ESPÍRITO SANTO: O QUE É MENTIR, PECAR, BLASFEMAR E ENTRISTECE-LO?
"E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem blasfemar contra o espírito santo não será perdoado". (Lucas 12:10)
Faça um quadro mental: Deus é uma TRINDADE. SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS.
Por que só pecados Crassos e blasfêmias contra a "suposta" TERCEIRA PESSOA são IMPERDOÁVEIS? Que dizer das blasfêmias e pecados GRAVES contra Jeová o Deus todo poderoso? Por que Jesus não mencionou as blasfêmias contra Jeová?
Veja o fato realmente do texto acima.
Podemos obter perdão de Jeová se pecarmos contra o FILHO. Mas quando Jeová encheu e derramou seu espírito santo num servo Dele aí a coisa complica. O Seu servo estaria PECANDO CONTRA O DONO DA FORCA ATIVA depois de aprovado com o espírito santo. CASO CONTRÁRIO, JESUS ESTARIA PERMITINDO OS PECADOS E BLASFÊMIAS CONTRA O DEUS JEOVÁ.
Um dos assuntos mais complexo, polêmico e GRAVE da bíblia é o PECADO e a BLASFÊMIA contra o espírito santo.
Muitos têm dito que não se peca, não se blasfema, não se mente e nem entristece uma FORÇA ATÍVA; E que o E.S. é realmente uma PESSOA.
Mas biblicamente não é assim:
01- Pecar contra coisas inanimadas: "Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo". 1 Cor. 6:18 ALA.
02- Blasfemar coisas inanimadas: "E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu". Atos 6:13, Rom. 2:24, Apoc. 13:6. ALA.
03- Entristecer coisas inanimadas: Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, [ou ao contrário entristece] para que eu possa replicar àquele que me escarnece"
04- Mentir a coisas inanimadas. "Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade". Tia. 3:14. ALA.
PERGUNTAS DOS LEITORES:
01- Em que sentido alguém mente para Deus, quando mente ao espírito santo?
RESPOSTA: “Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” Mat. 12:31, 32, ALA:
Se o Espírito Santo fosse uma pessoa e fosse Deus, este texto estaria contradizendo terminantemente a doutrina da Trindade, pois significaria de alguma forma que o Espírito Santo é maior do que o Filho. Ao invés, o que Jesus disse mostra que o Pai, de quem é o “Espírito”, é maior do que Jesus, o Filho do homem. Portanto só existe pecado contra Jeová, em que o pecador com espírito santo está pecando deliberadamente.
Pedro, Ananias, Safira e todos estavam em Pentecostes quando receberam o espírito santo de Jeová. Atos 2:1,5,6,14,17,38,43-45; 4:8,31-37; 5:1-5.
Quando Ananias e Safira esconderam parte de suas propriedades, mentiram para o dono do espírito santo. Desprezaram a ferramenta de Jeová realizar tudo que Ele quer.
Estar debaixo de espírito santo e mentir para quem está com espírito santo é brincar com Jeová.
Os fariseus fizeram algo semelhante a este de Ananias e Safira, e pecaram contra o espírito santo de Jeová. Acusaram Jesus de estar com os espírito de Belzebu para expulsar os demônios. Com certeza blasfemaram contra Jeová. Mat. 10:25; 12:24,27; Mar.3:22; Luc. 11:15,18,19,20.
Pode se blasfemar contra coisas inanimadas. Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6; Etc.
02- Por que Jeová não admite pecados e blasfêmias contra o Seu espírito santo se ele é uma ferramenta inanimada?
RESPOSTA: Jeová é extremamente zeloso com tudo que é Seu. Especialmente tudo que é consagrado, dedicado, tudo que O representa e tudo que usa para realizar Seus propósitos. Quando um ser humano desrespeita qualquer uma de Suas coisas consagradas, até mesmo abstratas a pena é a morte.
Observe "E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Apoc.13:6, ALMEIDA, revista e corrigida
Entretanto existem muitos exemplos que Deus não permite pecar contra coisas abstratas. Outros exemplos: Uzá Tocou na Arca sagrada sem autorização morreu; Pessoas não sacerdotais que entraram no santo do templo morreram; Fariseus que acusaram Jesus de expulsar os demônios com Belzebú, foram condenados à Geena, por blasfemar contra o espírito santo de Jeová, neste caso acusando Jesus de "feiticeiro"; Executar tarefas sacerdotais sem estar habilitado para isso, pena de morte.
03- O espírito santo derramado sobre Ananias e Safira em pentecostes era de Quem? Joel 2:28-30.
Pode uma pessoa beneficiada pelo derrame do espírito santo de Jeová cometer fraudes, mentiras, inclusive mentindo também a outro servo de Deus com o mesmo espírito santo de Pentecostes? (Pedro)
Impossível! Mentir contra coisas abstratas de Jeová que sejam consagradas à Ele é blasfêmia! Apoc. 13:6.
EXAMINEMOS TRÊS CASOS DE PECADOS GRAVES ENVOLVENDO O ESPÍRITO SANTO DE JEOVÁ.
01- SAUL.
Primeiro Rei UNGIDO de ISRAEL a sentar no trono de Jeová.
Pecado. Ele presunçosamente ofereceu o sacrifício e não obedeceu ao mandamento de Jeová, dado por meio do Seu representante Samuel, de esperar que Samuel oferecesse o sacrifício. (Veja 1Sa 10:8
Na guerra contra os amalequitas, Saul violou a ordem de Jeová por poupar o melhor do rebanho e da manada, bem como o rei deles, Agague.
Daí, o próprio Samuel matou Agague. Depois, Samuel afastou-se de Saul e nunca mais tiveram contato entre si. 1 Sa. 15:1-35.
Saul tenta matar Davi várias vezes. Saul se volta para o espiritismo sem a ajuda do Profeta Samuel. Cerca de um ou dois anos mais tarde (1 Sa. 29:3), os filisteus vieram contra Saul.
Este, sem o espírito e a orientação de Jeová, e deixado entregue a um estado mental reprovado, voltou-se para o espiritismo, uma transgressão passível de morte. (Le 20:6).
02- DAVI.
Segundo Rei UNGIDO de ISRAEL a sentar no Trono de Jeová.
Pecado. "Tudo começou quando o rei, ao observar do seu terraço a bela Bate-Seba banhar-se, entreteve desejos errados. (Tg 1:14, 15)
Depois de saber que o marido dela, Urias, havia ido participar na guerra, Davi providenciou que a mulher fosse trazida ao seu palácio, onde teve relações sexuais com ela. Com o tempo, o rei foi informado de que ela estava grávida.
Sem dúvida, temendo que Bate-Seba fosse publicamente exposta e morta por conduta imoral, Davi imediatamente avisou o exército para que Urias se apresentasse a ele em Jerusalém, na esperança de que Urias passasse a noite com sua esposa.
Mas, embora Davi o tivesse embebedado, Urias recusou-se a dormir com Bate-Seba. Em desespero, Davi o enviou de volta às tropas, com instruções secretas ao comandante Joabe para que Urias fosse destacado para as linhas de frente, onde certamente seria morto.
A trama deu certo.
Urias morreu em batalha, sua viúva guardou o costumeiro período de luto, e então Davi casou-se com a viúva antes que o povo da cidade soubesse que ela estava grávida". — 2Sa 11:1-27.
Por isso Davi arrependido pode dizer a Jeová: "Não retires de mim o teu espírito". Sal. 51:11.
03- ANANIAS E SAFIRA. Hananiah (Hananias), significando “Jeová Tem Mostrado Favor; Jeová Tem Sido Clemente.
Casal de cristãos UNGIDOS com o E.S de Jeová.
Membros da primitiva congregação cristã de Jerusalém. Depois de Pentecostes de 33 EC, cuidou-se das necessidades físicas dos crentes que haviam ficado em Jerusalém por uma ajuda mútua entre os cristãos.
Estabeleceu-se para este fim um fundo comum. Este foi sustentado por contribuições equivalentes ao preço de campos e de casas vendidos por membros da congregação e então voluntariamente doadas. (At 4:34-37)
Ananias vendeu um campo, e, com o pleno conhecimento da sua esposa, apresentou uma parte do dinheiro obtido, mas aparentando entregar o pleno montante, sem dúvida para granjear certa medida de elogio e estima na congregação.
No entanto, pelo dom especial de conhecimento, por meio do espírito,Pedro discerniu o fingimento dele, expondo-o como ‘trapaceando o espírito santo e a Deus’, e Ananias caiu e expirou. Quando os homens que o sepultaram voltaram depois de cerca de três horas, encontraram também a esposa dele, Safira, morta por tentar manter o mesmo fingimento. At 5:1-10.
Observou que Ananias "brincou" com o espírito santo de Jeová igual aos fariseus? Ele estava entre os ungidos em Pentecostes.
PERGUNTAS DOS TRÊS CASOS ACIMA E DEMAIS OCORRÊNCIAS NA BÍBLIA ENVOLVENDO O E.S:
01- As pessoas que pecaram, mentiram, entristeceram, ou blasfemaram oraram a QUEM pedindo o Seu E.S. anteriormente? Pode se Orar ao E.S? Luc. 11:13.
02- As pessoas que pecaram, mentiram, entristeceram, ou blasfemaram estavam o com o E. S. de QUEM? Is. 61:1.
03- QUE NOME e a PESSOA de QUEM é PREJUDICADA, nas blasfêmias e pecados contra o E.S.? Apoc 13:6.
04- QUEM é a PESSOA que julga se houve pecado contra o E. S.? Sal. 51:11,15.
05- QUEM faz a remoção ou permite a continuação do FLUXO do E.S. nas pessoas depois de pecados graves? Sal. 51:11,15.
06- O relacionamento com QUEM é prejudicado depois de pecados contra o E.S.? Sal. 51:11,15.
07- QUEM dá as devidas sentenças e punições em cada caso de pecados contra o E.S.?
Quem deu as sentenças para os pecados mencionados acima de SAUL, DAVI, ANANIAS E SAFIRA?
08- Qual é o Prejuízo que Jeová traz as pessoas que não valorizam SEU ESPÍRITO? Deut. 34:9-12, Atos 2:38.
09- Não pode blasfemar contra Jeová Deus, Seu Nome, Sua Casa, Seu espírito. Mas pode blasfemar contra Seu Filho. Luc. 12:10, Apoc. 13:6.
10 - É pecado identificar corretamente o espírito santo de Jeová? 2 Cor. 11:4.
PERGUNTAS DOS LEITORES
01- Como é possível contristar o espírito santo de Deus, visto que ele não é uma pessoa?
RESPOSTA:
Se desconsiderássemos o conselho bíblico escrito sob a orientação do espírito santo, poderíamos desenvolver tendências que levariam ao pecado deliberado contra o espírito, à perda do favor de Jeová e, por fim, à destruição. (Mateus 12:31, 32) Embora talvez não estejamos pecando gravemente neste momento, poderíamos estar indo na direção errada, o que, por fim, poderia nos conduzir a um rumo contrário à orientação do espírito. Em tais circunstâncias, estaríamos contristando o espírito santo.
02- Por que Ananias e Safira pecaram contra DEUS ao mentirem para o espírito santo? Atos 5:1-5.
Pedro, Ananias, Safira e todos estavam em Pentecostes quando receberam o espírito santo de Jeová. Atos 2:1,5,6,14,17,38,43-45; 4:8,31-37; 5:1-5.
Quando Ananias e Safira esconderam parte de suas propriedades, mentiram para o dono do espírito santo. Desprezaram a ferramenta de Jeová realizar tudo que Ele quer.
Estar debaixo de espírito santo e mentir para quem está com espírito santo é brincar com Jeová.
Os fariseus fizeram algo semelhante a este de Ananias e Safira, e pecaram contra o espírito santo de Jeová. Acusaram Jesus de estar com os espírito de Belzebu para expulsar os demônios. Com certeza blasfemaram contra Jeová. Mat. 10:25; 12:24,27; Mar.3:22; Luc. 11:15,18,19,20.
Pode se blasfemar contra coisas inanimadas. Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6; Etc.
EXEMPLO DE PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO
Jeová Deus, com seu espírito santo, inspirou seus 40 profetas e redigiu 66 livros das Escrituras Sagradas. Ele assentou por escrito na sua palavra o Seu Nome Próprio YHVH cerca de 7000 vezes.
Tradutores retiram o Seu Nome Próprio (Jeová no Português) e O substituíram por um PRONOME " SENHOR" ! Apoc. 13:6.
ESTE É MAIS UM PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO! POIS é um atentado (BLASFÊMIA) contra o PRÓPRIO DEUS JEOVÁ. CONFIRA: E ela (besta) abriu a boca em blasfêmias contra Deus para blasfemar contra o seu nome e contra a sua morada, sim, contra os que moram no céu. Apoc. 13:6.
CONCLUSÃO:
O E.S. não tem nome para manter sua reputação. A reputação que fica manchada nos pecados e blasfêmias contra o E.S é só do NOME DE JEOVÁ, Seu proprietário.
Portanto, não confunda nunca mais o que é blasfemar, pecar, "entristecer" o ESPÍRITO SANTO DE JEOVÁ.
QUEM O "OFENDE", "OFENDE" próprio SEU DONO. luc. 11:13.
PESQUISA PROFUNDA:
Espírito
A palavra grega pneú·ma (espírito) deriva de pné·o, que significa “respirar ou soprar”, e crê-se que a palavra hebraica rú·ahh (espírito) derive duma raiz que tem o mesmo sentido.
Rú·ahh e pneú·ma, portanto, significam basicamente “fôlego”, mas têm significados ampliados além do sentido básico. (Veja Hab 2:19; Re 13:15.)
Podem também significar vento; a força vital nas criaturas viventes; o espírito que a pessoa revela ter; pessoas espirituais, inclusive Deus e suas criaturas angélicas; e a força ativa de Deus, ou Seu espírito santo. (Veja Lexicon in Veteris Testamenti Libros [Léxico dos Livros do Velho Testamento], de Koehler e Baumgartner, Leiden, 1958, pp. 877-879; Hebrew and English Lexicon of the Old Testament [Léxico Hebraico e Inglês do Velho Testamento], de Brown, Driver e Briggs, 1980, pp. 924-926; Theological Dictionary of the New Testament [Dicionário Teológico do Novo Testamento], editado por G. Friedrich, traduzido para o inglês por G. Bromiley, 1971, Vol. VI, pp. 332-451.)
Todos estes significados têm uma coisa em comum: todos se referem a algo invisível para a visão humana e que dá evidência de força em ação.
Tal força invisível é capaz de produzir efeitos visíveis.
Outra palavra hebraica, nesha·máh (Gên 2:7), também significa “fôlego”, mas tem sentido mais limitado do que rú·ahh.
A palavra grega pno·é parece ter um sentido limitado similar (At 17:25) e foi usada pelos tradutores da Septuaginta para verter nesha·máh.
Vento.
Consideremos primeiro o sentido que talvez seja mais fácil de compreender. O contexto, em muitos casos, mostra que rú·ahh significa “vento”, como “vento oriental” (Êx 10:13), os “quatro ventos”. (Za 2:6) A menção de coisas tais como nuvens, tempestades, o vento levar palha, ou coisas de natureza similar, que aparecem no contexto, freqüentemente torna evidente este sentido. (Núm 11:31; 1Rs 18:45; 19:11; Jó 21:18)
Por se usarem os quatro ventos para significar as quatro direções — leste, oeste, norte e sul — rú·ahh às vezes pode ser traduzido ‘direção’ ou ‘lado’. — 1Cr 9:24; Je 49:36; 52:23; Ez 42:16-20.
Jó 41:15, 16, diz a respeito das escamas bem ajustadas do leviatã que “nem mesmo o ar [werú·ahh] pode penetrar entre elas”.
Aqui, novamente, rú·ahh representa ar em movimento, não apenas ar num estado parado ou imóvel. De modo que está presente a idéia de uma força invisível, a característica básica da palavra hebraica rú·ahh.
Evidentemente, o único caso em que, nas Escrituras Gregas Cristãs, a palavra pneú·ma é usada no sentido de “vento” é em João 3:8.
O homem não pode controlar o vento; não pode orientá-lo, dirigi-lo, restringi-lo ou possuí-lo.
Por causa disso, “vento [rú·ahh]” freqüentemente representa aquilo que é incontrolável ou inalcançável pelo homem, algo elusivo, transitório, fútil, de nenhum benefício genuíno. (Veja Jó 6:26; 7:7; 8:2; 16:3; Pr 11:29; 27:15, 16; 30:4; Ec 1:14, 17; 2:11; Is 26:18; 41:29.)
A Força Ativa de Deus; espírito santo.
A grandíssima maioria das ocorrências de rú·ahh e pneú·ma está relacionada com o espírito de Deus, sua força ativa, seu espírito santo. Se o espírito santo é uma pessoa, por que ele é o único na Bíblia que não é chamado de ALMA?
Não é uma pessoa.
Foi só no quarto século EC que o ensino de o espírito santo ser uma pessoa e parte da “Divindade” tornou-se dogma oficial da igreja.
Os primitivos “pais” da igreja não ensinavam isso; Justino, o Mártir, do segundo século EC, ensinava que o espírito santo era ‘uma influência ou um modo de agir da Deidade’; Hipólito tampouco atribuiu personalidade ao espírito santo.
As próprias Escrituras estão unidas em mostrar que o espírito santo de Deus não é uma pessoa, mas é a força ativa de Deus, pela qual ele realiza seus propósitos e executa sua vontade.
Deve-se primeiro notar que as palavras “no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (Al), encontradas em traduções mais antigas em 1 João 5:7, na realidade são acréscimos espúrios ao texto original.
Uma nota de rodapé em A Bíblia de Jerusalém, uma tradução católica, diz que este acréscimo está “ausente dos antigos mss [manuscritos] gregos, das antigas versões e dos melhores mss da Vulg. [Vulgata]”. A Textual Commentary on the Greek New Testament (Comentário Textual Sobre o Novo Testamento Grego), de Bruce Metzger (1975, pp. 716-718), delineia em pormenores a história dessa passagem espúria.
Declara que a passagem é primeiro encontrada num tratado intitulado Liber Apologeticus, do quarto século, e que ela aparece em manuscritos do latim antigo e na Vulgata das Escrituras, a partir do sexto século.
As traduções modernas, como um todo, tanto católicas como protestantes, não incluem essas palavras no corpo principal do texto, por reconhecerem sua natureza espúria. — IBB, MC, PIB.
CONCLUSÃO 1: Podemos blasfemar contra coisas abstratas e não ter perdão. Apoc. 13:6.
OS PECADOS IMPERDOÁVEIS SÃO SÓ CONTRA O ESPÍRITO SANTO?
Enganou-se quem pensa que pecados e blasfêmias imperdoáveis são só contra a força ativa, o espírito santo de Jeová. Mat. 12:31. Jeová concede perdão de pecados até contra seu Filho. Mat. 12:32.
Todavia, pecados graves e blasfêmias propositais sem o arrependimento, contra ELE próprio e demais pertences Seus, embora inanimados, Ele não admite perdão.
Leia o texto seguinte: "E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu . Apoc. 13:6 Almeida Fiel.
E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo". Apoc. 13:6-8. ALMEIDA FIEL
Se prestares detida atenção nesta revelação de Jesus Cristo acima, notará que blasfêmias contra o Próprio Jeová e seus pertences inanimados não são perdoáveis. As blasfêmias contra a própria ferramenta de Jeová, sua força ativa, o espírito santo, também são imperdoáveis.
QUEM JEOVÁ CONSIDERA SANTO?
01- Jesus. Atos 4:27.
02- Seus servos ungidos e súditos do Reino. Apoc. 20:6; 1 Ped 1:16.
03- Seus pertences sagrados:
O espírito santo, Atos 1:8;
Seu monte sagrado, Isaías,11:9; Sal. 2:6; 15:1.
O cômodo santo dos santos, Heb 9:24.
O sacerdócio, 1 Pedro 2:5.
Lugar santo, Mat 24:15, Heb 9:24.
Templo de Jeová, Sal.11:4.
Seu Nome, Ezeq. 38:23; Mat. 6:9; Apoc. 13:6.
CONCLUSÃO 2:
PECADO CONTRA ESPÍRITO SANTO.
Todos os pertences inanimados de Jeová são sagrados. Ele não admite que usemos suas pertences inanimados com desrespeito ou blasfemem contra eles. Apoc. 13:6.
O espírito santo não é Filho de Deus. Não foi criado;Também não tem princípio; não é nosso irmão e não tem nome próprio. Mas note que o "espírito é DE Deus. O que denota isto?
Exatamente o que todas testemunhas de Jeová sempre souberam, que o espírito santo DE Jeová não é pessoa.
Quem peca contra o espírito de Jeová, está desprezando a maior e mais sagrada ferramenta dele. Portanto peca contra Jeová.
Pior ainda quem diz que o espírito Dele faz parte de uma trindade pagã, peca deliberadamente e diretamente contra o dono do espírito.
PESQUISA ADICIONAL: