SATANÁS: MALES QUE ELE CAUSOU AO UNIVERSO.
A rebelião de Satanás, iniciada abertamente no Éden, gerou uma questão de importância universal — a da legitimidade da soberania de Deus sobre todas as suas criaturas, seu direito de exigir plena obediência deles.
Visto que a questão não era a superioridade de poder, mas sim uma questão moral, não podia ser resolvida meramente pelo exercício do poder, como, por exemplo, Deus exterminar imediatamente a Satanás e o casal humano.
Este fato ajuda a entender por que se tem permitido que a iniqüidade e seu autor, Satanás, continuem por tanto tempo.
Ter o Adversário de Deus primeiro recorrido a humanos em busca de apoio e endosso a seu proceder rebelde (a mais antiga evidência de filhos espirituais de Deus terem tomado partido com Satanás só aparece em certa época antes do Dilúvio; Gên 6:1-5; compare isso com 2Pe 2:4, 5), fez do aspecto da integridade do homem à vontade soberana de Deus uma parte essencial da questão geral (embora a soberania de Jeová não dependa da integridade de suas criaturas).
Vê-se prova disso no caso de Jó.
Significado da Integridade Humana.
Em alguns casos, o termo hebraico tom transmite simplesmente a idéia de motivação honesta, inocência quanto à má intenção. (Veja Gên 20:5, 6; 2Sa 15:11.)
Mas estes termos hebraicos aparentados denotam principalmente a inabalável devoção à justiça.
O uso e os exemplos bíblicos acentuam a inquebrantável devoção a uma pessoa, Jeová Deus, e à Sua vontade e propósito expressos como sendo o proceder de vital importância.
Envolvida na questão suprema.
O primeiro casal humano teve a oportunidade de mostrar integridade no Éden.
A restrição com respeito à árvore do conhecimento pôs sob teste a devoção deles ao seu Criador. Sob a pressão de influência externa da parte do Adversário de Deus e de seu apelo ao egoísmo, eles cederam à desobediência.
Sua vergonha, sua relutância em encarar seu Criador e sua falta de candura ao responder às Suas perguntas, evidenciaram sua falta de integridade. (Compare isso com o Sal 119:1, 80.)
Obviamente, porém, eles não foram os primeiros a quebrar a integridade, visto que a criatura espiritual que os levou ao proceder rebelde já fizera isso. — Gên 3:1-19; compare o proceder dele com a endecha pronunciada contra o rei de Tiro, em Ez 28:12-15;
Base para o julgamento divino.
O julgamento favorável de Deus depende do proceder íntegro da criatura. (Sal 18:23-25)
Conforme escreveu o Rei Davi: “O próprio Jeová sentenciará os povos. Julga-me, ó Jeová, segundo a minha justiça e segundo a minha integridade que há em mim. Por favor, tenha fim a maldade dos iníquos, e seja o justo firmado por ti.” (Sal 7:8, 9; compare isso com Pr 2:21, 22.)
O sofredor Jó expressou assim a sua confiança: “[Jeová] me pesará em balança exata e Deus chegará a saber a minha integridade.” (Jó 31:6) Depois disso, Jó alista cerca de doze exemplos da vida real que, se acontecessem em seu caso, teriam demonstrado falta de integridade. — Jó 31:7-40.
O que está incluído em manter a integridade no caso de humanos imperfeitos?
Visto que todos os homens são imperfeitos e incapazes de corresponder plenamente às normas de Deus, é evidente que sua integridade não significa perfeição de ação ou de linguagem.
Em vez disso, as Escrituras mostram que significa totalidade ou plenitude da devoção de coração. Davi, por fraqueza, cometeu vários erros graves, mas, mesmo assim, ‘andava com integridade de coração’ (1Rs 9:4), pois aceitava a repreensão e corrigia seus caminhos.
Assim, ele provava que seu coração ainda retinha o genuíno amor a Jeová Deus. (Sal 26:1-3, 6, 8, 11)
Conforme Davi disse mais tarde a Salomão, seu filho: “Conhece o Deus de teu pai e serve-o de pleno coração e de alma agradável; porque Jeová sonda todos os corações e discerne toda inclinação dos pensamentos.” O coração de Salomão, porém, não “se mostrou pleno para com Jeová, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai”. — 1Cr 28:9; 1Rs 11:4; a palavra “pleno”, nestes dois textos, provém de outro termo hebraico, sha·lém, como em Pr 11:1; 1Rs 15:14.
Por conseguinte, a integridade não se restringe a um único aspecto da conduta humana; não se aplica só a assuntos obviamente “religiosos”.
Para o servo de Deus, é um modo de vida em que a pessoa ‘anda’, constantemente procurando conhecer a vontade de Jeová. (Sal 119:1-3)
Davi pastoreou a nação de Israel, “segundo a integridade do seu coração”, tanto em assuntos diretamente relacionados com a adoração de Jeová, como na condução dos assuntos governamentais.
Também desejava que aqueles que o cercavam, bem como os que atuavam como seus ministros, fossem igualmente pessoas íntegras, ‘andando num caminho sem defeito’. (Sal 78:72; 101:2-7) A pessoa ‘mostra-se sem defeito’ perante Deus no decorrer de certo período de tempo, como fizeram Noé, Abraão e outros. — Gên 6:9; 17:1; 2Sa 22:24.
TODOS OS MALES CAUSADOS NO UNIVERSO POR SATANÁS SERÃO REVERTIDOS.
01- Será restabelecida a ordem mundial, universal ,a santificação e a soberania do CRIADOR JEOVÁ, o altíssimo. Apoc. 4:11.
02- O Reino Milenar Subsidiário do Cristo iniciará o processo de reversão de todos males da Rebelião Universal Edêmica.
03- Todos opositores da soberania DIVINA serão tirados de circulação. Dan. 2:44, Apoc 20:10.
04- Serão revertidas todas vidas ceifadas pelo pecado adâmico (pecado original). João 5:28,29, Atos 24:15.
05- Será restaurado o Paraiso perdido. Sal. 37:29, Ecles. 1:4, Isaías 45:18, Mat 5:5, Apoc. 20:7-10.
06- Será devolvida a Imortalidade aos humanos merecedores. Isaías 25:8.
07- A paz celestial e a terreste serão uma realidade. Apoc.12:12; 20:1-3.
08- O AMOR será a mola mestra da eternidade. 1 João 4:8, 1 Cor. 13:13.
09- Todas criaturas no universo respeitarão por entendimento, os direitos, deveres e o livre arbítrio do próximo e a SOBERANIA DIVINA.
10- Este episódio negro Universal servirá de "jurisprudência eterna" para possíveis rebeliões na eternidade (Depois do Reino Milenar) se houverem; também para que JEOVÁ Deus execute prontamente os possíveis UZURPADORES da Soberania Universal, sem maiores sofrimentos a todos no UNIVERSO.