JESUS: UNIGÊNITO - PRIMOGÊNITO DE DEUS - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

JESUS: UNIGÊNITO - PRIMOGÊNITO DE DEUS

UNIGÊNITO - Dicionário:Oxford Languages · adjetivo
1. único gerado. "Jesus é o filho u. de Deus"
2. substantivo masculino; filho único.

PRIMOGÊNITO-  dicionário Oxford Languages · adjetivo substantivo masculino: que ou aquele que nasceu primeiro; o primeiro filho de um casal.
Origem
⊙ ETIM lat. primogenĭtus,a,um 'o mais velho; o primeiro homem'


JESUS O PRIMOGÊNITO DE TODA CRIAÇÃO: Protótokos LXX
Alguns tradutores da Bíblia traduzem Colossenses 1:15 πρωτοτοκος πασης κτισεως (prōtotokos pasēs ktiseōs) por “o primogênito sobre toda a criação.” Uma análise da mesma fraseologia na LXX não apoia de forma alguma esta tradução forçada a fim de favorecer teologia. As escrituras apresentam uma semântica regular e consistente que não apoia este tipo de tradução.

27 exemplos de genitivo partitivo (o primogênito é parte do grupo): Gên. 4: 4; 25:13; Êx 11: 5; 13: 13,15; 22:28; 34: 19,19; 34:20, 20; Num. 3:40, 41, 41, 3: 45, 46, 50; 8:16; 18:15, 15; Deuteronômio 12: 6, 17; 14:23; 15:19; Neemias 10:37, 37; Ezequiel 44:30. 42 exemplos de genitivo possessivo, como “meu filho”, implicando que faz parte do grupo de filhos: Gên. 49: 3; Êx 4:22; 4:23; 6: 14 e 11: 5; Num 1:20; 18: 17,17,17, 26: 5; Deuteronômio 21: 15,16,17; 33: 17 e Juízes 8: 20  2 Sam 3: 2; 2 Sam 13:21; 1 Reis 16:34; 1 Cr 1:29; 2: 3,13; 2: 25,25,27,42,50; 3: 1,15; 4: 4; 5: 1,3; 8: 1,30,38,39; 9: 5,31,36,44; 26: 2; Salmo 134: 8; Miquéias 6: 7; Jeremias 38: 9.

Embora muitos dos genitivos que seguem πρωτότοκος sejam possessivos, a natureza léxica da palavra ainda retém uma força partitiva intrínseca, como o leitor pode examinar. Assim, “meu primogênito” implica ou se refere àquele que faz parte de um grupo maior, onde os outros membros não podem ser chamados também de “primogênitos”.

Não há exemplos de outros genitivos! A semântica léxica, portanto, sem teologia, dá um significado a πρωτότοκος , e esse significado é intrinsecamente partitivo. Filologicamente falando, todos os genitivos com esta palavra apoiam um significado partitivo.
A avaliação de Col. 1:15 revela que temos uma formula na ordem πρωτότοκος  + genitivo e é inescapável a conclusão de que temos um genitivo partitivo ou genitivo de relação. FONTE: QUERUVIM

SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS
CRIAR:
Criar = fazer = dar origem a algo de natureza distinta
O termo criar na Bíblia é aplicado somente ao Criador único YHVH. Gên. 2:4; Ecles. 12:1; Mat. 19:4,5.
Dicionário: Dicionário Oxford Languages
1. verbo transitivo direto: fazer existir; dar origem, a partir do nada, a.
2. formar, gerar, dar origem a. "c. um organismo transgênico"
Criatividade: Ter atitudes sobre algo que ja foi criado. Dar forma: pegar algo que ja "existe" e transforma-la. Temos que ter cuidado, pois a definição de criar é unica, pois não podemos falar que alguem criou algo que ja existia de alguma forma.

NOTE YHVH CRIANDO:
TUDO: Gênesis 2:4;
JESUS: Apocalipse 3:14.
OS CÉUS: Isaías 42:5; 45:18.
A TERRA: Isaías 40:28; 45:18b  
OS ANJOS: Heb.2:5-7,9
O HOMEM: Isaías 45:12.  Jesus convidado como executor: Gênesis 1:26,27;  Mat. 19:4,5.
OS ANIMAIS: Isaías 57:16
ISRAEL- JACÓ: Isaías 43:1,7,15; 44:20-26
OBs: JESUS não é visto na Bíblia "criando" nada. Apenas Jesus Executou todo O PROJETO CRIATIVO de Jeová com o espírito de Deus. Gên. 1:2. João 5:17.

GERAR:
Gerar = ser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza.

Este termo é aplicado à YHVH e a todos a quem YHVH concedeu a faculdade de procriação (seres humanos do sexo masculino).
YHVH além de criar Jesus, também o gerou. Salmo 2:7.  Obs: JESUS não é visto gerando ninguém.
Definição: Dicionário Oxford Languages·
1. verbo, transitivo direto
dar existência a; fazer nascer; procriar.
"g. filhos"
2. transitivo direto
brotar, germinar.

FAZER- FORMAR- FUNDAR - PRODUZIR: Termo aplicado à YHVH, à Jesus, e à homens. Isaías 45:18; Prov. 8:30; João 1:3; Col. 1:15-17  Heb.1:10, etc  
Dicionário:
1. transitivo direto
produzir através de determinada ação; realizar, obrar.
formar (um todo composto), ordenando gradualmente os seus elementos constitutivos; construir.
"f. um edifício, um estádio"
montar ou formar (algo) a partir de elementos diversos, matérias-primas etc.; fabricar, manufaturar.
"f. um automóvel, um vestido"
aprontar antecipadamente, para determinada finalidade, uso ou atividade; preparar.
"f. o café da manhã (para os hóspedes)"
dar existência a; criar.
"Deus fez o homem à sua imagem"
produzir de si; gerar.
"tinha de f. um filho"
expelir (dejetos orgânicos).
"f. xixi"
2.transitivo direto
realizar (algo abstrato).  estabelecer, instituir, por promulgação ou acordo.
"f. uma lei"
produzir por meio de atividade intelectual ou labor artístico; criar, compor.
"f. uma canção"
levar a efeito (uma ação); cumprir, executar.
"f. uma boa ação"
cometer, perpetrar.
"f. completas loucuras"
envidar esforços para conseguir (algo); esforçar-se por.
"faça sempre por agradar"
ser a causa, o agente; provocar, ocasionar.

VERBO: JÁ ERA FILHO DE DEUS ANTES DE SER ENVIADO?
Existe uma determinada crença, que Jesus não tem origem no Céu. Alegam que Jesus não é FILHO de Deus no Céu. Ainda mais, Deus é Pai de Jesus só na Terra como Filho do Homem.
Confirmam que na Bíblia não consta que Jesus não é FILHO e que tenha um PAI no Céu!  Mas, é isso verdadeiro?  
O PAI DO FILHO VERBO NO CÉU
"Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando a aliança de nossos pais?" Malaquias 2:10; TRAD. Ferreira.
PARE E PENSE:
Quantos Pais são vistos no Céu? Apoc. 14:1
Quantos  são chamados de criadores no Céu?

Acompanhe os raciocínios abaixo:
"Quem subiu ao céu e depois desceu? Quem ajuntou o vento na palma das mãos? Quem embrulhou as águas em sua roupa? Quem estabeleceu os confins da terra? Qual é o nome dele e o nome do seu filho, se é que você sabe"? Provérbios 30:4

"Porquanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". João 3:17; TRAD. Ferreira

"Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado". Romanos 8:3; TRAD. Ferreira.
"Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei"; Gálatas 4:4;TRAD. Ferreira.

PARE E PENSE:
Nos três textos supracitados, Deus antes de enviar O VERBO, Deus chamou-o de FILHO.    
Deus poderia enviar Seu Filho à Terra, antes dele nascer no Céu? Prov. 8:22,30
Onde é  o que o Filho de YHVH É  O reflexo exato da glória e do ser YHVH? HEB 1:3 NO CÉU OU NA TERRA?

CONCLUSÃO:
O VERBO já era Filho mesmo antes de vir à terra: Quem subiu ao céu e depois desceu? Quem ajuntou o vento na palma das mãos? Quem embrulhou as águas em sua roupa? Quem estabeleceu os confins da terra? Qual é o nome dele e o nome do seu filho, se é que você sabe? Provérbios 30:4; João 1:18; 3:16,17;  1 João 1:1,2.

Jesus também continuou sendo Filho mesmo no Céu.  Apocalipse 14:1.

MATÉRIAS ADICIONAIS







*GERAÇÃO  ETERNA: É  BÍBLICA* ?
DEFINIÇÃO PELOS SEUS IDEALIZADORES:
A “geração eterna” significa, basicamente, é que a relação Pai-Filho é caracterizada por uma perfeita identidade do ser — a qual transcende qualquer identidade entre pais e filhos terrenos. John Owen resume a ideia: “ *toda a essência do Pai é comunicada ao Filho como uma existência pessoal numa mesma essência, sem multiplicação ou divisão dela, continuando a mesma única essência em número* .”[v]  *O Filho é, portanto, Luz de Luz; verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não feito; de uma essência com o Pai; existindo a partir do Pai, mas nunca depois ou a parte dele* .

É difícil exagerar a importância dessa geralmente mal compreendida e controversa doutrina para todo o edifício da fé cristã. Tudo, desde a distinção Criador-criatura até a natureza e perfeição da salvação, depende de alguma maneira desta verdade. Por essa razão, ela é relevante pastoralmente. No seu batismo, descobrimos que Jesus já é o Filho de Deus num sentido único e próprio que precede a história de sua obediência até a morte na cruz. Afinal, Deus enviou seu Filho e não alguém ou algo que se tornaria seu Filho (Gál 4:4.; Rom 8:32). Jesus não tem de conquistar sua filiação ou o prazer do Pai porque isso já é dele naturalmente.

O evangelho nos diz que, pela graça de Deus, participamos dessa filiação e prazer. Também não podemos merecer qualquer um destes, mas meramente os recebemos como dons da adoção mediante o Filho e por seu Espírito Santo (1 João 3:1; Rom. 8.12-17). *Porque o Filho é eternamente Filho e, portanto, o Pai eternamente Pai, quando somos trazidos para compartilharmos da relação do Filho com o Pai, somos recebidos na própria “família de Deus* ” (Ef 2.19). Deus nos “abençoou no Amado” e, desse modo, nossa salvação é tão forte quanto a relação do Filho com seu Pai (Ef 1.6). *A nossa identidade como filhos está segura no Filho,  por isso é eterna*


*A CONFUSA GERAÇÃO ETERNA*  
*O Filho é verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não feito; de uma essência com o Pai; existindo a partir do Pai, mas nunca depois ou a parte dele* .
GERAR: Ser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza. Devemos notar que existe uma importante diferença entre o ato de “criar” e o ato de “gerar”: Criar = fazer = dar origem a algo de natureza distinta.

Note que os anjos não foram GERADOS, embora são filhos de Deus e todos têm a mesma natureza de Deus. Jeová considera apenas O Verbo como Filho gerado. Isto ocorre porque Jeová tornou Pai diretamente de apenas um único Filho. (Unigênito) João 1:18; 1 João 1:1-3.

*O Filho é verdadeiro Deus de verdadeiro Deus*
Filho de Deus não é o Deus da Bíblia. João 17:3

*Gerado, não feito; de uma essência com o Pai*
Gerar é ser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza.  Na criação, apenas o Verbo foi gerado diretamente por Jeová. O Unigênito

*Existindo a partir do Pai, mas nunca depois ou a parte dele*  
O Verbo veio a ser gerado pelo Pai, a partir do Pai: Portanto tem início de vida. Miqueias 5:2

A GERAÇÃO ETERNA E A TRINDADE
Se na TRINDADE os três são co-iguais em tudo; será que o espírito santo teve também geração eterna? Jeová é Pai do espírito santo?
Será que as base trinitarianas da GERAÇÃO ETERNA DE JESUS são irrefutáveis?
Apenas Jeová gera sendo que Jesus não gera ninguém.  



FALSAS PROVAS DA GERAÇÃO ETERNA DE JESUS
01- Jesus foi gerado na eternidade. Miqueias 5:2
Gerar é ser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza. Como Jesus teve origem na eternidade? Eternidade tem origem?

02-Jesus foi gerado e não criado. João 1:18; Col. 1:15,17;  Heb. 1:2,3; Apoc 3:14.
Gerar é ser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza

03- Jesus foi gerado apenas como homem.
Jesus foi gerado ANTES  de vir a Terra. Pai de Jesus no céu: Provérbios 8:22,24,25,27-30; 30:4; João 3:16,17; João 1:1; Col. 1:15,17; Apoc. 3:14;4:10,11

04- Não existe nenhum texto bíblico que Jesus foi gerado no céu.
Existem diversos textos que Jesus foi gerado no céu antes de vir a Terra. Provérbios 8:22,24,25,27-30; 30:4; João 3:16,17; 1 João 1:1,2; Col. 1:15,17; Apoc. 3:14;4:10,11

05- Jesus é o autor da vida. Atos 3:15
Traduções vertem erroneamente Jesus como autor ou fonte da vida em Atos 3:15. Somente Jeová é o manancial da vida. (Sal. 36:9)

06- Não existe nenhum texto dizendo que Jeová não era Pai.
Jeová não era Pai antes de Gerar Jesus. Romanos 11:33-36; Apoc. 3:14; 4:10,11

07-  O Filho não tem origem de vida.
O Verbo é a primeira e ultima criatura gerada diretamente e unicamente por Jeová. Sua origem é nos tempos remotos (olahm) Miqueias 5:2

08- Jeová e Jesus são imutáveis. O fato de Jeová tornar se Pai já O torna MUTÁVEL.  Tiago 1:17;  Heb. 13:8
Ser o Criador de Tudo inclusive do Filho não torna Jeová MUTÁVEL. Rom. 11:33-36; Apoc 4:10,11.

09- Deus para gerar o Filho  no céu precisaria  ter útero. (processo da simbiose na eternidade)
Jeová gera até coisas impessoais, fora de seu corpo. Observe: Deuteronomio 32:18, Jó 38:28,  Isaías 49:21
Este tipo de geração é fora da criação geral feita apenas por Jeová.

10- O fato que Deus se tornou Pai atesta que Deus mudou de caráter. Deus não muda então foi Pai eternamente. O Filho é Filho eternamente.
Será que o fato de Jeová ser o único criador da Bíblia e execer essa prerrogativa torma Jeová mutante? Mal. 2:10; Ecl. 12:1; Apoc 4:10,11

11- Jesus não mudou de natureza. Fil. 2:5
Jesus Não passou a ter natureza dupla, inclusive a natureza divina de Jesus mudou (Existia em forma de Deus). Passou a ser menor que os anjos. Heb. 2:7; 10:5; 13:8;  Oséias 11:9

12- Jeová Jesus e o espírito santo sempre existiram. São da mesma espécie.
Jeová o único criador é sempiterno (sempre existiu) Sal. 90:2. Jesus como criatura Gerada teve paternidade antes de todas as outras criaturas; é
primogênito e unigênito no céu e na terra.

13-  Jesus é o Pai da eternidade. Isaías 9:6,7
Eternidade não tem Pai, senão ela teria INÍCIO. Jesus será O PAI ETERNO de todos que viverem e se salvar no Final do milênio. Isaías 9:7.

CONCLUSÃO
Não existe GERAÇÃO ETERNA; trata-se de mais um dogma, CREDO apostólico romano, em apoio ao mistério da santíssima TRINDADE.
JESUS NÃO GERA> apenas "regenera" no Reino milenar. Mateus 19:28
JESUS  NÃO CRIA> APENAS FAZ.

MATÉRIAS ADICIONAIS






Voltar para o conteúdo