JESUS: ESTE É O VERDADEIRO DEUS? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: ESTE É O VERDADEIRO DEUS?

"Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna". 1 João 5:20 ALA.

1 JOÃO 5:20. JESUS OU JEOVÁ É O VERDADEIRO DEUS?
Em 1 JOÃO 5:20, Jesus é o Deus verdadeiro? Note: Isaías 43:10,11, Judas 25, Jo. 17:3, Jeová é o único DEUS, então, temos dois únicos deuses verdadeiros? Não será um problema de tradução incorreta do texto? Como conciliar a crença na Trindade? é o espirito de Javé? não é  Deus verdadediro também? A Bíblia entra em contradição?

Veja a tradução PASTORAL, com o CONTEXTO completo 1 João capítulo 5:
VRS 1 - Quem acredita que JESUS é o MESSIAS, (ungido de Javé) NASCEU DE DEUS; e quem ama (Javé) AQUELE QUE GEROU , ama também aquele que por este FOI GERADO. (Jesus)  
Pergunta: Jesus é o verdadeiro Deus ou o Messias?  Você acredita que Jesus que foi gerado por Javé? Gerado significa Criação especial e diretamente por Javé.

VRS 2 - Nisto reconhecemos que amamos os filhos de Deus; quando amamos a Deus e cumprimos seus mandamentos. E seus mandamentos não são pesados.

VRS 3 - Por que amar a Deus significa observar seus mandamentos e seus mandamentos não são pesados.

VRS 4 - Porque todo aquele que nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é  a vitória que venceu o mundo; a nossa fé.
Pergunta: Que primeiro mandamento Deus nos deu neste contexto: A fé em Jesus que ele é o Messias o salvador DADO por Javé. Atos 4:12.

VRS 5- De fato, quem pode vencer o mundo Senão aquele que acredita que JESUS é o FILHO de DEUS?
Pergunta: Você acredita que Jesus é o próprio Deus ou o Filho de Deus?

VRS 6 - Este é aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.)
E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade.
Neste contexto o espirito de Javé não é o deus verdadeiro contrariando o conceito trinitário

VRS 7- Portanto, são três que dão testemunho:
TENTATIVA DE USURPAÇÃO:  A maioria das traduções modernas não constam este versículo, “Portanto, são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si”. Trad. Pastoral online. Veja o grego: 7 ὅτι  τρεῖς  εἰσιν  οἱ  μαρτυροῦντες, ((((((( {εν  τῷ  οὐρανῷ,  ὁ  πατήρ,  ὁ  λόγος,  καὶ  τὸ  Ἅγιον  Πνεῦμα --   καὶ  οὗτοι  οἱ  τρεῖς  ἕν  εἰσι}.))))))) 8 τὸ  Πνεῦμα  καὶ  τὸ  ὕδωρ  καὶ  τὸ  αἷμα,  καὶ  οἱ  τρεῖς  εἰς  τὸ  ἕν  εἰσιν. Observou os colchetes do acréscimo?

VRS 8 - O Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si.
Pergunta: O testemunho de todos é sobre Jesus Cristo, e que testemunho deram dele?

VRS 9 -Se aceitamos o testemunho dos homens, com maior razão aceitamos o TESTEMUNHO de DEUS. E o testemunho de que falamos é de Deus: ele deixou um TESTEMUNHO do seu FILHO.

VRS 10 - Quem acredita no FILHO de DEUS, tem esse testemunho dentro de si mesmo. Quem não acredita em DEUS, faz dele um mentiroso, porque não acredita no testemunho que ELE deu em favor do SEU FILHO.
Pergunta: O que todos Testemunharam? Que devemos crer no Filho de Deus senão Javé fica mentiroso.

VRS 11 - E o testemunho é este: DEUS (Javé) nos deu a VIDA ETERNA, e esta Vida está em seu FILHO (Jesus).

VRS 12- Quem tem o FILHO, tem a Vida; quem não tem o FILHO de DEUS, não tem a Vida.
Deus enviou Jesus (a vida) para obtermos a vida eterna pela fé nele. Jo. 3:16,17

VRS 13 - Escrevo tudo isso para que vocês, que acreditam no nome do FILHO de DEUS, estejam certos de que têm Vida eterna.
Pergunta: Você tem a Vida eterna? Acredita no nome do filho de Deus Jesus? Jesus significa Salvação de Javé!

VRS 14 -  Ao nos dirigirmos a DEUS, podemos ter esta confiança: quando pedimos alguma coisa conforme o seu projeto, ele nos ouve.
Pergunta: Você se dirige a Cristo ou a Deus em nome de Jesus?

VRS 15- E, se sabemos que Ele (Javé) nos ouve em tudo o que Lhe pedimos, estamos certos de que já obtivemos o que lhe havíamos pedido.

VRS 16 - Se alguém vê seu irmão cometer  um pecado que não leva a morte que ele ore, e Deus (Javé) dará vida a esse irmão. Isso quando o pecado cometido não o leva para a morte. Existe um pecado que leva para a morte, mas não é a respeito desse que digo para orar.

VRS 17- Toda injustiça é pecado, mas mas existe uma pecado que não leva para a morte.    

VRS 18 - Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca; JESUS, QUE FOI GERADO POR DEUS, o guarda, e por isso o Maligno não o pode atingir.
Pergunta: Quem nasce de Deus?  Olhe o VRS 1. É aquele que acredita que O Messias é o Filho de Deus (Javé). Essa pessoa, Jesus o gerado (Criação especial e direta por Jeová, o Pai)  O guarda do maligno. Jesus O anjo da guarda de todos nós!  Sal. 37:4.

VRS 19 - Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno.
Pergunta: O que se precisa fazer para vencer o mundo segundo o contexto deste capítulo? VRS 4, 5, Crer e obedecer o Messias o enviado de Deus.

VRS 20 - Sabemos que o FILHO de DEUS veio e nos deu inteligência para conhecermos o DEUS VERDADEIRO. E nós estamos com o VERDADEIRO, graças a seu FILHO JESUS CRISTO. Este é o Deus verdadeiro (Javé) e  a Vida eterna. Trad. PASTORAL.  

CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS.
01- O contexto da Bíblia inteira condiz com esta afirmação? Isaías 44:6. Apoc 3:12.
02- O contexto inteiro do livro de 1 João não condiz com esta tradução. ALA. 1 João 2:1,20-23; 4:7-12.
03- O contexto do capítulo 1 João, capítulo 5 contradiz com a tradução ALA. (Vide acima).
04- O próprio Jesus não confirma que ele é o verdadeiro Deus. João 17:3.
05- O próprio Apostolo João em outras cartas contradiz a tradução desta forma. João 20:17,31; Apoc. 3:12.
06- O Apostolo Paulo maior escritor do Novo Testamento contradiz esta afirmação. Atos 24:14, 1 Cor. 8:5,6, Ef. 1:3.
07- Outras traduções estão mudando. Pastoral, N.M.
08- Como explicar a trindade se neste mesmo Capitulo de 1 João 5:7 tentaram embutir no rodapé do grego um acréscimo em prol da trindade que Deus é três em UM?
1 JOÃO 5:7.  A maioria das traduções modernas não constam este versículo, “Portanto, são três que dão testemunho:  o Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si”.  Trad. Pastoral online. Veja o grego: 7 ὅτι  τρεῖς  εἰσιν  οἱ  μαρτυροῦντες, ((((((( {εν  τῷ  οὐρανῷ,  ὁ  πατήρ,  ὁ  λόγος,  καὶ  τὸ  Ἅγιον  Πνεῦμα --   καὶ  οὗτοι  οἱ  τρεῖς  ἕν  εἰσι}.))))))) 8 τὸ  Πνεῦμα  καὶ  τὸ  ὕδωρ  καὶ  τὸ  αἷμα,  καὶ  οἱ  τρεῖς  εἰς  τὸ  ἕν  εἰσιν. Observou os colchetes do acréscimo?
09- Como explicar a Trindade se DOIS são únicos Deus verdadeiro e o outro (E.S) não?
10- Como seria possível ter DOIS ÚNICOS DEUS VERDADEIROS? Judas 25.
11- Como é possível crer numa trindade se só Jesus é o verdadeiro DEUS?
12- Onde se enquadra o Soberano Universal Jeová se Jesus é O verdadeiro Deus?  

Quem é “o Deus verdadeiro e a vida eterna”? 1 João 5:20
JEOVÁ, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, é o verdadeiro Deus. Ele é o Criador, aquele que dá vida eterna aos que o amam. É assim que muitos que lêem e acreditam na Bíblia responderiam à pergunta acima. De fato, o próprio Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.”  João 17:3.
No entanto, muitos que vão à igreja entendem as palavras acima de modo diferente. Elas se encontram em 1 João 5:20, que diz, segundo a Bíblia de Jerusalém: “Nós estamos no Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna.”

Os que creem na doutrina da Trindade afirmam que o pronome demonstrativo “este” (hoútos) refere-se ao nome que o antecede, Jesus Cristo. Afirmam que Jesus é “o Deus verdadeiro e a vida eterna”. No entanto, essa interpretação está em conflito com o restante das Escrituras. E muitos eruditos respeitados não aceitam esse conceito trinitarista.

O erudito B. F. Westcott, da Universidade de Cambridge, escreveu: A referência mais natural [do pronome hoútos] não é ao sujeito mais próximo, mas ao predominante na mente do apóstolo.” De modo que o apóstolo João pensava no Pai de Jesus. O teólogo alemão Erich Haupt escreveu: “É preciso determinar se o [hoútos] usado na próxima proposição se refere ao sujeito próximo ou imediatamente precedente . . . ou ao antecedente mais distante, Deus. . . . Ser o texto um testemunho a respeito do verdadeiro Deus, em vez de uma demonstração da divindade de Cristo, parece estar mais em harmonia com a advertência final contra ídolos.”

Até mesmo a obra Análise Gramatical do Novo Testamento em Grego, publicada em inglês pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, declara: “[Hoútos]: como clímax dos 1 Jo 5:[versículos] 18-20 é quase certo que se refere ao Deus real e verdadeiro, [em] opos[ição] ao paganismo ( 1 Jo 5:v. 21).”

Muitas vezes hoútos, em geral traduzido “este”, não se refere ao sujeito imediatamente anterior na frase. Outros textos bíblicos ilustram o ponto. Em 2 João 7, o mesmo apóstolo e escritor da primeira carta escreveu: “Muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este [hoútosʹ] é o enganador e o anticristo.” Aqui, o pronome não pode referir-se ao que vem imediatamente antes — Jesus. É óbvio que “este” refere-se aos que negam a Jesus. Eles são chamados coletivamente de “o enganador e o anticristo”.

O apóstolo João escreveu no seu Evangelho: “André, irmão de Simão Pedro, foi um dos dois que ouviram o que João dissera e que seguiram a Jesus. Este [hoútos], primeiro, achou seu próprio irmão, Simão.” (João 1:40, 41) É evidente que “este” não se refere à última pessoa mencionada, mas a André. Em 1 João 2:22, o apóstolo usa o mesmo pronome de modo similar.

Lucas usa o pronome de forma parecida, conforme se vê em Atos 4:10, 11: “No nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem pregastes numa estaca, mas a quem Deus levantou dentre os mortos, por esse é que este homem está aqui são em pé diante de vós. Esta [hoútosʹ] é ‘a pedra que por vós, construtores, não foi levada em conta, que se tornou a principal do ângulo’.” O pronome “esta” claramente não se refere ao homem curado, embora ele fosse mencionado logo antes da palavra hoútos. Certamente, “esta” no At 4 versículo 11 se refere a Jesus Cristo, o nazareno, que é a “pedra angular” sobre a qual a congregação cristã está construída. — Efésios 2:20; 1 Pedro 2:4-8.

Atos 7:18, 19 também ilustra esse ponto: “Levantou[-se] um rei diferente sobre o Egito, que não sabia nada sobre José. Este [hoútos] usava de estadística contra a nossa raça.” “Este”, que oprimiu os judeus, não era José, mas Faraó, o rei do Egito.

Essas passagens confirmam a observação feita pelo erudito grego Daniel Wallace, que disse que, no caso dos demonstrativos gregos, “o que talvez seja o antecedente mais próximo no texto pode não ser o antecedente mais próximo na mente do autor”.

O “Verdadeiro”
Conforme o apóstolo João escreveu, o “Verdadeiro” é Jeová, o Pai de Jesus Cristo. Ele é o único Deus verdadeiro, o Criador. O apóstolo Paulo reconheceu: “Há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas.” (1 Coríntios 8:6; Isaías 42:8) Outro motivo de Jeová ser o “verdadeiro”, mencionado em 1 João 5:20, é que ele é a Fonte da verdade. O salmista chamou Jeová de “Deus da verdade” porque Ele é fiel em tudo o que faz, e não pode mentir. (Salmo 31:5; Êxodo 34:6; Tito 1:2) Referindo-se ao seu Pai celestial, o Filho disse: “Tua palavra é a verdade.” E a respeito do seu próprio ensino, Jesus declarou: “O que eu ensino não é meu, mas pertence àquele que me enviou.” — João 7:16; 17:17.

Jeová é também “vida eterna”. Ele é a Fonte da vida, Aquele que a dá como dádiva imerecida por meio de Cristo. (Salmo 36:9; Jo. 17:3; Romanos 6:23) É significativo que o apóstolo Paulo disse que Deus é “o recompensador dos que seriamente o buscam”. (Hebreus 11:6)
Deus recompensou seu Filho por ressuscitá-lo dentre os mortos, e o Pai dará a recompensa de vida eterna aos que O servem de todo o coração. Atos 26:23; 2 Coríntios 1:9.

Portanto, a que conclusão chegamos? Que Jeová, e ninguém mais, é “o Deus verdadeiro e a vida eterna”. Somente ele merece receber a adoração exclusiva de suas criaturas. — Apocalipse 4:11.

SABE EXPLICAR?
Prostrar não é dobrar joelhos e nem adorar.  Mat 4:9; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
Honrar também não é adorar.1 Pedro 2:17, Rom. 13:7.
Receber glória não é receber adoração. Heb. 2:10, 1 Pedro 1:21,24;  5:1.
Receber poder não é receber adoração. Atos 6:8
Estar tudo sujeito à Jesus não é ADORAÇÃO. 1 Cor.15:24-28.
Por que Jesus foi adorador de Jeová na Terra mesmo já ressuscitado? João 4:22; 20:17, Apoc. 3:12.
Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9.
Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele? (Só Jeová)
Por que Jesus está diante (ao meio) do trono de Jeová juntamente com as demais criaturas? Apoc.5:6.
Se Jesus é Deus, por que ele trabalha como sumo sacerdote no Templo do Deus Jeová? Heb. 9:24,25

ALERTA DE JESUS E DE PAULO:
Existe o falso e o Verdadeiro Jesus.
Mateus 24:5,24 e 2 Coríntios 11:4.

QUADRO COMPARATIVO:
O FALSO E O VERDADEIRO JESUS
[01] Usurpador de Deus - Adorador
[02] O próprio Deus - Filho
[03] Deus - Deus designado
[04] Deus- Deus criado no Céu.
[05] Criador - Criatura
[06] Criador - Intermediário
[07] Criador - Mestre de Obras
[08] Criador - Tem origem
[09] Criador - Imagem de Deus.
[10] Criador - Existia na Criação.
[11] Dono de Tudo - Herdeiro        
[12] Poderoso - Herdou Poder.
[13] Altíssimo - Filho Altíssimo
[14] Divino - Herdou Divindade
[15] Imortal - Herdou Imortalidade

REFERÊNCIAS BÍBLICAS:
[01] Fil. 2:6,7; Apoc. 3:12
[02] Prov. 30:4
[03] Isaías 9:6,7 ("Deus" só no milênio)
[04] João 1:1. No principio o Verbo já existia. (era)
[05] Apoc. 3:14; Col. 1:15.
[06] João 1:3
[07] Prov. 8:30 ; 30:4.
[08] Miquéias 5:2
[09] Col. 1:15
[10] Prov. 8:22,30
[11] Sal. 2:8; Sal. 24:1; João 16:15.
[12] Mateus 28:18
[13] Lucas 1:32
[14] Col. 1:19
[15] João 5:26

QUAL ACIMA É O SEU JESUS?

CONCLUSÃO: NÃO SERIA MELHOR MUDAR TODAS TRADUÇÕES ESTELIONATÁRIAS DE 1 JOÃO 5:20?
O Filho de Deus veio, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro.   Será que Jesus usurpou e se apresentou como Deus verdadeiro? O que dizem o próprio  Jesus , Paulo e outros dezenas de profetas e escritores da Bíblia? Isaías 43:10,1; João 17:3 1 Cor 8:6.

Jesus alguma vez se apresentou como o Deus verdadeiro? Seu apóstolos o consideravam assim? As escrituras o apresentam como TAL?
O que diz o próprio livro de 1 João? E o Capítulo 5 Inteiro?
Já viu várias cópias do grego N.T  de 1 João capítulo 5-18-20? Já descobriu que existem variantes neste capítulos 5?


MATÉRIAS ADICIONAIS:




Voltar para o conteúdo