessas pessoas abnegadas não raro servem literalmente “dia e noite”! — Apocalipse 7:14, 15.

Os servos de Jeová são incentivados a orar sem cessar, a pedir a Deus que ‘se realize a Sua vontade, como no céu, assim também na Terra’. (Mateus 6:9, 10; 1 Tessalonicenses 5:17) São exortados: ‘Não deis a Jeová silêncio’ até que os desejos e as esperanças a respeito da restauração da adoração verdadeira se concretizem. Jesus frisou a necessidade de orar constantemente, instando seus seguidores a ‘clamar a Deus dia e noite’. — Lucas 18:1-8.

Jeová e Jesus sãos os maiores vigias dos cristãos.  João 17:11,12; 1 João 5:18.

Mas, será que Jeová e Jesus delegaram a vigia geral dos cristãos hoje em dia para uma classe de pessoas?
"Sede obedientes aos que tomam a dianteira entre vós e sede submissos, pois vigiam sobre as vossas almas como quem há de prestar contas; para que façam isso com alegria e não com suspiros, porque isso vos seria prejudicial."  Heb. 13:17.

Dentre os que tomam a dianteira a mando de Jeová e Jesus entre os cristãos estão:
1- CORPO GOVERNANTE. Atos 16:4,5.
2- ESCRAVO FIEL E PRUDENTE. Mat. 24:45-47.
3- SUPERINTENDENTES VIAJANTES. Rom. 1:11,12.
4- ANCIÃOS CONGREGACIONAIS. 1 Tim. 5:17.

VIGIA: QUE TIPO VOCÊ ESCOLHERIA?
Considere as seguintes ilustrações:
1- VIGIAS HUMANOS
Que vigia um cidadão gostaria de ter em sua empresa? Aquele vigia que sempre está atento e que às vezes erra por excesso até por coisa simples sem perigo ou manter um vigia desatento, sonolento e que sempre está dormindo?
Não seria melhor manter o vigia que zela por excesso de preocupação e até falsos alertas,  do que troca-lo por um vigia sonolento que dorme no emprego onde o ladrão mata, rouba e leva tudo?

2- VIGIAS ANIMAIS
Dentre os animais, o cão é um dos melhores animais para vigiar e proteger os seus donos e seus bens. Que tipo de cão você compraria para proteger suas propriedades e resguarda-lo? Um cão que late várias vezes à noite com os ruídos e barulhos estranhos mesmo sem perigo à vista ou um cão dócil com tudo e insensível aos sinais perigosos?  Trocaria seu cão barulhento pelo outro cão dócil e amigável e silencioso com todos e com tudo?   

3- VIGIAS ELETRÔNICOS
Qual vigia eletrônico você instalaria nas suas propriedades para proteger seus bens, você e seus familiares? Acreditamos que escolheria um equipamento eletrônico com sensores altamente calibrados para soar as sirenes de alerta a qualquer menor indicativo de invasão de estranhos.
Continuaria com este equipamento eletrônico, mesmo que este alarme disparasse várias vezes ao mês sem um motivo de real perigo. Duvidamos que você mandaria substituir este seu alarme por outro com sensores de baixa sensibilidade ao ponto de falhar ou não soar com o real motivo para disparo.

CONCLUSÃO
A classe do vigia das testemunhas de Jeová está sempre atenta e vigiando e alertando os verdadeiros cristãos. De que valeria um vigia igual as virgens tolas que cochilaram na chegada do noivo e não participaram na festa do casamento e da alegria do noivo? Mat. 25:1-12, Mar. 13:34-37. Será que as expectativas não cumpridas das Testemunhas desabonam suas credenciais de serem os verdadeiros cristãos? Será que o fim não vai mais chegar? 1 Ped. 4:7.

Por acaso, alguém já viu algum cristão nominal avisando que o fim está próximo como Jesus e seus apóstolos já esperavam em suas épocas? Será que as expectativas não cumpridas dos apóstolos os tornaram falsos profetas?  Luc 19:11, Apoc. 22:20.  

Somente as Testemunhas de Jeová anunciam e continuarão avisar que o livramento de todos com a chegada do Reino de Cristo é iminente. Mat. 24:14, Luc. 21:27, Apoc 11:15; 12:10,12.
Afinal estamos lidando com a vida de milhares, então não queremos estar com as mãos manchadas de sangue. Atos 18:6.

MATÉRIA ADICIONAL



 
 
Voltar para o conteúdo