POR QUE O ESPÍRITO SANTO É PERSONALIZADO PARCIALMENTE NA TERRA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

POR QUE O ESPÍRITO SANTO É PERSONALIZADO PARCIALMENTE NA TERRA?

FATORES QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA
Uma pessoa é um ser que possui capacidades de pensar, agir, racionalizar, é alguém que tem autoconsciência, identidade própria, moralidade, sentimentos, emoções  entre outros. Também conta a sua individualidade e capacidade de interagir com outras pessoas. Finalizando, pessoa deve ser a a imagem de Deus.

TESTE DE PERSONALIDADE
QUESITOS PRIMÁRIOS
01- Examinar se o objeto EM QUESTAO está sendo personificado.
02- Utilizar os fatores básicos que determinam um pessoa. (Veja tabela acima).

EXEMPLOS DE TESTES FALSO POSITIVO PARA PESSOA
01- O coração:  Na Bíblia ele pensa, responde, medita tem sentimentos, emoções, instrui etc.
Observações: Não foi utilizado o quesito N.1; está sendo personificado?
02- O espirito santo: Na Bíblia ele pensa, responde, medita tem sentimentos, emoções, instrui etc.

OBSERVAÇÕES: Não foi utilizado o quesito N.1; está sendo personificado? Note que Jesus confessa que usava "FIGURA DE LINGUAGEM" ao discorrer os capítulos 14, 15, 16, de João.   João 16:25,29
POR QUE considerar o espírito santo uma pessoa, se as coisas que mais se caracterizam uma PESSOA, ele NÃO FAZ e NÃO TEM?  
Não tem NOME, Não CONVERSA com DEUS, com JESUS, com ANJOS, com os HUMANOS; não é FILHO de DEUS como TODOS DEMAIS.
Por que a Bíblia não ordena AMAR o espírito santo? Por que Jeová só não expressa AMOR ao espírito santo? Mat 3:17, João 3:16.

Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma. João 14:16,17



POR QUE O ESPÍRITO SANTO É PERSONIFICADO PARCIALMENTE NA TERRA?
Não é pessoa e nem é Deus sendo abstrato; é a Energia dinâmica de Jeová para execução de todos Seus propósitos
. Apoc. 4:5, Isaías 40:22,26, Lucas 5:17, Gên. 1:2  

Textos da Bíblia (os únicos sustentáculos) usados erroneamente para torná-lo Deus e uma pessoa:
Atos 5:1-8: Usado para provar que ele é Deus, mas o texto em si não o torna Deus.
Está é a única suposta prova que o espírito santo é Deus. É esta passagem realmente é uma prova verídica que o espírito santo é Deus?
Não, Leia apocalipse 13:6: "Então a Besta abriu a boca em blasfêmias contra Deus, blasfemando contra seu Nome e sua morada santa e contra os que moram no céu.  tradução pastoral online.
Quem blasfema contra as coisas inanimadas consagradas (santas) e pertencentes à Jeová peca contra ele.

2 Coríntios 3:17: Usado para provar que ele têm certas características e atributos pessoais que ele não tem. Por isso "toma emprestado" as características pessoais e o nome do Seu dono.    
Com este texto alegam que o espírito santo é o próprio Jeová seu dono.

Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer na trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17

Salmo:104:30: Usado para provar que ele é Criador. Todavia é uma interpretação completamente errônea. Criador é um só. Ecl. 12:1, Mat. 19:4,5. Intermediário na criação é um só. Prov. 8:30, João 1:1-3. Ferramenta na Criação é uma só. Gên. 1:2.

NOTA GERAL Todos textos do Novo e Velho Testamento supostamente provam que ele é uma pessoa, é porque Jeová personifica o seu espírito santo parcialmente na terra.
Porém no céu ele continua sendo abstrato. Por isso vemos as expressões: Ele, outro, aquele, consolador, si mesmo, mim, etc

Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos). Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino. Por outro lado, no mesmo contexto, quando usa a palavra grega pneú·ma, João emprega um pronome neutro para se referir ao espírito santo, a própria palavra pneú·ma sendo neutra. Assim, temos no uso que João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. — Jo 14:16, 17; 16:7, 8.

O espírito santo é abstrato na Bíblia inteira, porém nas tratativas com os homens Jeová o personaliza, para que possamos ver, entender a sua importância e atuação. Apoc. 4:5

Passagens bíblicas em que o espírito santo não é personalizado são impróprias (incompatíveis) para uma pessoa real tanto no V.T como no N.T. Atos 2:1-6

QUESTIONAMENTO DE LEITORES
01- Se o próprio Jeová é o Espírito e onde está o espírito santo que dá liberdade? Como podem perguntar onde está o Espírito Santo no céu?
RESPOSTA: 2 Coríntios 3:17: Usado para provar que ele têm certas características e atributos pessoais que ele não tem. Por isso "toma emprestado" as características pessoais do Seu dono.    
Com este texto alegam que o espírito santo é o próprio Jeová seu dono.
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer na trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17
O espírito santo é abstrato na Bíblia inteira, porém nas tratativas com os homens Jeová o personaliza, para que possamos ver, entender a sua importância e atuação.

02- Como pode um ser abstrato, inanimado ter: Vontade própria, sentimentos, decisões, falar, ouvir, escutar, testificar, anunciar, proibir, pedir, interceder, ter comunhão, fazer lembrar do que Jesus disse, procede do Pai, revela o que ainda não aconteceu, ser o Espírito Santo verdade?
RESPOSTA: Assim como o espírito santo pode fazer coisas peculiares a uma pessoa quando ele está personificado, ele quando NÃO está personificado faz coisas que não são normais para pessoas. Por exemplo: Encher, derramar, cair, pousar, soprar etc.  Isaías 40:13, João 3:34.

03- Como pode um ser abstrato, inanimado, ser chamado de: Ele, espírito, eu, aquele, outro, consolador, si mesmo?
RESPOSTA: Quando o espírito santo está na terra ele é personificado. Veja a Pergunta 5 abaixo.

04- Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer?
Onde ele estava? Quem é? Por que na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. Lucas 12:12  
Pode um vento ou ser inanimado ensinar? Onde estava o espírito santo de Jeová se Jesus disse que iria para o Pai para enviá-lo?* João 16:7 Atos 16:7.  
RESPOSTA:
A profecia sobre o espírito santo "vier" é originária de Joel capítulo 2:1 Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! 2 Nesses dias, *até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito*! 3 Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. 4 O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível! 5 Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. TRAD. PASTORAL
Portanto o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.

Reflexão sobre esta profecia
Pode um vento ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9.     

Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer?
Jeová no céu estava esperando Jesus ascender entregar o valor do seu sacrifício para que Ele pudesse derramar seu espírito em Pentecostes e encher os primeiros discípulos abençoando a Congregação Cristã recém formada. Não há referências que Jesus tenha se encontrado com o espírito santo, para autorizá-lo a descida. Muito pelo Contrário, Jesus procurou o dono do espírito santo. Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” Heb. 9:24,
Então o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36.

05- Por quê será que João no Apocalipse não viu e nem descreveu o espírito santo no céu?
Os trinitários argumentam que o espírito santo estava ausente no céu por ter sido derramando em Pentecostes e estar aqui na terra com a igreja.
Será isso verdade?
O livro de Apocalipse retrata os acontecimentos futuros todos próximos a volta de Jesus, o arrebatamento da igreja, o casamento do Cordeiro, a Nova Jerusalém, o Reino Milenar.
Será que o espírito santo nunca mais retornaria para o céu? Será que ele ficaria eternamente na terra?
Impossível.

06- Como podemos constristar uma força? Efésios 4:30
Note que no mesmo texto o espírito santo está personalizado, pois está no texto que o espírito santo é  o SELO dos ungidos.
Jeová e Jesus não selam ninguém!  Então as emoções do espírito santo são figurativas!

OS TERMOS APLICADOS AO ESPÍRITO SANTO SÃO PARA PESSOAS?
Veja  se combina as seguintes declarações:
01- Jesus caiu sobre mim.
02- Sopraram Jesus sobre mim.
03- Jesus pousou em mim.
04- Me encheram de Jesus.
05- Deus DERRAMOU Jesus em todos.
Como JESUS SE SENTIRIA?

CONCLUSÃO
Apesar de o espírito ser personificado no céu, na Terra é personificado parcialmente. Muitas passagens com ele remanesceram perfis que não condizem com pessoas.
No livro de Apocalipse inteiro, não ocorre nenhum fato, ação, adoração, honra, glória, diálogo, visão dele, que pudéssemos identificá-lo como pessoa.
Podemos correr a Bíblia de ponta a ponta que ´"espírito" no céu jamais vai ser personalizado e nem é uma pessoa.
Por exemplo: Daniel 7:1-16, Isaías 6:1-10, Ezequiel 1:9-21

AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
Portanto, inventar uma boca e voz própria e audível para o espírito santo é heresia!

ESPÍRITO SANTO PERSONIFICADO PARCIALMENTE
UM grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando a ausência de personalidade. Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares .

PARE E PENSE
Existe pessoa abstrata?
Cadê a pessoa do e.s no Apocalipse?
Mostre um versículo no Apocalipse que o espírito é pessoa.
Existe espírito abstrato que é pessoa? Ele é visto e definido por 4 lâmpadas?
Por que o espírito é chamado de "sete espíritos" no Apocalipse?
Por que o espírito não faz nada até o final do milênio?
Por que o espírito no céu não aparece com corpo?
Por que não recebe honra, glória, adoração no céu?
Por que o espírito é excluído das visões de João no céu?
Por que o espírito não está na nova Jerusalém?
Por que o espírito é excluído das visões de João no céu?
Por que o espírito não aparece na transmissão do Apocalipse às congregações? Apoc. 1:1,2
Por que o espírito "sumiu" no milênio?
Por que o espírito não tem funções no milênio?
Por que além de Apocalipse, em outras visões celestiais o "espírito" também não é personalizado?
Por que o "espírito" no Apocalipse fala pela boca de Jesus? Apoc. 3:1.
Por que a Bíblia omite o espírito na cadeia de pessoas para a transmissão de Apocalipse? Ap 1:1,2.
Por que o espírito santo não foi personificado no céu? Apoc. 4:5

ESPÍRITO SANTO: O PERSONALIZAR DE COISA IMPESSOAL.
5 REGRAS IMUTÁVEIS DE PERSONALIZAÇÃO NA BÍBLIA:
1- A Bíblia personaliza qualquer coisa impessoal,  mas, jamais  tal coisa se tornará uma pessoa*
Exemplos de personalização de coisas impessoais pela Bíblia:
“Eu” (ego), sabedoria Prov. 8:1a33: 9:1a18, tribos de Israel. Jer. 31:1,3
Guiar, A palavra de Deus, Salm. 119:105, 2 Tim 3:16.
Falar, sangue, noiva: Gên 4:10, Apoc.22:17.                               
Ouvir, os céus e Terra: Isaías 1:2.                             
Glorificar, obras cristãs: Mat.5:16, Rom. 11:13.                               
Mostrar, os céus: Sal.19:1.                                             
Anunciar, coisas escritas: 1Cor.10:11.                                  
Vontade, Criação, Rom. 8:20.                                          
Emoções: Mar, rios, montes: Sal. 96:11,12; 98: 7a9.                                
Mente: Rom 8:27, A Bíblia, Heb.4:12 (discerne).
Pensar: O coração, Prov. 15:28.  
Interceder, Ajudar As nações: Zac.1:15.                                       
Mentir a Ele: À verdade, Tiago 3:14.                                
Blasfemar, nome de Deus. Atos 6:13, Rom. 2:24, Apoc.13:6.
Pecar contra, nosso corpo: 1 Cor.6:18.                                   
Comandar, enviar, impedir O coração, Ex.35:21                                         
Consolar, as escrituras, a Bíblia. Rom.15:4.                      
Ensinar, a graça, a Bíblia: Tito 2:11,12, 2 Tim.3:16.
Ter voz e vontade própria, o vento João 3:8
Fazer julgamentos, a Bíblia. Heb. 4:12.
Dar testemunho, água, sangue. 1 João 5:6,7,8
Declarar, os céus. Salmo 19:1
Reinar, a morte, paz. Rom. 5:17, Col 3:15
Ter poder, a sepultura. Salmo 89:48
Convencer, as palavras são convincentes. Prov. 16:23
Tomar decisões, a sorte. Jos. 19:1, 24; At. 1:26; Ester 9:24; Nu. 33:54
Interceder, as nações, Zac. 1:15
Usar pronome pessoal,  Jer. 31:3

2- Quando a Bíblia dá uma tratativa impessoal  para alguma coisa supostamente pessoal, ela  nunca se tornará uma pessoa. É caso irreversível.
Exemplos de tratativas impessoais para algo supostamente pessoal, pela Bíblia:
O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM:
Nome próprio, Sal. 83:18.  
Diálogo com humanos, Mat.21:20,21    
Dialogo com Jeová, Gen.15:2,4.
Dialogo com Jesus. Apoc.1:12,13.
Dialogo com Anjos. Apoc.22:8,9.   
Acessível a pedido. Luc.11:13.
Receber saudações. 1 Cor.1:2,3.
Mostrar sua aparência. Apoc.1:12a18.  
Grau de parentesco. Mat.3:17.
Ser ALMA. Is. 42:1
Receber honra, glória, prêmio. Apoc.5:13.    
Ser conhecido. João 17:3
Ser amado. Marcos 12:28-31.
Compartilhar o reino Apoc.11:15.                                                                       
Ser imitado, 1 Cor.11:1.
Ser taxado pessoa. Ex.15:3                                                                             
Ser profeta, Deut. 18:18
Ser Apóstolo. Heb. 3:1
Compartilhar na salvação. Apoc.7:10
Estar presente em ocasiões extremamente IMPORTANTES. Dan. 7:9a18.
Ter amigos. Tiago 2:23.                                                                  
Ninguém precisa ter fé nele. João 14:1.
Não é necessário temê-lo. Apoc 14:7
Usa pessoas para falar. 2 Sam. 23:2.
Encher outra pessoa, Atos 2:4.
Ser derramado em outra pessoa. Joel 2:28.  
Ser repartido, Num.11:16,17, Isaías 63:11.
Pousar noutra pessoa, Num.11:25.
Cair noutra pessoa. Atos 10:44.
Ser soprado numa pessoa. João 20:22.
Pode-se "beber" espírito santo. 1 Cor. 12:13
Não tem membros corporais.

3- A Bíblia nunca personaliza totalmente  algo  impessoal.
Este algo impessoal personalizado parcialmente nunca será realmente uma pessoa.
Exemplos de personalização parcial para algo supostamente pessoal, pela Bíblia:
O espírito santo não é personalizado no céu antes de ser derramado, e na terra é personalizado praticamente durante o primeiro século do Cristianismo,  mas  em algumas ocasiões.
O espírito santo não tem passagens como pessoa no Apocalipse inteiro. Não é visto como pessoa no Reino milenar e na Nova Jerusalém.

ESPÍRITO SANTO PERSONALIZADO PARCIALMENTE
UM grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando a ausência de personalidade. Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares .

4- Para se determinar a personalidade de uma coisa, primeiro é imperativo  averiguar se esta coisa está sendo personalizada ou não.
Não adianta, por exemplo, dizer que o coração é uma pessoa por ele ter sentimentos e emoções. Embora ele seja impessoal, ele pensa, medita, responde e etc. Prov. 15:28.   
Que dizer do espírito santo de Jeová? Nas poucas vezes que o espírito de Deus é personalizado, ele faz coisas que são próprias de pessoas. Efésios 4:30. (comparado a um selo).

5- Prova final: É ou não é personalização? O último parâmetro para confirmar a personalização de algo: A Bíblia diz diretamente que a coisa que está sendo personalizada é impessoal.
No caso da personalização do espírito santo, diz a Bíblia claramente que ele não é uma pessoa. Observe Isaías 40:13,26, abaixo: "Quem *mediu o espírito de Jeová , E quem pode instruí-lo como seu conselheiro? ... “Ergam os olhos para o céu e vejam. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número; Ele chama a todas elas por nome. Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder , Não falta nem sequer uma delas.


CONCLUSÃO
Tem parente na família que é Pai? Sim! Que é  Filho? Sim! e que é  espírito santo? NÃO! Mateus  28:19
Na família de Deus, o Pai tem nome próprio? Sim! O filho tem também? Sim! E o espírito santo tem nome próprio? Não, usa o nome do seu Pai emprestado!  Mateus 28:19.
Por que TODAS cartas de Paulo nos prefácios e introduções, DESCONSIDERAM  vergonhosamente o espírito santo como pessoa?

Tito 3:5,6. Ele nos salvou (não por causa de obras justas que tivéssemos realizado, mas por causa da sua misericórdia) por meio do banho que nos trouxe à vida e por nos renovar pelo espírito santo.  Ele derramou esse espírito ricamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Usa-se água e sangue de Cristo para lavar e derramar muito espírito santo também para lavar-nos como também batizar-nos.


MATÉRIAS ADICIONAIS






Voltar para o conteúdo