TRINDADE: "ELOHÍM" SIGNIFICA PLURARIDADE DE DEUSES? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

TRINDADE: "ELOHÍM" SIGNIFICA PLURARIDADE DE DEUSES?

A TRINDADE FALA NO PLURAL E SINGULAR?

A- ELOHÍM (Deuses) indica uma pluralidade de Deuses (TRINDADE) quando aplicado à JEOVÁ?

Quando ELOHÍM fala no PLURAL é uma prova da TRINDADE?
"Façamos" o homem à nossa imagem, a Trindade está falando no plural?

"No princípio ELOHÍM (Deuses) criou os Céus e a Terra"  Por que todas ocorrências de "ELOHÍM"  (Deuses) não combina com o verbo e nem com o predicado?
Por exemplo: "No princípio 'ELOHÍM' (Deuses) criaram os Céus e a Terra? Por que esse gritante erro gramatical?
Outro exemplo: "EU sou Jeová este é o MEU Nome! Eu sou ELOHÍM. (NUNCA NÓS SOMOS DEUSES)

Quando ELOHIM (Deuses) fala no SINGULAR,  Como fica a PLURARIDADE de Jeová?
Quando Jeová diz: "Além de "MIM" não há ELOHÍM.  Este pronome pessoal "Mim"  se refere a quem e  quantas pessoas?

No grego 'ELOHÍM' corresponde à THEÓS. Pare e Pense: Para nós ha um só  Theós, (Deuses), O PAI.
Em muitos lugares nas Escrituras, ʼElo·hím é também encontrado precedido pelo artigo definido ha. (Gên 5:22) A respeito do uso de ha·ʼElo·hím, F. Zorell diz: “Nas Escrituras Sagradas, especialmente o único verdadeiro Deus, Jahve, é chamado por esta palavra; . . . ‘Jahve é o [único verdadeiro] Deus’ De 4:35; 4:39; Jos 22:34; 2Sa 7:28; 1Rs 8:60 etc.” Lexicon Hebraicum Veteris Testamenti (Léxico Hebraico do Velho Testamento), Roma, 1984, p. 54; os colchetes são dele.


B- ELOHÍM (Deuses) indica uma pluralidade de Deuses (TRINDADE) quando aplicado à ANJOS?
No Salmo 8:5, os anjos também são chamados de ʼelo·hím, segundo é confirmado pela citação desta passagem por Paulo, em Hebreus 2:6-8. São chamados de benéh ha·ʼElo·hím, “filhos de Deus” (Al); “filhos do verdadeiro Deus” (NM), em Gênesis 6:2, 4; Jó 1:6; 2:1.
O Lexicon in Veteris Testamenti Libros (Léxico dos Livros do Velho Testamento), de Koehler e Baumgartner (1958), página 134, diz: “seres divinos, deuses (individuais)”. Sal. 97:7.
E a página 51 diz: “os singulares deuses”, e menciona Gênesis 6:2; Jó 1:6; 2:1; 38:7. Por isso, no Salmo 8:5, ʼelo·hím é vertido por “anjos” (LXX); “semelhantes a Deus” (NM).


C- ELOHÍM (Deuses) indica uma pluralidade de Deuses (TRINDADE) quando aplicado à HOMENS?
No Salmo 82:1, 6, ʼelo·hím é usado referente a homens, juízes humanos, em Israel. Jesus citou este Salmo em João 10:34, 35. Eram deuses na sua qualidade de representantes e porta-vozes de Jeová. De modo similar, disse-se a Moisés que ele devia servir de “Deus” para Arão e para Faraó.  Êx 4:16, 7:1.

D- ELOHÍM (Deuses) indica uma pluralidade de Deuses (TRINDADE) quando aplicado à DEUSES - ÍDOLOS?
A palavra ʼelo·hím é também usada com referência a deuses-ídolos. Às vezes, esta forma plural significa simplesmente “deuses”. (Êx 12:12; 20:23)
Outras vezes é o plural de excelência, e a referência é a um único deus (ou deusa). Todavia, é claramente evidente que esses deuses não eram trindades. — 1Sa 5:7b (Dagom); 1Rs 11:5 (a “deusa” Astorete); Da 1:2b (Marduque).


QUESTIONAMENTO DE LEITORES
01- O maior argumento dos trinitários é:  Para provar que a doutrina da Trindade é falsa, é preciso mostrar o Pai não precisa do Filho e ambos não precisam do espírito santo.
O Pai não precisou de ninguém  para CRIAR o Filho,  Ademais o espírito santo é uma força dinâmica que emana do Pai,  e Ele empresta esta força a quem Ele quer. Isaías 40:13,26; Apoc. 3:14.

02- Você acredita que Jesus é Deus e ele é um ser não criado? Note João 1:1-3.
Se as coisas foram feitas por intermédio dele, logo ele é um mero instrumento usado por Deus pra fazer as coisas! Afinal, O Criador não é herdeiro do que criou! João 1:1, diz que na criação geral o Verbo já existia.
Se o Verbo era Deus na ocasião da Criação geral e já existia, então O DEUS ESTAVA com deus. Não seria melhor entender que o Verbo foi criado,  e era PODEROSO, por participar em "toda" criação?
Quem é  o Deus e PAI de Jesus no CÉU? Apocalipse 3:12; 14:1. Criador pode ter um Deus para si eternamente? 1 Cor. 15:24-28

03- Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,  mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. Veja Hebreus 1:1-2
Note que segundo a Narrativa do texto Deus fez o Universo por meio do Filho.
ENTRETANTO, existe apenas um CRIADOR. Nunca um Criador herda  todas as coisa que ele mesmo criou.  Mat. 19:4,5; Heb. 1:1,2.
Assim como ele usou os Profetas pra falar por ele, ele usa o Filho pra fazer o Universo. Observe Colossenses 1:15-18.

04- Mas, como entender Colossenses 1:15-18, que diz que Sem Jesus (O Verbo) todas as coisas foram feitas e através dele e sem ele nada do que foi feito se fez.
Será que Jesus se fez? Intermediário cria a si mesmo? O PAI se auto criou? O Pai usou o FILHO  para ser Criado? Quer acabar com o GRANDIOSO CRIADOR?
Colossenses 1:15 diz que "Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível". Por acaso YHVH é a imagem de quem? Ser a imagem de alguém denota Criador ou Criatura? Se existe um só Criador, antes da Sua primeira criação ele já tinha alguém com ele? Mat. 19:4,5; Apoc. 3:14.
O que é ser a "imagem" de Jeová? Significa olharmos num espelho e ver a imagem de Jeová literalmente?

É um erro infantil compararmos a "imagem" e o "resplendor da glória" citados em Colossenses 1:15 e Hebreus 1:2  com a imagem nossa quando olhamos para um espelho. Neste caso vemos a nossa aparência física. No caso de Jesus ele é a "IMAGEM" Deus no sentido de ter herdado todas qualidade e atributos do Pai. Coisas estas que um espelho comum não mostra!

Se Jesus é a Imagem de Jeová, então ele é uma criatura, pois Jeová o Criador não é a Imagem de ninguém!  
Diante do exposto acima Jesus é igual a Deus por ser a imagem Dele?  Não devemos pensar assim. O homem foi feito a imagem de Deus e no entanto o homem não é Deus.


05- Uma prova que a Trindade é uma doutrina bíblica é que João chamou o Verbo de Deus!
Ficaria correto dizer que no princípio Deus estava com Deus? Chamar uma pessoa de Elohím, não significa que ela seja Jeová ou o Deus da Bíblia. Êx. 4:16; Sal. 82:1-6.

Jesus Cristo é profeticamente (NO FUTURO) chamado de ʼEl Gib·bóhr, “Deus Poderoso” Is. 9:6,7, (não ʼEl Shad·daí [Deus Todo-Poderoso], que é aplicado apenas a Jeová em Gênesis 17:1.
YHVH chama e designa muitas pessoas e nomeia até idolos de ELOHÍM.

06- Sem ídolos nada do que foi feito se fez?  
Quem Jeová escolheu para participar na Criação? Seu PRIMOGÊNITO E FILHO ÚNICO criado DIRETAMENTE POR ELE,  PARA PARTICIPAR COM ELE  na criação Geral de "TODAS" as coisas.  Col. 1:15,16, 1 João 4:9; Apoc. 3:14.

07- O Verbo de "DEUS", já existia eternamente ou ele foi feito? Onde está escrito que o Verbo veio a existir por meio de Verbo?  Sem o Verbo nada, foi feito! Que Deus era esse? Sem ele nada do que foi feito se fez .
JESUS, O deus UNIGÊNITO (criado), O VERBO, veio a existir por YHVH, seu Deus. João 1:18, Apoc. 3:14.
JESUS O único "Deus" DESIGNADO e convidado como mestre de obras em toda Criação. Gên. 1:26, Prov. 8:22,30; 30:4,  João 1:3.

08- Se Jesus um judeu adorador de YHVH, (João 4:22) Debaixo da Lei, (Gal 4:4); ficasse sabendo que um outro Judeu estava adorando uma Trindade: O que Jesus e muitos outros, deveriam fazer imediatamente com esse adorador Falso? 2 Crôn. 24:20,21.

09- Se YHVH é o NOME da divindade trina, mostre os três nomes próprios de cada membro da Trindade.

CONCLUSÃO
ELOHÍM (Deuses) indica uma pluralidade de Deuses (TRINDADE) quando aplicada à Jeová?
Não, nem a Jeová, nem a anjos nem a homens nem a ídolos. Trata-se de um recurso gramatical Grego para dar majestade a pessoa ou ao seu Cargo.
O verdadeiro Deus não é Deus sem nome. Seu nome é Jeová. (De 6:4; Sal 83:18) Ele é Deus em razão da sua qualidade de Criador. (Gên 1:1; Apoc. 4:11)
O verdadeiro Deus é real (Jo 7:28), é uma pessoa (At 3:19; He 9:24) e não é uma lei natural sem vida operando sem um legislador vivo, nem é uma força cega operando por meio duma série de acasos para desenvolver uma ou outra coisa.

“Deus”: “no sentido cristão, muçulmano e judeu, o Ser Supremo, a Causa Primária, e em sentido geral, conforme é considerado atualmente em todo o mundo civilizado, um ser espiritual, autoexistente, eterno, e absolutamente livre e Todo-Poderoso, distinto da matéria que ele criou em muitas formas e que ele conserva e controla.

Prova da existência do “Deus vivente”. Em contraste com os deuses inanimados das nações, Jeová é “o Deus vivente”. Je 10:10; 2Co 6:16.
Em toda a parte há testemunho da sua atividade e da sua grandeza. “Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho das suas mãos.” (Sal. 19:1)

Os homens não têm nenhum motivo ou desculpa para negar a existência de Deus, porque “aquilo que se pode saber sobre Deus é manifesto entre eles, porque Deus lho manifestou.

Pois as suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis.”  Ro 1:18-20.

DIFERENTE DE UMA TRINDADE, Jeová Deus é descrito na Bíblia como vivendo de tempo indefinido a tempo indefinido, para sempre (Sal 90:2, 4; Apoc. 10:6), e como Rei da eternidade, incorruptível, invisível, o único Deus verdadeiro. (1Ti 1:17) Nunca houve outro deus antes dele. Is 43:10, 11.


QUERO CONHECER SUA TRINDADE:
01- Quem foi a primeira criatura (primogênito) da Trindade, o Arcanjo Miguel?
02- Na Trindade os três são criadores, então por que os trinitários dizem que o Verbo é o principiador (Primogênito) de toda criação? Apoc. 3:14
03- Na trindade o Pai não criou Seu Filho UNIGÊNITO? Prov. 30:4, Mal. 2:10
04- Se o Verbo é o "principiador" da Criação quem é o primeiro ser que ele criou? Apoc 3:14.
05- O VERBO criou a si mesmo? Col. 1:15-17
06- De quem é o Filho: do Pai ou da Trindade? João 1:14
07- Quem te dá o espírito santo: O PAI ou a Trindade? Lucas 11:13
08- O Filho te leva ao Pai ou à Trindade? João 14:6
09- Quem te salvará: a Trindade ou o Pai e o Filho? Apoc. 7:10.
10- Quem "vê" Jesus "vê" a Trindade ou o Pai? João 14:8,9
11- A quem o Filho mandou santificar: o Pai ou a Trindade? Mat. 6:9
12- Na trindade, apenas Jesus continuou com natureza humana eternamente só para ser o mediador ETERNO???? mediador não é Deus.
13- Jesus sofrerá bullying no céu por ser o único a ter uma natureza inferior agregada a natureza divina?
14- O Filho recebeu o "privilégio" da dupla natureza rebaixada por que motivo?
Por ter morrido por nós. Apoc 5:9,10,12. Presente de Grego! (cavalo de Tróia).
15- Na Trindade todos dobrarão seus joelhos somente à Jesus ao NOME DE JESUS? Fil. 2:9,10.
16- Para os trinitaristas Jesus é a "imagem" do Deus invisível. Col. 1:15; Jeová é a "imagem" do Deus visível. João 14:8,9. Mas o espírito santo não é a imagem de ninguém.
17- Para os trinitários o Pai foi adorado 4000 anos, depois veio o Filho e foi "adorado" (meia boca) 2000 anos e o espírito santo nunca será adorado. (coisas dos materiais acadêmicos)
18- 18- Para os trinitários o Filho não tem origem. Miq. 5:2
19- Para os trinitários o Filho não é criação do Pai. Apoc. 3:14
20- Para os trinitários o Pai é o mesmo Filho. João 10:30
21- Para os trinitários o Pai e o Filho tem a mesma idade. Dan. 7:13,14
22- Para os trinitários o Pai não criou o Filho, mas, o Filho herdou tudo da Pai. Heb. 1:2
23- Para os trinitários o Filho não tem um Deus eternamente para ele. Apoc. 3:12
24- Para os trinitários o Pai não é o único altíssimo. Mar. 5:7; Luc. 1:76.
25- Para os trinitários o Filho é o "Todo poderoso". Apoc. 15:3; 16:14; 19:15; 21:22;
26- É possível um deus trino sentar-se  no seu trono?

CONCLUSÃO
Pode alguém convencer o Povo judeu que existem três pessoas (*ELOHIM, pluralidade de pessoas e deuses) que o espírito santo de Jeová é uma pessoa e é um terceiro Deus?
Jesus um judeu adorador de YHVH, (João 4:22) Debaixo da Lei, (Gal 4:4); ficasse sabendo que um outro Judeu estava adorando uma Trindade: O Que Jesus e muitos outros, deveriam fazer imediatamente com esse adorador Falso? 2 Crôn. 24:20,21.

MATÉRIAS ADICIONAIS








Voltar para o conteúdo