ESPÍRITO SANTO É PERSONALIZADO NO CÉU? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO É PERSONALIZADO NO CÉU?

*O ESPÍRITO SANTO É VISÍVEL EM FORMA CORPÓREA NO CÉU* ?
Jeová, Jesus, os anjos e a congregação arrebatada sim todos serão visíveis uns aos outros. No entanto o espírito santo nunca foi visto e nunca será visto em visões nenhuma em lugar nenhuma como pessoa. Veja Apocalipse 4:5,6 O espírito santo não materializa em nada para ser visto na terra. A Pomba era apenas uma forma visível de provar que o espírito santo foi derramado em Jesus para ele tornar se o Ungido.                                                                                                            
Pela impossibilidade de humanos verem e conhecer Deus literalmente, (ÊXODO 33:20; João 1:18; 14:8-10), Jesus disse estas palavras: "Quem me vê vê o Pai.
Porém, TODOS depois de arrebatados não precisarão mais de Jesus para "ver" o PAI JEOVÁ. Mat. 5:8.
Lá no céu quem vê Jesus não vê literalmente Jeová Mat. 5:8

Por isso Jesus disse para Felipe olhe para mim e veja JEOVÁ., pois Jeová não se materializa igual suas criaturas para os humanos O visualizarem. Entretanto todas Suas criaturas se materializam inclusive o anjo e arcanjo Jesus. Josué 5:13-15
O espírito santo também não materializa em nada. A Pomba era apenas uma forma visível de provar que o espírito santo foi derramado em Jesus para ele tornar se o Ungido.
Todavia o espírito santo lá no céu jamais será visto por todos em forma corpórea. João no Apocalipse mostrou isso claramente. Apoc. 4:5,6

FATORES QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA
Uma pessoa é um ser que possui capacidades de pensar, agir, racionalizar, é alguém que tem autoconsciência, identidade própria, moralidade, sentimentos, emoções  entre outros. Também conta a sua individualidade e capacidade de interagir com outras pessoas. Finalizando, pessoa deve ser a a imagem de Deus.

TESTE DE PERSONALIDADE
QUESITOS PRIMÁRIOS
01- Examinar se o objeto EM QUESTAO está sendo personificado.
02- Utilizar os fatores básicos que determinam um pessoa. (Veja tabela acima).

EXEMPLOS DE TESTES FALSO POSITIVO PARA PESSOA
01- O coração:  Na Bíblia ele pensa, responde, medita tem sentimentos, emoções, instrui etc.
Observações: Não foi utilizado o quesito N.1; está sendo personificado?
02- O espirito santo: Na Bíblia ele pensa, responde, medita tem sentimentos, emoções, instrui etc.

OBSERVAÇÕES: Não foi utilizado o quesito N.1; está sendo personificado? Note que Jesus confessa que usava "FIGURA DE LINGUAGEM" ao discorrer os capítulos 14, 15, 16, de João.   João 16:25,29
POR QUE considerar o espírito santo uma pessoa, se as coisas que mais se caracterizam uma PESSOA, ele NÃO FAZ e NÃO TEM?  
Não tem NOME, Não CONVERSA com DEUS, com JESUS, com ANJOS, com os HUMANOS; não é FILHO de DEUS como TODOS DEMAIS.
Por que a Bíblia não ordena AMAR o espírito santo? Por que Jeová só não expressa AMOR ao espírito santo? Mat 3:17, João 3:16.


PERSONIFICAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA TERRA
Dada a importância do espírito santo na vida dos sêres humanos, Jeová personificou Seu espírito, na TERRA. Gal. 5:22,23.
Isto foi elaborado para que todos os assuntos relacionados entre humanos e o espírito santo pudessem ser compreendidos e percebidos. Mat. 3:16,17; Atos 2:1-4.

Todavia esta PERSONIFICAÇÃO NA TERRA foi de forma parcial. Os principais aspectos que caracterizam uma pessoa Jeová deixou de personificar no Seu espírito santo. Por exemplo: Ele não tem Nome próprio, não tem diálogo com ninguém, não tem grau de parentesco, não possui Trono, não é saudado, nem honrado e é tratado com termos que jamais uma pessoa seria. (Descer do céu como pomba).  Veja no link abaixo o que faltou na personificação do espírito santo na Terra.

Mas no Céu a tratativa de Jeová com o espírito santo é diferente.

NÃO HÁ PERSONIFICAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO CÉU
O ESPÍRITO SANTO NÃO PARTICIPA EM REUNIÕES CELESTIAIS.

Na Reunião da corte celestial de Jeová a mais importante do universo, o espírito santo de Jeová não participiou.
Nesta ocasião Jeová entregou o Seu Reino a Jesus e as 144.000 eleitos, os Santos do Supremo. (Entronização e coroação em 1914)

"Continuei olhando até que foram colocados tronos, e o Antigo de Dias se sentou. Sua roupa era branca como a neve, e seus cabelos eram como a lã pura. Seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono eram fogo ardente.  Um rio de fogo corria, saindo de diante dele. Mil vezes mil o serviam, e dez mil vezes dez mil estavam de pé diante dele. O Tribunal entrou em sessão, e abriram-se livros....
“Continuei olhando nas visões da noite e vi alguém parecido com um filho de homem vir com as nuvens dos céus; ele obteve acesso ao Antigo de Dias e foi conduzido à sua presença.E foi-lhe dado domínio, honra e um reino, para que os povos, nações e línguas o servissem. Seu domínio é um domínio eterno, que jamais terminará, e seu reino não será destruído....
 Mas os santos do Supremo receberão o reino, e eles possuirão o reino para sempre, sim, para todo o sempre.’ Daniel 7: 9,10,13,14,18.
Em todas outras visões celestiais é visível a ausência do espírito santo. Atos 7:55,56.

O ESPÍRITO SANTO NO CÉU: "SETE LÂMPADAS"
Do trono vinham relâmpagos, vozes e trovões. Havia sete lâmpadas de fogo acesas diante do trono — elas representam os sete espíritos de Deus. (Apocalipse 4:5) Veja Apocalipse 3:1.
O que indica a expressão “sete espíritos”? O número sete representa inteireza do ponto de vista de Deus.  Visto que o espírito santo é dado conforme a necessidade e a capacidade de cada um, Jesus tem a plenitude do espírito santo de Jeová. 1:4; 3:1; 4:5; 5:6.

O ESPÍRITO SANTO não está DIANTE DO TRONO DE JEOVÁ.

ESPÍRITO SANTO NAS ASAS DOS QUERUBINS
“Acima dele havia serafins de pé. Cada um tinha seis asas. Com duas cobria sua face, e com duas cobria seus pés, e com duas voava.” (Isaías 6:2)


"Cada uma das quatro criaturas viventes tinha seis asas, e ao redor e por baixo estavam cheias de olhos". Apoc. 4:4,6,8.
O espírito que agia nas criaturas viventes (Querubins) também estava nas rodas do carro celestial de Jeová.” Que espírito estava agindo naqueles querubins e nas rodas? (Eze. 1:20, 21)
Sem dúvida, era o espírito santo de Jeová, a força mais poderosa do Universo. Essa força ativa faz o carro andar, une suas partes e controla seus movimentos perfeitamente sincronizados.


ESPÍRITO SANTO NO CARRO CELESTIAL DE JEOVÁ

"As rodas e sua estrutura pareciam brilhar como o crisólito, e as quatro pareciam iguais. Sua aparência e estrutura eram como se uma roda estivesse dentro de outra. Quando se moviam, elas podiam ir em qualquer uma das quatro direções, sem se virar enquanto iam.  Seus aros tinham uma altura impressionante, e os aros das quatro estavam cheios de olhos em toda a volta". Ez. 1:16-18; 4:12; 10:12,17.

"Os aros das quatro estavam cheios de olhos em toda a volta". A parte celestial da organização de Jeová é gloriosa e impressionante,  como o brilho e o tamanho das rodas sugerem.
Ela vê tudo o que está acontecendo, como sugerem os muitos olhos nas rodas. (Ez. 1:16-18; 10:12). Os olhos de Jeová veem todas as coisas. (Pro. 15:3; Jer. 23:24).
"Quando eles (querubins) paravam, as rodas paravam; e, quando eles se elevavam, elas se elevavam junto com eles, pois o espírito que agia nas criaturas viventes estava nas rodas." Ez. 10:14,17-22.
"Cada uma das quatro criaturas viventes tinha seis asas, e ao redor e por baixo estavam cheias de olhos". Apoc. 4:4,6,8.

“O espírito que agia nas criaturas viventes também estava nas rodas.” Que espírito estava agindo naqueles querubins e nas rodas? (Eze. 1:20, 21)
Sem dúvida, era o espírito santo de Jeová, a força mais poderosa do Universo. Essa força ativa faz o carro andar, une suas partes e controla seus movimentos perfeitamente sincronizados.

O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ NA NOVA JERUSALÉM

Veja os moradores nela: Apoc. 21:9, 22,23
Jeová o cordeiro e os 144.000 eleitos, a Noiva.
A cidade ilumina as nações da Terra. Apoc. 21:24.

O ESPÍRITO SANTO NO APOCALIPSE E NO MILÊNIO

"E ele me mostrou um rio de água da vida, límpido como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro  e fluía pelo meio da rua principal da cidade. Dos dois lados do rio havia árvores da vida, que produziam 12 safras de frutos e davam seus frutos todo mês. As folhas das árvores eram para a cura das nações.  Não haverá mais nenhuma maldição. Mas o trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus escravos lhe prestarão serviço sagrado;  eles verão a sua face, e o seu nome estará na testa deles". (Apocalipse 22:1-4).
Faça uma leitura de Apocalipse capítulos 20,21,22 notará visivelmente a AUSÊNCIA do espírito santo COMO PESSOA.

CONCLUSÃO: O espírito santo de Jeová nunca foi visto no céu como pessoa.
CONSEGUE MOSTRAR NA BÍBLIA?
O espírito santo no céu se relacionando, agindo e sendo tratado como pessoa?
O espírito santo no céu dialogando, recebendo adoração, orações e louvores?
O espírito santo como pessoa presente no céu em alguma ocasião?

POR QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO FOI PERSONIFICADO NO CÉU? APOC. 4:5
(E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus). Almeida Fiel.

PERGUNTA DE LEITOR
Será que o fato de João  ao saudar  as sete congregações do APOCALIPSE e ao desejar a todos graça e paz, incluir "da parte"  dos sete espíritos  que estão diante do trono do Todo poderoso, indica que o espírito santo de YAH é  uma pessoa, e é Deus? Apóc.1:4.
Os sete espíritos de Deus estão diante do trono do Todo Poderoso em forma de sete lamparinas ardendo na frente de todos seres do Céu. Apoc.4:5.
Apocalipse 3:1; 5,6; indicam que os sete espíritos como estando e  agindo em Jesus.
No Apocalipse inteiro o espírito de YAH não fala por sua própria boca. Fala pela boca de Jesus. Apoc. 3:13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.

TRANSMISSÃO DO LIVRO APOCALIPSE ÀS CONGREGAÇÕES
Apocalipse 1:1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
Ausência do espírito santo

DEDICATÓRIA E BENÇÃOS DAS 3 PARTES
Apocalipse 1:4,5 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Veja o Tema: Apoc.4:5
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
(OS sete espíritos é a plenitude do espírito, que apenas Jesus suporta, Apoc. 3:1) Não se trata de Isaías 11:1-7 (são 6 espíritos)
NOTA GERAL: No apocalipse inteiro não tem a palavra composta: "espírito santo"!

JOÃO VÊ JESUS É O DESCREVE DETALHADAMENTE
Apocalipse 1:12-16 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente
, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
João vê todos no CÉU e os descreve em detalhes menos o "espírito".

MENSAGENS DE JESUS À CONG. ÉFESO
Apocalipse 2:1 Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
NOTA: Estes dizeres são de Jesus inspirado pelo "espírito"; note que à partir da congregação Tiatira o espírito não "diz" mais nada, subentendendo que é Jesus falando inspirado pelo espírito de Jeová. (revelação de Jesus que Deus lhe deu). Apoc. 1:1.
O ESPÍRITO FALOU PELA BOCA DE JESUS

MENSAGENS DE JESUS À CONG. ESMIRNA
Apocalipse 2:8 E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 2:11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
NOTA: Estes dizeres são de Jesus inspirado pelo "espírito"; note que à partir da congregação Tiatira o espírito não "diz" mais nada, subentendendo que é Jesus falando inspirado pelo espírito de Jeová. (revelação de Jesus que Deus lhe deu). Apoc. 1:1.
O ESPÍRITO FALOU PELA BOCA DE JESUS

MENSAGENS DE JESUS À CONG. PÉRGAMO
Apocalipse 2:12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Apoc. 1:16
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 2:17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
O ESPÍRITO FALOU PELA BOCA DE JESUS
NOTA: ESTES DIZERES SÃO DE JESUS INSPIRADO PELO "ESPÍRITO"; NOTE QUE À PARTIR DA CONGREGAÇÃO TIATIRA O ESPÍRITO NÃO "DIZ" MAIS NADA, SUBENTENDENDO QUE É JESUS FALANDO INSPIRADO PELO ESPÍRITO DE JEOVÁ. (revelação de Jesus que Deus lhe deu) Apoc. 1:1.

MENSAGENS DE JESUS À CONG. TIATIRA
Apocalipse 2:18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 2:29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
O ESPÍRITO NÃO FALOU NADA...

MENSAGENS DE JESUS À CONG. SARDES
Apocalipse 3:1E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 3:6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
O ESPÍRITO NÃO FALOU NADA

MENSAGENS DE JESUS À CONG. FILADÉLFIA
Apocalipse 3:7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 3:13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
O ESPÍRITO NÃO FALOU NADA.

MENSAGENS DE JESUS À CONG. LAODICÉIA
Apocalipse 3:14 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
CONSELHOS ELOGIOS E ADMOESTAÇÕES
Apocalipse 3:22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
O ESPÍRITO NÃO FALOU NADA

VISÃO JEOVÁ SENTADO NO TRONO
Apocalipse 4:2,3 E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
João vê todos no CÉU e os descreve em detalhes menos o "espírito".
Apocalipse 5:7 E veio (O CORDEIRO), e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
(o espírito não estava a esquerda)
O ESPÍRITO FOI VISTO NO CÉU COMO "SETE LÂMPADAS"

VISÃO DO ESPÍRITO DIANTE DO TRONO NO CÉU
Apocalipse 4:5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus. Vide Apoc. 3:1>Jesus tem os sete espíritos.
ÚNICA COISA IMPESSOAL NO CÉU DIANTE DO SENTADO NO TRONO.
O ESPÍRITO FOI VISTO NO CÉU COMO "SETE LÂMPADAS"
 
Apocalipse 4:8 E os quatro animais (QUERUBINS) tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos (ESPÍRITO SANTO, Ez.); e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor (JEOVÁ) Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
Apocalipse 5:6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 14:13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.
O "espírito" inspirou alguém no céu para dizer as palavras.

APOCALIPSE 18 -QUEDA DE BABILÔNIA- SEM MENÇÃO DO ESPÍRITO

APOCALIPSE 16 E 19 - ARMAGEDOM - SEM MENÇÃO DO ESPÍRITO
O "espírito" não vem no Armagedom com todos demais: Jeová, Jesus, os santos anjos, a noiva, e os escolhidos já arrebatados. Sal 110:5,6; Apoc. 1:4;8; Apoc.16:14,15; Apoc.17:14 (noiva vem); Apoc. 19: 2-7,15; Apoc. 22:12-15.
 
APOCALIPSE 20 - REINO MILENAR - SEM MENÇÃO DO ESPÍRITO

APOCALIPSE 21 - NOVA JERUSALÉM - SEM MENÇÃO DO ESPÍRITO
Jeová Jesus e os 144.000 estarão na Nova Jerusalém, apenas o espírito que não.
Apocalipse 22:17- E o Espírito e a esposa (AMBOS ABSTRATOS) "dizem": Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
O "espírito" inspira a noiva (os 144:000) para convidar a Grande Multidão. Apoc.7:9
 
POR QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO FOI PERSONIFICADO NO CÉU? APOC. 4:5
PARE E PENSE
Existe pessoa abstrata?
Cadê a pessoa do e.s no Apocalipse?
Mostre um versículo no Apocalipse que o espírito é pessoa.
Existe espírito abstrato que é pessoa? Ele é visto e definido por 4 lâmpadas?
Por que o espírito é chamado de "sete espíritos" no Apocalipse?
Por que o espírito não faz nada até o final do milênio?
Por que o espírito no céu não aparece com corpo?
Por que não recebe honra, glória, adoração no céu?
Por que o espírito é excluído das visões de João no céu?
Por que o espírito não está na nova Jerusalém?
Por que o espírito é excluído das visões de João no céu?
Por que o espírito não aparece na transmissão do Apocalipse às congregações? Apoc. 1:1,2
Por que o espírito "é visto" no milênio?
Por que o espírito não tem funções no milênio?
Por que além de Apocalipse, em outras visões celestiais o "espírito" também não é personalizado?
Por que o "espírito" no Apocalipse fala pela boca de Jesus? Apoc. 3:1.
Por que a Bíblia omite o espírito na cadeia de pessoas para a transmissão de Apocalipse? Ap 1:1,2.
Por que o espírito santo não foi personificado no céu?* Apoc. 4:5

ESPÍRITO SANTO: O PERSONALIZAR DE COISA IMPESSOAL.
5 REGRAS IMUTÁVEIS DE PERSONALIZAÇÃO NA BÍBLIA:
1- A Bíblia personaliza qualquer coisa impessoal,  mas, jamais  tal coisa se tornará uma pessoa*
Exemplos de personalização de coisas impessoais pela Bíblia:
“Eu” (ego), sabedoria Prov. 8:1a33: 9:1a18, tribos de Israel. Jer. 31:1,3
Guiar, A palavra de Deus, Salm. 119:105, 2 Tim 3:16.
Falar, sangue, noiva: Gên 4:10, Apoc.22:17.                               
Ouvir, os céus e Terra: Isaías 1:2.                             
Glorificar, obras cristãs: Mat.5:16, Rom. 11:13.                               
Mostrar, os céus: Sal.19:1.                                             
Anunciar, coisas escritas: 1Cor.10:11.                                  
Vontade, Criação, Rom. 8:20.                                          
Emoções: Mar, rios, montes: Sal. 96:11,12; 98: 7a9.                                
Mente: Rom 8:27, A Bíblia, Heb.4:12 (discerne).
Pensar: O coração, Prov. 15:28.  
Interceder, Ajudar As nações: Zac.1:15.                                       
Mentir a Ele: À verdade, Tiago 3:14.                                
Blasfemar, nome de Deus. Atos 6:13, Rom. 2:24, Apoc.13:6.
Pecar contra, nosso corpo: 1 Cor.6:18.                                   
Comandar, enviar, impedir O coração, Ex.35:21                                         
Consolar, as escrituras, a Bíblia. Rom.15:4.                      
Ensinar, a graça, a Bíblia: Tito 2:11,12, 2 Tim.3:16.
Ter voz e vontade própria, o vento João 3:8
Fazer julgamentos, a Bíblia. Heb. 4:12.
Dar testemunho, água, sangue. 1 João 5:6,7,8
Declarar, os céus. Salmo 19:1
Reinar, a morte, paz. Rom. 5:17, Col 3:15
Ter poder, a sepultura. Salmo 89:48
Convencer, a paciência. Prov. 25:15
Tomar decisões, a sorte. Jos. 19:1, 24; At. 1:26; Ester 9:24; Nu. 33:54
Interceder, as nações, Zac. 1:15
Usar pronome pessoal,  Jer. 31:3

2- Quando a Bíblia dá uma tratativa impessoal  para alguma coisa supostamente pessoal, ela  nunca se tornará uma pessoa. É caso irreversível.
Exemplos de tratativas impessoais para algo supostamente pessoal, pela Bíblia:
O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM:
Nome próprio, Sal. 83:18.  
Diálogo com humanos, Mat.21:20,21    
Dialogo com Jeová, Gen.15:2,4.
Dialogo com Jesus. Apoc.1:12,13.
Dialogo com Anjos. Apoc.22:8,9.   
Acessível a pedido. Luc.11:13.
Receber saudações. 1 Cor.1:2,3.
Mostrar sua aparência. Apoc.1:12a18.  
Grau de parentesco. Mat.3:17.
Ser ALMA. Is. 42:1
Receber honra, glória, prêmio. Apoc.5:13.    
Ser conhecido. João 17:3
Ser amado. Marcos 12:28-31.
Compartilhar o reino Apoc.11:15.                                                                       
Ser imitado, 1 Cor.11:1.
Ser taxado pessoa. Ex.15:3                                                                             
Ser profeta, Deut. 18:18
Ser Apóstolo. Heb. 3:1
Compartilhar na salvação. Apoc.7:10
Estar presente em ocasiões extremamente IMPORTANTES. Dan. 7:9a18.
Ter amigos. Tiago 2:23.                                                                  
Ninguém precisa ter fé nele. João 14:1.
Não é necessário temê-lo. Apoc 14:7
Usa pessoas para falar. 2 Sam. 23:2.
Encher outra pessoa, Atos 2:4.
Ser derramado em outra pessoa. Joel 2:28.  
Ser repartido, Num.11:16,17, Isaías 63:11.
Pousar noutra pessoa, Num.11:25.
Cair noutra pessoa. Atos 10:44.
Ser soprado numa pessoa. João 20:22.
Pode-se "beber" espírito santo. 1 Cor. 12:13
Não tem membros corporais.

3- A Bíblia nunca personaliza totalmente  algo  impessoal.
Este algo impessoal personalizado parcialmente nunca será realmente uma pessoa.
Exemplos de personalização parcial para algo supostamente pessoal, pela Bíblia:
O espírito santo não é personalizado no céu antes de ser derramado, e na terra é personalizado praticamente durante o primeiro século do Cristianismo,  mas  em algumas ocasiões.
O espírito santo não tem passagens como pessoa no Apocalipse inteiro. Não é visto como pessoa no Reino milenar e na Nova Jerusalém.

ESPÍRITO SANTO PERSONALIZADO PARCIALMENTE
UM grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando a ausência de personalidade. Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares .

4- Para se determinar a personalidade de uma coisa, primeiro é imperativo  averiguar se esta coisa está sendo personificada ou não.
Não adianta, por exemplo, dizer que o coração é uma pessoa por ele ter sentimentos e emoções. Embora ele seja impessoal, ele pensa, medita, responde e etc. Prov. 15:28.   
Que dizer do espírito santo de Jeová? Nas poucas vezes que o espírito de Deus é personalizado, ele faz coisas que são próprias de pessoas. Efésios 4:30. (comparado a um selo).

5- Prova final: É ou não é personalização? O último parâmetro para confirmar a personalização de algo: A Bíblia diz diretamente que a coisa que está sendo personalizada é impessoal.
No caso da personalização do espírito santo, diz a Bíblia claramente que ele não é uma pessoa. Observe Isaías 40:13,26, abaixo: "Quem *mediu o espírito de Jeová , E quem pode instruí-lo como seu conselheiro? ... “Ergam os olhos para o céu e vejam. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número; Ele chama a todas elas por nome. Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder , Não falta nem sequer uma delas.


CONCLUSÃO:
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
Portanto, inventar uma boca e voz própria e audível para o espírito santo é heresia!

No livro de Apocalipse inteiro, não ocorre nenhum fato, ação, adoração, honra, glória, diálogo, visão dele, que pudéssemos identificá-lo como pessoa.
Podemos correr a Bíblia de ponta a ponta que ´"espírito" no céu jamais vai ser personalizado e nem é uma pessoa.
Por exemplo: Daniel 7:1-16, Isaías 6:1-10, Ezequiel 1:9-21  

Tito 3:5,6. Ele nos salvou (não por causa de obras justas que tivéssemos realizado, mas por causa da sua misericórdia) por meio do banho que nos trouxe à vida e por nos renovar pelo espírito santo.  Ele derramou esse espírito ricamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Usa-se água e sangue de Cristo para lavar e derramar muito espírito santo também para lavar-nos como também batizar-nos.  


MATÉRIAS ADICIONAIS
ESPÍRITO SANTO: JESUS AO PERSONIFICÁ-LO, BLASFEMOU CONTRA ELE?











Voltar para o conteúdo