JESUS: DOBRE TODO JOELHO - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: DOBRE TODO JOELHO

O que significa  "dobrar o joelho"? Será que dobrar joelhos a alguém significa que este é Deus?
"Mas o terceiro chefe de cinquenta subiu, e chegou e dobrou os JOELHOS diante de ELIAS, e começou a implorar-lhe favor e a falar-lhe: “Homem do [verdadeiro] Deus, por favor, seja preciosa aos teus olhos a minha alma " 2 Reis 1:13,14.
Portanto, dobrar joelhos neste diante de alguém é reconhecer a autoridade de alguém!

DOBRAR O JOELHO À JEOVÁ AO NOME DE JESUS.
Alguns leitores da Bíblia tem comparado os três textos abaixo, e concluem que JEOVÁ e Jesus são os mesmos. Mas será isto verdade?
"Jurei por mim mesmo; a palavra que saiu da minha boca é verdadeira, e não voltará atrás: Diante de mim todo joelho se dobrará, e toda língua jurará lealdade". Isaías 45:23
"Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome,  a fim de que, diante do nome de Jesus, se dobre todo joelho — dos que estão no céu, na terra e debaixo do chão —  e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai." Fil. 2:9-11
"Vejam, meu servo agirá com perspicácia. Ele será enaltecido, será elevado e grandemente exaltado. Isaías 52:13.

Jeová concedeu ao fiel ressuscitado Jesus Cristo uma posição superior e um nome que está acima de todo outro nome, “a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão”. Todos os que obterão a vida terão de dobrar os joelhos em adoração a Jeová no nome de Jesus Cristo e reconhecer este como Senhor para a glória de Deus. Isto inclui os “debaixo do chão”, mostrando evidentemente que os ressuscitados dos túmulos também têm de satisfazer este requisito. — Fil 2:9-11; Jo 5:28, 29; Ef 1:9, 10.

Requer-se primariamente o reconhecimento da supremacia de Jeová por parte dos que desejam ter o favor divino. Jeová declarou: “Jurei por mim mesmo . . . que diante de mim se dobrará todo joelho.” (Is 45:23; Ro 14:10-12) Portanto, de modo apropriado, o salmista exortou fervorosamente co-israelitas: “Entrai, adoremos e dobremo-nos; ajoelhemo-nos diante de Jeová, Aquele que nos fez.”

Portanto, os Joelhos de toda humanidade vão ser dobrados à JEOVÁ em nome de Jesus. O texto não subentende que deve dobrar os joelhos para Jesus e sim em nome dele! Ef. 3:14-17.
Você sabe explicar a diferença entre dobrar os joelhos para Jesus e dobrar os joelhos  diante do nome de JESUS?

Além de que o Servo de Jeová, JESUS, não é o seu Pai e Deus. Isaías 52:13. Efésios. 1:3; 3:14-17.

 
*DEVE-SE DOBRAR OS JOELHOS A JESUS* ?
Embora ele existisse em forma de Deus, nem mesmo chegou a pensar na ideia de tentar ser igual a Deus.  Pelo contrário, ele abriu mão de tudo que tinha, assumiu a forma de escravo e se tornou humano. Mais do que isso, quando veio como homem, ele se humilhou e se tornou obediente a ponto de enfrentar a morte, sim, morte numa estaca.  Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome, a fim de que, *Diante do nome de Jesus, se dobre todo joelho, dos que estão no céu, na terra e debaixo do chão* e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Fil: 2:6-11. TMN.

Os estudiosos da Bíblia ao lerem este relato imaginam que estes versículos estão ordenando os cristãos a dobrarem os joelhos à Cristo (depois de batizado) com atitude adorativa. Mas qual é a interpretação de Filipenses 2:10? *Devemos mesmo dobrar nossos joelhos à Cristo em atitude adorativa* ?

Em primeiro lugar o texto em referência (Fil 2:10), cumpre a profecia de Isaías 45:23; Veja Romanos 14:10-12. Dobrar os joelhos à Jeová  *ao nome de Jesus* .
Segundo, o Texto em epígrafe não ordena dobrar nossos joelhos ao senhor Jesus como ato adorativo. Por que não? Observe que dobrar os joelhos *ao nome ou em nome de Jesus* ,  e *jamais seria dobrar os joelhos para Jesus*. Isaías 45:13.
*Não existe na Bíblia inteira uma solicitação de dobrar os joelhos a Jesus como ato adorativo*. Todos as ocorrências de prostrarem e ajoelharem à Jesus presencialmente nos evangelhos não são mais traduzidos como adoração nas traduções mais modernas. Jerusalém , Pastoral etc.
Aliás, dobrar os joelhos à alguém em si, nunca foi adoração piedosa na Bíblia inteira. Veja 2 Reis 1:13: "Então o rei enviou um terceiro chefe de 50 com os seus 50 soldados. Mas *o terceiro chefe de 50 soldados subiu ao monte, ajoelhou-se diante de Elias e implorou-lhe favor, dizendo: “Homem do verdadeiro Deus, por favor, que a minha vida e a vida destes 50 servos seus sejam preciosas aos seus olhos*.

Terceiro, nos Evangelhos todas as pessoas que dobraram os Joelhos a Jesus estavam na presença dele.  Depois de sua ascensão aos céus, ninguém jamais foi visto dobrando seus joelhos aqui da terra e nem no céu. Portanto, prostrar à Jesus é reconhecer sua autoridade com Rei e não como Deus.  

Não é verdade que Estevão dobrou seus joelhos à Jesus em Atos 7:59,60. Também nunca o Apóstolo Paulo dobrou seus joelhos à Jesus. Quando ainda era Saulo perseguidor de Jesus antes de se converter ao Cristianismo, ao receber Jesus próximo a Damasco, *caiu no chão* de susto e não como ato adorativo em quem ainda não acreditava. Atos 9:3
 Depois de convertido Paulo dobrava seus joelhos a Jeová, o Pai. Efésios 3:14. Finalizando na verdade *Jesus é quem sempre dobrou os seus joelhos a Jeová* . Lucas 22:39-44.

QUESTIONAMENTOS DE LEITORES
01- Em Filipenses 2:9-11, Paulo nos ensina que devemos dobrar nossos joelhos à Jesus?  
"Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome,  a fim de que, diante do nome de Jesus, se dobre todo joelho — dos que estão no céu, na terra e debaixo do chão e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.
Paulo jamais quis interpretar a profecia de Isaías 45:23, que cumpre-se em Jeová aplicando em Jesus. O dobrar de joelhos continuaria à Jeová, mas agora ao nome de Jesus!  
Tanto é verdade que o próprio Paulo só dobrava os seus joelhos à Jeová em nome de Jesus. LEIA. Efésios 3:14-17 que diz: "Por isso, eu me ajoelho diante do Pai,  a quem toda família no céu e na terra deve o seu nome. Oro para que ele, por meio de Sua grande glória, lhes conceda serem fortalecidos na pessoa que são no íntimo, com poder, por meio de seu espírito, e para que, por meio da sua fé, o Cristo more em seu coração com amor.

02- Significa que o nome de Deus e Pai é inferior ao nome de Jesus em Filipenses 2:9, que diz:"por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome?
É evidente que não! Quem enaltece um nome, sempre terá Seu nome maior que o nome enaltecido. Prova é que Paulo confessa isso: LEIA. Efésios 3:14,15 que diz: "Por isso, eu me ajoelho diante do Pai,  a quem toda família no céu e na terra deve o seu nome.

03- Paulo dobrava os joelhos para Jesus?
O Apóstolo Paulo nunca dobrou seus joelhos à Jesus. Quando ainda era Saulo perseguidor de Jesus antes de se converter ao Cristianismo, ao receber Jesus próximo a Damasco, *caiu no chão* de susto e não como ato adorativo em quem ainda não acreditava. Atos 9:3
Depois de convertido Paulo dobrava seus joelhos a Jeová, o Pai. Efésios 3:14.  Finalizando na verdade  *Jesus é quem sempre dobrou os seus joelhos a Jeová* . Lucas 22:39-44.


A SUPOSTA ORAÇÃO E ADORAÇÃO DE ESTEVÃO À JESUS
55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus,
56 "e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.
57 Mas eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos e arremeteram unânimes contra ele.
58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.
59 E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
60 E, pondo-se de joelhos, suplicou com grande voz: SENHOR, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. ATOS 7:55-60 ALA 2009

ESTEVÃO AJOELHOU SE E OROU À JESUS?
No versículo Atos 7:59, quando Estevão invoca a Jesus, Estevão não está de joelho. Veja 2 Reis 1:13.
No versículo Atos 7:60, quando Estevão suplica à Jeová é neste ponto que Estevão ajoelha-se. Ef. 3:14-17

Por que as pessoas não têm coragem de falar quem é este "Senhor" do versus? At. 7:60?
Estevão na invocação a Jesus, invoca Jesus pelo nome e pronome. Mas no versus At. 7:60, Estevão se ajoelha e chama DEUS de "senhor " seguindo a falcatrua de retirar o nome "Jeová" da Bíblia inteira.

Será que ninguém percebe que são duas pessoas e atos distintos com quem Estevão se relaciona?
Seria uma incoerência de Estevão, ajoelhar-se e orar à Jesus, sabendo todos ensinamentos do próprio Jesus, para orar e adorar somente Jeová. Sal. 65:2, Mat. 4:10; 6:9, João 17:1, Ef. 3:14-17.

Incoerência seria também desprezar o CONTEXTO deste episódio. Analise: Estevão  havia acabado de ter uma VISÃO CELESTIAL de Deus, ONDE VIU A glória DE JEOVÁ e Jesus de pé, à direita de Deus ( Atos 7:55,56). O CONTEXTO GERAL ATOS 7, estava  sendo recapitulado todos os tratos de Jeová o Deus de Abraão.  
Isto vem a comprovar a interpretação acima pois seria IMPOSSÍVEL Estevão passar a autoridade de Jesus acima da de Deus.  

Na ocasião Estevão sabia que poderia "invocar" o nome de Jesus (Atos 22:16), sabia que oração era só a Deus em nome de Jesus e ajoelhar-se e suplicar só a Deus (Ef. 3:14-17), e estar a Direita de Deus indica inferioridade e estar protegido por Deus. Sal. 110:1.

PORTANTO, Estevão  NUNCA deixaria Jeová Deus para trás nem ao menos dando-lhe atenção; e  quem tenta interpretar esta passagem diferente desta, está sendo infiel com as escrituras.
Estevão fez duas coisas, uma invocação e uma súplica além do mais  NINGUÉM faz DUAS orações NUMA SÓ!

PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS DOS ADORADORES DE JESUS RESPONDEREM!
01- Por que não existe ADORAÇÃO à Jesus antes dele descer na Terra?
02- Por que Jesus na Terra, determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA seria apenas para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
03- Por que ele aqui, só foi "adorado" (prestar homenagem, como homens também receberam) " só três anos e meio depois do seu batismo? Dan. 2:46, 2 Reis 1:13.
04- Por que Jesus no céu não foi ADORADO por todas criaturas de Jeová?
05- Por que será que todos no céu, não entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal? Apoc. 3:12.
06- Por que Jesus no céu não sabe de Tudo? Apoc. 1:1.
07- Por que não oram à Jesus no céu?
08- Por que Jesus no céu tem um Deus e Pai? Apoc. 3:12.
09- Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele?
10- Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9
11- Por que no milênio Jesus não é chamado de Deus? Apoc. 22:1.
12- Por que Jesus no céu precisa de ser abençoado por Jeová? Apoc. 3:1.
13- Por que todas perguntas acima só ACONTECEM para JEOVÁ?

JESUS NUNCA SERÁ ADORADO
PROSTRAR pode ser: Ato de se curvar, reverenciar, ajoelhar-se ou fazer outro gesto para indicar submissão; ou simplesmente demonstrar respeito ou autoridade. NUNCA É ADORAR!
Mat 4:9; Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
HONRAR, não é adorar. Honra teu pai e tua mãe. 1 Pedro 2:17, Rom. 13:7.
GLORIFICAR,. não é receber adoração. Heb. 2:10, 1 Pedro 1:21,24; 5:1.
RECEBER PODER, não é receber adoração. Atos 6:8
SUJEITAR-SE à Alguém não é ADORAÇÃO. 1 Cor.15:24-28.
DOBRAR JOELHOS, não é em si só, adorar. Confira noutra passagem da Bíblia: Em
todos casos são cumprimento de profecias do velho testamento, veja: Isaías 45:21-23, Rom. 14:11, Ef. 3:14-17, Fil.2:10, Mat. 4:8-10.
LOUVAR, não é adorar. Humanos podem receber louvores. Provérbios 27:2
DAR AÇÕES DE GRAÇA, não é adorar, é praticar ações piedosas, atos de obediência e lealdade
ORAR. Oração- Comunicação adorativa, quer oralmente, quer em silêncio nos próprios pensamentos da pessoa, com o verdadeiro Deus ou com deuses falsos. Mat. 6:6-12.
NOTA GERAL: Não existe honras, louvores, glórias, etc à Jesus sem conexão com a adoração de Jeová. Apoc. 5:13. Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.

CONCLUSÃO
Que tipo de "proscryneo" Paulo disse em Hebreus 1:6?
Já viu algum anjo ADORANDO Jesus no Céu? Na Terra (três anos e meio) recebeu "proscryneo" peculiar aos humanos também. 2 Reis 1:13, Dan. 2:46.

O "proscryneo" que Satanás pediu à Jesus era "homenagem" ou ADORAÇÃO que é devida apenas à JEOVÁ?
Satanás sabia muito bem que tipo de proscryneo ele queria de Jesus: Veja se era este tipo: Dan. 2:46; 2 Reis 1:13 ou este: Mat. 4:9,10.

Paulo dobrava os seus joelhos Pai ao nome de Jesus. Efesios 3:14,15. Será que Paulo dobrava seus joelhos para o Filho ou ao nome do Filho? Em consonância com o acima, dobrar o Joelho ao Pai em nome de Jesus, cumpre Isaías 45:23. dizendo que o Pai é  O Tetragrama.

MATÉRIA ADICIONAL





Voltar para o conteúdo