JESUS: COMO É INVOCAR O SEU NOME? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: COMO É INVOCAR O SEU NOME?

Á congregação de Deus que está em Corinto, a vós os que fostes santificados em união com Cristo Jesus, chamados para ser santos, junto com todos os que em toda a parte estão invocando o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 1 Coríntios 1:2.

Invocar, definição: O termo polissêmico  Epikaléo significa “chamar; invocar; apelar para uma autoridade”, e muitas vezes essa palavra é traduzida dessa forma. (At 2:21; 9:14; Ro 10:13; 2Ti 2:22)

Essa mesma palavra foi usada em At 25:11 para registrar a frase de Paulo: “Apelo para César!” Assim, não existe nenhum motivo para se pensar que Estêvão estava orando a Jesus. Ele estava vendo Jesus na visão e, por isso, se sentiu à vontade para fazer seu pedido a ele.
"Invocar" pode se aplicar a Deus e a Cristo como também a anjos e coisas impessoais:
"Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que invocar o mal sobre você, e todas as famílias da terra certamente serão abençoadas por meio de você.” Gênesis 12:3
"Ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos , ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos". Deuteronômio 18:11. Veja Trad. Jerusalém.

Qual  era o nome que foi invocado novo testamento?
Em primeiro lugar, podemos invocar uma pessoa em virtude de sua função. No novo Testamento observa-se Jesus aparentemente sendo invocado mais que o próprio Pai dele. Mas, isso é engano!  Como assim? Essa ênfase de invocação à Jesus era porque apenas O Pai já vinha sendo invocado como Deus no Velho Testamento.

Entretanto O Pai ao enviar seu Filho como o Messias e salvador, incluiria a invocação do nome de Seu Filho, como Messias, Senhor, e salvador da congregação Cristã. João 16:23, 24.
Todavia, Jamais Deus queria que os judeus começassem a Invocar Jesus como Deus, como Jeová continuou a ser invocado.  
Observe que YHVH continuou a ser invocado como Deus, no Novo Testamento inteiro por milhares de pessoas e trilhões de seres  inclusive no Céu.  
*1 Pedro 1:17* E se vocês invocam o Pai, que julga imparcialmente segundo a obra de cada um, comportem-se com temor durante o tempo em que são residentes temporários. Atos 2:16-21; 1 Pedro 1:17; Apoc. 19:1-6,15.

Jesus foi invocado no Novo Testamento como Deus?  Não há razões bíblicas para tal suposição!  Veja algumas passagens:

Colossenses 3:16,17. " A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao "Senhor" com graça em vosso coração".
Observe que pelo contexto, esta ordem se aplica apenas ao Pai e Deus de Jesus.

Efésios 5:17-20. "Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais: cantando e salmodiando ao "Senhor" no vosso coração". Observe que pelo contexto, esta ordem se aplica apenas ao Pai e Deus de Jesus.

Apocalipse 5:9. "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação";  
Observamos aqui um hino no céu dirigido à Jesus, mas descartando que Jesus é DEUS.  O Deus do cordeiro esta lá presente como ouvinte do hino. Apoc 3:12; 5:1,6,8.

JESUS FOI "INVOCADO" DESDE QUANDO?
João 16:24  *Até agora vocês não pediram nem uma única coisa em meu nome* . Peçam e receberão, para que a sua alegria seja completa.


ROMANOS 10:13 INVOCA-SE JEOVÁ OU JESUS? JOEL 2:32.
Romanos 10:1-15. Invocam se Duas pessoas.
Romanos 10:9-12. Invocação de Jesus, mas somente como Senhor da congregação.
Romanos 10:13. Invocação de YHVH citação de Joel 2:32.
ROMANOS 10:16,17.  SÃO CITADAS DUAS PESSOAS DISTINTAS.

PERGUNTAS DE LEITORES.
01- Pode se invocar alguém que não seja Deus?
Invocar, definição: O termo polissêmico  Epikaléo significa “chamar; invocar; apelar para uma autoridade”, e muitas vezes essa palavra é traduzida dessa forma. (At 2:21; 9:14; Ro 10:13; 2Ti 2:22)
Essa mesma palavra foi usada em At 25:11 para registrar a frase de Paulo: “Apelo para César!” Assim, não existe nenhum motivo para se pensar que Estêvão estava orando a Jesus. Ele estava vendo Jesus na visão e, por isso, se sentiu à vontade para fazer seu pedido a ele.
"Invocar" pode se aplicar a Deus e a Cristo como também a anjos e coisas impessoais:
"Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que *invocar o mal* sobre você, e todas as famílias da terra certamente serão abençoadas por meio de você.” Gênesis 12:3
Ou alguém que prenda outros com encantamento, ou que consulte quem *invoca espíritos* , ou um adivinho, ou alguém que consulte os mortos. Deuteronômio 18:11

02- "O mesmo Senhor" indica que Jesus substitui a invocação de Jeová? Rom. 10:12
Não. O fato de que no primeiro século as pessoas ficariam confusas da identidade verdadeira do ÚNICO Messias ou Cristo, até falsos Cristos infiltrariam na congregação. Mat. 24:4,5;  2 Cor 11:4.   Em Mateus 11:25 Jeová é o supremo SENHOR do universo.

03- Jesus ser invocado em todos lugares, indica que a invocação de Jeová como Deus deveria parar?
Não, a invocação de YHVH continuou até no Apocalipse. Atos 2:5, 14-25, 33-38;   2 Tim.2:19; 1 Pedro 1:17; Apoc. 19: 1-10,15.

04- Por que Romanos 10:13 não é  invocação à Jesus?
Primeiro: Não se refere a JESUS por que O SENHOR de Romanos 10:13 é citação direta de Joel 2:32. Ademais   Invocar "um senhor" que morre e é  ressuscitado por Outro  Deus é incompatível. Romanos 10:9.
Segundo: Invocar Jesus como "O Senhor" a SER MORTO E RESSUSCITADO, não é invocá-lo como Deus. Rom. 10:9.
Terceiro: Romanos 10:16 diz: Mas nem todos ouviram a Boa Nova, Pois Isaías diz SENHOR (YHVH) quem acreditou no anúncio que FIZEMOS? Trad. Mensagem de Deus.
São dois anunciadores, duas pessoas a serem invocadas para salvação.

05- Por que em Israel era proibido invocar qualquer outro  Deus ou qualquer outro nome a não ser Jeová? (sob pena de morte)
No Antigo testamento os Judeus não tinham outra autoridade ou outro Deus que com a aprovação de Jeová pudessem INVOCAR no sentido piedoso ou não.
Note que o termo INVOCAR não era exclusivo para Deus; era usado para muitas finalidades e para pessoas ou coisas, embora não autorizadas. Portanto, Deus abominava todas essas invocações pelo seu povo por ser sua ESPOSA. Eram invocações piedosas impuras.
Por exemplo: Saul invocou "Samuel" já morto. 1 Samuel 28:7;  Invocava-se o mal sobre outros. Gên. 12:3;  Invocava-se o nome de deuses falsos, 1 Reis 18:24;

06- Por que Paulo tinha autorização das autoridades religiosas Judaicas para matar os que invocavam e "criam"  no Senhor Jesus?
Realmente as autoridades judaicas forneciam autorização através cartas para Paulo punir com a morte os que passavam a Crer No Messias. Atos 22:4,5.

07- Qual era a motivação do clero judaico  para  tais assassinatos dos seguidores de Cristo? Será que esses líderes e anciãos acusavam Jesus de ser Deus e ser invocado como Deus?
Leia Atos 24:5: "Pois nós constatamos que este homem é uma praga e atiça sedições entre todos os judeus, por toda a terra habitada, e ele é um dos líderes da seita dos nazarenos". Acusaram Paulo de mudar os costumes judaicos com a chegada do Messias. Atos 28:17.  
Outro receio era a ABOLIÇÃO da Lei Mosaica, pondo fim as autoridades desses líderes. Mateus 5:17; Atos 21:28.

Leia Atos 4:17: "Para que isso não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los e dizer-lhes que não falem mais a ninguém à base desse nome.”

08- Por que Paulo passou a invocar o nome de Jesus?
Atos 22:12-16, Demostra claramente que Jeová iria introduzir a INVOCAÇÃO de Seu Filho.
Atos 22:14; Jeová havia escolhido também Paulo para fazer a Sua Vontade vendo o "JUSTO" para todos  ouvirem os ensinamentos de Jeová através de Jesus. João 16:23, 24.
Paulo foi Batizado e começou a invocar o Nome de Jesus. Logo em seguida Paulo invocou Jesus em ajuda, e Jesus o orientou pessoalmente. Atos 22:21.

09- Com a autorização de Jeová para se começar a invocar o nome de Jesus o que aconteceu com a invocação de Jeová no primeiro século?
Paulo informa em suas cartas: "Em todas congregações estão invocando o nome de Jesus. Entretanto, essa invocação de Jesus era com relação ao SENHORIO e líder das congregações, jamais invocação como Deus.
Mas, que dizer da invocação de Jeová como Deus? Jamais paralisou. Basta ler TODAS introduções e prefácios de Todas cartas de Paulo e observar. Nelas, Jeová é sempre mencionado como Deus e Jesus como Senhor ou salvador.
Não existe invocação de Jesus como Deus nas escrituras

NA PRÁTICA COMO É INVOCAR O NOME DE JESUS?
Observe na Bíblia como o nome de Jesus é invocado:
01-Em todos prefácios e saudações das cartas do N.T. Note que a invocação do nome de Jesus esta sempre  em menos evidência do que o Seu Pai.
02- Quando se  ora à Deus no final da oração se invoca o nome de Jesus.
03- Quando estamos dando testemunho de Jesus, de seus mandamentos, feitos, curas e relatos.
04- Quando agradecemos a Deus pelo regaste.
05- Quando comemoramos a Ceia do Senhor.
06- Quando entoamos algum cântico enaltecendo e agradecendo Jesus por nos salvar.
Mas, note que invocar Jesus isoladamente sem conexão com  a adoração de Jeová não é bíblico.   Apoc. 5:13

CONCLUSÃO: Não existe na Bíblia invocação de Jesus COMO DEUS. Muito menos Deus ordena invocar o "nome" do espírito santo.
Jesus foi invocado pelos seus cargos e funções importantes: PROFETA, REI, MESSIAS, SALVADOR DESIGNADO. 2 Reis 1:13; Atos 4:12

MATÉRIAS ADICIONAIS







Voltar para o conteúdo