MANDAMENTOS: QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA "LEI"? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

MANDAMENTOS: QUAL É O MAIOR MANDAMENTO DA "LEI"?

E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na LEI? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor (Jeová) , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a LEI e os Profetas. Mat. 22:35-40. ALA.

DE QUE LEI SE TRATAVA NESTES VERSÍCULOS?
A Lei de Deus a Israel Jeová deu a Israel a Lei, mediante Moisés como mediador, no ermo do Sinai, em 1513 AEC. Quando a Lei foi instituída no monte Horebe, houve uma assombrosa demonstração do poder de Jeová. (Êx 19:16-19; 20:18-21; He 12:18-21, 25, 26) Muitas das anteriores leis patriarcais foram incorporadas na Lei dada por meio de Moisés. — Êx 24:3-8; He 9:15-21;

Os judeus consideravam que as inteiras Escrituras Hebraicas se compunham de três seções: a “lei de Moisés”, os “Profetas” e os “Salmos”. (Lu 24:44)

As Dez Palavras (Êx 34:28), ou os Dez Mandamentos, eram a parte básica da LEI, mas se combinavam com cerca de outras 600 leis, todas as quais de igual peso e validez para os israelitas. (Tg 2:10)

A Lei continha muitos princípios e estatutos orientadores. Dava-se aos juízes a liberdade de investigar e de levar em conta a motivação e a atitude dos violadores, além das circunstâncias que cercavam a violação. Um violador deliberado, desrespeitoso ou impenitente recebia a pena máxima. (Núm 15:30, 31) Noutros casos, podia-se decidir por uma sentença mais branda.

A Lei também servia como “sombra das boas coisas vindouras”, e as coisas relacionadas com ela eram “representações típicas”, induzindo Jesus e os apóstolos a recorrer freqüentemente a ela para explicar coisas celestiais e assuntos relativos a doutrina e conduta cristãs. Por conseguinte, ela supre um campo de estudos essencial e necessário para o cristão. — He 10:1; 9:23.

CONSIDERAÇÕES
01- Será que Jesus fazia distinção dos Dez Mandamentos e a LEI de Moisés? (Vide o MIX que Jesus fez no sermão do monte)
02- Será que a Bíblia faz distinção dos Dez Mandamentos e a Lei de Moisés? 1 Reis 2:3
02- Por que Jesus não respondeu: "Não terás outros deuses diante de mim", o primeiro mandamento das Tábuas de Pedras? Êx. 20:3.
03- Por que Jesus usou um mandamento da "Lei de Moisés" para dizer qual é o mais importante de todos? Deut. 6:4,5.
04- Por que o Apóstolo Paulo diz que Os Dez Mandamentos eram transitórios? 2 Cor. 3:7-12.
05- Por que Jesus no Novo Testemento disse que DARIA um novo mandamento para os cristãos? João 13:34,35.

PESQUISA ADICINAL


Voltar para o conteúdo