TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: É RELIGIÃO SECTÁRIA DE CONTROLE MENTAL? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: É RELIGIÃO SECTÁRIA DE CONTROLE MENTAL?

É O QUE AS DEMAIS RELIGIÕES E OPOSITORES ACHAM! Dizem que quando as Testemunhas se colocarem na Babilônia a Grande, (na bíblia, representa todas a religiões falsas), ai sim irão entender. Será? Na bíblia se diz exatamente ao contrário! Apoc. 18:2-4.

MAS O QUE É "CONTROLE MENTAL"? QUE TIPOS EXISTEM?
MENTE - DEFINIÇÃO: Faculdade do cérebro com a qual colhemos informações, raciocinamos e tiramos conclusões. A palavra “mente” verte diversas palavras gregas aparentadas que expressam atributos da mente tais como a faculdade de raciocínio, a capacidade intelectual, a percepção mental, a inteligência, a razão, o pensamento, a intenção, a recordação, o estado ou conceito mental, a opinião e a inclinação, atitude ou poder mentais. Embora diversas traduções às vezes usem a palavra “mente”, nos mesmos casos outras traduções empregam os acima mencionados termos descritivos e específicos. No texto hebraico, as palavras “lembrar-se” ou “considerar” em certos lugares podem ser traduzidas por expressões tais como “tencionar” e “intentar”. Nas Escrituras Hebraicas, a palavra “mente” ocorre em algumas versões como tradução de palavras hebraicas que, literal e corretamente, são “coração”, “alma” e “espírito”. — Compare isso com De 4:39 n; 2Rs 9:15, Ro; Ez 20:32, MC; veja CORAÇÃO.
 
TIPO 1)- MENTE DIVINA “Novos na Força Que Ativa a Vossa Mente.” A inclinação da mente do homem imperfeito propende para o pensamento errado. A Bíblia chama isso de ‘carnalidade da mente’. (Col 2:18) Lembra-se aos cristãos que eles anteriormente eram inimigos de Deus, porque sua mente se fixava em obras iníquas. — Col 1:21.

A mente do homem “físico” (literalmente: “de alma”), em contraste com o homem “espiritual”, inclina-se para coisas materialistas. A força que ativa a sua mente formou-se nele em parte por herança e em parte pelas coisas que se lhe ensinaram, e pelas quais passou. Quando se lhe apresenta um assunto, esta força impele ou inclina a sua mente numa direção materialista ou carnal. Por isso ordena-se aos cristãos a ‘serem feitos novos na força [espírito] que ativa a sua mente’. (Ef 4:23) Esta força ativante, pelo estudo da Palavra de verdade de Deus e pela operação do espírito de Deus, pode ser mudada para que a atitude mental dominante da pessoa se incline na direção certa. Daí, quando se apresenta à pessoa um assunto, a mente estará inclinada por esta força em direção ao proceder espiritual correto. (1Co 2:13-15) Tal pessoa passa a ter “a mente de Cristo”, que sempre foi ativado pela força correta, sempre tendo inclinação mental espiritual. — 1Co 2:16; Ro 15:5.
 
O mero conhecimento ou a capacidade intelectual não bastam para que se granjeie o favor de Deus. Estas coisas, por si sós, não transformam a mente na direção da vontade de Deus. (Ro 12:2) Jeová diz: “Farei perecer a sabedoria dos sábios e repelirei a inteligência dos intelectuais.” (1Co 1:19) Obter verdadeira compreensão (Pr 4:5-7; 1Co 2:11), sabedoria e bom senso requer a ajuda do espírito de Deus. — Ef 1:8, 9.
 
TIPO 2)- MENTE OBTUSA OU CORRUPTA. Os israelitas, junto ao monte Sinai, por não terem o coração plenamente voltado para Jeová, tinham percepção mental obtusa, assim como aqueles que continuavam sob a Lei, depois de Deus, mediante Jesus, a ter abolido. (2Co 3:13, 14) Não compreenderam que Jesus era o indicado pela Lei. (Col 2:17) Quanto a homens que não aprovam reter Deus com um conhecimento exato, mas que adoram coisas criadas, “Deus entregou-os a um estado mental reprovado”; tais estão mentalmente em escuridão, fazendo todo tipo de coisas improfícuas e impróprias. (Ro 1:28; Ef 4:17, 18) Homens de mentalidade corrupta resistiam à verdade mesmo no tempo de Moisés, e, mais tarde, homens assim combatiam o verdadeiro cristianismo, alguns até mesmo afirmando ser cristãos, mas tentando dividir e desfazer as congregações. (2Ti 3:8; Fil 3:18, 19; 1Ti 6:4, 5) Tendo mente e consciência aviltadas, para eles nada é limpo; por isso falam improficuamente, no empenho de enganar a mente dos verdadeiros cristãos por tentarem submetê-los à servidão a idéias de homens. (Tit 1:10-16) Por este motivo, é essencial que todos os cristãos, e especialmente os que ocupam posições de responsabilidade, sejam ajuizados. — Ro 12:3; 1Ti 3:2; Tit 2:6; 1Pe 4:7.
 
“O deus deste sistema de coisas”, o Diabo, é responsável por cegar a mente dos incrédulos para com a iluminação das boas novas a respeito do Cristo. (2Co 4:4) Portanto, existe o perigo de que este arquiinimigo de Deus seduza cristãos por sua astúcia, a fim de corromper a mente deles para se afastarem “da sinceridade e da castidade que se devem ao Cristo”. (2Co 11:3) Concordemente, é necessário que os cristãos mostrem estar unidos na mesma mentalidade e razoabilidade, continuando em oração, a fim de que a paz de Deus, “que excede todo pensamento”, guarde as suas faculdades mentais por meio de Cristo Jesus. — Fil 4:2, 5-7.
 
CURA E ABERTURA DA MENTE. Jesus restaurou a sanidade mental dum homem possesso por demônios, ilustrando seu poder de fazer isso mesmo aos tornados insanos pelos demônios. — Mr 5:15; Lu 8:35.
Ele pode também abrir a mente daqueles que têm fé para compreender o sentido das Escrituras. (Lu 24:45) Os tímidos ou os que se consideram intelectualmente inferiores podem consolar-se com as palavras do apóstolo João: “Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu capacidade intelectual para podermos obter conhecimento do verdadeiro [i.e., Jeová Deus].” — 1Jo 5:20.
 
Paulo mostrou à congregação coríntia que ele tinha bom juízo, embora parecesse aos olhos deles que ‘não tivesse bom juízo’ (ou: ‘estivesse fora de si’) quando se jactou das suas credenciais como apóstolo, algo que o cristão normalmente não faria. Ele explicou que se via obrigado a fazer isso para fazê-los voltar a Deus, para salvá-los de serem afastados. Era assim porque eles haviam recorrido a falsos apóstolos e estavam sendo desviados para a direção errada. — 2Co 5:13; 11:16-21; 12:11, 12, 19-21; 13:10.

ACUSAÇÕES LEVIANAS
Os opositores das TJ'S afirmam que elas acrescentam doutrinas que são contra o que Cristo ensinou tais como: OSTRACISMO, SACRIFÍCIOS DE VIDAS POR CAUSA DA DOUTRINA DO SANGUE e o TRIBUNAL ECLESIÁSTICO PARALELO A CONSTITUIÇÃO e diversas outras, que nos torna uma SEITA SATÂNICA.

ANÁLISE DE CADA ACUSAÇÃO

SACRIFÍCIOS DE VIDAS POR CAUSA DA DOUTRINA DO SANGUE:
TRANSFUSÃO SANGUE SALVA A VIDA?

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO PARALELO A CONSTITUIÇÃO:
DEUS ESTABELECE TRIBUNAL HUMANO NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ?

DIVERSAS OUTRAS QUEIXAS:
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: SUAS CRENÇAS MAIS CRITICADAS
 
CONCLUSÃO:
Pessoas despreparadas BIBLICAMENTE, criticam  as Testemunhas sem menos conhecer os assuntos religiosos, o que é LAMENTÁVEL. Prov. 1:10-33.
NOTE: CONTROLE MENTAL, EXISTE DESDE O TEMPO DA PRIMEIRA MULHER EVA: GÊN. 3:1-5

PESQUISA ADICIONAL
VEJA A ABA 2
Voltar para o conteúdo