ESPÍRITO SANTO: NUNCA FOI PESSOA E NEM DEUS - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO: NUNCA FOI PESSOA E NEM DEUS

*PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO*
Mateus 12:31, 32 “Por essa razão, eu lhes digo: Todo tipo de pecados e blasfêmias será perdoado aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada.  Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem falar contra o espírito santo não será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que virá.

Marcos 3:28, 29 Eu lhes digo a verdade: Todas as coisas serão perdoadas aos filhos dos homens, não importa que pecados cometam e que blasfêmias digam.  No entanto, quem blasfema contra o espírito santo nunca terá perdão, mas é culpado de pecado eterno.”

Lucas 12:10,12 E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem blasfemar contra o espírito santo não será perdoado.

O que lhe vem a mente lendo os textos acima? Já imaginou, no Velho Testamento inteiro, Jeová chamou sua energia dinâmica (Is. 40:13,26),  várias centenas de vezes (Is. 40:13,26) de "espírito" sem o "santo".   E somente (2) duas vezes de espírito "santo" . Sal. 51:11, Is. 63:10,11.
PARE E PENSE:
01- Por que os pecados gravíssimos no Velho Testamento eram apenas contra o PAI?
02- Por que nunca ocorreu nenhuma blasfêmia contra o espírito santo de Jeová, no Velho testamento. Sal. 51:11.
03- Quem sempre perdoou ou não os pecados graves do V. Testamento?
04- Será que Jesus resolveu retirar os pecados imperdoáveis (blasfêmias) no Novo Testamento, contra o Pai e incluí-los contra o espírito santo?  
05- Será que no Novo Testamento os pecados contra o Pai foram minimizados? O Pai Jeová doravante aceitaria as blasfêmias contra sua pessoa?
06- Quem é maior, O Pai e dono do espírito santo ou o espírito santo? Isaías 61:1,2
07- Quem é maior, o Filho herdeiro do espírito santo ou espírito santo? João 16:15
08- Quem é Maior: Quem unge, quem é ungido ou o instrumento da unção? Mat. 3:16,17.
09- Na suposta trindade, pode-se blasfemar somente contra um dos membros?
10- Na suposta trindade o espírito santo é maior que os outros membros?
A conclusão do assunto é: No livro de Apocalipse, inclusive até o final do Reino milenar, não se encontra mais blasfêmias ou pecados especificamente contra Jesus, nem contra o espírito santo.  Apenas Jeová e seus pertences sagrados   poderão ser blasfemados.  Porém, quem O blasfemar, será punido com a segunda morte. Apoc. 13:6.
*Não seria melhor "rever" o que é "pecar" contra o espírito santo* ? Tiago 3:14
SPÍRITO SANTO É DEUS* ?
*INTERPRETAÇÃO ERRADA*
"Quem mente, peca ou blasfema contra o espírito santo, mente para Deus". Atos 5:3,4.
Quem blasfema contra as coisas impessoais (santas) devotadas a Jeová, blasfema contra ELE. Tiago 3:14, Apoc. 13:6.

Na nova "Aliança"  (Pacto em Pentecoste) Cristã, Deus incluiu seu santo espírito como o outro Ajudador e Consolador (da mesma espécie) da recém formada congregação. Para isso acontecer O Dono do espírito santo começou a derramar e encher os cristãos de Seu espírito. Lucas 11:13, Atos 2:1-4, 14-28, 2 Cor. 3:3,7-11.  

Portanto, o espírito santo Nunca foi e nunca será DEUS, pois quem cheio de espírito santo pecasse deliberadamente sem arrependimento, teria expectativa de ser destruído, pois o pecado imperdoável era CONTRA O DADOR O ESPÍRITO. Lucas 11:13; Heb. 10:26,27.
*Não existe outro texto em que o espírito santo parece ser Deus* . Isto simbolicamente seria "entristecer" o espírito santo de Jeová. Atos 5:3,4 Ef. 4:30.   

*O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA* ?
*JESUS CONFIRMA: FALEI TUDO EM PARÁBOLAS*
Ao descrever a "vinda" e "chegada" e "ações" do espírito Jesus usou abundantemente figuras de linguagem. (Personificação, símile e parábola).
Depois de explicar tudo sobre o espírito santo no Evangelho de João, capítulos 14, 15, 16, Jesus confirmou que usou figuras de linguagem, "parábolas", comparações ou símiles. (Ver em várias traduções)  
João 16:15: "Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar. (o espírito santo) ALMEIDA FIEL
João  16:25: *Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas* , mas abertamente vos falarei acerca do Pai. ALMEIDA FIEL. (contexto do Pai derramar o espírito santo na congregação)
João 16:29: Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. ALMEIDA FIEL.

*CUMPRIMENTOS DAS PROFECIAS DO E. SANTO REVELAM* :
*O  ESPÍRITO SANTO NÃO É PESSOA, CONFIRAM*

*Profecia em figura de linguagem, João 14:16,17* , E eu *rogarei ao Pai* , e ele vos dará *outro Consolador* , para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, *porque habita convosco, e estará em vós* . ALMEIDA FIEL

*Cumprimento real* Jesus depois de 10 dias do seu retorno ao céu, à direita, rogou a Deus que "enviasse" o "Consolador" da mesma "espécie" com o objetivo de fortalecer e ungir sua congregação recém formada no Pentecoste de 33dC.
Jesus conhecia perfeitamente a profecia de Joel 2:28-32; Atos 2:1-4, 14-21.
01- O que era mesma "espécie" dita por Jesus?
A mesma "espécie" não seria a mesma natureza de Jesus, porque segundo os trinitários, Jesus ascendeu ao Pai com dupla natureza. (híbrida). Por Jesus ter personificado o espírito santo, sa mesma "espécie" seria da mesma envergadura ou da mesma potencialidade, pois não ficariam órfãos.  

02- E como ocorreu o envio do espírito santo de Jeová?
A descida do espírito santo foi literal. Não foi um derramamento simbólico! Também não foi um derrame de uma pessoa. Observe que uma pessoa não se derrama literalmente, e não se divide em línguas de fogo, "enchendo" proporcionalmente cada membro da congregação. É digno de nota, lembrar que apenas Jesus consegue receber em si a plenitude do espírito de Deus.  João 3:34, Apoc. 3:1; 4:5.

03- Em sentido o espírito de Deus habitaria e estaria "em vós?" (nos membros da congregação)
Na verdade o espírito santo não tem habitação literal. Ele nunca foi visto habitando o Santuário celestial de Deus, e muito menos morando na Nova Jerusalém com o Pai, o Cordeiro e todos membros da "Igreja" cristã. Apoc.11:19;  21:9,10, 21-23.
Conclui-se que o espírito santo "habita em nós",  enquanto estamos rogando diariamente ao Pai seu espirito santo e enquanto estamos "andando em espírito".
A partir do momento que não estamos mais "andando na verdade" o espírito se muda para outras residências humanas. Tiago 3:15;  Sal. 51:1; 1 Cor. 3:16,17


*Profecia em figura de linguagem, João 14:26* , Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse *vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo

*Profecia em figura de linguagem, João 15:26, 26* , Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele *Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim* .

*Profecia em figura de linguagem, João 16:7-11* ,Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, *se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vô-lo enviarei* . ALMEIDA FIEL
E, *quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo* . Do pecado, porque não crêem em mim;  Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;  E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

*Profecia em figura de linguagem, João 16:13-15* , Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, *ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir* .

*Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar*. Tudo quanto o Pai tem é meu* ; por isso *vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar* . ALMEIDA FIEL

*Cumprimento real* João 16:7-10
a)- "Convém que eu vá".
Estava profetizado que Jesus retornaria ao Céu na presença de Jeová e apresentaria o preço do regaste a Jeová, e se sentaria a direita de Deus. João 14:1,2;  Heb. 10:10,12.
Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer?
Jeová no céu estava esperando Jesus ascender entregar o valor do seu sacrifício para que Ele pudesse derramar seu espírito em Pentecostes e encher os primeiros discípulos abençoando a Congregação Cristã recém formada. Não há referências que Jesus tenha se encontrado com o espírito santo, para autorizá-lo a descida. Muito pelo Contrário, Jesus procurou o dono do espírito santo. Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” Heb. 9:24,
Então o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36.

A profecia sobre o espírito santo "vier" é originária de Joel capítulo 2: "Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito!  Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.  O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível!  Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. TRAD. PASTORAL

Portanto, o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.
Reflexão sobre esta profecia: Pode um vento ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9, Is. 19:14; Luc. 1:17.

b)- "Se eu não for, o Consolador não virá a vós".
Caso Jesus  fizesse vontade de Jeová e ao chegar de volta ao céu, Deus  derramaria o Seu espírito santo em Pentecostes, abençoando e consolando a NOVA CONGREGAÇÃO, A CRISTÃ, desde a sua FUNDAÇÃO em Pentecostes. Joel 2:28-32 e Atos 2:15-21.
Por isso Jeová derramou seu espírito santo a pedido de  Jesus (o primeiro Consolador), para  abençoar e consolar a sua Nova congregação na sua ausência. Atos 14:1-2,  37-41.

c)- "Quando ele vier,
Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer? Onde ele estava? Quem é? Veja, Por que na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar. Lucas 12:12
Jeová no céu estava esperando Jesus ascender entregar o valor do seu sacrifício para que Ele pudesse derramar seu espírito em Pentecostes e encher os primeiros discípulos abençoando a Congregação Cristã recém formada. Não há referências que Jesus tenha se encontrado com o espírito santo, para autorizá-lo a descida. Muito pelo Contrário, Jesus procurou o dono do espírito santo. Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” Heb. 9:24,
Então o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36.

Onde estava o espírito santo de Jeová se Jesus disse que iria para o Pai para enviá-lo? João 16:7 Atos 16:7.  

A profecia sobre o espírito santo "vier" é originária de Joel capítulo 2: "Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito!  Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.  O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível!  Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. TRAD. PASTORAL

Portanto, o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.
Reflexão sobre esta profecia: Pode um vento ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9, Is. 19:14; Luc. 1:17.

d)- Convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
Como Pode um  coisa inanimada, impessoal ensinar, convencer, guiar?
Depois dos milhares de pessoas serem batizadas e ungidas no Pentecostes com o espírito santo de Deus, passaram a andar "em espírito" e serem morada ou "Templo" do espírito santo.
Significa isso que se praticassem o pecado, a injustiça, e se esquecessem do Juízo e pecassem deliberadamente, perderiam e pecariam contra o espírito santo. Foi o que ocorreu com Ananias e Safira. Atos 5:1-10. Note que não havia unção do espírito antes de Pentecostes.

João 16:13 , "Mas, quando vier aquele espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir"
CUMPRIMENTO DE JOÃO 16:13:
a)- "Ele vos guiará em toda verdade"
Que processo Jeová através das eras tem "guiado" (instruído) no Seu caminho da Sua verdade? Salmo 86:11.
Sem dúvidas é através da inspiração de seus servos e profetas do Seu espirito santo

Como Pode um coisa inanimada, impessoal ensinar, convencer, guiar?
Depois dos milhares de pessoas serem batizadas e ungidas no Pentecostes com o espírito santo de Deus, passaram a andar "em espírito" e serem morada ou "Templo" do espírito santo.
Significa isso que se praticassem o pecado, a injustiça, e se esquecessem do Juízo e pecassem deliberadamente, perderiam e pecariam contra o espírito santo. Foi o que ocorreu com Ananias e Safira. Atos 5:1-10. Note que não havia unção do espírito antes de Pentecostes.

b)- "Não falará de si mesmo"
Na verdade a frase acima está correta. Seu espirito santo não tem boca e nunca falou por si mesmo e nem de si mesmo. Quem "diz" ao espírito santo o que ele deve fazer, como e onde agir é o Seu dono. Isaías 40:13,26.
Sempre oramos ao Dono do espírito santo, para Ele derramar mais  Seu espírito santo em nós. Lucas 5:17, 11:13.

c)- "Mas dirá tudo o que tiver ouvido"
Note o espírito "dizendo" algo juntamente  com uma coisa impessoal: Apocalipse 22:17.  Repare também que "ouvir" pode significar reagir à uma ordem ou comando. Deut. 6:3,4, Isaías 1:2; 40:13,26.  

d)- " *Vos anunciará o que há de vir* "
Quando o "outro" consolador chegou a mando de Cristo em Pentecostes, Atos 2:1-4,  o que foi que "Ele anunciou"?
Observe que o anúncio não foi direto do espírito santo. O "espírito" usou o profeta Pedro e inspirou-o *anunciar* a formação E INAUGURAÇÃO da Nova Congregação de Jeová, a CRISTÃ bem como as boas novas de Jesus. Atos 2:16-28; 36-47.
Cada pessoa falava em línguas pelo espírito  em outros idiomas para os presentes entenderem os novos anúncios. Atos 2:6.

João 16:14,15, Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e o espírito de verdade  vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar .
CUMPRIMENTO DE JOÃO 16:14,15
a)- "Ele me glorificará".
Jeová tem glorificado tudo que ele aprova com seu espírito santo.  Note que, na Nova Aliança do espírito em Pentecostes, *Deus GLORIFICOU* Jesus com seu espírito dando-lhe a mediação entre Deus e a "igreja". 2 Cor. 3:7-11, Heb. 10:12,16
Note no texto neste versículo que até  o mediador Moisés da Velha Aliança *foi glorificado* pelo espírito santo de Jeová.  2 Cor. 3:7-11, Heb. 10:12,16.
Portanto,  Jesus foi glorificado em Pentecostes através do espírito santo derramado em todos que deram seus testemunhos.  Atos 2:36-39

b)- "Tudo quanto o Pai tem é meu".  
Na verdade, tudo que pertence a Jeová, Seu Filho único celestial herdou tudo, INCLUSIVE O ESPÍRITO SANTO. 1 João 1:1-4
Por isso que Paulo diz: "o espírito de Cristo" em várias ocasiões. Note que a herança do Pai não agraciou o espírito santo.

c)- "Vô-lo há de anunciar".
Quando o "outro" consolador chegou a mando de Cristo em Pentecostes, Atos 2:1-4,  o que foi que "Ele anunciou"?
Observe que o anúncio não foi direto do espírito santo. O "espírito" usou o profeta Pedro e inspirou-o *anunciar* a formação E INAUGURAÇÃO da Nova Congregação de Jeová, a CRISTÃ. Atos 2:16-28; 36-47.

d)- "há de receber do que é meu, e o espírito de verdade  vô-lo há de anunciar".
Reveja os itens: b)-  e  c)-.

João 14:17. O espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Pode Deus habitar literalmente conosco? Jeová nunca este pessoalmente aqui na Terra, embora por exemplo, a Bíblia diz que Jeová residia em Jerusalém Zac. 2:11.  Sempre Jeová usou interlocutores angélicos que "vinham" por Ele.  

João 14:23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Deus afirmou em varias ocasiões que residia em Jerusalém, Zac. 2:11, que morava em pessoas e que andava com pessoas. Mas você acha que tudo isso era literal ou simbólico?  A Bíblia afirma que nem os céus pode contê-LO.

Atos 1:8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o espírito santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Em Pentecostes de 33 EC veio o espírito da verdade e os primeiros discípulos ungidos de Jesus falaram às pessoas sobre “as coisas magníficas de Deus”, e muitos de seus ouvintes se tornaram cristãos. Assim, sentado à direita de seu Pai no céu, Jesus começou a ver que milhares de pessoas se arrependiam e exerciam fé nele como o meio de Jeová para a salvação, conforme o significado do nome Jesus. Atos 2:5, 11, 37-41.
Jesus lhes disse que “à base do seu nome, se havia de pregar arrependimento para o perdão de pecados, em todas as nações — principiando por Jerusalém”. Ele continuou: “Haveis de ser testemunhas destas coisas.” Luc. 24:44-48.

Atos 2:1-21. A profecia Atos capítulo 2, sobre o espírito santo ser derramado é originária de Joel capítulo 2:
Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! 2 Nesses dias, *até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito!  Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível! Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. TRAD. PASTORAL

Portanto, o espírito santo foi derramado do céu em pentecostes pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.
Reflexão sobre esta profecia:
Pode um vento (força ativa) ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9.     

Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer?
Jeová no céu estava esperando Jesus ascender entregar o valor do seu sacrifício para que Ele pudesse derramar seu espírito em Pentecostes e encher os primeiros discípulos abençoando a Congregação Cristã recém formada. Não há referências que Jesus tenha se encontrado com o espírito santo, para autorizá-lo a descida. Muito pelo Contrário, Jesus procurou o dono do espírito santo. Cristo entrou . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” Heb. 9:24,
Então o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36.

Atos 5:1-5. ANANIAS E SAFIRA. Hananiah (Hananias), significando “Jeová Tem Mostrado Favor; Jeová Tem Sido Clemente.
Casal de cristãos UNGIDOS com o E.S de Jeová.
Membros da primitiva congregação cristã de Jerusalém. Depois de Pentecostes de 33 EC, cuidou-se das necessidades físicas dos crentes que haviam ficado em Jerusalém por uma ajuda mútua entre os cristãos.
Estabeleceu-se para este fim um fundo comum. Este foi sustentado por contribuições equivalentes ao preço de campos e de casas vendidos por membros da congregação e então voluntariamente doadas. (At 4:34-37)
Ananias vendeu um campo, e, com o pleno conhecimento da sua esposa, apresentou uma parte do dinheiro obtido, mas aparentando entregar o pleno montante, sem dúvida para granjear certa medida de elogio e estima na congregação.

No entanto, pelo dom especial de conhecimento, por meio do espírito,Pedro discerniu o fingimento dele, expondo-o como ‘trapaceando o espírito santo e a Deus’, e Ananias caiu e expirou. Quando os homens que o sepultaram voltaram depois de cerca de três horas, encontraram também a esposa dele, Safira, morta por tentar manter o mesmo fingimento. — At 5:1-10.
Observou que Ananias "brincou" com o espírito santo de Jeová igual aos fariseus? Ele estava entre os ungidos em Pentecostes.

Por que Ananias e Safira pecaram contra DEUS ao mentirem para o espírito santo? Atos 5:1-5.
Pedro, Ananias, Safira e todos estavam em Pentecostes quando receberam o espírito santo de Jeová. Atos 2:1,5,6,14,17,38,43-45; 4:8,31-37; 5:1-5.

Quando Ananias e Safira esconderam parte de suas propriedades, mentiram para o dono do espírito santo. Desprezaram a ferramenta de Jeová realizar tudo que Ele quer.
Estar debaixo de espírito santo e mentir para quem está com espírito santo é brincar com Jeová.

Os fariseus fizeram algo semelhante a este de Ananias e Safira, e pecaram contra o espírito santo de Jeová. Acusaram Jesus de estar com os espírito de Belzebu para expulsar os demônios. Com certeza blasfemaram contra Jeová. Mat. 10:25; 12:24,27; Mar.3:22; Luc. 11:15,18,19,20.

Atos 5:1-9, é a única suposta prova que o espírito santo é Deus.  Esta passagem realmente é uma prova verídica realmente que o espírito santo é Deus?
Apocalipse 13:6:" e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Trad. Almeida Revista e Corrigida. Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6; Etc.
Quem blasfema contra as coisas inanimadas consagradas e pertencentes à Jeová peca contra ele.

Atos 5:3,9 Como podemos por a  prova o espírito santo de Jeová sendo ele impessoal ?  
Mas Pedro disse: “Ananias, como Satanás levou você a mentir de forma descarada ao espírito santo e ficar secretamente com parte do valor do campo?
Assim, Pedro lhe disse: “Por que vocês dois concordaram em pôr à prova o espírito de Jeová? Os pés daqueles que enterraram seu marido estão à porta; eles a levarão para fora.” Atos 5:3,9

Um episódio similar a este de Atos está resgistrado em 2 Reis 5:24-27.
Geazi ajudante de Elizeu mentiu ao coração de Elizeu  ao mentir sobre ter aceitado propina de Naamã.  
"Quando ele chegou a Ofel, pegou os sacos das mãos deles e os colocou em casa, e mandou os homens embora. Depois que eles partiram,  ele foi e se apresentou ao seu senhor.
Então Eliseu lhe perguntou: “De onde você veio, Geazi?” Ele respondeu: “Seu servo não foi a lugar nenhum.”

Eliseu lhe disse: “ Será que meu "ESPÍRITO" não estava lá com você quando o homem desceu do seu carro de guerra para ir ao seu encontro? Será que agora é tempo de aceitar prata, roupas, olivais, vinhedos, ovelhas, bois, servos ou servas?  
*Portanto, a lepra de Naamã se apegará a você e aos seus descendentes para sempre.” Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.
Portanto, Geazi mentiu e pôs á prova o "espírito"* de Elizeu.  Será o espírito de Elizeu é uma pessoa* ?

Atos 7:51, “Homens obstinados e incircuncisos no coração e nos ouvidos, vocês sempre resistem ao espírito santo. Assim como os seus antepassados fizeram, vocês também fazem.
Jeová, por meio de seus servos, referiu-se aos israelitas obstinados e desobedientes como tendo ‘ouvidos incircuncisos’. Jer. 6:10.  São ouvidos que não foram abertos por Jeová, que dá ouvidos de entendimento e de obediência aos que o buscam, mas permite que a audição espiritual dos desobedientes fique obtusa. Deut. 29:4.

Compare com 2 Reis 17:14, "Mas eles não escutaram, e continuaram tão obstinados quanto os seus antepassados que não tinham mostrado fé em Jeová, seu Deus.
Como esses israelistas sempre resistiam ao espírito santo? Certamente eles jamais ouviram o espírito santo orientá-los diretamente por si mesmo. Jeová sempre inspiravava seus profetas para instruí-los, porém eles nunca obedeciam a palavra de Jeová. Jer. 6:10

Atos 8:29. "E disse o espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro". Novamente este "espírito" é um anjo e não o espírito santo. Atos 8:26,29.
À princípio o anjo de Jeová orientou (dizendo) Felipe a viajar e encontrar alguém. Atos 8:26.
Felipe chegou ao destino e o anjo continuou orientando (falando) à Felipe. Atos 8:29.
Em Atos 8:36 o Eunuco depois de ser evangelizado pediu para se batizar.

Depois de batizado entrou em ação o espírito santo de Jeová. Pois o anjo não tinha mais funções ali, e o espírito santo "impeliu" Felipe e o eunuco a cada um ir para suas casas.   
Por que não era mais o anjo de Jeová que orientava ambos?  Note que o espírito santo depois do batismo entrou em ação e não falou nada.  Além do mais, em batismos anjos não participam, mas o espírito santo sim.

*Profecia em figura de linguagem, João 16:25,29* , Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai... Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. (Contexto do espírito santo)
*Cumprimento real* Tudo foi  profetizado em figura de linguagem mas, cumprido literalmente, porém o espírito santo jamais sendo Deus e muito menos como uma pessoa.


NOVAS PERGUNTAS - ESPÍRITO SANTO.
01- Se o espírito santo fosse uma pessoa, por que ele não é personificado em muitas passagens bíblicas? Apoc. 4:5; 5:6
02- Por que Jesus descaracteriza o espírito santo como pessoa? João 16:25
03- É possível despersonificar Deus?
04- Por que o espírito se Deus e mais despersonificado do que personificado?
05- Por que o espírito santo nunca foi personificado no céu?
06- Por que todos escritores da Bíblia, inclusive Jesus,  personificam o espírito santo de Jeová?
07- Por que o espírito santo tem muitas tratativas por parte da Biblia que não são  não pecualiares para pessoas?
08- Por que a palavra espírito santo ocorre apenas duas vezes no Velho Testamento? Porém, a palavra espírito ocorre centenas de vezes com conotação impessoal?
09- Por que a palavra espírito santo não ocorre no Livro de Apocalipse nenhuma vez, mas, ocorre a palavra "espírito" sete vezes em quase 2000 anos de profecias?  
10- Quais são os paramentos que podemos ter certeza que o espírito santo não é uma pessoa?
11- Por TODAS as ações que o espirito santo faz coisas impessoais peronificadas também fazem?
12- Por que João viu pessoalmente o espirito santo no céu como 7 lâmparinas acesas, um obejto impessoal? Apoc. 4:5; 5:6
13- Como uma pessoa pode pertencer e ser dada a muitas outras pessoas?
14- Por que a Bíblia não da uma identidade ao espírito santo?
15- Por que não precisamos conhecer o espírito santo para obtermos a vida eterna, porém precisamos recebê-lo? João 17:3
16- Por que Deus Chama Seu espírito santo de "ENERGIA DINAMICA" ou "força ativa" na Sua Palavra?  Isaias 40:13, 26.
17- Como foi o deslocamento ("a vinda") do espírito santo do céu para a terra? Foi uma queda? Foi um derramamento literal?
18- No derramamento (Efusão) do espírito santo em Pentecostes, os três membros da trindade se comunicaram ou apenas dois dialogaram? Por que o espírito santo ficou calado?
19- No batismo de Jesus por que apenas dois membros da trindade se comunicaram?  Por que o espírito santo ficou calado?
20- Deus derrama o Seu espírito santo ou Ele derrama Sua própria pessoa? Uma pessoa pode ser derramada literalmente?
21- Onde estava o espírito santo de Jeová antes de Deus derramá-lo? Estava ao lado de Jeová seu dono ou é parte intrínseca de Jeová que emana Dele?
22- Como pode o espírito santo pode ser o próprio Jeová, se depois dele derramado do para a Terra, Jeová continuou no Céu?
23- Quando oramos e adoramos Jeová em espírito, adoramos também o Seu espírito santo? Quando o espírito santo nos ajuda a orar, estamos orando também ou espírito santo? Ou o espírito santo estaria também orando também ao Seu dono?
24- Por que o espírito santo nunca dirigiu pessoalmente uma palavra à Satanás?


*CONCLUSÃO* :
O ESPÍRITO SANTO NÃO É DEUS, E NÃO É UMA PESSOA; portanto, Jesus disse tudo em parábolas, ilustrações, figuras de linguagem ou símile, mas, nos cumprimentos a verdade vem à tona: O espírito santo é a força dinâmica (personificada) de Jeová. Is. 40:13,26.
Outro fator importante: Quando o espírito santo não está sendo personificado, a Bíblia usa uma variedade de termos ultrajantes, que jamais se usaria a uma pessoa.
Finalmente, não adianta estudar Grego coiné para provar que o espírito é Deus e é uma pessoa. Nas personificações do espírito de Deus, utiliza-se a gramática normalmente para uma pessoa.  


*MATÉRIAS ADICIONAIS*















Voltar para o conteúdo