JESUS: CRIADOR OU CRIATURA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: CRIADOR OU CRIATURA?

“Digno és, Jeová, (YAH no Apocalipse) nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, *porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas* .” Apocalipse 4:11.

Neste versículo acima com seu contexto inteiro, o capítulo 4 de Apocalipse, o próprio Jesus numa visão espetacular no céu com a presença de todas criaturas no céu, inclusive ele Jesus, e de fronte o Soberano do Universo sentado no Seu Trono, *revelou e confessou* :  (Apoc. 1:1; 4:11)
"JEOVÁ TEVE VONTADE DE CRIAR TUDO INCLUSIVE EU".

Os versículos precedentes ao versículo 4:11, Apocalipse 4:9-10, dizem: Sempre que as criaturas viventes dão glória, honra e agradecimentos Àquele que está sentado no trono, Aquele que vive para todo o sempre,  os 24 anciãos se prostram diante Daquele que está sentado no trono, adoram Aquele que vive para todo o sempre e lançam suas coroas diante do trono, dizendo:
 “ *Digno és, Jeová (YAH), nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas* .” Apoc 4:11. ("JEOVÁ TEVE VONTADE DE CRIAR TUDO INCLUSIVE EU")

Pelo exposto, acima não adianta dizer que este versículo (Ap. 4:11) se aplica a trindade. O espírito de YAH é visto no livro inteiro de Apocalipse, apenas como sete lamparinas acessas diante do trono de YAH e de todas criaturas do céu inclusive de Jesus. Apoc 4:5; 5:6.

Os teólogos com suas complexas gramáticas sem contexto tentam inutilmente provar que Jesus é criador. Entretanto Jesus jamais criou alguma coisa. Iludem as pessoas com três textos que  nos próprios contextos dizem que Jesus é criatura. João 1:1-3, Colossenses 1:15-19, Hebreus 1:2,10-12.

Todavia os três textos supracitados com seus respectivos contextos preconizam que Jesus é apenas executor e mestre de obras (mão de obra junto com Jeová), graças a ferramenta emprestada por Jeová a Jesus, o espírito santo. Gên. 1:2, Isaías 40:13,26, Miqueias 5:4.  


*SINTETIZANDO AS REVELAÇÕES DE JESUS NO APOCALIPSE* :
01- Somente MEU Deus e Pai  é  O CRIADOR.  Apoc. 3:12; 4:11. Eu apenas fui o mestre de obras com ajuda do espírito santo. Prov 8:30, Apoc. 3:1; Gên. 1:2
02- Eu Jesus sou a primeira criatura que Meu DEUS Criou. Apoc 3:14. Prov 8:22. Col 1:15,
03- No meu Apocalipse e no Reino MILENAR apenas MEU Deus deve ser ADORADO. Apoc. 14:7. Mat. 4:10
Não revelei nenhuma Adoração para mim no meu Livro de APOCALIPSE. Mat 4:10
04- Revelei que o espírito do MEU Deus é  quem me habilita cumprir e realizar  todas as coisas. Apoc. 3:1; Miq 5:4
05- O espírito de MEU Deus não é  uma pessoa. É uma ferramenta que habilita todos a realizar tudo que o MEU Deus concede. Apoc. 4:5; 5:6. Miq. 5:4
06- Meu DEUS que me Permitiu sentar se no Seu TRONO..O de DAVI no Reino Milenar. Apoc. 2:26,27; 11:15: 12:10. Luc. 22:28-30.
07- MEU Deus virá comigo no Armagedom me apoiar. Apoc.  22:12-15; Sal. 110:5,6; Jer. 25:33.
08- Eu sou o primeiro e último morto que foi ressuscitado diretamente por Meu Deus e Pai para a vida imortal no céu. Apoc. 1:17,18. João 5:26
09- Eu Jesus deixei claro na minha revelação apocalíptica: Não  existe trindade. O MEU Deus e Pai é  O Deus soberano, TODO PODEROSO, o sentado no Trono é o Único CRIADOR de todos e Meu. Apoc. 19:15
10- Eu Jesus jamais me comportei ou usurpei o Lugar do SOBERANO UNIVERSAL meu Deus e Pai durante o cumprimento do meu APOCALIPSE...ATÉ O final do Reino milenar trabalharei como SUMO SACERDOTE e REI com minha congregação arrebatada até  o Final do Reino do MEU Pai e Deus. Apoc. 5:9,10; 20:5,6
11- Governarei esta Terra (os povos) atual com minha congregação arrebatada e a farei dela uma NOVA TERRA (nova sociedade). Ela será o paraíso perdido por Adão e recuperado por mim.
Apoc. 5:9,10; 11:18; 21:1:1,2. 2 Pedro 3:13


JESUS É  MESMO O CRIADOR?
01- Pode alguém ser O CRIADOR se ele não é PAI? Mal. 2:10
02- Pode alguém  ser O CRIADOR  se ele é  FILHO? 1 João 1:1,2
03- Pode alguém ser O CRIADOR se ele é CRIATURA? Apoc. 3:14; 4:10,11
04- Pode alguém ser O CRIADOR se ele é  ajudante INTERMEDIÁRIO na criação? Heb. 1:2
05- Pode alguém ser O CRIADOR se ele mesmo diz que NÃO o É? Mat. 19:4,5 Apoc. 3:14; 4:10,11
06- Pode alguém ser O CRIADOR E COEXISTIR  COM O CRIADOR se existe apenas UM CRIADOR? João 1:1-3
07- Pode alguém ser O CRIADOR se ele RECEBEU IMORTALIDADE milhões de anos depois da CRIAÇÃO DE DEUS? João 5 :26.
08- Pode alguém ser O CRIADOR se ele nunca foi chamado de CRIADOR? Ecl. 12:1


JESUS NÃO É O CRIADOR
*Gênesis 2:4* Esta é a história dos céus e da terra no tempo em que *foram criados, no dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu*.

*Provérbios 8:22,30,31  *Jeová me produziu como o princípio do seu caminho, A primeira das suas realizações mais antigas*. ... Eu estava ao seu lado como trabalhador perito. Eu era a sua maior alegria dia após dia, Alegrava-me diante dele todo o tempo. 31 * Eu me alegrava com a terra que ele criou para ser habitada* , E minha maior alegria eram os filhos dos homens.


*Isaías 45:18* Pois assim diz *Jeová, O Criador dos céus, o verdadeiro Deus, Aquele que formou a terra e que a fez*, aquele que a estabeleceu firmemente, Que não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada: “Eu sou Jeová, e não há outro.

*Mateus 19:4,5* Ele respondeu: “Não leram que *aquele que os criou no princípio os fez homem e mulher* , 5 e disse: ‘Por essa razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua esposa, e os dois serão uma só carne’?

*Romanos 11:33-36* Como são profundas as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus julgamentos, e impenetráveis os seus caminhos! 34 Pois “quem chegou a conhecer a mente de Jeová, ou quem se tornou seu conselheiro”? 35 Ou “quem primeiro deu algo a ele, de modo que ele lhe deva retribuir”? 36 Porque *todas as coisas são dele, e por ele, e para ele* . Glória a ele para sempre. Amém.

*1 Timóteo 6:13* Diante de *Deus, que preserva vivas todas as coisas* , e de Cristo Jesus, que, como testemunha, fez a bela declaração pública perante Pôncio Pilatos, eu lhe ordeno

*Apocalipse 4:10,11* Os 24 anciãos se prostram diante *Daquele que está sentado no trono* , adoram Aquele que vive para todo o sempre e lançam suas coroas diante do trono, dizendo: 11 “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, *porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas* .”

*Apocalipse 10:5,6* O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra ergueu a mão direita para o céu 6 e *jurou por Aquele que vive para todo o sempre, que criou o céu e as coisas nele, a terra e as coisas nela, e o mar e as coisas nele* : “Não haverá mais demora.

*JESUS É CRIATURA
*Provérbios 8:22,30,31  *Jeová me produziu como o princípio do seu caminho, A primeira das suas realizações mais antigas*. ... Eu estava ao seu lado como trabalhador perito. Eu era a sua maior alegria dia após dia, Alegrava-me diante dele todo o tempo. 31 * Eu me alegrava com a terra que ele criou para ser habitada* , E minha maior alegria eram os filhos dos homens.

*João 1:1-4* No princípio era ( *Já existia* ) a Palavra ( *Jesus criatura* ), e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 *Todas as coisas vieram a existir por meio dele* , e *sem ele nem mesmo uma só coisa veio a existir. O que veio a existir  por meio dele foi a vida* , e a vida era a luz dos homens.
*A que VIDA veio a existir por meio dele* ? Claro que não foi a VIDA do Seu Pai e nem a dele própria . Trata-se da vida de todos que ele foi usado por Deus na criação como intermediário. Veja Rom. 11:33-36; Apoc. 4:10,11.

*João 5:26* Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim *concedeu também ao Filho ter vida em si mesmo*.

*João 6:57* Assim como o Pai, que vive, me enviou e *eu vivo por causa do Pai* , assim também aquele que se alimenta de mim viverá por causa de mim.

*Efésios 3:9*  E fizesse com que todos vissem a administração do segredo sagrado que durante as épocas (Jesus) esteve escondido em *Deus, que criou todas as coisas*.

*1 Timóteo 6:13* diz: “Agora, diante de *Deus, que dá vida a todas as criaturas* e diante de Jesus Cristo..

*1 João 1:1-3* O que era (existia) desde o princípio (o verbo), que ouvimos, que vimos com os nossos olhos, que observamos e que nossas mãos apalparam, com respeito à palavra da vida (Jesus)  2 sim, a vida foi revelada, (Jesus) e nós vimos, e estamos dando testemunho e relatando a vocês *a vida eterna ( Jesus) que estava com o Pai (DEUS JEOVÁ CRIADOR) e nos foi revelada* ), 3 o que vimos e ouvimos também estamos relatando a vocês, para que também possam estar unidos conosco. E nós estamos unidos com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo.

*Colossenses 1:15-19*  *Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação*  (Criatura) ; 16 pois por meio dele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer domínios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram criadas por meio dele e para ele. 17 Também, *ele já existia antes de todas as outras coisas* (Criatura), e por meio dele todas as outras coisas vieram a existir. 18 E ele é a cabeça do corpo, que é a congregação. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas; 19 porque *Deus se agradou de fazer morar nele toda a plenitude*

*Hebreus 1:2,3*  Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a *quem designou herdeiro (criador não herda) de todas as coisas* e *por meio (intermediário) de quem fez os sistemas de coisas* . 3 *Ele é o reflexo da glória de Deus e a representação exata do seu ser*  (cópia fiel a original , criatura), e sustenta todas as coisas pela sua poderosa palavra. E, depois de ter feito uma purificação dos nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade nas alturas.
Como Jesus menino moço, pode sustentar o universo 30 anos sem o espírito santo e Jeová antes de ser batizado ? Sabe explicar?

*Apocalipse 3:14*  “Ao anjo da congregação em Laodiceia escreva: Estas coisas diz *o Amém ( Jesus), a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus* :

*JESUS NÃO É DEUS NO APOCALIPSE*
01- APOCALIPSE 1:1.
02- APOCALIPSE 1:6.
03- APOCALIPSE 3:2
04- APOCALIPSE 3:12
05- APOCALIPSE 3:14
06- APOCALIPSE 5:5,7
07- APOCALIPSE 7:10,11,14
08- APOCALIPSE 11:15
09- APOCALIPSE 12:10
10- APOCALIPSE 13:6,7,8
11- APOCALIPSE 15:3
12- APOCALIPSE 16:5-7
13- APOCALIPSE 16:14
14- APOCALIPSE 19:1,15
15- APOCALIPSE 20:4
16- APOCALIPSE 21:2
17- APOCALIPSE 21:5-7
18- APOCALIPSE 21:22
19- APOCALIPSE 22:3
NOTA: O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ PRESENTE NO APOCALIPSE, NOVA JERUSALÉM E MILÊNIO.

QUESTIONAMENTOS DE LEITORES
01- *JESUS É O CRIADOR porque no versículo João 1:3 "por meio dele" está na  VOZ MÉDIA e indica que  Jesus FEZ  tudo que existe na criação de Deus sozinho e por sua própria vontade e responsabilidade* ?
RESPOSTA: Não!  Em primeiro lugar o contexto de João 1:3 é João 1:1,2 e neste contexto Jesus é uma criatura: " No Princípio o VERBO *ERA* ou seja já existia.
Em segundo lugar no Texto paralelo de João 1:1-3, que é 1 João 1:1,2, Jesus já estava com O Deus criador, o Pai Celestial do Verbo. Terceiro Quando já existem mais de uma pessoa ANTES da criação de tudo APENAS UM É O CRIADOR. Apoc. 4:10,11.
A outra pessoa que estava com o Criador é o intermediário que assumiu a responsabilidade de executar tudo pela vontade de atender o convite de seu Pai para FAZER tudo que existe depois de sua própria criação pelo Pai criador.  (mão de Obra com ajuda do espírito santo de Seu Deus). Gên. 1:26,27

Note que embora os dicionários gregos definem que fazer é sinônimo de criar, a Bíblia não usa CRIAR para Jesus, mas apenas para o CRIADOR de todas as coisas Jeová. Apoc 4:10,11
Mas o que dizer Romanos 11:33-36 que  está escrito  "por meio de Jeová" ?  Neste caso NÃO existe "intermediário" pois NO TEXTO só consta uma pessoa E não existe mediação. Jeová estava sozinho na Criação, então denota o autor da criação. Rom. 11:34,35. Apoc. 4:10,11
Finalizando:O próprio  Jesus confessa: O meu Pai celestial é o único criador: Mateus 19:4,5

*02- Jesus é a Vida disse João 1:4, então Jeová trouxe Jesus antes da Vida* ?
RESPOSTA: Jesus é a vida no sentido que Jeová usa Jesus para trazer e salvar vidas. Porém apenas Jeová é o MANANCIAL (fonte)  da vida. Sal. 36:9.  Perceba também  Que a Vida (Jesus) estava com o Pai no princípio da criação. 1 João 1:1,2.

*03- Em João 1:4, Jesus foi chamado de a vida. Isto significava que Jesus era a vida em si mesmo* ?
RESPOSTA: Não é o que a Bíblia ensina. O Verbo foi criado com vida eterna como todas demais criaturas. Jesus somente recebeu a vida em si mesmo depois morte ressurreição. Veja: Porque *assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo* . João 5:26 ARA


CONCLUSÃO
JESUS NUNCA SERÁ O CRIADOR
HEBREUS Versus 10 : "E: “Ó Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos" >> Citação do Salmo 102:25>>.
"E: “Ó Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das tuas mãos " >> Citação do Salmo 102:25.>> SALMISTA cita JESUS fazendo menção à JEOVÁ, em Salmo 102:18-28. Veja abaixo:
FIQUE ESCRITO ISTO PARA A GERAÇÃO FUTURA, e um povo recriado louvará a Deus:  Javé se inclinou do seu alto santuário e do céu contemplou a terra, para ouvir o gemido dos prisioneiros e libertar os condenados à morte; para proclamar em Sião o nome de Javé, e em Jerusalém o seu louvor, quando se reunirem povos e reinos para servir a Javé.
Ele {JAVÉ} esgotou a minha força {de JESUS} no caminho, encurtou os meus dias. Então EU {JESUS} disse: «Meu Deus, {JAVÉ} não me arrebates na metade dos meus dias». Sal. 102:24

{JESUS} disse: Teus anos (de JAVÉ) duram gerações de gerações. No princípio, tu firmaste a terra, e o céu é obra de tuas mãos.  Eles perecerão, mas tu (JAVÈ) permaneces. Ficarão gastos como roupa, serão como veste que se muda. Tu, (JAVÉ) porém, és o mesmo sempre, e teus anos jamais se acabarão. Sal. 102:25 Trad. Pastoral.
Como entender estes versículos?
É inegável, que a Terra e humanidade foi criada por Jeová por intermédio do Verbo. Note que no texto JESUS disse à Jeová: Tu "fundastes". A Bíblia não usa a palavra criar quando se refere a JESUS. Por isso, o Apóstolo Paulo pode aplicar estes  versus também a Jesus, DEPOIS da morte de Jesus considerando os Salmos 104:23,24, que dizem: {JAVÉ} esgotou a minha força {de JESUS} no caminho, encurtou os meus dias. Então EU {JESUS} disse: «Meu Deus, {JAVÉ} não me arrebates na metade dos meus dias».
{JESUS} disse: Teus anos (de JAVÉ) duram gerações de gerações. No princípio, tu firmaste a terra, e o céu é obra de tuas mãos.  Eles perecerão, mas tu (JAVÈ) permaneces. Ficarão gastos como roupa, serão como veste que se muda. Tu, (JAVÉ) porém, és o mesmo sempre, e teus anos jamais se acabarão. Sal. 102:23-25 Trad. Pastoral.
Note que em Salmos 102:18,23-27 a aplicação é para uma aplicação FUTURA. E à partir do versus 23 são declarações de Jesus à Jeová. Jamais seria do salmista, pois estaria já morto nessa tal "geração futura". Sal 102:18.

Por que Paulo afirma: "Mas a respeito do Filho ele diz", (Heb. 1:8) sendo que o Filho (e não o salmista)  em Salmo 102:23-27 está aplicando a Jeová?
É verdade que quem está afirmando que Jeová é o criador em Salmo 102:24,25,26 é Jesus e não o salmista. Sal. 102:18,23-27
O salmista neste final do Salmo 102 era só o relator que na geração futura, já estaria morto. Mas quem eram então os protagonistas? Jesus e Jeová, por isso Paulo aplicou sem segundo plano à Jesus também, pois Jesus participou na fundação de tudo. Gênesis 1:26, Mateus 19:4,5; Heb. 1:2

No antigo testamento Não existe um Salmo "salmodiando" Jesus. É claro que o livro de Salmos "salmodia" apenas para Jeová. Nele, Jeová é glorificado e exaltado como único Deus cerca de 700 vezes. Jesus é mencionado profeticamente muitas vezes glorificando Jeová. Por isso não podemos afirmar que os Salmos, o cancioneiro dos Israelitas à Jeová, e Paulo aplicar certas passagens proféticas a Jesus,  que o Cristo seja Jeová. (unicismo). Lucas 24:44-46

HEBREUS Versus 11 : "Eles deixarão de existir, mas tu permanecerás; eles se gastarão como uma roupa". >> Citação do Salmo 102:26.
Por Jesus ter que morrer DEPOIS da criação, Paulo aplica este versículo a Jesus apenas DEPOIS da morte e ressurreição de Jesus.

HEBREUS Versus 12 : " {Jesus dizendo à Jeová} e tu os enrolarás assim como a um manto, como a uma roupa, e eles serão trocados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca chegarão ao fim" . Paulo aplicando para Jesus >> Citação do Salmo 102:26-28
Por Jesus ter que morrer DEPOIS da criação, Paulo aplica este versículo a Jesus apenas DEPOIS da morte e ressurreição de Jesus.

CRIADOR OU CRIATURA
Todas as coisas de João 1:3 que Jesus foi intermediário na Criação obviamente não é contado ele próprio. Jesus jamais seria mediador da sua própria criação.
A vida de Jesus não veio por ele mesmo, pois a vida de todos foi intermediada por ele. Mas, Jeová é o Criador de todas as coisas, inclusive Jesus. Apoc. 4:10,11

*1 Timóteo 6:13* diz: “Agora, diante de *Deus, que dá vida a todas as criaturas* , e diante de Cristo Jesus, que deu o seu belo testemunho de fé em frente de Pôncio Pilatos, eu ordeno a você o seguinte.. https://bible.com/pt/bible/211/1ti.6.13.NTLH


MATÉRIAS ADICIONAIS














Voltar para o conteúdo