NOVO TESTAMENTO
Termo grego pneú·ma
01- O espírito de Deus no Novo Testamento é personificado parcialmente. João 16:25,29
02- O espírito santo quando diz algo é por meio de terceiros.
03- O espírito santo quando personificado obedece as regras gramaticais e isso não constitui uma prova personalidade.
04- No Apocalipse não consta o termo "espírito santo".
MATEUS
Mateus 1:18,20. "Maria, estava prometida em casamento a José, ela ficou grávida por espírito santo", (Ferramenta de Jeová "engravida" Maria.)
Mateus 3:11. "Ele os batizará com espírito santo e {ou} com fogo. Ele os batizará com espírito santo e com fogo". Não se batiza literalmente com pessoa ou com fogo. O batismo com fogo é a destruição eterna da pessoa.)
Mateus 3:16. " Depois de ser batizado, Jesus saiu imediatamente da água, e naquele momento os céus se abriram, e ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele". O fato relevante neste versículo, é que todo ser intelecto tem seu corpo. Note que neste episódio o espírito santo "desceu" em forma corpórea de uma pomba. Não pronunciou uma palavra sequer durante todo evento.
Mateus 4:1. "Jesus foi então conduzido pelo espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo."
Mateus 10:18-20. " E vocês serão levados diante de governadores e reis, por minha causa, para darem testemunho a eles e às nações. No entanto, quando entregarem vocês, não fiquem preocupados com o que falar ou como falar, porque naquela hora lhes será dado o que falar. Pois quem fala não são apenas vocês, mas é o espírito do seu Pai que fala por meio de vocês". TNM.
Mesmo quando um cristão é levado perante autoridades para interrogatório em épocas de perseguição, sua confiança na ajuda de Deus pode livrá-lo da ansiedade. Jeová, por meio do Seu espírito, pode sustentar o cristão nesta situação provadora e tornar possível que ele dê testemunho de modo excelente
Mateus 12:18. "Porei sobre ele o meu espírito, e ele esclarecerá às nações o que é justiça. Não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas ruas principais".
Mateus 12:28. "Mas, se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês"
Mateus 12:31,32. “Por essa razão, eu lhes digo: Todo tipo de pecados e blasfêmias será perdoado aos homens, mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada. 32 Por exemplo, quem falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem falar contra o espírito santo não será perdoado, não, nem neste sistema de coisas, nem no que virá".
Mateus 12:43. "Quando um espírito impuro sai de um homem, ele passa por lugares áridos procurando onde descansar e não acha nada". (Anjo decaído)
Mateus 26:41. " Mantenham-se vigilantes e orem continuamente para que não caiam em tentação. Naturalmente, o espírito está disposto, mas a carne é fraca.”
No texto acima, tanto "espírito" como a "carne" representam coisas impessoais. A expressão “o espírito”, que aparece em Mateus 26:41, se refere à motivação que vem do coração figurativo de uma pessoa e que a faz agir ou falar de certo modo. “A carne” representa a nossa condição como humanos imperfeitos e pecadores.
Mateus 27:49,50. "Mas os demais disseram: “Deixe-o! Vamos ver se Elias vem salvá-lo.” Novamente Jesus clamou em alta voz e entregou seu espírito". (expirou; e deu seu último suspiro”).
Mateus 28:19. Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Espírito Santo; Se o Pai é uma pessoa o Filho é uma pessoa, por que o Espírito Santo não é uma pessoa, sendo que aqui está sendo aplicado a pessoas?
Tem parente na família que é Pai? Sim! Que é Filho? Sim! E que é espírito santo? NÃO! Mateus 28:19
Na família de Deus, o Pai tem nome próprio? Sim! O filho tem também? Sim! E o espírito santo tem nome próprio? Não, pois ele usa o nome do seu Pai emprestado! Mateus 28:19.
EXISTE UMA FÓRMULA BATISMAL FIXA PARA SE BATIZAR?
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo".
Muitos deduzem que esta ordem de Jesus um pouco antes de ascender ao céu, se tornaria um chavão no ato do batismo cristão. Seria estes dizeres obrigatório a cada batismo? Não!
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o espírito santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja espírito santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o espírito santo, e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:1- 6.
Se prestar atenção, os discípulos não batizaram em nome do espírito santo. Eles nem haviam ouvido falar de espírito santo. Mas, será que esta fórmula batismal indica a existência de uma trindade bíblica?
Evidentemente que não!
Em primeiro lugar observe que Pai e Filho são graus de parentesco. E espírito santo não é relacionamento familiar. Em segundo lugar o Batismo cristão deveria ser em nome do Pai (Jeová) e do Filho (Jesus) e do espírito santo (anônimo).
É notório também que não há nenhum batismo na Bíblia em nome do espírito santo. O que existe é batismo em espírito santo à parte do Batismo cristão em água. Atos 19:1-7.
Então batizar em nome do espírito santo é pactuar com Deus, que você aceitará recebê-lo e deixá-lo influenciar sua vida pela operação dele à mando do Pai. Outrossim esta fórmula batismal jamais provará que Jeová é uma trindade e muito menos que o espírito de Deus é uma pessoa.
Ademais como poderíamos batizar "em nome" de alguém que não tem nome próprio? Já encontrou na Bíblia alguém sendo batizado "em nome" do espírito santo? Atos 19:1-9
DESAFIO: Encontre na Bíblia um batismo "em nome" do espírito santo. Atos 19:1-9
MARCOS
Marcos 1:8. "Eu batizei vocês com água, mas ele os batizará com espírito santo".
Marcos 1:10. " Imediatamente, ao sair da água, viu os céus se abrindo e o espírito descer como pomba sobre ele. E uma voz saiu dos céus: “Você é meu Filho, o amado; eu o aprovo.”
Marcos 1:12. " E o espírito o impeliu imediatamente a ir ao deserto".
Marcos 1:23,26. "Naquele momento havia na sinagoga deles um homem sob o poder de um espírito impuro, e ele gritou:"
Marcos 2:8. "Mas Jesus imediatamente discerniu em seu espírito que estavam raciocinando desse modo entre eles e lhes disse: “Por que vocês estão raciocinando essas coisas no coração?
Marcos 3:29,30. " No entanto, quem blasfema contra o espírito santo nunca terá perdão, mas é culpado de pecado eterno.” Jesus disse isso porque diziam: “Ele está com um espírito impuro.”
Marcos 5:2,8; 7:25; 9:17,18,20,22,25,26; espírito impuro. (Anjo decaído)
Marcos 12:36. " O próprio Davi disse, pelo espírito santo: ‘Jeová disse ao meu Senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.”
Marcos 13:11. "Pois quem fala não são vocês, mas é o espírito santo.
Marcos 14:38. "Naturalmente, o espírito está disposto, mas a carne é fraca.
LUCAS
Lucas 1:14. "Pois bem, quando Elisabete ouviu o cumprimento de Maria, o bebê no seu ventre pulou, e Elisabete ficou cheia de espírito santo". Veja João 3:34.
Lucas 1:15,17. (João Batista) Será cheio de espírito santo,.. Ele caminhará à sua frente o com o espírito e o poder de Elias.
Como o espírito e o poder de Elias pode ir à frente de alguém"?
Lucas 1:35, O anjo lhe disse em resposta: “Espírito santo virá sobre você e poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. E, por essa razão, aquele que nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Não encontramos novamente evidência no texto acima, que o espírito santo tenha poder algum. O texto diz claramente: E poder do ALTÍSSIMO a cobrirá. Lucas 5:17.
Lucas 1:47."E meu espírito não pode deixar de estar cheio de alegria por Deus, meu Salvador";
Não se usa a expressão ficar "cheio de" referindo-se a pessoas.
Lucas 1:67."Então Zacarias, seu pai, ficou cheio de espírito santo e profetizou, dizendo:"
Lucas 1:80."E o menino cresceu e se tornou forte em espírito".
Lucas 2:25-27."Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; esse homem era justo e devoto, e esperava o consolo de Israel, e o espírito santo estava sobre ele. Além disso, ele havia recebido a revelação divina, pelo espírito santo, que ele não veria a morte antes de ver o Cristo de Jeová. Assim, sob o poder do espírito, ele foi ao templo; e quando os pais levaram o menino Jesus para dentro, a fim de lhe fazer o que era o costume segundo a Lei."
Lucas 3:16." João deu a resposta, dizendo a todos: “Eu batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais forte do que eu, e não sou digno de desamarrar o cordão das suas sandálias. Ele os batizará com espírito santo e com fogo."
Lucas 3:21,22." Então, quando todo o povo havia sido batizado, Jesus também foi batizado. Enquanto ele orava, o céu se abriu, e o espírito santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba, e uma voz saiu do céu: “Você é meu Filho, o amado; eu o aprovo.”
Lucas 4:1. "Então Jesus, cheio de espírito santo, se afastou do Jordão e foi conduzido pelo espírito, no deserto."
Lucas 4:14."Jesus voltou então no poder do espírito para a Galileia".
Lucas 4:33,34."Havia na sinagoga um homem com um espírito, um demônio impuro, e ele gritou bem alto: “Ah! o que você quer conosco, Jesus Nazareno?"
Lucas 8:29; 9:39-43; 11:24; 13:11; espíritos imundos.
Lucas 8:52-55."Mas todos choravam e batiam no peito de pesar por ela. De modo que ele disse: “Parem de chorar, pois ela não morreu; está dormindo.” Em vista disso, começaram a rir dele com desprezo, porque sabiam que ela havia morrido. Mas ele a pegou pela mão e a chamou: “Menina, levante-se!” E o espírito dela voltou e ela se levantou imediatamente, e ele ordenou que lhe dessem algo para comer"
Lucas 5:17. "Um dia, quando ele estava ensinando, achavam-se ali sentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia e da Judéia, e de Jerusalém; e o poder do Senhor (YHVH) estava com ele (Jesus) para curar". Pare e pense: O que era o "poder" de Deus que estava em Jesus para ele curar? O Seu espírito santo. Apoc. 3:1.
Lucas 10:21. "Naquela mesma hora ele ficou cheio de alegria por meio do espírito santo e disse: “Eu te louvo publicamente, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste cuidadosamente essas coisas dos sábios e dos intelectuais"
Lucas 11:13. "Quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem".
O Pai pode dar um vento ou um ser inanimado para estar conosco? Se Deus é Espírito, e recebemos o seu espírito, como pode o seu espírito não ser uma pessoa, visto que Deus é espírito? Lucas 11:13; João 4:24.
Lucas 11:20. Mas, se é por meio do dedo de Deus (o espírito de Deus) que eu expulso os demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês. Compare com Mateus 12:28
Lucas 12:10-12."E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado; mas quem blasfemar contra o espírito santo não será perdoado. Quando levarem vocês diante de assembleias públicas, funcionários do governo e autoridades, não fiquem preocupados com o que falar ou como falar em sua defesa, ou com o que vocês dirão, pois o espírito santo lhes ensinará naquela mesma hora o que devem dizer.”
Lucas 23:46. "E Jesus clamou em alta voz e disse: “Pai, às tuas mãos confio o meu espírito.” Depois de dizer isso, ele morreu. Veja Sal. 31:5
Lucas 24:49 E saibam que enviarei sobre vocês o que foi prometido pelo meu Pai. Vocês, porém, permaneçam na cidade até serem revestidos de poder vindo do alto.”
Na Bíblia, a expressão " poder vindo do alto" aparece em Lucas 24:49-53, quando Jesus diz a seus discípulos: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Quando em Pentecostes os 120 discípulos ficaram cheios de espírito santo eles foram revestidos de poder vindo do alto
JOÃO
João 1:32,33. "João também deu o seguinte testemunho: “Observei o espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele. Eu mesmo não o conhecia, mas Aquele que me enviou para batizar em água me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o espírito descer e permanecer, esse é quem batiza em espírito santo.’"
João 3:34. "Pois aquele que Deus enviou (Jesus) fala as palavras de Deus; porque Deus não dá o espírito por medida". Veja como Jeová é generoso e sabe a medida certa de Seu espírito que pode dar a cada um de nós. Para Jesus, Deus dá a plena potência do espírito santo. Apoc. 3:1.
João 6:62,63 É o espírito que dá vida; a carne não é de nenhum valor. As declarações que eu lhes fiz são espírito e são vida.
Porque aquele que semeia visando a sua carne colherá da carne destruição, mas aquele que semeia visando o espírito colherá do espírito vida eterna. Gal. 6:8.
A Bíblia de Deus está impregnada do Seu espírito, e quem a toma fervorosamente a peito, sente o efeito daquele espírito. Concernente à palavra falada Jesus disse: “É o espírito que é vivificante; . . . As declarações que eu vos tenho feito são espírito e são vida.” (João 6:63) Assim é com a Palavra escrita de Deus: ela tem o espírito de Deus, sendo, portanto, instrutiva.
Precisamos seguir o espírito expresso nesta Palavra antes que deixarmos os anticristos nos ensinar coisas contrárias à Palavra espiritual. Segundo o apóstolo João escreveu, depois de falar dos mentirosos anticristãos: “Quanto a vós, a unção [com o espírito de Deus] que recebestes dele permanece em vós, e não necessitais de que alguém vos ensine; mas, como a unção da parte dele vos ensina todas as coisas, e é verdadeira e não é mentira, e assim como vos tem ensinado, permanecei em união com ele”, sendo que foi recebida dele a unção com o espírito. E assim fazemos, permanecendo em harmonia com a Palavra escrita de Deus. — 1 João 2:27.
*João 14:16* "Além disso, ele diz: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes *dará outro ajudador (consolador) para estar com vocês para sempre: o espírito da verdade* .
Todas as ocasiões que Jesus utilizou a palavra "paracketos" do gênero masculino, ele PERSONIFICOU o espírito do Seu Pai, uma força impessoal que é do gênero neutro no grego (João 16:25).
Todas demais ocorrências de pneuma" (espírito) é utilizado, no grego original sem o artigo, indicando a ausência de personalidade. Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1 Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2 Pe 1:21; Ju 20, Int. e outras traduções interlineares .
João 14:17. O espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Pode Deus habitar literalmente conosco? Jeová nunca este pessoalmente aqui na Terra, embora por exemplo, a Bíblia diz que Jeová residia em Jerusalém Zac. 2:11. Sempre Jeová usou interlocutores angélicos que "vinham" por Ele.
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26
Como o Consolador veio da parte do Pai? Ele veio derramado e caiu e encheu dos da congregação cristã. Atos 2:1-6.
O Espírito santo deu testemunho de Jesus através de Pedro inspirado afirmou a todos que aquele a quem eles mataram era o Messias. Atos 2:36
João 14:23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Deus afirmou em varias ocasiões que residia em Jerusalém, Zac. 2:11, que morava em pessoas e que andava com pessoas. Mas você acha que tudo isso era literal ou simbólico? A Bíblia afirma que nem os céus pode contê-LO.
*João 15:26* Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
Como o Consolador veio da parte do Pai? Ele veio derramado e caiu e encheu todos da congregação cristã. Atos 2:1-6.
O Espírito santo deu testemunho de Jesus através de Pedro inspirado afirmou a todos que aquele a quem eles mataram era o Messias. Atos 2:36
João 16:7-14, 7, Contudo, eu lhes digo a verdade: É em seu benefício que vou embora. Pois, *se eu não for embora, o ajudador não virá a vocês; mas, se eu for, o enviarei a vocês* . 8 *Quando ele vier* , *dará ao mundo provas convincentes do pecado, da justiça e do julgamento*: 9 *primeiro, do pecado, porque eles não exercem fé em mim* ; 10 depois, *da justiça, porque vou para o Pai e vocês não me verão mais* ; 11 então, *do julgamento, porque o governante deste mundo foi julgado*. “Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas agora vocês não são capazes de suportá-las. 13 No entanto, *quando ele vier, o espírito da verdade, ele os guiará a toda a verdade* , pois *não falará de sua própria iniciativa, mas falará o que ouvir* e *declarará a vocês as coisas que virão* . 14 *Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o declarará a vocês*.
*CUMPRIMENTO DE JOÃO 16:7-14*
*João 16:7* *se eu não for embora, o ajudador não virá a vocês; mas, se eu for, o enviarei a vocês. (Convém que eu vá) ".
Estava profetizado que Jesus retornaria ao Céu na presença de Jeová e apresentaria o preço do regaste a Jeová, e se sentaria a direita de Deus. João 14:1,2; Heb. 10:10,12.
Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer?
Jeová no céu estava esperando Jesus ascender entregar o valor do seu sacrifício para que Ele pudesse derramar seu espírito em Pentecostes e encher os primeiros discípulos abençoando a Congregação Cristã recém formada. Não há referências que Jesus tenha se encontrado com o espírito santo, para autorizá-lo a descida. Muito pelo Contrário, Jesus procurou o dono do espírito santo. Cristo entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” Heb. 9:24,
Então o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Joel 2:32; Atos 2:1-36.
A profecia sobre o espírito santo "vier" é originária de Joel capítulo 2: "Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito! Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível! Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. Trad. PASTORAL
Portanto, o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.
Reflexão sobre esta profecia: Pode um vento ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9, Is. 19:14; Luc. 1:17.
*João 16:8 " Quando ele vier*
Caso Jesus fizesse vontade de Jeová e ao chegar de volta ao céu entregando a Jeová o valor do resgate, Deus derramaria o Seu espírito santo em Pentecostes, abençoando e consolando a NOVA CONGREGAÇÃO, A CRISTÃ, desde a sua FUNDAÇÃO em Pentecostes. Joel 2:28-32 e Atos 2:15-21.
Por isso Jeová derramou seu espírito santo a pedido de Jesus (o primeiro Consolador), para abençoar e consolar a sua Nova congregação na sua ausência. Atos 14:1-2, 37-41. João 16:7 Atos 16:7.
A profecia sobre o espírito santo "vier" é originária de Joel capítulo 2: "Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito! Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível! Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. TRAD. PASTORAL
Portanto, o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.
Reflexão sobre esta profecia: Pode um vento ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9, Is. 19:14; Luc. 1:17.
*João 16:8, convencerá ao mundo provas convincentes do pecado, da justiça e do julgamento*
*Como Pode um coisa inanimada, impessoal ensinar, convencer, guiar, poderia dar provas do pecado da justiça e do julgamento* ?
Como o espírito santo convence alguém deixar o pecado? e de que pecado é esse?
Em Pentecostes Jeová encheu Pedro com Seu espírito santo e Pedro inspirado decifrou a profecia de Joel 2:2:28 deu provas pela operação milagrosa do espírito santo em todos e convenceu a todos do pecado da nação Judaica do pecado dela, da justiça de Jeová para com Jesus, e do Julgamento do Diabo. Atos 2:14-:21.
*João 16:8 a : primeiro, convencerá do pecado, porque eles não exercem fé em mim*
Por não exercerem fé em Jesus aquela nação (Israel) refugou o Messias e o matou. Este foi o pecado predito por Jesus. Atos 2:22,23. Todos ficaram sabendo o pecado mais grave da nação pela boca de Pedro inspirado..
*João 16:8:b {o espírito santo} convencerá da Justiça. *da justiça, porque vou para o Pai e vocês não me verão mais* Quer maior justiça de Jeová premiando seu Filho com a ressurreição e colocá-lo a sua direita para no futuro dar-lhe o Reino de Davi?
*João 16:8:c {o espírito santo} convencerá do Julgamento* . Do julgamento, porque o governante deste mundo foi julgado*. Satanás pisou no calcanhar de Jesus aticando a nação judaica a matar o agente da vida. Por isso Satanás dai para frente ja estava condenado pois cumpriu seu último papel de profecias
*João 16:13* , " *Mas, quando vier aquele espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade* ; *porque não falará de si mesmo* , mas *dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir* "
CUMPRIMENTO DE JOÃO 16:13:
a)- "Ele vos guiará em toda verdade"
Que processo Jeová através das eras tem "guiado" (instruído) no Seu caminho da Sua verdade? Salmo 86:11.
Sem dúvidas é através da inspiração de seus servos e profetas do Seu espírito santo. Desde o derramamento do espírito em Pentecostes todos ficaram "cheios" de espírito santo e Jeová começou a guiar os apóstolos e anciãos em Jerusalém dando-lhes instrução para o sucesso e formação da jovem congregação cristã.
Depois dos milhares de pessoas serem batizadas e ungidas no Pentecostes com o espírito santo de Deus, passaram a andar "em espírito" e serem morada ou "Templo" do espírito santo.
Significa isso que se praticassem o pecado, a injustiça, e se esquecessem do Juízo e pecassem deliberadamente, perderiam e pecariam contra o espírito santo. Foi o que ocorreu com Ananias e Safira. Atos 5:1-10. Note que não havia unção do espírito antes de Pentecostes.
b)- "Não falará de si mesmo"
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
Portanto, inventar uma boca e voz própria e audível para o espírito santo é heresia!
Na verdade a frase acima está correta. Seu espirito santo não tem boca e nunca falou por si mesmo e nem de si mesmo. Quem "diz" ao espírito santo o que ele deve fazer, como e onde agir é o Seu dono. Isaías 40:13,26.
Sempre oramos ao Dono do espírito santo, para Ele derramar mais Seu espírito santo em nós agirmos perante tribunais e opositores. Lucas 5:17, 11:13.
c)- "Mas dirá tudo o que tiver ouvido"
Note o espírito "dizendo" algo juntamente com uma coisa impessoal: Apocalipse 22:17. Repare também que "ouvir" pode significar reagir à uma ordem ou comando. Deut. 6:3,4, Isaías 1:2; 40:13,26.
d)- " *Vos anunciará o que há de vir* "
Quando o "outro" consolador chegou a mando de Cristo em Pentecostes, Atos 2:1-4, o que foi que "Ele anunciou"?
Observe que o anúncio não foi direto do espírito santo. O "espírito" usou o profeta Pedro e inspirou-o *anunciar* a formação E INAUGURAÇÃO da Nova Congregação de Jeová, a CRISTÃ bem como as boas novas de Jesus. Atos 2:16-28; 36-47, Veja Atos 1:2-4
Cada pessoa falava em línguas pelo espírito em outros idiomas para os presentes entenderem os novos anúncios. Atos 2:6.
João 16:14,15, Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e o espírito de verdade vô-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar .
CUMPRIMENTO DE JOÃO 16:14,15
a)- "Ele me glorificará".
Jeová tem glorificado tudo que ele aprova com seu espírito santo. Note que, na Nova Aliança do espírito em Pentecostes, *Deus GLORIFICOU* Jesus com seu espírito dando-lhe a mediação entre Deus e a "igreja". 2 Cor. 3:7-11, Heb. 10:12,16
Note no texto neste versículo que até o mediador Moisés da Velha Aliança *foi glorificado* pelo espírito santo de Jeová. 2 Cor. 3:7-11, Heb. 10:12,16.
Portanto, Jesus foi glorificado em Pentecostes através do espírito santo derramado em todos que deram seus testemunhos. Atos 2:36-39
b)- "Tudo quanto o Pai tem é meu".
Na verdade, tudo que pertence a Jeová, Seu Filho único celestial herdou tudo, INCLUSIVE O ESPÍRITO SANTO. 1 João 1:1-4
Por isso que Paulo diz: "o espírito de Cristo" em várias ocasiões. Note que a herança do Pai não agraciou o espírito santo. Atos 16:6,7
c)- "Vô-lo há de anunciar".
Quando o "outro" consolador chegou a mando de Cristo em Pentecostes, Atos 2:1-4, o que foi que "Ele anunciou"?
Observe que o anúncio não foi direto do espírito santo. O "espírito" usou o profeta Pedro e inspirou-o *anunciar* a formação E INAUGURAÇÃO da Nova Congregação de Jeová, a CRISTÃ. Atos 2:16-28; 36-47.
d)- "há de receber do que é meu, e o espírito de verdade vo-lo há de anunciar".
Reveja os itens: b)- e c)-.
ATOS
Atos 1:8. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o espírito santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Em Pentecostes de 33 EC veio o espírito da verdade e os primeiros discípulos ungidos de Jesus falaram às pessoas sobre “as coisas magníficas de Deus”, e muitos de seus ouvintes se tornaram cristãos. Assim, sentado à direita de seu Pai no céu, Jesus começou a ver que milhares de pessoas se arrependiam e exerciam fé nele como o meio de Jeová para a salvação, conforme o significado do nome Jesus. Atos 2:5, 11, 37-41.
Jesus lhes disse que “à base do seu nome, se havia de pregar arrependimento para o perdão de pecados, em todas as nações — principiando por Jerusalém”. Ele continuou: “Haveis de ser testemunhas destas coisas.” Luc. 24:44-48.
Atos 2:1-21. A profecia Atos capítulo 2, sobre o espírito santo ser derramado é originária de Joel capítulo 2:
Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! 2 Nesses dias, *até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito! Farei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível! Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado. TRAD. PASTORAL
Portanto, o espírito santo foi derramado do céu em pentecostes pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36. A efusão do espírito foi real Paulo foi derramado simbolicamente.
Reflexão sobre esta profecia:
Pode um vento (força ativa) ou ser inanimado ensinar? Sim, Ezequiel diz que sim, Jeová mandou Ezequiel profetizar para o vento e o vento agiu em harmonia. Ez. 37:9.
Quem é aquele que está esperando Jesus subir para ele descer?
Jeová no céu estava esperando Jesus ascender entregar o valor do seu sacrifício para que Ele pudesse derramar seu espírito em Pentecostes e encher os primeiros discípulos abençoando a Congregação Cristã recém formada. Não há referências que Jesus tenha se encontrado com o espírito santo, para autorizá-lo a descida. Muito pelo Contrário, Jesus procurou o dono do espírito santo. Cristo entrou . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” Heb. 9:24,
Então o espírito santo foi derramado do céu pelo Seu dono à pedido de Jesus: Pedro pode ver a efusão do espírito santo repartido sobre todos. Todos ficaram "cheios" de espírito santo. Atos 2:1-36.
Atos 2:18 e até mesmo sobre os meus escravos e sobre as minhas escravas derramarei do meu espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Note o poder do espírito santo em inspirar os profetas as palavras de Deus.
Atos 2:33. Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou, [isto], o que vocês estão vendo e ouvindo.
O espírito de Deus não veio como realmente uma pessoa vem. Ele simplesmente foi derramado. Veja Lucas 24:49
Atos 4:8 Então Pedro, cheio de espírito santo, lhes disse: “Líderes do povo e anciãos,
É costume da Bíblia dizer neste caso, que o espírito santo disse!
Atos 4:25 e quem, por espírito santo, disse por meio de nosso antepassado Davi, teu servo: ‘Por que as nações ficaram agitadas e os povos meditaram em coisas vãs?
O espírito santo atua nos profetas de Deus, neste caso sobre Davi, para proferir as palavras de Jeová.
Atos 5:1-10. 1- No entanto, um homem chamado Ananias, junto com Safira, sua esposa, vendeu uma propriedade.
2 Mas ele secretamente ficou com parte do valor, com o conhecimento de sua esposa. Então, pegou o restante e o colocou aos pés dos apóstolos.
3 Mas Pedro disse: “Ananias, como Satanás levou você a mentir de forma descarada ao espírito santo e ficar secretamente com parte do valor do campo?
4 O campo não era seu antes de você o vender? E, depois de ter sido vendido, o valor não ficou sob o seu controle? Por que você tramou no coração fazer uma coisa dessas? Você mentiu não a homens, mas a Deus.”
5 Ao ouvir essas palavras, Ananias caiu e morreu. E todos os que souberam disso ficaram com muito medo.
6 Então os mais jovens se levantaram e o enrolaram em panos; em seguida o levaram para fora e o enterraram.
7 Cerca de três horas depois, a esposa dele entrou, sem saber o que tinha acontecido.
8 Pedro lhe perguntou: “Diga-me: Vocês dois venderam o campo por tanto?” Ela respondeu: “Sim, por esse valor.”
9 Assim, Pedro lhe disse: “Por que vocês dois concordaram em pôr à prova o espírito de Jeová? Os pés daqueles que enterraram seu marido estão à porta; eles a levarão para fora.”
10 Ela caiu instantaneamente aos pés dele e morreu. Quando os jovens entraram, encontraram-na morta; então a levaram para fora e a enterraram ao lado do marido.
ANANIAS E SAFIRA. Hananiah (Hananias), significando “Jeová Tem Mostrado Favor; Jeová Tem Sido Clemente.
Casal de cristãos UNGIDOS com o E.S de Jeová.
Membros da primitiva congregação cristã de Jerusalém. Depois de Pentecostes de 33 EC, cuidou-se das necessidades físicas dos crentes que haviam ficado em Jerusalém por uma ajuda mútua entre os cristãos.
Estabeleceu-se para este fim um fundo comum. Este foi sustentado por contribuições equivalentes ao preço de campos e de casas vendidos por membros da congregação e então voluntariamente doadas. (At 4:34-37)
Ananias vendeu um campo, e, com o pleno conhecimento da sua esposa, apresentou uma parte do dinheiro obtido, mas aparentando entregar o pleno montante, sem dúvida para granjear certa medida de elogio e estima na congregação.
No entanto, pelo dom especial de conhecimento, por meio do espírito,Pedro discerniu o fingimento dele, expondo-o como ‘trapaceando o espírito santo e a Deus’, e Ananias caiu e expirou. Quando os homens que o sepultaram voltaram depois de cerca de três horas, encontraram também a esposa dele, Safira, morta por tentar manter o mesmo fingimento. At 5:1-10.
Observou que Ananias "brincou" com o espírito santo de Jeová igual aos fariseus? Ele estava entre os ungidos em Pentecostes.
Por que Ananias e Safira pecaram contra DEUS ao mentirem para o espírito santo? Atos 5:1-5.
Pedro, Ananias, Safira e todos estavam em Pentecostes quando receberam o espírito santo de Jeová. Atos 2:1,5,6,14,17,38,43-45; 4:8,31-37; 5:1-5.
Quando Ananias e Safira esconderam parte de suas propriedades, mentiram para o dono do espírito santo. Desprezaram a ferramenta de Jeová realizar tudo que Ele quer.
Estar debaixo de espírito santo e mentir para quem está com espírito santo é brincar com Jeová.
Os fariseus fizeram algo semelhante a este de Ananias e Safira, e pecaram contra o espírito santo de Jeová. Acusaram Jesus de estar com os espírito de Belzebu para expulsar os demônios. Com certeza blasfemaram contra Jeová. Mat. 10:25; 12:24,27; Mar.3:22; Luc. 11:15,18,19,20.
PERGUNTAS ESCRUTINADORAS
01- Atos 5:1-10, é a única "suposta prova" que o espírito santo é Deus. Esta passagem realmente é uma prova verídica realmente que o espírito santo é Deus?
Apocalipse 13:6:" e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. Trad. Almeida Revista e Corrigida. Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6; Etc.
Quem blasfema contra as coisas inanimadas consagradas e pertencentes à Jeová peca contra ele.
02- Atos 5:3,9 Como podemos por a prova o espírito santo de Jeová sendo ele impessoal?
Mas Pedro disse: “Ananias, como Satanás levou você a mentir de forma descarada ao espírito santo e ficar secretamente com parte do valor do campo?
Assim, Pedro lhe disse: “Por que vocês dois concordaram em *pôr à prova o espírito de Jeová* ? Os pés daqueles que enterraram seu marido estão à porta; eles a levarão para fora.” Atos 5:3,9
Um episódio similar a este de Atos está registrado em 2 Reis 5:24-27.
Geazi ajudante de Eliseu mentiu ao coração de Eliseu ao mentir sobre ter aceitado propina de Naamã.
"Quando ele chegou a Ofel, pegou os sacos das mãos deles e os colocou em casa, e mandou os homens embora. Depois que eles partiram, ele foi e se apresentou ao seu senhor.
Então Eliseu lhe perguntou: “De onde você veio, Geazi?” Ele respondeu: “Seu servo não foi a lugar nenhum.”
Eliseu lhe disse: “ Será que meu "ESPÍRITO" não estava lá com você quando o homem desceu do seu carro de guerra para ir ao seu encontro? Será que agora é tempo de aceitar prata, roupas, olivais, vinhedos, ovelhas, bois, servos ou servas?
*Portanto, a lepra de Naamã se apegará a você e aos seus descendentes para sempre.” Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.
Portanto, Geazi mentiu e pôs á prova o "espírito"* de Eliseu. Será o espírito de Eliseu é uma pessoa* ? 2 Reis 5:24-27.
03- Por que Ananias e Safira pecaram contra DEUS ao mentirem para o espírito santo? Atos 5:1-5.
Pedro, Ananias, Safira e todos estavam em Pentecostes quando receberam o espírito santo de Jeová. Atos 2:1,5,6,14,17,38,43-45; 4:8,31-37; 5:1-5.
Quando Ananias e Safira esconderam parte de suas propriedades, mentiram para o dono do espírito santo. Desprezaram a ferramenta de Jeová realizar tudo que Ele quer.
Estar debaixo de espírito santo e mentir para quem está com espírito santo é brincar com Jeová. Atos 5:4
Os fariseus fizeram algo semelhante a este de Ananias e Safira, e pecaram contra o espírito santo de Jeová. Acusaram Jesus de estar com os espírito de Belzebu para expulsar os demônios. Com certeza blasfemaram contra Jeová. Mat. 10:25; 12:24,27; Mar.3:22; Luc. 11:15,18,19,20.
Não se pode pecar ou mentir diretamente contra o espírito santo. Ananias e Safira mentiram diretamente para homens INSPIRADOS. Atos 5:4
Pode se blasfemar contra coisas inanimadas. Atos 6;13;Tito 2:5; 2 Pedro 2:2; Apoc. 13:6; Etc.
04- Consegue mostrar em Atos 5:1-10, o casal iníquo mentindo diretamente ao espírito santo?
No relato não existe, pois ambos mentiram para os Apóstolos inspirados.
05- Em Atos 5:1-10, quem dialoga, diretamente, todo o tempo, com cada um do casal?
Pedro e outros Apóstolos todos inspirados.
06- De que forma o casal colocou o espírito de Jeová à prova?
Mentiram diretamente aos representantes de Jeová, Depois de Pentecostes, todos com o espírito santo. Observou que Ananias "brincou" com o espírito santo de Jeová igual aos fariseus? Ele estava entre os ungidos em Pentecostes.
07- No relato inteiro de Atos 5:1-10, o que você viu o espirito santo, fazendo, dialogando, e agindo?
Absolutamente nada, apenas Jeová havia derramado o Seu espírito santo em todos, para consolar a congregação recentemente formada, em Pentecostes.
08- Quem Julgou os atos dos dois pecadores contra os homens INSPIRADOS e contra Deus o dono do espírito santo?
O próprio Jeová quem os julgou, pois o espírito santo não julga nem os pecados "contra ele" Sal. 51:10,11.
09- Quem executou o casal pecador?
O próprio Jeová quem os executou. Pedro estava com o espírito santo e decretou a morte dos dois.
10- No contexto geral da Bíblia, como um ser humano pode pecar (diretamente) contra o espírito de Deus?
Apocalipse 13:6, nos fornece um vislumbre, de como é pecar contra coisas impessoais e pessoas.
Atos 6:3 cheios do Espírito e de sabedoria.
Atos 6:5 Estêvão, homem cheio de fé e do espírito santo
Atos 6:8 Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo.
No contexto de Atos 6 a graça, a sabedoria, o poder, a fé , o espírito santo enchem Estevão.
Atos 7:51, “Homens obstinados e incircuncisos no coração e nos ouvidos, vocês sempre resistem ao espírito santo. Assim como os seus antepassados fizeram, vocês também fazem.
Jeová, por meio de seus servos, referiu-se aos israelitas obstinados e desobedientes como tendo ‘ouvidos incircuncisos’. Jer. 6:10. São ouvidos que não foram abertos por Jeová, que dá ouvidos de entendimento e de obediência aos que o buscam, mas permite que a audição espiritual dos desobedientes fique obtusa. Deut. 29:4.
Compare com 2 Reis 17:14, "Mas eles não escutaram, e continuaram tão obstinados quanto os seus antepassados que não tinham mostrado fé em Jeová, seu Deus.
Como esses israelitas sempre resistiam ao espírito santo? Certamente eles jamais ouviram o espírito santo orientá-los diretamente por si mesmo. Jeová sempre inspirava seus profetas para instruí-los, porém eles nunca obedeciam a palavra de Jeová. Jer. 6:10
Atos 8:18-20 - Quando Simão viu que o Espírito Santo era dado quando os apóstolos punham as mãos sobre a cabeça das pessoas, ofereceu dinheiro para comprar esse PODER e disse: “Permitam que eu também tenha desse PODER, para que, quando eu puser as mãos sobre as pessoas, elas recebam o Espírito Santo!”
Mas Pedro respondeu: “Que o seu dinheiro morra com você, por pensar que o DOM de Deus pode ser comprado com dinheiro!
Evidentemente o texto acima indica que o espírito santo de Jeová é poder, força e não pessoa! Miq. 5:4
Achas que se o espírito santo fosse Deus, ele permitiria que fosse controlado por imposições de mãos dos outros? Achas mesmo que você poderia comandar o espírito santo para ele abençoar uma pessoa sem pedir ao DONO dele? Lucas 11:13
Atos 8:29. "E disse o espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro". Novamente este "espírito" é um anjo e não o espírito santo. Atos 8:26,29.
À princípio o anjo de Jeová orientou (dizendo) Felipe a viajar e encontrar alguém. Atos 8:26.
Felipe chegou ao destino e o anjo (espírito) continuou orientando (falando) à Felipe. Atos 8:29.
Em Atos 8:36 o Eunuco depois de ser evangelizado pediu para se batizar. Deste ponto para frente o anjo já não estava em cena mais. Na hora do batismo o espírito de Jeová começa atuar. O Etíope foi ungido com o espírito santo de Jeová. Porém o espírito santo não se comunicou com ninguém.
Depois de batizado o anjo já não estava mais ali. Não tinha mais funções ali, e então o espírito santo "impeliu" Felipe e o eunuco a cada um ir para suas casas.
Atos 10:17-20. E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro. Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque EU [o anjo] tos enviei.
Nesta passagem inteira e nos contextos dela, nota-se claramente que este "espírito", com toda certeza é um anjo que acompanhou toda esta narrativa. Atos 10:3, 7,19, 22, 31.
Quem é esse "EU"? É o anjo de Jesus que está dando ordens usado por ele. No contexto distante é Jesus que toma conta da Obra ora pelo espirito ora por anjos. Atos 10:31
O espírito não envia ninguém é ele quem é enviado. Jeová no passado usou anjos como se eles fossem o próprio Jeová. Gênesis 18:21,22.
Atos 10:38 sobre Jesus, que era de Nazaré, como Deus o ungiu com espírito santo e poder [dynamis (poder)] ; e ele andou por toda a região fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.
Não é possível ungiu uma pessoa com outra pessoa.
Atos 11:12,13 Então o espírito [o anjo] me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Estes seis irmãos também foram comigo, e nós entramos na casa do homem. “Ele nos contou que tinha visto um anjo aparecer na sua casa e dizer: ‘Envie homens a Jope e mande chamar Simão, que é conhecido como Pedro,
Neste contexto quem está se relacionando com Paulo e outros é o onjo de Jesus conforme Atos inteiro mostra. Veja: Atos 10:3, 7,19, 22, 31.
Atos 11:16,17 Em vista disso eu me lembrei das palavras do Senhor; ele dizia: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com espírito santo.’ Portanto, se Deus deu a eles a mesma dádiva que deu a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para poder impedir a Deus?”
Veja a comparação de espírito santo com água (até mesmo com óleo). Note que Deus DEU um presente (dádiva). Pode Deus presentear uma pessoa com Deus?
*Atos 13:1-3* Em Antioquia havia profetas e instrutores na congregação local: Barnabé; Simeão, que era chamado Níger; Lúcio, de Cirene; Manaém, que tinha sido educado com Herodes, o governador distrital; e Saulo. 2 Enquanto estavam servindo a Jeová e jejuando, o espírito santo disse: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os chamei.” 3 Então, depois de jejuar e orar, eles lhes impuseram as mãos e os deixaram ir.
*EXEGESE DO TEXTO* :
*Atos 13:1-3* "Barnabé e Saulo são enviados pela igreja de Antioquia. A primeira viagem missionária de Paulo
1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor (Jeová) e jejuavam, disse (pela boca dos profetas da igreja) o espírito santo (O espírito de Jesus): Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, depois que jejuaram, oraram [a Jeová} e lhes impuseram as mãos, [em Saulo e em Barnagé os despediram.
*PERGUNTAS DE REFLEXÃO*
01- À quem a congregação estava servindo e orando ? A Quem eles jejuaram? A Quem Jeová mandou o seu espírito santo?
A Congregação de Antioquia
02- O espírito santo disse algo com a boca de quem? As palavras do espírito santo era uma ordem de quem? Para quem?
O espírito santo disse toda mensagem pela boca dos profetas da congregação pela ordem de quem USAVA o espírito santo. [o espírito de Cristo]
03- Poderia a congregação orar diretamente ao espírito santo para ele vir e orientá-los?
J
eová jamais permitiu que ninguém orasse direto ao espirito santo.04- Como os profetas receberam as informações sobre a oração a Deus?
O espírito santo de Deus não falou pela sua própria boca, mas caiu nos humanos presentes, os profetas depois de orarem ao Dono dele Luc. 11:13
Note que o espírito não tem boca mas "fala". A igreja não tem boca, mas "fala". Apoc. 22:17. O sangue não tem boca mas "fala". Gên 4:10; 1 João 5:8.
05- Atos 13:2, houve algum intermediário quando o espírito santo "fala"?
No contexto (Atos 13:1), a igreja recebe o espírito santo de Jeová [o de Cristo também] e os profetas falaram inspirados.
06- Neste contexto quem usava o espírito santo, Jeová ou Jesus?
O “espírito de Jesus disse "apartai para MIM" , Atos 9:13-15, 16:6,7..
Quem é esse "mim"? O espírito santo em Atos é o espírito de Jesus. Atos 9:15; 16:6,7.
07- Quem era o cabeça da Igreja de Antioquia? O espírito santo teve alguma Obra ou a Obra era de Jesus?
Jesus e os profetas lá presentes receberam o espírito de Jesus para ajudar a OBRA de Jesus? Atos 16:6,7
08- Para quem Jejuaram e oraram de novo?
Ao dono do espírito santo para receberem mais orientações de Jesus. Atos 13:3. Neste contexto Jesus usava o espírito santo
09- Pode se orar e jejuar ao espírito santo? Luc. 11:13.
Jamais.
10- *Atos 13:3* Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram.
Por que lhes impuseram as mãos dos apóstolos [Em Saulo e em Barnabé] ?
É o indicativo que o espírito santo é ativado na pessoa e ela recebe os dons miraculosos do espírito de Jeová. Dai para frente a pessoa passa a falar inspiradamente ao comando de Jesus ou de Jeová. Foi no caso Saulo e em Barnabé
Atos 13:9 Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do espírito santo, e fixando os olhos nele.
Atos 13:52 E os discípulos continuavam cheios de alegria e de espírito santo. Bíblia King James
Os discípulos ficaram cheios de alegria e de espírito santo.
Atos 15:28 Pois "pareceu" bem ao espírito santo e a nós não impor a vocês nenhum fardo além destas coisas necessárias:
O contexto desse texto é Atos 15:1-6. Nessa ocasião, o corpo governante se reuniu no primeiro concílio da "Igreja" em Jerusalém. Estavam presentes na época os Apóstolos e anciãos maduros, para juntos decidirem a questão da circuncisão e obediência a Lei mosaica por parte dos novos cristãos gentios. Mas, como foi que o espírito de Jeová deu seu "parecer" na decisão desse importante assunto, se ele não é uma pessoa?
Se ler o capítulo 15 de Atos inteiro, *notará que o espírito santo não deu literalmente sua opinião pessoal* .
Simplesmente o relato inteiro, esclarece que todos presentes, oraram a Jeová e estudaram a questão nas escrituras INSPIRADAS e decidiram e decretaram as orientações às congregações. Atos 16:4-6
Atos 16:6-9 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o espírito de Jesus não lho permitiu. Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade. De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.
Pode uma força IMPESSOAL proibir nos de fazer alguma atividade ? Atos 16:6,7
Sim, quando Jeová manobra o seu espírito santo ele atua no cérebro do indivíduo, Rom. 8:16; o espírito santo da testemunho até para nosso espírito abstrato. Rom. 8:16.
Como foi a interação do espírito de Cristo (o espírito de Jeová) impedindo o roteiro da pregação de Paulo e seus companheiros? Foi o espírito santo pessoalmente impedir a pregação na Ásia? De que forma o espírito santo alterou o percurso da pregação para a Macedônia? Leia o Atos 16:9,10: "Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente estava de pé um macedônio que lhe suplicava: «Venha à Macedônia e ajude-nos!»
Depois dessa visão, procuramos imediatamente partir para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para anunciar aí a Boa Notícia.
Atos 19:11-12 E Deus , pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, (pelo espírito santo) a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal.
Atos 20:22,23 "E agora, compelido pelo espírito, viajo para Jerusalém, embora não saiba o que me acontecerá lá; 3 só sei que, de cidade em cidade, o espírito santo me avisa repetidamente que me aguardam prisões e tribulações".
Como o espírito santo avisava Paulo sobre suas perseguições e tribulações? Através de sonhos e visões. Veja Atos 2:17.
Atos 20:28 Prestem atenção a si mesmos e a todo o rebanho, sobre o qual o espírito santo os designou como superintendentes, para pastorearem a congregação de Deus, que ele comprou com o sangue do seu próprio Filho.
Em Atos 20 28, o espírito de JEOVÁ não vai nas reuniões para eleição dos Bispos da Igreja. Então, como o espírito escolhe os novos Bispos?
Os da dianteira se reúnem e oram ao Dono do espírito santo. Ficam iluminados para escolherem os novos bispos segundo a orientação do espírito contida na Bíblia.
Deus comprou os Bispos com seu próprio sangue. O sangue do Seu filho não é o de Jeová?
Atos 21:4 E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; *e eles, (inspirados por sonhos) pelo Espírito*, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
Note a impessoalidade do espírito santo de Jeová. Os companheiros de Paulo necessitaram ser inspirados para impedirem Paulo a subir para Jerusalém. Por que o espírito santo não fez a orientação direta?
Atos 21:11 E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o espírito santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o varão de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
Note a impessoalidade do espírito santo de Jeová. Os companheiros de Paulo necessitaram ser inspirados para impedirem Paulo a subir para Jerusalém. Por que o espírito santo não fez a orientação direta? Note nesse contexto (Atos 21:9), as filhas de Felipe profetizam para eles e os orientavam de acordo com o espírito de Cristo. Atos 16:6,7.
Atos 28:25-28* Paulo fez este único comentário: “O *espírito santo falou apropriadamente aos antepassados de vocês, por meio de Isaías , o profeta* : 26 ‘Vá a este povo e diga: “Vocês realmente ouvirão, mas de modo algum entenderão; e realmente olharão, mas de modo algum verão. 27 Pois o coração deste povo ficou insensível, eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos, para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e dessem meia-volta, e eu os curasse.”’ 28 Portanto, saibam que essa salvação por Deus foi enviada às nações, e elas certamente a escutarão.”
O espírito de Jeová nunca se comunicou ou conversou literalmente com ninguém no universo. Jamais nossos pais ouviram a voz própria do espírito santo, todos foram apenas "inspirados". Compare Atos 28:25-28, com João 12:37,38; *Paulo ao dizer que o espirito santo falou aos antepassados deles, estava na realidade, dizendo que Isaías é quem falou através do espírito de Jeová. João 12:38
ROMANOS
Romanos 8:9. O Espírito Santo habita em nós? Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas; se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Note que o pecado uma coisa impessoal mora ou habita em nós! Rom. 7:17
Romanos 8:9-13 Vós porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o espírito de Cristo esse tal não é dele. E se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, esta morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E se o espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Cristo habita em vós, (Rom. 8:11) aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu espírito que em vós habita.
Note o versículo 1 Coríntios 6:14 diz: "Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. Compare com Romanos 8:11
Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
O que é estar em harmonia com a carne e estar em harmonia com o espírito? Pode nossa carne comandar-nos literalmente?
Note que o pecado mora (habita) em nós. Rom, 7:17. Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová? Note que o pecado uma coisa impessoal mora ou habita em nós! Rom. 7:17
Romanos 8:9-13 Vós porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o *espírito de Deus habita em vós . Mas, se alguém não tem o espírito de Cristo esse tal não é dele. E se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, esta morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E se o espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Cristo habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu espírito que em vós habita.
Note que o pecado uma coisa impessoal mora ou habita em nós ! Rom. 7:17
Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová? Note que o pecado uma coisa impessoal mora ou habita em nós!
Mas como pode o espírito de Deus ressuscitar alguém sem o comando do Seu Dono Jeová ? Veja Lucas 5:17 ; Isaías 40:13,26. Não diz Atos 13:30,31, que o espírito Daquele que levanta mortos levantou Jesus? (Atos 13:30, 31)
Mas Deus o levantou dentre os mortos, 31 e, durante muitos dias, ele apareceu aos que tinham subido com ele da Galileia para Jerusalém. Eles agora estão dando testemunho dele ao povo. Será que um Deus ressuscita o outro Deus??... Não tinha Jesus a natureza de Deus 100% dentro dele? Ou não? O que Jeová e Jesus já fizeram sem usar a ferramenta [o espírito santo] de Jeová ? Miq. 5:4,5
Romanos 8:16,26,27. O espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; "Do mesmo modo também o espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações (Jeová) sabe qual é a mente do espírito; porque, segundo Deus, é que ele intercede pelos santos.
A intercessão do espírito santo entre Deus e os cristãos ungidos (Rom. 8:21-23) só ocorre duas vezes na Bíblia em Romanos capítulo 8:26,27,28.
O espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Como pode o espírito de Deus testificar para um espírito abstrato humano? Rom. 8:16
Como pode o espírito de Deus testificar com o nosso espírito humano abstrato literalmente? Impossível!!! Notou que o espírito intercede por nós com gemidos "inexprimíveis"? E mais ainda mais o espírito santo intercede por nós segundo a vontade daquele (Deus) que conhece as intenções de nossos corações?
Podem coisas abstratas interceder por nó? Com certeza. Veja EZEQUIEL 37:9,10.
O “Sentido” do Espírito. Em Romanos 8:26, 27, Paulo mostra que, quando os servos de Deus oram, eles talvez nem sempre saibam exatamente em prol de que devem orar assim como necessitam. Mas Deus sabe que desejam que se faça a vontade Dele. Sabe também o que seus servos necessitam. No passado, Deus fez registrar na sua Palavra muitas orações inspiradas, que expressam a sua vontade ou intenção para com eles. Portanto, ele aceita essas orações inspiradas como aquilo que os do seu povo devem querer pedir e orar, e, em concordância, ele as atende. Deus conhece os de coração reto e sabe também o sentido das coisas que ele fez seu espírito falar por meio dos escritores da Bíblia. Conhece “o sentido [ideia, pensamento] do espírito” quando o espírito assim “implora”, ou intercede, por eles.
Do mesmo modo, também o *Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois nem sabemos o que convém pedir* ; mas o próprio *Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis*. 27 E *aquele que sonda os corações* (Jeová) *sabe quais são os desejos do Espírito*, pois o *espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus*. Rom 8:27 Pastoral
Notou a intercessão do espírito santo é segundo a VONTADE DE JEOVÁ. Portanto neste texto não cabe a palavra mente do espírito santo conforme algumas traduções insinuam.
Romanos 12:11. "Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servido ao SENHOR".
Sem dúvidas, a ideia aqui é "sede espiritualmente fortes", servindo a YHVH.
*Romanos 14:17* Pois o Reino de Deus não tem a ver com comida e bebida, mas *com justiça, paz e alegria no espírito santo*.
Em que sentido para disse que o Reino de Deus não tem a ver com comida e bebida? *Será que no Reino milenar não haverá fartura de comidas e bebidas* ?
Claro que no Reino de Deus (milenar) existirá fartura de alimentos e de bebidas é o que diz Apocalipse 22:1,2. Paulo nesse contexto estava dizendo que: *O alimento não nos aproximará de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos* 1 Cor. 8:8.
*Como será a justiça, paz e alegria no espírito santo no Reino milenar* ? *Significa que o espírito santo de Deus no Reino milenar será a terceira pessoa de um Deus trino*?
Obviamente que não, pois o espírito santo de Jeová continuará a fluir nas pessoas para elas "andarem em espírito" , cultivando o fruto dele que incluiu a paz e a justiça. Gál. 5:16,21,22.
Note que o espírito santo jamais se sentará no trono de Deus e do Cordeiro (de Davi) e ele nunca será servido como Deus, pois nunca foi uma pessoa. Apoc. 22:3; Apoc. 4:5,6
Romanos 15:13,19, "Que o Deus que dá esperança encha vocês de toda alegria e paz por meio da sua confiança nele, para que transbordem de esperança pelo poder do espírito santo... pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do espírito de Deus; assim, desde Jerusalém e por todos os lados até o Ilírico, preguei cabalmente as boas novas a respeito do Cristo.
Ter poder não é privilégio apenas de pessoas. Poderá notar isso nas palavras de Paulo acima: "pelo poder de sinais e milagres e pelo poder do espírito de Deus. Pergunte-se: Paulo pregou nos seus dias com o auxílio do PODER dos SINAIS e MILAGRES que fazia?
Romanos 15:30: O que é o "amor do espírito" citado em Romanos 15:30?
Eu os exorto, irmãos, *por meio do nosso Senhor Jesus Cristo* e *por meio do amor do espírito*, que vocês se esforcem comigo em orações a Deus por mim,
Preste atenção: No texto acima, primeiro a exortação de Paulo foi direto por meio de Jesus (pessoa) e a segunda exortação era por meio do AMOR do espírito.
Você acha que o AMOR do espírito age como mediador como é a mediação de Jesus? Não é melhor entender que o Amor do espírito é aquele que o espírito de Jeová faz você AMAR? Gál. 5:22.
Note que no texto acima não diz que o espírito santo de Jeová ama e tem AMOR. Como o espírito de Jeová tem AMOR? Então todos serão amados pelo espírito Dele, apenas quando a pessoa pedir o espírito dele, e Jeová derramar o espirito na pessoa a ser amada? Lucas 11:13
1 CORÍNTIOS
1 Coríntios 1:21,21. Mas aquele que garante que nós e vocês pertencemos a Cristo, e quem nos ungiu, é Deus. Ele pôs também o seu selo (o espírito santo) sobre nós e nos deu a garantia daquilo que virá, isto é, o espírito, em nosso coração.
Deus sela (unge) uma pessoa com Deus? Deus pode ser representado por um selo?
1 Coríntios 2:4. Minha mensagem e minha proclamação não se formaram de palavras persuasivas de conhecimento, mas constituíram-se em demonstração do poder do Espírito." ARA. Está correta tal tradução? O Espírito tem poder? Não é o que dizem as traduções modernas da Bíblia. Veja na Tradução Jerusalém: "Minha palavra e minha pregação nada tinham da persuasiva linguagem da sabedoria, mas eram uma demonstração de Espírito e poder.
Observe ainda o contexto: 1 Cor. 2:5 "A fim de que a vossa fé não se baseie sobre a sabedoria dos homens, mas no *poder de Deus (o espírito santo)
1 Coríntios 2:10,11,14 Porque é a nós que Deus as revelou por meio do seu espírito, pois o espírito investiga todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. 11 Pois quem entre os homens sabe as coisas de um homem, a não ser o espírito do homem que está dentro dele? Assim, também, ninguém sabe as coisas de Deus, a não ser o espírito de Deus....Mas o homem físico não aceita as coisas do espírito de Deus, pois para ele são tolice; e ele não pode conhecê-las, porque elas são examinadas espiritualmente.
Leia o texto e contexto: "Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu espírito. Pois o espírito sonda todas as coisas, até os segredos mais profundos de Deus.
Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa, senão o próprio espírito dela? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o espírito de Deus.
E nós recebemos o espírito de Deus, e não o espírito deste mundo, para que conheçamos as coisas maravilhosas que Deus nos tem dado gratuitamente. 1 Coríntios 2:10-12, Nova Versão Transformadora.
Comentários do texto e contexto
Como Deus nos revela "as coisas" por (meio de) seu "espírito"?
Deus inspirou a Bíblia por seu espírito, então Deus nos dá Seu espírito santo para entendermos as coisas (segredos) na Sua Palavra e sonda nela até os segredos mais profundos. Luc. 11:13; João 17:17; Heb. 4:12.
Veja a prova: Quem conhece os pensamentos de uma pessoa? Não é o "espírito da pessoa?
O "espírito da pessoa" é algo animado ou inanimado? Claro que é inanimado, impessoal Ecles. 3:19-21. O "espírito do mundo" é coisa pessoal?
Como então algo inanimado revela as coisas do homem para ele mesmo? Que dizer das coisas profundas de Deus?
"Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus", senão o "espírito" (abstrato também) de Deus. Onde estão os pensamentos de Deus? Na Bíblia, inspirado pelo espírito de Deus.
Observou uma coisa abstrata, o espírito do homem revelando os seus pensamentos.
"Da "mesma forma" o "espírito' de Deus revela as coisas de Deus. O Criador aqui comparou o espírito abstrato do homem, com o Seu espírito também abstrato.
1 Coríntios 3:16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o espírito de Deus habita em vós? Se o espírito é algo abstrato por que este espírito habita dentro do homem?
Note que é linguagem figurada, pois o espírito de Deus não tem morada literal em pessoas: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua (Jeová) presença? Sal. 139:7 Note que a presença de Jeová também não é literal, pois o espírito de Deus morando em nós estamos na presença de Jeová. Note que o pecado mora (habita) em nós. Rom, 7:17.
Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?
1 Coríntios 6:17. "Mas quem está unido ao Senhor é um só em espírito com ele."
Paulo estava ressaltando que os cristãos deviam unir-se a seu Senhor e Cabeça, Cristo Jesus. (1Co 6:13-15) O fornicador, de forma errada e pecaminosa, torna-se uma só carne com outra pessoa, frequentemente uma meretriz.
1 Coríntios 6:19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do espírito santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
"Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua (Jeová) presença?" Sal. 139:7.
Note que a presença de Jeová também não é literal, pois o espírito de Deus morando em nós estamos na presença de Jeová. Note que o pecado mora (habita) em nós. Rom, 7:17.
Onde na Bíblia diz que o espírito santo é Deus por ter templo?
Segundo os trinitaristas o texto de 1 Coríntios 6:19 diz que o espírito santo é Deus por ele ter templo: "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do espírito santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"
A palavra grega para "templo" é "naós" que se refere na Bíblia, a parte interna do templo com suas duas salas, a saber lugar santo e santíssimo. Mas Templo também pode ser nosso corpo físico, ou outra construção dependendo o contexto. Note que até os ídolos tem templos. 2 Cor. 6:16.
É verdade que toda divindade (até falsa) tem um templo (templo de Baal). Mas notou que o templo do espírito santo é o nosso corpo físico? 2 Cor 6:16.
Sermos o templo do espírito santo não o torna DIVINO. Por quê não? O templo humano é impuro. Ef. 2:21
Como uma divindade verdadeira pode ter um Templo poluído pelo pecado? Então conclui-se que´ OS TERMOS HABITAR, RESIDIR, MORAR, ANDAR COM, POR PARTE DE JEOVÁ, CRISTO e o espírito santo, NUNCA PODERIAM SER REAIS, mas, simbólicos. Note que até os ídolos tem templos. 2 Cor. 6:16
Apenas Jeová tem um Templo verdadeiro, e Jesus é visto habitando neste Templo, atuando como sumo sacerdote perpétuo. Heb.5:1,8-10; 9:11.
Portanto, o espírito santo não é Deus, pois ele não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová*. Salmo 11:4, Apoc. 3:12.*Ademais, o próprio texto de 1 Cor. 6:19 exclui o espírito santo de ser Deus. OBSERVE: "PROVENIENTE DE DEUS".
Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?
Note que o pecado uma coisa impessoal mora ou habita em nós! Rom. 7:17
1 Coríntios 7:40. Será, porém, mais bem-aventurada se ficar assim, segundo o meu parecer, e também eu cuido que tenho o espírito de Deus.
Ter ou não ter o espírito de Deus depende de Deus. Luc. 11:13. Se estivermos em consonância com Deus ele nos derramará o Seu espírito.
Note que o pecado uma coisa impessoal mora ou habita em nós! Rom. 7:17
1 Coríntios 12:13. Pois todos nós fomos batizados por um só espírito para formar um só corpo, quer judeus quer gregos, quer escravos quer livres, e a todos nós se deu de beber de um só espírito.
Pode-se beber uma pessoa?
2 CORÍNTIOS
2 Coríntios 3:17. Jeová é o espírito e onde está o espírito santo há liberdade. Veja João 4:24.
SE JEOVÁ É O PRÓPRIO ESPÍRITO:
01-Se Jeová é o mesmo espírito santo por que ele é controlado pelo seu proprietário? Sal. 51:11
02- Então Jeová derramou-se? Atos 2:17.
03- Então Jeová está nas asas dos querubins? Ez.
04- Então Jeová está nas rodas de seu carro celestial? Ez. 1:18
05- Então Jeová está defronte ele mesmo em forma de Candeia no céu? Apoc. 4:5,6
06- Então Jeová está nos úteros de Maria e Isabel? Luc. 1:41,
07- Então Jeová está dentro de Saul literalmente? 1 Samuel 16:14.
08- O tamanho do cabelo de Sansão controla Jeová?
09- Jeová fecundou Maria? Luc. 1:35
10- Jeová matou o filho de Davi ou retirou seu espírito?
11- Se Jeová é o seu próprio espírito santo, como na trindade dizem que são duas pessoas distintas?
12- Se Jeová é o seu próprio espírito santo, como Jeová deu seu espírito santo à Jesus? (espírito de Cristo)
13- Jesus herdou tudo do Pai, inclusive o espírito santo. Se o espírito santo for o próprio Jeová, Então Jesus herdou Jeová. Luc. 5:17;11:13; João 16:15.
14- Assim, Pedro lhe disse: “Por que vocês dois concordaram em *pôr à prova o espírito de Jeová* ? Os pés daqueles que enterraram seu marido estão à porta; eles a levarão para fora.” (Atos 5:9)
Os unicistas usam INDEVIDAMENTE o texto de 2 Cor. 3:17, para "provarem" que Jeová é o seu próprio espírito santo. Todos os incontáveis miríades seres espirituais do universo são espíritos; no entanto Jeová tem UM só espírito santo. Será que os outros seres espirituais não são "santos"? Ef. 4:4
DEUS empresta seu espírito a Jesus e a nós. Luc. 11:13.
Quando YHVH retira sua energia de alguém é porque Jeová se retirou de alguém!
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17
No céu existem bilhões de espíritos santos. Por isso, distinguir Jeová de todos espíritos do céu é imperativo, chamando de "O" espírito.
Se realmente o espírito santo de Jeová fosse o próprio Jeová, não haveria razão para se crer na trindade, pois para seus apoiadores são três pessoas distintas. 2 Cor 3:17.
EXEGESE DE 2 CORÍNTIOS 3:17
"Ora, O SENHOR é o Espírito; e onde está o Espírito do SENHOR, ai, há liberdade."
QUESTIONAMENTOS DOS LEITORES
01- Jeová está em todos lugares que envia Seu espírito? João 15:26
02- Se JEOVÁ acompanha o seu espírito para onde o envia, como JEOVÁ É ONIPRESENTE?
03- Se JEOVÁ fica na sua morada e o espírito vai sem ele como podem ser o MESMO? João 15:26
04- Como JEOVÁ e Jesus podem fazer morada literal nos Cristãos se JEOVÁ E JESUS habitam em nós por espírito? Efésios 2:22
05- Como Jeová pode ser o seu próprio espírito santo se a crença trinitária diz que são DISTINTOS?
06- Qual a diferença entre "O SENHOR" e "ESPÍRITO DO SENHOR" ?
07- JÁ ENCONTROU alguma vez na Bíblia o espírito santo de Jeová sendo chamado de 'SENHOR"?
08- No contexto 2 Cor. 3:17 o espirito do SENHOR é uma pessoa?
2 Cor 3:3 comparado a "tinta".
2 Cor. 3:6 comparado a "letra".
2 Cor. 3:7,13, é a "glória" de Deus.
2 Cor 3:17,18, é o espírito do SENHOR (YHVH) que nos liberta da Lei mosaica.
2 Coríntios 6:16. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Quando as Escrituras dizem que Jeová, Jesus, e o espírito santo "fazem, morada, residem, habitam e etc; elas quer dizer que simbolicamente que "habitam" nos seres humanos, morando ao lado e acompanhando e apoiando os seres humanos e angélicos. (O espírito santo está até nas asas dos anjos).
Seria possível acontecer algo assim na realidade? Jamais, pois nenhum humano poderia suportar tal coisa. Mas seria isso literalmente? O único ser que suporta literalmente tal magnitude é Jesus. Apoc. 3:1.
Você acha que Apocalipse 21:2,3 se cumprirá literalmente? Leia Apoc. 21:2,3. Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?
2 Coríntios 13:4 Pois, na verdade, (Cristo) foi crucificado em fraqueza, mas (Cristo) vive pelo poder de Deus. (espírito santo). Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, (espirito santo), viveremos com ele para servir a vocês.
2 Cor. 13:13,14. A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do espírito santo sejam com todos vós.
Olhe atentamente para este texto: Ele revela que só o Pai é Deus e pessoa, que Cristo não é Deus e mas é pessoa. Entretanto e o espírito santo? Não é Deus e não pessoa. Por que? O que é basicamente a comunhão do espírito santo entre todos vós? É simplesmente a congregação reunida e todos compartilharem juntos uma porção do espírito santo. Observe a comunhão de bens e alimentos entre todos. Atos 2:42-45.
A "COMUNHÃO" DO ESPÍRITO SANTO.
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós". 2 Cor. 13:14.
O que é a "comunhão" do espírito santo sejam com todos da congregação?
Existe a "comunhão" (participação) de Jeová com todos?
Existe a "comunhão" (participação) de Jesus com todos?
A "comunhão" com todos é termo apropriado para pessoas?
Nota: Todos da congregação podem estar com a Graça de Jesus, podem estar com o Amor de Deus, mas estar com a "Comunhão" (participação) de uma pessoa não é possível.
EFÉSIOS
Efésios 1:13. Em quem também vós confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa,"
Observe que quem sela é Jeová, o dono do espírito santo. Ademais, Selar não é Salvar, pois, o cristão depois de selado ou ungido, pode não ser salvo caso não perseverar. Portanto o espírito santo não é Salvador. Apoc. 7:10.
Efésios 2:22. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em espírito.
Note que o pecado mora (habita) em nós. Mas então não sou mais eu quem está agindo; é o pecado que mora em mim. Romanos 7:17, Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?
Efésios 4:4,5, "Há um só corpo e um só espírito, assim como há uma só esperança a que foram chamados; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;"
Observe atentamente o texto acima:
Um só corpo. (da congregação)
Um só espírito santo. (sobre a congregação)
Uma só esperança (para a congregação ungida)
*Um só senhor* (para a congregação)
Uma só fé (para a congregação)
Um só batismo (para os congregados)
Não restam dúvidas: Jeová é o supremo SENHOR do céu e da terra. (Universo) Isaías 61:1-3, Mateus 11:25
Efésios 4:30. "Não contristeis o espírito santo de Deus, com que fostes selados"
E não entristeçam o espírito santo de Deus, com que vocês foram selados para um dia de livramento por resgate. Efésios 4:30.
Mas eles se rebelaram e entristeceram o seu espírito santo. Por isso ele se transformou em seu inimigo E lutou contra eles. Isaías 63:10.
O que você não consegue enxergar nos textos acima?
Viu acima que os cristãos foram "selados" com o espírito santo de Jeová? Consegue imaginar você sendo selado com Jeová ou com Jesus Cristo? O espírito santo é comparado a um selo! Fica coerente uma pessoa ser comparada a um selo? Consegue entristecer um selo?
Os sentimentos e emoções do espírito santo são figurativos. Ele só tem emoções e sentimentos quando está personalizado por Jesus e por Jeová. Quando ele não está personalizado se comporta como coisa impessoal. Veja Apocalipse 4:5,6
O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou. Joel 1:10
Todos batizados em nome do espírito santo (anônimo), têm a obrigação em viver em harmonia com esse espírito. Se desejamos não contristar (entristecer) figurativamente o espírito temos de revestir da nova personalidade; Gál. 4:8, Ef. 4:25-32.
Como poderemos contristar o espírito da Jeová? Note que o espírito santo é Deus é o selo dos ungidos íntegros. Eles são os que pertencem (selados com o espírito santo) a Deus para uma vida celestial. Apoc. 7:3,4. Contristar o espírito é o primeiro passo para se perder a força total que o espírito exerce num cristão, seja os com esperança celestial ou não. Sal. 51:11.
Que outro modo um cristão poderia "contristar" o espírito?
Não andando em espírito mas andando na carne. Neste caso poderíamos manifestar os desejos da carne até o ponto de pecarmos contra o espírito. Efésios 4:25-32, relaciona como devemos agir para não "contristar o espírito de Deus". A Bíblia nos informa que poderemos pecar e até blasfemar contra coisas abstratas. Apoc. 13:6.
Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito. Bíblia King James Atualizada
Efésios 6:18. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.
GÁLATAS
Gálatas 4:6. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o espírito de seu filho, que clama: Aba, Pai.
Gálatas 6:8. "Porque aquele que semeia visando a sua carne colherá da carne destruição, mas aquele que semeia visando o espírito colherá do espírito vida eterna.
FILIPENSES
Filipenses 1:19. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do espírito de Jesus Cristo,
1 TESSALONICENSES
1 Tessalonicenses 4:8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu espírito santo.
1 TIMÓTEO
1 Timóteo 4:1-5, Mas o Espírito expressamente "diz" (ou afirma) que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios* ; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 1Tim. 4:1-5 Trad. Almeida Fiel.
Estudantes e leitores da Bíblia concluem que o espírito de Jeová é uma pessoa ao encontrar expressões tais como: O espírito diz, afirma, dá testemunho, fala, inspira, intercede. E vão além disso, afirmam que o espírito de Jeová é onisciente e revelou por si só, a apostasia ao apóstolo Paulo conforme o texto acima.
*Mas o que diz a Bíblia? De que forma prática o "espírito" afirma e diz as coisas para os leitores de Bíblia nos últimos tempos* ?
1 Timóteo 4:1: "No entanto, a palavra inspirada (Lit. o espírito) diz claramente que em tempos posteriores alguns se desviarão da fé, prestando atenção a enganosas declarações inspiradas e a ensinamentos de demônios."
As palavras de Paulo tornam claro que há “expressões inspiradas” verdadeiras e falsas. Ele se refere a ambos os tipos em 1 Timóteo 4:1, quando diz que “a pronunciação inspirada [pelo espírito santo de Jeová, pela boca dos profetas] diz definitivamente que nos períodos posteriores de tempo alguns se desviarão da fé, prestando atenção a desencaminhantes pronunciações inspiradas e a ensinos de demônios”.
Isto identifica a fonte das “pronunciações inspiradas” falsas como sendo os demônios. Se seres espirituais celestiais podem fazer humanos receber mensagens inspiradoras, quanto mais a maior ferramenta de inspiração de Jeová. 2 Tim. 3:16; 2 Tes 2:1,2; 2 Tim 4:3,4; 2 Ped 2:1; 1 João 4:1.
2 TIMÓTEO
2 Timóteo 1:14. Guarda o bom depósito pelo espírito santo que habita em nós.
Note que o pecado pode morar em nós: "Mas então não sou mais eu quem está agindo; é o pecado que mora em mim". Romanos 7:17. Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?
TITO
Tito 3:5,6. Ele nos salvou (não por causa de obras justas que tivéssemos realizado, mas por causa da sua misericórdia) por meio do banho que nos trouxe à vida e por nos renovar pelo espírito santo. Ele derramou esse espírito ricamente sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Usa-se água e sangue de Cristo para lavar e derramar muito espírito santo também para lavar-nos e até batizar-nos.
HEBREUS
Hebreus 2:4. " Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres e várias maravilhas e dons do espírito santo, distríbuídos por sua vontade?". Quem distribui os dons do espírito santo? O dono dele! Lucas 11:13.
Hebreus 3:7. "Portanto, como diz o espírito santo: Se ouvirdes hoje a sua voz". O espírito santo neste caso, não está dizendo palavras próprias mas de outra pessoa. (Jeová)
Salmo 95:5-7 O mar, que ele mesmo fez, pertence a ele, E suas mãos formaram a terra seca. Venham, adoremos e curvemo-nos; Ajoelhemo-nos diante de Jeová, aquele que nos fez. Pois ele é o nosso Deus, E nós somos o povo do seu pasto, As ovelhas sob seus cuidados. Hoje, se vocês escutarem a voz dele , [a de Jeová]
Os trinitaristas comparam este texto acima com Hebreus 3:7-9 que diz: Portanto, como diz o espírito santo : “Hoje, se vocês escutarem a voz dele [Jeová], não endureçam o coração como na ocasião em que se provocou ira amarga, como no dia da provação no deserto, onde os seus antepassados me puseram à prova e me desafiaram, embora tivessem visto as minhas obras por 40 anos* .
Mas observe no relato dos Israelitas de colocarem Jeová à prova :
Êxodo 17:1-15 Toda a assembleia de Israel partiu do deserto de Sim, fazendo o percurso por etapas, segundo a ordem de Jeová, e acamparam em Refidim. Mas ali não havia água para o povo beber.
2 Então o povo começou a discutir com Moisés , dizendo: “Dê-nos água para beber.” Mas Moisés lhes disse: “Por que vocês estão discutindo comigo? Por que persistem em pôr Jeová à prova ?” 3 Mas o povo estava com muita sede ali, querendo água; e eles se queixavam contra Moisés, dizendo: “Por que você nos tirou do Egito para matar de sede tanto a nós como aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?” 4 Por fim, Moisés clamou a Jeová: “O que devo fazer com este povo ? Daqui a pouco eles me apedrejarão!”
5 Jeová disse então a Moisés: “Vá à frente do povo, e leve com você alguns dos anciãos de Israel e o bastão com que você golpeou o rio Nilo. Pegue o bastão e vá . 6 Veja, estarei diante de você ali na rocha, em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água, e o povo beberá.” Moisés fez isso diante dos anciãos de Israel. 7 Então ele chamou o lugar de Massá e Meribá, por causa da discussão dos israelitas e por terem posto Jeová à prova, dizendo: “Jeová está ou não está entre nós ?”
8 E os amalequitas vieram lutar contra Israel em Refidim. 9 Em vista disso, Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e vá lutar contra os amalequitas. Amanhã ficarei no cume do monte com o bastão do verdadeiro Deus na mão.” 10 Então Josué lutou contra os amalequitas, assim como Moisés lhe havia ordenado; e Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do monte.
11 Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; mas, assim que abaixava as mãos, os amalequitas venciam. 12 Quando as mãos de Moisés ficaram pesadas, pegaram uma pedra e a puseram debaixo dele, e ele se sentou nela. Então Arão e Hur seguraram as mãos dele, um de cada lado, de modo que suas mãos se mantiveram firmes até o pôr do sol. 13 Assim Josué derrotou Amaleque e seu povo com a espada.
14 Jeová disse então a Moisés: “Escreva isto no livro, para que seja lembrado, e repita a Josué: ‘Apagarei completamente a lembrança dos amalequitas de debaixo dos céus.’” 15 Então Moisés construiu um altar e o chamou de Jeová-Nissi, 16 e disse: “Visto que a mão dele é contra o trono de Jah, Jeová estará em guerra contra Amaleque, de geração em geração.”
CONCLUSÃO
Apesar dos trinitaristas tentarem o argumento unicista que Jeová é o próprio espirito santo Dele, no relato inteiro, Jeová usava Seu espírito santo para dotar Moisés, Josué, os sacerdotes e profetas para falarem as palavras DELE.
Hebreus 9:7-9 mas no segundo compartimento só o sumo sacerdote entra, uma vez por ano, não sem levar sangue, que ele oferece por si mesmo e pelos pecados que o povo cometeu em ignorância. 8 O espírito santo esclarece assim que o caminho para o lugar santo ainda não havia sido revelado enquanto a primeira tenda existia. 9 Essa tenda é um símbolo para a época atual. De acordo com esse arranjo, se oferecem tanto dádivas como sacrifícios. No entanto, esses não são capazes de tornar perfeitamente limpa a consciência do homem que presta serviço sagrado.
Quando o espírito santo "esclareceu" que o caminho do Céu havia sido aberto para a Turma sacerdotal? Sim, Paulo inspirado escreveu a carta aos Hebreus, esclarecendo tudo sobre o modelo profético do tabernáculo. Veja Hebreus Capítulos 8,9,10.
Hebreus 9:14. Quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
Observe em outra tradução:
"Quanto mais o sangue do Cristo, que por meio de um espírito eterno se ofereceu a Deus sem defeito, purificará de obras mortas a nossa consciência, para que prestemos serviço sagrado ao Deus vivente!" TNM
Perguntamos: O que tem haver o espírito de Deus neste contexto? Veja abaixo:
"Não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção". Heb. 9:12.
Portanto, espírito eterno pode ser traduzido por "vontade eterna", propósito eterno", "oblação eterna"
Hebreus 10:15,16. E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor (Jeová): Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seus entendimentos; acrescenta...
Como o espírito santo "testificou" que o novo pacto ou aliança do espírito foi inaugurada?
Paulo em 2 Coríntios 3 no versículo 3 afirma que depois de Pentecostes todos seríamos ministros com o espírito de um Deus vivente. O espírito santo deu provas suficientes que o novo pacto foi inaugurado em Pentecostes dando "testemunhos evidentes e miraculosos que as leis de Deus estavam à partir dai escritas nos nossos corações. Veja também 1 João 5:6-8.
TIAGO
Tiago 2:26. Assim como o corpo sem "espírito" está morto, também a fé sem obras está morta.
Será que o corpo humano tem um "espírito" que sobrevive a morte? Gên 2:7, Ecles. 3:19. Jamais, pois quando morremos nosso fôlego de vida retorna a Deus para que na recriação possamos recebê-lo de volta. (Só para ressurreições no reino milenar). Para a congregação arrebatada os ressuscitados receberão um corpo espiritual.
Tiago 4:5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O espírito que em nós habita tem ciúmes?
Que espírito é este que passou a "habitar" em humanos? Como esse espírito tem ciumes? (inveja maligna)
Assim, Jeová viu que a maldade do homem era grande na terra e viu que toda inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo. Jeová lamentou ter feito os homens na terra, e seu coração se entristeceu. Gên. 6:5.
Com certeza o espírito que começou a "habitar" no coração do homem foi a "maldade" nos dias do dilúvio. Embora o espírito, a inclinação ou a disposição de invejar ‘resida’ em todos nós, homens imperfeitos, isto não faz com que a inveja seja algo a ser tolerado à vista de Deus. As invejas são condenadas junto com a fornicação, a conduta desenfreada e as bebedeiras, como práticas aviltantes da carne, que impedem que alguém herde o reino de Deus. (Gál. 5:19-21) Mas, por que expressa Jeová Deus uma desaprovação tão forte da inveja?
Porque a inveja se arraiga no egoísmo e é completamente alheia à personalidade, aos modos e aos tratos do Criador.
1 PEDRO
1 Pedro 1:11. Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o espírito de Cristo, que estava neles indicava,
1 JOÃO
1 João 3:22,24.*1 João 3:22* E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
1 João 4:13. Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu espírito,
1 João 5:6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo: não só por água, mas por água e por sangue. E o espírito é o que testifica, porque o espírito é a verdade.
JUDAS
Judas 1:19,20 Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o espírito (espiritualidade). Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando em espírito santo, Orando em qual espírito?
A pessoa ora com espírito santo quando faz isso sob a influência do espírito, ou força ativa, de Deus, e em harmonia com o que se diz na Sua Palavra. As Escrituras, produzidas sob a inspiração do espírito de Jeová, mostram-nos como orar e o que pedir na oração. Por exemplo, podemos confiantemente orar que Deus nos dê seu espírito santo. (Lucas 11:13) Quando oramos com espírito santo, as nossas orações revelam uma condição de coração que Jeová ama.
Quando oramos com espírito santo, as nossas orações não são repletas de palavras grandiloquentes. Não consistem de fórmulas repetidas mecanicamente. Não, elas não contêm virtualmente inúteis doxologias, expressões de louvor insinceras. Orações assim são muito comuns na cristandade e no restante de Babilônia, a Grande, o império mundial da religião falsa.
Mas, os cristãos verdadeiros acatam o conselho de Jesus: “Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas das praças para serem vistos pelos homens . . . E nas orações não faleis muitas palavras como os pagãos. Eles pensam [erroneamente] que serão ouvidos por causa das muitas palavras. Não os imiteis.” Mateus 6:5-8, Bíblia Vozes.
APOCALIPSE
Apocalipse 1:4 : "João, às sete congregações que estão na província da Ásia: Que vocês tenham bondade imerecida e paz da parte “Daquele que é, que era e que vem”, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono"
Não existe nenhuma passagem em todos os prefácios e dedicatórias das Cartas as igrejas congratulando no N. Testamento DA PARTE DO ESPÍRITO DE JEOVÁ . Apocalipse 1:4, FOI a única vez na Bíblia. Será que por o espírito de Jeová ser descrito como tendo uma parte na dedicatória do Apocalipse se torna uma pessoa?
Viu João pessoalmente o espírito santo no céu e o descreveu como fez com as pessoas de Jeová e Jesus? Claro que NÃO! Como sempre o espírito de Deus é frequentemente personificado. João 16:25.
Realmente João viu e descreveu o espírito de Jeová como sete lamparinas acessas diante do trono Dele. Na visão de João dos "sete espíritos", o espírito de Deus é visto abençoando Jesus no Céu para cumprir os propósitos de Jeová. Apoc. 1:4; 3:1; 4:5; 5:6.
Jamais esses "sete espíritos" são sete pessoas numa pessoa só. O número sete na Bíblia "representa" a plenitude divina do espírito de Deus.
Apocalipse 1:5. Será que o fato de João ao saudar as sete congregações do APOCALIPSE e ao desejar a todos graça e paz, incluir "da parte" dos sete espíritos que estão diante do trono do Todo poderoso, indica que o espírito santo de YAH é uma pessoa, e é Deus? Apoc. 1:4.
Os sete espíritos de Deus estão diante do trono do Todo Poderoso em forma de sete lamparinas ardendo na frente de todos seres do Céu. Apoc. 4:5.
Apocalipse 3:1; 5,6; indicam que os sete espíritos como estando e agindo em Jesus.
No Apocalipse inteiro o espírito de YAH não fala por sua própria boca. Fala pela boca de Jesus. Apoc. 3:13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
Apocalipse 2:7. "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca. Luc. 12:11,12.
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
Apocalipse 2:11- "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca. Luc. 12:11,12
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1
Apocalipse 2:17. "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
Será que o fato o espirito de YAH "dizer" mensagens às sete congregações do APOCALIPSE e ao desejar a todos graça e paz, incluir "da parte" dos sete espíritos que estão diante do trono do Todo poderoso, indica que o espírito santo de YAH é uma pessoa, e é Deus? Apoc. 1:4.
Os sete espíritos de Deus estão diante do trono do Todo Poderoso em forma de sete lamparinas ardendo na frente de todos seres do Céu. Apoc. 4:5.
Apocalipse 3:1; 5,6; indicam que os sete espíritos como estando e agindo em Jesus.
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1
Apocalipse 3:1 "Ao anjo da igreja que está em Sardo, escreve: Isto diz (Jesus) o que tem os sete espíritos de Deus. Repare que o espírito não diz nada à congregação nenhuma. O espírito diz porque Jesus está dizendo tudo às congregações "inspirado" pelo espírito de Deus.
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
Então, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1
Apocalipse 3:6 "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas"
Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca. Luc. 12:11,12
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1
Apocalipse 3:13. "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas" Jesus que falava inspirado as 7 congregações inspirado pelo espírito santo de Jeová. Apóc. 3:1.
O espírito não tem boca. Luc. 12:11,12
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
Portanto, inventar uma boca e voz própria e audível para o espírito santo é heresia! Ele não tem nenhum órgão corporal.
Apocalipse 3:22 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas. Repare que o espírito não diz nada à congregação nenhuma. O espírito diz porque Jesus está dizendo tudo às congregações "inspirado" pelo espírito de Deus. Apoc. 3:1
*O que queria Jesus dizer quando falou as cinco das sete congregações: "Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas* " ? Sim, Jesus estava declarando que tudo que ele estava aconselhando suas 7 "igrejas, era inspirado por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
Portanto, inventar uma boca e voz própria e audível para o espírito santo é heresia! Ele não tem nenhum órgão corporal.
Apocalipse 4:5,6 "E diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus". (O espírito santo) O espírito santo visto por João no céu é a única coisa impessoal vista diante do trono de YHVH.
Apocalipse 5:6 E eu vi no meio do trono e das quatro criaturas viventes e no meio dos anciãos um cordeiro em pé, que parecia ter sido morto, e ele tinha sete chifres e sete olhos — os olhos representam os sete espíritos de Deus, os quais foram enviados à terra inteira.
Apocalipse 14:13." E eu ouvi uma voz vinda do céu dizer: “Escreva: Felizes os mortos que, deste tempo em diante, morrem em união com o Senhor. Sim, diz o espírito, que eles descansem do seu trabalho árduo, porque as coisas que fizeram os acompanham.”
Neste versículo *o espírito* que está dizendo mensagens aos que morrem em união com Cristo, NÃO se trata do espírito santo. Se olhar atentamente todo o contexto é uma sucessão de mensagens ANGÉLICAS. Veja Apocalipse 14:6-9.
Apocalipse 17:3."Ele (um anjo) me levou no poder do espírito para um deserto. E vi uma mulher sentada numa fera cor de escarlate"
Apocalipse 21:10. "Assim, ele (um anjo) me levou no poder do espírito para um monte grande e alto, e me mostrou a cidade santa de Jerusalém descendo do céu, da parte de Deus."
Apocalipse 22:17 O espírito e a noiva dizem: Vem! Note que a noiva coisa impessoal também diz as coisas em conjunto com o espirito (abstrato). Apoc. 4:5,6; Com a boca de quem a Noiva disse estas palavras de Apocalipse 22:17? A Noiva (a "igreja") tem boca? O espírito santo na Bíblia tem boca?
No Apocalipse o espírito de YAH dizer mensagens às congregações significa que as mensagens pela boca de Jesus são inspiradas Por Jeová. Apoc. 1:1; 3:1,13.
Portanto, "da parte dos sete espíritos" significa a inspiração do espírito santo em Jesus que transmitiu para nós a Revelação dele que Deus lhe deu. Apoc. 1:1.
QUESTIONAMENTOS DOS LEITORES
01- Como pode um ser impessoal, inanimado ter: Vontade própria, sentimentos, decisões, falar, ouvir, escutar, testificar, anunciar, proibir, pedir, interceder, ter comunhão, fazer lembrar do que Jesus disse, procede do pai, revela o que ainda não aconteceu, ser o Espírito Santo verdade?
Todos textos do Novo e Velho Testamento supostamente provam que ele é uma pessoa, é porque Jeová personifica o seu espírito santo parcialmente na terra.
Porém no céu ele continua sendo abstrato. Por isso vemos as expressões usadas para Seu espírito: Ele, outro, aquele, consolador, si mesmo, mim, etc. Apoc. 4:5,6
O espírito santo é abstrato na Bíblia inteira, porém nas tratativas com os homens Jeová o personaliza, para que possamos ver, entender a sua importância e atuação. Apoc. 4:5,6
Passagens bíblicas em que o espírito santo não é personalizado são impróprias (incompatíveis) para uma pessoa real tanto no V.T como no N.T. Por exemplo: Cair, descer, pousar, encher, derramar, soprar etc.
02- Como pode uma energia dinâmica, inanimada, ser chamada de: Ele, espírito, eu, aquele, outro, consolador, si mesmo?
Todos textos do Novo e Velho Testamento supostamente "provam" que ele é uma pessoa, é porque Jeová personifica o seu espírito santo parcialmente na terra. Veja pergunta N.4.
Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos). Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino. João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. — Jo 14:16, 17; 16:7, 8.
03- Como pode alguém blasfemar sem ter perdão para um vento ou algo abstrato?
A Palavra de Deus é clara. Todos nós podemos blasfemar contra coisas abstratas. Que coisas abstratas são essas? São todos os pertences de Jeová que são dedicados à Ele inclusive Seu espírito. Apoc. 4:5,6; 13:6. No passado, se algum não levita tocasse na arca do pacto morreria.
04- Quando Jesus disse que ele, o espírito não falará de "si mesmo": O que significa "si mesmo"?
Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos). Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino.
Por outro lado, no mesmo contexto, quando usa a palavra grega pneú·ma, João emprega um pronome neutro para se referir ao espírito santo, a própria palavra pneú·ma sendo neutra. Assim, temos no uso que João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. Jo 14:16, 17; 16:7, 8.
Ademais o espírito NÃO falará de sim mesmo, pois ele é programado pelo Seu dono o que fazer e transmitir. Por exemplo: O espírito de Deus nunca falou de si mesmo; nunca se auto proclamou de nenhuma de suas particularidades, atributos ou cargo etc.
05- Quais são as definições da palavra pneuma?
Conheça as definições de PNEUMA: Espírito: Definição: O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível à vista humana e que dá evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa de vida nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo.
Força energizadora invisível que Deus põe em ação para realizar a sua vontade. Esse espírito é santo porque vem de Jeová, que é puro e justo no mais alto grau, e porque é o meio usado por Deus para realizar o que é santo. Lu 1:35; At 1:8.
06- Se as definições são diversas o que significa (Espírito Santo) qual é uma das definições?
A Força Ativa de Deus; Espírito Santo. A grandíssima maioria das ocorrências de rú·ahh e pneú·ma está relacionada com o espírito de Deus, sua força ativa, seu espírito santo.
Não é uma pessoa. Foi só no quarto século EC que o ensino de o espírito santo ser uma pessoa e parte da “Divindade” tornou-se dogma oficial da igreja. Os primitivos “pais” da igreja não ensinavam isso; Justino, o Mártir, do segundo século EC, ensinava que o espírito santo era ‘uma influência ou um modo de agir da Deidade’; Hipólito tampouco atribuiu personalidade ao espírito santo. As próprias Escrituras estão unidas em mostrar que o espírito santo de Deus não é uma pessoa, mas é a força ativa de Deus, pela qual ele realiza seus propósitos e executa sua vontade.
Deve-se primeiro notar que as palavras “no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um” (Al), encontradas em traduções mais antigas em 1 João 5:7, na realidade são acréscimos espúrios ao texto original. Uma nota de rodapé em A Bíblia de Jerusalém, uma tradução católica, diz que este acréscimo está “ausente dos antigos mss [manuscritos] gregos, das antigas versões e dos melhores mss da Vulg. [Vulgata]”. A Textual Commentary on the Greek New Testament (Comentário Textual sobre o Novo Testamento Grego), de Bruce Metzger (1975, pp. 716-718), delineia em pormenores a história dessa passagem espúria. Declara que a passagem é primeiro encontrada num tratado intitulado Liber Apologeticus, do quarto século, e que ela aparece em manuscritos do latim antigo e na Vulgata das Escrituras, a partir do sexto século. As traduções modernas, como um todo, tanto católicas como protestantes, não incluem essas palavras no corpo principal do texto, por reconhecerem sua natureza espúria. IBB, MC, PIB.
Personificação não prova personalidade. É verdade que Jesus falou do espírito santo como “ajudador” e falou de tal ajudador como ‘ensinando’, ‘dando testemunho’, ‘dando evidência’, ‘guiando’, ‘falando’, ‘ouvindo’ e ‘recebendo’. Ao fazer isso, o grego original mostra que Jesus, às vezes, aplicava o pronome pessoal masculino a este “ajudador” (paracleto). (Veja Jo 14:16, 17, 26; 15:26; 16:7-15.) No entanto, não é incomum, nas Escrituras, que aquilo que realmente não é pessoa seja personalizado ou personificado. A sabedoria é personificada no livro de Provérbios (1:20-33; 8:1-36); e formas pronominais femininas são usadas para ela no original hebraico, como também em muitas traduções. A sabedoria é também personificada em Mateus 11:19 e em Lucas 7:35, onde é apresentada como tendo tanto “obras” como “filhos”. O apóstolo Paulo personalizou o pecado e a morte, e também a benignidade imerecida, como ‘reinando’. (Ro 5:14, 17, 21; 6:12) Fala do pecado como “recebendo induzimento”, ‘produzindo cobiça’, ‘seduzindo’ e ‘matando’. (Ro 7:8-11) Todavia, é óbvio que Paulo não queria dizer que o pecado era realmente uma pessoa.
Assim, também, as palavras de Jesus sobre o espírito santo, no relato de João, têm de ser tomadas em harmonia com o contexto. Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos). Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino. Por outro lado, no mesmo contexto, quando usa a palavra grega pneú·ma, João emprega um pronome neutro para se referir ao espírito santo, a própria palavra pneú·ma sendo neutra. Assim, temos no uso que João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. — Jo 14:16, 17; 16:7, 8.
07- O que os dicionários, léxicos, chaves linguísticas, enciclopédia, Bíblias de estudos, concordância de Strong falam a respeito do espírito santo?
A palavra grega pneú·ma (espírito) deriva de pné·o, que significa “respirar ou soprar”, e crê-se que a palavra hebraica rú·ahh (espírito) derive duma raiz que tem o mesmo sentido. Rú·ahh e pneú·ma, portanto, significam basicamente “fôlego”, mas têm significados ampliados além do sentido básico. (Veja Hab 2:19; Re 13:15.)
Podem também significar vento; a força vital nas criaturas viventes; o espírito que a pessoa revela ter; pessoas espirituais, inclusive Deus e suas criaturas angélicas; e a força ativa de Deus, ou Seu espírito santo. (Veja Lexicon in Veteris Testamenti Libros [Léxico dos Livros do Velho Testamento], de Koehler e Baumgartner, Leiden, 1958, pp. 877-879; Hebrew and English Lexicon of the Old Testament [Léxico Hebraico e Inglês do Velho Testamento], de Brown, Driver e Briggs, 1980, pp. 924-926; Theological Dictionary of the New Testament [Dicionário Teológico do Novo Testamento], editado por G. Friedrich, traduzido para o inglês por G. Bromiley, 1971, Vol. VI, pp. 332-451.)
Todos estes significados têm uma coisa em comum: todos se referem a algo invisível para a visão humana e que dá evidência de força em ação. Tal força invisível é capaz de produzir efeitos visíveis.
08- Se o Espírito é algo abstrato ou inanimado, por que Jesus e o apóstolo Paulo disse que nós "conhecemos" o Espírito que habita em nós? Como alguém que não existe pode ser "conhecido"?
Coisas impessoais podem ser "conhecidas" veja: "Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe "comunicar" a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. 2 Timóteo 3:15. Trad. Pastoral.
Repare que na Bíblia tem coisas abstratas executando tarefas que somente pessoas fariam. Note que o pecado mora (habita) em nós. Rom, 7:17.
Pode a Bíblia "comunicar" consolar, ler os pensamentos nossos literalmente, algo inerente aos seres intelectos? Heb. 4:12, Rom. 15:2.
09- Onde diz nas escrituras que espírito Santo é força ativa, abstrato ou inanimado?
As Escrituras Sagradas mencionam diversos versículos que o espírito santo é algo inanimado e uma energia dinâmica poderosa que vem do Criador: Números 11:17; Ezequiel 1:5-9,11,12,16,20 compare com Apocalipse 4:5,6,8; Isaías 40:26.
A Palavra de Deus usa dezenas de termos impróprios para o espírito santo caso ele fosse ser intelecto: Cair, encher, derramar literalmente, pousar, soprar, etc.
10- Se o Pai é numa pessoa e faz morada no homem e Jesus também, porque o espírito santo fazendo morada?
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. João 14:17,23 Se o Pai é numa pessoa e faz morada no homem e Jesus também, porque o espírito santo fazendo morada? 1 Coríntios 3:17; 7:40; 2 Coríntios 6:16; Efésios 2:22
Quando as Escrituras dizem que Jeová, Jesus, e o espírito santo "fazem, morada, residem, habitam e etc; elas quer dizer que simbolicamente que "habitam" nos seres humanos, morando ao lado e acompanhando e apoiando os seres humanos e angélicos. (O espírito santo está até nas asas dos anjos). Note que o pecado mora (habita) em nós. Rom, 7:17.
Seria possível acontecer algo assim na realidade? Jamais, pois nenhum humano poderia suportar tal coisa. Mas seria isso literalmente? O único ser que suporta literalmente tal magnitude do espirito de Deus é Jesus. Apoc. 3:1.
Você acha que Apocalipse 21:2,3 se cumprirá literalmente? Leia Apoc 21:2,3.
11- A palavra interceder no grego é entugchano=interceder, orar, pedir. Como uma força ativa, uma coisa abstrata pedir e interceder?
A intercessão do espírito santo entre Deus e os cristãos ungidos (Rom. 8:21-23) só ocorre duas vezes na Bíblia em Romanos capítulo 8:26,27,28.
O espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Como pode o espírito de Deus testificar para um espírito abstrato humano? Rom. 8:16
Como pode haver intercessão de uma força ativa entre os cristãos "ungidos" as "primícias do espírito"? (Pentecostes). Rom. 8:23.
Leiamos ambos versículos: "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:26-28, NVI.
Note que Jeová conhece os corações das pessoas e a intenção do seu espírito santo, pois Ele programa seu espírito para interceder no espírito abstrato das pessoas de acordo com seus propósitos.
12 "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele". Descendo de onde? Onde estava este espírito e quem era? Mateus 3:16
O espírito santo é a força intrínseca de Jeová e se Deus o derramou do Céu, obviamente estava com seu Proprietário.
13- Marcos 13:11 E, quando levarem vocês para entregá-los, não fiquem preocupados com o que dizer, mas digam o que lhes for dado naquela hora. Pois quem fala não são vocês, mas é o espírito santo. Quem vai falar no lugar dos apóstolos é o espírito Santo, quem está falando é uma pessoa que fala ou um ser abstrato?
Vejam os relatos paralelos:
"No entanto, quando entregarem vocês, não fiquem preocupados com o que falar ou como falar, porque naquela hora lhes será dado o que falar. Pois quem fala não são apenas vocês, mas é o espírito do seu Pai que fala por meio de vocês" Mat. 10:19,20
"Quando levarem vocês diante de assembleias públicas, funcionários do governo e autoridades, não fiquem preocupados com o que falar ou como falar em sua defesa, ou com o que vocês dirão, pois o espírito santo lhes ensinará naquela mesma hora o que devem dizer.” Luc. 12:11,12.
"Portanto, resolvam no coração não ensaiar antecipadamente como fazer a sua defesa, porque eu (o espírito de Jesus) lhes darei palavras e sabedoria, às quais todos os seus opositores juntos não poderão resistir, nem contestar" Luc. 21:14,15
Em todas as declarações acima, quem fala diretamente são os apóstolos inspirados.
14- "E fora-lhe revelado pelo espírito santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor". Um vento revela alguma coisa? Lucas 2:26
Vento não revela nada. Vento é apenas uma das conotações de pneuma. Pneuma significando espírito santo sim! Para o espírito santo revelar alguma coisa, ele precisa ser dirigido por Jeová para tal tarefa. Um exemplo clássico disso é Apocalipse 1:1,2; 3:1. "Revelação" de Jesus Cristo que Deus lhe deu... Como Deus passou essa revelação à Jesus? Leia Apocalipse 3:1. Deus permitiu que o seu espírito transmitisse as informações à Jesus dos eventos e profecias apocalípticas. Note que na transmissão de Apocalipse até nós, o espírito santo não foi relacionado como pessoa. Apocalipse 1:1-3.
15- "O espírito santo do SENHOR está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração": O espírito santo do Senhor está sobre Jesus e enviou Jesus. Um vento envia alguém? Isaías 61:1-3 Lucas 4:18.
Note que quem enviou Jesus foi YHVH e não o espírito de Deus.
16- Por quê o espírito santo não é visto na Bíblia habitando literalmente o Santo e o Santíssimo do Templo de Jeová?
CONCLUSÃO
AS MAIORES supostas "provas" que o espírito santo parece ser pessoa encontram- se em João capítulos 14, 15, e 16. Entretanto, nesses capítulos Jesus confessa abertamente que usou de "figuras de linguagem". João 16:15, 25, 28, 29.
Portanto, inventar uma boca e voz própria e audível para o espírito santo é heresia! Ele não tem nenhum órgão corporal.
A força vitalizadora invisível que Jeová Deus põe em ação para realizar a sua vontade pode ser chamada de espírito santo. É a esta força, que operou nos trabalhos da criação, que Gênesis 1:2 se refere, dizendo: “O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” (ALA) O mesmo se aplica a Jó 33:4: “O Espírito de Deus me fez.” (ALA) Foi a sua poderosa força em ação que executou o trabalho. Dizer que ela executou o trabalho de criação, embora sendo Deus o Criador, é semelhante a dizer que a eletricidade faz o elevador subir, embora sendo o motor que realmente o faça. O espírito de Deus não trabalha. João 5:17.
Os milagres que Jesus Cristo fez na terra foram feitos pelo espírito de Deus, a sua força ativa. “Se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os demônios, o reino de Deus vos tem realmente alcançado.” (Mat. 12:28)
Foi esta força ativa que deu a Sansão força para a execução de atos fantásticos, tais como o de matar mil homens com uma queixada de jumento e o de levar embora os portões de uma cidade. (Juí. 15:14, 15; 16:3)
Por meio dela, outros homens, tais como o pai de João Batista, foram movidos a profetizar. (Luc. 1:67) Ela envolveu 120 discípulos de Jesus Cristo em Pentecostes e os possibilitou a falar em línguas diferentes, a curar enfermos e a ressuscitar mortos. O espírito foi derramado sobre eles deste modo; Deus os batizou nele. (Atos 2:17) Assim, a palavra “espírito”, freqüentemente é usada para se referir à poderosa força ativante de Deus em operação para fazer a vontade dele. O espírito de Deus não trabalha. João 5:17.
MATÉRIAS ADICIONAIS