SONHOS: QUAIS SÃOS OS TRÊS TIPOS? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

SONHOS: QUAIS SÃOS OS TRÊS TIPOS?

SONHOS, DEFINIÇÃO: Os pensamentos ou as imagens mentais de uma pessoa durante o sono. A Bíblia menciona sonhos naturais, sonhos da parte de Deus e sonhos que envolvem adivinhação.

Jó 20:8;  "Voará como um sonho, e não o acharão; Desaparecerá como uma visão da noite".
Núm. 12:6;" Então ele disse: “Ouçam as minhas palavras, por favor. Se houvesse um profeta de Jeová entre vocês, eu me daria a conhecer a ele numa visão e lhe falaria num sonho"
Zac. 10:2;"Pois os ídolos domésticos dizem mentiras; E os adivinhos têm visões enganosas. Eles falam de sonhos sem valor; E tentam consolar em vão. Por isso as pessoas vaguearão como ovelhas.
Sofrerão, por não terem pastor.


Têm os sonhos em nossos tempos significado especial? Que descobriram os pesquisadores a respeito dos sonhos?
“Toda pessoa sonha”, diz The World Book Encyclopedia (1984, Vol. 5, p. 279). “A maioria dos adultos sonham por cerca de 100 minutos durante oito horas de sono.” Portanto, sonhar é uma experiência normal dos humanos.
Disse o dr. Allan Hobson, da Escola de Medicina de Harvard: “São estímulos ambíguos que podem ser interpretados de qualquer maneira que um terapeuta esteja predisposto a interpretar. Mas o seu significado está nos olhos do observador — não no próprio sonho.” Ao relatar isto, a seção “Science Times” em The New York Times acrescentava: “Na escola que dá grande valor aos sonhos, há muitos métodos de encontrar a mensagem psicológica de um sonho, cada qual refletindo diferentes conceitos teóricos. Um freudiano encontrará uma espécie de significado num sonho, ao passo que um adepto de Jung encontrará outro, e um terapeuta gestaltista encontrará ainda outro significado. . . . Mas o conceito de que os sonhos têm qualquer significado psicológico tem sofrido veemente ataque dos neurocientistas.” — 10 de julho de 1984, p. C12.

Podem os sonhos que parecem transmitir conhecimento especial proceder de outra fonte a não ser de Deus?
Jer. 29:8, 9: “Assim disse Jeová dos exércitos . . .: ‘Não vos enganem os vossos profetas que estão no vosso meio, nem os vossos adivinhos, e não escuteis os seus sonhos que estão sonhando. Pois “é em falsidade que vos profetizam em meu nome. Não os enviei”, é a pronunciação de Jeová.’”
O Harper’s Bible Dictionary nos informa: “Os babilônios tinham tamanha confiança nos sonhos que na véspera de importantes decisões dormiam nos templos, aguardando conselho. Os gregos que desejavam instrução sobre saúde dormiam nos santuários de Asclépio [cujo emblema era uma serpente], e os romanos, nos templos de Serápis [às vezes associado com uma serpente enroscada]. Os egípcios preparavam livros elaborados para a interpretação de sonhos.” — (Nova Iorque, 1961), de Madeleine Miller e J. Lane Miller, p. 141.

No passado, Deus fez uso de sonhos para dar avisos, instruções e profecias, mas está ele dirigindo seu povo deste modo hoje?
Há referências a tais sonhos que se originaram de Deus em Mateus 2:13, 19, 20; 1 Reis 3:5; Gênesis 40:1-8.
Heb. 1:1, 2: “Deus, que há muito, em muitas ocasiões e de muitos modos [incluindo sonhos], falou aos nossos antepassados por intermédio dos profetas, no fim destes dias nos falou por intermédio dum Filho [Jesus Cristo, cujos ensinamentos estão registrados na Bíblia].”
1 Cor. 13:8: “Quer haja dons de profetizar [e às vezes Deus transmitia profecias a seus servos por meio de sonhos], serão eliminados.”
2 Tim. 3:16, 17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar . . . a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”
1 Tim. 4:1: “No entanto, a pronunciação inspirada diz definitivamente que nos períodos posteriores de tempo alguns se desviarão da fé, prestando atenção a desencaminhantes pronunciações [às vezes transmitidas por meio de sonhos] inspiradas e a ensinos de demônios.”

Voltar para o conteúdo