ESPÍRITO SANTO É UMA ALMA OU UMA FORÇA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO É UMA ALMA OU UMA FORÇA?

01- Se o Espírito Santo é uma força, como podemos estar em 'comunhão' com uma força?  "A graça  do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14
RESPOSTA:  A graça o amor e a comunhão" podem estar auxiliando os cristãos coletivamente. A comunhão do espírito santo em si não determina que ele seja uma ALMA, assim com a graça e o amor podem estar em comunhão com todos crentes fieis.  O fato de todos receberem uma só força ativa é uma comunhão saudável, pois beneficia a todos coletivamente. Gal. 6:22.
 
Todavia a maior prova que comunhão com algo, não quer dizer que este algo seja uma ALMA, é esta: " Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo ? Podemos claramente estar em COMUNHÃO COM SANGUE DE CRISTO E O SEU CORPO. 1 Coríntios 10:16. Almeida Fiel. No primeiro século havia até comunhão de bens entre os discípulos. Leia: Atos 2:42-45, 2 Cor.6:14.

02- Onde a Bíblia chama o espírito santo de força impessoal?
RESPOSTA: O espírito santo é uma força ativa e impessoal, veja em várias traduções da bíblia:
a- "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas."  Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
b- "Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas". Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição, revista 1985.
c- "A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas e a força ativa de Deus movia-se sobre as água." Gên. 1:2 Trad. Novo Mundo.
d- "Não havia ordem nem vida na terra, que era toda coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus (rodapé: "ou o Poder de Deus ou o Vento de Deus") se movia por cima da água." Gên 1:2, Trad. Linguagem de Hoje edição 1988.
e- "A terra porém era vã e vazia: e as trevas cobriam a face do abysmo: e o espírito (em minúsculo) de Deus era levado sobre as águas". Gên. 1:2. Trad. Antônio Pereira de Figueiredo 1842. Lisboa.
f- "A terra, porem estava informe e vazia, e as trevas cobriam o Abismo, mas o espírito (em minúsculo) de Deus pairava por sobre as águas". Trad. Mensagem de Deus. Editora Santuário
h- Por que várias traduções modernas da bíblia estão traduzindo “espírito” em minúsculo? Veja Isaías 11:1, nessa tradução: http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PNS.HTM

Em Gênesis 1:2, não se trata da manifestação de Deus, mas sim a manifestação do espírito de Jeová na criação. Portanto, este versículo não está jamais chamando Deus de vento.
Outrossim, é a manifestação do espírito DE Deus, Sua força (ferramenta) usada na criação por Jesus e Jeová o Criador.


03- Pode-se pecar e blasfemar contra uma força inanimada?
RESPOSTA: Com certeza existem pecados e blasfêmias contra coisas impessoais: "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. 1 Coríntios 6:18, ARA. "E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Apocalipse 13:6, Veja também Atos 6:13, Trad. Almeida Revista e Corrigida.

04- O fato de os pecados contra o espírito santo não terem perdão, indica que ele é uma ALMA?
RESPOSTA: Não, pois existem pecados que incorrem na morte que não são contra o espírito santo e podem ser até contra coisas sem vida. 1 João 5:16,17, Heb. 10:24-30, Apoc. 13:6,8.

05- Por que o espírito santo não tem autoridade de perdoar pecados nem mesmo contra ele próprio?
RESPOSTA: Não existe um relato bíblico que o espírito santo perdoou alguém. Pelo contrário quem perdoa os pecados cometidos contra o espírito santo de Jeová é Ele próprio. Sal 51:11.

06- Em que sentido alguém mente para Deus, quando mente ao espírito santo?
RESPOSTA: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” Mat. 12:31, 32, ALA:
Se o Espírito Santo fosse uma pessoa e fosse Deus, este texto estaria contradizendo terminantemente a doutrina da Trindade, pois significaria de alguma forma que o Espírito Santo é maior do que o Filho. Ao invés, o que Jesus disse mostra que o Pai, de quem é o “Espírito”, é maior do que Jesus, o Filho do homem. Portanto só existe pecado contra Jeová, em que o pecador com espírito santo está pecando deliberadamente.

07- A Bíblia ensina que o Espírito Santo é o poder de Deus em ação, ou que o Espírito Santo tem poder de Deus em ação? Por exemplo, lemos em Atos 1:8 Jesus prometendo que os discípulos receberiam poder ao descer o Espírito Santo sobre eles. Quando isso se cumpriu em Pentecostes, o Espírito Santo deu poder aos discípulos para falarem em línguas diferentes. (Atos 2:1-4) Não faria sentido Jesus prometer enviar poder ao descer o poder de Deus, mas muito melhor é crer que a Pessoa do Espírito Santo deu poder.
RESPOSTA: A ferramenta Divina mais poderosa do universo, não tem autoridade de dar poder a quem ela quer, mas a quem seu dono deseja. Luc. 11:13

08- Por que a Bíblia usaria termos que não são próprios nas tratativas com uma ALMA?
RESPOSTA: Não é lícito tratar uma pessoa com termos, palavras e ações que não são próprias para uma pessoa, a não ser numa linguagem figurada. Por exemplos: Encher outra pessoa, Atos 2:4, Ser derramado em outra pessoa. Joel 2:28; Ser repartido, Num.11:16,17, Isaías 63:11; Pousar noutra pessoa, Num.11:25; Cair noutra pessoa; Atos 10:44; soprar numa pessoa. João 20:22; "Beber" espírito santo. 1 Cor. 12:13.
 
09- Por que a Bíblia sempre usa nas parábolas, ilustrações e comparações com  coisas inanimadas e irracionais, quando se refere ao espírito santo?
RESPOSTA: A bíblia embora personalize o espírito santo de Deus em ações, toma os devidos cuidados para não dar margens aos leitores da bíblia, concluírem que ele seja uma Alma.

10- Será que o espírito santo "DE" DEUS pode ser DEUS sem ser uma ALMA?
RESPOSTA: Impossível algo abstrato ou uma entidade ser o Deus da bíblia. Ela confessa "a alma de Deus". Is. 42:1.

11- Pode uma força abstrata ser testemunha?
RESPOSTA: Sim, a água, o sangue testemunham. 1 João 5:8.

12- Uma força sem vida pode falar?
RESPOSTA: Sim, o espírito e a noiva estão dizendo: Vem! Apoc. 22:17.

13- Existe algum intelecto, ser vivo, uma ALMA que jamais dialogou com alguém?
RESPOSTA: Não, o espírito santo seria o primeiro.

14- Por que nunca dirigiram uma oração ao "deus" espírito santo?
RESPOSTA: Por que o espírito santo além de não ser Deus, Jeová não autoriza ninguém no lugar dele, ser ouvinte de oração. Sal. 65:2, Mat. 6:9.

15- Por que o "deus" espírito santo não é adorado?
RESPOSTA: Jesus disse claramente: Apenas Jeová deve ser adorado, (no mais amplo sentido da palavra). Mat. 4:10.

16- Uma coisa abstrata pode ter VIRTUDE?
RESPOSTA: Sim, o REINO DE DEUS, tem muitas virtudes. 1 Cor 4:20, veja Heb. 6:5; 7:16.

17- Existem texto na Bíblia que a palavra "ESPÍRITO" tem conotação de coisas abstratas?
RESPOSTAS: Sim, veja os textos abaixo relacionados:
Gên. 2:7; 6:17; 7:15; Êx. 35:21; Num. 14:24; 27:16; 1 Reis 21:5; 1 Crôn. 5:26; Esd. 1:1,5; Ag. 1:14; Ez. 21:7; Prov. 16:18,19; 25:28; 29:23; Ecles. 3:16-19; 7:8,9; Os. 5:4; Zac. 13:2; Mal. 2:14-16; Luc 1:17; 1 Cor.2:12; 16:17,18; 2 Cor.2:13; 7:13; 12:18; Ef. 2:1-3; 4:23,24; Gal. 6:18; Fil.1:27; 2:19-21; 1 Tess. 5:23.

18- Pode uma FORÇA decidir por um concílio dos apóstolos? Quem decide não é uma pessoa? Como pode uma força ativa participar junto com os da dianteira para constituírem bispos para servirem numa congregação? Atos 15:22-29; 20:28.
RESPOSTA: Prestai atenção a vós mesmos e a todo o rebanho, entre o qual o espírito santo vos designou superintendentes para pastorear a congregação de Deus, que ele comprou com o sangue do seu próprio Filho.” (Atos 20:28)
Como o espírito santo desempenha um papel decisivo?
Em primeiro lugar, o registro que especifica os requisitos para o exercício da supervisão espiritual foi inspirado pelo espírito santo. Paulo, nas suas cartas a Timóteo e a Tito, delineou as normas a serem satisfeitas por superintendentes e por servos ministeriais. Ao todo, ele mencionou uns 16 requisitos diferentes. Por exemplo, os superintendentes deviam ser irrepreensíveis, moderados nos hábitos, ajuizados, ordeiros, hospitaleiros, qualificados para ensinar e exemplares como chefes de família. Deviam ser equilibrados no uso de bebidas alcoólicas, não deviam ser amantes do dinheiro e deviam exercer autodomínio. De modo similar, estabeleceram-se padrões elevados para homens que procuravam ser designados como servos ministeriais. — 1 Timóteo 3:1-10, 12, 13; Tito 1:5-9.
 
Um exame dessas qualificações mostra que os que tomam a dianteira na adoração de Jeová têm de ter conduta cristã exemplar. Os homens que procuram assumir responsabilidades congregacionais precisam evidenciar que o espírito santo opera neles. (2 Timóteo 1:14) Deve ser evidente que o espírito de Deus produz nesses homens os frutos de “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio”. (Gálatas 5:22, 23) Esses frutos se manifestariam nos tratos deles com os concrentes e com outros. Naturalmente, alguns talvez se sobressaiam em demonstrar certos frutos do espírito, ao passo que outros talvez satisfaçam outras qualificações de superintendentes num grau superior. No entanto, no seu padrão geral de vida, todos os que esperam ser designados superintendentes ou servos ministeriais devem demonstrar que são homens espirituais, à altura dos requisitos da Palavra de Deus.

Como uma coisa abstrata pode dar um parecer ou uma resolução de um assunto teocrático junto ao corpo governante? Atos 15:29,30.
Quando surgiam questões, o espírito santo era ajudador em chegarem a uma decisão, como no caso da circuncisão, decidido pelo corpo, ou conselho, de apóstolos e anciãos em Jerusalém.
 
Pedro contou que se concedera o espírito a pessoas incircuncisas das nações; Paulo e Barnabé relataram as operações do espírito no seu ministério entre tais pessoas; e Tiago, cuja memória, sem dúvida, foi ajudada por espírito santo, trouxe à atenção a profecia inspirada de Amós, que predizia que pessoas das nações seriam chamadas pelo nome de Deus.
 
Assim, todo o impulso ou ímpeto do espírito santo de Deus apontava numa só direção, e, assim, reconhecendo isso, ao escrever a carta transmitindo sua decisão, este corpo ou conselho disse: “Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias.” — At 15:1-29.

19- Indica o batismo do cristão, "em nome" e "com o espírito santo" que ele é uma ALMA? Mat. 28:19.
RESPOSTA: De forma alguma! Não é possível o batismo literal em "nome" do espírito santo, pois, ele é anônimo. E quanto ao batismo "com" o espírito santo não o torna uma ALMA; porquanto existem batismos com coisas inanimadas, como a água e o fogo. Mat. 3:11; Mar.1:8; João 1:33;

20- Por que as testemunhas de Jeová afirmam categoricamente que Deus personifica seu espírito, a Sua força ativa?
RESPOSTA: Jesus usou repetidas vezes pronomes impessoais ao referir-se ao espírito santo de Deus, uma coisa muito desrespeitosa, se o espírito santo fosse a terceira pessoa duma trindade, co-igual e consubstancial com o próprio Jeová Deus.

Que o espírito santo não tem personalidade é também indicado pelo fato de que ele não tem nome distintivo, ou nome próprio.
O espírito santo é mencionado mais de cem vezes como sendo “o espírito de Jeová”, “o espírito de Deus”, “meu espírito” e o “espírito de Jesus Cristo”. Todos estes usos possessivos do espírito santo argumentam adicionalmente de que se trata dum instrumento, e não duma pessoa separada e distinta. — Juí. 3:10; Mat. 3:16; Atos 2:18; Fil. 1: 19, NM.
Então fica evidente que encontraremos ações, textos que aparentemente o espírito santo, até se confundiria com uma ALMA. Todavia, encontraremos coisas e referências ao espírito santo, que jamais as pessoas seriam tratadas, o que seria um total desrespeito.  

21- Em que sentido alguém mente para Deus, quando mente ao espírito santo?
RESPOSTA: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” Mat. 12:31, 32, ALA:
Se o Espírito Santo fosse uma pessoa e fosse Deus, este texto estaria contradizendo terminantemente a doutrina da Trindade, pois significaria de alguma forma que o Espírito Santo é maior do que o Filho. Ao invés, o que Jesus disse mostra que o Pai, de quem é o “Espírito”, é maior do que Jesus, o Filho do homem. Portanto só existe pecado contra Jeová, em que o pecador com espírito santo está pecando deliberadamente.

22- Por que Jeová não admite pecados e blasfêmias contra o Seu espírito santo se ele é uma ferramenta inanimada?
RESPOSTA: Jeová é extremamente zeloso com tudo que é Seu. Especialmente tudo que é consagrado, dedicado, tudo que O representa e tudo que usa para realizar Seus propósitos. Quando um ser humano desrespeita qualquer uma de Suas coisas consagradas, até mesmo abstratas a pena é a morte.
Observe "E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Apoc.13:6, ALMEIDA, revista e corrigida
Entretanto existem muitos exemplos que Deus não permite pecar contra coisas abstratas. Outros exemplos: Uzá Tocou na Arca sagrada sem autorização morreu; Pessoas não sacerdotais que entraram no santo do templo morreram; Fariseus que acusaram Jesus de expulsar os demônios com Belzebú, foram condenados à Geena, por blasfemar contra o espírito santo de Jeová, neste caso acusando Jesus de "feiticeiro"; Executar tarefas sacerdotais sem estar habilitado para isso, pena de morte.  

23- Por quê será que João no Apocalipse não viu e nem descreveu o espírito santo no céu?
Os trinitários argumentam que o espírito santo estava ausente no céu por ter sido derramando em Pentecostes e estar aqui na terra com a igreja.
Será isso verdade?
O livro de Apocalipse retrata os acontecimentos futuros todos próximos a volta de Jesus, o arrebatamento da igreja, o casamento do Cordeiro, a Nova Jerusalém, o Reino Milenar.
Será que o espírito santo nunca mais retornaria para o céu? Será que ele ficaria eternamente na terra?
Impossível.

24- Como podemos constristar uma força ? Efésios 4:30
Note que no mesmo texto o espírito santo está personalizado, pois está no texto que o espírito santo é  o SELO dos ungidos.
Jeová e Jesus não selam ninguém!  Então as emoções do espírito santo são figurativas!


ANANIAS E SAFIRA. Hananiah (Hananias), significando “Jeová Tem Mostrado Favor; Jeová Tem Sido Clemente.
Casal de cristãos UNGIDOS com o E.S de Jeová.
Membros da primitiva congregação cristã de Jerusalém. Depois de Pentecostes de 33 EC, cuidou-se das necessidades físicas dos crentes que haviam ficado em Jerusalém por uma ajuda mútua entre os cristãos.
Estabeleceu-se para este fim um fundo comum. Este foi sustentado por contribuições equivalentes ao preço de campos e de casas vendidos por membros da congregação e então voluntariamente doadas. (At 4:34-37)
Ananias vendeu um campo, e, com o pleno conhecimento da sua esposa, apresentou uma parte do dinheiro obtido, mas aparentando entregar o pleno montante, sem dúvida para granjear certa medida de elogio e estima na congregação.
No entanto, pelo dom especial de conhecimento, por meio do espírito,Pedro discerniu o fingimento dele, expondo-o como ‘trapaceando o espírito santo e a Deus’, e Ananias caiu e expirou. Quando os homens que o sepultaram voltaram depois de cerca de três horas, encontraram também a esposa dele, Safira, morta por tentar manter o mesmo fingimento. — At 5:1-10.
Observou que Ananias "brincou" com o espírito santo de Jeová igual aos fariseus? Ele estava entre os ungidos em pentecostes.

O ESPÍRITO SANTO É UMA ALMA OU UMA FORÇA?
ALGUMAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
01- Por que Jeová Deus não revelou o nome do seu espírito santo?
02- Por que o espírito santo de Jeová não tem filiação?
03- Por que o espírito santo não tem parentesco?
04- Por que o espírito santo não é uma alma?
05- Por que o espírito santo nunca dialogou com ninguém?
06- Por que o espírito santo não pertence a família de Deus?
07- Por que o espírito santo não tem amigos?
08- Por que o espírito santo não tem nenhuma herança ou propriedade?
09- Por que o espírito santo não tem trono?
10- Por que o espírito santo não recebe adoração?
11- Por que o espírito santo não recebe orações?
12- Por que o espírito santo não tem autoridade de perdoar ninguém?
13- Por que o espírito santo não julga?
14- Por que só espírito santo não vem na grande tribulação e no Armagedom?
15- Por que o espírito santo não sabe o dia e a hora do fim?
16- Por que Jeová deus nunca conversou com seu espírito santo?
17- Por que Jesus nunca conversou com o espírito santo de Jeová?
18- Por que homens nunca conversaram com o espírito santo de Jeová?
19- Por que anjos nunca se relacionaram com o espírito santo?
20- Por que o apóstolo João não visionou e descreveu somente a "pessoa" do espírito santo no Apocalipse?
21- Por que ele é chamado de FORÇA ATIVA?  Isaías 40:13,26


ARGUMENTOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO SER UMA FORÇA ATIVA
O Espírito Santo é Pessoa porque:
01- Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe. 1 Cor. 2:10. RESPOSTA: O coração também é assim.  Êx. 7:13,22; 25:2; Lev. 26:41; Deut. 17:17; 20:8; 30:17; Juízes 5:15,16; 1 Sam. 4:13; 2 Sam. 13:28; 1 Crô. 16:10; Nee. 2:2; Jó 31:9; Sal. 34:18;

02- O Espírito Santo pode se entristecer. Ef. 4:30.
RESPOSTA: Como podemos constristar uma força?
Note que no mesmo texto o espírito santo está personalizado, pois está no texto que o espírito santo é  o SELO dos ungidos.
Jeová e Jesus não selam ninguém!  Então as emoções do espírito santo são figurativas!

03- Como pode uma coisa inanimada INTERCEDER por nós? Rom. 8:26. Rom. 8:26-27.
RESPOSTA: O “Sentido” do Espírito. Em Romanos 8:26, 27, Paulo mostra que, quando os servos de Deus oram, eles talvez nem sempre saibam exatamente em prol de que devem orar assim como necessitam. Mas Deus sabe que desejam que se faça a vontade Dele. Sabe também o que seus servos necessitam. No passado, Deus fez registrar na sua Palavra muitas orações inspiradas, que expressam a sua vontade ou intenção para com eles. Portanto, ele aceita essas orações inspiradas como aquilo que os do seu povo devem querer pedir e orar, e, concordantemente, ele as atende. Deus conhece os de coração reto e sabe também o sentido das coisas que ele fez seu espírito falar por meio dos escritores da Bíblia. Conhece “o sentido [idéia, pensamento] do espírito” quando o espírito assim “implora”, ou intercede, por eles.

04- O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade. 1 Cor. 12:7-11.
RESPOSTA: O coração, o vento, etc, também. Prov. 15:28; 16:23, João 3:8.

05- O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria. João 14:16,26; 15:26.
RESPOSTA: Trindade é uma entidade e não uma pessoa. Trindade não existe na bíblia. Muitas "coisas" nos consolam e nos confortam.  (As escrituras) Rom. 15:4.

06- Conseguimos ouvir uma força ou uma pessoa?
RESPOSTA: Sim. podemos ouvir um rádio, um trovão, ouvir a palavra de Deus a bíblia, o caminho da verdade, a sabedoria, etc. João 17:17.

07- Pode uma força dar outras forças, e também operar outras forças?
RESPOSTA: O espírito santo não dá poder a ninguém, nem sozinho repassa esta força ou poder. Quem dá e reparte a todos esta força e poder é Seu PROPRIETÁRIO. Luc. 5:17; 11:13.

08- Algo impessoal tem virtude?
RESPOSTA: Sim, muitas coisas abstratas possuem virtudes, por exemplo, o REINO DE DEUS. 1 Cor. 4:20; Gal 6:15; Fil. 3:10; Heb. 6:5.

09- Como pode o espírito santo sendo uma força ativa, pelo seu PODER operar em pessoas e coisas inanimadas, dando-lhes poderes e boas qualidades?
"Que o Deus que dá esperança encha vocês de toda alegria e paz por meio da sua confiança nele, para que transbordem de esperança PELO PODER (virtude) DO ESPÍRITO SANTO". Rom. 15:13, ALA.
O espírito santo é o DEDO de DEUS! O DEDO de DEUS pode ser DEUS? Ele embora não é pessoa dá força, poder e opera em pessoas e à todos que JEOVÁ concede. Luc. 11;13 ; Êx. 8:19; 31:18; Deut. 9:10, Mat. 12:28; Luc. 11:20.
Ademais coisas abstratas tem PODERES. Jó 26:14, Sal.49:15; 89:48;11:6; Prov. 18:21; Ecl.8:4; Is. 47:14; Jer. 18:21; Dan. 4:3; Miq. 2:1; Mar. 9:1; Luc. 22:53.

10- Tito 3:5,6. Ele nos salvou (não por causa de obras justas que tivéssemos realizado, mas por causa da sua misericórdia) por meio do banho que nos trouxe à vida e por nos renovar pelo espírito santo.  Ele derramou esse espírito ricamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Usa-se água e sangue de Cristo para lavar e derramar muito espírito santo também para lavar-nos como também batizar-nos.



QUESTIONAMENTOS - BATISMO CRISTÃO:  
01- Precisa ser mencionado a organização religiosa e o respectivo aceite dela antes da imersão do BATISMO CRISTÃO?
RESPOSTA: Em Apocalipse o próprio Jesus revelou que no tempo final o Cristão enfrentaria um dilema: De todas entidades religiosas existentes, qual seria realmente o "caminho da verdade"? Qual a organização religiosa que poderíamos nos reunir e que não faz parte da condenada "BABILÔNIA A GRANDE"? Por que somos alertados na bíblia que a CRISTANDADE no final dos tempos estaria SECTÁRIA com seus milhares de "caminhos" conflitantes? Apoc. 1:1; 18:2-4. 3 João 1:3,4

02- O batismo Cristão verdadeiro pode ser em qualquer entidade religiosa?
RESPOSTA: Dos milhares de caminhos professos "cristãos", será que todos levam a Deus? Será que aqueles batismos em entidades religiosas que ensinam doutrinas e mandados de homens são aceitos por Deus e por Cristo? Mat. 15:6-9

03- O batismo duma entidade religiosas serve para outra organização religiosa?
RESPOSTA: Dificilmente. Algumas entidades religiosas até aceitam o batismo de outras entidades das quais derivaram e que são mais ou menos parecidas uma com a outra, com pequenas divergências doutrinárias.

04- O candidato ao batismo precisa reconhecer o Corpo Governante que vai dirigir as congregações que ele freqüentará?
RESPOSTA: Sim é necessário. Embora neguem que isso não é necessário, todas entidades tem um corpo governante, com seu sede, fundador, inscrições, CNPJ, de onde são eleito os da dianteira, eleito seus bispos, diáconos.  Toda entidade tem de obedecer a Cezar na sua legalização dos país, estado e município. Rom. 13:1-9.   

05- O batizando precisa saber que escravo fiel ele se alimentará espiritualmente?
RESPOSTA: Jesus fez um desafio: Quem é o Escravo fiel e Discreto? será que você não vai quer conhecê-lo? Será esta classe se compõe de todos cristãos supostamente fiéis a Deus que alimentam todos nós? Mat. 24:45-47.

06- Pode uma pessoa batizar-se numa entidade religiosa que serve alimentos espiritual da mesa do diabo?
RESPOSTA: A Bíblia é clara: Só tem duas mesas para alimentarmos, a de Jeová Deus por Cristo e do diabo. João 6:44-45; 2 Cor. 6:14-18.

07- O batismo feito numa religião Babilônica serve para a SALVAÇÃO?
RESPOSTA: Não, pois a palavra de Deus é clara: "SAÍ DELA POVO MEU". Apoc.18:2-4.

08- Basta o imergido ter fé e seguir Jesus para ser SALVO?
RESPOSTA: Após surgimento do Messias na Terra, os batismos eram aparentemente ultra rápidos sem formalidades. Por que isso se dava? Os adoradores pré-cristãos já eram dedicados e "batizados" nacionalmente à Jeová bem como já usufruíam da atuação do Seu espírito santo. Todavia após o surgimento do Messias o batismo passou a considerar a fé no sacrifício de Jesus para a Salvação. 1 Cor. 10:1,2; Sal. 51:11.
Todavia, o conhecimento pleno das escrituras deveriam ser considerados com o batizando. 1 Tim. 2:3,4, Mat.28:20.

09- Que conhecimento básico precisa ter o batizando?
RESPOSTA: Jesus foi taxativo: Para se batizar precisa saber de todas as coisas que ele ensinou. Mat.28-19,20; João 17:3, 1 Tim. 2:3,4.

10- Para se realizar o verdadeiro batismo Cristão é somente necessário recitar o Chavão de Mateus 28:19: "Te batizo em Nome do Pai, e do Filho e do espírito santo?
RESPOSTA: Alguns imaginam que batizar é só recitar o chavão acima, imergir o candidato e pronto. O chavão acima é somente resumo padrão do que estão envolvido o Batismo dos adoradores cristãos de Jeová. Ademais existem mais coisas importantes que não constam neste "chavão principal" ao batizar alguém. Por exemplo: Oração de Dedicação pelo batizando  e a oração Batismal, além de todos os quesitos enumerados acima.  

11- No verdadeiro batismo o batizando e o imersor precisam orar antes da imersão?  
Sim, veja Luc 3:21.

12- Já encontrou na Bíblia um batismo "em nome" do espírito santo? (não confunda batismo com o espírito santo, feito por Deus)
RESPOSTA: Literalmente ninguém conseguirá batizar "em nome" do espírito santo. Isto porque ele é anônimo! Batizar "em seu nome" significa considerar e aceitar a atuação dele, na pessoa já batizada que Jeová agracia com seu espírito santo. Não tem nada haver com o batismo do espírito santo que Jeová escolhe para batizar. Nunca encontrará na Bíblia um batismo "em nome do espírito santo".
Veja referências abaixo BATISMO CRISTÃO e pergunta N. 8, acima.

SE NÃO RESPONDER FICARÁ PROVADO QUE O E.S NÃO É PESSOA!
01- Qual o nome próprio do espírito santo?
RESPOSTA: Aguardando

02- Por que o espírito santo é o único no universo que não é Filho de Deus?
RESPOSTA: Aguardando

03- Por que o espírito santo nunca dialogou com ninguém no céu?
RESPOSTA: Aguardando

04- Por que o espírito santo é o único do universo que não é alma?
RESPOSTA: Aguardando

05- Por que o espírito santo é sempre retratado por coisas abstratas?
RESPOSTA: Aguardando

06- Por que o espírito santo nunca é visto como pessoa em visões celestiais?
RESPOSTA: Aguardando

07- Por que o espírito santo não tem: família, amigos, corpo e membros, propriedades, trono, anjos, não está na N. Jerusalém, não é Senhor, não é rei, não é salvador, não julga, não perdoa, não recebe orações, não é adorado, não recebe louvores, não é juiz, não recebe saudações ?
RESPOSTA: Aguardando

08- Por que o espírito santo é também tratado com pronome neutro?  
RESPOSTA: Aguardando

09- Por que o espírito santo não é personalizado no céu?
RESPOSTA: Aguardando

10- Por que o espírito santo não será herdeiro de nada no reino de Deus?
RESPOSTA: Aguardando

11- Por que Paulo não fez alusão do espírito santo em nenhum dos prefácios e saudações de todas suas cartas às congregações?
RESPOSTA: Aguardando

12- Por que a Bíblia não diz para termos "fé" no espírito santo?
RESPOSTA: Aguardando

13- Por que a Bíblia menciona somente a "mente" do Cristo e a de Jeová?
RESPOSTA: Aguardando

14- Por que pode-se "beber" o espírito santo? 1 cor.12:13.
RESPOSTA: Aguardando

15- Por que pode-se "fracionar em porções" o espírito santo? Num. 11:16-17
RESPOSTA: Aguardando

16- Por que não é necessário "conhecer" o espírito santo?
RESPOSTA: Aguardando

17- Por que o espírito santo é o único no universo que não tem amigos?
RESPOSTA: Aguardando

18- Por que o espírito santo não sabe de tudo? Mat. 24:36
RESPOSTA: Aguardando

19- Por que o espírito santo não vem no Armagedom junto com Jeová, Jesus, os anjos e os escolhidos?
RESPOSTA: Aguardando

20- Por que Jeová só não expressa amor ao Seu espírito santo? Mat. 3:17, João 3:16.
RESPOSTA: Aguardando
x-
x-
x-
x-
500- O espírito santo é mesmo Deus de quem? Alguém já o adorou?
RESPOSTA: Aguardando

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA?
a)- É chamado Deus (At. 5.3-4);
RESPOSTA: Se você ler Atos 5:3-4 verá que os versus não chama o espírito santo de "Deus", simplesmente informa que quem peca contra ele está pecando contra quem te agraciou com o espírito santo.

b)- É mencionado com o Pai e o Filho (Mat. 28:19; 2Cor. 13:13);
RESPOSTA: O espírito santo ser mencionado com o Pai e o Filho jamais o torna "DEUS", pois os anjos são mencionados estando com Deus e não são DEUSES.

c)- É eterno (Heb. 9:14);
RESPOSTA: Deus é SEMPITERNO (Sal. 90:2) e como seu espírito poderia ter um começo? Será que Deus ficou um tempo sem sua ferramenta?

d)-  É onipotente (Luc. 1:35);

RESPOSTA: Quem é Onipotente é o DONO do espírito santo. O seu proprietário distribui maior ou menor quantidade de Seu espírito conforme ele quer. Num. 11:16-17; Apoc. 3:1.

e)- É onisciente (1Cor. 2:10.11);
RESPOSTA: Jamais o espírito santo "sabe" tudo. Mat. 24:36.

f)-  É criador (Gên. 1:2; Jó 33:4);

RESPOSTA: Não existe a palavra Criador usado diretamente para o espírito santo, mas apenas à Jeová. Fazer, formar não é criar. Ecles. 12:1; Mat. 19:4-6
g) - É soberano (1Cor. 12:6-11);

RESPOSTA: Nunca a palavra de Deus chamou o espírito santo de SOBERANO. Os versus acima, dizem que Deus distribui Seu espírito conforme Ele quer e cada um recebe um dom diferente para edificar terceiros.

PERSONIFICAÇÃO DE COISAS INANIMADAS
RESPONDA SIM OU NÃO:
01- Todas coisas inanimadas personificadas pela Bíblia podem fazer tudo que pessoas fazem?
( X ) Sim  (    ) Não   O coração, Prov. 15:28;  Heb. 4:12

02- Tem na Bíblia algo abstrato se comportando como pessoa?
( X ) Sim  (    ) Não   Centenas de Coisas. João 3:8

03- Tem na Bíblia algo sem vida sendo tratado com pronome pessoal?
( X ) Sim  (  ) Não   Israel, Jeremias 31:3,4

04- Tem na Bíblia pessoas sendo tratadas com pronome neutro?
(   ) Sim  (X ) Não  Mas o espírito santo é assim tratado por não ser pessoa.

05- Uma coisa inanimada pode dialogar com Jeová?
( X ) Sim  (  ) Não  Jeremias 31:3,4  O espírito santo nem isso faz.

06- Algo sem vida pode dialogar com outras pessoas?
( X ) Sim  (  ) Não  Todas coisas abstrata que Jeová personifica.  

07- Quando Deus personificou seu espírito lhe atribuiu um nome próprio?
(    ) Sim  ( X ) Não  


CONCLUSÃO: DEUS, CRISTO, HOMENS, ANIMAIS, todos são almas declaradamente. A Bíblia não declara o espírito santo como sendo ALMA. Gên. 1:30; Prov. 6:16, Is.42:1; 53:10,12. Jeová Deus personifica seu espírito santo. Nunca foi personificado no Céu. Por que o espírito santo não é visto trabalhando junto com o Pai e o Filho desde a criação? João 5:17.

Jeová Deus tem alma?
1Sa 2:35; Sal 11:5; 24:4; Pr 6:16; Is 1:14; 42:1; Je 5:9; 6:8; 12:7; 14:19; 15:1; 32:41; 51:14; La 3:20; Ez 23:18; Am 6:8; Mt 12:18; He 10:38.

Jesus tem alma?
Sal.16:10, Isaías 53:10; Atos 2:27

O espírito santo tem alma? Mostre me por favor!

Leitores principiantes da Bíblia ainda não notaram que Jeová personifica o espírito santo somente com relação aos assuntos terrestres. Entretanto nos lugares celestiais o Seu espírito não é retratado como pessoa. Quando ele não é personificado é chamado de FORÇA ATIVA. Isaías 40:13,26. PORTANTO, NÃO É UMA ALMA.

MATÉRIAS ADICIONAIS







 
Voltar para o conteúdo