ESPIRITISMO: RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPIRITISMO: RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO?

RESSURREIÇÃO:
Oportunidade única de ser recriado depois da morte, da sepultura à vida com a mesma personalidade, para receber ou não sua eternidade, dependendo de sua reação. João 5:28,29.
A Alma (vida) é recuperada do Seol, (SEPULTURA). O Rei Davi, de Israel, escreveu: “Sempre antevi o Senhor diante de minha face; pois ele está à minha mão direita, para que eu não seja movido . . . ademais, também minha carne repousará em esperança: porque não deixarás minha alma no Seol, (sepultura), nem tampouco permitirás que teu Santo veja a corrupção.” Sal 15:8-10.

REENCARNAÇÃO:
É uma crença milenar, anterior portanto ao Espiritualismo moderno e presume que a evolução do “espírito” humano ocorre por vidas sucessivas onde haveria progresso moral, intelectual e espiritual. A reencarnação não tem base Teológica ou Bíblica, pois o espírito humano não é um ser inteligente e sim um sopro. Não existe na bíblia a palavra reencarnação.

Será que os exemplos citados da bíblia para provar as “reencarnações” são realmente reencarnações?
EXEMPLO N 1 - JOÃO BATISTA SUPOSTAMENTE É ELIAS REENCARNADO.
Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor (destruição de Jerusalém 70 DC), e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição”.    Mal 4:5,6. ALA

“Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. E desde os dias de João, o Batista, até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto. Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João.  E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir”. Mat.11:13,14 ALA.

E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?  Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo. Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu ele: Não sou. És tu o profeta (Jesus)? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és? Para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo. Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. João 1:19-23.  ALA

NOTOU que O próprio JOÃO BATISTA disse NÃO ser o ELIAS? Então, do que se trata?  Na bíblia é comum uma pessoa tipificar outra pessoa. Por exemplo Moises é o "tipo" de Jesus. João fez o mesmíssimo PAPEL de Elias. Portanto, Elias prefigurava (tipificava) João Batista. Mas que dizer da seguinte frase: " Mas não deve beber nenhum vinho nem bebida forte, e será cheio de espírito santo desde a madre de sua mãe; e retornará muitos dos filhos de Israel a Jeová, seu Deus.  Também, irá diante dele com o espírito e o poder de Elias, para retornar os corações dos pais aos filhos e os desobedientes à sabedoria prática dos justos, a fim de aprontar para Jeová um povo preparado. Luc. 1:16-17. Será que isto quer dizer que o "espírito" (folego) de Elias iria reencarnar em João Batista?  Não iria também o poder de Elias? Será que poder é algo consciente para se reencarnar? Ademais este "espírito" pelo contexto tem conotação de atitude.


EXEMPLO N 2 - TRANSFERÊNCIA CRISTO DO CÉU PARA A TERRA E RETORNO.
O traslado de Cristo do céu para a terra e posterior retorno seu ao céu, na verdade nunca foi uma “reencarnação” e a finalidade da reencarnação é ter sucessivas vidas para progresso moral intelectual e espiritual, sendo que JESUS CRISTO jamais foi imperfeito e pecador e NÃO necessitaria de tal coisa. Sua proposital transferência do céu para terra foi salvar a humanidade, por ser o ADÃO MAIOR, não repetindo o erro dos nossos primeiros pais humanos, providenciando nosso RESGATE. 1 Cor.15:45. Rom.5:18,19.

EXEMPLO N 3 - NASCER DE NOVO:  “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?  Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.   Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3:3-8 ALA.
Nascer de novo na bíblia jamais foi reencarnação, pois trata-se de uma pessoa nascida de carne e osso, se batizar nas aguas e ser concebido por Deus pelo Seu espirito santo e ser gerado depois de sua morte, um filho espiritual a fim de herdar o REINO CELESTIAL, para ser co herdeiro com CRISTO. Rom 8:14-17, Apoc 20:6.  

DIVERGÊNCIAS DA REENCARNAÇÃO E A RESSURREIÇÃO NA BÍBLIA.
01- Reencarnação: Progresso gradativo intelectual, moral e espiritual de todos.
Bíblia: Degradação moral, espiritual da maioria das pessoas até o fim. 2 Tim.3:1-5,13.
02- Reencarnação: São várias reencarnações do indivíduo.
Bíblia: O indivíduo só tem uma ressurreição, na Grande Tribulação ou no juízo final. Jo 5:28,29.
03- Reencarnação: O “espirito” (fôlego) está consciente entre as reencarnações.
Bíblia: O “espirito” é o fôlego sem vida, que sustenta a Alma ou Vida. Ecl. 3:19; 5:9,10.
04- Reencarnação: O desencarnado pode comunicar se com os humanos vivos.
Bíblia: Deus proíbe terminantemente vivo comunicar se com “morto”. Deut.18:10-12.
05- Reencarnação: Passa se por um sexo “intermediário” nas reencarnações.  
Bíblia: Biblicamente o indivíduo só pode ser só de duas sexualidades, aquela que nasce. Gen. 1:27.
06- Reencarnação: A correção e aprimoramento acontece em várias vidas, mas, não se lembra das vidas anteriores.  
Bíblia: A correção dos erros e conversão é durante a vida atual e conscientemente ou após a ressurreição na carne. Atos 24:15.
07- Reencarnação: O indivíduo é “evoluído” pelas “provações” vivenciadas.
Bíblia: A salvação eterna de uma criatura é pelo conhecimento exato de DEUS e CRISTO nas escrituras, sua conversão e a aplicação em sua vida. João 17:3.
08- Reencarnação: São instruídos por “livros” inspirados pelos “espíritos” 1 Jo 4:1.
Bíblia: Somente a bíblia é a verdade para salvação eterna dos homens. João 17:17, 2 Tim 3:16,17..
09- Reencarnação: A população (carne) se multiplica geometricamente, e não nasce espíritos novos para incorporar as novas vidas.
Bíblia: Não tem nascimentos de “espíritos” na bíblia, pois é ele soprado em cada carne que nasce. Gen 2:7.
10- Reencarnação: O primeiro homem não tinha nenhum outro ser anterior à ele e no nascimento de seu primeiro filho como seria a primeira reencarnação?
Bíblia: Se Adão não tivesse pecado, nunca morreria e não haveria necessidade de ressurreição muito menos reencarnação. Rom 5:12.
11- Reencarnação: Existe morto que “fala” com vivo.
Bíblia: Quem incorpora o “Medium” não é “espirito” de defunto. 2 Cor. 11:14.
12- Reencarnação: O espírito “viaja” à locais de descanso, e “desce” posteriormente.
Bíblia: Na ressurreição o morto “levanta” do túmulo.
13- Reencarnação: Nela ressurge a vida de um “ser” na vida de outro.
Bíblia: A ressurreição “levanta” o mesmo ser, com a mesma personalidade e memória anterior para ser corrigido.
14- Reencarnação: Crê se em evolução de seres inferiores (animais).  
Bíblia: É impossível nas escrituras conceber tal ideia. Gen. 1:21.
15- Reencarnação: Todas ocorrem por relações sexuais humanas.
Bíblia: Ressurreição ocorre por Deus.
16- Reencarnação: O ser recriado é oriundo do útero materno.
Bíblia: Ressurreição, o ser recriado é oriundo da sepultura. João 5:28,29.
17- Reencarnação: Todos os seres passarão obrigatoriamente pelas diversas reencarnações.
Bíblia: Os vivos salvos durante a vindora grande tribulação jamais experimentarão a morte e jamais necessitarão de nenhuma ressurreição. Apoc. 7:9,10,14,15.
18- Reencarnação: Todos seres têm todos pecados perdoados pelas diversas reencarnações.
Bíblia: O pecado contra o ESPÍRITO SANTO jamais terá perdão. Mar. 3:29.
19- Reencarnação: Após sucessivas reencarnações automáticas, o indivíduo estará com a vida eterna garantida.
Bíblia: Sem a obediência ás Leis Justas de Deus e a Fé no RESGATE de JESUS impossível ganhar a eternidade. João 3:16,17, 1 Tim. 2:5,6.
20- Reencarnação: Depende de um útero materno, e relações sexuais.
Bíblia: Toda ressurreição depende de Jesus Cristo de "chamar" da sepultura e te recriar materialmente. Mat. 19:28.
21- Reencarnação: O "espírito", um ser (pessoa espiritual) consciente, "entra" num corpo carnal sem consciência.
Bíblia: Na Ressurreição o fôlego, alento ou sôpro de Deus ativa o corpo carnal recriado sem útero, tornando se uma alma. (Pessoa carnal animada) Gen. 2:7.

RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO?
Faça um quadro mental: Suponha que todos "espíritos" criados por Deus "imperfeitos" precisem passar por 12 "encarnações" para "evoluir". Isto demoraria aproximadamente 1000 ANOS DE PROVAS EXPIAÇÕES E SOFRIMENTOS INCALCULÁVEIS.
Para que tanta MALDADE do deus espírita se com apenas 80, 90 anos de uma só vida carnal maligna e mesmo sem arrependimentos pode ser SALVO só com UMA RESSURREIÇÃO  no Reino Milenar de Cristo aqui na Terra em perfeição da Carne e osso?  O DEUS  verdadeiro dará a oportunidade de Todos mortos ressuscitados que morreram INFIÉIS acordarem no seu Reino milenar e instruir à todos para os devidos arrependimentos mas em PERFEIÇÃO E SEM SOFRIMENTOS. Atos 24:15, Rom. 6:7, Apoc. 20:1-3, 11-14.   


Voltar para o conteúdo