TRINDADE: O DEUS DE OBRAS ACADÊMICAS - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

TRINDADE: O DEUS DE OBRAS ACADÊMICAS

Deus é uma natureza, essência ou pessoa?
Nenhuma das opções acima, confira abaixo porque:

ESSÊNCIA: Significa aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.
Mas note que essência  é termo usado para um ser, mas não para o ser Divino.
Na Bíblia a palavra adequada para o ser Divino é natureza.
Na Bíblia esta palavra (essência) ocorre apenas duas (2) vezes. Porém, apenas com relação a coisas impessoais. (Salmo 119:160, Essência da Palavra de Deus);  (Romanos 2:15, Essência da Lei). Mas note que essência  é termo usado para ser, mas não o ser Divino.

NATUREZA: Constituição básica de alguma coisa. Pode referir-se ao que a pessoa é de nascença, bem como a qualidades hereditárias junto com costumes adquiridos. Os tradutores, em geral, vertem as palavras gregas fý·sis e fy·si·kós (a forma adjetiva) respectivamente por “natureza” e “natural”.
Na Bíblia ela ocorre 27 vezes. Conclui-se que natureza divina se trata qualidades herdadas por uma criatura . O criador é o UNICO DIVINO.

DIVINDADE: Qualidades divinas. Apenas Jeová é O Divino, Deus se agradou de  dotar a plenitude dela no Filho. Portanto, a Divindade é herança de Jesus e de sua "Igreja". Col. 1:19; 2:9,10.

PESSOA: Todo ser que é  a imagem de Deus, criatura, ser humano, seres divinos anjos. Este termo NÃO se aplica biblicamente a Jeová.   O termo que o próprio Deus se auto aplica é ALMA. (Sentido de vida, indivíduo)

DEUS: Título ou cargo de alguém. Palavra que pode ser aplicada até para pessoas, anjos, ídolos, etc.  Como adjetivo pode significar poderoso.
Qualquer coisa adorada pode ser chamada de deus, visto que o adorador atribui a ela poder maior do que o seu próprio e a venera. Alguém pode até mesmo fazer de seu ventre um deus. (Rom. 16:18; Fil. 3:18, 19)
A Bíblia faz menção de muitos deuses (Sal. 86:8; 1Cor. 8:5, 6), mas ela mostra que os deuses das nações são deuses que nada valem.  Sal. 96:5

ESPÍRITO SANTO: Você acha que o dono do espírito santo "inspiraria" um de seus maiores profetas (Isaías) a chamar seu suposto parceiro membro de uma trindade,  chamar seu próprio espírito santo de poderosa "ENERGIA DINÂMICA" ou poderosa FORÇA ATIVA?  Vide no Hebraico Isaías 40:13,26; Lucas 1:33; 11:13.
Pode a Bíblia dizer que o PODER do Altíssimo cobrirá Maria para engravidá-la? Lucas 1:33, Veja também Lucas 5:17.

A maior prova que o espírito santo é "pessoa":  Teria que ser uma criatura,  ou ser uma alma, pois não existe dois ou mais criadores. Ecl. 12:1; Mat. 19:4,5.
"O ESPÍRITO SANTO não tem funções de amar e ser amado, ser adorado,  (Funções elementares de DEUS). Portanto, não recebe nem o título  Deus espirito santo" na Bíblia.  

YHVH- YAH - O Deus e Pai de nosso senhor Jesus Cristo. Ef. 1:3, Apoc. 3:12.

APLICAÇÃO DOS TERMOS ACIMA NA TRINDADE:
SIMULE O DEUS TRINO:
1- YHVH = PAI + FILHO+ E.SANTO
ALMA= ALMA+PESSOA+ALGO IMPESSOAL     
2- CRIADOR=CRIADOR+CRIATURA+INCRIADO
3- O DIVINO= O DIVINO+ SER COM DIVINDADE +FORÇA DINAMICA
4- UMA ESSÊNCIA= ESSÊNCIAS DO PAI, DO FILHO, E DO E. SANTO
5- UMA ESSÊNCIA = 1 ALMA + 1 PESSOA +  1 PODER.
6- DEUS TRINO= O DIVINO + HERDEIRO DA DIVINDADE + ALGO QUE NÃO EXERCE A DIVINDADE
7- 1 PESSOA= 1 PESSOA + 1 PESSOA + 1 PESSOA
8- ESCOLHA A SUA SIMULAÇÃO

QUESTIONAMENTOS DE LEITORES TRINITÁRIOS
01- De onde vem o espírito santo e de onde vem Jesus?
O espírito de Deus veio da parte de Jeová, ele foi derramado do céu em Pentecostes para a Terra a pedido de Jesus ao seu dono. João 16:7,8.
Jesus será reenviado novamente do céu para Terra, pois está entronizado à direita de Deus, e logo assumirá o reino milenar a mando de Jeová. Mateus 24:36; 25:31-33.

02- Jesus disse se eu não for ele não poderá  vir, mas eu for o enviarei. Onde o espírito santo estava? João 16:7,8.
O espírito santo tem proprietário. Joel 2:28. Jeová cede a todos que lhe pedir. Lucas 11:13; Isaías 61:1,2.
Para que o espírito santo de Deus fosse realmente outra pessoa junto a Deus, pelo menos as Escrituras deveríam dizer que ele estava com Deus.
Observe que quando Jesus se encontrou com seu Pai no céu após sua ressurreição, ele esteve com seu Pai. Os dois em comum acordo derramaram o espírito santo de Deus em Pentecostes, para aprovar e apoiar  a NOVA congregação cristã devido ao regaste. JESUS NÃO SE ENCONTROU COM O ESPÍRITO SANTO.  

03- O espírito santo tem vontade sentimentos próprios, fala, ouve, pensa decide e mesmo com todas essas características, por que dizem que ele é algo impessoal?
O espírito santo de Jeová quando está personificado faz qualquer coisa característica de uma pessoa. Todavia, quando não está personificado é tratado na Bíblia com termos e atributos  de coisa impessoal. Veja alguns deles: Encher, derramar, soprar, cair, dar banho com ele, ativar com ele, selar com ele, estar sobre uma pessoa, etc.
Note que sua personificação ocorre na Terra, pois não céu ninguém o avistou em visões celestiais como Pessoa. Atos 7:55,56.
Efésios 4:30 diz que podemos "entristecer" o espírito santo, todavia logo em seguida, diz que ele é o selo que Deus sela os ungidos. Concorda que não podemos selar ninguém com Jesus e com Jeová?

04- Deus é espírito, espírito é neutro, Deus é uma pessoa, logo o neutro não é uma pessoa? (pneuma)
O termo "pneuma" (espírito) tem muitas conotações pessoais e impessoais.  Mas, quando a Bíblia diz Deus é "espírito" ela quer dizer: Deus é uma "PESSOA ESPIRITUAL" e vive num corpo espiritual.  Cor. 15:40,44.
Portanto, nesse caso o "espírito não é neutro".

05- Quem é o "único" que tem a imagem do Deus invisível? Col. 1:15
O fato de uma pessoa ser a "imagem do Deus invisível" denota ser uma Criatura. Outra verdade é que *TODOS* os seres criados são a Imagem do Pai celestial e refletem a glória do Pai. Gên. 1:27; 2 Cor.2:18.
No entanto, Jesus é a ÚNICA criatura que reflete a IMAGEM de Deus PERFEITAMENTE E EXATA.  Heb.1:3,4;

06- Quem é o único ao ser visto que não é necessário ver o Pai? João 14:8,9
É uma falácia afirmar que não é necessário humanos verem a Deus. Ver a Deus literalmente por parte de humanos até o momento em que a congregação fosse arrebatada para o céu, ninguém jamais veria a Deus e nem a Cristo quando já estivesse no céu. João 1:18; Mateus 5:8; 1 Tim 6:16.
O fato que Jesus disse a Felipe "olhe para mim que você vê o Pai" era pelo fato acima não ter ainda ocorrido.
Todos humanos conheciam  o relato de Êxodo 33:20, que Jeová disse: "homem nenhum pode ver minha face e continuar vivo.
Diante do acima exposto, Jesus que refletia a "IMAGEM" perfeita de Jeová podia com autoridade dizer: "quem vê a mim, vê o Pai. Col. 1:15; João 14:8,9; 2 Cor. 3:18.
Em breve toda a "igreja" verá face a face Jeová e Jesus glorificado no céu. Mat. 5:8; 1 Tim. 6:16

07- Deus é espírito, por que ele não reflete o espírito santo, visto que ele é o seu próprio espírito santo?  2 Cor. 3:7-8, 17,18.
Em primeiro lugar Jeová jamais se tornará sua ferramenta poderosa. Jeová coloca seu espírito santo até nas rodas de Seu carro celestial e até mesmo nas asas dos anjos. Ez.10:9-12; Apoc. 4:8.
A glória de Jeová pode ser refletida por meio de Seu espírito santo? A Bíblia diz que sim! Em todos relatos em que a Glória de Jeová aparece, Jeová esta usando seu espírito para tornar as manifestações visíveis à nos. Todas vezes que Jeová refletiu sua Glória foi através de Seu espírito.   No entanto quem não reflete glória nenhuma é o espirito santo, pois ele não tem glória própria na Bíblia. No Grego o versículo acima citado 2 Corintios 3:18 dá a entender claramente isso.

08- Quantas pessoas no céu na glória de Deus testificam de Jesus?
O próprio Deus e Pai de Jesus testifica no céu do Seu Cristo na terra. Mateus 3:16,17, milhares de pessoas (anjos) no céu testificam que Jesus tornou-se o Messias o Rei dos Judeus e agora Nosso. Lucas 2:13,14. Inclusive até coisas impessoais na terra testificaram esse mesmo fato. 1 João 5:8.

09- O que significa o espírito, a água, o sangue testemunham? 1 João 5:8.
O espírito em corpo carnal de pomba, (Mat. 3:16) a água do batismo, para para Jesus nascer de Novo, e o sangue que Jesus derramou testificam que é o Cristo de Jeová. 1 João 5:4-10

10- O que é o "amor do espírito" citado em Romanos 15:30?
Eu os exorto, irmãos, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo e por meio do amor do espírito, que vocês se esforcem comigo em orações a Deus por mim,
Preste atenção: No texto acima, primeiro a exortação de Paulo foi direto por meio de Jesus (pessoa) e a  segunda exortação era por meio do AMOR do espírito.
Você acha que o AMOR do espírito age como mediador como é a mediação de Jesus?  Não é melhor entender que o Amor do espírito é aquele que o espírito de Jeová faz você AMAR? Gal. 5:22.

Note que no texto acima não diz que o espírito santo de Jeová ama e tem AMOR. Como o espírito de Jeová tem AMOR?  Então todos serão amados pelo espírito Dele, apenas quando a pessoa pedir o espírito dele, e Jeová derramar o espirito na pessoa a ser amada? Lucas 11:13
Veja Romanos 5:5: " porque o amor de Deus tem sido derramado em nossos corações por intermédio do espírito santo."

CONCLUSÃO
A TRINDADE é o DEUS de enciclopédias, léxicos, e obras acadêmicas menos da Bíblia. Se formos considerar a Bíblia como autoridade. jamais encontrará o termo "ESSÊNCIA para Deus nela.
Se Jesus um judeu adorador de YHVH, (João 4:22) Debaixo da Lei, (Gal 4:4); ficasse sabendo que um outro Judeu estava adorando uma Trindade: O que Jesus e muitos outros, deveriam fazer imediatamente com esse adorador Falso? 2 Crôn. 24:20,21.

MATÉRIAS ADICIONAIS





Voltar para o conteúdo