ESPÍRITO SANTO: "O OUTRO CONSOLADOR"
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará "outro" Consolador, para que fique convosco para sempre" João 14:16.
Jesus garante que eles receberão o espírito santo, esse outro ajudador. Isso acontece no dia de Pentecostes.
Espírito: DEFINIÇÃO: O termo hebraico rú·ahh e o grego pneú·ma, amiúde traduzidos por “espírito”, têm diversos significados. Todos referem-se àquilo que é invisível à vista humana e que dá evidência de força em movimento. Os termos hebraico e grego são usados com referência a (1) vento, (2) força ativa de vida nas criaturas terrestres, (3) força impelente que emana do coração figurado da pessoa e que a faz dizer e realizar coisas dum determinado modo, (4) declarações inspiradas que se originam duma fonte invisível, (5) pessoas espirituais e (6) força ativa de Deus, ou espírito santo.
Força energizadora invisível que Deus põe em ação para realizar a sua vontade. Esse espírito é santo porque vem de Jeová, que é puro e justo no mais alto grau, e porque é o meio usado por Deus para realizar o que é santo. — Lu 1:35; At 1:8.
QUEM JEOVÁ CONSIDERA SANTO?
01- Jesus. Atos 4:27.
02- Seus servos ungidos e súditos do Reino. Apoc.20:6; 1 Ped 1:16.
03- Seus pertences sagrados:
O espírito santo, Atos 1:8;
Seu monte sagrado, Isaías,11:9; Salm. 2:6; 15:1.
O cômodo santo dos santos, Heb 9:24.
O sacerdócio, 1 Pedro 2:5.
Lugar santo, Mat 24:15, Heb 9:24.
Templo de Jeová, Sal.11:4.
Seu Nome, Ezeq. 38:23; Mat. 6:9; Apoc. 13:6.
Jesus personalizou o espírito santo ao falar daquele espírito como “ajudador” (que em grego é o substantivo masculino pa·rá·kle·tos).
Portanto, João apresenta as palavras de Jesus corretamente como se referindo a este aspecto de “ajudador” do espírito com pronome pessoal masculino.
Por outro lado, no mesmo contexto, quando usa a palavra grega pneú·ma, João emprega um pronome neutro para se referir ao espírito santo, a própria palavra pneú·ma sendo neutra.
Assim, temos no uso que João faz do pronome pessoal masculino em associação com pa·rá·kle·tos um exemplo de concordância com as regras gramaticais, não uma expressão de doutrina. João 14:16, 17; 16:7, 8.
O ESPÍRITO SANTO NÃO É PESSOA.
Visto que o próprio Deus é Espírito e é santo, e visto que todos os seus fiéis filhos angélicos são espíritos e são santos, é evidente que, se o “espírito santo” fosse pessoa, as Escrituras deveriam razoavelmente fornecer alguns meios para diferenciar e identificar tal pessoa espiritual dentre todos esses outros ‘espíritos santos’. Vide acima: Quem Jeová considera SANTO.
Seria de esperar que, pelo menos, se usasse o artigo definido para ele em todos os casos onde não é chamado de “espírito santo de Deus”, ou não é modificado por alguma expressão similar. Isto pelo menos o distinguiria como O Espírito Santo.
Mas, ao contrário, em grande número de casos, a expressão “espírito santo” aparece no grego original sem o artigo, indicando assim ausência de personalidade.Veja At 6:3, 5; 7:55; 8:15, 17, 19; 9:17; 11:24; 13:9, 52; 19:2; Ro 9:1; 14:17; 15:13, 16, 19; 1Co 12:3; He 2:4; 6:4; 2Pe 1:21; Ju 20, Int e outras traduções interlineares.
OUTRO CONSOLADOR DA MESMA ESPÉCIE?
O vocabulário grego é bem abundante e exato. O escritor grego tem à sua disposição palavras suficientes para o habilitar a fazer distinções sutis e a transmitir a nuança exata do sentido que deseja transmitir.
Substantivos. Os substantivos são declinados segundo os casos, o gênero e o número. Palavras relacionadas, tais como pronomes e adjetivos, são declinadas para concordar com as antecedentes ou com aquelas que as regem.
Para ilustrar, o grego faz uma distinção entre o conhecimento comum, gnó·sis (1Ti 6:20), e o conhecimento intensificado, e·pí·gno·sis (1Ti 2:4), e entre ál·los (Jo 14:16), que significa “outro” da mesma espécie, e hé·te·ros, que significa “outro” de espécie diferente. (Gál 1:6)
SINÔNIMOS DE "ESPÉCIE":
1- NA BIOLOGIA: característica comum que serve para dividir os seres em grupos; qualidade, natureza, gênero.
2- NO GERAL: Classe, qualidade, dissimulação, especiaria, modelo, camada, casta, categoria, divisão, condição, grau, grupo, tipo, agremiação, etc.
Muitas expressões em outras línguas incorporaram palavras gregas, bem como radicais básicos de palavras gregas, resultando numa língua de expressões mais precisas e mais específicas.
Então, pelo contexto de João 14:16 que conotação você escolheria para "outro", (ál·los )?
Mesma natureza? Não pode! Jesus consolava a congregação como homem.
Mesmo gênero? Também não o espírito santo não é ser pessoal.
EXEGESE DE "ALLOS"
Em Jo 14.16 encontramos que Jesus ao se referir ao Espírito Santo utilizou a expressão “outro consolador”. A palavra “outro” usada por Jesus no grego “allos” significa “outro do mesmo tipo” e a palavra “Consolador” no grego “Parákletos (παρáκλητος)”, literalmente, “chamado para o lado de alguém” ou seja, para ajuda.
Pelo contexto que similaridade existem entre os dois "consoladores"?
01- A palavra "ALLOS" É TERMO POLISSEMICO:
03- O consolador não sendo pessoa, pode estar ao lado de alguém? Sim
04- O consolador mesmo não sendo pessoa, pode "ajudar" alguém? Sim
05- No contexto o espírito santo é ensinado por Quem para depois ajudar? João 14:13,14.
06- Jesus era o Consolador e o espirito santo era Outro da MINHA MESMA ESSÊNCIA? Está assim no texto? O consolador é propriedade de YHVH e de Jesus!
07- Por que Jesus usou o pronome pessoal "ele" para o outro paracletos"?
Note: Rogarei ao Pai, e ele vos dará Outro Advogado [parákletos], para que ele [“he”, masculino] fique eternamente convosco, — o Espírito [pneúma] da verdade, — que o mundo não pode receber, porque não o [“it”, neutro] observa, nem o [“it”] chega a conhecer. Mas vós chegareis a conhecê-lo [“it”]; porque [“it”] permanece convosco e [“it”] está em vós.” Note que o pronome é do gênero masculino (“he”, ele) quando o antecedente é o substantivo masculino parákletos, mas é neutro (“it”) quando o antecedente é o substantivo neutro pneúma. João 14:16,17
08- Jesus como homem não tem a "essência" de Deus; Como ele poderia enviar alguém supostamente maior que ele? Note que nem o parácketos é Deus. E note também que quem derramou o parácketos foi YHVH a pedido de Jesus!
QUESTIONAMENTO DE LEITORES
01- O seu ponto de vista é que o Espírito Santo é uma força ativa e o poder de Deus?
A Palavra de Deus chama o espírito santo de Deus de força ativa e poder de Deus DIRETAMENTE, sem rodeios. Isaías 40:13,26.
02- Deus criou todas as coisas, mas porém a Bíblia também mostra que o Espírito Santo é criador, o Pai Jeová é criador e Jesus também é criador de todas as coisas; então foi o Deus trino né que criou todas as coisas.
Infelizmente o único texto que existe na Bíblia que "parece" que o espírito é criador é Salmo 104:30: "Se envias Teu espírito, são criados; e renovas a face da terra."
Infelizmente a interpretação deste versículo é clara: Quem envia o Seu espírito que é o Criador. Jamais o enviado é criador, mas ferramenta na criação.
Não existe na Bíblia a palavra criadores e ela só é usada para o Pai. Mateus 19:4,5. Eclesiastes 12:1, Mal. 2:10
03 -Gostaria de saber se existe na Bíblia um único versículo de algo inanimado convencendo alguém? João 16: 8-10.
A paciência convence até um governante. Prov. 25:15.
Note que João 16:8-10 Jesus afirmou que usava figura de linguagem para o espírito santo de Jeová. João 16:25.
04- Gostaria também de saber se existe um versículo na Bíblia de algo inanimado tomando decisões?
A "Sorte" decide muitas coisas importantes. Provérbios 16:33, Josué 19:1,24; Atos 1:26; Lev. 16:10; Ester 9:24; Núm. 33:54
05- Gostaria de saber se existe um versículo na Bíblia de algo inanimado fazendo interseções? Rom. 8:26,27
Leia Romanos 8:26,27. Perceba que a intercessão do espírito de Jeová é feita de acordo com a vontade de Jeová. Jeová é quem comanda o Seu espírito. Isaías 40:13; Romanos 8:27
Interceder, Ajudar As nações: Zac. 1:15.
06- Gostaria também de saber se existe um versículo na Bíblia mostrando algo inanimado usando o pronome pessoal eu para ele mesmo?
Jeremias 31:3; De longe Jeová apareceu a mim (nação de Israel) e disse: “ Eu amo você com um amor eterno. Por isso eu a atraí a mim com amor leal.
07- E por último gostaria de saber se existe um versículo na Bíblia mostrando algo inanimado escolhendo pessoas e obreiros? Atos 13:2; 20:28.
Será que em Atos 13:2 o espírito de Jeová disse alguma coisa com sua própria voz? Leia o Texto e contexto. A Igreja orava e recebeu o espírito santo e através da boca dos profetas que inspirados indicaram Barnabé e Saulo para serem obreiros.
Já viu o espirito santo cochichando baixinho nas orelhas dos da dianteira indicando quem serão os novos bispos e presbíteros? Atos 20:28.
Nunca acontecerá isso. Então como que o espírito santo "escolhe" os futuros Bispos e Presbíteros? Note que os prospectivos novos bispos e auxiliares são escolhidos pelos da dianteira da igreja com orientação perita do espirito santo contidas na palavra de Deus, a Bíblia. 1 Tim 3:1-13; Tito 1:5-9.
08- Mas e se Jeová fosse uma trindade?
Não seria isso possível pois como a Trindade convidaria seu Filho para participar na criação? Gên. 1:26; Deut. 6:4.
09- E se Jesus fosse o Jeová do Velho testamento?
Mesmo lá no Velho testamamento O Pai e o Filho eram distintos. Prov. 30:4.
CONCLUSÃO
Diante do exposto acima, o que mais condiz com "espécie acima" poderia ser: do mesmo tipo, da mesma eficiência, da mesma categoria etc.
MATÉRIA ADICIONAL