TRINDADE: ELOHÍM E THEÓS SÃO PROVAS DA SUA EXISTÊNCIA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

TRINDADE: ELOHÍM E THEÓS SÃO PROVAS DA SUA EXISTÊNCIA?

A palavra hebraica ʼelo·hím (deuses) parece derivar duma raiz que significa “ser forte”. ʼElo·hím é o plural de ʼelóh·ah (deus). Este plural, às vezes, refere-se a diversos deuses (Gên 31:30, 32; 35:2), com mais frequência, porém, é usado como plural de majestade, dignidade ou excelência.

ʼElo·hím é usado nas Escrituras com referência ao próprio Jeová, a anjos ,Salmo 8:5, deuses-ídolos (singular e plural) e a homens.

The·ós e a palavra para “Deus” ou “deus” nas Escrituras Gregas Cristãs, equivalente a ʼEl e ʼElo·hím na tradução Septuaginta, e a palavra para “Deus” ou “deus” nas Escrituras Gregas Cristãs.

HELOHIM E THEOS PROVAM UMA TRINDADE?
Teólogos preconizam que por serem palavras no plural,  endosam a existência de uma Trindade de Deuses em um só Deus. Para desmascarar essa tese, veja a seguinte regra: Substitua elo.him e theós e todos ocorrência delas na Bíblia.
Confira "No príncípio era o Verbo. E o Verbo era "Deuses". E o Verbo estava com Deuses".  Aplique essa regra na Bíblia inteira e observe o que acontecerá!
Por quê no livro de Apocalipse a palavra "Deus" ocorre mais de 90 vezes e nenhuma vez é aplicado à Jesus e ao espírito santo?

COMO ENTENDER O PLURAL DESSAS PALAVRAS
A palavra hebraica ʼelo·hím (deuses) parece derivar duma raiz que significa “ser forte”. ʼElo·hím é o plural de ʼelóh·ah (deus). Este plural, às vezes, refere-se a diversos deuses (Gên 31:30, 32; 35:2), com mais frequência, porém, é usado como plural de majestade, dignidade ou excelência. ʼElo·hím é usado nas Escrituras com referência ao próprio Jeová, a anjos, a deuses-ídolos (singular e plural) e a homens.

Quando aplicado a Jeová, ʼElo·hím é usado como plural de majestade, dignidade ou excelência. (Gên 1:1) Sobre isso escreveu Aaron Ember: “Que a linguagem do A[ntigo] T[estamento] renunciou inteiramente à ideia de pluralidade em . . . [ʼElo·hím] (conforme aplicado ao Deus de Israel) evidencia-se especialmente no fato de que é quase invariavelmente construído com um predicado verbal no singular e tem atributo adjetival singular. . . . [ʼElo·hím] deve ser antes explicado como plural intensivo, denotando grandiosidade e majestade, igual a O Grande Deus.” — The American Journal of Semitic Languages and Literatures (A Revista Americana de Línguas e Literaturas Semíticas), Vol. XXI, 1905, p. 208.

O título ʼElo·hím traz à atenção a força de Jeová como Criador. Aparece 35 vezes sozinho no relato da criação, e toda vez o verbo que descreve o que ele disse e fez está no singular. (Gên 1:1-2:4) Nele reside a essência de forças infinitas.

No Salmo 8:5, os anjos também são chamados de ʼelo·hím, segundo é confirmado pela citação desta passagem por Paulo, em Hebreus 2:6-8. São chamados de benéh ha·ʼElo·hím, “filhos de Deus” (Al); “filhos do verdadeiro Deus” (NM), em Gênesis 6:2, 4; Jó 1:6; 2:1. O Lexicon in Veteris Testamenti Libros (Léxico dos Livros do Velho Testamento), de Koehler e Baumgartner (1958), página 134, diz: “seres divinos, deuses (individuais)”. E a página 51 diz: “os singulares deuses”, e menciona Gênesis 6:2; Jó 1:6; 2:1; 38:7. Por isso, no Salmo 8:5, ʼelo·hím é vertido por “anjos” (LXX); “semelhantes a Deus” (NM).

A palavra ʼelo·hím é também usada com referência a deuses-ídolos. Às vezes, esta forma plural significa simplesmente “deuses”. (Êx 12:12; 20:23) Outras vezes é o plural de excelência, e a referência é a um único deus (ou deusa). Todavia, é claramente evidente que esses deuses não eram trindades. — 1Sa 5:7b (Dagom); 1Rs 11:5 (a “deusa” Astorete); Da 1:2b (Marduque).

No Salmo 82:1, 6, ʼelo·hím é usado referente a homens, juízes humanos, em Israel. Jesus citou este Salmo em João 10:34, 35. Eram deuses na sua qualidade de representantes e porta-vozes de Jeová. De modo similar, disse-se a Moisés que ele devia servir de “Deus” para Arão e para Faraó. — Êx 4:16 n.; 7:1.

Em muitos lugares nas Escrituras, ʼElo·hím é também encontrado precedido pelo artigo definido ha. (Gên 5:22) A respeito do uso de ha·ʼElo·hím, F. Zorell diz: “Nas Escrituras Sagradas, especialmente o único verdadeiro Deus, Jahve, é chamado por esta palavra; . . . ‘Jahve é o [único verdadeiro] Deus’ De 4:35; 4:39; Jos 22:34; 2Sa 7:28; 1Rs 8:60 etc.” — Lexicon Hebraicum Veteris Testamenti (Léxico Hebraico do Velho Testamento), Roma, 1984, p. 54; os colchetes são dele.
O Termo Grego. O costumeiro equivalente grego de ʼEl e ʼElo·hím na tradução Septuaginta, e a palavra para “Deus” ou “deus” nas Escrituras Gregas Cristãs, é the·ós.

É Deus (YHVH) uma pessoa real ou uma entidade?
Sinônimos de Pessoa
Pessoa é sinônimo de: personagem, indivíduo, individualidade, ser

Sinônimos de Entidade
Entidade é sinônimo de: essência, sociedade, associação, liga

Jeová é pessoa (varão) de guerra. Jeová é o seu nome.” — Êxodo 15:1, 3.
Heb. 9:24: “Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.”
João 7:28,29: “Aquele que me enviou é real”, disse Jesus.
1 Cor. 15:44: “Se há corpo físico, há também um espiritual.”

CONCLUSÃO
JEOVÁ O DEUS DOS DEUSES
YHVH  admite que ele tem deuses designados ADORANDO-O? SAL. 97:7.

DEUSES  DESIGNADOS POR JEOVÁ E AS HOMENAGENS À ELES
PESSOAS A QUEM JEOVÁ DEU O TÍTULO DE DEUS
01- MOISÉS Êx.4:16, 7:1.
02- Os Juízes de Israel.  Sal 82:1a6.
03- Altas autoridades -Sumos Sacerdotes. 1 Samuel 2:36
04- Os  Reis de Israel de DEUS. (Zac.12:8).>> 1Sa 24:8; 25:23,24; 2 Samuel 9:6, 20; Sal 45:11.
05- O Filho de DEUS. Is. 9:6,7; Jo.1:1a2. João 9:38.
06- Os Anjos. Sal. 97:7. Josué 5: 13-15.

MATÉRIAS ADICIONAIS

Voltar para o conteúdo