JESUS: COMO PROSTRAR, HONRAR, INVOCAR E GLORIFICÁ-LO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: COMO PROSTRAR, HONRAR, INVOCAR E GLORIFICÁ-LO?

Como se ‘invoca’ o nome de Jesus?
Restam-lhe ainda dúvidas quanto a se é correto orar a Jesus? Muitos tem a mesma dúvida: “Infelizmente, ainda não estou convencido de que os primeiros cristãos não tenham orado a Jesus.”
 
Eles se referiam  às palavras de Paulo em 1 Coríntios 1:2, onde ele mencionou “todos os que em toda a parte estão invocando o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo”.
 
Deve-se notar, porém, que na língua original a palavra “invocar” pode referir-se a outras coisas, não à oração. Como era o nome de Cristo ‘invocado’ em toda a parte? Um modo era que os seguidores de Jesus de Nazaré reconheciam abertamente que ele era o Messias e o “Salvador do mundo”, realizando eles muitos atos milagrosos em seu nome. (1 João 4:14; Atos 3:6; 19:5)
 
É por isso que The Interpreter’s Bible declara que a frase invocar o nome de nosso Senhor . . . significa reconhecê-lo como Senhor, em vez de orar a ele”. Aceitar a Cristo e exercer fé no seu sangue derramado, o que torna possível o perdão de pecados, também constitui ‘invocar o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo’. (Compare Atos 10:43 com 22:16.)
E nós mencionamos literalmente o nome de Jesus sempre que oramos a Deus por meio dele.
 
Portanto, embora a Bíblia mostre que podemos invocar o nome de Jesus, ela não indica que devemos orar a ele. — Efésios 5:20; Colossenses 3:17. O que Jesus pode fazer por nós ? Jesus prometeu explicitamente aos seus discípulos: “Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei.” Requer isso que oremos a ele? Não. O pedido é dirigido a Jeová Deus — mas em nome de Jesus. (João 14:13, 14; 15:16)
 
Pedimos a Deus que Seu Filho, Jesus, use seu grande poder e autoridade em nosso favor.
 
ROMANOS 10:13 INVOCA-SE JEOVÁ OU JESUS? JOEL 2:32.
Romanos 10:1-15. Invocam se Duas pessoas.
Romanos 10:9-12. Invocação de Jesus, mas somente como Senhor da congregação.
Romanos 10:13. Invocação de YHVH citação de Joel 2:32.
ROMANOS 10:16,17.  SÃO CITADAS DUAS PESSOAS DISTINTAS.

PERGUNTAS DE LEITORES.
01- "O mesmo Senhor" indica que Jesus substitui a invocação de Jeová? Rom. 10:12
Não. O fato de que no primeiro século as pessoas ficariam confusas da identidade verdadeira do ÚNICO Messias ou Cristo, até falsos Cristos infiltrariam na congregação. Mat. 24:4,5;  2 Cor 11:4.

02- Jesus ser invocado em todos lugares, indica que a invoção de Jeová como Deus deveria parar?
Não, a invocação de YHVH continuou até no Apocalipse. Atos 2:5, 14-25, 33-38;   2 Tim.2:19; Apoc. 19: 1-10,15.

03- Por que Romanos 10:13 não é  invocação à Jesus?
Primeiro: Não se refere a JESUS por que O SENHOR de Romanos 10:13 é citação direta de Joel 2:32. Ademais   Invocar "um senhor" que morre e é  ressuscitado por Outro  Deus é incompatível. Romanos 10:9.
Segundo: Invocar Jesus como "O Senhor" a SER MORTO E RESSUSCITADO, não é invocá-lo como Deus. Rom. 10:9.
Terceiro: Romanos 10:16 diz: Mas nem todos ouviram a Boa Nova, Pois Isaías diz SENHOR (YHVH) quem acreditou no anúncio que FIZEMOS? Trad. Mensagem de Deus.
São dois anunciadores, duas pessoas a serem invocadas para salvação.

04- O texto de João 5:23 inclui adoração e culto sagrado ao Filho de Deus?  
"Para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou". João 5:23.
"Honrar"  não é ADORAR!  Por exemplo: "honre teu pai e tua mãe". Ef. 6:2. Cada classe de pessoas merecem um tipo de Honra. Os Governos humanos devem ser honrados. Rom. 13:7.

Agora pergunte-se: Quais as honras a Bíblia atribui a Jesus e ao Seu Pai em comum? Observe Apocalipse 5:13 e confira todos tipos honras  Deus e o Seu Cordeiro recebem. Note que entre as honrarias não consta ADORAÇÃO.
Jesus afirmou categoricamente que adoração piedosa e culto sagrado é apenas a Jeová. Mateus 4:10; Apoc. 22:3.



ESTEVÃO AJOELHOU SE E OROU À JESUS?
No versículo Atos 7:59, quando Estevão invoca a Jesus, Estevão não está de joelho.
Veja 2 Reis 1:13.
No versículo Atos 7:60, quando Estevão suplica à Jeová é neste ponto que Estevão ajoelha-se. Ef. 3:14-17

Por que as pessoas não têm coragem de falar quem é este "Senhor" do versus? At. 7:60?
Estevão na invocação a Jesus, invoca Jesus pelo nome e pronome. Mas no versus At. 7:60, Estevão se ajoelha e chama DEUS de "senhor " seguindo a falcatrua de retirar o nome "Jeová" da bíblia inteira.

Será que ninguém percebe que são duas pessoas e atos distintos com quem Estevão se relaciona?
Seria uma incoerência de Estevão, ajoelhar-se e orar à Jesus, sabendo todos ensinamentos do próprio Jesus, para orar e adorar somente Jeová. Sal. 65:2, Mat. 4:10; 6:9, João 17:1, Ef. 3:14-17.

Incoerência seria também desprezar o CONTEXTO deste episódio. Analise: Estevão havia acabado de ter uma VISÃO CELESTIAL de Deus, ONDE VIU A glória DE JEOVÁ e Jesus de pé, à direita de Deus   (Atos 7:55,56). O CONTEXTO GERAL ATOS 7, estava sendo recapitulado todos os tratos de Jeová o Deus de Abraão.
Isto vem a comprovar a interpretação acima pois seria IMPOSSÍVEL Estevão passar a autoridade de Jesus acima da de Deus.

Na ocasião Estevão sabia que poderia "invocar" o nome de Jesus (Atos 22:16), sabia que oração era só a Deus em nome de Jesus e ajoelhar-se e suplicar só a Deus, em nome de Jesus. (Ef. 3:14-17), e estar a Direita de Deus indica inferioridade e estar protegido por Deus. Sal. 110:1.

PORTANTO, Estevão NUNCA deixaria Jeová Deus para trás nem ao menos dando-lhe atenção; e quem tenta interpretar esta passagem diferente desta, está sendo infiel com as escrituras.
Estevão fez duas coisas , uma invocação e uma suplica além do mais NINGUÉM faz DUAS orações NUMA SÓ!

Como se comunica Jesus hoje com os seus verdadeiros seguidores?
A descrição que Paulo faz da congregação de cristãos ungidos pode servir de ilustração. Ele a compara a um corpo, e Jesus Cristo, à cabeça. A “cabeça” fornece aos membros do corpo espiritual o necessário por meio de “juntas e ligamentos”, ou pelos meios e arranjos para fornecer à congregação nutrição espiritual e orientação. (Colossenses 2:19)
 
De forma similar, Jesus usa hoje “dádivas em homens”, ou homens com qualificações espirituais, para tomarem a dianteira na congregação, até mesmo administrando correção quando necessário.
 
Não existe nenhum arranjo de membros da congregação se comunicarem diretamente com Jesus ou de orarem a ele, mas eles por certo devem — sim, têm de — orar ao Pai de Jesus, Jeová Deus. — Efésios 4:8-12.
 
Como honra você a Jesus?
Que papel importante Jesus desempenha na salvação de humanos! O apóstolo Pedro exclamou: “Não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.” (Atos 4:12)
 
Podemos  prostrar ou dobrar o joelho para Jesus?
Ajoelhar-se pode indicar que se presta homenagem ou se reconhece a alta posição de alguém superior. Os soldados ajoelharam-se diante de Jesus e prestaram-lhe homenagem, mas em zombaria. — Mt 27:27-31; Mr 15:16-20 Veja também. 2 Reis 1:13.

Jeová concedeu ao fiel ressuscitado Jesus Cristo uma posição superior e um nome que está acima de todo outro nome, “a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão”.

Todos os que obterão a vida terão de dobrar os joelhos em adoração a Jeová no nome de Jesus Cristo e reconhecer este como Senhor para a glória de Deus. Isto inclui os “debaixo do chão”, mostrando evidentemente que os ressuscitados dos túmulos também têm de satisfazer este requisito. — Fil 2:9-11; Jo 5:28, 29; Ef 1:9, 10.
 
Requer-se primariamente o reconhecimento da supremacia de Jeová por parte dos que desejam ter o favor divino. Jeová declarou: “Jurei por mim mesmo . . . que diante de mim se dobrará todo joelho.” (Is 45:23; Ro 14:10-12) Portanto, de modo apropriado, o salmista exortou fervorosamente co-israelitas: “Entrai, adoremos e dobremo-nos; ajoelhemo-nos diante de Jeová, Aquele que nos fez.” — Sal 95:6;

Podemos  prestar adoração piedosa à Jesus a mesma que devemos ao Pai?
O Cristão autêntico obedece as ordens de Jesus em Mateus  4:10: " Jesus lhe disse então: “Vá embora, Satanás! Pois está escrito: Adore a Jeová, seu Deus, e preste serviço sagrado apenas a ele .’” Entende claramente a ordem de Jesus? Adore e cultue religiosamente apenas à JEOVÁ? (Nota: ADORAÇÃO ABSOLUTA)
 
Como podemos ser testemunhas de Jesus?
Podemos testemunhar tudo que Jesus é, faz, e nos ensina. Testemunhamos que Jesus é o Messias, é o nosso salvador provido por Jeová, é o nosso resgate e o meio de Deus perdoar nossos pecados, etc. Todavia sermos testemunhas de Jeová,  o nosso testemunho é que ele é o ÚNICO DEUS SALVADOR. Judas 1:25.

Percebe a importância do nome de Jesus?
Nós não rebaixamos a posição de Jesus por não dirigir orações a ele. Antes, Jesus é honrado quando oramos em seu nome. E assim como os filhos honram os pais por ser obedientes, nós honramos a Jesus Cristo por obedecer aos seus mandamentos, especialmente ao novo mandamento, de nos amarmos uns aos outros. — João 5:23; 13:34.

PERGUNTAS IMPOSSÍVEIS DOS ADORADORES DE JESUS RESPONDEREM!
01- Por que não existe ADORAÇÃO à Jesus antes dele descer na Terra?
02- Por que Jesus na Terra, determinou que ADORAÇÃO ABSOLUTA seria apenas para Seu PAI Jeová? Mat. 4:10.
03- Por que ele aqui, só foi "adorado" (prestar homenagem, como homens também receberam) " só três anos e meio depois do seu batismo? Dan. 2:46, 2 Reis 1:13.
04- Por que Jesus no céu não foi ADORADO por todas criaturas de Jeová?
05- Por que será que todos no céu, não entenderam que Jesus era Deus no lugar do Soberano Universal? Apoc. 3:12.
06- Por que Jesus no céu não sabe de Tudo? Apoc. 1:1.
07- Por que não oram à Jesus no céu?
08- Por que Jesus no céu tem um Deus e Pai? Apoc. 3:12.
09- Por que Jesus não está num trono com todas criaturas lá no céu diante dele?
10- Por que Jesus no céu foi rebaixado à ARCANJO? Apoc. 12:7-9
11- Por que no milênio Jesus não é chamado de Deus? Apoc. 22:1.
12- Por que Jesus no céu precisa de ser abençoado por Jeová? Apoc. 3:1.
13- Por que todas perguntas acima só ACONTECEM para JEOVÁ?

JESUS NUNCA SERÁ ADORADO
PROSTRAR pode ser: Ato de se curvar, reverenciar, ajoelhar-se ou fazer outro gesto para indicar submissão; ou simplesmente demonstrar respeito ou autoridade. NUNCA É ADORAR!
Mat 4:9; Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.
HONRAR, não é adorar. Honra teu pai e tua mãe. 1 Pedro 2:17, Rom. 13:7.
GLORIFICAR,. não é receber adoração. Rom. 11:13; Heb. 2:10, 1 Pedro 1:21,24; 5:1.
RECEBER PODER, não é receber adoração. Atos 6:8
SUJEITAR-SE à Alguém não é ADORAÇÃO. 1 Cor.15:24-28.
DOBRAR JOELHOS, não é em si só, adorar. Confira noutra passagem da bíblia: Em
todos casos são cumprimento de profecias do velho testamento, veja: Isaías 45:21-23, Rom. 14:11, Ef. 3:14-17, Fil.2:10, Mat. 4:8-10.
LOUVAR, não é adorar. Humanos podem receber louvores. Provérbios 27:2
DAR AÇÕES DE GRAÇA, não é adorar, é praticar ações piedosas, atos de obediência e lealdade
ORAR. Oração- Comunicação adorativa, quer oralmente, quer em silêncio nos próprios pensamentos da pessoa, com o verdadeiro Deus ou com deuses falsos. Mat. 6:6-12.
NOTA GERAL: Não existe honras, louvores, glórias, etc à Jesus sem conexão com a adoração de Jeová. Apoc. 5:13. Dan. 2:46; 2 Reis 1:13, 1 Reis 18:7, 2 Reis 4:37, 1 Reis 1:23,31, 53, 2 Samuel 19:18, Etc.

DEUSES  DESIGNADOS POR JEOVÁ E AS HOMENAGENS À ELES
PESSOAS A QUEM JEOVÁ DEU O TÍTULO DE DEUS
01- MOISÉS Êx.4:16, 7:1.
02- Os Juízes de Israel.  Sal 82:1a6.
03- Altas autoridades -Sumos Sacerdotes. 1 Samuel 2:36
04- Os  Reis de Israel de DEUS. (Zac.12:8).>> 1Sa 24:8; 25:23,24; 2 Samuel 9:6, 20; Sal 45:11.
05- O Filho de DEUS. Is. 9:6,7; Jo.1:1a2. João 9:38.
06- Os Anjos. Sal. 97:7. Josué 5: 13-15.

 
CONCLUSÃO
Que tipo de "proscryneo" Paulo disse em Hebreus 1:6?
RESPOSTA:
Já viu algum anjo ADORANDO Jesus no Céu? Na Terra (três anos e meio) recebeu "proscryneo" peculiar aos humanos também. 2 Reis 1:13, Dan. 2:46.
O "proscryneo" que Satanás pediu à Jesus era "homenagem" ou ADORAÇÃO que é devida apenas à JEOVÁ?
RESPOSTA:
Satanás sabia muito bem que tipo de proscryneo ele queria de Jesus: Veja se era este tipo: Dan. 2:46; 2 Reis 1:13 ou este: Mat. 4:9,10.


MATÉRIAS ADICIONAIS



 
 



Voltar para o conteúdo