JESUS ADORADO OU ADORADOR? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS ADORADO OU ADORADOR?

JESUS FOI ADORADO?
JESUS FOI ADORADO ANTES DE VIR À TERRA?
Não consta nas Escrituras nenhuma Adoração à Jesus desde a criação geral à qual participou como "mestre de Obras" intermediário até nascer do ventre de Maria.
Todavia uns apontam Jesus sendo "adorado" antes de seu nascimento humano com seu corpo espiritual no Velho Testamento. Ao lerem o relato de Josué 5:13-15, não percebem que Jesus em forma angélica, estava à serviço de Jeová como chefe dos anjos que protegiam o povo de Deus até chegarem na terra da promessa. 1 Cor. 10:4.
Não se tratava de "adoração", mas HOMENAGEM à Jesus como representante de Deus, pois ele próprio não se apresentou como DEUS e sim à serviço de Deus. 2 Reis 1:13.  

JESUS FOI ADORADO NA TERRA?
Outros acham que Jesus foi "adorado" ainda no ventre de Maria. Diz o relato bíblico, que o feto de João Batista ainda de 6 meses, "adorou" Jesus chamando o feto de Maria de "meu Senhor" ainda em gestação de 3 meses. Luc. 1:39-45.
Acha isto uma "ADORAÇÃO" ou SAUDAÇÃO inspirada, de Maria, Izabel e J.Batista no ventre ao Feto Jesus?  Luc. 41-44.

Um primeiro relato de recepção e saudação à Jesus foi no oitavo dia da sua Dedicação à Jeová no Templo. Luc. 2:21-39. Neste relalo não há adoração envolvida.

O segundo relato de suposta adoração Jesus foi como bebê aos 3 meses de idade. Três Reis magos (Astrólogos feiticeiros), iscas manipuladas por Satanás foram visitar o bebê já em casa de José e Maria.
O motivo da visita deles era  "presentearem e acolher" e ser iscas para Herodes assassinar o menino que seria Libertador, Salvador e Reis dos Judeus. Jamais acolheriam o "Deus" Jesus, o "Emanuel".

As muitas  "adorações relativas" à Jesus na Terra ocorreram do seu Batismo até sua ascensão. ( três anos e meio).
Por que nos referimos "ADORAÇÕES RELATIVAS" à Jesus?
Se o caro Amigo ler a bíblia inteira e procurar os termos "adorar", "prostrar", "ajoelhar-se" notará que estes mesmos termos usados para JESUS nos evangelhos, também são usados para pessoas importantes e representantes humanos de Deus. Entretanto, "ADORAÇÃO ABSOLUTA" Jesus disse que é apenas à Jeová. Mat. 4:10. Confira:
Veja várias dezenas passagens de traduções antigas indicando a "ADORAÇÃO" À JESUS:
O leproso adorou Jesus (Mt. 8.2); E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. O ex-cego o adorou (Jo. 9.38). Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
O chefe da sinagoga o adorou (Mt. 9.18); eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo;
Todos os anjos adoram a Jesus (Hb. 1.6); E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

Note que estes mesmos termos usados para JESUS nos evangelhos, também são usados para pessoas importantes e representantes humanos de Deus:
"PROSCRYNEO" , ADORAR, REVERENCIAR E HOMENAGEAR:
01- Tanto a Deus (Mt 4:10. Jo 4:21-24; 1 Co 14:25; Ap 4:10; 5:14; 7:11; 11:16; 22:9).
02- Como a Jesus (Mt 2.2,8,11; 8:2; 9:18; 14:33; 15:25; 20:20; 28:9,17; Jo 9:38).
03- Como a anjos (Gên. 19:1)
03- Como a humanos (1 Sam. 25:24, 2 Reis 1:13, Dan. 2:46)
04- Deuses Falsos (Mat. 4:4-10, João 4:22, Apoc.9:20)
05- Como a coisas abstratas (Apoc 13:15)

JESUS É ADORADO AO RETORNAR NO CÉU?
Logo no primeiro versículo do livro apocalipse já se verifica que Jesus não é o Deus do apocalipse, note: " Revelação de Jesus Cristo, que DEUS LHE DEU.."
A- Jesus é visto no livro inteiro como adorador, dependente e subalterno à Jeová:
VEJA APOCALIPSE 1:1,5,6; Apoc. 3:1,2,12,14, 21; Apoc. 5:1,6,9,10, Apoc 7:9,10,17; Apoc 22:1.

SUPOSTA ADORAÇÃO DE JESUS NO CÉU. ENTENDA APOCALIPSE 5 CORRETAMENTE
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono em pé e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10 E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.
11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13 E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14 E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. Apoc. 5:1-14. ALMEIDA FIEL.

CONSIDERAÇÃO DO CAPÍTULO 5 INTEIRO
01- JEOVÁ o SOBERANO sentado no Seu Trono Universal, com o rolo de sete selos e diante Dele todas Suas criaturas Celestiais. Apoc. 4:1-11.
02- O Cordeiro está em pé diante (CENTRO) do Trono de Jeová; foi considerado digno por um dos  24 anciãos de abrir o rolo;  Jesus recebe o rolo para abertura. Apoc. 5:5-7;  
03- Os 4 querubins estão diante e ao redor do Trono de Jeová e diante ao redor do Cordeiro em pé. Apoc. 4:4-6; 5:8-10; 14:2-4.
04- Os 24 anciãos estão defronte e ao redor do Trono e do Cordeiro. Apoc. 4:4; 5:6.
05- Jesus, o mais próximo de Jeová está de costas para todos anjos no céu . Apoc. 5:13.
06- Os 4 querubins e os 24 anciãos "prostram-se" diante do Cordeiro em  reconhecimento de a sua autoridade e dignidade e méritos por defender a soberania de Jeová até a morte. Apoc. 5:8
Obs: Jesus não é "adorado" (só homenageado) quando os 4 querubins e 24 anciãos prostram ( não ajoelham), mas reconhecem sua autoridade, Dan. 2:46, pois lá no céu Jesus não é tido como Deus e nem adorado. Apoc. 3:12; 5:9.
07- Os 24 anciãos cantam ao Cordeiro, diante e ao redor do trono do trono de Jeová e do Cordeiro e dos 4 querubins. Nota: gramaticalmente pode-se entender dois sentidos para quem canta O NOVO CÂNTICO e TOCA seus INSTRUMENTOS, ao Cordeiro.
Como sabemos que apenas os (4) quatro querubins só "prostram" mas não participam do Novo Cântico?
a) Parte do novo cântico ao Cordeiro, afirma que Jeová é o Deus de Jesus. Apoc. 5:8,9,10
b)- Ninguém a não ser humanos arrebatados entoam este novo cântico. Apoc. 14:2,3,4.
c)- Os 24 anciãos também ao cantarem  o Cântico Novo"dizem" que o Cordeiro foi morto e comprou pessoas para o Deus Jeová para governarem como Reis e sacerdotes sobre a Terra. Isto jamais ocorrerá com os 4 querubins.    
08- Todos anjos não adoraram Jesus e nem cantavam para o Cordeiro.
09- Ninguém no céu é visto adorando, orando ao Cordeiro mas, somente honrarias normais até para humanos. 2 Reis 1:13. Tudo em conexão com a adoração de Jeová.
Apoc. 5:13 > honrarias para 2 (duas) pessoas (Jeová e Jesus)
Apoc. 5:14 > Adorações de todos que estão defronte o TRONO para uma (1) pessoa (Jeová o que vive para todo o sempre) Apoc. 4:9-11.

QUESTIONAMENTO DE LEITORES
01- Diz a bíblia que os 4 querubins e 24 anciãos estão "todos eles" cantando e tocando o Novo Cântico? Apoc 5:9,10
Realmente pelo TEXTO isolado aparentemente ambos grupos cantam e tocam o Novo Cântico em homenagem ao Cordeiro, defronte ao sentado no Trono. Gramaticalmente é possível entender em dois sentidos.
Como pelo CONTEXTO podemos ter a CERTEZA de que TODOS "PROSTRARAM" e apenas os 24 anciãos cantaram e tocaram seus instrumentos?
Sabemos disso pelas declarações logo em seguida:
I- "Tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos". Apoc. 5:8
Queimar incenso e orações não é atividade dos 4 querubins,mas somente dos 24 anciãos (Classe Sacerdotal Levita, os santos).
II- "E com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra". Apoc. 5:9,10.
Os 4 querubins NÃO foram comprados com o sangue de Jesus e jamais serão REIS E SACERDOTES e nunca reinarão sobre a Terra..
III- Noutra visão deste relato mostra que os 4 querubins não cantam o Novo Cântico, apenas ouvem o Novo Cântico. Apoc. 14:2-4.

JESUS SERÁ ADORADO NO MILÊNIO?
Nos últimos capítulos de Apocalipse, onde a bíblia retrata o REINO Milenar, Jesus continua sendo adorador de Deus. Ele continua como Cordeiro de DEUS, continua como Sumo Sacerdote (elo de Ligação com Deus), continua sentado no TRONO de DEUS. Apoc. 22:1.
Mas a maior prova que Jesus será adorador eterno de Jeová é esta: "Depois virá o fim (dos mil anos), quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 1 Cor. 15:24-28, Almeida Fiel.
Por quê Jesus não recebe culto em Apocalipse 7:15 e 22:3,4 mesmo estando ao lado do Pai?

JESUS É ADORADOR
JESUS FOI ADORADOR  ANTES DE VIR À TERRA?
No batismo de Jesus ‘os céus se abrem’ para ele. Mat.3:16. O que isso significa? Evidentemente significa que enquanto está sendo batizado as recordações de sua vida pré-humana no céu retornam a ele. Assim, Jesus depois do seu batismo, lembra-se plenamente de sua vida qual filho espiritual de Jeová Deus, incluindo todas as coisas que Deus lhe falou no céu durante sua existência pré-humana. Isaías 50:4,5, Prov. 8:30,31.

Quais as principais lembranças que Cristo recebeu em sua memória perfeita?
Bilhões e bilhões de anos de existência ao lado de Jeová foram recordadas, mas pense nestas lembranças: Seus serviços à Jeová como:
Mestre de obras na Criação, (intermediário) Gên. 1:26, Prov. 8:30, João 1:1-3
Aprendiz (aluno) de Jeová, Is. 50:4,5, João 5:19.
Porta voz de Deus, A Palavra. Apoc. 19:13.
Chefe dos exércitos celestiais de Deus. Josué 5:13-15.
Miguel o Arcanjo. Judas 1:9.

JESUS FOI ADORADOR NA TERRA?
Jesus viveu na Terra como filho do homem trinta e três anos e meio. Neste período de sua vida, não houve Adorador e Testemunha mais Fiel de Jeová como Cristo. Apoc. 1:5 Ele Santificou o Nome de Jeová e vindicou a soberania de Seu Deus e Pai. Mat. 6:9.
Quando criança
Dedicado e circuncidado e devotado à adoração de Jeová. Luc. 2:21,22.
Quando Jovem
Seus pais ADORADORES DE JEOVÁ instruíram Jesus na Lei. Já aos 12 anos ele participava em todas atividades religiosas e pregava a palavra, defendendo a Adoração de Jeová. Luc. 2:41,42-46,47.
Quando adulto
Dedicou a Jeová e batizou-se aos 30 anos. Luc. 3:21.
No seu ministério
Pregou a adoração ao Pai e o Reino de Jeová ostensivamente nos últimos três anos e meio de sua vida terrestre. Esta foi a fase mais importante do Messias na Terra. Luc. 8:1; 9:1; 10:1,2.
Ao realizar milagres
Todos seus milagres, curas e ressurreições Jeová quem lhe dava Poder. Luc. 5:17. Jesus atribuía e glorificava pelos seus feitos. João 11:41,42.
Na sua morte sacrificial
Resgatou a humanidade com sua morte sacrificial e santificou o nome e a soberania do seu Pai e Deus. Suplicou à Deus para não fraquejar. Mat. 26:37-39.
Na sua ressurreição
Confiou em Jeová a sua ressurreição. Sal. 16:8-10.   
Antes da sua ascensão ao céu
Se declarou adorador de Seu Deus e Pai. João 20:17.

JESUS É ADORADOR NO CÉU?
Jesus depois de seu retorno ao céu continua a ser ADORADOR de Jeová. Jesus é visto no livro inteiro como adorador, dependente e subalterno à Jeová:
VEJA: APOCALIPSE 1:1,5,6; Apoc. 3:1,2,12,14, 21; Apoc. 5:1,6,9,10, Apoc 7:9,10,17; Apoc 22:1.
Se excluindo de ser Deus. Apoc.1:1.
Invocando seu Deus e Pai. Apoc 3:12.
Cantando à Jeová. Apoc. 15:3.
Jurando por Jeová. Apoc. 10:5-7.
Sendo sumo sacerdote de Jeová perpetuamente Heb. 7:21.
Trabalhando para Jeová como Miguel. Apoc. 12:7-9.
Supervisionando as Congregações de Deus. Apoc. 1:12,16,20
Adorando Jeová. Apoc 5:14.

JESUS SERÁ ADORADOR NO MILÊNIO?
Jesus  será adorador durante e após o Reino milenar de Jeová. Será sempre subalterno à Deus.
"Depois virá o fim (dos mil anos), quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. 1 Cor. 15:24-28, Almeida Fiel.

O texto de João 5:23 inclui adoração e culto sagrado ao Filho de Deus?  
"Para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou". João 5:23.
"Honrar"  não é ADORAR!  Por exemplo: "honre teu pai e tua mãe". Ef. 6:2. Cada classe de pessoas merecem um tipo de Honra. Os Governos humanos devem ser honrados. Rom. 13:7.
Agora pergunte-se: Quais as honras a Bíblia atribui a Jesus e ao Seu Pai em comum? Observe Apocalipse 5:13 e confira todos tipos honras  Deus e o Seu Cordeiro recebem. Note que entre as honrarias não consta ADORAÇÃO.
Jesus afirmou categoricamente que adoração piedosa e culto sagrado é apenas a Jeová. Mateus 4:10; Apoc. 22:3.


CONCLUSÃO
Em consonância com os dizeres do próprio Jesus, apenas Jeová deve ser adorado. Mat. 4:10.   Já pensou se Jeová fosse adorado e adorador? Ele seria Deus? Jesus jamais recebeu serviços sagrado. Apoc. 22:2,3.

Hebreus 1:6: "Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: Que todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem". >> Citação do Salmo. 97:7> Interessante que Nesse Salmo no verso 97:1 profetiza-se que Jeová tornar-se-ia Rei. Nesse mesmo reinado Jesus se tornaria Rei junto com Jeová. Apoc. 11:15. Por isso Paulo o relaciona com Jesus em Hebreus 1:6. No Salmo 97:7, nenhuma tradução verte por "ADOREM" e sim "PROSTREM".
A prova final que o proskineo de Hebreus 1:6 é "prestem homenagem" é que NUNCA NENHUM ANJO ADOROU JESUS.


PESQUISA ADICIONAL


Voltar para o conteúdo