JESUS: MEU SENHOR E MEU DEUS! - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: MEU SENHOR E MEU DEUS!

JOÃO 20:27,28; ” A seguir, disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui, e vê as minhas mãos, e toma a tua mão e põe-na no meu lado, e para de ser incrédulo, mas torna-te crente.”  Em resposta, Tomé disse-lhe: “Meu Senhor e meu Deus! Jesus disse-lhe: “Creste porque me viste? Felizes são os que não veem, contudo, creem”.

SERÁ que JESUS é Senhor e DEUS DE TOMÉ?
Será que Jesus queria que Tomé se torna-se crente nele (como Deus) após sua morte e ressurreição?
O que um leitor da Bíblia entende quando lê diretamente a exclamação de Tome à Jesus: " “Meu Senhor e meu Deus! ” ?
Quis Tomé dizer que Jesus é o seu Deus? Como entender corretamento o sentido dessas palavras de Tomé?
Jesus ensinou que ele é Deus junto com o Pai e o espírito santo, durante todo apostolado de Tomé?
Alguém disse alguma vez que Jesus é  seu Deus?

*QUEM ERA TOMÉ?*
01- ANTES DE CONHECER JESUS
Adorador monoteísta de Jeová como todo povo judeu e prosélitos debaixo da Lei Mosaica até Pentecostes. Aguardava o Messias vir a terra para se tornar Rei e salvador dos Judeus.

02- TOMÉ DEPOIS DE CONHECER JESUS
Escolhido para ser apóstolo e seguidor de Jesus durante todo ministério de três anos e meio. Esteve presente em todos atos, pregações e milagres de Jesus.
Tinha conhecimento que Jesus morreria e seria ressuscitado no terceiro dia, depois iria para o céu e voltaria para levar os seus apóstolos. Lucas 9:22; João 14:1-3.
Jesus havia lhe  ensinado que o Pai dele é o único Deus verdadeiro e sempre encaminhou a adoração para seu Deus e Pai. João 20:17. Tomé Jamais ouvira Jesus dizer SOU DEUS.  Sabia o que  Jesus disse em Mateus 4:10 que adoração piedosa era apenas para Jeová e em Mateus 22:36,37 que o primeiro mandamento é: Amar a Jeová de todo coração e alma...
Tomé assistiu a ressurreição de Lázaro amigo de Jesus é viu Jesus confessar que iria ressuscitar Lázaro pelo poder de Jeová Seu Deus. João 11:23,41.
Nem um dos doze apóstolos aprenderam que Jesus é Deus e nunca havia o adorado como DEUS. João 17:3

03-TOMÉ NA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS
Relatos depois da MORTE DE JESUS.  João 20:1-16
JESUS FAZ UMA DECLARAÇÃO CONTUNDENTE: João 20:17; ""Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17, ALA
Relatos após a ressurreição de Jesus: LER João 20:18-31;
Tomé, o ultimo a ver Jesus ressuscitado: Tomé vê Jesus ressuscitado DISSE: “Meu Senhor e meu Deus!"  João 20:28.

04- JESUS NOS 40 DIAS AINDA NA TERRA.
RESSUSCITADO, MATERIALIZADO. João 21:1,2-14>> 14>> Lucas 24:13-34>> não se apresenta como Deus
UNIÃO HIPOSTÁTICA?

05- TOMÉ DEPOIS DE JESUS TER ASCENDIDO AO CÉU
Tomé presente em Pentecostes. Atos 1:3,4,6-9
Jesus na visão de Estevão continuou não sendo Deus.  Atos 7:55
Jesus nas cartas de Paulo: INTRODUÇÃO DE TODAS CARTAS, Jesus não é Deus
Jesus no APOCALIPSE, e no Reino milenar continuou não sendo Deus.

CONSIDERAÇÕES DO TEXTO
01- Será que JESUS ENSINOU aos humanos que ele depois de ressuscitado seria Deus de todos nós?
Não, pois as palavras de Jesus são claras: "Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17, ALA
02- Então, por que essa “contradição” dos ENSINAMENTOS de TOMÉ e JESUS?
03- Isto se chama INTERLOCUÇÃO! ( *Veja no final desta página* )  "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, (Até por anjos) aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho". Hebreus 1:1-3. Trad. ALA.
04- Antes da exclamação de Tomé, Jesus havia informado a todos que ele não era o Deus de ninguém e depois do ocorrido confirmou: Sou apenas o Filho. João 20:17, 28,30,31.
O que os apóstolos entenderam? Por que não caíram em adoração ao ressuscitado Jesus? Qual era o costume da época? Mat. 15:30.
05- Quem dos PRESENTES no ato passou a chamar Jesus  de seu Deus?

A GRANDE DÚVIDA DE TOMÉ
Tomé revelou ter dúvidas, ao dizer: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como sabemos o caminho?” João 14:2-6 Similarmente, depois de ouvir falar na ressurreição de Jesus, Tomé disse: “A menos que eu veja nas suas mãos o sinal dos pregos e ponha o meu dedo no sinal dos pregos, e ponha a minha mão no seu lado, certamente não acreditarei.”
Oito dias depois, Tomé teve oportunidade de fazer isto, quando Jesus novamente apareceu aos discípulos.
Mas não se declara se Tomé realmente apalpou as feridas nessa ocasião. No entanto, ele ficou convencido e exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!” Cristo então o repreendeu com brandura, dizendo: “Felizes são os que não veem, contudo, creem.”  João 20:24-29.

Após Jesus provar para Tomé em João 20:27, e Romanos 10:9, que Deus tinha ressuscitado ele dentre os mortos, Tomé passou a acreditar (dentro do seu coração)  mas, a acreditar em que?
01- Qual era a grande dúvida de Tomé? Será que era se Jesus era seu Deus e seu Senhor? Mat. 16:15-18; João 20:17,31
02- Será que o Cristo havia sido ressuscitado? João 20:8,17-31.
03- Tomé deveria se tornar crente que Jesus seria seu novo Deus? João 20:8,17-31. Não!
04- Será que antes de Tomé alguém que se tornou crente em Jesus passou a ter Jesus como seu Deus?
05- Ou será Tomé duvidava da ressurreição  de Jesus conforme ele havia predito? João 20:8,19 24-25.
06- Será que alguma vez Jesus havia passado alguma informação que ele era Deus junto com Seu Pai, ou ele era o caminho para ir ao PAI ?
07- Será que daí para frente todos ao encontrarem com Jesus Cristo começariam a crer que Jesus era Deus junto com o Deus todo poderoso Jeová o Deus do próprio Jesus? João 20:17
08- Depois deste relato o que realmente FICOU ESTABELECIDO? Jesus tornou-se Deus de todos nós? João 17:3
09- Tomé tornou-se CRENTE que Jesus é o filho do DEUS ALTÍSSIMO  e que todos deveriam ter fé no seu nome para ter vida eterna? João 20:30,31
10- Tomé teve sua grande DÚVIDA esclarecida? Com certeza. João 20:30,31.


PERGUNTAS SINCERAS
01- Por que Jesus fez questão de dizer à todos presentes no ato de sua aparição RESSUSCITADO, que Jeová era o Deus dele e de todos presentes? João 20:17, 30,31.
RESPOSTA: Justamente para que todos presentes não o endeusasse. Observe que ao verem Jesus ressuscitado começaram a agarrá-lo. João 20:17,30,31.  

02- Será que Tomé desmentiu Jesus quanto a quem é realmente o Deus de todos nós? João 20:17.
RESPOSTA: Jamais Tomé iria desmentir Jesus. Os apóstolos não entenderam assim! Senão todos outros encontros com Jesus ressuscitado, todos o adorariam.

03- Se Tomé e os outros apóstolos presentes considerasse de verdade que Jesus fosse o Deus deles, por que ninguém presente adorou Jesus no Ato?
RESPOSTA: Ninguém perderia esta magnifica oportunidade de adorá-lo se Jesus fosse o Deus da Bíblia. 2 Reis 1:13.

04- Será que Jesus entendeu que Tomé estava chamando-o de Meu Deus?
RESPOSTA: Não, nem os outros presentes entenderam isso, pois não expressaram seus pareceres. Quem perderia esta oportunidade para louvar também o Deus Todo Poderoso? Ninguém!

05- Qual era o costume nos dias de Jesus quando se realizavam milagres?
RESPOSTA: O costume na época em que os milagres ainda ocorriam, era comum exclamarem à Jeová  em frente o profeta milagreiro. Mat. 15:30.

06- Por que Jesus arrematou sua visita aos apóstolos reafirmando que ele não era Deus? João 20:31.
RESPOSTA: Jesus não deixou dúvidas quando a Alteza do Soberano Senhor Jeová. Pare e pense! Jeová acabara de ressuscitar Jesus o maior milagre da História Cristã. Achas que Jesus iria fazer tamanha deslealdade?

07- Por que além de Tomé, os apóstolos e cerca de 500 discípulos de Jesus nunca disseram à ele MEU DEUS?
RESPOSTA: Se Jesus fosse realmente Deus, impossível nunca ninguém declarar isso.

08- Serás que Jesus já disse alguma vez "sou Deus" à alguém?
RESPOSTA: Não, nunca se declarou Deus. Alguns alegam que ele era humilde e apontava seu Pai para se adorar. Mat. 4:10, João 4:22,23,24..

09- Por que depois desta exclamação ninguém endeusou nem adorou Jesus até hoje?
RESPOSTA: Porque só existe um Deus todo Poderoso na Bíblia e Jesus Jamais quis usurpar esta questão. Mat. 4:10, Mat. 28:16 (adoração relativa, Dan 2:46)

10- Se Jesus fosse o Deus de Tomé, por que razão Jesus disse que Jeová é o seu Deus e de todos demais presentes? João 20:17.
RESPOSTA: Além desta ocasião, Jesus mesmo no céu, continuou a declarar que tinha um Deus para ele. Apoc. 1:1; 3:12.

11- Jeová sempre será o SENHOR SUPREMO de Jesus, Tomé e de todos?
RESPOSTA: Sim, veja: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo SENHOR do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Atos 17:24, ALMEIDA FIEL. Veja ainda: Mat. 11:25; Luc. 10:21; Apoc. 11:15.
Poderá observar que Jesus é O Senhor e cabeça da congregação Cristã (até da parte celestial, não do universo): "Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Atos 2:36, A. FIEL 1 Ped. 3:15, 2 Ped. 3:15, Apoc. 19:16.
Porém Jeová no Céu é cabeça (chefe) de Jesus. 1 Cor. 11:3.

12- Jesus poderia ser o Deus de Tomé?
RESPOSTA: Se Jesus fosse O Deus de Tomé teria que ser de todos nós também. É visível que Apóstolo Paulo jamais tinha Jesus como o Deus dele, pois disse: "Todavia para nós, há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, (da congregação), Jesus Cristo , pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." 1 Coríntios 8:6, A. FIEL; Atos 16:17.   

13- Será que pelo simples fato de somente Tomé chamar Jesus de Deus um só vez, fez com que Jesus se tornasse o Deus da Bíblia?
RESPOSTA: Se assim fosse O próprio Jeová chamou Moisés de Deus e no entanto ninguém jamais considerou Moisés o Deus verdadeiro. Êx. 4:16; 7:1; João 17:3.. O próprio Jeová disse que não a Deus além Dele Isaías 43:10,11

14- Caso a declaração de Tomé fosse realmente entendida que Jesus é Deus e não o representante direto de Jeová, neste caso Tomé teria dois Deuses?  Seria isto não seria um politeísmo?
RESPOSTA: Sim, evidentemente Jesus nunca será o Deus da Bíblia e sim um eterno ADORADOR do Deus da Bíblia. 1 Cor. 15:24-28. (Fim do Milênio)   

15- Como você se sentiria se seu Deus tem outro Deus para si?
RESPOSTA: Muito embaraçado, decepcionado totalmente e triste, pois meu "Deus" estaria me traindo. Outrossim, me sentiria dividido e politeísta. Mat. 4:10; João 17:3; Apoc 3:12.

16- Estaria Jesus autorizado receber orações como Deus?
RESPOSTA: Mesmo depois desta declaração de Tomé, Jesus jamais estará autorizado receber orações de ninguém. Sal 65:2; Mat 6:6-9

17- Jeová Deus falava diretamente a Adão?
A Bíblia revela que, quando Deus falava a humanos, muitas vezes fazia isso por meio de um anjo. (Gênesis 16:7-11; 18:1-3, 22-26; 19:1; Juízes 2:1-4; 6:11-16, 22; 13:15-22)
O principal porta-voz de Deus era seu Filho unigênito, chamado de “a Palavra”. (João 1:1) É bem provável que Deus tenha falado com Adão e Eva por meio dessa “Palavra”. Gênesis 1:26-28; 2:16; 3:8-13.

18- Pode mostrar que todos presentes na sala com Tomé passaram também ser adoradores de Jesus? João 20:17,31

19- Durante toda a vida de Tomé antes de Jesus morrer, Tomé e os outros discípulos foram persuadidos a crerem que Jesus era Deus? Jesus disse alguma vez aos seus discípulos "EU SOU DEUS? João 20:17.

20- Jesus ao retornar ao céu  FOI VISTO ao Lado de Jeová por todos e COMPORTOU-SE como Deus eternamente?
Até mesmo já no céu nunca Jesus foi considerado Deus por ninguém.

21- Consegue provar na Bíblia que Jesus é SENHOR E DEUS dos ANJOS?


CONSIDERAÇÕES DO TEXTO JOÃO 20:28
Após Jesus provar para Tomé em João 20:27, e Romanos 10:9, que Deus tinha ressuscitado ele dentre os mortos, Tomé passou a acreditar (dentro do seu coração)  mas, a acreditar em que?
No que Tomé teria de crer pelo contexto?  João 20:8,17-31.
01- Que Jesus havia ressuscitado? João 20:8,19 24-25.
02- Que Jesus seria o Deus da Bíblia? João 20 17,31

Será que todos os demais presentes, também aceitaram que Jesus doravante passou a ser o Deus da Bíblia?
Reagiram coerentemente em adoração ao novo Deus Jesus?
Não seria uma exclamação de Tomé do Feito de Jeová pela ressurreição de Jesus? Sendo uma exclamação  Jesus não ficaria mentiroso em João 20:17,31 e a Bíblia inteira estaria correta!
O mesmo João que descreveu o relato de Tomé ao ir para o céu milagrosamente  viu Jesus sendo o Deus de Todos lá no céu?
SERIA Jesus o Deus e Senhor APENAS DE TOMÉ EM TODO UNIVERSO?


CONCLUSÃO:
Qual seria o único entendimento plausível da exclamação de Tomé a Jesus: "Meu senhor e Meu Deus"?
Tomé não poderia estar contradizendo Jesus, que enviara a Seus discípulos a mensagem: “Eu ascendo para.... meu Deus e vosso Deus.” João 20:17, 30, 31
De modo que Tomé Não afirmou que Jesus é o Deus Todo-Poderoso.
Tomé disse  “meu Deus” a Jesus no sentido de Cristo ser intitulado DEUS nas escrituras sagradas, (João 1:1,2; Isaías 9:6,7; Zacarias 12:8), embora Jesus não seja  “o único Deus verdadeiro”. João 1:1; 17:1-3
Tomé, com as palavras “meu Deus”, Tomé reconhecia em Jesus o Porta-Voz e Representante de Deus, assim como outros se dirigiram a mensageiros angélicos como se fossem Jeová.  Compare com Gênesis 18:1-5, 22-33; 31:11-13; 32:24-30; Juízes 2:1-5; 6:11-15; 13:20-22.

Jesus ao retornar ao céu  FOI VISTO por todos  ao Lado de Jeová e  NUNCA SE COMPORTOU como Deus.. Apoc. 3:12. Todos no céu adorarão somente Jeová o sentado no trono. Apoc. 4:10,11; 22:3

PORTANTO, se Jesus fosse o Deus Tomé, ele teria APENAS UM único adorador no UNIVERSO  por toda a eternidade. *Ademais Tomé teria dois (2) deuses* . (Biteísta)
Jesus seria o único ser espiritual a experimentar viver em carne e a ser materializar, e retornar ao céu com o seu corpo humano perfeito unido ao seu corpo espiritual. (união hipostática)
Se isso realmente tivesse acontecido, Jesus  ainda não teria chegado ao céu na presença de Jeová até hoje. 1 Cor. 15:50


MATÉRIAS ADICIONAIS







OUTROS EXEMPLOS DE INTERLOCUÇÃO.
A- INTERLOCUÇÃO DE UM ANJO E MOISÉS.
Conforme se relata em Êxodo 3:4-6, “quando Jeová viu que se desviara para inspecionar, Deus o chamou imediatamente do meio do espinheiro e disse: ‘Moisés! Moisés!’ . . . E prosseguiu, dizendo: ‘Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.’ Moisés escondeu então a sua face, porque estava com medo de olhar para o verdadeiro Deus.” Quem é que falava com Moisés nesta ocasião? O versículo 2 diz: “O anjo de Jeová apareceu-lhe então numa chama de fogo no meio dum espinheiro.” De modo que não foi o próprio Jeová que apareceu ali a Moisés e falou com ele, mas foi o anjo de Jeová, que, como representante de Deus, falou em Seu nome.

B- INTERLOCUÇÃO DE UM ANJO E LÓ.
" À tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra..(ATO DE ADORAÇÃO).... Aqueles homens, (anjos) porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta.....Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor (JEOVÁ no original)... Eis que agora o teu servo (de JEOVÁ pelo anjo ) tem achado graça aos teus olhos, e tens engrandecido a tua misericórdia que a mim me fizeste, salvando-me a vida; mas eu não posso escapar-me para o monte; não seja caso me apanhe antes este mal, e eu morra. Gên. 19:1,10,18,19.

C- INTERLOCUÇÃO DE UM ANJO A ABRÃO E SARA.
"Depois apareceu o Senhor (JEOVÁ) a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia.  Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele e disse: Meu Senhor (JEOVÁ), se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo... Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor ja velho?   
Perguntou o Senhor (JEOVÁ representado por um anjo materializado) a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho?   
Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor (JEOVÁ)? Ao tempo determinado, no ano vindouro, tornarei a ti, e Sara terá um filho. ..... E disse o Senhor (JEOVÁ): Ocultarei eu a Abraão o que faço,   
visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?   
Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor (JEOVÁ), para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor (JEOVÁ) faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.   
Disse mais o Senhor (JEOVÁ): Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,   
descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.   
Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor (JEOVÁ representado por um anjo materializado).
Gên. 18:1,2,3,12,13,14, 17-22. Trad. ALA.

D- INTERLOCUÇÃO DE UM ANJO E MANOÁ.
Ao subir a chama do altar para o céu, subiu com ela o anjo do Senhor (JEOVÁ); o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra.   
E não mais apareceu o anjo do Senhor (JEOVÁ) a Manoá, nem à sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor (JEOVÁ).  
Disse Manoá a sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.(O ANJO).
Sua mulher, porém, lhe respondeu: Se o Senhor (JEOVÁ) nos quisera matar, não teria recebido da nossa mão o holocausto e a oferta de cereais, nem nos teria mostrado todas estas coisas, nem agora nos teria dito semelhantes coisas. Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor (JEOVÁ) o abençoou. Juízes 13:20-22. Trad. ALA.

INTERLOCUÇÕES NOS TEMPOS DOS REIS
7 Então Davi disse a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: “Por favor, traga o éfode para cá.” E Abiatar levou o éfode a Davi. 8 Davi consultou a Jeová: “Devo ir atrás desse bando de saqueadores? Conseguirei alcançá-los?” Ele respondeu: “Vá atrás deles, pois certamente os alcançará e recuperará tudo o que foi levado
Davi procurou a orientação de Jeová. Davi perguntou a ele: “Devo ir atrás desse bando de saqueadores?” Jeová disse que sim e garantiu que Davi seria bem-sucedido. (1 Sam. 30:7-10). À quem Davi procurou orientações? À Jeová; E quem respondia por Jeová? O Profeta do Rei.
VEJA casos similares em que O Rei consultava à Jeová diretamente com o profeta do Rei, O interlocutor: Juízes 20:28; 1 Sam. 23:2,11; 28:6.

Voltar para o conteúdo