UNICISMO: VERDADE OU MITO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

UNICISMO: VERDADE OU MITO?

UNICISMO: DEFINIÇÃO: Movimento religioso que apregoa que existe um Deus único. Deut. 6:4.  Prática de adoração a um só Deus; Negam a existência da "santa" trindade. Os Unicistas entendem que o Pai, o Filho e o Espírito são apenas manifestações diferentes do mesmo Deus.  Dizem que João é unicista. (Acreditam que Deus, Jesus e o espírito santo foram uma única pessoa. João 10:30, 1 João 5:7).
Para tornarem esta doutrina real, ilustram a famosa "UNIDADE COMPOSTA". Exemplificando: Unidade composta, UM (1) CACHO de banana, (várias bananas).

DEUS É UMA UNIDADE COMPOSTA: VERDADE OU UM MITO?
Não negamos a existência de unidades compostas. Elas realmente existem. Porém, Unidade Composta de DEUS,  não existe NO UNIVERSO.
Todos raciocínios bíblicos tentando fundamentar esta teoria mitológica não redundam em nada.

OBSERVE uma tentativa de provar esta "teoria" absurda":
1. O PAI É YHWH DEUS. (Os. 13.4)
2. O FILHO É YHWH DEUS. (Is 40:3,10; Mat. 3:3; Ez 44.2,3)
3. O ESPÍRITO SANTO É YHWH DEUS (At. 7.51, 2 Cor. 3:17)
4- "PROVAS" DA SUPOSTA UNIDADE COMPOSTA: MAT 28:19

A UNIDADE COMPOSTA DE DEUS, EXISTE?
É impossível provar biblicamente a unidade composta de DEUS.
Veja um exemplo clássico citado pelos Unicistas: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Mat 28:19, ARA.   Alegam que é um só NOME para os "TRÊS".  Mas será isto verdade ou é um recurso gramatical legal para não repetir a palavra NOME para os "TRÊS"?

Na verdade, literalmente a tradução correta seria assim: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em NOME do Pai, em {NOME} do Filho, e em {NOME} do Espírito Santo".
Mat 28:19, ARA. Por que isto é o correto? Porque na Verdade são três "NOMES" distintos. Mesmo porque o espírito santo não tem nome próprio, visto que neste contexto, NOME simboliza RECONHECIMENTO DA INFLUÊNCIA. Também lembrando que, o Pai se chama Jeová e o Filho se chama Jesus e o espírito santo Anônimo.  Exemplificando:"Estás preso: Em NOME do JUÍZ, e do DELEGADO e e da LEI".

Veja outro exemplo clássico citado pelos Unicistas:
DEUTERONÔMIO 6;4 ’ELOHIM, " Escuta Ó Israel, Jeová ’ELOHIM, (Deuses) é o único SENHOR",  indica que na unidade da Divindade há uma pluralidade?  
Isto se chama no hebraico, plural majestático, veja por exemplo, os filisteus eram monoteístas (adoradores do deus ÚNICO dagom), no entanto, usa-se a mesma palavra do hebraico de Deuteronômio. 6:4 (Deuses) Juízes 16:23.

O FILHO JESUS É JEOVÁ?
Outra "distorção" deste crença pagã é tentar usar as profecias do velho testamento onde Jeová profetiza a vinda de Cristo na Terra. Tentam iludir os leitores da bíblia que o representante que Jeová enviaria  seja o PRÓPRIO JEOVÁ DEUS.  Jamais alguém se "enviará".

ANALISE algumas destas tentativas:
*JESUS É JEOVÁ* ?
*Isaías 6;1-9* ,  No ano em que o rei Uzias morreu, *vi Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as abas da sua veste enchiam o templo* . 2 Acima dele havia serafins; cada um tinha seis asas. Cada um deles cobria o rosto com duas, cobria os pés com duas e voava com duas.  3 E clamavam uns para os outros: “ *Santo, santo, santo é Jeová dos exércitos* . A terra inteira está cheia da sua glória.” 4 E as ombreiras das portas tremeram ao som dos que clamavam, *e a casa encheu-se de fumaça*.  5 Então eu disse: “Ai de mim! A bem dizer já estou morto, Pois sou um homem de lábios impuros E moro no meio de um povo de lábios impuros; *Pois os meus olhos viram o próprio Rei, Jeová dos exércitos* !” 6 Nisto um dos serafins voou até mim, e na sua mão havia uma brasa que ele tinha tirado do altar com uma tenaz. 7 Ele tocou minha boca e disse: “Veja! Isto tocou os seus lábios. Sua culpa foi removida E seu pecado está expiado.” 8 *Então (Isaías) ouvi a  voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e quem irá por "NÓS", (por Jeová e Jesus* )?” E *eu (Isaías) disse (diferente de respondeu): “Aqui estou! Envia-me* !”  9 *E ele (Jeová) respondeu: “Vá (Isaías) e diga a este povo* : ‘Vocês ouvirão vez após vez, Mas não entenderão; Verão vez após vez, Mas não obterão conhecimento.’
*João 12:39-41* , Isaías também disse a razão pela qual eles não podiam acreditar: 40 “Ele lhes cegou os olhos e lhes endureceu o coração, para que não vissem com os olhos, nem entendessem com o coração, e dessem meia-volta, e eu os curasse.” 41 *Isaías disse isso porque viu a glória dele (a de Jesus)  e falou sobre ele* .

*COMPARAÇÃO DOS DOIS TEXTOS*
01- Em Isaías capítulo 6 relata-se: " *"Vi" Jeová sentado num trono enaltecido e elevado, e as abas da sua veste enchiam o templo* ... *Pois os meus olhos "viram o próprio Rei", Jeová dos exércitos*. Mas em João capítulo 12:41: Isaías disse isso porque "viu a glória" dele (a de Jesus) e falou sobre ele* .

02- Isaías viu a Glória de Jesus de que forma?  Onde no relato de Isaías 6 está escrito que Isaías viu a glória de Jesus?  Observe: *Então (Isaías) ouvi a  voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e quem irá por "NÓS", (por Jeová e Jesus* )?” E *eu (Isaías) disse (diferente de respondeu): “Aqui estou! Envia-me*
Na Visão, Jeová estava perguntando à Jesus quem iria por ELES. Portanto, Jesus nunca foi Jeová. Em seguida, Isaías se ofereceu para representá-los. (À JEOVÁ E A JESUS)

02- Isaías viu a Glória de Jesus de que forma?  Onde no relato de Isaías 6 está escrito que Isaías viu a glória de Jesus?  Observe: *Então (Isaías) ouvi a  voz de Jeová, dizendo: “A quem enviarei e quem irá por "NÓS", (por Jeová e Jesus* )?” E *eu (Isaías) disse (diferente de respondeu): “Aqui estou! Envia-me*
Na Visão, Jeová estava perguntando à Jesus quem iria por ELES. Portanto, Jesus nunca foi Jeová. Em seguida, Isaías se ofereceu para representá-los. (À JEOVÁ E A JESUS)

03- Pelas duas passagens, Jeová perguntou quem irá por NÓS, se dirigindo a Isaías ou a Jesus? Poderia Isaías enviar ou ajudar na escolha alguém representando Jeová e ele?

04- Note que João 12:41 diz que Isaías falou SOBRE ele [Jesus], ao passo que em Isaías Capítulo 6, Isaías falou COM Jeová.

05- Será que o fato de clamarem à Jeová santo, santo, santo indica que Ele é uma trindade? Não, Observe que na visão aparecem somente DUAS pessoas.

*Isaías 24:23* Será que o fato de Jeová dos exércitos tornar-se rei no monte Sião em Jerusalém (Isaías 24:23) e mais tarde o Cordeiro  é visto em pé no monte Sião e com ele 144.000 comprados da terra, Jesus é o mesmo Jeová?  (Apoc. 14:1,3)
No contexto de Isaías 24:23, Jeová se torna Rei no monte Sião Terrestre (Jerusalém) após Jeová salvar seu povo do cativeiro em Babilônia. Já Apocalipse 14:1,3,  o  Cordeiro é visto  no simbólico  Monte Sião celestial na presença de sua igreja já arrebatada junto a ele. Todos como Reis e sacerdotes no céu. Apoc. 5:9,10


*Isaías  40:3,10, João 12:38* > JOÃO BATISTA ABRIU O CAMINHO PARA JEOVÁ?
O “caminho” ou vereda, foi aberto para o“BRAÇO” de Jeová, o Senhor Jesus! Isaías 53:1. Portanto, Jeová não é Jesus! Mat.3:3. Jesus foi o REPRESENTANTE de Jeová. João 7:29.
Se Jeová  veio  se batizar com  João  Batista quem aprovou o   batismo lá  do Ceu?

*Jer. 23:5,6* Jesus o "Renovo" seria o Futuro rei do Reino de Jeová, receberia Nome de Jeová "JEOVÁ é nossa JUSTIÇA (Yehwáh Tsidh·qé·nu). Alguns concluem por isso, que Jeová é o mesmo Jesus. Todavia isso não prova que Deus e Cristo são a mesma pessoa. Note que a Cidade de Jerusalém também recebeu a mesma expressão "JEOVÁ é a Nossa Justiça" em Jeremias 33:14-16.

*Ezequiel. 44:1-3*   JESUS ENTROU PELO PORTÃO FECHADO POR JEOVÁ?
Ele (o anjo) me levou de volta ao portão externo do santuário, o que dava para o leste, e ele estava fechado.  Então Jeová me (à Ezequiel)  disse: “Esse portão continuará fechado. Não deve ser aberto, e nenhum humano entrará por ele; pois Jeová, o Deus de Israel, entrou por ele, assim ele deve continuar fechado.  No entanto, o maioral se sentará ali para comer pão diante de Jeová, pois ele é um maioral. Entrará pelo pórtico do portão e sairá por ele.” Posteriormente Jesus entrou pela mesma porta do Templo.

Maioral era o homem que ocupava uma posição governante, tal como o cabeça hereditário duma tribo ou duma casa paterna. A palavra hebraica na·síʼ é vertida pelos tradutores da Bíblia de forma variada, como “príncipe”, “líder”, “governante”, “maioral”.

*Oseias 1:7* . "Mas terei misericórdia da casa de Judá, e vou salvá-los por meio de Jeová, o Deus deles; não os salvarei por meio de arco, espada, guerra, cavalos nem cavaleiros.”
Quantas pessoas estão envolvidas na salvação dos repatriados judeus? Apenas Jeová.
Já Leu o Contexto de Oseias 1:7? Comece  pelo versículo 1:1 e termine no Versículo 1:7.  Neste contexto, Jeová transmitiu sua palavra a Oseias 1:2,4. No versus 1:6, Jeová fala com o pronome pessoal "EU". A partir  de Oseías 1:7, Jeová fala por meio do interlocutor Oseias.
Portanto, salvá-los "por meio" de Jeová, denota quem é o salvador único de Israel no retorno do cativeiro. Não se trata de Jeová ser ou ter um intermediário.

Jeová salva Jacó do cativeiro "por meio dele pessoalmente" e não indiretamente como sempre fez. Note que este versículo não faz alusão à Jesus. No contexto não tem duas pessoas para ser um intermediário na salvação de Judá. Ademais, Jeová por ser o Altíssimo, quando não quer usar um criatura para intermediá-lo, costuma usar esse tipo de expressão. Veja: (Jeremias 49:13) “Pois jurei por mim mesmo”, diz Jeová, “que Bozra se tornará um motivo de terror; (Isaías 45:23) Jurei por mim mesmo; A palavra que saiu da minha boca é verdadeira, E não voltará atrás. Portanto, Jeová não é Jesus.

*Zacarias 2.10-11* > JEOVÁ HABITOU AQUI NA TERRA?

*Zacarias 6:12-15* - JESUS É O "RENOVO"
Em outra ocasião, Jeová disse a Zacarias que pusesse uma coroa na cabeça de Josué (Jesua) e lhe dissesse: “Aqui está o homem cujo nome é Renovo. . . . E ele mesmo construirá o templo de Jeová, . . . e terá de tornar-se sacerdote sobre o seu trono.” Esta profecia certamente se aplicava a alguém no futuro, pois, sob a Lei, o sacerdócio e o reinado eram estritamente separados, e o sumo sacerdote Josué nunca governou como rei sobre Israel. — Za 6:11-13.

Em harmonia com a profecia de Jeová mediante Zacarias, de que o homem chamado “Renovo”, o edificador do futuro templo para Jeová, ‘teria de tornar-se sacerdote sobre o seu trono’, Paulo registra, a respeito de Jesus: “Temos um sumo sacerdote tal como [Melquisedeque, um rei-sacerdote], e ele se assentou à direita do trono da Majestade nos céus.” (Za 6:11-13; He 8:1)
Além de Cristo Jesus, João viu os da inteira casa espiritual ou santuário de Deus, a fiel congregação cristã, entronizados como reis-sacerdotes para governar por mil anos. Apoc. 20:4, 6; 1Pe 2:5.
Portanto Jesus não é Jeová

*Zacarias 11:12,13* JEOVÁ FOI VENDIDO?
 E eu (ZACARIAS) disse a eles: “Se acharem melhor assim, paguem o meu salário (de ZACARIAS); mas, se não, não paguem.” E eles pagaram o meu salário (DE ZACARIAS) , 30 peças de prata.
Então Jeová me disse: “Lance-o no tesouro — o grandioso valor com que me avaliaram.” Portanto, peguei ( ZACARIAS) as 30 peças de prata e as lancei no tesouro da casa de Jeová.
Que modo os líderes Judaicos avaliaram Jeová pelas 30 moedas de prata?
Pagando os serviços Seu pastor representante ZACARIAS 30 moedas de prata.   Posteriormente Jesus Cristo foi traído pelas 30 moedas cumprindo mais uma vêz  esta profecia. Será que Jesus é Jeová por estes versículos?

*Zacarias 12:10* JEOVÁ FOI TRASPASSADO?
OLHARÃO PARA “MIM”, A QUEM TRASPASSARAM e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito”. No grego consta: e olharão para aquele, a quem traspassaram, João 19:37; portanto consultem outras traduções.

*Mateus  1:23* >EMANUEL DEUS CONOSCO

*João 1:1,2*  JESUS: E O VERBO ERA DEUS

*João 8.58* >JESUS: "EU SOU"  

*1 Timóteo. 3:16* JESUS O MISTÉRIO NA CARNE

*Judas 1:14*, O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, também profetizou a respeito deles quando disse: “Vejam! *Jeová veio com as suas santas miríades* Os estudiosos da Bíblia insinuam que Jesus vem no Armagedom cumprir essa profecia. Portanto, Jesus é Jeová! Todavia se esquecem que Jeová vem à direita de Jesus no Armagedom. Sal. 110:5,6; Apoc. 16:14; 22:12-16.

*Apocalipse 1:7,8*   > JESUS É O TODO PODEROSO?


O ESPÍRITO SANTO É JEOVÁ?
Este é o ponto mais frágil da doutrina unicista. Não existe nenhum texto para provar que o espírito santo de Jeová seja o próprio Jeová. Mencionam apenas. Examine em detalhes a distorção de interpretação:
*2 Coríntios 3:17* > JEOVÁ É O ESPÍRITO?
Ora, Jeová é o Espírito, e onde está o espírito de Jeová, ali há liberdade. Trad. N.M.
Observamos neste texto que Jeová NÃO É O SEU PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO.
Quando a bíblia diz: "Jeová é o Espírito, o que ela quer dizer?  Quer dizer que de todos seres espirituais que estão no céu, Jeová é o ESPÍRITO MAIOR.
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17

O ESPÍRITO SANTO PODE AJUDAR A LIBERTÁ-LO>
Em 2 Coríntios 3:17, lemos: “Onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade.”


FALSOS RACIOCÍNOS UNICISTAS - JEOVÁ É JESUS
01- Quem advertia Jerusalém do pecado no antigo testamento? (Isaías 3:1,3:8);  e quem advertia Jerusalém no Novo testamento? (Mateus 23:37)
Você acha que esta comparação, Jesus é Jeová do Velho testamento?    Impossível, veja Hebreus 1:1, 2: " Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos.  Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Veja também Lucas 20:9-18.

02- Quando Jeová é adorado, será que Deus retira Seu "braço" Jesus (Isaías 40:9,10) e o Seu dedo (o espírito santo Êx. 8:19; Lucas 11:20)?
Tanto o "Braço forte" de Jeová como o Seu dedo são figuras de linguagem para representar Seu Filho e Seu espírito santo. Ambos não fazem parte do corpo de Jeová!

03- Isaías 40:3, 9, 10 Suba a um monte alto, Mulher que traz boas novas para Sião. Levante bem alto a sua voz, Mulher que traz boas novas para Jerusalém. Levante-a, não tenha medo. Anuncie às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus.”  Vejam! *O Soberano Senhor Jeová virá com poder,  E ele governará com o seu braço*. Vejam! *A recompensa que ele dá está com ele, E diante dele está o salário que ele paga* .  
Nesta Profecia de Isaías 40:3, 9,10 João Batista abriria o caminho para o "braço" de Jeová,  (Jesus, Is. 40:10; 53:1; João 12:38 ), época que se dedicaria à Jeová, se batizaria e se tornaria rei dos Judeus). O salário que Jesus pagou foi o resgate pela sua morte sacrificial.  

04- Quando Deus é adorado no Seu trono, na adoração, quantos existem?
O fato de Jesus sentar-se no Trono de Jeová no Reino milenar, nunca envolverá "adoração" ao Cordeiro.  Note Apocalipse 22:3: "Não haverá mais nenhuma maldição. Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus escravos LHE prestarão serviço sagrado" ; (LETREÍA só a YAH)

05- Hebreus 1:1-3, diz que Jesus é criador ou criatura?
Hebreus 1:1,2; DESCARTA Jesus de ser Deus e criador: Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos.  Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Herdeiro jamais herda o que Criou.
Hebreus 1:3,  " Ele é o reflexo da glória de Deus e a representação exata do seu ser, e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra. E, depois de ter feito uma purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas. Jesus é a representação exata do Pai. Não é possível Deus sentar-se a direita do Deus Majestade.
06- Segundo Hebreus 1:3, quem sustenta todo o universo pela sua palavra?
Poderia Deus dar poder para Jesus ser intermediário em toda Criação, dar tudo de herança ao Seu Filho unigênito e não dar poder para Jesus "sustentar" o universo?  Note que o universo depois de criado se auto-sustenta. Pense na época que Jesus era um simples embrião até batizar-se, não fez nada de extraordinário de um homem perfeito.  (Esvaziou-se)
Como Jesus poderia continuar sustentar todo universo se ele teria que morrer para depois herdar a IMORTALIDADE? João 5:26. Será que Jesus sustentaria o universo até quando? Observe que Jesus entregará o reino milenar a Jeová e será subalterno eternamente a Deus.  1 Cor. 15:24-28.

07- Quem tem todo poder no céu é "todo poderoso" ou é um "pouco poderoso"?
A Bíblia inteira faz distinção de "poderoso" e "todo poderoso". Em Isaias 9:6,7 quando Jesus herdar o trono de Davi, no reino milenar ele será chamado de "DEUS PODEROSO"

08- Por que o Pai glorifica o Filho com aquela glória antes de haver o mundo se não existia nada? Que glória é essa que o Pai deu para o Filho? João 17:5
A glória que Jeová deu a Jesus antes de haver o  "mundo" (fundação da humanidade)  era viver junto a Deus como Filho unigênito usufruindo a natureza divina participar em tudo que Jeová criou.  Mat. 19:4,5.
Note que se Adão não tivesse pecado, Jesus jamais teria de deixar aquela glória celestial dada a ele. É por isso que Jesus na sua oração sacerdotal solicitou ao Seu Pai que o glorificasse de novo,  logo depois de sua morte com a glória que tinha anteriormente.

09- Jeová glorifica Jesus na Terra? O Salmo 111:1 e  1 Pedro 3:15 ordena a Glorificar Jesus na terra?

10- Por que em Isaías 42:8, diz que Jeová não iria dar sua glória a ninguém? Por que Deus glorificou Jesus? João 17:5?
O Capítulo 42 de Isaías
11- Quantas pessoas antes de haver o mundo o Pai glorificou lá com ele no céu?
Se nenhum Deus foi formado antes de Jeová, será que Deus deixa de ser Deus? Isaías 43:10,11;  João 1:1-3.

12- A profecia de Joel 2:32 cumpre-se em Jesus? E todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo; Rom. 10:13

13- Por que Jeová no N. T. ´parou de ser "invocado" e as invocações passaram ser somente a Jesus?

CONCLUSÃO
Trinitarista quando se vêem apertados com a Trindade, apelam para o unicismo para se defenderem. Mas quando se deparam com os "TRÊS JUNTOS" ficam sem como provar o UNICISMO. Mat 3:16,17. Ficam estarrecidos quando descobrem que a palavra "UM", de Eu e Pai somos "UM" é um artigo indefinido NEUTRO e é usado para coisas abstratas e inanimadas.

Portanto em João 10:30, claramente Jesus não quer afirmar  que ELE e seu PAI sejam a mesma pessoa, mas sim são pessoas com os mesmos PROPÓSITOS.


MATÉRIAS ADICIONAIS











*UNISCISMO- A DOUTRINA INCOMPATÍVEL COM A BÍBLIA*

*A BÍBLIA NÃO CONTÉM NENHUM RACIOCÍNIO CORRETO DE UNICISMO- JESUS NÃO É JEOVÁ*
*(a)- Isaías promete que “Jeová será para ti a luz perpétua, e o teu Deus será a tua glória” (60:19).  Lucas aplica isso a Jesus, citando-o na forma: “Luz para revelação aos gentios e glória do teu povo Israel ” (2:32* ).
*COMENTÁRIOS*                 


*(b)- A visão de Isaías no templo (6:1, 3, 10) era de Jeová. No Evangelho de João, no entanto, é dito que Isaías viu a glória de Jesus Cristo e falou dele (12:37-41, veja especialmente o versículo 41* ).
*COMENTÁRIOS*

 
*(c)- No Salmo 23:1 e Isaías 40:10-11, diz-se que Jeová é nosso pastor.  Em João 10:11, Jesus, com referência óbvia às passagens do Antigo Testamento, afirma ser o bom pastor* .
*COMENTÁRIOS*

 
*(d)- Paulo cita a promessa em Joel: “Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo” (2:32), e refere-se a Jesus: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e creres  no teu coração, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo... porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:9, 13*).
*COMENTÁRIOS*

 
*(e)- Isaías 40:3 profetiza que João Batista iria preparar o caminho para Jeová, sendo que o Evangelista Mateus 3:3,13,15, diz que João Batista abriu o caminho para Jesus* .
*COMENTÁRIOS*

 
*(f)- Em Zacarias 12:10 diz "Olharão para 'mim' (Jeová) a quem transpassaram" e  em João 19:34,37 se aplica em Jesus. Portanto Jesus é Jeová* .
*COMENTÁRIOS*

*(g)- Paulo em Hebreus 1:10,11 aplica à Jesus o Salmo 102:25 aplicado inicialmente a Jeová como formador dos céus e da terra* .
*COMENTÁRIOS*


*(h)- Eu e o Pai somos um João 10:30*
*COMENTÁRIOS*

 
*(i)- Jesus disse: "quem me vê, vê o Pai". João 14:8,9*
*COMENTÁRIOS*


*UNICISMO É COMPATÍVEL COM O TRINITARISMO* ?
Impossível, pois no UNICISMO, só existe uma pessoa representada pelo Deus do tetragrama. Ao passo que no TRINITARISMO, são três pessoas distintas.


*CONCLUSÃO*
Apoiadores do UNICISMO afirmam que existem passagens como essas (e deve ser enfatizado que elas constituem apenas uma amostra escolhida dentre muitas outras de importância semelhante) concordam com a representação ao longo dos Evangelhos de que Jesus reivindicou e exerceu as prerrogativas do próprio Jeová Deus. Todavia, eles tem medo de apresenta-las, pois são facilmente desmascaradas. Por isso, apenas alegam que existem muitas delas para provar que Jesus é Jeová, MAS NÃO AS APRESENTAM.
Mas na VERDADE, a Bíblia apresenta dezenas de citações e passagens de Gênesis à Apocalipse, em que Jeová e Jesus estão juntos e interagem um com o outro.
 
*MATÉRIAS ADICIONAIS*
UNICISMO FATO OU MIT >> VEJA NA ABA N.1





 

UNICISMO: DEFINIÇÃO: Movimento religioso que apregoa que existe um Deus único. Deut. 6:4.  Prática de adoração a um só Deus; Negam a existência da "santa" trindade. Os Unicistas entendem que o Pai, o Filho e o Espírito são apenas manifestações diferentes do mesmo Deus.  Dizem que João é unicista. (Acreditam que Deus, Jesus e o espírito santo foram uma única pessoa. João 10:30, 1 João 5:7).
Para tornarem esta doutrina real, ilustram a famosa "UNIDADE COMPOSTA". Exemplificando: Unidade composta, UM (1) CACHO de banana, (várias bananas).

DEUS É UMA UNIDADE COMPOSTA: VERDADE OU UM MITO?
Não negamos a existência de unidades compostas. Elas realmente existem. Porém, Unidade Composta de DEUS,  não existe NO UNIVERSO.
Todos raciocínios bíblicos tentando fundamentar esta teoria mitológica não redundam em nada.

OBSERVE uma tentativa de provar esta "teoria" absurda":
1. O PAI É YHWH DEUS. (Os. 13.4)
2. O FILHO É YHWH DEUS. (Is 40:3,10; Mat. 3:3; Ez 44.2,3)
3. O ESPÍRITO SANTO É YHWH DEUS (At. 7.51, 2 Cor. 3:17)
4- "PROVAS" DA SUPOSTA UNIDADE COMPOSTA: MAT 28:19

A UNIDADE COMPOSTA DE DEUS, EXISTE?
É impossível provar biblicamente a unidade composta de DEUS.
Veja um exemplo clássico citado pelos Unicistas: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Mat 28:19, ARA.   Alegam que é um só NOME para os "TRÊS".  Mas será isto verdade ou é um recurso gramatical legal para não repetir a palavra NOME para os "TRÊS"?

Na verdade, literalmente a tradução correta seria assim: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em NOME do Pai, em {NOME} do Filho, e em {NOME} do Espírito Santo".
Mat 28:19, ARA. Por que isto é o correto? Porque na Verdade são três "NOMES" distintos. Mesmo porque o espírito santo não tem nome próprio, visto que neste contexto, NOME simboliza RECONHECIMENTO DA INFLUÊNCIA. Também lembrando que, o Pai se chama Jeová e o Filho se chama Jesus e o espírito santo Anônimo.  Exemplificando:"Estás preso: Em NOME do JUÍZ, e do DELEGADO e e da LEI".

Veja outro exemplo clássico citado pelos Unicistas:
DEUTERONÔMIO 6;4 ’ELOHIM, " Escuta Ó Israel, Jeová ’ELOHIM, (Deuses) é o único SENHOR",  indica que na unidade da Divindade há uma pluralidade?  
Isto se chama no hebraico, plural majestático, veja por exemplo, os filisteus eram monoteístas (adoradores do deus ÚNICO dagom), no entanto, usa-se a mesma palavra do hebraico de Deuteronômio. 6:4 (Deuses) Juízes 16:23.

O FILHO JESUS É JEOVÁ?
Outra "distorção" deste crença pagã é tentar usar as profecias do velho testamento onde Jeová profetiza a vinda de Cristo na Terra. Tentam iludir os leitores da bíblia que o representante que Jeová enviariá  seja o PRÓPRIO JEOVÁ DEUS.  Jamais alguém se "enviará".

ANALISE algumas destas tentativas:
*Isaías 24:23* Será que o fato de Jeová dos exércitos tornar-se rei no monte Sião em Jerusalém (Isaías 24:23) e mais tarde o Cordeiro  é visto em pé no monte Sião e com ele 144.000 comprados da terra, Jesus é o mesmo Jeová?  (Apoc. 14:1,3)
No contexto de Isaías 24:23, Jeová se torna Rei no monte Sião Terrestre (Jerusalém) após Jeová salvar seu povo do cativeiro em Babilônia. Já Apocalipse 14:1,3,  o  Cordeiro é visto  no simbólico  Monte Sião celestial na presença de sua igreja já arrebatada junto a ele. Todos como Reis e sacerdotes no céu. Apoc. 5:9,10


*Isaías  40:3,10, João 12:38* > JOÃO BATISTA ABRIU O CAMINHO PARA JEOVÁ?
O “caminho” ou vereda, foi aberto para o“BRAÇO” de Jeová, o Senhor Jesus! Isaías 53:1. Portanto, Jeová não é Jesus! Mat.3:3. Jesus foi o REPRESENTANTE de Jeová. João 7:29.
Se Jeová  veio  se batizar com  João  Batista quem aprovou o   batismo lá  do Ceu?

*Jer. 23:5,6* Jesus o "Renovo" seria o Futuro rei do Reino de Jeová, receberia Nome de Jeová "JEOVÁ é nossa JUSTIÇA (Yehwáh Tsidh·qé·nu). Alguns concluem por isso, que Jeová é o mesmo Jesus. Todavia isso não prova que Deus e Cristo são a mesma pessoa. Note que a Cidade de Jerusalém também recebeu a mesma expressão "JEOVÁ é a Nossa Justiça" em Jeremias 33:14-16.

*Ezequiel. 44:1-3*   JESUS ENTROU PELO PORTÃO FECHADO POR JEOVÁ?
Ele (o anjo) me levou de volta ao portão externo do santuário, o que dava para o leste, e ele estava fechado.  Então Jeová me (à Ezequiel)  disse: “Esse portão continuará fechado. Não deve ser aberto, e nenhum humano entrará por ele; pois Jeová, o Deus de Israel, entrou por ele, assim ele deve continuar fechado.  No entanto, o maioral se sentará ali para comer pão diante de Jeová, pois ele é um maioral. Entrará pelo pórtico do portão e sairá por ele.” Posteriormente Jesus entrou pela mesma porta do Templo.

Maioral era o homem que ocupava uma posição governante, tal como o cabeça hereditário duma tribo ou duma casa paterna. A palavra hebraica na·síʼ é vertida pelos tradutores da Bíblia de forma variada, como “príncipe”, “líder”, “governante”, “maioral”.

*Oséias 1:7* . "Mas terei misericórdia da casa de Judá, e vou salvá-los por meio de Jeová, o Deus deles; não os salvarei por meio de arco, espada, guerra, cavalos nem cavaleiros.”
Quantas pessoas estão envolvidas na salvação dos repatriados judeus? Apenas Jeová.
Já Leu o Contexto de Oséias 1:7? Começe  pelo versículo 1:1 e termine no Versículo 1:7.  Neste contexto, Jeová transmitiu sua palvra a Oséias 1:2,4. No versus 1:6, Jeová fala com o pronome pessoal "EU". A partir  de Oséías 1:7, Jeová fala por meio do interlocutor Oséias.
Portanto, salvá-los "por meio" de Jeová, denota quem é o salvador único de Israel no retorno do cativeiro. Não se trata de Jeová ser ou ter um intermediário.

Jeová salva Jacó do cativeiro "por meio dele pessoalmente" e não indiretamente como sempre fez. Note que este versículo não faz alusão à Jesus. No contexto não tem duas pessoas para ser um intermediário na salvação de Judá. Ademais, Jeová por ser o Altíssimo, quando não quer usar um criatura para intermediá-lo, costuma usar esse tipo de expressão. Veja: (Jeremias 49:13) “Pois jurei por mim mesmo”, diz Jeová, “que Bozra se tornará um motivo de terror; (Isaías 45:23) Jurei por mim mesmo; A palavra que saiu da minha boca é verdadeira, E não voltará atrás. Portanto, Jeová não é Jesus.

*Zacarias 2.10-11* > JEOVÁ HABITOU AQUI NA TERRA?
Link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jeova-habitou-entre-os-homens-.html

*Zacarias 6:12-15* - JESUS É O "RENOVO"
Em outra ocasião, Jeová disse a Zacarias que pusesse uma coroa na cabeça de Josué (Jesua) e lhe dissesse: “Aqui está o homem cujo nome é Renovo. . . . E ele mesmo construirá o templo de Jeová, . . . e terá de tornar-se sacerdote sobre o seu trono.” Esta profecia certamente se aplicava a alguém no futuro, pois, sob a Lei, o sacerdócio e o reinado eram estritamente separados, e o sumo sacerdote Josué nunca governou como rei sobre Israel. — Za 6:11-13.

Em harmonia com a profecia de Jeová mediante Zacarias, de que o homem chamado “Renovo”, o edificador do futuro templo para Jeová, ‘teria de tornar-se sacerdote sobre o seu trono’, Paulo registra, a respeito de Jesus: “Temos um sumo sacerdote tal como [Melquisedeque, um rei-sacerdote], e ele se assentou à direita do trono da Majestade nos céus.” (Za 6:11-13; He 8:1)
Além de Cristo Jesus, João viu os da inteira casa espiritual ou santuário de Deus, a fiel congregação cristã, entronizados como reis-sacerdotes para governar por mil anos. Apoc.. 20:4, 6; 1Pe 2:5.
Portanto Jesus não é Jeová

*Zacarias 11:12,13* JEOVÁ FOI VENDIDO?
 E eu (ZACARIAS) disse a eles: “Se acharem melhor assim, paguem o meu salário (de ZACARIAS); mas, se não, não paguem.” E eles pagaram o meu salário (DE ZACARIAS) , 30 peças de prata.
Então Jeová me disse: “Lance-o no tesouro — o grandioso valor com que me avaliaram.” Portanto, peguei ( ZACARIAS) as 30 peças de prata e as lancei no tesouro da casa de Jeová.
Que modo os líderes Judaicos avaliaram Jeová pelas 30 moedas de prata?
Pagando os serviços Seu pastor representante ZACARIAS 30 moedas de prata.   Posteriormente Jesus Cristo foi traído pelas 30 moedas cumprindo mais uma vêz  esta profecia. Será que Jesus é Jeová por estes versículos?

*Zacarias 12:10* JEOVÁ FOI TRASPASSADO?
OLHARÃO PARA “MIM”, A QUEM TRASPASSARAM e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito”. No grego consta: e olharão para aquele, a quem traspassaram, João 19:37; portanto consultem outras traduções.
Link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jeova-ja-foi-traspassado--.html

*Mateus  1:23* >EMANUEL DEUS CONOSCO
link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jesus-emanuel-deus-conosco.html

*João 1:1,2*  JESUS: E O VERBO ERA DEUS
link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jesus--e-o-verbo-era-deus.html

*João 8.58* >JESUS: "EU SOU"  
link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jesus---eu-sou--.html

*1 Timoteo. 3:16* JESUS O MISTÉRIO NA CARNE
link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jesus--o-misterio-oculto-desde-todos-os-seculos.html

*Apocalipse 1:7,8*   > JESUS É O TODO PODEROSO?
link de pesquisa> http://www.adeusheresias.com.br/jesus-nao-e-o-deus-no-apocalipse.html


O ESPÍRITO SANTO É JEOVÁ?
Este é o ponto mais frágil da doutrina unicista. Não existe nenhum texto para provar que o espírito santo de Jeová seja o próprio Jeová. Mencionam apenas. Examine em detalhes a distorção de interpretação:
*2 Coríntios 3:17* > JEOVÁ É O ESPÍRITO?
Ora, Jeová é o Espírito, e onde está o espírito de Jeová, ali há liberdade. Trad. N.M.
Observamos neste texto que Jeová NÃO É O SEU PRÓPRIO ESPÍRITO SANTO.
Quando a bíblia diz: "Jeová é o Espírito, o que ela quer dizer?  Quer dizer que de todos seres espirituais que estão no céu, Jeová é o ESPÍRITO MAIOR.
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17

O ESPÍRITO SANTO PODE AJUDAR A LIBERTÁ-LO>
Em 2 Coríntios 3:17, lemos: “Onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade.”
http://www.adeusheresias.com.br/jeova-e--o--espirito..html


FALSOS RACIOCÍNOS UNICISTAS - JEOVÁ É JESUS
01- Quem advertia Jerusalém do pecado no antigo testamento? (Isaías 3:1,3:8);  e quem advertia Jerusalém no Novo testamento? (Mateus 23:37)
Você acha que esta comparação, Jesus é Jeová do Velho testamento?    Impossível, veja Hebreus 1:1, 2: " Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos.  Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Veja também Lucas 20:9-18.

02- Quando Jeová é adorado, será que Deus retira Seu "braço" Jesus (Isaías 40:9,10) e o Seu dedo (o espírito santo Êx. 8:19; Lucas 11:20)?
Tanto o "Braço forte" de Jeová como o Seu dedo são figuras de linguagem para representar Seu Filho e Seu espírito santo. Ambos não fazem parte do corpo de Jeová!

03- Isaías 40:3, 9, 10 Suba a um monte alto, Mulher que traz boas novas para Sião. Levante bem alto a sua voz, Mulher que traz boas novas para Jerusalém. Levante-a, não tenha medo. Anuncie às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus.”  Vejam! *O Soberano Senhor Jeová virá com poder,  E ele governará com o seu braço*. Vejam! *A recompensa que ele dá está com ele, E diante dele está o salário que ele paga* .  
Nesta Profecia de Isaías 40:3, 9,10 João Batista abriria o caminho para o "braço" de Jeová,  (Jesus, Is. 40:10; 53:1; João 12:38 ), época que se dedicaria à Jeová, se batizaria e se tornaria rei dos Judeus). O salário que Jesus pagou foi o resgate pela sua morte sacrificial.  

04- Quando Deus é adorado no Seu trono, na adoração, quantos existem?
O fato de Jesus sentar-se no Trono de Jeová no Reino milenar, nunca envolverá "adoração" ao Cordeiro.  Note Apocalipse 22:3: "Não haverá mais nenhuma maldição. Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus escravos LHE prestarão serviço sagrado" ; (LETREÍA só a YAH)

05- Hebreus 1:1-3, diz que Jesus é criador ou criatura?
Hebreus 1:1,2; DESCARTA Jesus de ser Deus e criador: Há muito tempo, Deus falou aos nossos antepassados por meio dos profetas, em muitas ocasiões e de muitos modos.  Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas. Herdeiro jamais herda o que Criou.
Hebreus 1:3,  " Ele é o reflexo da glória de Deus e a representação exata do seu ser, e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra. E, depois de ter feito uma purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas. Jesus é a representação exata do Pai. Não é possível Deus sentar-se a direita do Deus Majestade.
06- Segundo Hebreus 1:3, quem sustenta todo o universo pela sua palavra?
Poderia Deus dar poder para Jesus ser intermediário em toda Criação, dar tudo de herança ao Seu Filho unigênito e não dar poder para Jesus "sustentar" o universo?  Note que o universo depois de criado se auto-sustenta. Pense na época que Jesus era um simples embrião até batizar-se, não fez nada de extraordinário de um homem perfeito.  (Esvaziou-se)
Como Jesus poderia continuar sustentar todo universo se ele teria que morrer para depois herdar a IMORTALIDADE? João 5:26. Será que Jesus sustentaria o universo até quando? Observe que Jesus entregará o reino milenar a Jeová e será subalterno eternamente a Deus.  1 Cor. 15:24-28.

07- Quem tem todo poder no céu é "todo poderoso" ou é um "pouco poderoso"?
A Bíblia inteira faz distinção de "poderoso" e "todo poderoso". Em Isaias 9:6,7 quando Jesus herdar o trono de Davi, no reino milenar ele será chamado de "DEUS PODEROSO"

08- Por que o Pai glorifica o Filho com aquela glória antes de haver o mundo se não existia nada? Que glória é essa que o Pai deu para o Filho? João 17:5
A glória que Jeová deu a Jesus antes de haver o  "mundo" (fundação da humanidade)  era viver junto a Deus como Filho unigênito usufruindo a natureza divina participar em tudo que Jeová criou.  Mat. 19:4,5.
Note que se Adão não tivesse pecado, Jesus jamais teria de deixar aquela glória celestial dada a ele. É por isso que Jesus na sua oração sacerdotal solicitou ao Seu Pai que o glorificasse de novo,  logo depois de sua morte com a glória que tinha anteriormente.

09- Jeová glorifica Jesus na Terra? O Salmo 111:1 e  1 Pedro 3:15 ordena a Glorificar Jesus na terra?

10- Por que em Isaías 42:8, diz que Jeová não iria dar sua glória a ninguém? Por que Deus glorificou Jesus? João 17:5?
O Capítulo 42 de Isaías
11- Quantas pessoas antes de haver o mundo o Pai glorificou lá com ele no céu?
Se nenhum Deus foi formado antes de Jeová, será que Deus deixa de ser Deus? Isaías 43:10,11;  João 1:1-3.

12- A profecia de Joel 2:32 cumpre-se em Jesus? E todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo; Rom. 10:13

13- Por que Jeová no N. T. ´parou de ser "invocado" e as invocações passaram ser somente a Jesus?

CONCLUSÃO
Trinitarista quando se vêem apertados com a Trindade, apelam para o unicismo para se defenderem. Mas quando se deparam com os "TRÊS JUNTOS" ficam sem como provar o UNICISMO. Mat 3:16,17. Ficam estarrecidos quando descobrem que a palavra "UM", de Eu e Pai somos "UM" é um artigo indefinido NEUTRO e é usado para coisas abstratas e inanimadas.

Portanto em João 10:30, claramente Jesus não quer afirmar  que ELE e seu PAI sejam a mesma pessoa, mas sim são pessoas com os mesmos PROPÓSITOS.



Voltar para o conteúdo