JESUS É ONISCIÊNTE? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS É ONISCIÊNTE?

O que significa Onisciência? Segundo o dicionário: "Característica ou condição de onisciente, que tudo sabe e conhece ... Saber absoluto; conhecimento abundante sobre tudo." - Dicio (Fonte: https://www.dicio.com.br/onisciencia

Onisciência é a palavra utilizada para se referir ao conhecimento absoluto que Deus possui. É o conhecimento do passado, presente e futuro. É o saber das coisas que já aconteceram sem mesmo estar presente, e também das coisas que hão de acontecer.

Os seres humanos e os anjos criados são limitados em seus conhecimentos. Sabemos apenas das coisas que vimos e ouvimos, mas as que estão fora do nosso alcance, disso não sabemos, e quanto mais o futuro que nunca vimos! Deus, porém, é diferente. Ele sabe de todas as coisas, inclusive das que ainda não aconteceram. Prova disso são as diversas revelações que encontramos em Sua Palavra, revelações as quais foram dadas com décadas, centenas e milhares de anos antes de acontecerem. Não foram revelações superficiais, mas precisas e com detalhes sobre governos e reinos neste mundo.

Praticamente, a maioria dos judeus, cristãos e muçulmanos concordam à respeito da Onisciência de Deus. Concordamos que Deus sabe todas as coisas, mesmo antes delas acontecerem. Por outro lado, surge o questionamento da Onisciência em relação à Jesus Cristo. A maioria dos cristãos, acreditam que ele é Onisciente. Mas o que é que a Bíblia ensina sobre esse assunto?

JESUS ERA ONISCIENTE EM SUA VIDA PRÉ-HUMANA?
Não existe nenhuma passagem bíblica que nos diga diretamente que Jesus seja onisciente em sua natureza pré-humana.


JESUS FILHO DO HOMEM PODIA LER OS PENSAMENTOS?
Sim, Jesus recebeu do Seu Deus e Pai a capacidade de Ler pensamentos, pois necessitava disso para fazer julgamentos das pessoas.
Lucas 6:8 - "Mas  ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão  mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou  em pé."

João 2:25 - "E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem."

João 6:64 - "Mas  há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o  princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de  entregar."

João 1:48 - "Disse-lhe  Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes  que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira."


JESUS É ONISCIENTE NA FORMA HUMANA?
Para compreendermos de forma correta esse assunto, é preciso considerarmos e a natureza física de Jesus e suas limitações. Leiamos as seguintes passagens abaixo:

Gálatas 4:4 - "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei"

O apóstolo Paulo declara que Deus enviou o Seu Filho "nascido de mulher", isto é, ao ser gerado pelo espírito santo no ventre de Maria, Jesus assumiu a natureza física da humanidade. Sobre Jesus, o apóstolo João diz que Ele "se fez carne, e habitou entre nós" (João 1:14). Jesus concordou em ser gerado como o Perfeito Adão ao assumir a humanidade, e diante desse cenário, teve que assumir a semelhança da nossa natureza. Quaisquer atributos divino que ele pudesse ter, nesse momento foram "deixados para trás" pelos atributos da natureza humana. Isso é melhor abordado nas palavras de Paulo aos Filipenses:
Filipenses 2:7 - "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens"
Paulo deixa claro que Cristo "esvaziou-se a si mesmo" e se fez "semelhante aos homens". Ora, se todos creem que Cristo "esvaziou-se a si mesmo" e se fez "semelhante aos homens", por que então utilizam tais passagens para justificarem uma suposta Onisciência de Jesus enquanto esteve aqui na terra? Em sua forma humana, Jesus "esvaziou-se a si mesmo" e se fez "semelhante aos homens", tornando-se totalmente dependente do Pai! Em todas as situações que Cristo proferia uma mensagem, tais palavras eram reveladas e inspiradas pelo Pai!

Jesus deixou isso bem claro ao dizer que "tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer", e que as palavras que ele dizia, não as dizia por ele mesmo, mas "o Pai" que estava nele "é quem" fazia "as obras" por ele! Jesus nada fazia por ele mesmo, mas tudo falava conforme o Pai lhe ensinava! Portanto, fica claro em compreender que tudo quanto Jesus sabia era por conta das revelações que o Pai lhe dava.

João 14:10 - "Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras"

João 15:15 - "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer"

João 8:28 - "Disse-lhes,  pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que  eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me  ensinou."

João 12:49-50 - "Porque  eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu  mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito."


JESUS SABIA DE TODAS PROFECIAS REGISTRADAS NA BÍBLIA
O "logus" desde sua criação e participação na Criação geral observou tudo.  Viu tudo, acompanhou tudo. Até mesmo antes da sua chegada na terra, acompanhou toda história da Bíblia, inclusive viu os judeus na entrada na terra de Canaã.  Mas, no seu nascimento como o segundo Adão, Jesus perdeu sua memória dos incontáveis anos de existência ao lado de Seu Pai. Foi só no seu batismo que Jesus recobrou sua memória de sua existência desde sua criação. Mateus 3:16 diz que "os Céus se abriram para ele"!  Portanto, Jesus depois de Batizado já sabia todas profecias cumpridas e a cumprir. Lucas 24:25-27;
Um exemplo clássico disso é a profecia de Mateus 24:2-44, que aborda o fim do sistema judaico e o fim do mundo nos dias atuais.
Mateus 24:2 - "Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada."  Esta profecia está escrita em Daniel 9:24-26.
Jesus consultou essa profecia e a mencionou. Mat. 24:15

Mateus 24:36, ao Jesus afirmar que "nem o Filho" sabia do dia de sua vinda, mas somente o Pai, isso era porque Jesus estava em sua  forma humana? Impossível! O espírito santo também estava incluído na afirmação que apenas o Pai sabia.
Portanto, todas profecias escritas interpretadas por Jesus, não era onisciência da parte do Cristo.

JESUS GLORIFICADO É ONISCIENTE?
Apocalipse 2:23 - "E  ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou  aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo  as vossas obras."
Jesus disse que ele "sonda os rins e os corações". Se Jesus sonda os corações das pessoas, logo, ele tem conhecimento do que acontece e do que passa na mente de cada pessoa, (ler pensamentos), mas, tal conhecimento está restrito à uma investigação e sondagem feita no tempo presente. Essa ação de investigar e sondar os corações e pensamentos das pessoas também é realizada por Deus e concedida também ao Filho. (1 Crônicas 28:9; Salmos 7:9; 139:1-2, 23-24). Ambos, Pai e Filho, sabem das coisas que não se veem e que ocorrem no tempo presente.

Apocalipse 1:1 - "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo"

Muitos de nós conhecemos tal passagem. Já lemos e relemos ela, mas nunca prestamos atenção no começo dessa passagem, onde diz que "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu". Quem foi que deu tais revelações a Jesus Cristo? Foi Deus que lhe deu! Se o Pai que é Onisciente deu tais revelações à Jesus Cristo, é porque ele não sabia das coisas que iriam acontecer!


CONCLUSÃO
Entendemos que Jesus sabe de coisas que ocorrem fora de sua presença, pois ele possui o espírito de Seu Pai, e através do mesmo ele sonda o coração das pessoas. O seu conhecimento é limitado ao tempo presente. Sobre coisas futuras que ainda não aconteceram, Cristo só possui o conhecimento daquilo que o Pai lhe revelar.

JESUS É ONISCIENTE?
Jeremias 17:10 Eu, Jeová, examino o coração, Sondo os pensamentos mais íntimos, Para retribuir a cada um conforme os seus caminhos, Conforme os frutos das suas obras.
Apocalipse 2:23 E matarei os filhos dela com praga mortífera, de modo que todas as congregações saberão que eu [Jesus] sou aquele que examina os pensamentos mais íntimos e o coração , e lhes pagarei individualmente segundo as suas ações.                                    
Jeová em toda eternidade foi e será onisciente e sempre teve a capacidade de examinar o pensamentos e a mente de todas sua criaturas. Ao passo que Jesus nem sempre teve essa capacidade que lhe foi dada pelo seu Criador, pois seria o juiz designado para julgar os vivos e os mortos.  Tanto é verdade que Jesus ao ser transferido para a terra como homem até os trinta anos não se lembrava de sua vida espiritual bilhões de anos junto ao seu Pai celestial. João 3:16

Então como Jesus sabia certas coisas do passado das pessoas e de coisas que ocorreriam no futuro como homem? Como Pedro sabia que Ananias e Safira tinham mentido?   Jesus na terra tinha o espírito de Jeová para fazer o que até outros homens também fariam. João 14:12; 16:15
Então será por que Jesus não teve capacidade própria para escrever o livro de Apocalipse das coisas que em breve ocorreriam. Apoc. 1:1,3;
É evidente que Jesus não lê e nem examina a mente e o coração de ninguém sem o espírito santo de Jeová. Mesmo na criação, o Criador forneceu Sua ferramenta impessoal ao seu Filho  a quem Ele concede também a Todos. Miq. 5:4; Lucas 11:13; Apoc 3:1.  VEJA. Atos 1:6-8

MATÉRIAS ADICIONAIS

Voltar para o conteúdo