JESUS: O DEUS UNIGÊNITO - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: O DEUS UNIGÊNITO

*DEUS JÁ FOI VISTO POR HUMANOS*?
João disse: “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (Jo 1:18)
Jeová disse: “Você (Moisés) não pode ver a minha face, pois nenhum homem pode me ver e continuar vivo.” Êx. 33:20

*Mas então por que alguns leitores das Escrituras, insistem afirmar que muitos humanos viram Jeová literalmente?  Será que a Palavra de Deus mente em afirmar que ninguém viu literalmente Deus*?
“Felizes os puros de coração, porque *verão (no futuro) a Deus* . Mat. 5:8.
"Tomem cuidado para não desprezar um destes pequenos, pois eu lhes digo que *os anjos deles no céu estão sempre vendo a face do meu Pai* , que está no céu.
Mateus 18:10.

O verdadeiro Deus, o Criador dos gloriosos corpos celestes, tem glória e brilho além da capacidade de a vista humana suportar, porque João disse “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (Jo 1:18)
Somente os anjos, criaturas espirituais, têm visão capaz de observar a Sua face em sentido literal. Mateus 5:8, Mateus 18:10,
Não obstante, Deus oferece aos homens a tal experiência. Em benevolência, habilita os homens a ver suas belas qualidades por meio da sua Palavra, inclusive a revelação de si mesmo por meio do seu Filho, Cristo Jesus.  Mat. 11:27; Jo 1:18; 14:9.

Deus nos dá no livro de Apocalipse e em outras visões Dele, uma ideia do efeito da sua presença. O apóstolo João teve uma visão que era como que ver ele a Deus, no sentido de que ela revelou o efeito de se vê-lo no Seu trono. Deus não era como homem em aparência, porque nunca revelou alguma figura sua ao homem, conforme o próprio João disse mais tarde: “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (Jo 1:18)

Antes, mostrou-se que Deus era semelhante a gemas altamente polidas, preciosas, fulgurantes, belas, que atraem o olho e suscitam deleitada admiração. Era, “em aparência, semelhante à pedra de jaspe e a uma pedra preciosa de cor vermelha, e ao redor do trono [havia] um arco-íris, em aparência semelhante à esmeralda”. (Apoc. 4:3) De modo que ele tem aparência linda e é agradável de se ver, causando enorme admiração. Em volta do seu trono há glória adicional e um ambiente de calma, serenidade; a aparência de um perfeito arco-íris de esmeralda indica isso, lembrando a agradável calma tranquilizante após uma tormenta. Veja Gên 9:12-16.

*DIZ A BÍBLIA QUE HOMENS VIRAM LITERALMENTE A DEUS* ?
Os que desmentem Jesus e o próprio Deus, mostram textos sem contextos. Veja: *E viram o Deus de Israel* , e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.  Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos *filhos de Israel; eles viram a Deus* , e comeram e beberam. Êxodo 24:10-11 ARM1967
Observe o contexto dessa passagem: Depois ele disse a Moisés: “Suba ao encontro de Jeová. Leve com você Arão, Nadabe, Abiú e 70 anciãos de Israel, e curvem-se à distância.  Moisés deve se aproximar de Jeová sozinho; os outros não devem se aproximar, e o povo não deve subir com ele.”  Então Moisés foi ao povo e relatou todas as palavras de Jeová e todas as decisões judiciais, e todo o povo respondeu com uma só voz: “Estamos dispostos a fazer todas as coisas que Jeová falou.”  Assim, Moisés escreveu todas as palavras de Jeová. Êx. 24:1-4
Então Jeová disse a Moisés: “Suba ao meu encontro no monte e fique ali. Eu lhe darei as tábuas de pedra com as leis e os mandamentos que escreverei para a instrução do povo.”  Moisés e Josué, seu ajudante, aprontaram-se, e Moisés subiu ao monte do verdadeiro Deus. Mas ele tinha dito aos anciãos: “Esperem aqui por nós até voltarmos a vocês. Arão e Hur ficarão com vocês. Então Moisés subiu ao monte enquanto a nuvem cobria o monte. Êx. 24:12-13,15.

*Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e 70 anciãos de Israel subiram 10 e viram o Deus de Israel* . Sob os pés dele havia o que parecia ser um piso de safira, puro como os próprios céus.  Ele não feriu os homens de destaque de Israel; *eles tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam*.
 Então Jeová disse a Moisés: “Suba ao meu encontro no monte e fique ali. Eu lhe darei as tábuas de pedra com as leis e os mandamentos que escreverei para a instrução do povo.”  Moisés e Josué, seu ajudante, aprontaram-se, e *Moisés subiu ao monte do verdadeiro Deus*. Mas ele tinha dito aos anciãos: “Esperem aqui por nós até voltarmos a vocês. Arão e Hur ficarão com vocês. Quem tiver uma questão a resolver pode se dirigir a eles.”  Então Moisés subiu ao monte enquanto a nuvem cobria o monte. Êx. 24:10-15
Então Moisés entrou na nuvem e subiu ao monte. E Moisés ficou no monte 40 dias e 40 noites. Êx. 24:18.

*MOISÉS RECEBEU AS TÁBUAS DE JEOVÁ OU DE UM ANJO*?
Moisés começou a conversa com Jeová desde o episódio da sarça ardente. Lá do meio do arbusto, Jeová respondia e falava com Moisés. Quem era que estava falando com Moisés e o povo todo vendo? Era o próprio Jeová ou era um anjo fazendo interlocução de Jeová para todos?  Era o anjo de Jeová que representavam o próprio Deus. Quem mediou o pacto da Lei no monte entregando as pedras para Moisés? Era o anjo de Jeová que representava o próprio Deus. “Esse é o Moisés que disse aos filhos de Israel: ‘Deus fará surgir para vocês, dentre os seus irmãos, um profeta semelhante a mim.’ 38 Ele é que estava junto à congregação no deserto; ele estava com o anjo que lhe falou no monte Sinai e com os nossos antepassados. Ele recebeu proclamações sagradas, vivas, para dá-las a nós.(Atos 7:37, 38)
Então Jeová nunca voi visto literalmente por humanos nenhum.

Veja outra aplicação DISTORCIDA: Amós 9:1
(Amós 9:1) *Vi Jeová sobre o altar, e ele disse*: “Golpeie o topo dos pilares, e as bases tremerão. Quebre-os no topo, e eu matarei com a espada o que restar do povo. Ninguém conseguirá fugir, e ninguém conseguirá escapar.
*Consegue ver Jeová pessoalmente aqui na terra sobre o altar do tabernáculo com uma espada na mão matando todo o povo pessoalmente*?


JESUS O DEUS UNIGÊNITO
Alguns teólogos afirmam que gerar é diferente de criar; e que criar é só para humanos e Jesus foi gerado, diferentemente dos humanos. Dicionários até tentam diferencia-los; traduções modernas retiram gerar para humanos. Mas observe hebreus 11:17 e a foto abaixo:
TRADUÇÃO FERREIRA PORTUGUAL 1783

UNIGÊNITO
A palavra grega mo·no·ge·nés é definida pelos lexicógrafos como “único de sua espécie, ímpar”, ou “o único membro de uma parentela ou espécie”. (Greek-English Lexicon of the New Testament [Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento], de Thayer, 1889, p. 417; Greek English Lexicon [Léxico Grego-Inglês], de Liddell e Scott, Oxford, 1968, p. 1144) Este termo é usado para descrever a relação tanto de filhos como de filhas com seus pais.

As Escrituras mencionam o “filho unigênito” de uma viúva que vivia na cidade de Naim, a “filha unigênita” de Jairo e o filho “unigênito” dum certo homem, filho este a quem Jesus curou dum demônio. (Lu 7:11, 12; 8:41, 42; 9:38) A Septuaginta grega usa mo·no·ge·nés ao falar da filha de Jefté, a respeito de quem está escrito: “Ora, ela era absolutamente filha única. Fora dela não tinha filho nem filha.” — Jz 11:34.

O apóstolo João repetidas vezes descreve o Senhor Jesus Cristo como o Filho unigênito de Deus. (Jo 1:14; 3:16, 18; 1Jo 4:9) Isto não se refere ao seu nascimento humano ou a ele como apenas o homem Jesus. Como o Ló·gos, ou Palavra, “este estava no princípio com o Deus”, mesmo “antes de haver o mundo”. (Jo 1:1, 2; 17:5, 24) Naquele tempo, enquanto se achava em seu estado de existência pré-humana, ele é descrito como o “Filho unigênito”, a quem o Pai enviara “ao mundo”. — 1Jo 4:9.

Ele é descrito como tendo “uma glória tal como a de um filho unigênito dum pai”, aquele que residia “na posição junto ao seio do Pai”. (Jo 1:14, 18) É difícil imaginar um relacionamento mais íntimo, mais confidente, ou mais amoroso e terno, entre um pai e seu filho do que este. — Veja SEIO, POSIÇÃO JUNTO AO.

Os anjos do céu são filhos de Deus, assim como Adão era “filho de Deus”. (Gên 6:2; Jó 1:6; 38:7; Lu 3:38) Mas o Ló·gos, mais tarde chamado Jesus, é o “Filho unigênito de Deus”. (Jo 3:18) É o único de sua espécie, o único a quem o próprio Deus criou diretamente, sem a intermediação ou cooperação de qualquer criatura. Ele é o único a quem Deus, seu Pai, usou para trazer à existência todas as outras criaturas. Ele é o primogênito e o principal dentre todos os outros anjos (Col 1:15, 16; He 1:5, 6), anjos que as Escrituras chamam de “os semelhantes a Deus” ou “deuses”. (Sal 8:4, 5) Por conseguinte, de acordo com alguns dos mais antigos e melhores manuscritos, o Senhor Jesus Cristo é devidamente descrito em português como “o deus unigênito [gr.: mo·no·ge·nés the·ós; lit.: “unigênito deus”]”. — Jo 1:18, NM, ALA, IBB.

Algumas traduções, em apoio ao conceito trinitário do “Deus Filho”, invertem o sentido da frase grega mo·no·ge·nés the·ós e a traduzem nas línguas atuais por “único gerado Deus”. Mas W. J. Hickie, em seu Greek-English Lexicon to the New Testament (Léxico Grego-Inglês Para o Novo Testamento, 1956, p. 123), diz que é difícil de ver por que esses tradutores vertem mo·no·ge·nés hui·ós como “o Filho unigênito”, mas ao mesmo tempo traduzem mo·no·ge·nés the·ós como “único gerado Deus”, em vez de “Deus unigênito”.

Paulo referiu-se a Isaque como filho “unigênito” de Abraão (He 11:17), embora Abraão também tivesse gerado Ismael, com Agar, bem como diversos filhos com Quetura. (Gên 16:15; 25:1, 2; 1Cr 1:28, 32) O pacto de Deus, porém, foi estabelecido somente por meio de Isaque, o único filho de Abraão segundo a promessa de Deus, bem como o único filho de Sara. (Gên 17:16-19)

Ademais, na ocasião em que Abraão ofereceu Isaque, este era o único filho que estava na casa de seu pai. Não tinham nascido ainda os filhos de Quetura, e já fazia cerca de 20 anos que Ismael fora embora — sem dúvida estava casado e era cabeça de sua própria casa. — Gên 22:2.

Assim, de diversos pontos de vista com respeito à promessa e ao pacto, as coisas a respeito das quais Paulo estava escrevendo aos hebreus, Isaque era o filho unigênito de Abraão. De maneira que Paulo tece um paralelo entre “as promessas” e o filho “unigênito” e “‘teu descendente’ . . . por intermédio de Isaque”. (He 11:17, 18) Quer Josefo tenha adotado ou não um ponto de vista similar, ele também mencionou Isaque como o filho “unigênito” de Abraão. — Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas), I, 222 (xiii, 1).

PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS DOS ADORADORES DE JESUS RESPONDEREM!
01- Por que não existe ADORAÇÃO à Jesus antes dele descer na Terra?
02- Por que Jesus na Terra, determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA seria apenas para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
03- Por que ele aqui, só foi "adorado" (prestar homenagem, como homens também receberam) " só três anos e meio depois do seu batismo? Dan. 2:46, 2 Reis 1:13.
04- Por que Jesus no céu não foi ADORADO por todas criaturas de Jeová?
05- Por que será que todos no céu, não entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal? Apoc. 3:12.
06- Por que Jesus no céu não sabe de Tudo? Apoc. 1:1.
07- Por que não oram à Jesus no céu?
08- Por que Jesus no céu tem um Deus e Pai? Apoc. 3:12.
09- Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele?
10- Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9
11- Por que no milênio Jesus não é chamado de Deus? Apoc. 22:1.
12- Por que Jesus no céu precisa de ser abençoado por Jeová? Apoc. 3:1.
13- Por que todas perguntas acima só ACONTECEM para JEOVÁ?

JESUS CRIADOR OU CRIATURA?
01- Se o Pai e o Filho são sempiternos ( Eternos para frente e para trás), por que o Pai é o mais velho? Dan. 7:13.
02- Se existe um só criador na bíblia por que os demais não são criaturas? Mat. 19:4.
03- O único na bíblia que tem eternidade para trás é Jeová. Sal. 90:2
04- O Verbo estava com o Deus no princípio, mas Jeová não tem princípio.
05- Só existe Um (1) que é o primeiro e o último, os demais são plágios.
06- Por que o versículo que diz que Jesus tem origem foi adulterado? Miq. 5:2.
07- Qual é o filho de um Pai no universo que não teve origem nem foi criado?
08- À partir de quando intermediário na criação será o criador? Col 1:16.
09- Desde quando alguém que é a imagem de outro não foi criado? Col. 1:15.
10- Desde quando alguém que é "gerado" não é criado também? Heb. 11:17.
11- Como o Único Criador pode adorar um outro criador? Apoc. 3:12.
12- Como um Criador pode adorar e servir de sumo sacerdote para outro Deus perpetuamente? Heb. 7:21.
13- Como pode um Criador não estar autorizado a receber nenhuma oração pela eternidade.
14- Como um Criador pode ser um anjo chefe do exército de Deus? Josué 5:13-15.
15- Pode o Criador ser comparado eternamente com animais?

Em Colossenses 1:16, JESUS,  foi apenas o intermediário na criação de tudo. Mat. 19:4,5, João 1:1-3.  
Observe a texto: "Porque por ele foram criadas todas as coisas". Agora perguntamos:
PERGUNTAS ESCLARECEDORAS
01- Quantos criadores existem na Bíblia? Gên. 2:4; Mal. 2:10; Mat. 19:4,5.
02- Consegue provar que o criador em Eclesiastes 12:1 é O Verbo?
03- O Verbo se auto criou?
04- Quem criou Jeová, o único Criador?  
05- O fato de Colossenses 1:17, afirmar que Jesus já existia, não lhe indica que Jesus teve princípio? Jeová "já existia" na Criação se ele é o criador?
06- O Verbo ser a imagem de Deus, indica que ele é criador ou criatura?
07- Por que nunca encontrará uma expressão assim: "Porque ele (Jesus) criou todas as coisas"?
08- Quem deu a capacidade para o Verbo ser executor na Criação? Col. 1:19.
09- Por que O Filho nunca cria, mas só faz?
10- Por que O Pai cria e participa (faz) na execução? Isaías 45:18.
11- Por que o espírito de Jeová não é  visto como criador também?
12- Pode o Criador morrer pelas suas criaturas? Hab 1:12; João 3:16,17.
13- Pode O criador dar todo seu poder a criatura Jesus e ficar sem poder? Mat. 24:18, Isaías 40:28-31.
14- Pode o "porta voz de Deus" (Verbo) ser o próprio e Único criador?

JESUS NUNCA SERÁ ADORADO
PROSTRAR pode ser: Ato de se curvar, reverenciar, ajoelhar-se ou fazer outro gesto para indicar submissão; ou simplesmente demonstrar respeito ou autoridade. NUNCA É ADORAR!
Mat 4:9; Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
HONRAR, não é adorar. Honra teu pai e tua mãe. 1 Pedro 2:17, Rom. 13:7.
GLORIFICAR,. não é receber adoração. Rom. 11:13; Heb. 2:10, 1 Pedro 1:21,24; 5:1.
RECEBER PODER, não é receber adoração. Atos 6:8
SUJEITAR-SE à Alguém não é ADORAÇÃO. 1 Cor.15:24-28.
DOBRAR JOELHOS, não é em si só, adorar. Confira noutra passagem da bíblia: Em
todos casos são cumprimento de profecias do velho testamento, veja: Isaías 45:21-23, Rom. 14:11, Ef. 3:14-17, Fil.2:10, Mat. 4:8-10.
LOUVAR, não é adorar. Humanos podem receber louvores. Provérbios 27:2
DAR AÇÕES DE GRAÇA, não é adorar, é praticar ações piedosas, atos de obediência e lealdade
ORAR. Oração- Comunicação adorativa, quer oralmente, quer em silêncio nos próprios pensamentos da pessoa, com o verdadeiro Deus ou com deuses falsos. Mat. 6:6-12.
NOTA GERAL: Não existe honras, louvores, glórias, etc à Jesus sem conexão com a adoração de Jeová. Apoc. 5:13. Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.

CONCLUSÃO:- A Palavra "gerar" é usada na Bíblia exclusivamente para o Filho de Deus?
RESPOSTA:
A Bíblia usa freqüentemente a palavra gerar. Diferentemente de alguns pensam "gerar" não é só usada na criação do Filho "unigênito de Deus. (Heb. 11:17) Jesus mencionou que todos humanos foram gerados. Mat. 24:36. (Geração)

É digno de nota que a primeira tradução Ferreira de Almeida, de Portugal, verte  "gerar" para pais criarem  filhos.  Por exemplo: Na genealogia de Jesus Cristo, todos humanos gerados. Mat. 1:1-17.

Onde diz que no céu tem vários deuses?
Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. 1 Cor.8:5,6, Trad. ARA

Afinal, quem são esses deuses no Céu?
A Bíblia responde no Salmo 97:7, são todos os anjos que se prostram e ministram para o nosso Deus único.

E quem são os deuses na Terra?
São todos seres humanos que Deus o Pai designa. Por que são taxado de deuses?  É por que o único Deus verdadeiro os incumbe de tarefas especiais.  São eles Governantes da Nação de Deus, Líderes especiais como Moisés, Juízes, etc. Êx.4:16; 7:1; 22,6;  Sal.82:6;  Zac. 12:8.

É possível existir muitos senhores no céu?
Sim, são muitos (144.000) Apoc. 7:14.
Portanto, os deuses na terra, não se trata de deuses ídolos das nações.    

DEUSES  DESIGNADOS POR JEOVÁ E AS HOMENAGENS À ELES
PESSOAS A QUEM JEOVÁ DEU O TÍTULO DE DEUS
01- MOISÉS Êx.4:16, 7:1.
02- Os Juízes de Israel.  Sal 82:1a6.
03- Altas autoridades -Sumos Sacerdotes. 1 Samuel 2:36
04- Os  Reis de Israel de DEUS. (Zac.12:8).>> 1Sa 24:8; 25:23,24; 2 Samuel 9:6, 20; Sal 45:11.
05- O Filho de DEUS. Is. 9:6,7; Jo.1:1a2. João 9:38.
06- Os Anjos. Sal. 97:7. Josué 5: 13-15.

Com que objetivo Deus designou alguns como deuses?
Esses deuses criados por Deus tem por Objetivo serví-Lo e adorá-Lo da melhor forma possível. Cada uma tem sua funcão específica e não foram constituídos deuses para serem adorados, mas homenageados, devido suas funções.


MATÉRIAS ADICIONAIS




Voltar para o conteúdo