ESPÍRITO SANTO É CRIADOR OU FERRAMENTA NA CRIAÇÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO É CRIADOR OU FERRAMENTA NA CRIAÇÃO?

O ESPÍRITO SANTO É CRIADOR?
Todos sabem claramente que no convite de Jeová à Jesus para participar na Criação Geral do universo,  o espírito santo não estava incluso. Gên. 1:26.
A prova cabal do espírito santo não ser criador está  João 1:1-3, onde somente Jesus estava presente e apenas ele foi INTERMEDIÁRIO na criação inteira de Jeová.

Então conclue se que os possíveis textos que supostamente chama o espírito santo de criador, é um entendimento errôneo da Palavra de Deus. Perceba  abaixo que o espírito santo é a ferramenta de Jeová emprestada ao "VERBO" para executar o projeto criativo de Jeová.

Outro ponto que prova que o espírito santo é ferramenta na criação é Jesus apontou somente Jeová como o único criador. Mat 19:4. Outrossim na Bíblia não existem criadores e sim participantes na Criação. Repare que não se usa criar para o espírito santo.

NOTE note nos textos abaixo que o espírito santo é supostamente Criador.
(Gênesis 1:2) "A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas." Gên.1:2 Trad. Pastoral.
http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P8.HTM
"Ora, a terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." Gên. 1:2 Trad. Jerusalém, Nova edição, revista 1985.

A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade pode ser chamada de espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça.

Os milagres que Jesus Cristo fez na terra foram feitos pelo espírito de Deus, a sua força ativa. “Se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o reino de Deus vos tem realmente alcançado.” (Mat. 12:28)
Foi esta força ativa que deu a Sansão força para a execução de atos fantásticos, tais como o de matar mil homens com uma queixada de jumento e o de levar embora os portões de uma cidade. (Juí. 15:14, 15; 16:3)

Por meio dela, outros homens, tais como o pai de João Batista, foram movidos a profetizar. (Luc. 1:67) Ela envolveu 120 discípulos de Jesus Cristo em Pentecostes e os possibilitou a falar em línguas diferentes, a curar enfermos e a ressuscitar mortos. O espírito foi derramado sobre eles deste modo; Deus os batizou nele. (Atos 2:17) Assim, a palavra “espírito”, freqüentemente é usada para se referir à poderosa força ativante de Deus em operação para fazer a vontade dele.

(Jó 33:4)  Foi o espírito de Deus que me fez, E o fôlego do Todo-Poderoso me fez viver.
Reconhecendo a Jeová como o Dador da vida do homem, um escritor bíblico disse: “É ele mesmo quem dá a todas as pessoas vida, e respiração, e todas as coisas. E ele fez de um só homem toda nação dos homens, para habitarem sobre a superfície inteira da terra.” (Atos 17:25, 26, NM)
Considere também o que Eliú disse: “O espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me deu a vida.” (Jó 33:4, Maredsous) Estes homens não se envergonhavam de reconhecer a Deus como Aquele que lhes deu a vida;

(Salmo 33:6) Por meio da palavra de Jeová foram feitos os céus; E por meio do espírito da sua boca, tudo que há neles.
O que é o “espírito”, ou “fôlego”, da boca de Jeová? Esse espírito é a força ativa de Deus, ou espírito santo, que ele usou na criação dos céus literais. (Gênesis 1:1, 2) É chamado de espírito de sua boca porque, assim como um poderoso fôlego, pode ser enviado para realizar coisas à distância.
PARE E PENSE: Será que uma pessoa ou ferramenta abstrata que Jeová usa como meio de Criar pode ser um criador? Nas escrituras sagradas só existe um CRIADOR. Ecles. 12:1; Mat. 19:4-6.

(Salmo 104:30) Se envias teu espírito, são criados.
A palavra “espírito” também é usada na Bíblia em vários sentidos. Dirigindo-se a Deus em oração, o salmista disse: “Se envias teu espírito, são criados.” (Salmo 104:30)
Este espírito não é o próprio Deus, mas uma força enviada ou usada por Deus para realizar o que ele quer. Por meio dele, Deus criou os céus físicos, a Terra e todas as coisas viventes. (Gênesis 1:2; Salmo 33:6)
Seu espírito é chamado de espírito santo. Deus usou seu espírito santo para inspirar os homens que escreveram a Bíblia. (2 Pedro 1:20, 21) Portanto, o espírito santo é a força ativa invisível que Deus usa para cumprir seus propósitos.

CRIAR X FAZER: QUAL É A DIFERENÇA?
Criar significa basicamente projetar, planejar. Deus é o criador dos céus e da terra, ele não simplemente modifica a matéria preexistente, mas cria a matéria a existência do nada. Lembrando que antes de haver a criação, existia Deus e o nada absoluto. Sal 33.9; Heb. 11:3.

"Criar" significa não existir nada, e à partir desse nada, Jeová dá existência até para os elementos necessários para a vida e tudo mais serem criados também.
Criar" bará é termo polissêmico e pode ter mais significados, e pode se aplicar a criar algo com matérias preexistentes. Gên. 1:27 (o homem)
Criar no hebraico "bará" é aplicado apenas a Deus.

"Fazer" ou formar significa pegar os elementos que vieram a existência por Deus e trabalhar em cima da matéria prima existente.
"Fazer" do hebraico "asah" são aplicados tanto para Deus como para o Filho agindo em algo preexistente ou não. Pode também significar criar em sentido relativo. Gên.1:16.

Exemplo maior disso é que Jeová à partir do nada "criou" asah, seu Filho unigênito celestial. Prov. 8:22,23,24,31.
Portanto, O Pai cria e faz. O Filho apenas faz. Isaías 45:18; Prov. 8:30. A palavra hebraica ba·ráʼ e a grega ktí·zo, ambas significando “criar”, são usadas exclusivamente com referência à criação divina.

QUESTIONAMENTO DE LEITORES
01- O seu ponto de vista é que o Espírito Santo é uma força ativa e o poder de Deus?
A Palavra de Deus chama o espírito santo de Deus de força ativa e poder de Deus DIRETAMENTE, sem rodeios. Isaías 40:13,26.

02- Deus criou todas as coisas, mas porém a Bíblia também mostra que o Espírito Santo é criador,  o Pai Jeová é criador e Jesus também é criador de todas as coisas; então foi o Deus trino né que criou todas as coisas.
Infelizmente o único texto que existe na Bíblia que "parece" que o espírito é criador é Salmo 104:30: "Se envias Teu espírito, são criados; e renovas  a face da terra."
Infelizmente a interpretação deste versículo é clara: Quem envia o Seu espírito que é o Criador. Jamais o enviado é criador, mas ferramenta na criação.
Não existe na Bíblia a palavra criadores e ela só é usada para o Pai. Mateus 19:4,5. Eclesiastes 12:1, Mal. 2:10


03 -Gostaria de saber se existe na Bíblia um único versículo de algo inanimado convencendo alguém? João 16: 8-10.
A paciência convence até um governante. Prov. 25:15.
Note que João 16:8-10 Jesus afirmou que usava figura de linguagem para o espírito santo de Jeová. João 16:25.

04- Gostaria também de saber se existe um versículo na Bíblia de algo inanimado tomando decisões?
A "Sorte"  decide muitas coisas importantes. Provérbios 16:33, Josué 19:1,24; Atos 1:26; Lev. 16:10; Ester 9:24; Núm. 33:54

05- Gostaria de saber se existe um versículo na Bíblia de algo inanimado fazendo interseções? Rom. 8:26,27
Leia Romanos 8:26,27. Perceba que a intercessão do espírito de Jeová é feita de acordo com a vontade de Jeová. Jeová é quem comanda o Seu espírito. Isaías 40:13; Romanos 8:27
Interceder, Ajudar As nações: Zac. 1:15.  

06- Gostaria também de saber se existe um versículo na Bíblia mostrando algo inanimado usando o pronome pessoal eu para ele mesmo?  
Jeremias 31:3;  De longe Jeová apareceu a mim  (nação de Israel) e disse: “ Eu amo você com um amor eterno. Por isso eu a atraí a mim com amor leal.

07- E por último gostaria de saber se existe um versículo na Bíblia mostrando algo inanimado escolhendo pessoas e obreiros? Atos 13:2; 20:28.
Será que em Atos 13:2 o espírito de Jeová disse alguma coisa com sua própria voz?  Leia o Texto e contexto. A Igreja orava e recebeu o espírito santo e através da boca dos profetas que inspirados indicaram Barnabé e Saulo para serem obreiros.

Já viu o espirito santo cochichando baixinho nas orelhas dos da dianteira indicando quem serão os novos bispos e presbíteros?  Atos 20:28.
Nunca acontecerá isso. Então como que o espírito santo "escolhe" os futuros Bispos e Presbíteros?   Note que os prospectivos novos bispos e auxiliares são escolhidos pelos da dianteira da igreja com orientação perita do espirito santo contidas na palavra de Deus, a Bíblia. 1 Tim 3:1-13; Tito 1:5-9.

08- Mas e se Jeová fosse uma trindade?
Não seria isso possível pois como a Trindade convidaria seu Filho para participar na criação? Gên. 1:26; Deut. 6:4.

09- E se Jesus fosse o Jeová do Velho testamento?
Mesmo lá no Velho testamamento O Pai e o Filho eram distintos. Prov. 30:4.


CONCLUSÃO
JESUS NUNCA DISSE: "o espírito de Deus é DEUS.
Por que o espírito santo não é visto trabalhando junto com o Pai e o Filho desde a criação? João 5:17.
CRIADOR: PALAVRA QUE TRINITÁRIO QUERIA VER NA BÍBLIA PARA JESUS E PARA O ESPÍRITO SANTO.


MATÉRIAS ADICIONAIS






Voltar para o conteúdo