ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS

O ESPÍRITO SANTO É CRIADOR?
Todos sabem claramente que no convite de Jeová à Jesus para participar na Criação Geral do universo,  o espírito santo não estava incluso. Gên. 1:26.
A prova cabal do espírito santo não ser criador está  João 1:1-3, onde somente Jesus estava presente e apenas ele foi INTERMEDIÁRIO na criação inteira de Jeová.

Então conclue se que os possíveis textos que supostamente chama o espírito santo de criador, é um entendimento errôneo da Palavra de Deus. Perceba  abaixo que o espírito santo é a ferramenta de Jeová emprestada ao "VERBO" para executar o projeto criativo de Jeová.

NOTE note nos textos abaixo que o espírito santo é supostamente Criador.
(Gênesis 1:2) "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas."  Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
"Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição, revista 1985.

A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade pode ser chamada de espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.

Os milagres que Jesus Cristo fez na terra foram feitos pelo espírito de Deus, a sua força ativa. “Se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o reino de Deus vos tem realmente alcançado.” (Mat. 12:28)
Foi esta força ativa que deu a Sansão força para a execução de atos fantásticos, tais como o de matar mil homens com uma queixada de jumento e o de levar embora os portões de uma cidade. (Juí. 15:14, 15; 16:3)

Por meio dela, outros homens, tais como o pai de João Batista, foram movidos a profetizar. (Luc. 1:67) Ela envolveu 120 discípulos de Jesus Cristo em Pentecostes e os possibilitou a falar em línguas diferentes, a curar enfermos e a ressuscitar mortos. O espírito foi derramado sobre eles deste modo; Deus os batizou nele. (Atos 2:17) Assim, a palavra “espírito”, freqüentemente é usada para se referir à poderosa força ativante de Deus em operação para fazer a vontade dele.


(Jó 33:4)  Foi o espírito de Deus que me fez, E o fôlego do Todo-Poderoso me fez viver.
Reconhecendo a Jeová como o Dador da vida do homem, um escritor bíblico disse: “É ele mesmo quem dá a todas as pessoas vida, e respiração, e todas as coisas. E ele fez de um só homem toda nação dos homens, para habitarem sobre a superfície inteira da terra.” (Atos 17:25, 26, NM)
Considere também o que Eliú disse: “O espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me deu a vida.” (Jó 33:4, Maredsous) Estes homens não se envergonhavam de reconhecer a Deus como Aquele que lhes deu a vida;

(Salmo 33:6) Por meio da palavra de Jeová foram feitos os céus; E por meio do espírito da sua boca, tudo que há neles.
O que é o “espírito”, ou “fôlego”, da boca de Jeová? Esse espírito é a força ativa de Deus, ou espírito santo, que ele usou na criação dos céus literais. (Gênesis 1:1, 2) É chamado de espírito de sua boca porque, assim como um poderoso fôlego, pode ser enviado para realizar coisas à distância.
PARE E PENSE: Será que uma pessoa ou ferramenta abstrata que Jeová usa como meio de Criar pode ser um criador? Nas escrituras sagradas só existe um CRIADOR. Ecles. 12:1; Mat. 19:4-6.

(Salmo 104:30) Se envias teu espírito, são criados.
A palavra “espírito” também é usada na Bíblia em vários sentidos. Dirigindo-se a Deus em oração, o salmista disse: “Se envias teu espírito, são criados.” (Salmo 104:30)
Este espírito não é o próprio Deus, mas uma força enviada ou usada por Deus para realizar o que ele quer. Por meio dele, Deus criou os céus físicos, a Terra e todas as coisas viventes. (Gênesis 1:2; Salmo 33:6)
Seu espírito é chamado de espírito santo. Deus usou seu espírito santo para inspirar os homens que escreveram a Bíblia. (2 Pedro 1:20, 21) Portanto, o espírito santo é a força ativa invisível que Deus usa para cumprir seus propósitos.

Apocalipse 14:13." E eu ouvi uma voz vinda do céu dizer: “Escreva: Felizes os mortos que, deste tempo em diante, morrem em união com o Senhor. Sim, diz o espírito, que eles descansem do seu trabalho árduo, porque as coisas que fizeram os acompanham.”
Neste versículo  *o espírito* que está dizendo mensagens aos que morrem em união com Cristo, NÃO se trata do espírito santo. Se olhar atentamente todo o contexto é uma susseção de mensagens ANGÉLICAS.  Veja Apocalipse 14:6-9.


CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESPÍRITO SANTO
Por que o E. SANTO, parece ser pessoa? Deus personaliza na Bíblia muitas coisas abstratas, entre elas o seu espírito santo.
Exemplo o coração: Prov.15:28: O CORAÇÃO do justo MEDITA a fim de responder, mas a boca dos iníquos borbulha com coisas más.
Coração pensa? Já viu uma adoração ao espírito santo na bíblia inteira? Por que a bíblia não ordena AMAR o espírito santo?

As traduções bíblicas usam os artigos indefinidos “um” e “uma” centenas de vezes antes de palavras, embora não sejam encontrados em parte alguma no texto original grego. Não só isso, mas estas traduções inserem repetidas vezes o artigo definido “o” (ou “a”) antes de certas palavras onde não ocorre no grego. Tome, por exemplo, os muitos casos da palavra “espírito” ou das palavras “espírito santo”. Há casos no texto grego em que o artigo definido “o” (ou “a”) não ocorre antes destas palavras.

Mas os tradutores trinitaristas alteram o sentido de sua tradução por inserirem “o” antes de “espírito” ou “espírito santo”, fazendo-o rezar “o espírito” e “o espírito santo”. Em tais casos escrevem também a palavra “Espírito” com letra inicial maiúscula, para dar ao leitor a impressão de que se refere a uma pessoa inteligente, à Terceira Pessoa de uma Trindade.

PRONOME PESSOAL E PRONOME NEUTRO
Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma. João 14:16,17.

Em João 16:13, pode uma força ativa um poder, GUIAR, FALAR o que OUVIR e FAZER DECLARAÇÕES?
João 16:13 diz; "" No entanto quando ele VIER, o espírito da verdade, ele os GUIARÁ a toda verdade, pois não FALARÁ de sua própria iniciativa, mas FALARÁ o que OUVIR e DECLARARÁ à vocês as coisas que virão.
Quando se refere ao ajudador, ou espírito da verdade, por que no texto grego são usados pronomes neutros em João 14:16, 17, ao passo que em João 16:7, 8, 13, 14 são usados pronomes masculinos? O uso de pronomes masculinos não significa que esteja envolvida uma pessoa. A razão disso é estritamente gramatical. No idioma grego, no qual o Evangelho de João foi escrito, a palavra para “ajudador” está no gênero masculino, mas o termo para “espírito” é neutro. Quando registrou a declaração de Jesus, portanto, João usou o pronome masculino “ele” ao se referir ao que o ajudador faria. O pronome neutro foi empregado quando se fez referência ao que o espírito da verdade realizaria.

Personificação não prova personalidade.
É verdade que Jesus falou do espírito santo como “ajudador” e falou de tal ajudador como ‘ensinando’, ‘dando testemunho’, ‘dando evidência’, ‘guiando’, ‘falando’, ‘ouvindo’ e ‘recebendo’.

Ao fazer isso, o grego original mostra que Jesus, às vezes, aplicava o pronome pessoal masculino a este “ajudador” (paracleto). (Veja Jo 14:16, 17, 26; 15:26; 16:7-15.)
No entanto, não é incomum, nas Escrituras, que aquilo que realmente não é pessoa seja personalizado ou personificado. A sabedoria é personificada no livro de Provérbios (1:20-33; 8:1-36); e formas pronominais femininas são usadas para ela no original hebraico, como também em muitas traduções.

A sabedoria é também personificada em Mateus 11:19 e em Lucas 7:35, onde é apresentada como tendo tanto “obras” como “filhos”. O apóstolo Paulo personalizou o pecado e a morte, e também a benignidade imerecida, como ‘reinando’. (Ro 5:14, 17, 21; 6:12)
Fala do pecado como “recebendo induzimento”, ‘produzindo cobiça’, ‘seduzindo’ e ‘matando’. (Ro 7:8-11) Todavia, é óbvio que Paulo não queria dizer que o pecado era realmente uma pessoa.

Assim, também, as palavras de Jesus sobre o espírito santo, no relato de João, têm de ser tomadas em harmonia com o contexto.
Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos). Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino.

Por outro lado, no mesmo contexto, quando usa a palavra grega pneú·ma, João emprega um pronome neutro para se referir ao espírito santo, a própria palavra pneú·ma sendo neutra. Assim, temos no uso que João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. — Jo 14:16, 17; 16:7, 8.


PERGUNTAS ESCRUTINADORAS
01- Nós somos irmãos do espírito santo, igual Jesus?
02- Você costuma orar ao espírito santo ou pedir ao Pai Seu espírito santo? Luc 11:13.
03- O que você faz para adorar o espírito santo? Ele recebe adoração na bíblia?
04- Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece plenamente o Filho, exceto o Pai, tampouco há quem conheça plenamente o Pai, (NEM MESMO O ESPIRITO SANTO) exceto o Filho e todo aquele a quem o Filho estiver disposto a revelá-lo.
05- Por que o espírito santo não sabe o dia do Armagedom? Mat 24:36.
06- Por que a Bíblia não menciona que o espírito santo salva as pessoas? Apoc 7:10
07- Por que o espírito santo nunca foi visto dialogando com ninguém?
08- Quando o Pai ou o Filho estão mencionado seus atributos, qualidades, elogios, entre os dois, por que eles não mencionam também as do espírito santo?  João 10:30.
09- Por que o espírito santo NUNCA entra em conversações entre o Pai e o Filho?
10- Cadê a união perfeita dos três, pois só vemos sempre dois conversando?
11- Por que os três nunca se encontraram em algum lugar, só DOIS?
12- Por que nas reuniões mais importantes o espírito santo sempre falta? Dan 7:9,13,14.
13- O PAI diz ser muito amigo do Filho, é do espirito santo também?
14- Por que se sela e unge com o espírito santo e com DEUS e Jesus não?
15- Por que o espírito santo mora dentro de pessoas e Deus e Cristo moram?
16- Por que até hoje não deram um nome para o espírito santo?
17- Por que quando Deus quer visualizar os seres espirituais, ele os materializa com carne humana e o espírito santo com carne de pombo?
18- Por que quando Deus representa seu espírito santo é só com coisas abstratas?
19- Deus descreve figurativamente todos Seus membros: Nariz, mãos, braços, pés, dedo, etc, mas o espírito santo não tem esses membros?
20- Na bíblia, Deus se declara varão Êx. 15:3, e filho também, e o espirito santo?
21- Para Jesus se  disse: Deus enviou; Para o espírito JAVE derramou? Joel 2:28-32, Atos 2:33.
22- Quem veio em Pentecostes? O espirito de JAVÉ não "veio" em pentecostes.  O espirito (minúsculo, sopro) de JAVÉ foi "DERRAMADO”.  
Leia em Joel 2:28-32, foi o espírito DE JAVÉ. Veja também Atos 2:33.  Trad. Pastoral.
23- Por que no livro de Ezequiel o espírito santo de Jeová não passa de "olhos"
nas asas e nos corpos dos querubins e "olhos" das 4 rodas do carro celestial de Jeová? Ez.10:9-13,16,17
24- Por que as traduções novas mudaram Gen.1:2?
Vertem por "vento tempestuoso" ou "brisa forte". Trad. Jerusalém e Pastoral.
25- Por que Jesus usou pronome pessoal masculino para o Paracleto mas a Bíblia usa com regularidade pronome neutro para o espírito santo?
26- Já achou na Bíblia um mandamento para "adorar, honrar, orar à ele, glorificar, saudar, cantar, para o espírito santo?
27- Por que Paulo nunca nos prefácios de suas cartas saudou o espírito santo?  
Por que só saudou Deus e Cristo?  
28- Pode blasfemar contra coisas sem vida. Rom. 2:24.
29- Pode pecar contra coisas sem vida. 1 Cor. 6:18
30- Não pode blasfemar contra Jeová Deus, Seu Nome, Sua Casa, Seu espírito.
Mas pode blasfemar contra Seu Filho. Luc. 12:10, Apoc. 13:6.
31- Por que no princípio da criação existia o Verbo e êle estava com Deus, e a suposta terceira pessoa nem é mencionada como existente? João 1:1,2.
32- Por que no princípio Tudo foi feito por Deus e do Verbo e a suposta terceira pessoa não é mencionada participando na criação de tudo? João 1:1-3.
33- Por que satanás e seus demônios já se relacionaram diretamente com Jeová, Jesus, anjos fieis, Miguel, homens e nunca relacionaram com o espírito santo?
34- Se o ES, ou ajudador, é “Onipresente” , por que foi necessário que Jesus pedisse ao pai que o enviasse, se ele já estava lá?
35- Somente o Pai não recebe o espírito santo pois é o seu dono. Luc. 11:13, Apoc. 3:1.
36- Por que na Bíblia inteira nunca entoaram um hino de louvor ao E.S?
37- Por que pode-se "beber" espírito santo? 1 Cor. 12:13
38- Por que os sacerdotes milenares são de Deus e do Cristo e não são do espírito santo? Apoc. 20:5.
39- Jeová, Jesus, os 144.000, os anjos, homens, todos são guerreiros: E o E.S é também?
40- Por que várias traduções modernas da Bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM
41- Mostre o espírito de Jeová se apresentando,se identificando, falando de suas qualidades de suas funções, e realizações.

PERGUNTAS SOBRE O ESPÍRITO SANTO
001- Por que o espírito santo nunca conversou com Jesus?
002- Por que o espírito santo nunca conversou com Jeová?
003- Por que o espírito santo não tem nome próprio?
004- Por que o espírito santo de Deus não é Filho de Deus?
005- Por que o espírito santo não recebe orações?
006- Por que o espírito santo não pode perdoar pecados?
007- Por que o espírito santo não tem trono?
008- Por que o espírito santo não é rei?
009- Por que o espírito santo não é pastor?
010- Por que o espírito santo não recebe adoração?
011- Por que o espírito santo não recebe honras?
012- Por que o Pai não ama o espírito santo?
013- Por que o Filho não ama o espírito santo?
014- Por que o Pai não deixou herança ao espírito santo?
015- Por que não podemos cantar hinos ao espírito santo?
016- Por que o Pai não glorifica o espírito santo?
017- Por que o espírito santo não é saudado?
018- Por que o espírito santo não é pessoa no Apocalipse?
019- Por que no Apocalipse não tem a palavra espírito santo?
020- Por que para ganhar o espírito santo se pede ao Pai?
021- Por que o espírito santo não é Salvador?
022- Por que o espírito santo não é chamado de Senhor?
023- Por que o espírito santo não é irmão de Jesus?
024- Por que o espírito santo é representado por coisas abstratas?
025- Por que mundanos não pecam contra o espírito santo?  
026- Por que  usar termos para o espírito santo como: cair, pousar, derrubar, encher, soprar, ser bebido, repartido, etc.?
027- Por que não precisa ter fé no espírito santo?
028- Por que o espírito santo não participa do Reino?
029- Por que o espírito santo não se proclama Deus?
030- Por que o espírito santo não tem amigos?
031- Por que o espírito santo nunca foi visto no céu?
032- Por que o espírito santo não participa das reuniões celestiais?
033- Por que o espírito santo não tem um corpo?
034- Por que não é possível conhecer o espírito santo?
035- Por que ele é tratado também com pronome neutro?
036- Por que é comandado pelos seus Donos?
037- Por que o espírito santo não é uma alma?
038- Por que não pode se invocar o nome do espírito santo?
039- Por que a Bíblia não menciona membros corporais dele?
040- Por que  nem o satanás o reconhece como pessoa?
041- Por que o espírito santo não é mencionado na Ceia do Senhor?
042- Por que o batismo com o espírito santo não é junto com o batismo cristão.
043- Por que o espírito santo não julga os pecados contra si mesmo?
044- Por que o espírito santo não tem anjos para si?
045- Por que o espírito santo não é chamado na bíblia de "pessoa"?
046- Por que o espírito santo não pode ser honrado?
047- Por que o espírito santo não é pessoa no Apocalipse?
048- Por que o espírito santo não participa no Armagedom?
049- Por que o espírito santo não é mencionado na Nova Jerusalém?
050- Por que o espírito santo não é mencionado no Reino Milenar?
051- Por que o espírito santo não se teme, serve, ama, e adora?
052- Por que a Bíblia usa pronome NEUTRO para o espírito santo?
053- Por que o espírito santo é representado por uma ave? (linguagem antropomórfica)
054- Por que não tem pecados contra o espírito santo no Velho Testamento?
055- Por que o espírito santo de Jeová é mais importante que Jesus?
056- Por que não é necessário temê-lo. Apoc 14:7.
057- Por que nunca será um profeta.
058- Por que o espírito santo não é uma ALMA?
059- Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?


PECAR CONTRA O ESPÍRITO DE JEOVÁ.
Quando Jeová aprova um cidadão com o espírito DELE...E se o cidadão PRATICAR o pecado deliberadamente, depois de ter recebido o espírito santo, com certeza peca contra JEOVÁ, o dono da força ativa. Heb. 10:26-30.
Este foi o caso de Ananias e Safira, estavam em pentecostes e entre os anciãos e apóstolos que foram batizados com o espírito santo de Jeová. Atos 2:1-11; 5:1-5.

QUESTIONAMENTO DE LEITORES
A palavra força Ativa só aparece na tradução das Testemunhas de Jeová. Gên. 1:2.
O ESPÍRITO SANTO É UMA FORÇA ATIVA E IMPESSOAL, VEJA  EM VÁRIAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA:
01- "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas."  Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
02- "Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição,revista 1985.
03- "A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas e a força ativa de Deus movia-se sobre as água." Gên. 1:2 Trad. Novo Mundo.
04- "Não havia ordem nem vida na terra, que era toda coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus* (*rodapé: "ou o Poder de Deus ou o Vento de Deus") se movia por cima da água." Gên 1:2, Trad. Linguagem de Hoje edição 1988.
05- "A terra porém era vã e vazia: e as trevas cobriam a face do abysmo: e o espírito (em minúsculo) de Deus era levado sobre as águas". Gên. 1:2. Trad. Antonio Pereira de Figueiredo 1842. Lisboa.
06- "A terra, porem estava informe e vazia, e as trevas cobriam o Abismo, mas o espírito (em minúsculo) de Deus pairava por sobre as águas". Trad. Mensagem de Deus. Editora Santuário
07- Por que várias traduções modernas da bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM
08- O seu ponto de vista é que o Espírito Santo é uma força ativa e o poder de Deus?
A Palavra de Deus chama o espírito santo de Deus de força ativa e poder de Deus DIRETAMENTE, sem rodeios. Isaías 40:13,26.

09- Deus criou todas as coisas, mas porém a Bíblia também mostra que o Espírito Santo é criador,  o Pai Jeová é criador e Jesus também é criador de todas as coisas; então foi o Deus trino né que criou todas as coisas.
Infelizmente o único texto que existe na Bíblia que "parece" que o espírito é criador é Salmo 104:30: "Se envias Teu espírito, são criados; e renovas  a face da terra."
Infelizmente a interpretação deste versículo é clara: Quem envia o Seu espírito que é o Criador. Jamais o enviado é criador, mas ferramenta na criação.
Não existe na Bíblia a palavra criadores e ela só é usada para o Pai. Mateus 19:4,5. Eclesiastes 12:1, Mal. 2:10

10- Gostaria de saber se existe na Bíblia um único versículo de algo inanimado convencendo alguém? João 16: 8-10.
As palavras convencem (persuade) . Prov. 16:23. Da mente sábia vêm conselhos sábios; as palavras dos sábios são convincentes. Trad. transformadora.
Note que João 16:8-10 Jesus afirmou que usava figura de linguagem para o espírito santo de Jeová. João 16:25.

11- Gostaria também de saber se existe um versículo na Bíblia de algo inanimado tomando decisões?
A "Sorte"  decide muitas coisas importantes. Provérbios 16:33, Josué 19:1,24; Atos 1:26; Lev. 16:10; Ester 9:24; Núm. 33:54

12- Gostaria de saber se existe um versículo na Bíblia de algo inanimado fazendo interseções? Rom. 8:26,27
Leia Romanos 8:26,27. Perceba que a intercessão do espírito de Jeová é feita de acordo com a vontade de Jeová. Jeová é quem comanda o Seu espírito. Isaías 40:13; Romanos 8:27
Interceder, Ajudar As nações: Zac.1:15.  

13- Gostaria também de saber se existe um versículo na Bíblia mostrando algo inanimado usando o pronome pessoal eu para ele mesmo?  
Jeremias 31:3) De longe Jeová apareceu *a mim*  (nação de Israel) e disse: “ *Eu amo você*  com um amor eterno. Por isso eu a atraí a mim com amor leal.

14- E por último gostaria de saber se existe um versículo na Bíblia mostrando algo inanimado escolhendo pessoas e obreiros?  Atos 13:2; 20:28.
Será que em Atos 13:2 o espírito de Jeová disse alguma coisa com sua própria voz?  Leia o Texto e contexto. A Igreja orava e recebeu o espírito santo e através da boca dos profetas que inspirados indicaram Barnabé e Saulo para serem obreiros. Assim o "espirito de Cristo" que o acompanhava, informou quem eram os que Jesus havia de escolher para divulgar as Boas novas.  

Já viu o espirito santo cochichando baixinho nas orelhas dos da dianteira indicando quem serão os novos bispos e presbíteros?  Atos 20:28.
Nunca acontecerá isso. Então como que o espírito santo "escolhe" os futuros Bispos e Presbíteros?   Note que os prospectivos novos bispos e auxiliares são escolhidos pelos da dianteira da igreja com orientação perita do espirito santo contadas na palavra de Deus, a Bíblia. 1 Tim 3:1-13; Tito 1:5-9.


DEBATE: O espírito santo é pessoa?
Como a força ativa de Jeová, Seu espírito santo, pode participar numa reunião de pessoas e dar seu parecer e não seu uma pessoa?  Atos 15:2,8,28.
Vamos examinar o item acima: o espírito santo não participa de reuniões!
Na sua refutação, apresenta provas na Bíblia que o espírito santo participa sim e dá até parecer sendo uma pessoa. Atos 15:2-28.

O senhor "anônino" insiste em não entender que em Atos 15:2-28, a "participação" do espírito santo nas reuniões que estão presentes somente humanos é figurativa e abstrata. (Deus personaliza seu espírito).
Somente nestes casos, Jeová dá seu espírito santo a todos humanos presente reunidos, para abençoá-los nas suas decisões unânimes. Atos 15:8.
Todavia as reuniões que afirmamos, que o espírito santo nunca participou, são aquelas onde todos seres vivos ( PESSOAS )no céu estão presentes e participando.

Estamos falando em reuniões celestiais onde o espírito santo, se fosse pessoa, obrigatoriamente deveria estar e jamais se ausentar, não haveria escusas de forma alguma!  
Por exemplo (1): Reunião celestial geral de todos os seres espirituais, para Jeová entregar o reinado dele sobre a Terra, ao Senhor Jesus. Dan. 7:9-14.
Relação dos presentes na reunião mais importante do universo:
1- Jeová o supremo.
2- Jesus o filho do altíssimo.
3- Os trilhões de anjos de todas categorias.
Por que será que o espírito santo estava ausente?  Iria faltar da reunião mais importante do universo? Teria um motivo ou justificativa plausível? Será que ele foi na reunião, mas Deus não honrou a presença dele, não mencionando tal presença?

Exemplo (2): Reunião celestial apocalíptica. Apoc. cap. 4,5.
Relação dos presentes na última reunião perante o soberano do universo Jeová.
1- O soberano universal Jeová no seu trono.
2- O Cordeiro em pé ao seu lado do trono.
3- Os querubins, próximos ao trono.
4- Os 24 anciãos (144.000) ao redor do trono.
5- Toda multidão de anjos de todas as classes diante do trono.
Por que será que o espírito santo estava novamente ausente?
Por que se fosse pessoa,  estava ausente em todas demais visões apocalípticas?
Por que não foi visto na grande tribulação, no Armagedom, no milênio e nem no juízo final?  E por que será que foi visto como coisas abstratas, como sete lâmpadas, sete espíritos?

Como pode o espírito santo ser uma força ativa "participar" e dar seu "parecer" em assuntos nas reuniões de servos Cristãos de Deus? Atos 15:2,22,25,28; Atos 20:28; Atos 9:3-6.
RESPOSTA: Na verdade se lermos atentamente os todos relatos em que o espírito santo atua nos homens designados de Deus para solucionarem problemas congregacionais ou mesmo decidirem assuntos importantes, notaremos que não se menciona a "presença" dele, não se vê sua "presença" e nem se ouve diretamente seu "parecer".

Apenas os participantes confessam que deram seus pareceres unânimes, baseados nas instruções da Bíblia (inspirada por ele) e por Jeová que lhes ter dado Seu espírito santo, debaixo de oração. Não é o caso do Senhor Jesus quando está "presente" em espírito literalmente para dar "parecer" e instruções. Observe que Saulo, vê o Senhor, conversa com ele, e recebe as instruções explícitas de Jesus. Atos 9:3-6
Assim pode dizer que o espírito santo deu seu "parecer".

CONCLUSÃO:
Leitores principiantes da Bíblia ainda não notaram que Jeová personifica o espírito santo somente com relação aos assuntos terrestres. Entretanto nos lugares celestiais o Seu espírito não é retratado como pessoa.

Quem pode se medir, controlar, guiar, instruir o espírito santo de Jeová? Isaías 40:12-14.
É óbvio que somente Seu dono.
Quem "guiou" o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Trad. ARA
Quem "dirigiu" o espírito de Javé, quem lhe sugeriu o seu projeto? Trad. Pastoral
Quem mediu as proporções do espírito de Jeová, e quem, como seu homem lhe deu conselho? Trad. N. Mundo


CONCLUSÃO
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1


PESQUISA ADICIONAL








Voltar para o conteúdo