OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE II - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

OS DEZ MANDAMENTOS ESTÃO VIGORANDO? PARTE II

OS DEZ MANDAMENTOS E A “LEI” (CONCERTO COM ISRAEL) ERAM TRANSITÓRIOS!  PARTE II.
ÊXODO 20:1a17, DEUT 4:13, 5:1-3,15, 2 COR.3:7-15. “Para os sem lei tornei-me como sem lei, embora eu não estivesse sem lei
para com Deus, mas [estivesse] debaixo de lei para com Cristo.1 Cor. 9:21, Gal 6:2.
 
QUADRO COMPARATIVO DA SUPERIORIDADE DA SEGUNDA ALIANÇA                    
A lei do Cristo, a NOVA ALIANÇA é infinitamente superior a VELHA ALIANÇA, inclusive os dez mandamentos). Gal.6:2, Deu.4:13. (NOVO MANDAMENTO).
 
                        *ALIANÇA DA LEI*           *NOVA ALIANÇA*
 
PACTUADOS:   Jeová x Israel carnal          Jeová x Israelitas espirituais (Cristãos).
MEDIADOR:      Moisés                               Jesus
SACERDÓCIO: Tribo de Levi                      Jesus, SUMO sacerdote eterno.
VALIDAÇÃO:   Sangue de animais             SANGUE de Jesus.
INÍCIO:               Horebe                                Pentecostes
LEIS:                 Tábuas 10 + 603                 Lei do Cristo, Gal.6:2
APOIO:             Glória temp. de Deus           ESPÍRITO SANTO
ESCRITA:        Tábuas de pedras                Nossos corações.
INSTRUÇÃO:   Moises e profetas                Jesus e seu mordomo prudente.
TEMPLO:          Tijolos                                   ESPIRITUAL
ALVO:               Tutela até Cristo                  O REINO de Cristo
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA LEI MOSAICA E A DE CRISTO.
01- No sermão do monte Cristo fez um "mix" dos mandamentos das pedras e os demais. Quando disse que ele cumpriria a LEI (sem distinção e divisão) e cumpriu à risca! Depois de pentecostes transformou aquela LEI rudimentar em princípios amorosos! Tudo da LEI, tem no novo testamento, mas, com AMOR ativo.1 Tim. 1:8a11.
02- A bíblia diz que as tabuas é lei só condenatória e não salva ninguém! 2 Cor.3:7.
03- Os dez mandamentos eram transitórios eram o concerto (aliança) de Deus para a nação de Israel. Deut.5:1a3, Deut.4:13, 2Cor 3:7a15.
04- Somente em pentecostes que se inaugurou a nova aliança; ademais, as cartas de Paulo mostrando o fim da LEI, demoraram 3 décadas para serem escritas; as leis cristãs são infinitamente superiores as mosaicas, inclusive os dez mandamentos.
05- Será que Tiago 2:1a12, prova que a lei mosaica se perpetuou? Leia direito.
Se cumprirem a LEI mais IMPORTANTE da escritura: «ame o seu próximo como a si mesmo, ((((LEI CRISTÃ))) vocês estarão AGINDO BEM.  Mas, se vocês fazem diferença entre as pessoas, estão cometendo pecado, e a LEI ((((MOSAICA))) os “condena” (não salva) como culpados. Aquele que observa a lei toda, ((((JUDAIZANTES)))) mas falha num só ponto, torna-se culpado de violar a lei inteira. De fato, aquele que disse: «não cometa adultério», também disse: Não mate. Portanto, se você não comete adultério, mas mata, será condenado como violador da lei. (((MOSAICA))) abolida.
06- Por que romanos diz claramente: Cristo é o fim da lei? Rom.10:4: qual “lei”, só a de Moisés? Só a “cerimonial” (não existe na bíblia). A palavra “bíblia” está nas escrituras.  Mateus 1:1 -  βίβλος. -Somente a lei alimentar? E a LEI JUDICIAL?
07- Por que “os dez mandamentos” são chamados de leis de Moisés? Marc.7:9, 1 Reis 2:3.
08- Por que as leis alimentares humanas modernas, não são genéricas como eram até o Cristo. Exemplo: diabético, celíaco, hipertenso, colesterol alto, etc.
09- Por que as leis judiciais HUMANAS moderna, o tribunal humano é completo para os dias atuais, e as leis humanas são infinitamente superiores as leis JUDICIAIS de Moisés? Por que Paulo recorreu ao tribunal mundano para se defender?
10- A lei é santa justa e boa. Rom. 7:12. Quando a bíblia diz que a lei é santa é boa (rom 7:12), não se refere só aos dez mandamentos, e sim toda lei mosaica. Deut.4:13. Além do mais a lei cumpriu seu objetivo, tutor até o Cristo. No novo testamento temos muitos outros mandamentos novos e leis novas (princípios). João 13:34, Mat. 7:12, Mat. 28:19,20, João 13:34,35, Etc.
11- Veja o local e data, a lei foi dada a LEI aos ISRAELITAS e não ao povo anterior, pois não tinham as 613 leis. Deut.5:1a3,15. (HOREBE).
12- A lei moral eterna de Deus, não são somente os dez mandamentos, pois existe uma infinidade de leis morais na bíblia. Aliás, os dez mandamentos são chamados de ministério da condenação. 2cor 3:7, João 13:34,35.
13- Adão não tinha oficialmente os 10 + 603 leis, e sim mandamento de não comer o fruto e sua consciência! Até o pacto da lei a consciência era a lei de Deus, juntamente com as orientações progressivas de Deus para seu povo. Rom. 2:14,15.
14- Jeová Deus deu a primeira lei moral a Adão e não era o decálogo. Gen. 2:16, se desobedecesse perderia a sua eternidade. Deut.5:1a3,14. (O fruto da arvore).
15- Onde se encontra nos “dez mandamentos”, a justiça, a misericórdia, a honestidade, o perdão, a tolerância, a imparcialidade, a humildade, a compaixão, a empatia, a solidariedade e o verdadeiro amor? Gal. 6:2, João 13:34,35.
16- Têm certeza que "os dez mandamentos" é tudo que devemos a Deus, e ao próximo, ou é um "resumo" das dez piores de todas atrocidades, até chegar o Cristo?
17- Pare de tentar desestabilizar todas cartas de Paulo, em prol da permanência dos "dez mandamentos", a lei, a antiga aliança ou pacto ou lei mosaica! 2 Cor. 3:7a11.
18- Por que Paulo deprecia tanto a Lei? Por exemplo, ele diz que a lei é para: o injusto, obstinado, o ímpio, o pecador, o profano, os irreligiosos, assassinos de pai e mãe, prostitutos, ladroes, mentirosos. 1Tim.1:8a11.
19- Por que Paulo diz termos tão depreciativos contra a Lei dando termos rebaixados, para ela:  lei fraca, enferma, DOENTE? Rom.8:2a4.
20- Se não estamos debaixo da lei, então podemos matar, roubar, Etc., só porque não estamos mais de baixo da lei mosaica?  Não, pois estamos debaixo da lei SUPERIOR para com Cristo. Gal.2:15, Gal. 3:23, Gal.4:4,21, Gal.5:3,4,16,18, Gal.6:2. Ilustração: Cristo disse: Ame o próximo como eu amei! Podemos matar e roubar defraudar, extorquir?
21- É Cristo taxado na bíblia como “debaixo da lei”, e nos livrando desta maldição? Gal. 4:4, Gal.3:23a25, Gal.3:13, Rom.6:14. E depois que cumpriu a “lei”?
22- A “lei” conseguiu “salvar” alguém? Rom.3:23, 8:1a4.
23- É a lei de Deus hoje, só “os dez mandamentos”? Ou é a bíblia inteira?
24 - Você está debaixo da lei do V.T ou do N.T na lei do Cristo? Rom. 6:14, Gal. 6:2
25- Por que será que os dez mandamentos não tocam no assunto o REINO ETERNO de Cristo?  Mat.6:33.
26- Por que será que os dez mandamentos não tocam no assunto, satanás o diabo?
27- Por que será que os dez mandamentos não tocam no assunto, Jesus Cristo?
28- DEUS em Gen.2:2 REPOUSOU SE em 24 HS? Seu repouso ainda não terminou! Heb.4:3a9.
29- A prova que Adão Guardava o sábado semanal de 24 HS é Gen.2:2? Não é este o REPOUSO de DEUS em ABERTO? Heb.4:4a9. Não tem em Genesis um dia da semana chamado sábado.
30- Quem é a besta da bíblia? A besta da bíblia matará milhares de pessoas!
31- Ao contrário da LEI, a LEI do Cristo condena o Lesbianismo. Rom. 1:24a26.
32- Eram os dez  madamentos que Abrão obedecia? Ou eram “outros” mandamentos? Sacrificio de seu filho, a mudança de cidade, representar o Nome de Deus, etc.   
33- O dízimo faz parte dos dez mandamentos? Por que alguns acham que ele não foi abolido? Todos pagam e uma tribo recebe a de LEVI. Voce é desta tribo?
34-  Por que os dez mandamentos não contempla a prostitição e só o adultério?
35- A Lei de Deus ainda será complementada , inserindo principios para o Reino Celestial, a terceira parte da biblia. Apoc.20:12.


COMO O CRISTÃO PODE GUARDAR OS DEZ MANDAMENTOS AO PÉ DA LETRA?
Pecado é a transgressão da lei, mas, é impossível enquadrar a lei de Deus apenas em dez palavras escritas em táboas de pedra. O amor a Deus e ao próximo é algo mais abrangente do que os dez mandamentos. POR EXEMPLO:
01- Fazer acepção de pessoas, está traindo a lei do CRISTO, porem isso não está escrito no decálogo. (Carta de Tiago 2,9) “Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis um pecado e incorreis na condenação da Lei (Cristã) como transgressores”.
02- Blasfêmia contra o Espírito Santo - é um pecado que não tem perdão , não está escrito no decálogo.
03- Homossexualismo - é pecado e não está escrito no decálogo, mas, está escrito em outros contextos, Levítico 18:22 "Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação".
04- Fornicação - não está escrito no decálogo, esta em outros contextos 1 Corintios 6;18 Fugi da fornicação. Todo o outro pecado, qualquer que o homem cometer, é fora do corpo; exemplo bestialidade.
05- Bebedice - é pecado e não está escrito no decálago.
06- Perdoar o próximo não se  encontra nos dez mandamentos.
07- " É claro que jamais encontraremos nos 4 evangelhos um só versículo abolindo os dez mandamentos, pois Cristo veio a estar debaixo da LEI, (Gal. 4:4) e para cumprir a LEI, (Mat. 5:17),Mas, a partir de pentecostes, na nova aliança, sim. 2 Cor. 3:7-15, Rom. 7:4 Rom. 10:4, Gál. 2:19, Gál. 3:24, etc.
08- Bestialidade.
09- A LEI depende da existência do pecado para continuar vigorando ou a lei não depende da existência do pecado? Gálatas 3:19: Logo, para que é a Lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro." Por que a Lei foi dada? Por causa da transgressão do homem. E se o pecado for exterminado no REINO de DEUS? Então, não tendo o pecado no Reino de Deus, para que a Lei no Reino de Cristo se OUTRA LEI se sempre existirá a Lei do amor, da Justiça? Mat. 22:37-40.
10- Na "Lei", Deus,  tolerava a poligamia.
11- Na "Lei", Deus abrandava o Divórcio, e o permitia até por motivo torpe. Deut 24:1

OS DEZ MANDAMENTOS ERAM TRANSITÓRIOS
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras (OS 10 MANDAMENTOS), se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito! ( A NOVA ALIANÇA COM A LEI DO CRISTO E COM O ESPÍRITO SANTO)
Porque, se o ministério da condenação (OS DEZ MANDAMENTOS) foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.(A NOVA ALIANÇA LEI DO CRISTO)
Porquanto, na verdade, o que, outrora, foi glorificado (DEZ MANDAMENTOS), neste respeito, já não resplandece, diante da atual sobre-excelente glória. (A LEI DO CRISTO NA NOVA ALIANÇA COM ESPÍRITO SANTO)
Porque, se o que se desvanecia ( OS DEZ MANDAMENTOS) teve sua glória, muito mais glória tem o que é permanente.(A NOVA ALIANÇA COM ESPÍRITO SANTO E A LEI DO CRISTO) 2 Coríntios 3:7-11 ALMEIDA

AS 10 ABERRAÇÕES DOS DEZ MANDAMENTOS SE FOSSEM ETERNOS
01- O Deus verdadeiro JEOVÁ permitirá eternamente a existência de deuses falsos.
02- Permitirá a poligamia. (SEM CASAMENTOS)
03- Proibirá adultério eternamente sem ter sexo e casamentos no Reino Celestial.
04- Reservará só um dia para sua adoração UNIVERSAL.
05- Honrar mãe eternamente no Reino de DEUS, sem ter mãe
06- Tolerará a ESCRAVIDÃO humana eternamente. Ex. 20:17.
07- Trucidará a Lei do CRISTO, o AMOR? DEUS É AMOR.
08- Deus não permitirá novos ajustes e princípios de sua LEI, no Reino milenar com a abertura dos novos rolos, a terceira etapa da bíblia. Apoc. 20:12.
09- Aceitará que seu NOME ETERNO continue SEM ser PRONUNCIADO.
10- Vingará até a terceira e quarta geração que NO REINO celestial não existirá.
 
OS DEZ MANDAMENTOS NÃO TEM SERVENTIA NO CÉU
01- Nenhuma criatura no céu jamais teve outros deuses para servir em oposição a Jeová. (Lá não tem nem a trindade).
02- No céu ninguém precisa fazer imagem ou escultura de Jeová para adorá-Lo, pois todos habitantes do céu enxergam Deus e falam pessoalmente com Ele.
03- Jamais qualquer criatura celestial é castigada e nem a sua terceira ou quarta geração de anjos (não existem) por não obedecer os Dez Mandamentos.
04- Jamais no Céu qualquer criatura tomou ou tomará o Nome de Deus em Vão.
05- No céu nunca houve a guarda de sábado semanal.
06- No céu não tem animais nem filhas e nem escravos estrangeiros para descansar dia nenhum.
07- No céu não tem como honrar pai e mãe, para obter uma vida longa na Terra.
08- Os seres espirituais jamais até hoje nunca mataram nenhum dos seus irmãos.
09- Nenhum ser espiritual celestial pode adulterar pois não têm esposas.
10- Os seres espirituais não tem como cobiçar a casa, a mulher, os escravos, nem boi, ou jumento do próximo. (Lá não existem tais coisas)

PERGUNTAS DE LEITORES
01- Lucas 23:54-56,  prova que a Lei moral de Deus  (o decálogo) é perpétua?
"Era o dia da Parasceve [PREPARAÇÃO], e ia começar o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com ele, seguindo a José, viram o túmulo e como o corpo de Jesus fora nele posto;  voltando depois, prepararam aromas e bálsamos. No sábado, descansaram segundo o mandamento;" LUCAS 23:54-56.
Diz a Palavra de Deus: Cristo é o fim da Lei. Rom 10:4.  O leitor sincero da Bíblia obviamente se perguntaria: à partir de quando a Lei  não teria mais de ser cumprida pelos cristãos?
A resposta é simples!   A partir da fundação da congregação cristã oficialmente. Foi exatamente em Pentecostes que a nova "aliança", Pacto do espírito, entrou em vigor. Anteriormente os cristãos ainda não tinham congregações cristãs. Na Nova aliança vigoraria a Lei do Cristo. Gálatas 6:2
De Pentecoste para frente só encontramos judeus nas sinagogas guardando sábado. Os Cristãos se livraram da LEI. Por isso de ATOS para frente, relato de sábado é só nas sinagogas judaicas que não aceitaram Cristo.


02- Enquanto a Lei moral de Deus estava em vigor, como o horário da guarda do sábado deveria ser respeitado se em outro país se  o horário local não era o mesmo do horário padrão de Israel?  
O calendário Judaico é lunar com variações devido a intercalação de um mês intecalar de tempos em tempos. Não havia fuso-horário em Israel. Se um Israelita debaixo da Lei, viajasse para outro país ele deveria seguir as datas e horários para suas festividades.
Por exemplo, a Páscoa/ Ceia do Senhor. Cada ano esta festividade é comemorada em datas diferentes, porém em 14 de Nisã, após o por do sol local. Os sábados Judaicos (Lunar) dificilmente coincide com os sábados das Nações com calendário solar.

CONCLUSÃO
Pare de andar na lei e na aliança mosaica;  ande na lei cristã e no pacto de pentecostes...  1 Reis 2:3, Deut 4:13, 2 Cor 3:7-12, Gal 6:2...   
 
Veja: Quem pensa que cumprir os dez mandamentos é amor enganou se, era obrigação! Quem ama não tem escravo! Êx 20:17. Note: Na "lei"  o amor é passivo e na lei do Cristo  o amor é ativo, agape. Gal 6:2.

MATÉRIAS ADICIONAIS
SÁBADO: DE GÊNESIS À APOCALIPSE

LEI MOSAICA: POR QUE FOI ABOLIDA?
Voltar para o conteúdo