TRINDADE: BATIZAI EM NOME: DO PAI, DO FILHO, E DO E. SANTO - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

TRINDADE: BATIZAI EM NOME: DO PAI, DO FILHO, E DO E. SANTO

EXISTE UMA FÓRMULA BATISMAL FIXA PARA SE BATIZAR?
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo".
Muitos deduzem que esta ordem de Jesus um pouco antes de ascender ao céu, se tornaria um chavão no ato do batismo cristão. Seria estes dizeres obrigatório a cada batismo? Não!

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o espírito santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja espírito santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o espírito santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:1- 6.

Se prestar atenção, os discípulos não batizaram em nome do espírito santo. Eles nem haviam ouvido falar de espírito santo. Mas, será que esta fórmula  batismal indica a existência de uma trindade bíblica?
Evidente mente que não! Em primeiro lugar observe que Pai e Filho são graus de parentesco. E espírito santo não é relacionamento familiar.
Em segundo lugar o Batismo cristão deveria ser em nome do Pai (Jeová) e do Filho (Jesus) e do espirito santo (anônimo).

É notório também que não há nenhum batismo na Bíblia em nome do espírito santo. O que existe é batismo em espírito santo à parte do Batismo cristão em água. Atos 19:1-7

Mateus 28:19. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo; Se o Pai é uma pessoa o Filho é uma pessoa, por que o Espírito Santo não é uma pessoa, sendo que aqui está sendo aplicado a pessoas?
Tem parente na família que é Pai? Sim! Que é Filho? Sim! E que é espírito santo? NÃO! Mateus 28:19
Na família de Deus, o Pai tem nome próprio? Sim! O filho tem também? Sim! E o espírito santo tem nome próprio? Não, pois ele usa o nome do seu Pai emprestado! Mateus 28:19.

Então batizar em nome do espírito santo é pactuar com Deus,  que você aceitará recebê-lo e deixá-lo  influenciar sua vida pela operação dele à mando do Pai. Outrossim esta fórmula batismal jamais provará que Jeová é uma trindade e muito menos que o espírito  de Deus é uma pessoa.

QUESTIONAMENTOS DE LEITORES
01- É possível aplicar o termo "EM NOME" para alguma coisa abstrata, ou algo impessoal nas línguas hebraica e Grega?
Quando a Palavra personifica algo impessoal, todas as regras gramaticais são aplicadas como se ela fosse uma pessoa. Mas, quando a Palavra de Deus aplica pronome neutro ao espírito santo, neste caso desqualifica definitivamente o espírito santo como pessoa. Por exemplo: Jeová chama a nação de Israel de "você" dezenas de vezes.

Ademais, várias traduções usam o termo "EM NOME" para coisas abstratas.Almeida seculo XXI, BJ, kJ, NVI e PASTORAL usam em nome para Salmo 94:20.
"Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?, um trono que faz injustiças em nome da lei"? Salmo 94.20. Trad. N.V.I
"Prefiro, no entanto, pedir 'em nome do amor', sendo o que sou, Paulo, o velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus". Filêmom 1.9, Nova Almeida Atualizada.
"Contudo, prefiro apelar para ti, 'em nome deste amor', sendo como sou, Paulo, velho e agora até prisioneiro de Cristo Jesus. (Filemom 1.9) Trad. Brasileira
"Jônatas conjurou ainda uma vez a Davi, 'em nome da amizade' que lhe consagrava, pois o amava de toda a sua alma". 1 Samuel 20:17,  Trad. Ave Maria

Ademais como poderíamos batizar "em nome"  de alguém que não tem nome próprio?  Já encontrou na Bíblia alguém sendo batizado "em nome" do espírito santo? Atos 19:1-9
O QUE DIZER DAS CENTENAS DE TRATATIVAS DO ESPÍRITO SANTO QUE SE SÓ APLICAM EM COISAS IMPESSOAIS?               

O que dizer quando te perguntam qual é o nome próprio do espírito santo?

02- Se Jesus um judeu adorador de YHVH, (João 4:22) Debaixo da Lei, (Gal. 4:4); ficasse sabendo que um outro Judeu estava adorando uma Trindade: O que Jesus e muitos outros, deveriam fazer imediatamente com esse adorador Falso? 2 Crôn. 24:20,21.
03- Com esta ordem batismal, prova que Jesus acreditava num Deus trino?
04- Quantos tipos de batismos na Bíblia existiram antes do Batismo cristão?
05- Como deve ser entendido biblicamente a ordem de Jesus: "Batizai em Nome: Do Pai, do Filho e do espírito santo ? Mat. 28:19,20
06- Depois de Jesus dar essa ordem, como os cristãos passaram proceder nos próximos candidatos  ao BATISMO? Usariam a fórmula batismal de Mateus 28:19?
07- Você está convocado a descobrir um batismo "em nome" do espírito santo ocorrido na Bíblia inteira.
08- Consegue mostrar um texto nas Escrituras, o NOME PRÓPRIO eterno de cada membro da santíssima trindade?
09- É possível um deus trino sentar-se  no seu trono?


CONCLUSÃO:
Jeová é nome das três pessoas da divindade ? Será que o Filho e o espírito santo também se chamam JEOVÁ?
ÊXODO 3:15; SAL 83:18; ISAÍAS 42:8 DIZEM QUE NÃO.
"Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do espírito santo" não provam que os três membros da trindade se chamam Jeová.
*Por exemplo: Vá e transfira no cartório seus bens em nome da sua esposa, do seu filho e do seu sobrinho*. Será que os três herdeiros teriam os mesmos nomes?
Então batizar em nome do espírito santo é pactuar com Deus,  que você aceitará recebê-lo e deixá-lo  influenciar sua vida pela operação dele à mando do Pai. Outrossim esta fórmula batismal jamais provará que Jeová é uma trindade e muito menos que o espírito  de Deus é uma pessoa.
Todos batismos registrados na Bíblia  depois de Jesus dar essa ORDEM batismal, não existe nenhum batismo que seja incluído "em nome" do ESPÍRITO SANTO. Mat. 28:19


MATÉRIAS ADICIONAIS




Voltar para o conteúdo