ONIPRESENÇA: VERDADE OU MITO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ONIPRESENÇA: VERDADE OU MITO?

Definição: A onipresença (português brasileiro) ou omnipresença (português europeu) é a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Em teologia, a onipresença é um atributo divino segundo o qual Deus está presente em todos os pontos da criação. Em conjunto à simplicidade divina, pode-se dizer que Deus está totalmente presente em cada ponto do universo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Onipresen%C3%A7a
Isto significa que só Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo; Que está presente em todas partes; ubíquo.

A- JEOVÁ É ONIPRESENTE?
DEUS TEM UM CORPO? Por ensinar que Deus é onipresente, OS TRINITÁRIOS tornaram mais difícil para seus adoradores encará-lo como Pessoa real . Como é que Deus pode estar presente em todo lugar ao mesmo tempo? Deus é uma Pessoa espiritual, o que significa que tem um corpo espiritual. Será que um espírito tem corpo? Sim, pois lemos: “Se há corpo físico, há também um espiritual.” 1 Cor. 15:44; João 4:24.

Deus como indivíduo, como Pessoa com um corpo espiritual, tem um lugar de residência, e assim não poderia estar em qualquer outro lugar ao mesmo tempo. 1 Reis 8:43 diz que os céus são o lugar estabelecido de morada de Deus. Em Hebreus 9:24 somos também informados de que “Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”.
Outrossim, Estêvão e o apóstolo João tiveram visões do céu, nas quais viram tanto a Deus como a Jesus Cristo. Portanto, Jeová Deus deve ser uma pessoa, um indivíduo, tanto quanto Jesus Cristo. Atos 7:56; Apoc. 5:1, 9.

Todos cristãos, que têm a esperança viverem no céu, têm a garantia de que verão a Deus e também serão semelhantes a ele, mostrando que Jeová Deus é realmente uma pessoa e tem um corpo, bem como determinado lugar para estar. 1 João 3:2.

Alguns  ficam confusos pelo fato de que Deus vê tudo; também o seu poder pode ser sentido em toda a parte. (2 Crô. 16:9) Ele tem determinado lugar nos mais altos dos céus, mas a sua força ativa, seu espírito santo, provê esclarecimento, e sua força pode ser sentida em todo o lugar, em todo o universo.
Deus usa de antropomorfismo; ou atribui a Deus características humanas. De modo que a Bíblia fala da face de Deus, de seus olhos e ouvidos, de suas narinas e boca, de seus braços e pés. (Deut. 4:15-20; Sal. 27:8; 1 Ped. 3:12; Sal. 18:15; Isa. 1:20; Deut. 33:27; Isa. 41:2)

Naturalmente, essa linguagem descritiva não significa que seu corpo espiritual tem a mesma espécie de membros que os corpos humanos têm.
Essas expressões ajudam-nos, a ver que Jeová Deus se torna assim mais real para nós. Entretanto, com essas características o corpo espiritual de Jeová, NÃO estará presente em todos os espaços do universo.

ONIPRESENÇA Divina é tratada pelos seus teólogos criadores como Terminologia filosófica. PORTANTO, UM MITO, primeiro por não existir na Bíblia a palavra correspondente nem no hebraico e nem no grego. Segundo, por não existir nenhum texto em toda Bíblia que corretamente interpretado dê pelo menos a ideia de onipresença Divina.

TEXTOS MAL INTERPRETADOS DA ONIPRESENÇA DE JEOVÁ
1 Reis 8:27, Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus te não poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado. Trad. Almeida.
Repare que nesta mesma oração de Salomão na inauguração do Templo em Jerusalém, disse que Jeová tem uma morada fixa no céu e escuta as orações dos seus servos do lugar de morada Dele, os céus,  e que Jeová ouvia as orações à Ele, "DESDE OS CÉUS". 1 Reis 8:29,30,32. Portanto a declaração que os céus não poderiam "conter" Jeová é no sentido da GRANDIOSADADE IMENSURÁVEL de DEUS.

Jó 34:21, Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Trad. Almeida
Deus não é onipresente, pois,  2 Crônicas 16:9 diz  que "os olhos de Jeová percorrem toda terra". Note que  se os olhos de Deus percorrem toda terra, então Ele não está na terra, mas vê tudo de lugar fixo (De longe) .

Salmo 32:8, Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Trad. Almeida.
Deus para guiar as pessoas com seus olhos não precisa ser ONIPRESENTE, pois 2 Crônicas 16:9 diz  que "os olhos de Jeová percorrem toda terra" . Note que  se os olhos de Deus percorrem toda terra, então Ele não está na terra, mas vê tudo de lugar fixo (De longe) .


Salmo 139:3, Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Trad. Almeida
"Cercar" em outras traduções dá sentido de observar e não ser onipresente.

Salmo 139:5, Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. Trad. Almeida
"Cercar" em outras traduções dá sentido de observar e não ser onipresente.


Prov. 15:3, Os olhos do "SENHOR" estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Trad. Almeida
Deus não é onipresente, pois,  2 Crônicas 16:9 diz  que "os olhos de Jeová percorrem toda terra" . Note que  se os olhos de Deus percorrem toda terra, então Ele não está na terra, mas vê tudo de lugar fixo (De longe) .

Isaías 57:15, Porque assim diz o Alto e o Sublime, *que habita na eternidade*, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Trad. Almeida
Note que várias outras traduções vertem esse versículo por: "que vive para sempre"! Trad. Internacional.

Isaías 66:1, Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso? Trad. Almeida
O "céu" é o Trono de Jeová e a terra o descanso para Seus pés. Mesmo que essas palavras fossem literais Jeová teria um corpo de tamanho definido e não ONIPRESENTE.
O corpo de Deus seria da distância do céu na terra.

Jeremias 23:23,24, Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?  Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não "encho,", eu os céus e a terra? diz o "SENHOR". Trad. Almeida.
Como Deus pode ser Onipresente sendo um "DEUS DE LONGE"?  Se Deus "ENCHE" (ocupa) os céus e a terra literalmente, que espaço sobraria para todos anjos, pessoas, astros, estrelas?
Por acaso, não seria isso uma hipérbole para demonstrar sua grandiosidade? Ademais o sentido de ocupar é o correto. Ele pode ocupar todo universo e não ser Onipresente e sendo "Deus de LONGE TAMBÉM".   

Atos 17:24, O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Trad. Almeida.
Deus já teve uma morada simbólica nos templos antigos: O seu santuário terrestre, o seu Templo em Jerusalém. Hoje, Sua morada fixa é nos mais altos dos céus. 1 Reis 8:43; João 14:1; Apoc.13:6.    

Mateus 6:6, Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e *teu Pai que vê secretamente*, te recompensará. Trad. Almeida.
Obviamente Jeová Deus para ver coisas escondidas  não precisa estar presente. 2 Crôn. 16:9.



B- JESUS É ONIPRESENTE?
ONIPRESENÇA Divina é tratada pelos seus teólogos criadores como Terminologia filosófica. PORTANTO, UM MITO, primeiro, por não existir na Bíblia a palavra correspondente nem no hebraico e nem no grego. Segundo, por não existir nenhum texto em toda Bíblia que corretamente interpretado dê pelo menos a ideia de onipresença Divina.
Jesus é visto cada etapa de sua vida em um lugar físico. Depois da sua ascensão, hoje está nos céus onde ninguém humanos por enquanto pode vê-lo. 1 Tim. 6:16.

Jesus já no dia dele Apocalipse 1:10 é visto ao lado e defronte, em pé do Trono de Deus.
Num futuro bem breve voltará aqui para terra com seus santos anjos.

TEXTOS MAL INTERPRETADOS  DA ONIPRESENÇA DE JESUS
Mateus 18:19,20, "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" . Trad. Almeida.
O que diz todo o contexto dessa passagem? Resumindo o contexto inteiro: Leia Mateus 18:15-20: Jesus aconselhava-nos que se um irmão pecar contra você, tu deverias procurar esse irmão para fazer as pazes e perdoá-lo em particular . Entretanto, se ele não pedisse perdão e ficasse irredutível, ai você deveria tentar novamente com a presença de duas ou três testemunhas. Caso mesmo assim não solucionasse o caso, você deveria procurar a dianteira da congregação. Caso o pecador continuar obstinado ele deveria ser considerado um pagão. Jesus concluiu este impasse assim: O que vocês da dianteira da congregação (dois ou três) amarrarem na terra seria amarrado no céu. Portanto, se os dois da dianteira concordarem da decisão, O Pai de Jesus nos Céus apoiaria. Neste ponto Jesus encerrou: "Onde há dois ou três (da dianteira da congregação reunidos) em nome dele, ele ele estaria no meio deles".  Você acha isso ONIPRESENÇA? Jesus estaria no meio deles apenas quando necessário! (Acompanhando lá do céu)

Mateus 28: 20b, "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Trad. Almeida.
Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, estava se despedindo dos 500 discípulos que deixou na terra. Partiu em seguida para o Céu e sentou a direita de Seu Deus e Pai.
Seu corpo era visível e limitado. Que significavam essas palavras aos seus discípulos?  Simplesmente ele iria deixá-los sem sua presença aqui na Terra. Porém como líder da congregação lá do céu continuaria a dedicar toda sua atenção e amparo.


Efésios 4:8-10, "Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.
Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, *para "encher" todas as coisas* .
Confira em outras traduções: *para dar plenitude a todas as coisas* . Será possível "encher" todas as coisas com Jesus?


Colossenses 1:17, E ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por ele.  Trad. Almeida.
O fato de Jesus existir antes de todas as coisas não indica sua onipresença. Note que Jesus é a primeira criatura do universo. Colossenses 1:15. (A imagem de Seu Pai)

Hebreus 4:12, Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Trad. Almeida.
Apesar de Jesus ser chamado de "a Palavra de Deus" no versículo acima esta palavra de Deus é a sua pronunciação escrita e falada.



C- O ESPÍRITO SANTO É ONIPRESENTE?
Alguns dizem que o  espírito santo nunca foi visto no céu no Apocalipse, porque ele permanceu aqui depois de ser derramado em Pentecostes.  Ele veio do céu quando Jesus retornou ao céu.
Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová? Seria a falácia da omissão? Ele não é Onipresente?

TEXTO MAL INTERPRETADO DA ONIPRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
Salmo 139:7-10 ; Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar". Trad. Almeida
Este é o único versículo em toda Bíblia que "parece" que o espírito santo de Jeová é ONIPRESENTE. Mas, será mesmo onipresente?

Neste único texto da suposta onipresença do espírito santo é revelado que nem Deus não é onipresente, pois,  2 Crônicas 16:9 diz  que "os olhos de Jeová percorrem toda terra" . Note que  se os olhos de Deus percorrem toda terra, então Ele não está na terra, mas vê tudo de lugar fixo (De longe) .

Provérbios 15:3, Os olhos do "SENHOR" estão em todo lugar , contemplando os maus e os bons. Trad. Almeida
Mas o que são os olhos de Jeová? Note que tentar fugir do espírito de Jeová é impossível. Percebe que o espírito santo de Jeová atua também como "olhos" de Jeová? Zac. 4:6,10.


D- A TRINDADE É ONIPRESENTE?
Visto que todos membros da trindade não são onipresentes individualmente, com certeza ela também não é.

CONCLUSÃO
Veja as declarações dos defensores da ONIPRESENÇA DIVINA: "Deus está presente em todos os lugares. Contudo, não devemos pensar sobre ele como se ocupasse todos os espaços, porque ele não tem dimensões físicas. É como espírito que ele está em todo lugar.
Ainda que isso exceda a compreensão de criaturas como nós, presas ao corpo, o próprio Deus está presente em toda parte, em sua majestade e poder. Almas necessitadas que oram a ele de toda parte no mundo estão à sua vista e recebem sua atenção pessoal.

A crença na onipresença de Deus é ensinada em Sl 139.7; Jr 23.23-24; At 17.27-28. Quando Paulo fala do Cristo que subiu ao céu como enchendo todas as coisas (Ef 4.8-10), a disponibilidade de Cristo em toda parte, na plenitude do seu poder, certamente faz parte do significado. Pai, Filho e Espírito Santo são onipresentes, ainda que a presença pessoal do Filho glorificado não seja física (no corpo)" . Extraído do site: http://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/onipresenca_onipotencia_genebra.htm
http://www.monergismo.com/

CRENÇA PAGÃ que,  “tudo o que existe é parte de Deus e que Deus está presente em tudo o que existe”. Pessoas acreditam  que “vivemos, nos movemos e temos nossa existência literalmente em Deus". Deus está presente literalmente até numa planta, dizem.



MATÉRIAS ADICIONAIS



Voltar para o conteúdo