ESPÍRITO SANTO: JESUS AO PERSONIFICÁ-LO, BLASFEMOU CONTRA ELE? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPÍRITO SANTO: JESUS AO PERSONIFICÁ-LO, BLASFEMOU CONTRA ELE?

"Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês" ...Embora *eu tenha falado por meio de figuras* , vem a hora em que *não usarei mais esse tipo de linguagem* , mas falarei abertamente a respeito de meu Pai.... Então os discípulos de Jesus disseram: “ *Agora estás falando claramente, e não por figuras* . João 16:15,25,29. NOVA TRAD. INTERNACIONAL.

Segundo os trinitaristas, não há blasfêmia, pois o próprio Cristo é a porta, o caminho, o Pai é o lavrador de sol a sol , é a luz, a rocha.
Mas note que as figuras de linguagem acima não estão se  referindo às pessoas, mas as qualidade e atributos delas. Por exemplo: "Vós  sois o sal da terra", É figura de linguagem das qualidades preservadoras dos discípulos. Mateus 5:13. Jamais você poderia pensar que os discípulos de Jesus são SAL.
Personificar algo impessoal é tornar um objeto sem vida em pessoa figurativamente. Por exemplo o coração medita a fim de responder. Prov. 15:28.

Uma coisa é absolutamente certa: As pessoas de Cristo e de Deus, jamais serão personificadas. Para que personificar alguém que já é pessoa?
E bem diferente dizer que uma pessoa é um selo. Isto é blasfêmia.  Efésios 4:30, afirma que o espírito de Deus sela os cristãos ungidos. Pode Deus selar uma pessoa com outra pessoa?

Entretanto, quando Jesus confirma que personificou o espírito santo ele está afirmando categoricamente que ele não é  PESSOA. João 3:34; 16:15,25,29; Apoc 4:5; 5:6.
JESUS assume pessoalmente a impessoalidade do espírito de YAH. Apoc. 1:1; 4:5; 5:6.
*Portanto não é blasfêmia afirmar que o espírito santo de Deus é uma energia dinâmica mensurável* . Isaías 40:13,26; João 3:34.

ESPÍRITO SANTO TEM MENTE?
Do mesmo modo, também o *Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir* ; mas o próprio *Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis*. 27 E *aquele que sonda os corações* (Jeová) *sabe quais são os desejos do Espírito*, pois o *Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus*. Rom 8:27 Pastoral
Notou a intercessão do espírito santo é segundo a VONTADE DE JEOVÁ. Portanto neste texto não cabe a palavra mente do espírito santo conforme algumas traduções insinuam.

Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma. João 14:16,17


*QUESTIONAMENTOS DE LEITORES*
*01- O espírito santo é o poder, mas o Pai é poder, Jesus é o poder, e são pessoas* .
Mas será que o poder do espírito de Deus mencionado em Romanos 15:13 e Lucas 4:14, são figuras de linguagem ou um poder pessoal?
Perceba que não! Observe: Romanos 15:13, compare  com Lucas 11:13; Lucas 4:14 compare com Hebreus 4:12.  O poder do espírito santo está sobre o controle de Jeová e de Jesus. João 3:34; Isaías 40:13.

*02- Deus é espírito e é pessoa, Jesus é o espírito e é Pessoa e o "Espírito" santo é espírito e é pessoa* .
Pneuma tem várias conotações, portanto sem a semântica devida poderá  errar a exegese. PNEUMA pode significar até  condição de uma pessoa. VEJA: hoje você está com o espírito abatido [Triste]. Prov. 17:22.

*03- Se o espírito santo é uma coisa impessoal como que alguém poderia blasfemar contra ele* ?
Jeová é claro ao dizer que quem blasfema contra todos Seus pertences impessoais santificados e dedicados e Ele, blasfema contra ELE PRÓPRIO. Apocalipse 13:6, Atos 5:1-9.

*04- O espírito santo por si só, fala, ouve, tem parecer, ensina, distribui dons, como quer, são  atributos de um Ser Pessoal*
É verdade que a Bíblia figurativamente relata todas essas ações do espírito santo. Porém se olhar os contextos, o espírito santo está sendo personificado. Então essas supostas provas que ele é pessoa cai por terra abaixo. O primeiro fator para comprovarmos a pessoalidade de alguma coisa é observar se esse algo está personificado. Caso contrário, a prova da personalidade de algo será falso positivo. Exemplo clássico: O coração é personificado totalmente na Bíblia. Prov. 15:28. A Bíblia diz que o vento tem vontade própria. João 3:8.


CONCLUSÃO
A PESSOA DE DEUS E A PESSOA DE CRISTO, JAMAIS SERÃO PERSONIFICADAS, POIS ELAS JÁ SÃO PESSOAS.
Cuidadosamente Deus deixa explícito na Sua palavra que seu espírito não é pessoa. Deus, Cristo, todos os anjos tem mãos pés, olhos, ouvidos, cabeça, nariz, e etc
Você seria capaz de encontrar um membro corporal do espírito santo na Bíblia? Nem a mente o espírito santo tem. Veja acima em destaque.
Portanto, quando alguém afirma biblicamente que o espírito santo é uma força ativa mensurável não está blasfemando. Isaías 40:13,26; João 3:34.

MATÉRIAS ADICIONAIS




Voltar para o conteúdo