INFERNO: GEENA E LAGO DE FOGO, QUAL A DIFERENÇA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

INFERNO: GEENA E LAGO DE FOGO, QUAL A DIFERENÇA?

01- SEOL heb.- HADES gr.  (sepultura ou "inferno"latim" ). significam lugar não visto.
Período de existência: Do Éden até Armagedom. 1 Cor. 15:22.
Quem vai:  Todos que morrerem desde Adão até o Armagedom. Pecado Adâmico. A morte adâmica é uma “espécie” de morte, a morte que todos os homens herdaram sem culpa pessoal, própria. Apoc. 21:4.
Esperança: Ressurreição de todos mortos: Para quem vai para céu, no final da grande tribulação e quem for viver na Terra, ressurreição no Reino milenar de Cristo. 1 Tess. 4:16,17; João 5:28,29; Atos 24:15, Apoc. 20:13.  

02- GEENA gr.- FOGO ETERNO. (símbolo destrutivo de morte eterna só de pessoas)
Período de existência: Dos dias de Jesus até o Armagedom.
Quem vai: Anjos decaídos (Tártaro) destruídos no Armagedom e todos que morreram antes do armagedom e pecaram pecados imperdoáveis e contra o espírito santo de Jeová. Mar. 3:29, Mat. 25:41. Digno de nota é que na geena não é visto nenhuma entidade, como por exemplo Babilônia a Grande. consumida pelo fogo. Somente seres individuais serao objetos da geena.
Esperança: Nenhuma, pois não haverão ressurreições para estes tipo de pecado. Mat 5:22,29,30.


03-  LAGO DE FOGO, o fogo eterno do milênio (segunda morte, eterna) símbolo destrutivo final e total de pessoas e entidades no Reino de Mil anos.
Período de existência: Reino milenar de Cristo.
Quem vai: Todos vivos vindos da grande tribulação e todos ressuscitados durante o Milênio que desobedecerem os novos rolos durante o Reino milenar, entidades e classes como: A fera (Besta), Falso profeta, a morte e a sepultura (hades). Também As nações que se tornarem rebeldes quando Satanás for solto no fim do Reinado Milenar também cairão no Lago de Fogo e Satanás. Apoc. 20:10-15.
Esperança: Nenhuma, pois é a segunda morte. A “segunda morte” é outra “espécie” de morte. Os que vão para a “segunda morte” merecem-na por sua própria escolha deliberada do pecado e da inimizade com Deus. Isto é evidente na ação dos que a Bíblia diz que são sentenciados à “segunda morte”. Apoc 20:15.

Por que somente a fera e o falso profeta "aparentemente" destruídos no Armagedom constam no lago de fogo?  
Realmente todo o sistema governamental atual será destruído no Armagedom (Apoc. 16:14-16), mas satanás no final do milênio fará ressurgir "Gogue de Magogue" que serão extensões políticas das nações atuais. Apoc. 20:7.
Tanto é verdade que tanta a fera e o falso profeta  ambos ainda "vivos" serão lançados no lago de fogo. Isto será logo depois do Armagedom/início do Reino milenar. Veja abaixo:
"E eu vi a fera e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército.  E a fera foi apanhada, e junto com ela o falso profeta, que realizava na frente dela os sinais com que desencaminhava os que tinham recebido a marca da fera e os que prestavam adoração à sua imagem. Ambos, ainda vivos, foram lançados no lago ardente que queima com enxofre.  Mas os demais foram mortos com a longa espada daquele sentado no cavalo, [espada] que se estendia da sua boca. E todas as aves se saciaram das carnes deles". Apoc 19:19:21.


GEENA E LAGO DE FOGO, QUAL A DIFERENÇA?
GEENA* também é comparada com Geena ardente, fornalha ardente, fogo eterno, todos significando a "segunda morte".
Apesar do Lago de Fogo ser a segunda morte também,  todos tem o mesmo significado (destruição eterna), porém em épocas diferentes, e em contextos diferentes* . Todos esses símbolos destrutívos eternos tem em comum o "fogo".

Note no texto abaixo,  Marcos 9:47,  Jesus aplicou *entrar na geena ANTES de ir para o Reino Milenar* : " *É melhor para você entrar no Reino de Deus* com um olho só *do que ser lançado com os dois olhos na geena* "  

Já o LAGO de FOGO, não se relaciona diretamente com a GEENA,  (não com o ARMAGEDOM), no sentido de época e condições dos indivíduos à serem lançados neles.
Por exemplo: Na GEENA , pode ser lançadas pessoas e não pode ser lançados  entidades juridícas,  antes do Reino REINO Milenar.
As pessoas candidatas à Geena ANTES do Armagedom, nunca mais poderão ressuscitar após sua morte Adâmica ou já na Geena em vida.

Entretanto, as Pessoas ressuscitadas no Reino milenar que merecerão a destruição eterna no milênio, a segunda morte,  poderão ir para o LAGO DE FOGO. Apoc. 20:11-15.
Já nesse LAGO de FOGO simbólico, é possível ser Lançadas entidades juridícas governamentais que não foram destruídas definitivamente no Armagedom, por ELAS terem segmentos (Nações rebeldes ao Reino Milenar, Gougue de Magogue Apoc. 20:7-9), pois elas serão lançadas no Lago de fogo "AINDA VIVOS," o seu segmento funcionando até final do Reino Milenar. Apoc. 19:20.

É o caso da FERA-BESTA e o FALSO PROFETA. Note que os seus membros humanos deles foram destruídos no ARMAGEDOM com "fogo eterno", porém fora do LAGO de FOGO. Apoc. 19:17-21.
No entanto, suas entidades jurídicas serão lançadas no fim do milênio no do milênio.   Apoc. 16:14,16; 19:20
O relato bíblico mais claro que corroboram as afirmações acima é de Apocalipse 19:13-21.
Ao Ler estes versículos verá que as entidades jurídicas governamentais FERA E FALSO PROFETA serão destruídos eternamente no LAGO DE FOGO milenar, apesar de seus membros serem devorados pelas aves necrófagas, no Armagedom. Apoc. 19:17-21.

Observe que não é esse o Caso da entidade jurídica religiosa, BABILÔNIA a GRANDE ,(sem segmento no Reino milenar), será totalmente destruída com fogo Antes do Armagedom, fora do LAGO de fogo, porém todos seus membros destruídos no Armagedom. Apoc. 17:1,16; 18:8.

A destruição eterna (fogo) da entidade jurídica religiosa BABILÔNIA será pela pelos membros da  entidade jurídica FERA-BESTA. Apoc. 17:18.
Esse membros da Fera por sua vez morrerão no Armagedom, porém a Entidade jurídica governamental da BESTA-FERA, só será destruída no lago de fogo milenar. Apoc. 16:14,16; 17:16-18; 18:8; 19:20,21.

Com relação ao ARMAGEDOM, é digno de nota que a Bíblia diz: todos que nele serem mortos serão com morte destrutiva eterna "fogo eterno", fornalha eterna, decepamento eterno e etc, Mat. 25:41,46.

QUESTIONAMENTOS DE LEITORES
01- Mostre qualquer pessoa que é lançada no lago de fogo e é destruída.
Todas pessoas lançadas no lago de fogo serão destruídas! Como sabemos disso? Leia Apocalipse 20:13-15, que todas pessoas terão a sua "segunda morte". Será que a segunda morte no lago de fogo é a morte espiritual? Impossível, observe também Apocalipse 20:9, a maioria dos rebeldes no milênio serão "DEVORADAS" pelo FOGO descido do CÉU.

02- Qual é a palavra no grego para "tormento" e "castigo" no Grego e quais são seus significados?
Os significados das palavras tormento e castigo não tem nenhuma significância no Texto, por se tratar de um lugar inexistente, e sendo totalmente simbólico.
O que interessa é que no contexto, o lago de fogo é a segunda morte, a definitiva. Note a outra passagem paralela ao lago de fogo em Apocalipse 20:9, diz: As nações rebeldes ao Reino milenar serão "devoradas" pelo fogo descido do Céu. (Fora do lago de fogo)


PESQUISA ADICIONAL





Voltar para o conteúdo