SÁBADO: DE GÊNESIS À APOCALIPSE - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

SÁBADO: DE GÊNESIS À APOCALIPSE

O SÁBADO DE GÊNESIS A APOCALIPSE
*Gênesis 1:1*  No princípio Deus criou os céus e a terra.
*COMENTÁRIOS*
Gênesis significa: origem ou nascimento (do universo material); É IMPERATIVO saber que no Gênesis Deus só revela a criação Geral MATERIAL. Porém a criação IMATERIAL, todos os seres espirituais do universo, o Verbo e todos anjos foram criados antes deste princípio de Gênesis 1:1. Jó 38:4-7

O relato de Gênesis Capítulo 1 é totalmente em hamonia com a ciência moderna. Um cidadão comum e rudimentar como era Moisés, o escritor de Gênesis, jamais poderia descrever a sequência exata dos dias criativos para o acabamento da Terra, de acordo com a fotosíntese. Críticos sem conhecer os fatos abaixo não aceitam o relato como exato.

Gênesis afirma que o universo material tem trilhões de anos de idade (Inclusive a Terra). O relato deixa claro que os sete dias criativos é apenas com relação ao acabamento da Terra. Percebe-se que a finalização da criação é em relação a Terra. Gên. 1:2. E que cada dia Criativo das coisas dentro da terra, pode ser de 7.000 anos, conforme o sétimo dia é de 7000 anos.

Note que é a criação geral MATERIAL do universo incluindo o planeta terra.
Este "princípio" é o princípio de quando começou a criação material do universo, ou seja, todo universo MATERIAL inclusive a Terra. (YHVH não tem princípio) Sal 90:2. Até aqui a descrição é atemporal.
Portanto, os próximo versículos não se tratam mais de Criação GERAL, exceto a criação dos seres animais e dos humanos. Note que a expressão criar ou fazer nos seis dias criativos foi apenas para o homem e os animais.

*Gênesis 1:2* A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas;
*COMENTÁRIOS*
A partir deste versículo, não se trata mais da criação do universo material, mas do acabamento da Terra. (Tudo material já estava criado no universo Gên. 1:1)
A descrição do ACABAMENTO da terra (Gênesis 1:2), é feita do ponto de vista de um observador aqui na Terra.
Depois de tudo formado na Terra, YHVH relata a criação do homem e seu estabelecimento na Terra. Deus Continua a mostrar a ocupação da Terra inteira pelo humanidade decaída.


*Gênesis 1:3-5* E Deus disse: “Que haja luz.” Então houve luz.  Depois disso Deus viu que a luz era boa, e Deus começou a separar a luz da escuridão.  Deus chamou a luz de “dia”, mas a escuridão chamou de “noite”. Houve noite e houve manhã, primeiro dia.
*COMENTÁRIOS*
Logo no primeiro dia criativo a ordem "AJA LUZ", é o surgimento da luz do Sol já criado anteriormente, (junto com todos astros do universo), que não penetrava aqui na terra pela densa camada de fumaça e vapores na atmosfera da terra em resfriamento. (LUZ DIFUSA)
Pelo fato acima, até o resfriamento da Terra, só no quatro longo dia (criativo) se enxergou nos céus terrestre, todos os astros fora da terra (Todos já criados). Os luzeiros maior e menor, o sol e a lua e os astros todos do Céu e a Terra já haviam sidos criados. Gên. 1:14.

*Gênesis 1:14,15* Então Deus disse: “Que haja luzeiros na vastidão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite, e eles servirão de sinais para marcar épocas, dias e anos.  Eles servirão de luzeiros na vastidão dos céus, para iluminar a terra.” E assim se deu.
*COMENTÁRIOS*
Logo no primeiro dia criativo a ordem "AJA LUZ", é o surgimento da luz do Sol já criado anteriormente (junto com todos astros do universo), que não penetrava aqui na terra pela densa camada de fumaça e vapores na atmosfera da terra. (LUZ DIFUSA)
Pelo fato acima, até o resfriamento da Terra, só no quatro longo dia (criativo, Gên. 1:14,15) se enxergou nos céus terrestre, todos os astros fora da terra (Todos já criados). Os luzeiros maior e menor, o sol e a lua e os astros todos do Céu. Gên. 1:14.
O Fato inegável é que os dias de contagem humana aqui na terra, só se poderia cronometrar à partir do quarto dia criativo. Nesse dia criativo  já haviam dias e noites normais de 24 horas para se contar o tempo terrestre, pelo homem.
Neste quatro dia criativo Deus já havia criado todos astros do universo inclusive o nosso Sol. No quarto dia criativo a atmosfera terrestre tornou límpida e as luzes dos astros tornaram-se visíveis. podendo dai para frente contar os dias, meses e anos aqui na terra pela lua ou pelo sol.


*Gênesis 1:26,27; 2:7* Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e que eles tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo animal rasteiro que se move sobre a terra.” E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou...
E Jeová Deus formou o homem do pó do solo e soprou nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
*COMENTÁRIOS*
Depois de tudo formado na Terra, YHVH relata a criação do homem e seu estabelecimento na Terra. Note na Leitura de Genesis Capítulo 1, Tudo que foi criado e feito são confirmado Deus criou ou fez.
Jeová Descansou no sétimo dia criativo após criar Eva. Este sétimo dia criativo do descanso era da Criação e está em aberto até hoje.
Adão e Eva foram criados a imagem de Deus e de Seu Filho.  Ambos receberam a essência da Lei de Deus em suas consciências para exercerem o livre arbítrio eternamente.
O primeiro casal de humanos nunca recebeu os Dez mandamentos, e jamais guardou nenhum sábado semanal antes da rebelião no Éden.
O mandamento único que receberam foi: Nunca comam do fruto da árvore do conhecimento do que é mau e do quem é bom. Caso obedecem jamais morreriam. Viveriam eternamente
O "fruto" todo importante para a eternidade deles não era a Lei moral de Deus os Dez mandamentos. Muito menos o outro fruto da árvore da vida eram os Dez Mandamentos.
A rebelião deles logo aos primeiros dias de vida como casal,  lhes causou a morte. Não transgrediram contra Dez mandamentos.
Depois da sentença de morte, viveram cerca de 900 anos e Deus lhes orientava sobre a Lei Dele, através da "lei" da consciência.
Certamente já condenados eternamente sem esperança de salvação não guardaram a Lei de Deus, muito menos milhares de sábados semanais
Caim o Filho mais velho sabia que matar era errado pela sua consciência e pelo decreto de morte eterna a seus pais.

*Gênesis 2:1-4*, Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor (YHVH) Deus fez a terra e os céus.
*COMENTÁRIOS*
YHVH terminou sua obra com a criação de Eva. (Fim do sexto dia criativo). Ele descansou (cessar) de suas obras Criativas. Esse Descanso foi no sétimo dia criativo e não num dia semanal de 24 horas, conforme afirmam. A maior prova disso é que os 6 dias da criação aqui mencionados, são resumidos em apenas um dia. Gên. 2:4.  Jeová nunca descansou no SÁBADO semanal. Jesus nunca foi Senhor dos sábados semanais quando esteve aqui na terra. Como ele poderia ser Senhor do Sábado semanal se estava sujeito a este mesmo Sábado?
Em que sentido Deus santificou o sétimo dia criativo? Não existe SÁBADO DE YHVH...MAS SABADO PARA JEOVÁ. Na Bíblia inteira sétimo dia de YHVH nunca se refere a um Sábado semanal.  Em que sentido Deus santificou o sétimo dia criativo? Deus santificou tudo que ele havia criado. Tudo que Jeová intencionou se cumprirá mesmo com o pecado Adâmico. Isaías 55:11.
O Descanso de Jeová (No sétimo dia) ainda está em aberto e terminará no Final do Reino Milenar. (7.000 de duração)  Hebreus 4:1-11.
Muitos afirmam que esse sétimo dia da Criação é O Sábado que Jesus é SENHOR. Apoc. 1:10. Impossível, pois as coisas que João viu e descreveu são profecias futurísticas a cumprir a longo prazo nos dias finais.

Leia Gênesis 2:1-3: Assim foram terminados os céus, a terra e tudo que há neles.  *No sétimo dia Deus havia terminado a sua obra, e ele passou a descansar, no sétimo dia, de toda a obra que fez*.  E *Deus abençoou o sétimo dia e o declarou sagrado*, pois neste dia Deus tem descansado de toda a obra que criou, de tudo que ele decidiu fazer.
Jeová Deus é o criador do universo material. Gên. 1:1; Apoc. 4:11.  Em Gênesis 1:2, Deus passa a descrever apenas o acabamento da Terra anteriormente já criada  junto com todo universo.  Para terminar a criação da  Jeová usou em figura de linguagem 6 dias criativos de milhares de anos (não de 24 hs).  

Observe que todos dias criativos anteriores tinham um começo e um fim. Gên. 1:31. Apenas o sétimo dia criativo de Deus teve começo e ainda não teve um fim.  Ele havia terminado a sua obra [criativa], e ele passou a descansar [cessou de criar], no sétimo dia, de toda a obra que fez.  O sétimo dia do descanso de Jeová se estenderá até o final Reino milenar. Hebreus. capítulos 3 e 4. [duração de 7000 anos Heb. 4:9].

O Deus da Bíblia [e seu ajudante o Verbo] criou  homem e sua ajudadora exatamente no final do sexto dia, exatamente na passagem para o sétimo dia do seu longo descanso da criação material e imaterial. Gên. 1:13,26,27,31. Eva foi a última criação de Jeová.
Algum leitores da Bíblia concluem que Deus passou a descansar [Deus não se cansa] num dia de 24 horas juntamente com o Casal do Jardim. Creem que nesse momento Jeová decretou UM MEMORIAL ETERNO para um descanso semanal de 24 horas para ele e para todos humanos. Êx. 20:8;   
PARE E PENSE:
1- Como Deus descansaria semanalmente se o repouso Dele ainda não terminou? Heb. 4:9 [Deus não se cansa Is. 40:28] .
2- Adão e Sua Esposa não receberam jamais a ordem de descansar num dia semanal. O dia semanal do descanso humano ordenado por Deus foi chamado de sábado pela primeira vez no episódio do Maná. Êx. 16:23-25; Deut. 5:1-3,14,15.
3- Do que Adão descansaria no sétimo dia do repouso de Deus, se ele não trabalhou nos 6 dias criativos de Jeová? Será que Adão ficou cansado de dar nomes aos bichos?
4- Onde está a ordem de Deus para Adão guardar os DEZ mandamentos? Adão transgrediu contra que mandamentos de Deus? Que transgressão de que mandamento Adão  cometeu para ter a morte eterna? Gên. 3:2,3,5; Rom 5:14.
5- Por que Deus abençoou dois tipos de "sétimo dia" ? Gên. 2:3; Êx. 16: 19-30; 20:8,11; Deut. 5:12-15.
6- Em que "sétimo dia" Adão e a humanidade passaram a descansar? No sétimo dia de Deus [Em aberto] ou no sétimo dia semanal para humanos iniciados oficialmente em Deut. 5:1-3,14,15 . (Mais tarde chamado de Sábado).
7- Onde está a guarda do sábado de Adão até o Episódio do Maná? [3000 anos].
8- Onde está sendo exortado a guarda do Sábado de Pentecostes até o final do Reino Milenar? Será que Jesus e Paulo exortavam a guarda do sábado com frequência ou nunca fizeram isso?

*Gênesis 3:1-7,12-15, 23,24* A serpente era o mais cauteloso de todos os animais selvagens, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela disse à mulher: “Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?”  Então a mulher disse à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim.  Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Não comam dele, não, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.’” Pois Deus sabe que, no mesmo dia em que comerem dele, seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.” Assim, a mulher viu que a árvore era boa para alimento e que era desejável aos olhos, sim, a árvore era agradável de contemplar. Então ela pegou do seu fruto e começou a comê-lo. Depois deu também do fruto ao seu marido, quando ele estava com ela, e ele começou a comê-lo.  Então os olhos de ambos se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Por isso costuraram folhas de figueira para cobrir a sua nudez...O homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, foi ela que me deu do fruto da árvore, por isso comi.”  Jeová Deus disse então à mulher: “O que você fez?” A mulher respondeu: “A serpente me enganou, por isso comi.”  Então Jeová Deus disse à serpente: “Por ter feito isso, você é maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens. Sobre o seu ventre você rastejará, e comerá pó todos os dias da sua vida.  E porei inimizade entre você e a mulher, e entre o seu descendente e o descendente dela. Este esmagará a sua cabeça, e você ferirá o calcanhar dele.”
Com isso, Jeová Deus o expulsou do jardim do Éden para cultivar o solo de que tinha sido tirado.
*COMENTÁRIOS*
Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso por eles terem transgredido  contra a Lei de Deus, os dez mandamentos?
No Éden o homem tinha apenas 1 mandamento Jeová a seguir: Não comer o fruto da árvore do conhecimento que é bom ou que é mal. Essa proibição daquele fruto representava o direito de Jeová governar o universo dizendo o que é certo e o que é  errado. (SOBERANIA DE JEOVÁ).
Adão e sua esposa nunca receberam instruções dos DEZ mandamentos. Tinham a lei da consciência do que era certo ou errado, além de poderem usar o livre arbítrio, com SABEDORIA. Jamais o relato da expulsão de ambos do jardim consta que quebraram qualquer um dos DEZ mandamentos.

*Gênesis 4:7,8* , Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, " *eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti*, mas a ti cumpre dominá-lo.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
*COMENTÁRIOS*
Como Caim sabia que matar era pecado contra Deus? Será que Adão seu pai tinha recebido os dez mandamentos e lhe havia lhe repassado? Adão recebeu de Deus que ordem restritiva para não morrer? Não podia apenas comer o fruto proibido.  Os dois Filhos de Adão já estavam debaixo do pecado herdado de seu pai.  Abel matava animais para sacrifícios a Deus reconhecendo isso.  No entanto, Caim sabia pela sua consciência que matar um semelhante a si não era Correto. Sua consciência o acusou antes do Crime. Caim sabia que seu pai iria morrer pela desobediência a Deus comendo do fruto. Assim, era a Lei moral de Deus controlada pela consciência até o Pacto da Lei em Horebe.  Leia Gênesis 4:4-8; Rom. 2:12-15; 5:14.


*Gênesis 26:5* ,  "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis"
*COMENTÁRIOS*
Confira o próprio contexto e outros contextos que Abrão não guardava os 10 mandamentos...Aliás,  Abraão jamais guardou um Sábado. Então o que Abraão obedecia? Todos as Leis, preceitos, ordens de Jeová com relação ao PACTO ABRAÂMICO, muito anterior ao Pacto da Lei. (430 anos). Leia Gênesis 17:10,23; 22:3,12,; Heb. 11:8 ; Tiago 2:21.
Na tentativa de provar a existência oficial dos Dez mandamentos, algumas traduções dizem que Abraão guardou meus mandamentos. Todavia a Bíblia é clara e específica em dizer todos mandados, preceitos e ordens de Jeová para Abraão. Entretanto, Jeová nunca disse para Abraão guardar qualquer que seja um dos DEZ mandamentos.
*Por que circuncidar no sábado não era pecado* ?
A circuncisão era uma LEI inicialmente dada por Jeová a Abraão, no pacto abraâmico. Rom. 4:10-12.  Posteriormente, Deus fez constar de novo a circuncisão na LEI do Pacto com a nação de Israel. (Leis de Moisés).
Isto se deve porque todos "Filhos de Abraão" carnais deveriam guardar a "LEI" (613 leis) para que pudessem ser uma nação de Reis e Sacerdotes quando chegasse a Nova Aliança do espírito com as Leis do Cristo. Gên. 22:18; Êx 19:6; 1 Ped 2:9.
Na nova aliança todos filhos de Abraão, seriam os reis e sacerdotes que governariam toda a terra habitada com Cristo 1000 anos. Apoc. 5:9,10; 20:6. *Na Nova Aliança, Deus não obrigou mais os filhos de Abraão espirituais (Os 144.000) circuncidarem, pois eles não estariam mais debaixo da LEI e dos DEZ mandamentos, com o sábado* . Rom. 2:25-29; 3:1-3, 4:9,10,11. Portanto, Todos filhos de Abraão os 144.000 (Apoc 14:1,3,4) deveriam guardar a LEI do CRISTO, nova Aliança.

*Gênesis 35:2* , Então Jacó disse aos da sua casa e a todos os que estavam com ele: “Livrem-se dos deuses estrangeiros que há entre vocês, purifiquem-se e troquem as suas roupas.
*COMENTÁRIOS*
Esta ordem de Jacó para seu família era baseada no Primeiro mandamento? Não! Mesmo antes do Pacto da Lei em Horebe, Jeová se apresentou a Abrão pai de Jacó. Desde esta ocasião, Jeová já começou a adverti-los que Ele é o Verdadeiro Deus. Adão e Eva sabiam que Jeová não tolerava rivalidade com outros deuses. Toda parentela de Abraão costumava ter outros deuses. Em Ur cidade dos caldeus a idolatria já era disseminada. Gên. 31:19.

*Gênesis 38:24* , No entanto, cerca de três meses depois, Judá foi informado: “Tamar, sua nora, agiu como prostituta e está grávida em resultado da sua prostituição.” Judá disse então: “Tragam-na para fora a fim de que seja queimada.”
*COMENTÁRIOS*
Baseado neste relato, alguns concluem que a nora de Tamar "adulterou" baseado nos Dez Mandamentos. Alguns tradutores tendenciosos, vertem  Tamar..adulterou. Mas, note que no contexto inteiro ela não estava amarrada a um marido, pois adultério é sexo além do cônjuge. O mais interessante é que de genesis até a Lei em Horeb não existe a palavra adultério.

*Gênesis 39:7-16* Algum tempo depois, a esposa de seu senhor começou a reparar em José e a dizer: “Deite-se comigo.”  Mas ele se recusava e dizia à esposa de seu senhor: “Meu senhor não sabe nem o que há comigo na casa, e tudo o que ele tem entregou aos meus cuidados.  Não há ninguém maior do que eu nesta casa, e ele não me negou absolutamente nada, a não ser a senhora, porque é esposa dele. Portanto, como eu poderia cometer essa grande maldade e realmente pecar contra Deus?”  Assim, dia após dia ela falava com José, mas ele nunca concordou em se deitar com ela nem em estar com ela.  Mas, certo dia, quando ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, nenhum dos servos da casa estava ali.  Então ela o agarrou pela roupa e disse: “Deite-se comigo!” Mas ele deixou a roupa nas mãos dela e fugiu para fora.  Quando ela viu que ele havia deixado a roupa nas mãos dela e fugido para fora.
*COMENTÁRIOS*
Será que José fugiu do pecado de adultério baseado nos Dez mandamentos? Não, pois, os 10 mandamentos não existiam naquela época. Foram apresentados pela primeira vez em Horeb na Aliança (pacto) da Lei. Deut. 5:1-3, 6-22.  Então qual era o pecado contra Deus que José se refreou de cometer? Note que José disse: Como eu poderia cometer essa maldade? Com certeza, José sabia que Jeová havia dado Eva para sua esposa. Eva deveria ser somente de Adão. Igualmente Potifar o patrão de José havia lhe advertido: tudo José poderia usufruir na sua casa,  apenas sua esposa não estava incluída. Note que José disse: Como eu poderia cometer essa maldade? Se José conhecesse os Dez mandamentos poderia ele dizer: como eu poderia cometer um adultério? Não existe a palavra adultério antes da LEI em Horeb.

*Gênesis 48:15, 16* Então ele abençoou José, e disse: “O verdadeiro Deus, diante de quem andaram meus pais, Abraão e Isaque, O verdadeiro Deus, que me pastoreou durante toda a minha vida até o dia de hoje, * O anjo que me tem livrado de toda calamidade* , abençoe os rapazes. Que seja perpetuado por meio deles o meu nome e o nome dos meus pais, Abraão e Isaque; Que eles aumentem até se tornarem uma multidão na terra.”
*COMENTÁRIOS*
A quem Jacó se referia ao dizer, "o anjo" que me livra de calamidades? Estudiosos da Bíblia sabem que Jesus em sua forma pré-humana acompanhou o desenrolar de todo o Livro de Gênesis. Inclusive foi um anjo que estava na sarça ardente falava e respondia por Jeová. Atos 7:38; Josué 5:13-15, 1 Cor. 10:4. Com esse ponto em mente, alguns afirmam que esse anjo Jesus estava presente na criação e que sem Jesus nada foi feito, concluem que Jesus é quem criou os dez mandamentos no Éden, no sétimo dia criativo de YHVH. Por isso, preconizam que Adão guardou sábados semanais e guardou a LEI antes de Horeb. Alegam que Jesus ao dizer que ele era o SENHOR do Sábado no Éden. Será isso uma verdade ou uma interpretação aleatória?  Primeiro, YHVH nunca denominou seu sétimo dia criativo de descanso chamando-o de Sábado. Segundo o sétimo dia criativo terminará no milênio. Heb. 3:8-19; 4:1-11. Terceiro, Jesus participou de toda criação, porém depois de Eva não houve mais criações.
Quarto, vários anjos participavam em tarefas divinas e não apenas um anjo. Gên. 18:2,3,10; 19:1.

*Êxodo 16:4,21-27,29* Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá e colherá cada dia a porção para cada dia, *para que eu Veja se anda em MINHA LEI ou não* .......Depois disso, as famílias passaram a recolher, a cada manhã, a quantidade necessária de alimento. E, quando o sol esquentava, os flocos que não tinham sido recolhidos derretiam e desapareciam.
"No sexto dia, recolheram o dobro do habitual, ou seja, quatro litros para cada pessoa. Então todos os líderes da comunidade se dirigiram a Moisés e o informaram a esse respeito.
Moisés lhes disse: "Foi o que o Senhor ordenou: ‘ *Amanhã será um dia de descanso, o sábado consagrado para o Senhor* . Portanto, assem ou cozinhem hoje a quantidade que desejarem e guardem o restante para amanhã’". Eles separaram uma porção para o dia seguinte, como Moisés havia ordenado. Pela manhã, a comida restante não tinha mau cheiro nem vermes.
Moisés disse: " *Comam o alimento hoje, pois é o sábado para Senhor*  . Hoje não haverá alimento no chão para recolher.
*Ainda assim, algumas pessoas saíram para recolhê-lo no sétimo dia, mas não o encontraram*. Cada um de vocês fique onde está, não deixe o seu lugar no sétimo dia" Então, disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar OS MEUS MANDAMENTOS e as minhas leis? Trad. Transformadora.
*COMENTÁRIOS*
Seja um leitor sincero: Lendo o relato inteiro acima, será que os israelitas no Egito e no deserto, estavam acostumados guardar todos Sábados semanais? Pelas instruções é perfeitamente perceptível que nunca haviam guardado Sábados. Veja: Jeová disse,  *Amanhã será um dia de descanso, o sábado consagrado para o Senhor* .  Está é a primeira vez na Bíblia que Deus chamou  um dia semanal dos Israelitas de sábado. Até os dias do Cristo os judeus não haviam dados nomes aos seis dias da semana, a não ser o sábado que Jeová assim o chamou pela primeira vez no episódio do maná.

Anteriormente estavam presos no Egito e sob o Pacto abraâmico onde não se guardavam os Sábados.  Depois o Pacto da Lei veio entrar em vigor 430 anos depois  onde não se guardavam os Sábados. Note que o pacto da Lei foi acrescentado ao pacto abraâmico. Leia Rom. 5:14; Gal. 3:16,17,19
*Que Mandamentos e Leis Jeová disse que os Israelitas recusaram guardar* ?  Observe que Jeová foi experimentar se guardariam um mandamento que ainda não conhecido por eles,  e os mandamentos desobedecidos não eram os Dez mandamentos da LEI. Eram os mandamentos com relação a recolher a porção dupla do maná no sexto dia a fim de observarem o primeiro sábado da vida deles. Êx. 16:4,25-30. E muitos não guardaram o primeiro sábado experimental, oficializado na LEI em Horebe.

*Êxodo 20:8-11* *Lembra-te do DIA do SÁBADO* , [semanal para os homens] para o *SANTIFICAR* . *SEIS DIAS* [semanais] trabalharás e farás TODA a tua obra,  *PORQUE em SEIS DIAS* [criativos] *FEZ o Senhor (YHVH)* os céus e a terra , o mar e tudo que neles há e ao *SÉTIMO DIA* [Não o sábado semanal] *DESCANSOU* ; portanto , *ABENÇOOU*  o Senhor (YHVH) *O DIA do SÁBADO* [semanal] e o *SANTIFICOU* [Em Horebe] .
*COMENTÁRIOS*
Deus Jeová na entrega da Lei em Horebe, pediu para os homens judeus e prosélitos lembrarem do modelo do sábado exemplificado pelo maná em dobro no sexto dia semanal, há um mês anterior e exortou agora oficialmente a guarda do sábado semanal. *Este "lembra-te do dia do sábado" era lembrar dos mandamentos com relação a recolher a porção dupla do maná no sexto dia a fim de observarem o primeiro sábado da vida deles* . E muitos não guardaram o primeiro sábado experimental, oficializado na LEI em Horebe.
Deus lembrou que fez o sábado [semanal]  para o homem não para Ele. Deut 5:15. Ter Deus mencionado que ele descansou no sétimo dia criativo era  para mostrar que eles que eles deveriam cessar de seus trabalhos semanalmente. Jeová jamais chamou seu sétimo Dia criativo de Sábado. E Deus nunca no Éden deu um memorial do sétimo dia criativo à Adão, indicando que Adão recebeu os DEZ mandamentos.
Portanto, comparando-se estes versículos acima com Gênesis 2:1-3, conclui-se que são dois sétimos dias distintos: O descanso de Deus da sua criação, e descanso semanal do homem chamado posteriormente de Sábado.
O Descanso de Deus no sétimo dia criativo é um período muito logo, e não um dia de 24 horas e está em aberto até hoje. Heb.3:1-19; 4:1-11.

*Êxodo 31:13-17* Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; *aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo* . Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.
Pelo que *os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre* ; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.
*COMENTÁRIOS*
Note que a guarda do Sábado era um sinal entre Jeová e Israel; não seria assim se todos os demais estivessem sob a obrigação de guardar o Sábado. A palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em IBB é ‛oh·lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.  
Podemos ter certeza que "oh.lám" neste contexto não significa perpétuo, porque todos estatutos com Israel, constam a mesma palavra oh.ham, inclusive os sacrifícios de animais e as leis cerimoniais que tiveram um fim.  Leia levítico 16:29; 23:14; Sal. 147:20; Rom 9:4; Heb. 8:13.
*Se a LEI tivesse em vigor,  você  mataria uma pessoa que não guardou o sábado? Na Lei do Cristo esse mandamento está em vigor* ? Êx. 31:14; Mat. 5:38,39.

*Êxodo 31:18* E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai ) as DUAS TÁBUAS do TESTEMUNHO, tábuas de pedra, ESCRITAS pelo dedo de Deus.
*COMENTÁRIOS*
Paulo menciona esta mesma passagem quando o Novo concerto foi inaugurado. 2 Cor. 3:5-11. Paulo chama as tabuas de Pedras de ministerio da Morte e ministério da condenação que havia de desaparecer. Heb. 8:13
Note os nomes: Tábuas do Testemunho, e Arca do Testemunho. Testemunho do que? Da primeira aliança da "Lei" com sua nação. O grande desafio é provar que testemunho Deus deu para passar os Dez mandamentos para Adão e os terráqueos até Horebe.  Nesse período não tinham nem a arca nem as pedras dos Dez mandamentos. Deut 5:1-3,15

Quando a Bíblia disse que as Tábuas de Pedras foram escritas pelo dedo de Jeová, ela não estava dizendo que o autor dos DEZ MANDAMENTOS foi o espírito santo. Tudo Jeová executa, fabrica, ou cria é através da sua ferramenta o seu dedo. Sal. 104:30; Veja Lucas 11:20.

*Levítico 23:2,3* “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor (YHVH), que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades: Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações.”
*COMENTÁRIOS*
Esta ordem acima foi dada aos sacerdotes responsáveis pela adoração a Jeová. Deus sempre avisou exaustivamente todos que estavam debaixo da Velha aliança a guardarem religiosamente o sábado. Isto porque debaixo da Lei,  o sábado fazia parte importante da Adoração à Jeová. Era uma dia exclusivo a todos israelitas e prosélitos da Nação cessarem de suas obras materialistas e dedicar esse dia somente a Deus. Mas note que ao chegar o novo pacto com os cristãos, não se recebeu nenhuma exortação para não negligenciar o dia do sábado semanal.


*Deuteronômios 4:13,14*  Então, vos anunciou ele (YHVH) o seu concerto, que vos prescreveu, os DEZ MANDAMENTOS, e os escreveu em duas tábuas de pedra.
*COMENTÁRIOS*
Era essa "lei" (OS DEZ MANDAMENTOS do velho concerto). Jesus e o apóstolo Paulo tinham em mente os Dez mandamentos  quando citavam A LEI? Jesus e Paulo já apartaram alguma vez os Dez mandamentos da "LEI" DE 613 MANDAMENTOS?
Nunca!  Eles sabiam que para Deus introduzir e inaugurar a LEI do concerto de 613 leis em Horebe (2 Cor. 3:5-11), Deus precisou Usar a primeira parte da Lei, pois o povo, que por medo de morrerem,  pediu a Deus que o restante da Lei fosse dada a Moisés (mediador). Êx. 20:18-22. É muito claro, que Deus passou a LEI de uma forma ordeira. A LEI tinha várias sub divisões assuntos. Alimentares, Judiciais, Sacerdotais, Morais como o incesto, sodomia, e até bestialidade, além dos 10 primeiros iniciais. Porém a Bíblia chama os Dez mandamentos de Lei de Moisés; (2 Reis 2:2,3. Josué 1:8); chama a Torah de Lei; Jesus chama o Velho Testamento de Lei Moisés e os profetas. Lucas. 24:44. Paulo nunca dividiu a Lei em uma Parte Moral e a Outra cerimonial.

*Deuteronômio 5:1-7,12-15*  E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.
O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe. Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos. Face a face o Senhor falou conosco no monte, do meio do fogo (Naquele tempo eu estava em pé entre o Senhor e vós, para vos notificar a palavra do Senhor; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão; Não terás outros deuses diante de mim;.......
Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de Sábado.
*COMENTÁRIOS*
LEIA Deuteronômio 5:1-3: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos *que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir* ...  E chamou Moisés *a todo o Israel* , e disse-lhes: Ouve, *ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos* ; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. *O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em Horebe. Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos* . Leia Sal. 147:19,20
Será que os patriarcas conheciam a LEI dada somente a Israel?  Ou estavam debaixo da Lei da consciência? Rom 5:14.

*Deuteronômio 10:1-5* Naquele mesmo tempo, me disse o Senhor (YHVH): Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim a este monte, e faze uma ARCA de MADEIRA .
Assim, fiz uma arca de madeira de cetim, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras, e subi o monte com as duas tábuas na minha mão. Então, ESCREVEU o Senhor nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da congregação, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim. E virei-me , e desci do monte, e PLUS as TÁBUAS na ARCA que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou .
*COMENTÁRIOS*
Esses mandamentos que são chamados de TESTEMUNHOS escrito por Deus, foi colocado dentro da arca. Depois, porás NA ARCA o TESTEMUNHO, que eu te darei. Êx. 25:16.
E porás a coberta do propiciatório sobre a ARCA do TESTEMUNHO no lugar santíssimo.  Êx. 26:34.
No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o TABERNÁCULO da tenda da congregação, e PORÁS NELE a ARCA do TESTEMUNHO, e cobrirás a arca com o véu. Êx. 40:2,3
E tomou o TESTEMUNHO, e pô-lo na arca, e meteu os varais à arca; e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima. Êx. 40:20
Atenta, pois, que o FAÇAS CONFORME o SEU MODELO, que te foi mostrado no monte.  Êx. 25:40
Os quais servem de EXEMPLAR e SOMBRA das COISAS CELESTIAIS, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o MODELO que, no monte, se te MOSTROU. Heb. 8:5; 10:1.
*Será que Jeová pegou as tábuas dos Dez mandamentos originais e as levou para o céu segundo Apocalipse 11:19; 15:5?  "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a ARCA do seu CONCERTO foi VISTA no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva* " . *E, depois disto, olhei , e eis que o TEMPLO do tabernáculo do TESTEMUNHO se abriu no CÉU* .
Você viu quando Deus escreveu as tábuas de pedras originais? Viu também quando e como Deus mandou fazer a arca original? Ambas as coisas eram REAIS representativas. Coisas maiores no cumprimento maior, jamais seriam as MESMAS coisas anteriores. Portanto, a arca SEM AS TÁBUAS DE PEDRAS* vista no céu é simbólica e representa que todos que foram para o santíssimo maior está no céu na presença real de Jeová. O Fato de as tábuas não estarem dentro da arca celestial, denota que a LEI de Horebe NÃO ERA MAIS A LEI DE DEUS ETERNA.

*Deuteronômio 31:24-26* E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta LEI num livro , até de todo as acabar, deu ordem Moisés aos levitas que levavam a arca do concerto do Senhor, dizendo: Tomai este livro da Lei e ponde-o ao LADO da arca do concerto do Senhor, vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
*COMENTÁRIOS*
O livro da Lei estar ao lado da arca indica que a Lei inteira [613 leis] foi instrumento do Pacto da Lei inaugurada com o sangue de animais. Deut. 31:24-26. O livro da Lei continha a LEI COMPLETA [613 leis] inclusive os DEZ Mandamentos. Por que o Livro da LEI não foi colocado dentro da arca? O Livro da Lei deveria se lido ao povo pelos líderes Judaicos. Josué 1:8; Lembre-se que o Livro foi aspergido com sangue, por que?
Porque Cristo seria mais tarde em Pentecostes, o fim dessa LEI. Rom 10:4  Tudo na nova Aliança era melhor. O sangue, o mediador, o Sumo sacerdote e a LEI do Cristo, que seria escrito nos nossos corações. [o amor] Heb. 7:18-20, 1  Reis 2:2,3


*Neemias 9:12-14* “E guiaste-os de dia por uma coluna de nuvem, e de noite por uma coluna de fogo, para lhes iluminar o caminho por onde haviam de ir. E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.”
*COMENTÁRIOS*
Neemias foi um dos maiores instrutores da LEI dada a Israel. Relembrou os israelitas retornados a terra da promessa após 70 anos de exílio as palavras acima. Neemias 8:8,9 Relembrou que a guarda do sábado era um dos aspectos da LEI para a adoração de Jeová.  Hoje a Lei dada aos Cristãos não é mais a LEI, mas a Lei do Cristo onde nosso instrutor maior é Jesus. João 10:11; Gál. 6:2.
Seus mandamentos tem maiores amplitudes com relação ao AMOR A JEOVÁ. Mateus 4:10; Marcos 12:28-32. Os cristãos se esforçam para entrar no descanso sabático maior de Deus. Heb. 4:9.


*1 Reis 2:2,3* “Logo vou morrer. Portanto, seja forte e seja homem.  Cumpra a sua obrigação para com Jeová, seu Deus, andando nos seus caminhos e obedecendo aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas decisões judiciais e às suas advertências, conforme estão escritos na Lei de Moisés. Assim, você será bem-sucedido em tudo o que fizer e aonde quer que for.
*COMENTÁRIOS*
Josué e todos líderes responsáveis da Nação Israelita deveriam ler o Livro da LEI de Moisés. Note que nesse Livro da LEI estavam escritos os DEZ mandamentos. Portanto, A Lei inteira com os DEZ mandamentos também é chamada de Lei de Moisés. Josué o sucessor de Moisés passou a ler este livro da LEI dia e noite e instruir a Nação de Israel. Jos. 1:8.

*2 Reis 4:23* Mas ele disse: “Por que você vai vê-lo hoje? Não é lua nova nem sábado.” No entanto, ela respondeu: “Não se preocupe.”
*COMENTÁRIOS*
Nos dias dos Reis e de Eliseu a LEI [613 Leis] estava em pleno cumprimento. Por este relato não se prova que o Sabado e a LEI não seriam transitorios; Veja 2 Cor. 3:5-11.

*Salmo 33:9* Pois ele falou, e tudo veio a existir; Ele deu a ordem, e tudo ficou firme.
*COMENTÁRIOS*
Usar este texto para transformar os dias criativos de Jeová em 24 hs cada uma é heresia. Jeová deu a ordem para se criar e esta ordem foi imediatamente obedecida. Veja: Louvem-no, o mais alto dos céus e as águas acima dos céus.  Que eles louvem o nome de Jeová; *Pois ele deu a ordem, e foram criados* .


*Salmo 37:31* A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.
*COMENTÁRIOS*
O salmista Davi sendo Rei de Israel deveria conhecer e conhecia de perto a Lei do seu Deus Jeová para sua época. [A LEI [613 leis].  Segundo Davi, o Justo andava com a Lei de Jeová no coração. Hoje também os Cristãos também, no Novo Pacto, andam com a Lei do Cristo em seus corações e nunca tropeçarão. Gál 6:2.

*Salmo 40:6-9* Não desejaste sacrifícios e ofertas, Mas abriste os meus ouvidos para eu escutar. Não pediste ofertas queimadas nem ofertas pelo pecado.  Então eu disse: “Aqui estou. No rolo está escrito a meu respeito.  Fazer a tua vontade, ó meu Deus, é o meu prazer, E a tua lei está no meu íntimo.  9 Proclamo as boas novas de justiça na grande congregação. Não refreio os meus lábios, Ó Jeová, como sabes muito bem.
*COMENTÁRIOS*
Este Salmo profético de Davi é praticamente uma conversa de Jesus com Jeová. Jesus sabia que ao nascer como Filho do Homem se sacrificaria no lugar dos sacrifícios de animais para sempre. Jesus também sabia que a Lei de DEUS para ele era a "LEI" (613 leis) da qual estaria debaixo. Gál 4:4. Esta era a "LEI" que tanto DAVI como JESUS AMAVAM.

*Salmo 89:31-35* Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nos meus juízos, Se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, Então visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniquidade com açoites. Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade. Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi. Não quebrarei a minha aliança, NÃO ALTERAREI o que saiu dos meus lábios.
*COMENTÁRIOS*
Esta aliança dita no Salmo 89:34 é a aliança de Jeová com o reinado de Davi. Não tem nada haver com a Aliança da LEI. Sal. 89:35,36.  O Povo Judeu que não guardasse os mandamentos e preceitos de Jeová, de baixo da Lei, (613) sofreria certamente todas consequências pelas transgressões. Porém a fidelidade com Davi, Jeová não quebraria a aliança do Reino com sua casa.

*Salmo 95:7-11*  Pois ele é o nosso Deus, E nós somos o povo do seu pasto, As ovelhas sob seus cuidados. Hoje, se vocês escutarem a voz dele,  Não endureçam o coração como em Meribá, Como naquele dia em Massá, no deserto,  Quando os seus antepassados me puseram à prova; Eles me desafiaram, apesar de terem visto as minhas obras.  Por quarenta anos eu senti repugnância daquela geração, e eu disse: “Eles são um povo que sempre se perde no seu coração; Não chegaram a conhecer os meus caminhos.” *Então jurei na minha ira: “Não entrarão no meu descanso* ”
*COMENTÁRIOS*
O descanso do sétimo dia de Jeová não era a Terra de Canaã, pois mais tarde Jeová também disse que nenhum cidadão israelita entrou no descanso de Jeová. He. 4:1-11

*Salmo 111:7,8* As obras das suas mãos são verdade e juízo; fiéis, todos OS SEUS MANDAMENTOS . PERMANECEM FIRMES para TODO o SEMPRE; são feitos em verdade e retidão.
*COMENTÁRIOS*
A vontade de eternizar a LEI MOSAICA é um desastre! Veja as contradições em outras traduções: Salmos 111:7,8
Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos todos merecem confiança. São estáveis para sempre e eternamente, vão cumprir-se com verdade e retidão. Trad. Pastoral
As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança. Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão. Trad. Internacional
Os trabalhos das suas mãos são verdade e justiça; Todas as suas ordens são dignas de confiança.  8 São confiáveis, agora e para sempre; São baseadas em verdade e em retidão. Trad. N.M
Justiça e verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos são estáveis para sempre e eternamente. Trad. Jerusalém.


*Salmo 119:2* Felizes são os que acatam as Suas advertências (Seus mandamentos), E o buscam de todo o coração.
*COMENTÁRIOS*
Ainda hoje existem pessoas que acreditam que os 10 mandamentos inclusos na Lei (513) é a Lei de Deus ainda hoje é a verdade. Elas não perceberam que Jesus disse: eu sou a Verdade. As Leis no salmo acima é válida apenas para os pactuados no Velho Testamento.  Cristo manifestou a Verdade os verdadeiros mandamentos de Deus no âmago da questão. João 14:6,15.

*Salmo 119:96* Tenho visto que todas as coisas têm o seu limite, mas o teu mandamento é amplíssimo. Almeida.
*COMENTÁRIOS*
Quando o salmista diz "o teu mandamento",  ele está querendo dizer: o conjunto de Leis em vigor, é abrangente. O Pacto da LEI vigorou de Horeb até Pentecostes, apenas para a nação de Israel, DAI PARA FRENTE A LEI DO CRISTO, PARA TODAS AS NAÇÕES. Gál. 6:2  

*Salmo 119:151,152* Tu estás perto, ó SENHOR,  (YHVH) e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os estabelecestes para sempre.
COMENTÁRIOS
Ainda hoje existem pessoas que acreditam que os 10 mandamentos inclusos na Lei (513) é a Lei de Deus ainda hoje é a verdade. Elas não perceberam que Jesus disse: eu sou a Verdade. As Leis no salmo acima é válida apenas para os pactuados no Velho Testamento.  Cristo manifestou a Verdade os verdadeiros mandamentos de Deus no âmago da questão. João 14:6,15.

*Salmo 147:19, 20* Ele declara sua palavra a Jacó, Seus decretos e seus julgamentos a Israel.  *Não fez isso com nenhuma outra nação* ; Elas não sabem nada sobre os seus julgamentos. Louvem a Jah!
*COMENTÁRIOS*
Os dois Pactos de Jeová, o primeiro em Horebe (Pacto da Lei com Israel carnal), e o segundo em Pentecostes, (Pacto do espírito com Israel espiritual, os cristãos),  foram dados por Deus a níveis nacionais. Jeová nunca pactuou sua Lei a nível individual. No Éden não existe Pacto da LEI com Adão.  Jeremias 31:31-33.
O Pacto Com Abraão envolveu obediência e Fé de Abraão a mandamentos e ordens que não eram os DEZ mandamentos das tábuas, como todos sabem. Gên. 26:5; Heb 11:8-12.
Deuteronômio 5:1-3: E chamou Moisés *a todo o Israel* , e disse-lhes: Ouve, *ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos* ; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. *O Senhor nosso Deus *fez conosco aliança em Horebe. Não com nossos pais fez o Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos* .
Será que os patriarcas conheciam a LEI dada somente a Israel?  Ou estavam debaixo da Lei da consciência? Rom 5:14.

*Eclesiastes 12:13,14* , De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
*COMENTÁRIOS*
Quando Salomão  disse teme o verdadeiro Deus e guarda seus mandamentos, a que Deus ele se referia? Jesus, uma trindade ou YVHH?  Que mandamentos existiam na época?  Seremos julgados pela LEI (613 leis) ou pela Lei do Cristo? Já existiam os mandamentos de Cristo? Não! João 14:15

*Isaías 14:13* E "tu dizias no teu coração" (desejo): Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, "e serei semelhante ao Altíssimo."
*COMENTÁRIOS*
Quando o Profeta Isaías por ordem de Jeová reprendeu os Reis maus de Israel, mencionou uma sentença contra o REI de Babilônia, mas, Deus não comparou as ações pecaminosas do Rei com as ações pecaminosas de Satanás No Éden.  Mas, com toda certeza, Satanás no Éden não havia recebido a LEI de Deus em forma de DEZ Mandamentos. Todos no universo ao serem criados automaticamente são dotados com a consciência da Lei Divina no coração. (A imagem de Deus). O pecado de Satanás não foi contra DEZ mandamentos. Ele pecou contra a soberania de Jeová governar, que tinha o direto de ditar o que é certo e o que é errado, pela consciência que Deus dota em todos. Até os animais, Jeová tem o direito de ditar o que eles podem ou não fazer, pelo instinto sábio de Jeová neles.


*Isaías 48:17,18*, Assim diz o Senhor, o teu Redentor, *o Santo de Israel* : Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Ah! *se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar* !  Trad. Almeida Fiel
*COMENTÁRIOS*
Que mandamentos os israelitas não deram ouvidos para serem bem sucedidos? Com certeza eram todos mandamentos da LEI [613 Leis] instituída em Hobebe na antiga aliança. Note por exemplo, que antes de Horebe não existia na Bíblia as palavras: LEI, mandamentos, adultério, Lei de Deus, todos eram guiados pela consciência. Rom. 2:13-15; 5:14.    
Mais tarde, depois de Pentecostes, na nova Aliança, observa-se que Cristo cumpriu a LEI, e determinou NOVOS mandamentos extraídos da Lei, mas em princípios mais abrangentes. João 13:34,35; 14:15; Gál. 6:2.  São estes os mandamentos que hoje nos tornarão bem sucedidos na vida.

*Isaías 56:3-5* O estrangeiro que se une a Jeová não deve dizer: ‘Sem dúvida, Jeová me separará do seu povo.’ E o eunuco não deve dizer: ‘Veja! Sou uma árvore seca.’”  Pois assim diz Jeová aos *eunucos que guardam os "meus sábados* ", que escolhem fazer o que me agrada e que se apegam ao meu pacto:   “Eu lhes darei na minha casa e dentro das minhas muralhas um monumento e um nome, Algo melhor do que filhos e filhas; Eu lhes darei um nome eterno, Que não será esquecido.
*COMENTÁRIOS*
Que garantia maravilhosa e bênçãos infindáveis Jeová deu aos estrangeiros e eunucos que se unissem a Ele na Sua ALIANÇA da LEI (613 leis) dentro do da Terra da Promessa. (Judeus prosélitos).  O estrangeiros e eunucos que temessem o nome de Jeová e *guardassem os Seus sábados* poderiam também oferecer sacrifícios de animais para manter um amizade com Deus. *Será que Jeová tem vários sábados semanais para Ele guardar* ? Por que Deus disse que os sábados são Dele? Por que Jeová deu o Sábado semanal para todo homem debaixo da aliança em Horebe para a adoração semanal Dele.  Jeová jamais repousou em sábados semanais.


*Isaías 58:11-14* E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do {PARA JAVÉ} Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Trad. Almeida Fiel
*COMENTÁRIOS*
Se observares esses mesmos versículos em outras traduções entenderas o seguinte: *Se você evitar que se desrespeite o dia de sábado {semanal para os israelitas} e não tratar de negócios no meu dia santo; se você disser que o sábado {semanal para os israelitas} é um dia agradável e honrar *o dia consagrado a Javé* ; se você o respeitar, deixando de viajar, de buscar seu próprio interesse e tratar de negócios; então Javé será a sua delícia, e eu vou fazer que você venha a ser levado triunfante sobre os lugares mais altos da terra, eu sustentarei você com a herança de seu pai Jacó. Assim falou a boca de Javé* . Observe que tanto em Gênesis 2:3, Jeová consagrou seu Dia de Descanso, chamado de Sétimo dia de milhares de anos.  Perceba que Jeová também consagrou  o sábado semanal para ele onde Ele exorta todos cessarem dos serviços seculares e  adorá-Lo.

*Isaías 66:17, 18* Os que se santificam e se purificam para entrar nos jardins, seguindo aquele que está no centro, *que comem carne de porco, coisas repugnantes e ratos* , chegarão todos juntos ao seu fim”, diz Jeová.  “Visto que conheço as obras e os pensamentos deles, venho para reunir pessoas de todas as nações e línguas; elas chegarão e verão a minha glória.”
*COMENTÁRIOS*
Deus nunca tinha autorizado o homem comer carne de animal desde Adão até o dilúvio.  Terminado o dilúvio, Jeová ordenou a humanidade comer *qualquer* tipo de carne, mas primeiro deveria  sangrar o animal abatido. Gên. 9:2-4.  O interessante é que Noé sabia quais animais eram puros e impuros para efeito de sacrifícios. Porém para alimentação não existia esta distinção. Somente na LEI [613 leis] dada em Horebe é que Deus deu uma dieta alimentar restringindo os animais impuros. Note também na LEI que um estrangeiro era impuro aos judeus.  Quando a LEI Foi abolida os gentios passaram a não ser impuros mais e nem os animais impuros foram proibidos de se alimentar. Atos 10:9-16. Neste sonho de Pedro, Deus ordenou Pedro a comer todos tipos de animais impuros. Atos 10:11-15. Será que Deus faria Pedro ter um sonho com coisas erradas para avisá-lo que Deus purificaria os gentios na congregação? Note que Paulo disse comei tudo que se vende no açougue. 1 Cor. 10:25-28. Então Deus Mostrou que na Nova aliança cada cristão deveria cuidar da sua saúde, sabendo que a medicina iria descobrir muitas coisas de alimentação que causariam danos a saúde humana. Por exemplo, verduras mal lavadas causam a mesma parasitose  que a carne de porco causa.

*Isaías 66:22,23* , Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
*COMENTÁRIOS*
Para os defensores do Sábado, este texto indica que o Sábado será observado eternamente. Mas, leia com atenção: De Sábado à Sábado (a semana inteira) e de lua nova à lua nova (mensalmente), todos adorarão YHVH diariamente.

*Jeremias 17:19-23*, Assim me disse Jeová: “Vá e fique de pé no portão dos filhos do povo, pelo qual os reis de Judá entram e saem, e também em todos os outros portões de Jerusalém.  Diga a eles: ‘ *Ouçam a palavra de Jeová, ó reis de Judá, todo o povo de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, que entram por estes portões* .  Assim diz Jeová: “ *Tenham o cuidado de não transportar nenhuma carga no dia de sábado nem de entrar com ela pelos portões de Jerusalém* . *Não tragam nenhuma carga da sua casa no dia de sábado, nem realizem nenhum trabalho* . *Mantenham sagrado o dia de sábado, assim como ordenei aos seus antepassados* .  Mas eles não escutaram nem prestaram atenção; teimaram em não obedecer e não aceitar a disciplina.”’
*COMENTÁRIOS*
As constantes exortações da guarda do sábado aos Israelitas eram muito frequentes. Os avisos e cobranças da guarda do sábado eram até exaustivas.  Mas, mas estas exortações sobre o sábado, nunca ocorreram na história humana a não ser de Horebe até Pentecostes, que foi o período da vigência  da LEI [613 Leis] dada a Nação de Israel. Nesse período vigorou a Velha Aliança sucedida pela Nova Aliança do espírito. Também houve a mudança para a LEI do Cristo. Gál. 6:2.

*Jeremias 31:31-33*, Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que *farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá* . *Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito* ; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas *esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias* , diz o Senhor: *Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração* ; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
*COMENTÁRIOS*
Jeová Foi claro: fez apenas DUAS Alianças Nacionais: A primeira com os Israelitas carnais após tirá-los da servidão do Egito em Horebe. Essa eles jamais não cumpriram. Essa aliança (pacto) terminou em Pentecostes com a inauguração da Nova Aliança do espírito.  Nessa primeira, apenas um homem conseguiu cumpri-la: O Senhor Jesus e ninguém posteriormente jamais conseguiria cumpri-la. Deus sabendo disso, introduziu a Segunda Aliança. Essa agora, seria a derradeira para salvar toda humanidade seria uma Aliança com a "Igreja Cristã a ser arrebatada" .  
Quatrocentos anos da LEI, Jeová fez uma Aliança (Pacto individual) com Abraão. (pacto abraâmico). Rom. 4:10-12. Neste Pacto todos filhos de Abraão deveriam ser circuncidados.  Posteriormente, Deus fez constar de novo a circuncisão na LEI do Pacto com a nação de Israel. (Leis de Moisés).
Isto se deve porque todos "Filhos de Abraão" carnais deveriam guardar a "LEI" (613 leis) para que pudessem ser uma nação de Reis e Sacerdotes quando chegasse a Nova Aliança do espírito com as Leis do Cristo. Gên. 22:18; Êx 19:6; 1 Ped. 2:9.
Na nova aliança todos filhos espirituais de Abraão, (do Israel de Deus; Gál. 6:15,16) seriam os reis e sacerdotes que governariam toda a terra habitada com Cristo 1000 anos. Apoc. 5:9,10; 20:6.
*Na Nova Aliança, Deus não obrigou mais os filhos de Abraão espirituais (Os 144.000) circuncidarem, pois eles não estariam mais debaixo da LEI e dos DEZ mandamentos, com o sábado* . Rom. 2:25-29; 3:1-3, 4:9,10,11. Portanto, Todos filhos espirituais de Abraão os 144.000, a classe sacerdotal do NOVO Pacto (Apoc. 14:1,3,4) deveriam guardar a LEI do CRISTO.
Estes "filhos de Abraão" a igreja arrebatada" é que abençoariam toda terra habitada. Gên. 26:4 b
Mas, como a Lei da nova Aliança seria escrita no coração do povo de Deus na nova aliança?  Percebe que a Lei do Cristo é o AMOR A JEOVÁ E O AMOR AO PRÓXIMO?  

*Ezequiel 20:11-13* Então lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas decisões judiciais, para que o homem que as cumprisse tivesse vida por meio delas. *Também lhes dei os meus sábados como sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu, Jeová, sou aquele que os santifica* .
Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto. Eles não andaram nos meus decretos e rejeitaram as minhas decisões judiciais, as quais, se o homem cumprir, terá vida por meio delas. Profanaram completamente os meus sábados. De modo que prometi derramar sobre eles o meu furor no deserto para exterminá-los.
*COMENTÁRIOS*
Apesar de Jeová escolher unicamente "a casa de Israel" para pactuar sua LEI [613 LEIS] em HOREBE, A Casa de Israel nunca respeitou a LEI que só eles receberam até chegar o TUTOR novo. Note que não era só o Sábado que negligenciavam. Por Isso Jeová abandonou a nação de Israel. Mateus 23:37,38. De Pentecostes para frente a LEI foi abolida e o sábado não era mais o "Sinal" entre Deus e a nova Nação envolvida no Novo Pacto. Rom. 10:4; 2 Cor. 3:5-11. Nas Leis da Nova Aliança,  a LEI do Cristo vigora até hoje e o SINAL dos cristãos é o AMOR e o selo o espírito santo. João 14:15, Gál. 6:2.
Cristo e os Apóstolos jamais exortaram a guarda do sábado na LEI CRISTÃ, como na LEI o sábado era frequentemente preconizado

*Ezequiel 20:16-21* Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e *profanaram os meus sábados* ; porque o seu coração andava após os seus ídolos.
Não obstante o meu olho lhes perdoou, e eu não os destruí nem os consumi no deserto.
Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos.
Eu sou o Senhor vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os. *E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós* , para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
Mas também os filhos se rebelaram contra mim, e não andaram nos meus estatutos, nem guardaram os meus juízos para os fazer, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles; *eles profanaram os meus sábados* ; por isso eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto.
*COMENTÁRIOS*
Apesar de Jeová escolher unicamente "a casa de Israel" para pactuar sua LEI [613 LEIS] em HOREBE, A Casa de Israel nunca respeitou a LEI que só eles receberam até chegar o TUTOR novo. Note que não era só o Sábado que negligenciavam. Por Isso Jeová abandonou a nação de Israel. Mateus 23:37,38. De Pentecostes para frente a LEI foi abolida e o sábado não era mais o "Sinal" entre Deus e a nova Nação envolvida no Novo Pacto. Rom. 10:4; 2 Cor. 3:5-11. Nas Leis da Nova Aliança,  a LEI do Cristo vigora até hoje e o SINAL dos cristãos é o AMOR e o selo o espírito santo. João 14:15, Gál 6:2.
Cristo e os Apóstolos jamais exortaram a guarda do sábado na LEI CRISTÃ, como na LEI o sábado era frequentemente preconizado

*Ezequiel 28:16* Na multiplicação do teu comércio, "se encheu o teu interior de violência" (desejo pecaminoso), "e pecaste" (concretização); pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras.
*COMENTÁRIOS*
Quando o Profeta Ezequiel transmitiu a lamentação de Jeová ao Rei de Tiro, Deus comparou as ações pecaminosas do Rei com as ações pecaminosas de Satanás No Éden.  Mas, com toda certeza Satanás no Éden não havia recebido a LEI de Deus em forma de DEZ Mandamentos. Todos no universo ao serem criados automaticamente são dotados com a consciência da Lei Divina no coração. (A imagem de Deus). O pecado de Satanás não foi contra DEZ mandamentos. Ele pecou contra a soberania de Jeová, que tinha o direto de ditar o que é certo e o que é errado, pela consciência que Deus dota em todos. Até os animais, Jeová tem o direito de ditar o que eles podem ou não fazer, pelo instinto sábio de Jeová neles.


*Daniel 7:25* E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a LEI ; e eles serão entregues nas suas mãos por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.
*COMENTÁRIOS*
O CHIFRE PEQUENO,  a potência Anglo Americana,  Proibiu 3 anos e meio os cristãos pregarem o Reino de Deus publicamente de casa em casa durante a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.
Por fim, os estudantes da Bíblia (os santos de Jeová) foram sentenciados a prisão.  O governo americano mudou sua lei constitucional que permitia o livre acesso aos lares dos pregadores do Reino de Jeová. Assim mudaram os tempos e a lei Deus, proibindo a pregação o mandamento de Jesus. Mateus 24:14. Jamais isso seria a emissão dum decreto dominical para proibirem o descanso aos Sábados e descansarem no Domingo.

*Oseias 2:11* Porei fim a toda a sua alegria, Suas festividades, suas luas novas, *seus sábados* e todas as suas épocas festivas.
*COMENTÁRIOS*
Os judeus apóstatas já sabiam que o Sábado semanal iria cessar. Tanto é Verdade que certa ocasião eles perguntaram: ‘Quando acabará a festividade da lua nova, para que possamos vender nossos cereais; *E também o Sábado, para que possamos pôr os grãos à venda* ? Amós 8:5. Jeová respondeu em sua palavra a Bíblia: E Jeová respondeu à eles: ‘Naquele dia’, diz o Soberano Senhor Jeová, *Farei o sol se pôr ao meio-dia E escurecerei a terra em plena luz do dia* . Transformarei as suas festividades em luto E todas as suas canções em lamentações, Cobrirei todos os quadris com pano de saco e farei com que todas as cabeças sejam rapadas; Farei com que vocês lamentem como se tivessem perdido um filho único, E o fim de tudo será como um dia amargo.’ Amos 8:9,10. Portanto o Sábado encerrou com a morte de Cristo e a partir de Pentecostes não era mais necessário a sua guarda.  


*Oseias 6:7,8* Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. Gileade é a cidade dos que praticam a injustiça, manchada de sangue. Almeida Revista e Atualizada.
*COMENTÁRIOS*
Os Judaizantes modernos manipulam as suas traduções as Escrituras Sagradas para os cristãos continuarem no Pacto da LEI. Oseias 6:7 é mais um caso típico. Tentam incutir nos leitores da Bíblia que lá no Éden já havia o Pacto da Lei de Dez mandamentos com Adão.
*Compare Oseias 6:7,8 em várias traduções* :
1- Mas eles, {Os judeus debaixo da Lei}, como meros humanos, violaram o pacto. Nestes lugares eles me traíram. Trad. N.M.
2- Na cidade de Adão (Adam) eles (Israelitas) quebraram a aliança, (Da Lei) e me foram infiéis. Em Gileade....Trad. Internacional
3- Em Adam eles violaram a aliança;  Gileade é uma cidade de malfeitores. Trad. Pastoral
Concluindo: Será que a sentença, "em Adão todos morrem é o resultado de Adão pecar contra os Dez Mandamentos?  Gên. 3:1-5. Será mesmo que houve um pacto de Jeová com Adão? Se houve, Oseias 6:7,8 não é a citação dessa Aliança.
Sejamos sinceros: Paulo em Romanos 5:14 inviabiliza o Pacto dos Dez mandamentos com Adão: "a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não haviam cometido pecado semelhante à transgressão de Adão* .

*Amós 8:5* Que dizem: ‘Quando acabará a festividade da lua nova, para que possamos vender nossos cereais; *E também o sábado, para que possamos pôr os grãos à venda* ? Assim poderemos reduzir a medida da efa E aumentar o peso do siclo, Adulterando nossa balança para enganar;
*COMENTÁRIOS*
Os judeus apóstatas já sabiam que o Sábado semanal iria cessar. Tanto é Verdade que certa ocasião eles perguntaram o acima escrito.
Porei fim a toda a sua alegria, Suas festividades, suas luas novas, *seus sábados* e todas as suas épocas festivas, diz Oseias 2:11.
E Jeová respondeu à eles: ‘Naquele dia’, diz o Soberano Senhor Jeová, *Farei o sol se pôr ao meio-dia E escurecerei a terra em plena luz do dia* . Transformarei as suas festividades em luto E todas as suas canções em lamentações, Cobrirei todos os quadris com pano de saco e farei com que todas as cabeças sejam rapadas; Farei com que vocês lamentem como se tivessem perdido um filho único, E o fim de tudo será como um dia amargo.’ Amos 8:9,10. Portanto o Sábado encerrou com a morte de Cristo e a partir de Pentecostes não era mais necessário a sua guarda.

*Malaquias 3:6* "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos
*COMENTÁRIOS*
Deus não muda mas, seus mandamentos mudam para melhores. Romanos 7:10 E o mandamento que era para levar à vida, descobri que levava à morte.
Hebreus 8:13 Ao dizer “um novo pacto”, ele tornou ultrapassado o anterior. E o que é ultrapassado e fica velho está prestes a desaparecer.

*Mateus 5:17,18* *Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir* . Porque em verdade vos digo: *até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra* .
*COMENTÁRIOS*
Estes dois versículos são os mais mal entendidos para os que querem continuar debaixo da LEI.  Quando Jesus disse NÃO VIM CANCELAR a "LEI e os profetas" Mas CUMPRIR. Ele não falou que a LEI SERIA ETERNA e sim que a LEI duraria "ATÉ SER CUMPRIDA. Muitas profecias depois dele ir embora ainda se cumpririam dos Profetas em nosso tempo. Dan. 2:44; 12:9,10.
O ponto todo importante é que Jesus disse que a LEI depois que ele a cumprisse PASSARIA: " *até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais PASSARÁ da Lei, até que tudo se CUMPRA* .
Notou que JESUS disse que *A LEI passaria DEPOIS que FOSSE TODA CUMPRIDA* ?
*Gálatas 3:19 diz que A LEI DURARIA  ATÉ que Cristo VIESSE* .  
*Lucas 16:16 DIZ QUE a LEI DURARAM ATÉ João*
*Hebreus 7:12 diz que A LEI duraria ATÉ A mudança de SACERDÓCIO* .
*2 Coríntios 3:5-11 diz que os DEZ mandamentos eram transitórios*

*Mateus 5:19* "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja , e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus .
*COMENTÁRIOS*
Após Jesus dizer que A LEI passaria ATÉ que TUDO se CUMPRISSE, (Mat. 5:18) e Enquanto a LEI vigorasse era imperativo OBEDECÊ-LA, a fim de ser chamado de grande no Reino dos céus. Foi o caso de Jesus, pois ele obedeceu e CUMPRIU A LEI e foi aprovado pelo seu Pai celestial.

*Mateus 5:32* Eu, porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.
*COMENTÁRIOS*
Neste contexto, Jesus fazia uma comparação das deficiências da Lei [613]  com a futura Lei e mandamentos dele que seriam as Leis de Deus eternas. Note que, antes da Lei 613] não existia a palavra adultério, o que descarta a obrigatoriedade de cumprir DEZ Mandamentos antes da LEI de Horebe. João 14:15; 2 Cor. 3:6-11.

*Mateus 12:1-8* Naquela ocasião, Jesus passou pelos campos de cereais no sábado. Seus discípulos ficaram com fome e começaram a arrancar espigas e a comer.  Vendo isso, os fariseus lhe disseram: “Veja! Seus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer no sábado.”  Ele lhes disse: “Vocês não leram o que Davi fez quando ele e seus homens ficaram com fome?  Como ele entrou na casa de Deus, e eles comeram os pães da apresentação, algo que não era permitido comer, nem a ele nem aos que estavam com ele, mas apenas aos sacerdotes?  Ou não leram na Lei que, nos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e permanecem sem culpa?  Mas eu lhes digo que algo maior do que o templo está aqui.  No entanto, se vocês tivessem entendido o que significa: *Quero misericórdia, e não sacrifício* [Miq. 6:8] ’, não teriam condenado os inocentes. *Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado* .”
*COMENTÁRIOS*
*O que Jesus quis diz dizer que o sábado foi feito por causa do homem* ?
Se você ler nos dez mandamentos dados em Horebe notará que não só o homem judeu se beneficiaria do sábado implantado apenas aos judeus e prosélitos da nação de Israel. Note que os animais também seriam beneficiados. Êx. 20:8; Deut. 5:1-3, 12-15;  Ademais nem o Criador e seus trilhões de anjos guardariam um sábado semanal terrestre.
Aos olhos dos fariseus que não conheciam a LEI e seus princípios, o Filho do Homem burlou o Sábado semanal dedicado exclusivamente a Adoração de YHVH e cessar de trabalhos seculares. Os Líderes Judaicos conheciam a LEI superficialmente, e concluíram que Jesus junto com seus apóstolos colhendo espigas no Sábado semanal fizeram atividades que não era permitido o homem fazer. Mas, o que não perceberam é que Jesus e seus apóstolos na LEI deles, seriam o Sumo e SUB sacerdotes (Classe sacerdotal) no Templo Maior o espiritual.  É lógico que pela LEI judaica os sacerdotes que trabalhavam no Templo judaico, trabalhavam no templo sem quebrar as regras do sábado semanal até mesmo fazendo suas comidas. Os Fariseus hipócritas não perceberam que embora Jesus estivesse debaixo da LEI poderia colher aqueles espigas por ser O SENHOR DO SÁBADO MAIOR, e pertencer a Classe sacerdotal na sua NOVA ALIANÇA, juntamente com seus apóstolos.  
O Sábado literal SEMANAL, que se destinava a aliviar os israelitas da sua labuta, e para dedicarem um dia de adoração à Jeová; (Deut. 5:1-3,14,15)  e era “sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo”. (Col. 2:16, 17) Porém o *sábado maior* , o JUBILEU antítipo, NO TEMPLO MAIOR,  começou à Partir de Pentecostes quando a LEI findou-se. (Aliança do espírito.  2 Cor. 3:6,7)  

*Mateus 19:17-19*, E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
*COMENTÁRIOS*
Jesus enquanto a Lei estava em vigor, jamais pediria para guardar a Lei dele. Jesus estava completamente debaixo da Lei, e teria de ser o primeiro a dar o exemplo. Mat. 5:17-19; Gál. 4:4. Note que Jesus cumpriu a Lei e ele é o fim da LEI. Rom. 10:4;  Portanto, quem estivesse debaixo da Lei deveria cumprir a LEI [613], mas quem estivesse debaixo da LEI do Cristo deverá obedecer a Lei do Cristo. 1 Cor. 9:21.

*Mateus 22:35-40* E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
*COMENTÁRIOS*
Já pensou se Jesus ao ser perguntado qual é o maior mandamento  da LEI, ele respondesse: Não terás outros deuses diante de mim e o segundo: Lembra te do Sábado?
Por que Jesus não respondeu a pergunta usando só os DEZ Mandamentos? JESUS respondeu a pergunta  com os dois maiores mandamentos da LEI como princípios, por saber que ele seria FIM da LEI.
Rom. 10:4, 1 Cor. 9:21; 2 Cor. 3:6-11; Gál. 6:2.

*Mateus 23:23* “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Porque dão o décimo da hortelã, do endro e do cominho, mas *desconsideram as questões mais importantes da Lei* , isto é, a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Essas eram as coisas que precisavam ser feitas, mas sem desconsiderar as outras.
*COMENTÁRIOS*
Ao repreender severamente os escribas e fariseus Jesus mencionou a hipocrisia  deles por *desconsideram as questões mais importantes da Lei*  mencionando a passagem da Lei em Miqueias 6:8, que aborda a Justiça.
Neste caso Jesus mostra que LEI não era apenas os DEZ mandamentos, e que os aspectos mais importantes da LEI eram os princípios por trás dela, que Jesus logo à frente instituiria na Sua LEI. Gál. 6:2

*Mateus 24:20*  Persistam em orar para que a sua fuga não ocorra no inverno nem no sábado;
*COMENTÁRIOS*
Mostra este versículo que Jesus não iria abolir a Lei? Queria Jesus que o Sábado fosse respeitado perpetuamente?  Não! Jesus mostrou que a Destruição de Jerusalém era iminente. A fuga seria quase impossível. Pior ainda, se fosse no inverno rigoroso ou no Sábado, onde era proibido afastar-se de Jerusalém 1, 6 km. Mateus 23:37, 38; 24:1,2.
Mas por que essa preocupação com a fuga no sábado se ele deixaria de existir?  Porquê Jesus queria que toda aquela geração ficasse alerta e perseverasse sem saber a data da destruição do Sistema Judaico    

*Mateus 27:62* No outro dia, o dia seguinte ao da Preparação (sábado), os principais sacerdotes e os fariseus se reuniram perante Pilatos
*COMENTÁRIOS*
Esta é a última preparação e a última observância do Sábado previstos pela LEI e observados pelos seguidores de Cristo. A semana dos pães fermentados e a páscoa Judaica seriam também as últimas a serem cumpridas da LEI. Esta semana continha aspectos que envolveria um último sábado a ser cumprido. A ressurreição de Cristo.  Mas algo ainda da LEI seria cumprido para que A LEI "PASSASSE": A última comemoração da festividade de Pentecostes. Foi em Pentecostes de 33 surgiu a primeira reunião da congregação Cristã, onde não se observava mais a LEI, nem os sábados. Em Atos relata-se os sendo observados sábados apenas nas  sinagogas judaicas que não se converteram ao Cristianismo (O caminho).

*Marcos 2:27,28* *O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado* . Assim, pois, o Filho do homem  é Senhor até mesmo do Sábado. Observe o contexto que Jesus e seus discípulos faziam coisas ilícitas no Sábado. Marcos 2:23-26.
*COMENTÁRIOS*
*O que Jesus quis diz dizer que o sábado foi feito por causa do homem* ?
Se você ler nos dez mandamentos dados em Horebe notará que não só o homem judeu se beneficiaria do sábado implantado apenas aos judeus e prosélitos da nação de Israel. Note que os animais também seriam beneficiados. Êx. 20:8; Deut. 5:1-3, 12-15;  Ademais nem o Criador e seus trilhões de anjos guardariam um sábado semanal terrestre.
Aos olhos dos fariseus que não conheciam a LEI e seus princípios, o Filho do Homem burlou o Sábado semanal dedicado exclusivamente a Adoração de YHVH e cessar de trabalhos seculares. Os Líderes Judaicos conheciam a LEI superficialmente, e concluíram que Jesus junto com seus apóstolos colhendo espigas no Sábado semanal fizeram atividades que não era permitido o homem fazer. Mas, o que não perceberam é que Jesus e seus apóstolos na LEI deles, seriam o Sumo e SUB sacerdotes (Classe sacerdotal) no Templo Maior o espiritual.  
É lógico que pela LEI judaica os sacerdotes que trabalhavam no Templo judaico, trabalhavam no templo sem quebrar as regras do sábado semanal até mesmo fazendo suas comidas. Os Fariseus hipócritas não perceberam que embora Jesus estivesse debaixo da LEI poderia colher aqueles espigas por ser O SENHOR DO SÁBADO MAIOR, e pertencer a Classe sacerdotal na sua NOVA ALIANÇA, juntamente com seus apóstolos.  
O Sábado literal SEMANAL, que se destinava a aliviar os israelitas da sua labuta, e para dedicarem um dia de adoração à Jeová; (Deut. 5:1-3,14,15)  e era “sombra das coisas vindouras, mas a realidade pertence ao Cristo”. (Col. 2:16, 17) Porém o *sábado maior* , o JUBILEU antítipo, NO TEMPLO MAIOR,  começou à Partir de Pentecostes quando a LEI findou-se. (Aliança do espírito.  2 Cor. 3:6,7).  
Depois da Criação de Eva Jeová está em repouso até hoje, convidando-nos para participar desse descanso. Hebreus 4:1-12.
É digno de nota que Jesus é Senhor do Sábado maior o Reino de 1000 anos. Apoc. 1:10; 20:6

*Marcos 3:1-4* De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio! Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio.
*COMENTÁRIOS*
O sistema sacerdotal judaico foi criado junto com a Lei [613 Leis] em Horebe, na Velha aliança com a Nação Israelita. Deus escolheu a Tribo de Levi para selecionar o Sumo sacerdote e os sub sacerdotes.
Os fariseus e doutores da LEI eram os responsáveis para o ensino da LEI e o seu cumprimento na NAÇÃO inteira. Infelizmente a Classe sacerdotal (ortodoxa) não entendeu que a LEI apontava para outro SUMO SACERDOTE e outros sacerdotes auxiliares, que viriam com a LEI do Cristo na Nova aliança com os israelitas espirituais. Mas o ponto principal é: antes do Sistema Sacerdotal Judaico até Adão, existia alguém responsável pela guarda do sábado e dos dez mandamentos? Tente procurar neste período citado, alguém guardando o sábado ou alguém sendo repreendido pela não observância de um sábado.
Vamos além: tente procurar no período de Pentecostes até hoje, alguém guardando o sábado ou alguém sendo repreendido pela não observância de um sábado ou alguém admoestando para se guardar o sábado com seriedade máxima.
É justamente nesse período atual que Mudou-se a LEI [613 Leis]  para a LEI do Cristo, onde a classe sacerdotal Jesus é o sumo Sacerdote e  os sub sacerdotes a Noiva de Cristo. Os líderes judaicos não perceberam que Jesus seria o SENHOR do Sábado Maior, o Jubileu, do último Pentecoste até o final do milênio. Neste período atual nunca mais se mencionou a guarda do sábado semanal.


*Marcos 7:7,8* É em vão que continuam a me adorar, pois ensinam as regras de homens como doutrinas.’ Vocês abandonam *o mandamento de Deus* e se apegam à tradição de homens.”
*COMENTÁRIOS*
O que Jesus tinha em mente quando disse "o mandamento de Deus" neste contexto? Eram os Dez mandamentos? Veja em Marcos 7:1-6, *eram aspectos de toda a LEI incluindo os mandamentos secundários* .
Então os fariseus e alguns dos escribas que tinham chegado de Jerusalém se reuniram em volta dele.  E eles viram alguns dos discípulos dele tomar a refeição com mãos impuras, isto é, sem lavá-las.  (Pois os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos até os cotovelos, apegando-se à tradição dos homens dos tempos antigos,  e, ao voltar do mercado, não comem sem se lavar. Há muitas outras tradições que eles receberam e às quais se apegam, como batismos de copos, de jarros e de vasilhas de cobre.)  Então esses fariseus e escribas lhe perguntaram: “Por que os seus discípulos não seguem a tradição dos homens dos tempos antigos, mas tomam a refeição com mãos impuras?”  Ele lhes disse: “Isaías profetizou apropriadamente a respeito de vocês, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está muito longe de mim. É em vão que continuam a me adorar, pois ensinam as regras de homens como doutrinas.’  Vocês abandonam *o mandamento de Deus e se apegam à tradição de homens*.”


*Marcos 10:17-23* Quando ele estava saindo, um homem chegou correndo, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: “ *Bom Instrutor, o que devo fazer para herdar a vida eterna* ?” Jesus lhe disse: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um só, Deus. * Você conhece os mandamentos: ‘Não assassine; não cometa adultério; não furte; não dê falso testemunho; não defraude; honre seu pai e sua mãe* .’”  O homem lhe disse: “Instrutor, *eu tenho cumprido todas essas coisas desde bem jovem* .”  Jesus olhou para ele e, sentindo amor por ele, disse: “Falta uma coisa a seu respeito: vá, venda o que você tem e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu; *e venha ser meu seguidor* .”  Mas ele ficou triste com a resposta e foi embora abatido, porque tinha muitas posses.  Depois de olhar em volta, Jesus disse aos seus discípulos: “Como será difícil para os que têm dinheiro entrar no Reino de Deus!”
*COMENTÁRIOS*
Pare e pense:
1- Jesus disse ao homem  guardar os DEZ mandamentos para herdar a vida eterna. Isto já estava sendo feito.
2- O próprio Jesus para se salvar, também estava debaixo da LEI e guardava todos mandamentos da LEI [613 leis]Gál. 4:4; Heb. 5:7   
*Por que aquele homem deveria seguir Jesus pessoalmente se ele já fazia tudo*?
Jesus disse algo que esclareceu esta pergunta: “Como será difícil para os que têm dinheiro entrar no Reino de Deus!  Aquele homem deveria fazer as obras cristãs que na Nova Aliança e na Lei do Cristo que seriam implantadas em breve, que não constavam na Velha aliança:
a)- Abandonar o Judaísmo e suas sinagogas e congregar nas futuras congregações cristãs. Hebreus 10:23,24
b)- Aceitar o Cristo como seu Salvador. Atos 4:11,12
c)- Aprender os mandamentos e a Lei do Cristo e cumpri-los. João 14:15; Gál. 6:2
d)- Evangelizar O REINO VINDOURO do Messias em toda terra habitada. Mateus 24:14
e)- Fazer novos discípulos de Cristo. Mateus 28:19,20
f)- Perseverar até o fim; Mat. 24:13
Mais tarde aquele homem aprenderia claramente que os DEZ mandamentos seriam transitórios. 2 Cor. 3:5-11

*Marcos 12:28-32* Um dos escribas, que havia se aproximado e ouvido a discussão, vendo que ele tinha lhes respondido bem, perguntou-lhe: “Qual mandamento é o primeiro de todos?”  Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.  Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de toda a sua força.’  O segundo é: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.’ Não há outro mandamento maior do que esses.”  O escriba lhe disse: “Instrutor, o senhor disse bem, em harmonia com a verdade: ‘Ele é um só, e não há outro além dele’;
*COMENTÁRIOS*
Já pensou se Jesus ao ser perguntado qual é o maior mandamento da LEI, ele respondesse: Não terás outros deuses diante de mim e o segundo: Lembra te do Sábado?
Por que Jesus não respondeu a pergunta usando só os DEZ Mandamentos? JESUS respondeu a pergunta com os dois maiores mandamentos da LEI [Lev. 19:18; Deut. 6:4] como princípios, por saber que ele seria FIM da LEI.
Rom. 10:4, 1 Cor. 9:21; 2 Cor. 3:6-11; Gál. 6:2.

*Marcos 16:1* Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.
*COMENTÁRIOS*
Esta é a última preparação e a última observância do Sábado previstos pela LEI e observados pelos seguidores de Cristo. A semana dos pães fermentados e a páscoa Judaica seriam também as últimas a serem cumpridas da LEI. Esta semana continha aspectos que envolveria um último sábado a ser cumprido. A ressurreição de Cristo.  Mas algo ainda da LEI seria cumprido para que A LEI "PASSASSE": A última comemoração da festividade de Pentecostes. Foi em Pentecostes de 33 surgiu a primeira reunião da congregação Cristã, onde não se observava mais a LEI, nem os sábados. Em Atos relata-se os sendo observados sábados apenas nas  sinagogas judaicas que não se converteram ao Cristianismo (O caminho).

*Lucas 4:15-17, 31-33*  E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito...
E desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e os ensinava no sábado. E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.
Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz.
*COMENTÁRIOS*
Jesus nasceu na nação de Jeová pactuada com a Lei. Ele como todo Judeu e prosélito estavam debaixo da Lei até Pentecostes, onde surgiram as congregações cristãs apartadas das sinagogas judaicas
Por isso, todos Sábados, todos se reuniam nas sinagogas.

*Lucas 10:25-28* Então, um homem perito na Lei se levantou para prová-lo e perguntou: “Instrutor, o que devo fazer para herdar a vida eterna?”  Ele lhe disse: *O que está escrito na Lei* ? Como você lê?”  Em resposta, ele disse: “‘Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de toda a sua mente’ e ‘o seu próximo como a si mesmo’.”  Ele lhe disse: “Você respondeu corretamente; persista em fazer isso e obterá a vida.”
*COMENTÁRIOS*
Jesus disse a um perito da LEI o que era necessário para herdar a vida eterna. Cristo não mencionou nada dos DEZ Mandamentos. Simplesmente disse o âmago da LEI, (princípios mais importantes da LEI), que ele reeditaria na sua lei, a ser dada aos Cristãos a partir de Pentecostes, o Pacto do espírito. Deut. 6:5; Lev. 19:18.

*Lucas 16:16,17* Ele diz: “A Lei e os Profetas foram declarados até João. Desde então, o Reino de Deus está sendo declarado como boas novas, e todo tipo de pessoas avança vigorosamente em direção a ele. Realmente, é mais fácil passarem céu e terra do que ficar sem se cumprir um só traço de uma letra da Lei.” (Lucas 3:18; 16:16, 17) Como as palavras de Jesus mostram que está acontecendo uma mudança?
Os líderes religiosos judeus dizem com muito orgulho que seguem a Lei de Moisés. Lembre-se de que, quando Jesus curou um cego em Jerusalém, os fariseus orgulhosos disseram: “Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou a Moisés.” (João 9:13, 28, 29) Um dos objetivos da Lei dada por Moisés era levar os humildes até o Messias, isto é, a Jesus. João Batista identificou Jesus como o Cordeiro de Deus. (João 1:29-34) Começando com o ministério de João, judeus humildes, especialmente os pobres, têm ouvido sobre “o Reino de Deus”. Sem dúvida, há “boas novas” para todos os que querem ser súditos do Reino de Deus e ser beneficiados por ele.

Os "cristãos" judaizantes dizem que a "LEI" (613 leis) é eterna, Todavia o texto acima diz que a LEI foi substituída pelo evangelho do Reino. Então o cristão está sem Lei? Não estamos sem Lei para com Deus, mas debaixo da LEI DE CRISTO. 1 Cor. 9:21

*Lucas 23:53-56* E, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.
*Era o dia da preparação* , e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado.
Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, *no sábado, descansaram, segundo o mandamento* .
*COMENTÁRIOS*
Todos imaginam que o sábado continuaria por este texto. Porém este é o último sábado guardado debaixo da Lei. Fazia parte do encerramento da profecia da Pães não Levedados, na sua última edição.  Em Pentecostes foi a primeira reunião da congregação cristã já na nova aliança onde todos já estavam debaixo da Lei do Cristo.

*João 5:45* Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?
*COMENTÁRIOS*
Essas palavras supracitadas estão afirmando que pela Lei de Moisés seremos julgados? Impossível, o texto mostra bem claro que a Lei de Moisés dava testemunho que o Messias viria. Portanto não adiantava os Fariseus perseguirem, negarem Cristo e até matá-lo.  Eles teriam que crer e ter fé no Cristo para se salvarem. Veja o contexto João 5:42-44

*João 7:22,23* Pelo motivo de que Moisés vos deu a CIRCUNCISÃO (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a CIRCUNCISÃO no SÁBADO, para que a LEI de Moisés não seja quebrantada , indignais-vos contra mim, porque, no sábado, curei de todo um homem?
*COMENTÁRIOS*
*Por que circuncidar no sábado não era pecado* ?
A circuncisão era uma LEI inicialmente dada por Jeová a Abraão, no pacto abraâmico. Rom. 4:10-12.  Posteriormente, Deus fez constar de novo a circuncisão na LEI do Pacto com a nação de Israel. (Leis de Moisés).
Isto se deve porque todos "Filhos de Abraão" carnais deveriam guardar a "LEI" (613 leis) para que pudessem ser uma nação de Reis e Sacerdotes quando chegasse a Nova Aliança do espírito com as Leis do Cristo. Gên. 22:18; Êx. 19:6; 1 Ped. 2:9.
Na nova aliança todos filhos de Abraão, seriam os reis e sacerdotes que governariam toda a terra habitada com Cristo 1000 anos. Apoc. 5:9,10; 20:6. *Na Nova Aliança, Deus não obrigou mais os filhos de Abraão espirituais (Os 144.000) circuncidarem, pois eles não estariam mais debaixo da LEI e dos DEZ mandamentos, com o sábado* . Rom. 2:25-29; 3:1-3, 4:9,10,11. Portanto, Todos filhos de Abraão os 144.000 (Apoc. 14:1,3,4) deveriam guardar a LEI do CRISTO, nova Aliança.

*João 14:14,15* Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, *guardareis os meus mandamentos* .
*COMENTÁRIOS*
Cristo é o Fim da LEI da Aliança com a Nação de Israel. Rom. 10:4. Mas Jesus não nos deixou sem Lei eterna para com Deus. Tanto Jesus como Paulo dizem que todos no universo, depois que a LEI passasse, estariam debaixo da Lei do Cristo. João 14:21; 15:10; 1 Cor. 9:21; Gál. 6:2

*João 14:21* Aquele que tem *os meus mandamentos e os guarda* , esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
*COMENTÁRIOS*
Cristo é o Fim da LEI da Aliança com a Nação de Israel. Rom. 10:4. Mas Jesus não nos deixou sem Lei eterna para com Deus. Tanto Jesus como Paulo dizem que todos no universo, depois que a LEI passasse, estariam debaixo da Lei do Cristo. João 14:14,15; 15:10; 1 Cor. 9:21; Gál. 6:2


*João 15:10* Se *guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor* ; assim como também *eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai* e no seu amor permaneço.
*COMENTÁRIOS*
Jesus ao instituir o Novo pacto (aliança em Pentecostes) para o Reino, nos forneceu a suas Leis para os cristãos depois da sua morte seguirem, ( Gal. 6:2) com os seus Novos Mandamentos adaptados para o Reino vindouro. Observe no texto acima, que Jesus obedecia os mandamentos de seu Pai, A LEI DA ALIANÇA VELHA dada para Israel. Deut. 6:4. Jesus ainda se encontrava debaixo da LEI. Gál. 4:4.
Neste texto em consideração, nota-se que os mandamentos de Cristo e os do seu Pai são distintos, embora os mandamentos de Cristo são vertidos em princípios genéricos com maior amplitude do que os mandamentos da LEI e os seus mandamentos teriam de ser aplicados a todos que se tornassem cristãos. Mat. 5:21-48. Caso os mandamentos de Jesus fossem exatamente os mesmos do Pai, Cristo teria dito assim: Guardem os mandamentos do Pai assim com eu os tenho guardado.  Todavia Jesus nunca reafirmou que o sábado seria obrigatório para seus Seguidores.  

*João 19:31* Então, os judeus, para que *no sábado não ficassem os corpos na cruz (madeiro), visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele sábado*, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
*COMENTÁRIOS*
Esta é a última preparação e a última observância do Sábado previstos pela LEI e observados pelos seguidores de Cristo. A semana dos pães fermentados e a páscoa Judaica seriam também as últimas a serem cumpridas da LEI. Esta semana continha aspectos que envolveria um último sábado a ser cumprido. A ressurreição de Cristo.  Mas algo ainda da LEI seria cumprido para que A LEI "PASSASSE": A última comemoração da festividade de Pentecostes. Foi em Pentecostes de 33 surgiu a primeira reunião da congregação Cristã, onde não se observava mais a LEI, nem os sábados. Em Atos relata-se os sendo observados sábados apenas nas  sinagogas judaicas que não se converteram ao Cristianismo (O caminho).

*Atos 7:37-40* Esse é o Moisés que disse aos filhos de Israel: ‘Deus fará surgir para vocês, dentre os seus irmãos, um profeta semelhante a mim.’  Ele é que estava junto à congregação no deserto; ele estava com o anjo que lhe falou no monte Sinai e com os nossos antepassados. Ele recebeu proclamações sagradas, vivas, para dá-las a nós.  Os nossos antepassados se recusaram a obedecer a ele e o rejeitaram, e no coração voltaram para o Egito,  dizendo a Arão: ‘Faça-nos deuses para irem à nossa frente. Pois não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito.’
*COMENTÁRIOS*
Quem é esse anjo que falava no monte Sinai?  Jesus então é um anjo?  Foi Jesus o anjo que deu os 10 mandamentos a Moisés? Por que Moisés disse que Jeová iria levantar um profeta igual a ele?  Não diz a Bíblia que sem ele nada se fez? Sem Jesus nada se fez na criação!  o Pacto da Lei não tem nada haver com a CRIAÇÃO. Quem escreveu os dez mandamentos? Foi o Pai ou o Filho? O que diz o relato?  Não observou que anjo apenas foi o mediador na entrega. das proclamações sagradas?

*Atos 13:13-15* E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, *indo num sábado à sinagoga*, assentaram-se. Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a.
*COMENTÁRIOS*
Paulo nunca mais frequentou as sinagogas judaicas para adorar a Jeová e servir a Cristo depois do último Pentecoste. Paulo sendo judeu ia frequentemente nas sinagogas judaicas, principalmente no sábado o único dia em que as sinagogas funcionavam para os fiéis ao judaísmo. Paulo ia pregar aos judeus e prosélitos as boas novas do Cristo e do REINO de DEUS.  Atos 28:31

*Atos 15:21,22* Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
*COMENTÁRIOS*
Em primeiro lugar o texto acima é dito que Moisés é lido nas SINAGOGAS judaicas, mas, não nas congregações cristãs.
Se observarmos o contexto deste texto é Atos 15:1-2, que diz: "Alguns homens desceram da Judeia e começaram a ensinar os irmãos: “A menos que vocês sejam circuncidados segundo o costume de Moisés, não podem ser salvos.  Mas, depois de muita discórdia e discussão de Paulo e Barnabé com eles, decidiu-se que Paulo, Barnabé e alguns outros subiriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos" .

Os apóstolos e anciãos de Jerusalém decidiram o seguinte: "Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para considerar essa questão.  Depois de longa e intensa discussão, Pedro se levantou e lhes disse: “Homens, irmãos, vocês bem sabem que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu dentre vocês para que as pessoas das nações ouvissem da minha boca a palavra das boas novas e cressem.
(Atos 15:19) Por isso, a minha decisão é não causar dificuldades a essas pessoas das nações, que estão se convertendo a Deus,
(Atos 15:28, 29) Pois pareceu bem ao espírito santo e a nós não impor a vocês nenhum fardo além destas coisas necessárias:  que persistam em se abster de coisas sacrificadas a ídolos, de sangue, do que foi estrangulado e de imoralidade sexual. Se vocês se guardarem cuidadosamente dessas coisas, tudo irá bem com vocês. Saudações!”
(Atos 16:4, 5)
Ao viajarem pelas cidades, transmitiam aos irmãos as decisões tomadas pelos apóstolos e pelos anciãos em Jerusalém, para que obedecessem a esses decretos.  Assim, as congregações eram fortalecidas na fé e cresciam a cada dia.
Quem seguisse a Lei de Moisés era obrigado a circuncidar-se; E quem se circuncidasse era obrigado a guarda TODA LEI. [613];
Qual foi a decisão dos anciãos de Jerusalém inspirados pelo espírito santo? Da LEI só remanesceria isto: Que persistam em se abster de coisas sacrificadas a ídolos, de sangue, do que foi estrangulado e de imoralidade sexual. Portanto a LEI [613 leis] estavam sendo canceladas.
O que os Cristãos fariam sem a LEI?  Estariam sujeitos a LEI do Cristo. 1 Cor 9:21; Gál. 6:2.


*Atos 16:11-15* E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis;  E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade. E no dia de Sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.  E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor (YHVH) lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
*COMENTÁRIOS*
Se o caro leitor ler o relato completo Paulo, viajava praticamente e pregava todos os dias. Atos 5:42. Note que nos dias anteriores, Paulo estava pregando e viajando todos eles. Coincidentemente encontrou no Sábado em sua pregação,  Lídia a quem Paulo converteu para ser Cristã e adoradora de Jeová o Deus de Paulo.
Paulo neste relato NÃO saiu de sua hospedagem com a um local Cristão para adorar e guardar o dia do sábado, mas saiu para sua Obra missionária.  Aquele lugar onde Paulo testemunhou não era lugar de Cristãos convertidos orarem. Cristão não tem um lugar específico para orar. Atos 16:16. Normalmente Os judeus guardavam o sábado em casa.

*Atos 17:1-4* E Passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.  E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, Expondo e demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais."
*COMENTÁRIOS*
Paulo nunca mais se reuniu em sinagogas. Este ambiente era hostil para todos cristãs libertos da Lei. Nessas sinagogas não se aceitava o Cristo. Observe que Sinagogas de Judeus funcionavam apenas nos sábados. Paulo por ser anteriormente do Judaísmo e escolhido por Cristo aproveitava e insistia nas únicas oportunidades que tinha para converter os judeus (dentro das sinagogas) e levá-los para as congregações cristãs conforme o acima.

*Atos 17:31-33* Porque ele  (YHVH) determinou um dia em que vai julgar a terra habitada com justiça, por meio de um homem a quem designou. E ele deu garantia disso a todos os homens por ressuscitá-lo dentre os mortos.”
*COMENTÁRIOS*
Será que o designado por Jeová para nos julgar, usará LEI da velha aliança para nos julgar, ou Cristo vai Julgar todos pela sua Lei da Nova Aliança? Rom. 10:4; 2 Cor. 2:5-11. Veja também João 5:30


*Atos 18:1-4* E depois disto, partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.  E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,  E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. *E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos* ."
*COMENTÁRIOS*
Seria o cúmulo do absurdo, Paulo continuar a guardar a LEI, pois ele foi o maior escritor usado por de DEUS para mostrar aos JUDEUS que Cristo é o fim da LEI [613 Leis]. Veja: Rom. 6:15; 7:6,7; 7:10; 10:4; Gál 3:10-13;  Heb. 7:18-20 e Etc.
Simplesmente Paulo aproveitava os sábados, nas praças públicas e principalmente na sinagoga do Judeus não convertidos ao cristianismo para dar o testemunho do Cristo e do REINO DE DEUS. Porém Todos cristãos faziam sua OBRA todos os dias. Atos 5:42; 20:20  

*Atos 24:14* Mas eu admito o seguinte: é segundo o caminho que eles chamam de seita que eu presto serviço sagrado ao Deus dos meus antepassados, crendo em tudo que está declarado na Lei e que está escrito nos Profetas.
*COMENTÁRIOS*
Paulo acreditava e cria tudo que está declarado na Lei, MAS, NÃO A GUARDAVA, Inclusive nos sacrifícios de animais para o perdão de pecados.  Está escrito também que a Lei era apenas para a Nação de Israel e que a Lei era uma sombra das coisas vindouras. Sal. 147:20;  Hebreus 8:13; 10:1. Paulo pregou o CRISTIANISMO usando as escrituras de Gênesis a Malaquias. Não existe cristão incircunciso guardando a Lei. Todas as pessoas creem na Lei, mas cumprem a Lei do Cristo. 1 Cor. 9:21.

*Romanos 2:12-29* Pois todos os que pecaram sem lei, sem lei também morrerão; mas todos os que pecaram debaixo de lei, por lei serão julgados. Pois não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas os que cumprem a Lei é que serão declarados justos.  Pois, quando pessoas das nações, que não têm lei, fazem por natureza as coisas exigidas por lei, essas pessoas, embora não tenham lei, são uma lei para si mesmas.  Elas mesmas demonstram que têm a essência da lei escrita no coração, ao passo que a consciência delas também dá testemunho, e, pelos seus pensamentos, elas são acusadas ou até mesmo desculpadas. Isso acontecerá no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar as coisas secretas dos homens, segundo as boas novas que eu declaro.  Mas, se você leva o nome de judeu, e confia na Lei e se orgulha de Deus;  se conhece a Sua vontade e sabe discernir as coisas excelentes porque é instruído à base da Lei;  se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão na escuridão,  educador de insensatos, instrutor de criancinhas, e tem a estrutura do conhecimento e da verdade que se encontram na Lei;  então você, que ensina a outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega: “Não furte”, furta?  Você, que diz: “Não cometa adultério”, comete adultério? Você, que abomina os ídolos, rouba templos?  Você, que se orgulha de ter lei, desonra a Deus pela sua transgressão da Lei?  Pois “o nome de Deus está sendo blasfemado entre as nações por causa de vocês”, assim como está escrito.  De fato, a circuncisão só tem valor se você guarda a Lei; mas, se você é transgressor da Lei, a sua circuncisão se tornou incircuncisão.  Portanto, se um incircunciso guardar as justas exigências da Lei, não será a incircuncisão dele considerada como circuncisão?  E aquele que é fisicamente incircunciso, ao cumprir a Lei, julgará a você, que é transgressor da Lei apesar de ter o código escrito e a circuncisão. Porque não é judeu quem o é por fora, nem é a circuncisão algo feito por fora, na carne.  Mas judeu é quem o é no íntimo, e a sua circuncisão é a do coração, por espírito, e não por um código escrito. O louvor dessa pessoa vem de Deus, não de homens.
*COMENTÁRIOS*


*Romanos 3:26-31* (Deus) Fez isso para demonstrar a sua justiça no presente, de modo que ele fosse justo também ao declarar justo o homem que tem fé em Jesus.
 Onde está então o motivo para se orgulhar? Foi eliminado. Por meio de que lei? A das obras? Não! Por meio da lei da fé.  Pois nós concluímos que *o homem é declarado justo pela fé, sem depender de obras exigidas por lei*  (613 Leis).  Ou será que Deus é somente Deus dos judeus? Não é também Deus de pessoas das nações? Sim, também de pessoas das nações.  Visto que Deus é um só, ele declarará justos os circuncisos em resultado da fé, e os incircuncisos por meio da sua fé.  *Então, abolimos a lei por meio da nossa fé? De modo algum! Pelo contrário, confirmamos a lei* .
*COMENTÁRIOS*
Deus quando declara uma pessoa justa é pela fé que ele tem em Jesus. Note que ter Fé em Jesus é seguir os seus mandamentos e não seguir os mandamentos da  "LEI". João 14:15.  Então, *abolimos a lei (613) por meio da nossa fé? De modo algum! Pelo contrário, confirmamos a lei* . Qual lei que Paulo disse que seria confirmada? A Lei do Cristo e a fé nele. Rom. 8:3,4; 13:10.


*Romanos 4:15* Porque a lei opera a ira; *porque onde não há lei também não há transgressão* .
*COMENTÁRIOS*
Onde não a LEI não há transgressão! Veja no Éden já tinha LEI da consciência  e o mandamento de não comer o fruto da árvore. A Transgressão de Adão foi contra a ordem de não comer o fruto do conhecimento do que é bom e do que é mau. Ou seja Adão não quis dar o direito de Jeová ser o LEGISLADOR DO UNIVERSO.
*Sem LEI não há transgressão e pecado* :
1- Adão pecou contra Jeová desobedecendo o Mandamento comendo o fruto.  Gên. 3:1-5.
2- Os homens após Adão até Horebe pecaram contra Deus pela consciência. Por exemplo, Ló na sua época não sabia o que era adultério, pois não havia a LEI.  Ele teve relações sexuais com suas filhas e sua consciência não o acusou, pois na época não havia Lei  proibido o incesto. Gên. 19:36                               
3- De Horebe para frente todos pecaram contra a Lei (613 Leis)                                                                                                               
4- De Pentecostes para frente todos pecaram contra a Lei do Cristo. 1 Cor. 9:21

*Romanos 5:13, 14* Pois o pecado já existia no mundo antes da Lei, mas, quando não há lei, ninguém é acusado de cometer pecados.  Ainda assim, *a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não haviam cometido pecado semelhante à transgressão de Adão* , o qual tem similaridade com aquele que viria.
*COMENTÁRIOS*
Quando não há lei, ninguém é acusado de cometer pecados. Adão estava vinculado à uma lei, a Lei da consciência. Adão morreu por causa da Transgressão do fruto da árvore e não por 10 mandamentos.
O texto acima mostra que a transgressão de Adão foi diferente dos demais homens até Horebe no Pacto da Lei. Dai em diante os homens começaram suas transgressões contra a LEI. Então, Adão transgrediu contra que Lei? A ordem de não comer o fruto da árvore do conhecimento que é bom e o que é Mau, além de sua consciência. (SOBERANIA DE JEOVÁ)
*Sem LEI não há transgressão e pecado* :
1- Adão pecou contra Jeová desobedecendo o Mandamento comendo o fruto. Gên. 3:1-5.
2- Os homens após Adão até Horebe pecaram contra Deus pela consciência. Por exemplo, Ló na sua época não sabia o que era adultério, pois não havia a LEI. Ele teve relações sexuais com suas filhas e sua consciência não o acusou, pois na época não havia Lei proibido o incesto. Gên. 19:36
3- De Horebe para frente todos pecaram contra a Lei (613 Leis)
4- De Pentecostes para frente todos pecaram contra a Lei do Cristo. 1 Cor. 9:21

*A morte reinou desde Adão até Moisés*
Por que Paulo diz que a MORTE reinou desde Adão até Moisés?  Note que por intermédio da transgressão de Adão, entrou o pecado e a morte no mundo. A Morte continuou reinando sobre a humanidade inteira até Moisés, que instituiu a LEI [613 Leis] que não era capaz de salvar ninguém da MORTE.
Depois de Moisés, Jeová enviou seu Filho para instituir a Nova Aliança do espírito para condenar a morte através do resgate. De Pentecostes para frente quem quisesse se salvar da morte, teria que exercer a fé em Cristo, que é capaz de salvar-nos da Morte. João 3:16,17; Gál. 6:2; Heb. 7:25 [Lei do Cristo]
A LEI [613 Leis]   jamais conseguiu salvar ninguém da morte. 1 Cor. 15:22

*Romanos 6:15* O que concluímos então? Cometeremos pecado, *já que não estamos debaixo de lei* , mas debaixo de bondade imerecida? Certamente que não!
*COMENTÁRIOS*
Paulo fala explicitamente que o Cristão não está debaixo de LEI (as 613 leis da LEI). Logo em seguida, ele afirma que estamos debaixo da bondade imerecida (a graça). Será que na "GRAÇA" não estamos debaixo de nenhuma Lei?  Absolutamente que não!  Estamos debaixo da lei para com Cristo na sua lei. 1 Cor 9:21; Gál. 6:2  

*Romanos 7:4* Assim, meus irmãos, *vocês também morreram para a Lei* , por meio do corpo do Cristo, para pertencerem a outro, àquele que foi levantado dentre os mortos, a fim de produzirmos fruto para Deus.
*COMENTÁRIOS*
Se quisermos realmente servir a Deus e produzir bons frutos, temos que morrer para a LEI, e obedecer os mandamentos e a Lei do Cristo. João 14:15, Gál. 6:2

*Romanos 7:6,7* Agora, porém, *libertados da lei* , estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.
Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.
*COMENTÁRIOS*
A Lei é pecado? Seria uma contradição dizer que Deus daria uma Lei doente para Sua nação ser protegida até chegar o Cristo. Rom. 9:4, Lei serviu de tutor (aio) para aquela nação rebelde. Gál. 3:24,25.
A Lei era severa e dura, pois Deus sabia que estava lidando com um povo de dura servis. Rom. 3:23. A Lei continha aspectos até estranhos aos nossos olhos, por exemplo: "Olho por olho dentre por dente". Êx. 21:24; Deut. 19:21.

*Romanos 7:10* E *o mandamento* que era para levar à vida, descobri que *levava à morte* .
*COMENTÁRIOS*
Realmente, tentar se salvar e se justificar cumprindo toda a LEI, nenhuma carne se salvaria. Graças a Cristo que a cumpriu e nos livrou dessa maldição, nos fornecendo sua LEI, na nova Aliança do espírito. Gál. 3:10,13

*Romanos 7:12* Assim, a *Lei em si mesma é santa, e o mandamento é santo, justo e bom*.
*COMENTÁRIOS*
Observe que em vários versículos anteriores Paulo dizia que: *Vocês morreram para a Lei* Ro 7:4,  *fomos libertados da Lei* , Ro 7:6, *o Mandamento levava a morte* Ro 7:10.
Por que então, *Paulo logo em seguida afirma que a Lei é santa e o mandamento é justo e bom* ? Paulo disse: a Lei em si mesma é santa!  Por que uma coisa santa haveria de ser abolida?
A LEI cumpriu seu objetivo nobre de conduzir uma nação inteira como aio (tutor) até o Cristo e em Pentecostes na Nova aliança ser substituída. 2 Cor. 3:4-11.
Por que temos certeza que a LEI não existia antes de Horebe?
A Lei contempla o INCESTO. Será que Caim e Sete e todos filhos de Adão sabiam da Lei do INCESTO? Todos filhos e filhas de Adão tiveram relações sexuais com suas irmãs carnais. Gên. 5:4;
Ló teve relações sexuais com suas próprias filhas.  Gên. 19:36; Será que ele achava que isso era errado na sua época?
Na ANTES da LEI e durante a LEI  o casamento polígamo era aceitável. Não era adultério. Deut. 24:1-3.
Já na vigência da LEI depois de Horebe o INCESTO passou a ser condenável. Lev. 18:5-18.   
Tamar foi violentada pelo próprio familiar Absalão dentro dentro da vigência da LEI. Foi condenado. 2 Samuel 13:20-22.
Ninguém antes da Lei ouviu a palavra ADULTÉRIO. A Lei não foi conhecida anteriormente por nenhuma nação a não ser Israel. Sal. 147:19,20
Na nova aliança do espírito Jesus nos deu a Sua Lei. Gal. 6:2. Este aspecto moral do adultério foi vertido na Lei do Cristo para o princípio: Porneía (grego) fornicação, ou imoralidade sexual. Este princípio envolve todo tipo de sexo ilícito dentro ou fora do casamento, para casados ou solteiros.
*Portanto não adianta dizer que os DEZ mandamentos apartados da LEI é a LEI MORAL eterna de DEUS. Ela foi aplicada de uma período até seu objetivo nobre se cumprir* .

*Romanos 7:20-23* Se, então, faço o que não quero, já não sou eu quem o faz; é o pecado que mora em mim.  Percebo assim a seguinte lei no meu caso: quando quero fazer o que é certo, está presente em mim o que é mau.  *Eu realmente tenho prazer na lei de Deus* segundo o homem que sou no íntimo,  mas, vejo em meu corpo outra lei guerreando contra a lei da minha mente e me levando cativo à lei do pecado que está no meu corpo.
*COMENTÁRIOS*
Deus vai ser LEGISLADOR por toda eternidade, mas, para cada fase da salvação desde o Pecado no Éden, Deus veio fazendo preparativos para que a Lei dele fosse aplicada em versões diferentes.  
Nesta fase da Vida de Paulo conforme o texto acima, O apóstolo já não estava mais como judaizante perseguindo e matando os cristãos que abandonaram a LEI da Velha Aliança. (613 leis) Paulo disse que estava liberto da LEI, MAS ESTAVA DEBAIXO DA LEI PARA COM CRISTO 1 Cor.. 9:21. Em Romanos 7:10 Paulo disse: E o mandamento que era para levar à vida, descobri que levava à morte.

*Romanos 8:4-14* Para que as justas exigências da Lei se cumprissem em nós, que não andamos de acordo com a carne, mas de acordo com o espírito.  Pois os que vivem de acordo com a carne fixam a mente nas coisas da carne; mas os que vivem de acordo com o espírito, nas coisas do espírito.  Pois fixar a mente na carne significa morte, mas fixar a mente no espírito significa vida e paz.  Porque fixar a mente na carne significa inimizade com Deus, *visto que a carne não está em sujeição à lei de Deus*; de fato, nem pode estar.  De modo que os que vivem em harmonia com a carne não podem agradar a Deus.  No entanto, vocês não vivem em harmonia com a carne, mas com o espírito, se o espírito de Deus realmente mora em vocês. Mas, se alguém não tem o espírito de Cristo, essa pessoa não pertence a ele.  Se, porém, Cristo está em união com vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça.  Portanto, se o espírito daquele que levantou a Jesus dentre os mortos mora em vocês, aquele que levantou a Cristo Jesus dentre os mortos também dará vida aos seus corpos mortais por meio do espírito dele, que mora em vocês.  Assim, irmãos, estamos sob obrigação, mas não para com a carne, ou seja, para viver de acordo com a carne;  pois, se vocês viverem de acordo com a carne, certamente morrerão; mas, se pelo espírito entregarem à morte as práticas do corpo, vocês viverão.  Porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus são realmente filhos de Deus.
*COMENTÁRIOS*
Quando Paulo diz: *Visto que a carne não está em sujeição à lei de Deus*.  A carne não se sujeita a "LEI".   *Se, porém, Cristo está em união com vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça* . Paulo vou explícito ao dizer  que contra o fruto do espírito não há lei. Gál. 5:22-25. Somente na LEI do Cristo, no pacto do espírito a pessoa poderá dominar o pecado da carne andando em espírito.

*Romanos 9:4* Os israelitas. A eles pertencem a adoção como filhos, a glória, os pactos, a *concessão da Lei* , o serviço sagrado e as promessas.
*COMENTÁRIOS*
Não é só no Velho Testamento que Jeová diz que a LEI foi um concerto apenas com os israelitas. Este texto acima não deixa a menor dúvida disso.

*Romanos 10:4* Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
*COMENTÁRIOS*
Quem afirma que a LEI é eterna, se complica com Romanos 10:4: "CRISTO É O FIM DA LEI". Não existe na Bíblia que Cristo é o fim da Lei cerimonial. Heb. 7:18

*Romanos 13:8-10* A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros ; *porque quem ama aos outros cumpriu a LEI, [A LEI DADA A ISRAEL]*
Com efeito: Não adulterarás , não matarás , não furtarás , não darás falso testemunho , não cobiçarás , e, se há algum outro mandamento, tudo nesta PALAVRA se RESUME : Amarás ao teu próximo como a *TI MESMO* . O amor não faz mal ao próximo ; de sorte que o cumprimento da LEI [DADA A ISRAEL] é o amor.
*COMENTÁRIOS*
Paulo nos versus acima jamais estava dizendo que os Dez mandamentos estavam em vigor aos citá-los. NOTE que Paulo não fez referência apenas aos DEZ mandamentos pois ele acrescentou: *e qualquer outro mandamento que exista* se resumem nestas palavras: “Ame o seu próximo como a si mesmo.” Lev. 19:18
OS DEZ MANDAMENTOS e qualquer outro mandamento que exista    se resumem em outro mandamento FORA DOS DEZ MANDAMENTOS. Lev. 19:18.

Note que o AMOR é o RESUMO da LEI. {Dada a Israel}.  *Amar o próximo como a tí mesmo nunca foi o resumo dos DEZ mandamentos* (Lev. 19:18, Não faz parte dos DEZ Mandamentos)
Jesus também disse a mesma coisa o resumo da LEI dada a ISRAEL, Mateus 22:34-40. Portanto, Paulo afirmou que para cumprir a Lei dada a ISRAEL se cumpriria AMANDO com o amor de Cristo. A LEI DO CRISTO É O AMOR ÁGAPE. DEVE SE ATÉ MORRER PELOS OUTROS.

*Romanos 14:5-9* Uma pessoa considera *um dia mais importante que outro* , ao passo que *outra pessoa considera todos os dias iguais* ; que cada um esteja plenamente convencido na sua própria mente. Quem guarda o dia, guarda-o para Jeová. E quem come, come para Jeová, pois agradece a Deus; e quem não come, deixa de comer para Jeová, e mesmo assim agradece a Deus.
*COMENTÁRIOS*
PAULO disse: Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, são conhecidos por Deus, como é que voltam novamente às coisas elementares, fracas e mesquinhas, e querem novamente ser escravos delas?  *Vocês guardam rigorosamente dias, meses, épocas e anos* . Gál. 4:9,10.
Portanto, *não deixem que ninguém julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou com respeito à celebração de uma festividade, da lua nova ou de um sábado*.  Essas coisas são uma sombra do que viria, mas a realidade pertence ao Cristo. Col. 3:16,17
Ninguém vai ser julgado à base da LEI [613] Essas coisas são uma sombra do que viria, mas a realidade pertence ao Cristo. Col 3:16,17. Paulo Disse claramente: Os DEZ Mandamentos da LEI foram TRANSITÓRIOS, na NOVA ALIANÇA do espírito. 2 Cor. 3:5-11.

*1 Coríntios 7:19* A circuncisão é NADA, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos MANDAMENTOS de DEUS.
*COMENTÁRIOS*
O simpatizantes da LEI, relutam em perpetuar os 10 mandamentos da LEI. Não conseguem provar biblicamente que na ABOLIÇÃO da LEI, apenas os DEZ mandamentos continuaram em validade.  Pois quem guardar qualquer mandamento da Lei está sobre a obrigação de guardar TODA a LEI. Tia. 2:10.
Ignoram que os mandamentos de Deus no Novo Pacto (Aliança) são extremamente superiores aos 10 mandamentos. Os Cristãos desejam de coração observar a LEI DO CRISTO e seus mandamentos. João 13:34,35; 14:15; Rom. 10:4; 1 Cor 9:21; 2 Cor. 3:5-11; Gál. 6:2.

*1 Coríntios 9:4-11*  Será que não temos o direito de comer e beber?  Será que não temos o direito de ser acompanhados por uma esposa crente, assim como os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Cefas?  Ou será que só eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para o nosso sustento?  Que soldado serve com os seus próprios recursos? Quem planta um vinhedo e não come do seu fruto? Ou quem pastoreia um rebanho e não toma do leite do rebanho?  Será que estou dizendo essas coisas de um ponto de vista humano? Ou a Lei não diz também essas coisas?  Pois está escrito na Lei de Moisés: “Não amordace o touro quando ele debulha o grão.” Será que é com touros que Deus está preocupado?  Ou não é de fato por nossa causa que ele diz isso? Realmente, isso foi escrito por nossa causa, porque o homem que ara e o homem que debulha devem fazer essas coisas na esperança de receber uma parte.
 Se nós semeamos entre vocês coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês apoio material?  Se outros homens têm esse direito sobre vocês, será que nós não temos esse direito ainda muito mais? Contudo, não fizemos uso desse direito, mas estamos suportando tudo para não criar nenhum obstáculo às boas novas a respeito do Cristo
*COMENTÁRIOS*
Paulo raciocinava a Base das Escrituras inteira. Atos 17:3,17. Era costume de Paulo Jesus e outros raciocinarem pontos da LEI para aplicar os princípios na Congregação Cristã, onde a Lei do Cristo imperava. Gál. 6:2. Tentar usar esses artifícios para provar que a Lei ainda estava válida é em vão. Observe que a citação de Paulo não era a parte da LEI SUPOSTAMENTE que permaneceu.

*1 Coríntios 9:21* Para os sem lei me tornei como sem lei, embora eu não esteja sem lei para com Deus, mas esteja debaixo de lei para com Cristo, para ganhar os sem lei.
*COMENTÁRIOS*
Paulo NÃO afirma que os convertidos para Cristo estão sem lei por não estarem debaixo da LEI. Ao contrário Todos Cristãos seguem a lei do Cristo. Gál. 6:2

*2 Coríntios 3:6-11* O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito!
Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado, neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobre-excelente glória. Porque, se o que se desvanecia teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.
*COMENTÁRIOS*
*Veja o mesmo texto acima comentado e conclua que os DEZ MANDAMENTOS  eram TRANSITÓRIOS* :
O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, (A NOVA ALIANÇA COM A LEI DO CRISTO) não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.  E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras (OS 10 MANDAMENTOS), se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! (A NOVA ALIANÇA COM A LEI DO CRISTO E COM O ESPÍRITO SANTO)
Porque, se o ministério da condenação (OS DEZ MANDAMENTOS) foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça. (A NOVA ALIANÇA LEI DO CRISTO COM ESPÍRITO SANTO)
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado (DEZ MANDAMENTOS), neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobre-excelente glória. (A LEI DO CRISTO NA NOVA ALIANÇA COM ESPÍRITO SANTO)
Porque, se o que se desvanecia (OS DEZ MANDAMENTOS) teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.(A NOVA ALIANÇA COM ESPÍRITO SANTO E A LEI DO CRISTO) 2 Coríntios 3:7-11 ALMEIDA.

*Gálatas 2:16* Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei [613 Leis], e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
*COMENTÁRIOS*
Ninguém é JUSTIFICADO pelas OBRAS DA LEI" [613 Leis]. Os cristãos praticam as OBRAS CRISTÃS, e seguir a Cristo com fé são justificados. Mat. 28:19,20.


*Gálatas 2:19-21* Porque eu, mediante a própria lei, *morri para a LEI [613 Leis], a fim de viver para Deus* . Estou crucificado com Cristo;
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Não anulo a graça de Deus; pois, *se a justiça é mediante a LEI [613 Leis], segue-se que morreu Cristo em vão* .
*COMENTÁRIOS*
"Estou MORTO para  a LEI para VIVER para DEUS". "Se a JUSTIÇA vem pela LEI, Cristo MORREU em vão". Agora perguntamos: o que sobrou da LEI? 10 mandamentos olho por olho dente por dente?
Veja os DEZ Mandamentos não são mais obrigatórios, e Sim os mandamentos de CRISTO. 2 Cor 3:5-11; João 14:15

*Gálatas 3:2,5* Quero apenas saber isto de vós: recebestes o espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? ... Aquele, pois, que vos concede o espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? " *Recebemos o espírito pela FÉ e não pela LEI* [613 Leis]"
*COMENTÁRIOS*
Note claramente que a Aliança da LEI [613]  pactuada com Israel em Horebe, não agraciava o povo com a participação do espírito santo.  Todavia, já na Aliança em Pentecostes todos agregados na NOVA aliança DO ESPÍRITO, teriam o CONSOLADOR para andar em espírito e colher o FRUTO do ESPÍRITO a fim de cumprirem a LEI DO CRISTO. 2 Cor. 3:6.

*Gálatas 3:10-13*  Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: *Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las* . E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ),
*COMENTÁRIOS*
"Quem está debaixo da LEI está sob MALDIÇÃO". "Ninguém é JUSTIFICADO diante de DEUS pela LEI". "A LEI não é da FÉ". Cumpra a Lei do Cristo e viverás. Gál. 6:2.

*Gálatas 3:17-19* E digo isto: uma aliança (O pacto abraâmico) já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa. Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.
Qual, pois, a razão de ser da LEI? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
*COMENTÁRIOS*
Os Defensores da "LEI" dizem que ela foi dada no Éden, porém  Gálatas 3:17 diz: "A LEI foi dada 430 anos DEPOIS do pacto abraâmico. À Abraão, Jeová fez a promessa de abençoar a terra toda pelo seu descendente. A LEI foi acrescentada posteriormente ao Pacto abraâmico, até que Cristo viesse. Portanto, Abraão não recebeu as 613 Leis da LEI, nem os DEZ mandamentos.

*Gálatas 3:24,25* De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
*COMENTÁRIOS*
"A LEI serviu como TUTOR (aio), não serve mais". Não estamos mais como cristãos subordinados a Lei de Horebe e sim à LEI do Cristo. Heb. 7:18,19; Gál 6:2.

*Gálatas 4:5* Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
*COMENTÁRIOS*
Alguns se justificam que fomos remidos da lei cerimonial e continuamos debaixo da lei moral de Deus, os Dez mandamentos.  No entanto a Lei possuía mais de 30 leis morais.

*Gálatas 5:3-6* E, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei (As 613 Leis) . Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei (As 613 Leis) ; da graça tendes caído. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
*COMENTÁRIOS*
"Os  cumpridores da LEI (613 Leis) estão APARTADOS de CRISTO". Na Lei da Graça, somos contemplados pela aliança do espírito e na Fé em Cristo e Sua LEI. Na nova aliança não há circuncisão e nem incircuncisão.

*Gálatas 5:14* Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
*COMENTÁRIOS*
"Toda LEI 613 leis se cumpre com O AMOR. Lev. 19:18.  Note que Levítico 19:18, não faz parte dos DEZ mandamentos.

*Gálatas 5:22*  Mas o fruto do Espírito é: amor , gozo, paz , longanimidade , benignidade , bondade , fé , mansidão , temperança . Contra essas coisas não a lei.
*COMENTÁRIOS*
O fruto do espírito só se colhe quem está na Nova aliança do espírito e na Lei do Cristo; 2 Cor 6:5,6,7; Gál. 6:2  Na "LEI" não havia essa possibilidade.

*Gálatas 6:2* Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
*COMENTÁRIOS*
"Temos que CUMPRIR a LEI do CRISTO" e todos seus mandamentos. João 14:15.

*Efésios 2:13-16* Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, (os povos fora da Nação de Israel) que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos (povos) fez um; e, tendo derribado a parede da separação (A LEI de 613 leis) que estava no meio, a inimizade, *aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de decretos (OS DEZ mandamentos), para que dos dois (povos) criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos (povos) em um só corpo com Deus.
*COMENTÁRIOS*
Os povos fora da Nação de Israel foram beneficiados pelo sangue de Cristo, que com sua morte DECRETOU o fim da LEI. Rom 10:4. Quem não estava anteriormente coberto pelo pacto da LEI da velha Aliança de Horebe, passou a ser aceito na NOVA ALIANÇA do espírito. 2 Cor. 3:5-11. Neste novo Pacto, a LEI DO CRISTO foi elaborada para fornecer uma SALVAÇÃO ETERNA para TODAS nações que exercem fé nos mandamentos e na Lei do CRISTO.   João 14:15; Gál. 14:15; Atos 10:34-36; 15:14

*Efésios 6:1-4* Filhos, sejam obedientes aos seus pais em união com o Senhor, pois isso é justo.  “ *Honre seu pai e sua mãe* ” — esse é o primeiro mandamento com uma promessa:  “Para que tudo vá bem com você, e você permaneça por muito tempo na terra.”  E pais, não irritem os seus filhos, mas continuem a criá-los na disciplina e na instrução de Jeová.
*COMENTÁRIOS*
Paulo quando queria dar um ímpeto a LEI do Cristo fazia alusões as certas passagens LEI a Torah. Todavia comparava a LEI com a Lei do Cristo com mais amplitude citando os princípios envolvidos.
Note o que ele disse:
1- Sejam obedientes aos seus pais em união com o Senhor. Obedecer os Pais em união com Cristo é amar os Pais como Cristo nos amou e amou a congregação.
2- Paulo ampliou também que os pais estão envolvidos no mandamento de honrar pai e mãe. Na LEI, filho baderneiro deveria ser morto.
3- Na Lei dada a Moisés, Honrar Pai e mãe. Êx. 20:12; Os fariseus na vigência dessa LEI tentavam pelas suas tradições esquivar-se desta mandado. Negavam ajuda seus pais alegando que suas propriedades era corbãs. (ofertadas à Deus)
4- Na Lei Cristã, Quem não cuidar de sua família e de seus irmãos na fé tem renegado a fé e é pior do que alguém sem fé. 1 Tim. 5:8. Note que Paulo fez alusão deste mandamento, porém,  apóstolo ampliou a aplicação dessa ordem divina por princípios com mais amplitude. Efésios 6:1-4

*Colossenses 2:14-16* E (Cristo) *apagou o documento manuscrito (Os Dez mandamentos, Êx 34:27, Heb. 7:18,19) que consistia em decretos ( anexos aos Dez mandamentos Ef.  2:14,15) e estava em oposição a nós (Os mandamentos -Rom. 7:10)* . Ele o removeu, ( *O documento manuscrito (10 Mandamentos* ) pregando-o na estaca.  Ele (Cristo) desnudou os governos e as autoridades, e os exibiu publicamente como vencidos, conduzindo-os por meio dela num desfile triunfal.  Portanto, *não deixem que ninguém julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou com respeito à celebração de uma festividade, da lua nova ou de um sábado*.
*COMENTÁRIOS*
Os estudiosos da Bíblia sabem o  Sábado na Lei (613 Leis) é um sistema complexo de vários sábados. Quando Paulo diz aqui "dum sábado" ele está se referendo a todos eles, inclusive o sábado semanal. O contexto diz isso claro, pois o documento manuscrito citado por Paulo está se referindo aos 10 mandamentos. Ef. 2:14,15.

*1 Timóteo 1:8-10* Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.
*COMENTÁRIOS*
"A LEI foi feita para OS IMPIOS". Os cristãos não estão debaixo da LEI. E também não estão sem lei. Todavia todos que seguem a Cristo estão debaixo da Lei dele. 1 Cor. 9:21; Gál. 6:2

*1 Timóteo 5:17,18* Os anciãos, que presidem bem, sejam considerados dignos de dupla honra, especialmente os que trabalham arduamente no falar e no ensinar.  Pois as Escrituras dizem: “Não amordace o touro quando ele debulha o grão”, e também: “O trabalhador é digno do seu salário.”
*COMENTÁRIOS*
Paulo ao considerar os direitos dos anciãos da Congregação Cristã, fez uma alusão a LEI que até OS ANIMAIS E OS TRABALHADORES  tinham seus direitos. Paulo aqui não estava assim querendo dizer que a Lei estaria em vigor nos seus dias. Rom. 10:4.

*Tito 3:3,4* Pois antes nós também éramos insensatos, desobedientes, tínhamos sido desviados, éramos escravos de vários desejos e prazeres, vivíamos em maldade e inveja, éramos detestáveis, odiávamos uns aos outros.  No entanto, quando foi manifestada a bondade do nosso Salvador, Deus, e seu amor à humanidade,
*COMENTÁRIOS*
Paulo quando fazia parte do judaísmo obedecia a Lei. Porém nunca conseguiu segui-la direito. Depois de converter-se ao Novo Pacto ou Aliança com o espírito santo conseguiu seguir completamente a Lei do Cristo e se salvar.

*Hebreus 3:1-17*  Portanto, santos irmãos, participantes da chamada celestial, considerem aquele que reconhecemos como apóstolo e sumo sacerdote, Jesus.  Ele foi fiel Àquele que o designou, assim como Moisés também o foi em toda a casa Daquele.  Pois ele é considerado digno de maior glória do que Moisés, visto que quem constrói uma casa tem mais honra do que a própria casa.  Naturalmente, toda casa é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas foi Deus.  Moisés foi fiel como assistente em toda a casa Daquele, o que serviu de testemunho das coisas de que se falaria depois,  mas Cristo foi fiel como filho sobre a casa de Deus. Nós somos a casa Dele, desde que de fato nos apeguemos firmemente, até o fim, à nossa confiança e à esperança de que nos orgulhamos.  Portanto, como diz o espírito santo: “Hoje, se vocês escutarem a voz dele, não endureçam o coração como na ocasião em que se provocou ira amarga, como no dia da provação no deserto,  onde os seus antepassados me puseram à prova e me desafiaram, embora tivessem visto as minhas obras por 40 anos.  *É por isso que me aborreci com essa geração e disse: ‘Eles sempre se perdem no seu coração, e eles não chegaram a conhecer os meus caminhos.’  Então jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu descanso* .’”   Cuidado, irmãos, para que nunca se desenvolva em nenhum de vocês um coração mau e sem fé, por se afastarem do Deus vivente;  mas continuem a encorajar uns aos outros cada dia, *enquanto durar o tempo chamado de “hoje”, para que nenhum de vocês fique endurecido pelo poder enganoso do pecado* .   Porque nós só nos *tornaremos realmente participantes do Cristo se nos apegarmos firmemente até o fim à confiança que tivemos no princípio* .  É como se diz: “Hoje, se vocês escutarem a voz dele, não endureçam o coração como na ocasião em que se provocou ira amarga.”
*COMENTÁRIOS*


*Hebreus 4:1-11 Portanto, visto que ainda resta uma promessa de entrar no descanso dele, tenhamos cuidado para que nenhum de vocês seja considerado indigno dela.  Pois as boas novas foram declaradas também a nós, assim como a eles; mas a palavra que eles ouviram não os beneficiou, porque não foram unidos pela fé com aqueles que realmente escutaram.  Pois nós, os que exercemos fé, entramos no descanso, do qual ele disse: “Então jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu descanso’”, embora as obras dele estivessem terminadas desde a fundação do mundo.  Porque em certa passagem ele disse o seguinte sobre o sétimo dia: “E Deus descansou no sétimo dia de todas as suas obras”,  e disse também: “Não entrarão no meu descanso.”  Portanto, visto que resta que alguns entrem nele, e aqueles a quem as boas novas foram declaradas primeiro não entraram por causa da desobediência,  ele determina novamente um dia por dizer “hoje” muito tempo depois no salmo de Davi; como foi dito acima: “Hoje, se vocês escutarem a voz dele, não endureçam o coração.”  Pois, se Josué os tivesse conduzido a um lugar de descanso, Deus não teria depois falado de outro dia.  De modo que resta um descanso sabático para o povo de Deus.  Porque o homem que entrou no descanso de Deus também descansou das suas próprias obras, assim como Deus descansou das obras dele.  Assim, façamos o máximo para entrar nesse descanso, a fim de que ninguém caia no mesmo padrão de desobediência.
*COMENTÁRIOS*


*Hebreus 7:12* Pois, mudando-se o sacerdócio, torna-se necessário mudar também a Lei.
*COMENTÁRIOS*
Os sabadistas afirmam: a Lei não muda. o Texto acima diz: Torna-se necessário mudar a Lei. O Sacerdócio dos filhos de Arão era provisório e ineficaz, porém o Sacerdócio de Jesus é Eterno e capaz de nos dar a vida eterna. Assim também a LEI era transitória, precisava de se mudar na Nova Aliança. 2 Cor 3:7-11.

*Hebreus 7:18-20* Assim, o mandamento anterior é anulado porque é fraco e ineficaz.  Pois a Lei não tornou nada perfeito, mas a introdução de uma esperança melhor fez isso, e por meio desta nos aproximamos de Deus. Também, visto que isso não foi feito sem juramento solene
*COMENTÁRIOS*
Os perpetuadores do Sábado dizem que a lei cerimonial é que foi abolida. No entanto, o Texto acima diz "mandamento" e "Lei" anterior e anulado fraco e ineficaz. Agora vigora a LEI do Cristo. Gál. 6:2.

*Hebreus 8:10-13* “‘Pois este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias’, diz Jeová. ‘Porei as minhas leis na sua mente e as escreverei no seu coração. E eu me tornarei o seu Deus, e eles se tornarão o meu povo.  “‘E não ensinarão mais cada um ao seu concidadão e cada um ao seu irmão, dizendo: “Conheça a Jeová!” Porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.  Pois serei misericordioso em relação às suas ações injustas e não me lembrarei mais dos seus pecados.’”
 Ao dizer “um novo pacto”, ele tornou ultrapassado o anterior. E o que é ultrapassado e fica velho está prestes a desaparecer.
*COMENTÁRIOS*
Será que na Nova Aliança, o novo pacto, é uma nova versão da essência da lei de Deus. Jesus resumiu a LEI em dois mandamentos diferentes dos mandamentos das tábuas de pedra.   Será que nos corações dos cristãos no Novo Pacto estará a "Lei" (613) ou a Lei do Cristo? Gál. 6:2. Por que o Novo pacto ficaria ultrapassado e iria desparecer? Sumiriam apenas as Leis "cerimoniais"?  Onde na Bíblia inteira dizendo que os Dez mandamentos são as únicas leis morais que restaram da Velha aliança? 2 Cor. 3:6-11.


*Hebreus 9:4*  Este tinha um incensário de ouro e a Arca do Pacto, totalmente revestida de ouro, na qual havia o jarro de ouro com o maná, o bastão de Arão, que havia brotado, e as tábuas do pacto;
*COMENTÁRIOS*
A arca do Pacto (testemunho) mais as outras coisas dentro dela, (tábuas de pedras) surgiram depois de Horebe no Pacto da LEI. Com o passar do tempo Jeová rejeitou o Israel debaixo da LEI. Nesta ocasião tudo foi destruído inclusive o templo judaico. Nessa ocasião as tábuas de pedras nunca mais foram vistas por ninguém até hoje. Mat. 23:37-39; 24:1,2.
Inclusive a outra arca simbólica foi vista no céu representa a presença real de Deus. Porém as Tábuas do Testemunho da Aliança de Horeb não está dentro dessa arca celestial indicando que os Dez Mandamentos não são eternos, mas transitórios. 2 Cor 3:6-11, Apoc. 11:19; 15:5

*Hebreus 9:19,20* porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros.
*COMENTÁRIOS*
O livro da Lei estar ao lado da arca indica que a Lei inteira [613 leis] foi instrumento do Pacto da Lei inaugurada com o sangue de animais. Deut. 31:24-26. O livro da Lei continha a LEI COMPLETA [613 leis] inclusive os DEZ Mandamentos. Por que o Livro da LEI não foi colocado dentro da arca? Lembre-se que o Livro foi aspergido com sangue, por que?
Porque Cristo seria mais tarde em Pentecostes, o fim dessa LEI. Rom 10:4  Tudo na nova Aliança era melhor. O sangue, o mediador, o Sumo sacerdote e a LEI do Cristo, que seria escrito nos nossos corações. [o amor] Heb. 7:18-20

*Tiago 2:10* "Pois quem guarda 👉toda a lei👈, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.  Porque, aquele que disse: “Não cometa adultério”, também ordenou: “Não mate.” Ora, se você não comete adultério, porém mata, acaba sendo transgressor da lei.”
*COMENTÁRIOS*
Note que o apóstolo Tiago disse: “quem guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos”.  Portanto, esse texto é aplicado a pessoas que “GUARDAM TODA A LEI”.  👉Esse texto não se aplica a pessoas que não guardam toda a lei👈, ou seja, não se aplica aos cristãos, pois os cristão não guardam toda a lei.
Mas ao que Tiago se referia quando disse “TODA a lei”?   Será que ele se referia a guardar apenas os 10 mandamentos?  Ou será que se referia a guardar todas as mais de 600 leis dadas a Moisés?

Pode ser que alguém diga que Tiago se referia apenas a guardar os 10 mandamentos com base nas palavras ditas no versículo 11:“Porque, aquele que disse: “Não cometa adultério”, também ordenou: “Não mate””. Entretanto, o contexto nos mostra que Tiago está admoestando os cristãos ao amor ao próximo.  
Tiago 2:8 diz: “Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem.” (lei Régia)
Aqui o apóstolo diz: 1º “conforme está na Escritura”. 2º “Ame o seu próximo como a si mesmo” Lev. 19:18

Em qual dos 10 mandamentos está escrito: “Ame o seu próximo como a si mesmo”?  Em nenhum dos 10 mandamentos.  Essa passagem está contida na lei de Moisés, mas não nos 10 mandamentos.
Levítico 19:18, diz:  “Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o Senhor.”  

Por essa razão Tiago foi bem específico ao dizer: “quem guarda TODA a lei”, ou seja, quem guarda as 613 leis dadas a Moisés no Sinai, e não apenas quem guarda os 10 mandamentos.
Sendo assim, quem guarda o sábado (ou os 10 mandamentos) e não guarda as outras 603 leis onde "amar o próximo como a si mesmo (Lev. 19:18) faz parte, essa pessoa será culpada de todos.

*Tiago 2:17* "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
*COMENTÁRIOS*
Se você tiver pensando que o texto acima DETERMINA  a executar obras da LEI, enganou-se. Essas "obras" são as obras cristãs, por exemplo: "ide e pregai do evangelho do Reino".  Luc. 9,2.

*Tiago 4:11,12* Parem de falar uns contra os outros, irmãos. Quem fala contra um irmão ou julga seu irmão fala contra a lei e julga a lei. Ora, se você julga a lei, não é cumpridor da lei, mas juiz. Há somente um que é Legislador e Juiz, aquele que é capaz de salvar e de destruir. Mas você, quem é você para julgar o seu próximo?
*COMENTÁRIOS*
Falava Paulo que Jesus é o único Legislador da Bíblia? Quem é capaz de salvar ou destruir na geena que Jesus disse? João 6:44. Que lei estava sendo mencionada? Seria a "LEI" abolida por Cristo? Rom. 10:4; 2 Cor. 3:5-11.

*1 João 2:3-11* Ora, sabemos que *o temos conhecido* por isto: *se guardamos os seus mandamentos* . Aquele que diz: Eu o conheço e *não guarda os seus mandamentos é mentiroso* , e nele não está a verdade. *Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus* . Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
Amados, *não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes*. Todavia, *vos escrevo novo mandamento* , aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha.
Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
*COMENTÁRIOS*
João afirma categoricamente: Quem CONHECE DEUS é porque guarda seus mandamentos. Logo em seguida João diz: Guardar a Sua PALAVRA seremos como cristãos APERFEIÇOADOS no AMOR de DEUS. O amor de Deus existe desde que fomos criados. A LEI dada a Israel era uma expressão do AMOR de Jeová.
Entretanto, o NOVO mandamento de CRISTO escrito na SUA PALAVRA (a Bíblia) é que as trevas vão dissipando e vamos CONHECER A DEUS  verdadeiramente.  Não é possível um humano conhecer verdadeiramente a Deus sem "olhar" para Jesus e conhecer o AMOR de DEUS. João 14:6-12
PORTANTO, guardar os mandamentos de CRISTO a luz do mundo  é conhecer a DEUS. João 14:15.

*1 João 3:18*  Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por *OBRA* e em verdade.
*COMENTÁRIOS*
Quando o apóstolo João disse estas palavras acima, ele não estava querendo dizer que se alguém não matar, não adulterar, não dar falso testemunho e não cobiçar as coisas do próximo, estaríamos *amando em verdade*. João ao dizer que Cristo nos deu um NOVO mandamento, seria para amar não com uma ação passiva. O novo mandamento de Cristo na sua LEI é amar como ele amou ao ponto de morrer pelo próximo. João 13:34. Se olharmos nos Dez mandamentos, verá que todos constarão que é para não fazer ações malignas ao próximo.
Por Obras da LEI (613 leis) nenhuma carne será salva. Seremos salvos pela Fé em Cristo com OBRAS da Lei cristã. Gál. 2:16; 5:14.

*1 João 3:22* E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele 1 João 3:24
*COMENTÁRIOS*
Quando é que amamos a DEUS?  Pelos 10 mandamentos se ordena: Não terás outros deuses além de mim. Êx. 20:2), mas pela LEI do CRISTO se exorta: AMARÁS a YHVH teu Deus de todo coração mente e alma. Mar.12:28-30; Deut. 6:4, ( Não estão nos 10 mandamentos)
João é discípulo do AMOR. A LEI do  CRISTO é o AMOR. O AMOR é o CUMPRIMENTO DA LEI.  O MAIOR AMOR está no novo MANDAMENTO de CRISTO: Eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros; *assim como eu amei vocês* , amem também uns aos outros.  Por meio disto todos saberão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor entre si.” (João 13:34, 35)
Portanto OS MANDAMENTOS DE DEUS hoje, são os mandamentos de Jesus. João 14:15.

*1 João 5:2,3* Nisto conhecemos que *amamos os filhos de Deus* : quando *amamos a Deus e guardamos OS SEUS MANDAMENTOS* .
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos ; e os seus mandamentos não são PESADOS .
*COMENTÁRIOS*
Quando é que amamos a DEUS e seus filhos?  Pelos 10 mandamentos se ordena: Não terás outros deuses além de mim. Êx. 20:2), mas pela LEI do CRISTO se exorta: AMARÁS a YHVH teu Deus de todo coração mente e alma. Mar.12:28-30; Deut. 6:4,  ( Não estão nos 10 mandamentos)
João é discípulo do AMOR. A LEI do  CRISTO é o AMOR. O AMOR é o CUMPRIMENTO DA LEI.  O MAIOR AMOR está no novo MANDAMENTO de CRISTO: *Eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros* ; *assim como eu amei vocês* , amem também uns aos outros.  Por meio disto todos saberão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor entre si.” (João 13:34, 35)
Portanto OS MANDAMENTOS DE DEUS hoje, são os mandamentos de Jesus. João 14:15.

*Apocalipse 1:9-11*   Eu, João, irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em união com Jesus, me encontrava na ilha chamada Patmos, por ter falado a respeito de Deus e ter dado testemunho de Jesus.  Por inspiração estive no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, semelhante ao som de uma trombeta, 11 dizendo: “O que você vê, escreva num rolo e envie a estas sete congregações: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.”
*COMENTÁRIOS*
Como os sabadistas podem afirmar que João foi arrebatado no dia DE CRISTO e que era um dia de Sábado?  João viu o dia de Cristo inteiro.  João viu nesse "dia" eventos cataclísmicos que demorarão mais de 100 anos. Todo o cumprimento do Apocalipse será "nesse dia" de uma geração no tempo do fim. Durante o dia de Cristo ocorrerão todas aberturas dos sete selos que serão eventos que não se cumprem em 24 horas. Apoc. 6:1-17.
Ademais alguns sabadistas ainda afirmam que o dia de Cristo foi no Éden.

*Apocalipse 11:19; 12:1-2,10*  *Então o santuário do templo de Deus no céu foi aberto, e viu-se a Arca do seu pacto no santuário do seu templo* . E houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e forte granizo. Viu-se então um grande sinal no céu: uma mulher estava vestida com o sol; a lua estava debaixo dos seus pés, e na cabeça dela havia uma coroa de 12 estrelas.  Ela estava grávida e clamava nas suas dores e na sua agonia de dar à luz. Ouvi uma voz alta no céu dizer: “Agora se realizou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos, que os acusa dia e noite perante o nosso Deus! *Veja também Apocalipse 15:1,5-8; 16:1-7*
*COMENTÁRIOS*
Esta é a primeira vez que o santuário do templo de Deus *foi aberto* no céu.  Veja a segunda e última vez em Apocalipse : *Depois disso eu vi que o santuário da tenda do Testemunho foi aberto no céu* . Apocalipse 15:5.
Se você observar tudo com atenção, esta primeira vez da abertura do santuário celestial foi: *viu-se a Arca do seu pacto no santuário do seu templo* . Esta visão era simbólica veja: E houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e forte granizo. Viu-se então um grande sinal no céu: uma mulher estava vestida com o sol; a lua estava debaixo dos seus pés, e na cabeça dela havia uma coroa de 12 estrelas.  Ela estava grávida e clamava nas suas dores e na sua agonia de dar à luz.
O Mais importante da visão é: Ouvi uma voz alta no céu dizer: “Agora se realizou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos, que os acusa dia e noite perante o nosso Deus!
*A presença da Arca do Pacto nos dias de Davi, simbolizava bênçãos e a presença espiritual de YHVH no Reinado de dele*. Tanto é verdade que Davi ordenou construir o santuário terrestre em Jerusalém, a sede do Reino de Israel para ABRIGAR A ARCA. Todos lugares que a arca foi vista eram só bênçãos.
*E que dizer  da arca ser vista simbolicamente no santuário celestial* ?
Veja o próprio contexto mostra: “ *Agora se realizou a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos, que os acusa dia e noite perante o nosso Deus* ! O REINADO de Cristo começou no Céu.  Apoc. 11:15; 12:10;
*Será que Jeová pegou as tábuas dos Dez mandamentos originais e as levou para o céu segundo Apocalipse 11:19; 15:5?  "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a ARCA do seu CONCERTO foi VISTA no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva* " . *E, depois disto, olhei , e eis que o TEMPLO do tabernáculo do TESTEMUNHO se abriu no CÉU* .
Você viu quando Deus escreveu as tábuas de pedras originais? Viu também quando e como Deus mandou fazer a arca original? Ambas as coisas eram REAIS representativas. Coisas maiores no cumprimento maior, jamais seriam as MESMAS coisas anteriores. Portanto, a arca SEM AS TÁBUAS DE PEDRAS* vista no céu é simbólica e representa que todos que foram para o santíssimo maior está no céu na presença real de Jeová. O Fato de as tábuas não estarem dentro da arca celestial, denota que a LEI de Horebe NÃO ERA MAIS A LEI DE DEUS ETERNA.

Apocalipse 12:6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
*COMENTÁRIOS*
A mulher É A IGREJA DOS REMANESCENTES UNGIDOS NA TERRA fugindo da perseguição satânica depois que o Reino nasceu no céu em 1914 na primeira guerra mundial. Satanás já derribado aqui na terra sai em perseguição aos santos de Jeová os mesmos três anos e meio. Apoc.  12:7-9,10,12,17; 13:1,5

*Apocalipse 12:17*  "O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.
*COMENTÁRIOS*
Os mandamentos de Deus no Apocalipse nunca jamais serão os dez das tábuas da Lei, pois estes foram decretados que eram transitórios. 2 Cor. 3:7:11
Quando é que amamos a DEUS?  Pelos 10 mandamentos se ordena: Não terás outros deuses além de mim. Êx. 20:2), mas pela LEI do CRISTO se exorta: AMARÁS a YHVH teu Deus de todo coração mente e alma. Mar.12:28-30; Deut. 6:4, (Não estão nos 10 mandamentos)
João é discípulo do AMOR. A LEI do  CRISTO é o AMOR. O AMOR é o CUMPRIMENTO DA LEI.  O MAIOR AMOR está no novo MANDAMENTO de CRISTO: Eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros; *assim como eu amei vocês* , amem também uns aos outros.  Por meio disto todos saberão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor entre si.” (João 13:34, 35)
Portanto, OS MANDAMENTOS DE DEUS hoje, são os mandamentos de Jesus. João 14:15.

*Apocalipse 13:1-5* Ele ficou parado na areia do mar. Então vi uma fera subir do mar, com dez chifres e sete cabeças, e nos seus chifres havia dez diademas, mas nas suas cabeças havia nomes blasfemos.  A fera que vi era semelhante a um leopardo, mas os seus pés eram como os de um urso, e a sua boca era como a boca de um leão. Do dragão a fera recebeu seu poder, seu trono e grande autoridade.  Vi que uma das suas cabeças parecia ter sido fatalmente ferida, mas essa ferida mortal foi curada, e toda a terra seguia a fera com admiração.  Adoravam o dragão porque ele tinha dado autoridade à fera, e adoravam a fera com as palavras: “Quem é semelhante à fera e quem pode batalhar contra ela?”  Foi-lhe dada uma boca que falava coisas arrogantes e blasfemas, e foi-lhe dada autoridade para agir por 42 meses.
*COMENTÁRIOS*
A Besta (o sistema político das sete potências mundiais que já dominaram o mundo em oposição ao reino de Deus Apoc. 17:10,11, aqui a Liga das Nações e depois a ONU)  vista pelo apóstolo João, saiu do "mar" (a humanidade desgovernada).
Esta Besta, recebe poder do Diabo para o reis mundanos dominarem e desencaminhar os santos. Luc. 4:6. Ela desencaminha a terra inteira. Não pela guarda do Sábado. Judeus constituem uma parte dessa fatia religiosa do mundo. Entretanto, os Judeus guardam o Sábado. Não só o pequeno chifre que teve sua cabeça ferida (USA) fatalmente na I Guerra mundial, mas se recuperou, perseguiu os santos. Note aqui o sistema politico inteiro unidos (Liga das Nações) perseguiu os cristãos durante a Primeira Grande Guerra mundial 42 meses ou três anos e meio.  Foi-lhe dada uma boca que falava coisas arrogantes e blasfemas, e foi-lhe dada autoridade para agir por 42 meses.

*Apocalipse 14:11* A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.  
*COMENTÁRIOS*
O texto acima citado afirma que todos adoradores da Besta serão escravos da adoração à ela.  Os adeptos ao Judaísmo tem repousado no dia do Sábado, mas, eles não tem descanso dia e noite de servirem a Besta. A Besta é um sistema político mundial que escraviza os adoradores de Deus. Veja em Daniel e Apocalipse as Bestas-Feras são todas potências mundiais políticas

*Apocalipse 14:12* Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os MANDAMENTOS de Deus e a fé em Jesus.
*COMENTÁRIOS*
Quais eram os mandamentos de Deus nos dias do Apocalipse? Note que Apocalipse é revelação de Jesus. Será que você seria capaz de mostrar Jesus no Apocalipse (No milênio) citar diretamente algum dos DEZ mandamentos da LEI? Citou Jesus o todo idolatrado Sábado neste livro?  Será que o dia do Senhor de Apocalipse 1:10 é o dia do Sábado? Será que Jesus desprezou sua própria LEI  e optou pela LEI DO VELHO PACTO? 1 Cor. 9:21, Gál. 6:2.

*Apocalipse 15:1,5; 16:1-7* Vi no céu outro sinal, grande e maravilhoso: sete anjos com sete pragas. Essas são as últimas, porque por meio delas se conclui a ira de Deus. .....*Depois disso eu vi que o santuário da tenda do Testemunho foi aberto no céu* ,......Ouvi então uma voz alta sair do santuário e dizer aos sete anjos: “Vão e derramem sobre a terra as sete tigelas da ira de Deus.”  O primeiro foi e derramou a sua tigela sobre a terra. E uma úlcera nociva e maligna afligiu as pessoas que tinham a marca da fera e adoravam a sua imagem.  O segundo derramou a sua tigela no mar. E o mar se transformou em sangue como de um morto, e morreu toda criatura vivente que havia no mar.  O terceiro derramou a sua tigela nos rios e nas fontes de água. E eles se transformaram em sangue.  Eu ouvi o anjo responsável pelas águas dizer: “Tu, Aquele que é e que era, o Leal, és justo, pois decretaste esses julgamentos,  pois eles derramaram o sangue dos santos e dos profetas, e tu lhes deste sangue para beber; isso é o que merecem.”  E eu ouvi o altar dizer: “Sim, Jeová Deus, o Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus julgamentos.”
*COMENTÁRIOS*
*Será que Jeová pegou as tábuas dos Dez mandamentos originais e as levou para o céu segundo Apocalipse 11:19; 15:5* ?  "E abriu-se no céu o templo de Deus, e a ARCA do seu CONCERTO foi VISTA no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva* " . *E, depois disto, olhei , e eis que o TEMPLO do tabernáculo do TESTEMUNHO se abriu no CÉU* .
Você viu quando Deus escreveu as tábuas de pedras originais? Viu também quando e como Deus mandou fazer a arca original? Ambas as coisas eram REAIS representativas. Coisas maiores no cumprimento maior, jamais seriam as MESMAS coisas anteriores. Portanto, a arca SEM AS TÁBUAS DE PEDRAS* vista no céu é simbólica e representa que todos que foram para o santíssimo maior está no céu na presença real de Jeová. O Fato de as tábuas não estarem dentro da arca celestial, denota que a LEI de Horebe NÃO ERA MAIS A LEI DE DEUS ETERNA.

*Apocalipse 22:14-15* Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que AMA e COMETE a MENTIRA.
*COMENTÁRIOS*
Estas palavras acima são do próprio Jeová, a última vez que ele fala no Apocalipse. Notou que Jeová usa a essência dos princípios da "LEI", AMOR que Jesus pessoalmente converteu e usou na sua versão para uso na NOVA ALIANÇA, a SUA LEI? Notou que dificilmente a LEI do Cristo, usa a palavra "IMAGEM" para não ser adorada, mas, usa o PRINCÍPIO da idolatria. Notou que na LEI do Cristo a IDOLATRIA abrange coisas que não tem imagem?  Notou que no lugar de cobiça de bens materiais, se usa GANÂNCIA totalmente abrangente a tudo; Notou que na LEI do Cristo usa-se FORNICAÇÃO para todo tipo de sexo fora do matrimônio?

*O QUE É A LEI DO CRISTO* ?
A Lei do Cristo não é a mesma LEI da aliança (613 leis dada a Israel), e nem a suposta "LEI "moral" (Dez mandamentos) com as leis "cerimoniais" canceladas. Rom. 10:4; Gál. 6:2.
Algumas Leis Cristãs são similares às Leis dadas à Moisés. Porém as Leis do Cristo são princípios melhores e aplicáveis a Nova Aliança.
Veja:
👇👇👇👇👇👇
*Lei dada à Moisés*
Primeiro mandamento: Não terás outros deuses. Êx. 20:3, pode haver casos que o cidadão Israelita não tinha outros deuses mas, não amava Jeová.
*Lei Cristã*
Esse é o maior e primeiro mandamento: Ame a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente.’  Mat. 22:37,38, Veja também Mateus 4:10.

*Lei dada à Moisés*
Segundo mandamento: Não faça para você imagem esculpida, nem representação de algo que há nos céus, em cima, ou na terra, embaixo, ou nas águas abaixo da terra.  Não se curve diante delas nem as sirva, pois eu, Jeová, seu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva e traz punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração daqueles que me odeiam,  mas que demonstra amor leal até pela milésima geração daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Êx. 20:4-6.
*Lei Cristã*
Portanto, meus amados fujam da idolatria. 1Cor. 10:14. Esta Idolatria para os Cristãos, envolve dezenas de tipos de idolatrias, muito mais do que fazer uma imagem de algo e adorá-la como um deus.

*Lei dada à Moisés*
“Não use o nome de Jeová, seu Deus, em vão, pois Jeová não deixará impune aquele que usar Seu nome em vão. Êx. 20:7.
*Lei Cristã*
Pai nosso santificado seja o Seu Nome. Mat. 6:9; Quem santifica o Nome de Deus não o usa em vão ou blasfema o nome santo. Apoc. 13:6 .

*Lei dada a Moisés*
(Êxodo 20:8-11) “Lembre-se de manter sagrado o dia de sábado.  Trabalhe e faça todas as suas tarefas durante seis dias,  mas o sétimo dia é um sábado para Jeová, seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal doméstico, nem seu residente estrangeiro, que está dentro das suas cidades. Pois em seis dias Jeová fez os céus, a terra, o mar e tudo o que há neles, e no sétimo dia passou a descansar. É por isso que Jeová abençoou o dia de sábado e o tornou sagrado. Êxodo 20:8-11.
*Lei Cristã*
Entre do descanso de Deus se tornando cristão. Heb. 4:1-3,9. O famoso descanso sabático

*Lei dada a Moisés*
Honrar Pai e mãe. Êx. 20:12; Os fariseus na vigência dessa LEI tentavam pelas suas tradições esquivar-se desta mandado. Negavam ajuda seus pais alegando que suas propriedades era corbãs. (ofertadas à Deus)
*Lei Cristã*
Quem não cuidar de sua família e de seus irmãos na fé tem renegado a fé e é pior do que alguém sem fé. 1 Tim. 5:8. Note que Paulo fez alusão deste mandamento, porém,  apóstolo ampliou a aplicação dessa ordem divina por princípios com mais amplitude. Efésios 6:1-4

*Lei dada à Moisés*
Não matarás. Êx. 20:13. Na "LEI", todos Israelita que presenciasse um pecado grave que fosse sujeito à morte, o testemunha do crime deveria MATAR o infrator.
*Lei Cristã* :
Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que a vida eterna não permanece em nenhum assassino. 1 João 3:15. Na Lei do Cristo quem julgará e executar todos infratores da Lei cristã será o próprio Cristo, pois, por mais grave que o pecado seja, se devidamente arrependido o pecador poderá ser perdoado.

*Lei dada a Moisés*
Não adulterarás. Êx. 20:14. A primeira vez que aparece o termo "adultério" nas escrituras sagradas é na Aliança com a LEI. Anteriormente não havia nem o INCESTO. Adultério é específico para sexo proibido fora do casamento. Até na LEI o casamento era polígamo. Por exemplo: Ló ao manter relações sexuais com suas duas filhos não pecou contra Deus. Os Irmãos israelitas deveriam matar todos que fossem pegos em adultério
*Lei Cristã*
Não deves olhar para uma mulher com desejo de adultério, pois já cometeu adultério. Mat. 5:28. Na LEI do Cristo para abranger todos pecados sexuais possíveis usa-se o termo IMORALIDADE SEXUAL ou fornicação. (no Grego porneía). Veja Col. 3:5.
É porneía na Lei Cristã ter sexo com menores de Idade. (pedofilia) 1 Cor. 7:36.
Na LEI cristã os adúlteros não são apedrejados até a morte. Caso não se arrependam seja julgados e mortos pelo Cristo no Armagedom.

*Lei dada a Moisés*
Não furte. Êx. 20:15. Debaixo dessa LEI o infrator deveria devolver em dobro o que foi roubado.
*Lei Cristã*
Não furte mais, trabalhe arduamente, fazendo com as mãos um bom trabalho, a fim de ter algo para repartir com alguém em necessidade. Ef. 4:28 Na LEI cristã o ladrão vai para a cadeia.

*Lei dada a Moisés*
Não de falso testemunho ao depor contra o teu próximo Êx. 20:16. Falsa testemunha deveria ser morta.
*Lei Cristã*
Portanto, visto que vocês abandonaram a mentira, falem a verdade, cada um com o seu próximo, pois somos membros que pertencem uns aos outros. Efésios 4:25

*Lei dada a Moisés*
“Não deseje a casa do seu próximo. Não deseje a esposa do seu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.” Êx. 20:17
Lei Cristã
 Façam morrer, portanto, os membros do seu corpo com respeito a imoralidade sexual, impureza, paixão desenfreada, desejos prejudiciais e *ganância, que é idolatria* . Col. 3:5

*Lei dada a Moisés*
Amarás os seus amigos e odiaras os teus inimigos. Mateus 5:43.
*Lei Cristã*
Deves amar os que te odeiam e orar por eles. Mateus 5:44.


SÁBADO DE GÊNESIS A APOCALIPSE- RESUMO
01- MOSTRE A PALAVRA SÁBADO EM GÊNESIS
02- MOSTRE JEOVÁ CHAMANDO O SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO DE SÁBADO. (Heb. Capítulos 3 e 4).
03- MOSTRE JEOVÁ DANDO O MEMORIAL DO SÁBADO PARA ADÃO.
04- MOSTRE ALGUÉM GUARDANDO O SÁBADO OFICIALMENTE ANTES DA LEI.
05- MOSTRE JESUS INCENTIVANDO SEUS SEGUIDORES A REPOUSAREM NO SÁBADO SEMANAL.
06- MOSTRE ALGUÉM CRISTÃO GUARDANDO O SÁBADO DEPOIS DE PENTECOSTES.
07- MOSTRE EM ATOS O SÁBADO SENDO GUARDADO NAS CONGREGAÇÕES CRISTÃS E NÃO EM SINAGOGAS JUDAICAS.
08- MOSTRE SÁBADO EM TODAS CARTAS DE PAULO.
09- MOSTRE O SÁBADO SENDO OBSERVADO NO CÉU E DEPOIS DA VOLTA DE CRISTO NO MILÊNIO
10- MOSTRE QUALQUER CRIATURA CELESTIAL GUARDANDO O SÁBADO.
11- MOSTRE DEUS E CRISTO NO CÉU GUARDANDO SÁBADOS ETERNAMENTE.
12- MOSTRE A BÍBLIA, JESUS, PAULO SEPARANDO OS "DEZ MANDAMENTOS" DA "LEI CERIMONIAL"

AS GRANDES VERDADES SOBRE O SÁBADO
01- O DEUS criador YHVH não descansou num dia semanal chamado Sábado. Descansou de Sua criação depois de criar Eva e este Descanso perdura até hoje. Heb. 4:3,4-6,10,11
02- O sétimo dia da Criação de YHVH, santificado no Éden,  não é o Sábado semanal criado para o homem em Horeb. Heb. 4:3,4-6,10,11. Jeová jamais chamou seu sétimo Dia criativo de Sábado.
03- Nenhuma criatura celestial, Jamais guardou um dia especial para descanso.
04- Não existe a palavra Sábado no Livro de Gênesis.
05- Jeová Descansou no sétimo dia criativo após criar Eva. Este sétimo dia criativo do descanso era da Criação e está em aberto até hoje.
06- Adão e Eva foram criados a imagem de Deus e de Seu Filho.  Ambos receberam a essência da Lei de Deus em suas consciências para exercerem o livre arbítrio eternamente.
07- O primeiro casal de humanos nunca recebeu os Dez mandamentos, e jamais guardou nenhum sábado semanal antes da rebelião no Éden.
08- O mandamento único que receberam foi: Nunca comam do fruto da árvore do conhecimento do que é mau e do quem é bom. Caso obedecem jamais morreriam. Viveriam eternamente
09- O "fruto" todo importante para a eternidade deles não era a Lei moral de Deus os Dez mandamentos. Muito menos o outro fruto da árvore da vida eram os Dez Mandamentos.
10- A rebelião deles logo aos primeiros dias de vida como casal,  lhes causou a morte. Não transgrediram contra Dez mandamentos.
11- Depois da sentença de morte, viveram cerca de 900 anos e Deus lhes orientava sobre a Lei Dele, através da "lei" da consciência.
12- Certamente já condenados eternamente sem esperança de salvação não guardaram a Lei de Deus, muito menos milhares de sábados semanais
13- Caim o Filho mais velho sabia que matar era errado pela sua consciência e pelo decreto de morte eterna a seus pais.
14- Todos descendentes de Adão até Noé começaram a receber avisos e informações divinas sobre serem condenados no Dilúvio caso nao se arrependessem da maldade generalizada em todos sentidos em que a consciência de todos lhes davam testemunho no íntimo. Gên. 6:1-6; Heb. 11:7; Judas 1:6,7;
15- Depois de Noé sair da arca, nunca se relatou a guarda de Sábados até a aliança (pacto) abraâmico.
16- Em 1943 a.C, YHVH celebrou o Pacto (aliança) abraâmico, 430 anos antes do Pacto da Lei com Israel. Êx 12:40-42; Gál 3:17. Neste período não existia a Lei. Ninguém guardava Sábados. Escravos de faraó nunca teriam um dia especial para descansar.
17- Nenhum humano jamais guardou o Sábado oficialmente até o Pacto da Lei com a Nação Israelita em Horebe. Deut. 5:1-5, 14,15.
18- Antes de Horebe, Na libertação do Egito (Páscoa) começaram a fugir para o Deserto no sétimo dia sem saberem que o dia se chamaria sábado. EX.12: 5:1214-20, 30-37.
19- Nos primeiros meses de fuga no deserto partiram de Sucote e viajaram até a beira na travessia do mar...atravessaram ao deserto de SIM em 45 dias sem guardarem o sétimo dia. Êx. 16:1.
20- DEPOIS de  mais 45 dias de fuga no deserto sem comida receberam o maná. No primeiro sexto dia, foram instruídos a guardarem porções duplas para o sétimo dia semanal que passou a primeira vez ser chamado Sábado...descanso. EX. 16:4,5; 23, 27:30.
Era um teste para ver se se acostumariam ou não obedecer o vindouro e oficial Sábado compulsório da Lei. Êx. 16:4,5.
21- Toda Nação israelita carnal guarda a Lei e o Sábado de Horebe até Hoje.
22- Depois de Pentecostes, nenhum cristão jamais guardou o Sábado até o final do milênio.
23- No Livro de Atos Capítulo 1 e 2 descreve-se a inauguração e fundação da primeira congregação. Neste ponto os Judeus que não se converteram ao cristianismo e permaneceram em suas sinagogas debaixo da Lei. Já os Judeus e outros convertidos ao cristianismo só eram vistos nos seus cultos cristãos nas congregações cristãs.  
Paulo e seus companheiros aproveitavam o Sábado semanal dos Judeus e prosélitos davam testemunhos dentro de sinagogas judaicas não cristãs. De Pentecostes para frente os cristãos não mais se reuniam em Sinagogas judaicas que não se converteram ao cristianismo. Todos cristãos de Pentecostes para frente já se reuniam em congregações cristãs recentemente formadas, onde o Sábado nunca mais foi observado. Mat. 16:18; Col. 1:18
24- Não existe a palavra Sábado usada para Cristãos em todas Cartas de Paulo no. N.T. (Romanos a Apocalipse)
25- A congregação CRISTÃ a ser arrebatada nunca observará o Sábado semanal no Céu. Isaías 66:22,23. (horários e dias noutros planetas não são os mesmos de Jerusalém, e na Nova Jerusalém não tem a guarda do Sábado semanal terrestre.

NOTAS GERAIS SOBRE O SÁBADO
26- O Sábado semanal da Lei foi criado inicialmente para a Nação de Israel. Deut. 5:1-3,15.
27- O Sábado semanal na Bíblia era Transitório. 2 Cor. 3:1-11. Terminaria junto com a Velha Aliança da Lei. Jeremias  31:31-33; 2 Cor. 3:1-12.
28- Jesus é o Senhor do Sábado Milenar junto com sua classe sacerdotal, não do Sábado semanal do qual estava debaixo dessa Lei. Gal. 4:4.  Mar. 2:23-28
29- A Besta não tem nenhum relacionamento com o Sábado, mas apenas coma POLÍTICA-RELIGIÕES BABILÔNICAS . Apocalipse 14:11; 17:1-5,9-14.
30- O descanso que os adoradores da Besta não observam não é a Guarda do Sábado.  Apocalipse 14:11
A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.  
Apocalipse 14:11, trata-se de que todos adoradores da Besta serão escravos da adoração à ela.  O Judaísmo tem repousado no dia do Sábado, mas não tem descanso dia e noite de servirem a Besta.
Apocalipse  13:3, a Besta desencaminha a terra inteira. Judeus constituem uma parte dessa fatia religiosa do mundo. Entretanto, os Judeus guardam o Sábado.
31- O Sábado não é o Sinal e a divisória entre o Verdadeiro adorador e o Falso. Todo Judaísmo ortodoxo NÃO CRISTÃO, guarda o Sábado. O selo do Cristão não é o Sábado e sim o espírito santo. Ef. 4:30
32- Ninguém a não ser os Judeus debaixo da Lei,  guardaram o Sábado para o Verdadeiro Deus YHVH. Êxodo 20:1,2,3.
33- A palavra mandamento (s) na Bíblia depois de Pentecostes, não mais necessariamente se referiam ao DECÁLOGO. Até mesmo antes da Lei, mandamentos não se referiam obrigatoriamente aos "DEZ". Gên. 26:5; Mat. 22:35-40; João 13:34.
34- Na nova aliança  (pacto com cristãos), a Lei do Cristo e todos seus Novos mandamentos estão válidos até a abertura dos novos rolos milenares. João 13:34,35; 15:10;  Gal. 6:2; Apoc. 20:12.
35- Quando  alguém  se refere à "Lei", está se referenciando aos 613 itens da Lei como um todo. Mat. 5:17; 22:36-39, Rom. 7,6; 10:4. (Ninguém divide a Lei)
36- Não existe de Mateus à Apocalipse qualquer ordem expressa para observarmos o sétimo dia da semana. (Vide logo abaixo todos textos comentados de Gênesis a Apocalipse)
37- Por que o espírito santo nunca falou do SÁBADO? Teria ele se esquecido?


CURIOSIDADES SOBRE O SÁBADO.
01- A expressão hebraica yohm hash·shab·báth (dia de sábado) deriva do verbo sha·váth, que significa “repousar, cessar”. Gên 2:2;
02- Não existe a palavra sábado no Livro de Gênesis.
03- A primeira vez que Jeová chamou o sétimo dia de sábado, foi em Êxodo 16:23-26.
04- O sábado foi dado por Jeová como sinal entre Ele e os filhos de Israel. Êx 31:16, 17, Sal.147:19,20, Ez. 20:11-13.
05- A guarda de um sábado semanal de 24 horas começa com a nação de Israel no ermo, no segundo mês depois do seu Êxodo do Egito, em 1513 AEC. (Êx 16:1).
06- O sábado só foi imposto aos servos de Deus depois do Êxodo é evidente no testemunho de Deuteronômio 5:2,3,15 e Êxodo 31:16, 17.
06- Nos quatro evangelhos, todos ainda debaixo da LEI, guardaram o sábado.
07- No livro de Atos só existe a palavra sábado relacionado com sinagogas de Judeus ainda não cristãos.
08- De Romanos até apocalipse a Bíblia não menciona mais a palavra sábado.
09- Não existe nos Profetas e Salmos, e V.T promessa de guardar o sábado eternamente. Em Êxodo 31:16, não é perpétuo, e Isaías 66:23, é mensal e semanal.
10- Os dez mandamentos eram transitórios, temporários. 2 Cor. 3:7-12.
11- Quando a Bíblia se refere a “mandamentos” nem sempre se referem aos “DEZ”. João 13:34,35.
12- A lei do Cristo vigora a partir de pentecostes. 1 Cor.9:21, Gal. 6:2.


O REPOUSO DE DEUS NO SÉTIMO DIA
YHVH antes da Criação, na eternidade para trás, Deus nunca havia descansado em dia especial algum. Depois da criação do Seu Filho, o Verbo, e terminar toda criação descansou apenas uma vez, no sétimo dia criativo.
Este descanso de Deus,  não é o Sábado  para repouso sucessivo semanalmente como os humanos.  O sétimo dia do descanso (da Criação) de Deus, iniciou-se após a Sua última criação, a esposa de Adão, Eva. Gênesis 1:26,27,31; 2:1-4.
É digno de nota que  o repouso de Deus, o sétimo dia ainda está em aberto: Gênesis 1:31; 2:2; Heb. 4:1-10.  

O DEUS criador YHVH não descansou num dia semanal chamado Sábado.
O sétimo dia da Criação não é o Sábado semanal para o homem.
Nenhuma criatura celestial, Jamais guardou um dia especial para descanso.
Nenhum humano jamais guardou o Sábado até o Pacto da Lei com a Nação Israelita em Horebe. Deut. 5:1-5, 14,15.
Não existe a palavra Sábado no Livro de Gênesis.

Os dois Pactos de Jeová, o primeiro em Horebe (Pacto da Lei com Israel carnal), e o segundo em Pentecostes, (Pacto do espírito com Israel espiritual, os cristãos),  foram dados por Deus a níveis nacionais. Jeová nunca pactou sua Lei a nível individual. No Éden não existe Pacto da LEI com Adão.  Jeremias 31:31-33.  
A "Lei" não foi dada no Éden mas sim em Horebe: Ele declara sua palavra a Jacó, Seus decretos e seus julgamentos a Israel.  *Não fez isso com nenhuma outra nação* ; Elas não sabem nada sobre os seus julgamentos. Louvem a Jah! Sal. 147:19,20
Os dois Pactos de Jeová, o primeiro em Horebe (Pacto da Lei com Israel carnal), e o segundo em Pentecostes, (Pacto do espírito com Israel espiritual, os cristãos),  foram dados por Deus a níveis nacionais. Jeová nunca pactou sua Lei a nível individual. No Éden não existe Pacto da LEI com Adão.  Jeremias 31:31-33.  O Pacto Com Abraão envolveu obediência e Fé de Abraão a mandamentos e ordens que não eram os DEZ mandamentos das tábuas como todos sabem. Gên. 26:5; Heb 11:8-12.


O SÁBADO NO ANTIGO PACTO
Nenhum humano jamais guardou o Sábado até o Pacto da Lei com a Nação Israelita em Horebe. Deut. 5:1-5, 14,15, Rom. 5:14.
Não existe a palavra Sábado no Livro de Gênesis.
Todos Sábados na Bíblia, foram observados para todo homem debaixo da Lei, de Horebe até Pentecostes, período que a Lei vigorou. Gal. 3:17,19,23; 4:4; 2 Cor. 3:5-11.

Porque a LEI (613)  da Aliança em Horebe vigorou até Pentecostes?
Veja *João 7:22,23*: "Pelo motivo de que Moisés vos deu a CIRCUNCISÃO (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem. Se o homem recebe a CIRCUNCISÃO no SÁBADO, para que a LEI de Moisés não seja quebrantada , indignais-vos contra mim, porque, no sábado, curei de todo um homem?"
A circuncisão era uma LEI inicialmente dada por Jeová a Abraão, no pacto abraâmico. Rom. 4:10-12.  Posteriormente, Deus fez constar de novo a circuncisão na LEI do Pacto com a nação de Israel. (Leis de Moisés).
Isto se deve porque todos "Filhos de Abraão" carnais deveriam guardar a "LEI" (613 leis) para que pudessem ser uma nação de Reis e Sacerdotes quando chegasse a Nova Aliança do espírito com as Leis do Cristo. Gên. 22:18; Êx 19:6; 1 Ped 2:9.
Na nova aliança todos filhos de Abraão, seriam os reis e sacerdotes que governariam toda a terra habitada com Cristo 1000 anos. Apoc. 5:9,10; 20:6. *Na Nova Aliança, Deus não obrigou mais os filhos de Abraão espirituais (Os 144.000) circuncidarem, pois eles não estariam mais debaixo da LEI e dos DEZ mandamentos, com o sábado* . Rom. 2:25-29; 3:1-3, 4:9,10,11. Portanto, Todos filhos de Abraão os 144.000 (Apoc 14:1,3,4) deveriam guardar a LEI do CRISTO, nova Aliança.

Nunca mais houve a guarda do Sábado de Pentecostes para frente. No livro inteiro de Atos, descreve-se alguns relatos onde Paulo e seus companheiros aproveitavam o descanso dos Judeus e prosélitos davam testemunhos dentro de sinagogas judaicas não cristãs. De Pentecostes para frente os cristãos não mais se reuniam em Sinagogas judaicas que não se converteram ao cristianismo. Todos cristãos de Pentecostes para frente já se reuniam em congregações cristãs recentemente formadas. Mat. 16:18;  Col. 1:18.
Não se exorta a guarda do sábado de Romanos até Apocalipse, pois de Pentecostes para frente, a Lei de Deus em vigor é a Lei do Cristo. 1 Cor 9:21; Gal 6:2.

O SÁBADO NO NOVO PACTO
O Sábado semanal  vigorou do Pacto da Lei com a Nação Israelita em Horebe, (Deut. 5:1-5, 14, 15), até Pentecostes. Jer. 31:31-33; 2 Cor. 3:1-11. Não existe a palavra Sábado no Livro de Gênesis.
Nos evangelhos Jesus e todos debaixo da Lei guardavam a Lei. Gál. 4:4

No livro inteiro de Atos, descreve-se alguns relatos onde Paulo e seus companheiros aproveitavam o descanso dos Judeus e prosélitos davam testemunhos dentro de sinagogas judaicas não cristãs. De Pentecostes para frente os cristãos não mais se reuniam em Sinagogas judaicas que não se converteram ao cristianismo. Todos cristãos de Pentecostes para frente já se reuniam em congregações cristãs recentemente formadas. Mat. 16:18;  Col. 1:18. Não existem cristãos incircuncisos guardando a Lei no Novo Pacto.

Não existe a palavra Sábado usada para Cristãos em todas Cartas de Paulo no. N.T. (De Romanos a Apocalipse)
Depois de Pentecostes, nenhum cristão jamais guardou o Sábado até o final do milênio.
Todos Sábados na Bíblia foram observados  para todo homem debaixo da Lei Mosaica. Gal. 3:17, 19, 23; 4:4;

De Pentecostes para frente os cristãos não mais se reuniam em Sinagogas judaicas que não se converteram ao cristianismo. Todos cristãos de Pentecostes para frente já se reuniam em congregações cristãs recentemente formadas. Mat. 16:18; Atos 1:15-16. (primeira congregação cristã)
De Pentecostes para frente, a Lei de Deus em vigor é a Lei do Cristo. 1 Cor 9:21; Gal 6:2.


O SÁBADO NO REINO MILENAR
YHVH diz na sua palavra que todos humanos poderão entrar no seu repouso em andamento até o final do Milênio. (DURAÇÃO: 7.000 anos) Os que se tornam Cristãos verdadeiros nos nossos dias, entram  e poderão ainda entrar no Seu Descanso. Heb. 4:1-5,11.  Este descanso sabático é Sábado maior antítipo do Jubileu. Até mesmos todos os mortos da antiguidade serão ressuscitados e poderão participar nele, onde Jesus será o seu SENHOR. Heb. 4:9; Apoc. 20:11-13.
Portanto, no Reino milenar não haverá guarda de Sábados semanais. Isaías 66:22,23.
Novas instruções de Deus serão abertas no Reino de Deus. (terceira parte da Bíblia). Apoc. 20:12,12


O SÁBADO NA ETERNIDADE
PORTANTO, Não existe Sábado "DE" YHVH, e sim  Sábado guardado "PARA" YHVH. Nunca existiu guarda do Sábado por todas criaturas celestiais semanalmente e mesmo os humanos que serão arrebatados ao céu na Grande Tribulação, NUNCA observarão o Sábado semanal de 24 horas na ETERNIDADE. Veja em Isaías 66:22,23,  que nos novos céus e nova terra a adoração a Jeová será de Sábado à Sábado. (Semana inteira); de Lua nova à Lua nova. (Mês inteiro)
Novas instruções de Deus serão abertas no Reino milenar de Deus. (terceira parte da Bíblia). Apoc. 20:12,12.


*PERGUNTAS DO SÁBADO, DA LEI E DOS 10 MANDAMENTOS*
01- Como Deus chamou o seu dia de descanso? Gên. 2:2-4
02- Quantas vezes YHVH já descansou? Heb.
03- Quando acabará o dia do descanso de Deus,o sétimo dia criativo? Heb. Cap. 3 e 4.
04- Yhvh descansa semanalmente? Heb. 4:1-11.
05- Do que Jeová descansou? Gên. 2:1-3; Is. 40:28
06- No dia do descanso de Deus, ele aproveitou o dia para o que?
07- Deus fez aliança dos mandamentos com Adão no Éden? Rom. 5:14.
08- Debaixo de que pacto Deus deu o Sábado ao Homem? Deut. 5:1-3,14,15.
09- Por que Deus deu o Sábado semanal para o homem? Deut. 5:15
10- Quando o homem descansou semanalmente a primeira vez na Bíblia? Êx. 16:22,23.
11- Quando foi a última vez na Bíblia que um homem foi visto descansando no Sábado? Luc 23:54.
12- Qual é o tipo de Sábado que o Filho do Homem é SENHOR?
13- O Sábado será guardado pela Eternidade? Isaías 66:22,23.
14- A arca da aliança vista no Céu era simbolismo ou a original? Apoc. 11:19; 15:5
15- Qual era o significado da Arca da concerto ser vista no céu?
16- Cristo é o fim que Lei? Rom. 10:4
17- De quantas partes Deus subdivide a LEI dada em Horebe?
18- Da Lei de Moisés, (A "LEI" concerto de Horebe), o que não é mais necessário os cristãos observarem? Atos 15:1,2,28,29; 16:4,5. Seria só a lei "cerimonial"?
19- Qual é a parte da Lei de Moisés (A "LEI" concerto de Horebe), que supostamente continuou ser guardada? Seria os Dez Mandamentos, a suposta Lei "moral"? 2 Cor 3:6-11.
20- O que é a LEI do Cristo? Nela os Dez mandamentos são obrigatórios?
21- Debaixo da Lei do Cristo na Nova Aliança, Jesus reafirma a guarda do Sábado?
22- Já encontrou um cristão incircunciso guardando o Sábado?
23- Você sabe quais são a diferenças entre a "LEI", Lei de Moisés e a Lei de Cristo?
24- Notou que na Nova Aliança com Cristo te contempla com o espírito santo? 2 Cor. 3:6
25- Na Lei do Cristo, o espírito santo te ajuda a cumpri-la? (Aliança do espírito) 2 Cor.3:6
26- Os mandamentos de Cristo são os mesmos 10 mandamentos da LEI? João 13:34,35
27- Qual a versão da LEI DE DEUS imperará na eternidade? Apoc. 20:12,13.
28- Jesus O Senhor do Sábado. Que Sábado é esse?
29- Que Sábado será o último a cumprir?
30- O Jubileu Maior (antítipo), o Sábado maior, cumpre o propósito eterno de Deus.

AS 10 ABERRAÇÕES DOS DEZ MANDAMENTOS SE FOSSEM ETERNOS
01- O Deus verdadeiro JEOVÁ permitirá eternamente a existência de deuses falsos.
02- Permitirá a poligamia.(SEM CASAMENTOS)
03- Proibirá adultério eternamente sem ter sexo e casamentos no Reino Celestial.
04- Reservará só um dia para sua adoração UNIVERSAL.
05- Honrar mãe eternamente no Reino de DEUS, sem ter mãe
06- Tolerará a ESCRAVIDÃO humana eternamente. Ex. 20:17.
07- Trucidará a Lei do CRISTO, o AMOR? DEUS É AMOR.
08- Deus não permitirá novos ajustes e princípios de sua LEI, no Reino milenar com a abertura dos novos rolos, a terceira etapa da bíblia. Apoc. 20:12.
09- Aceitará que seu NOME ETERNO continue SEM ser PRONUNCIADO.
10- Vingará até a terceira e quarta geração que NO REINO celestial não existirá.

OS DEZ MANDAMENTOS NÃO TEM SERVENTIA NO CÉU
01- Nenhuma criatura no céu jamais teve outros deuses para servir em oposição a Jeová. (Lá não tem nem a trindade).
02- No céu ninguém precisa fazer imagem ou escultura de Jeová para adorá-Lo, pois todos habitantes do céu enxergam Deus e falam pessoalmente com Ele.
03- Jamais qualquer criatura  celestial é castigada e nem a sua terceira ou quarta geração de anjos (não existem) por não obedecer os Dez Mandamentos.
04- Jamais no Céu qualquer criatura tomou ou tomará o Nome de Deus em Vão.
05- No céu nunca houve  a guarda de sábado semanal.
06- No céu não tem animais nem filhas e nem escravos estrangeiros para descansar dia nenhum.
07- No céu não tem como honrar pai e mãe, para obter uma vida longa na Terra.
08- Os seres espirituais jamais até hoje nunca mataram nenhum dos seus irmãos.
09- Nenhum ser espiritual celestial pode adulterar pois não têm esposas.
10- Os seres espirituais não tem como cobiçar a casa, a mulher, os escravos, nem boi, ou jumento do próximo. (Lá não existem tais coisas)


*SE JESUS NÃO TIVESSE ABOLIDO A LEI* (613 leis)
01- Você estaria sobre a obrigação de matar todos que seguisse e tivesse outros deuses e não guardasse o sábado para YHVH. Êx. 20:3; Deut. 17:3-7; Êx. 31:14. A trindade por exemplo. (Quebra do primeiro, segundo, terceiro e quarto mandamentos)
02- Você estaria sobre a obrigação de matar todos seus filhos que fossem rebeldes e obstinados. Lev 20:9; Deut 21:18-21.  (Quebra do quinto mandamento)
03- Você estaria sobre a obrigação de matar todos que você visse assassinar. (Quebra do sexto mandamento) Núm. 35:16-19.
04-  Você estaria sobre a obrigação de matar todos que fossem apanhados em adultério com mulheres alheias ao seu casamento polígamo. Lev.20:10,14 (Quebra do sétimo mandamento)
05- Você estaria sobre a obrigação de punir os ladrões e cobrar em dobro a restituição dos bens roubados. (Quebra do oitavo mandamento)
06- Você estaria sobre a obrigação de matar todos que dessem falso testemunho com o teu próximo. (Quebra do nono mandamento)
07- Você estaria com a autorização de YHVH de possuir escravos. (A lei da escravatura foi abolida) Quebra do décimo mandamento). Êx 20:17.
08- Você estaria sobre a obrigação de matar todo varão que fosse pego deitado com outro varão. Lev. 20:13 (Quebra de leis morais secundárias)
09- Você estaria sobre a obrigação de matar todo cidadão que fosse visto comendo sangue. Lev. 17:10, (Quebra de leis morais secundárias)
10- Você estaria sobre a obrigação de matar todo cidadão que fosse visto tendo relações com animais. Lev. 20:15,16   (Quebra de leis morais secundárias)
11- Você estaria com a autorização de YHVH  ir para as Guerras, matar. Deut. 21:10-12 (Quebra de leis morais secundárias)
12- Você estaria com a autorização de YHVH para executar e matar num madeiro todos baderneiros. Deut. 21:22,23   (Quebra de leis morais secundárias)


CONCLUSÃO
Por que Jesus nunca exortou a guarda do sábado? Por que o espírito santo nunca falou do SÁBADO?
YHVH antes da Criação, na eternidade para trás, Deus nunca havia descansado em dia especial algum. Depois da criação do Seu Filho, o Verbo, e terminar toda criação descansou apenas uma vez, no sétimo dia criativo.
Este descanso de Deus,  não é o Sábado  para repouso sucessivo semanalmente dos humanos.  O sétimo dia do descanso (da Criação) de Deus, iniciou-se após a Sua última criação, a esposa de Adão, Eva. Gênesis 1:26,27,31; 2:1-4.

É digno de nota que  o repouso de Deus, o sétimo dia ainda está em aberto: Gênesis 1:31; 2:2.  
YHVH diz na sua palavra que todos humanos poderão entrar no seu repouso em andamento até o final do Milênio.  (DURAÇÃO: 7.000 anos) Os que se tornam Cristãos verdadeiros nos nossos dias, entram  e poderão ainda entrar no Seu Descanso. Heb. 4:1-5,11.

PORTANTO, Não existe Sábado "DE" YHVH, e sim  Sábado guardado "PARA" YHVH. Nunca existiu guarda do Sábado por todas criaturas celestiais semanalmente e mesmo os humanos que serão arrebatados na Grande Tribulação, NUNCA observarão o Sábado semanal de 24 horas na ETERNIDADE.

Avisados Para não Guardarem Dias
Ao passo que não estão sob o Decálogo, admoesta-se aos cristãos em harmonia com os princípios do Decálogo. Assim, avisa-se-lhes para não adorar outros deuses a não praticar a idolatria, a não profanar o nome de Deus, a não matar, não adulterar, não roubar, não dar falso testemunho e não cobiçar; ordena-se-lhes honrar seu pai e sua mãe. Mas, procuramos em vão, de Mateus a Apocalipse qualquer ordem expressa para observarmos o sétimo dia da semana.

A palavra mandamento (s) na Bíblia depois de Pentecostes, não mais necessariamente se referiam ao DECÁLOGO. Até mesmo antes da Lei,  mandamentos não se referiam obrigatoriamente aos "DEZ". Gên. 26:5.


MATÉRIAS ADICIONAIS