RELIGIÕES: O FIM DE TODAS ELAS ESTÁ PRÓXIMO. - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

RELIGIÕES: O FIM DE TODAS ELAS ESTÁ PRÓXIMO.

O FIM ESTÁ CHEGANDO?
“O fim” — o que é?
“O fim está perto!” O que vem à sua mente quando ouve essas palavras? Você pensa em um fanático religioso gritando de um púlpito, fazendo gestos exagerados com uma Bíblia na mão? Ou pensa num homem barbudo, parado numa esquina, usando uma túnica com uma corda amarrada na cintura, exibindo um cartaz com uma mensagem do juízo final? Imaginar cenas assim talvez deixe alguns preocupados, enquanto outros talvez fiquem indiferentes ou achem graça.

A Bíblia afirma: “Virá o fim.” (Mateus 24:14) O mesmo acontecimento é também chamado de o “grande dia de Deus” e de ‘Armagedom’. Apocalipse 16:14, 16.
Realmente, há muita confusão religiosa e muitas ideias estranhas e sombrias a respeito desse assunto.
No entanto, a Bíblia é clara ao falar sobre o fim, revelando o que ele é e o que não é.
A Palavra de Deus também nos ajuda a ter certeza quanto a se o fim está próximo ou não. Melhor ainda, ela nos diz o que devemos fazer para sobreviver.
Mas primeiro vamos esclarecer alguns conceitos errados e definir o que “o fim” realmente significa de acordo com a Bíblia.

O QUE O FIM NÃO É
1. O FIM NÃO É UMA ENORME DESTRUIÇÃO POR FOGO.
A Bíblia diz: “[Deus] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” (Salmo 104:5) Esse e outros versículos nos garantem que Deus nunca destruirá a Terra nem permitirá que ela seja destruída! — Eclesiastes 1:4; Isaías 45:18.
2. O FIM NÃO É UM ACONTECIMENTO ACIDENTAL.
A Bíblia revela que o fim está marcado — Deus estabeleceu um tempo específico para isso. Lemos: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Persisti em olhar, mantende-vos despertos, pois não sabeis quando é o tempo designado.” (Marcos 13:32, 33) Fica claro que Deus, “o Pai”, marcou o “tempo designado” exato para trazer o fim.
3. O FIM NÃO SERÁ CAUSADO POR HUMANOS OU POR UM GRANDE METEORO.
O que causará o fim? Revelação 19:11 diz: “Eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E o sentado nele chama-se Fiel e Verdadeiro.” O versículo 19 continua: “E eu vi a fera e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército.” (apoc. 19:11-21) Embora boa parte dessa linguagem seja simbólica, é possível entender que Deus enviará um exército de criaturas angélicas para destruir seus inimigos.

O QUE O FIM É
1. O FIM DOS FRACASSADOS GOVERNOS HUMANOS.
A Bíblia explica: “O Deus do céu estabelecerá um reino [governo] que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” (Daniel 2:44)
Como vimos antes no ponto 3, ‘os reis da terra e os seus exércitos’ serão “ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército” e então serão destruídos. — Apoc. 19:19.
2. O FIM DA GUERRA, DA VIOLÊNCIA E DA INJUSTIÇA.
“[Deus] faz cessar as guerras até a extremidade da terra.” (Salmo 46:9) “Os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela.
Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.” (Provérbios 2:21, 22) “Eis que faço novas todas as coisas.” — Apoc. 21:4, 5.
3. O FIM DAS RELIGIÕES QUE FALHARAM COM DEUS E COM AS PESSOAS.
“Os próprios profetas realmente profetizam em falsidade; e quanto aos sacerdotes, estão subjugando segundo os seus poderes. . . . E que fareis vós ao final disso?” (Jeremias 5:31)
“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ Contudo, eu lhes confessarei então: ‘Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei!’” — Mateus 7:21-23.
4. O FIM DAS PESSOAS QUE PROMOVEM E APOIAM A ATUAL CONDIÇÃO DO MUNDO.
Jesus Cristo disse: “Agora, esta é a base para o julgamento: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas.” (João 3:19)
A Bíblia fala de uma destruição mundial que houve no passado, na época do fiel Noé: “O mundo daquele tempo sofreu destruição, ao ser inundado pela água. Mas, pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo e estão sendo reservados para o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios.” — 2 Pedro 3:5-7.

Note que o “dia do julgamento e da destruição” que se aproxima é comparado à destruição do “mundo” nos dias de Noé. Que mundo foi destruído? Nosso planeta sobreviveu; foram os “homens ímpios”, os inimigos de Deus, que ‘sofreram destruição’. No “dia do julgamento” de Deus, aqueles que escolherem ser inimigos de Deus também serão destruídos.
Mas os amigos de Deus serão preservados, assim como aconteceu com Noé e sua família. — Mateus 24:37-42.
Imagine como será maravilhosa a vida na Terra depois de Deus acabar com todas as influências perversas! Sem dúvida, o que a Bíblia diz sobre o fim são coisas boas, não ruins.
Mesmo assim, você talvez se pergunte: ‘A Bíblia diz quando virá o fim? Será que está perto? Como posso sobreviver a ele?’
5. DEPOIS DO FIM
Como será a vida depois do fim? Muitos versículos bíblicos descrevem um tempo maravilhoso. Por exemplo: “‘[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’ E O que estava sentado no trono disse: ‘Eis que faço novas todas as coisas.’” Apocalipse 21:4, 5. O fim não precisa significar o fim da sua vida. Deus quer que sobrevivamos e nos diz como conseguir isso.

RELIGIÕES: O FIM DE TODAS ELAS ESTÁ PRÓXIMO.
01. Todas as religiões são boas?
Com certeza, em todos os grupos religiosos há pessoas sinceras que querem agradar a Deus. Ele sabe quem são essas pessoas e se importa com elas.
Mas infelizmente alguns têm usado a religião para o mal. No passado, líderes religiosos até mesmo torturavam seus inimigos. (2 Coríntios 4:3, 4; 11:13-15)
Hoje, conforme noticiado, alguns líderes religiosos têm incentivado o terrorismo, apoiado a guerra ou se envolvido em abuso de crianças. — Leia Mateus 24:3-5, 11, 12.
A Bíblia ensina que há dois tipos de religião: a verdadeira e a falsa. A religião falsa não ensina a verdade sobre Jeová Deus.
Mas ele quer que as pessoas saibam a verdade a seu respeito. — Leia 1 Timóteo 2:3-5.

02. O que acontecerá com as religiões falsas, Babilônia a Grande?
Deus não quer que as pessoas sejam enganadas por religiões que dizem amá-lo, mas que não ensinam a verdade sobre ele.
Os membros dessas religiões gostam de ser amigos deste mundo controlado por Satanás, o Diabo. (Tiago 4:4; 1 João 5:19)
A Palavra de Deus diz que as religiões que dão seu apoio aos governos humanos em vez de a Deus são como uma prostituta.
A Bíblia chama essa prostituta de “Babilônia, a Grande”, por causa da antiga cidade onde a religião falsa começou, após o Dilúvio dos dias de Noé.
Em breve, Deus trará um fim repentino às religiões que enganam e oprimem a humanidade. — Leia Apocalipse 17:1, 2, 5, 17; 18:8, 23, 24.

03. Por que o fim das religiões falsas, a Babilônia a Grande é uma boa notícia?
Ao destruir as religiões falsas, Deus trará alívio da opressão no mundo todo. Elas nunca mais enganarão e dividirão a humanidade.
Todas as pessoas estarão unidas na adoração do único Deus verdadeiro. — Leia Isaías 11:9; Apoc.18:20, 21; 21:3, 4.

04. O que as pessoas sinceras precisam fazer?
Jeová não se esquece das pessoas sinceras que estão espalhadas nas religiões falsas em todo o mundo. Ele as está ajuntando e unindo por ensinar-lhes a verdade. — Leia Miqueias 4:2, 5.
Jeová aceita em sua família os que desejam servi-lo. Mesmo que amigos e parentes se oponham quando começamos a servir a Jeová, nós ganhamos muito.
Ganhamos a amizade de Deus, uma nova e amorosa “família” e a esperança de vida eterna. — Leia Marcos 10:29, 30; 2 Coríntios 6:17, 18, Apoc. 18:2-4.

05. Babilônia, a Grande, é como uma meretriz imoral, que vive em impudente luxúria.
Revelação 17:1-5 diz: “‘Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que está sentada sobre muitas águas [povos], com a qual os reis [governantes políticos] da terra cometeram fornicação, enquanto que os que habitam na terra se embriagaram com o vinho da fornicação dela.’ . . . E na sua testa havia escrito um nome, um mistério: ‘Babilônia, a Grande, a mãe das meretrizes e das coisas repugnantes da terra.’” Apocalipse 18:7 acrescenta que “ela se glorificou e viveu em impudente luxúria”.
Não é verdade que as organizações religiosas dominantes têm por prática unir-se aos governantes políticos em busca de poder e ganho material, embora isso resulte em sofrimento para o povo comum? Não é também verdade que seu clero mais alto vive em luxúria, embora muitos daqueles a quem ele deve ministrar talvez sejam empobrecidos?

06. Por que podem as religiões que professam ser cristãs ser apropriadamente consideradas uma parte de Babilônia, a Grande, junto com as que não sabem nada sobre o Deus da Bíblia?
Tia. 4:4: “Adúlteras, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, todo aquele que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Assim, embora saibam o que a Bíblia diz sobre Deus, tornam-se inimigos dele se escolherem a amizade do mundo, imitando seus caminhos.)
2 Cor. 4:4; 11:14, 15: “O deus deste sistema de coisas tem cegado as mentes dos incrédulos, para que não penetre o brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus.”
“O próprio Satanás persiste em transformar-se em anjo de luz. Portanto, não é grande coisa se os ministros dele também persistem em transformar-se em ministros da justiça. Mas o fim deles será segundo as suas obras.” (Assim, o principal adversário de Jeová, que é o próprio Satanás, o Diabo, é quem realmente é honrado por todos os que não adoram o verdadeiro Deus do modo como Ele propôs, mesmo que afirmem ser cristãos. Veja também 1 Coríntios 10:20.)
Mat. 7:21-23: “Nem todo o que me [a Jesus Cristo] disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ Contudo, eu lhes confessarei então: Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei.”

07. Por que é urgente sair sem demora de Babilônia, a Grande?
Rev. 18:4: “Saí dela, povo meu, se não quiserdes compartilhar com ela nos seus pecados e se não quiserdes receber parte das suas pragas.”
Rev. 18:21: “Um anjo forte levantou uma pedra semelhante a uma grande mó e lançou-a no mar, dizendo: ‘Assim, com um lance rápido, Babilônia, a grande cidade, será lançada para baixo, e ela nunca mais será achada.’”
Luc. 21:36: “Portanto, mantende-vos despertos, fazendo todo o tempo súplica para que sejais bem sucedidos em escapar de todas estas coisas que estão destinadas a ocorrer, e em ficar em pé diante do Filho do homem.”

08. Que acontecerá às pessoas que não conheceram a verdade contida na Bíblia, mas que viveram e morreram no passado, fazendo parte de Babilônia, a Grande?
Atos 17:30: “Deus não tem tomado em conta os tempos de tal ignorância, no entanto, agora ele está dizendo à humanidade que todos, em toda a parte, se arrependam.”
Atos 24:15: “Há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” (Quanto a quem dentre os “injustos” serão ressuscitados, Deus decidirá.)
Jó 34:12: “De fato, o próprio Deus não age iniquamente, e o próprio Todo-poderoso não perverte o juízo.”

09. Depois do Armagedom e na eternidade só restará a adoração de Jeová.
Isaías 11:9; 1 Cor. 15:24-28; Apoc 7:9-17.

PESQUISA PROFUNDA : QUEM É BABILÔNIA A GRANDE?


Voltar para o conteúdo