ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO OU MATERIALIZAÇÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ESPIRITISMO: REENCARNAÇÃO OU MATERIALIZAÇÃO?

Não existe no universo nenhum "espírito" (anjo) criado diretamente assim, que já encarnou e muito menos reencarnou. Poderiam perguntar: Nem mesmo Jesus Cristo?

No caso de Jesus Cristo sua "encarnação" foi um traslado especial um só vez do céu para a terra quando nasceu como filho do homem. Mas, jamais Jesus Cristo reencarnou.

Na verdade houve no universo somente uma "encarnação"  de um ser espiritual (a de Cristo) e nenhuma uma "reencarnação" sequer.
Vejamos as provas abaixo:


- DIFERENÇAS ENTRE REENCARNAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO.
Na teoria, a reencarnação só existe se houver uma gestação uterina e um "espírito"(criatura espiritual) "integra" este novo ser humano.  
Na materialização, o espírito se materializa, ou seja cria um corpo carnal para si, sem haver gestação uterina. (Vários exemplos na bíblia).

01- TODOS ANJOS (ESPIRÍTOS) NUNCA ENCARNARAM E NEM REENCARNARAM, ALGUNS SE MATERIALIZARAM.

As primeiras materializações de anjos (Heb 13:2) que se tem registro foram:
01- Nos dias do dilúvio.  Gen. 6:1-5.
"Quando os homens começaram a aumentar em número na face da terra e tiveram filhas,  os filhos do verdadeiro Deus (anjos) perceberam que as filhas dos homens eram bonitas. E eles tomaram como esposas todas as que escolheram.  Então, Jeová disse: “Meu espírito não terá tolerância com o homem indefinidamente, pois ele é apenas carne. Portanto, seus dias somarão 120 anos.”
 Havia os nefilins na terra, naqueles dias e depois. Durante esse tempo os filhos do verdadeiro Deus continuaram a ter relações com as filhas dos homens, e elas lhes deram filhos.(Nefilins) Eles eram os valentes dos tempos antigos, os homens de fama.
 Assim, Jeová viu que a maldade do homem era grande na terra e viu que toda inclinação dos pensamentos do seu coração era só má, todo o tempo".

02- Nos dias de Abraão. Gen.18:1,2,3,12,13,14, 17a22.
"Depois apareceu o Senhor (JEOVÁ) a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia. Levantando Abraão os olhos, olhou e eis três homens de pé em frente dele e disse: Meu Senhor (JEOVÁ), se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo... Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor ja velho?   
Perguntou o Senhor (JEOVÁ representado por um anjo materializado) a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho?   
Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor (JEOVÁ)? Ao tempo determinado, no ano vindouro, tornarei a ti, e Sara terá um filho. ..... E disse o Senhor (JEOVÁ): Ocultarei eu a Abraão o que faço,   
visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas todas as nações da terra?   
Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor (JEOVÁ), para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor (JEOVÁ) faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.   
Disse mais o Senhor (JEOVÁ): Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,   
descerei agora, e verei se em tudo têm praticado segundo o seu clamor, que a mim tem chegado; e se não, sabê-lo-ei.   
Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor (JEOVÁ representado por um anjo materializado).

03- Nos dias de Ló. Gen. 19:1,10,18,19.
" À tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra..(ATO DE ADORAÇÃO).... Aqueles homens, (anjos) porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta.....Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor (JEOVÁ no original)... Eis que agora o teu servo (de JEOVÁ pelo anjo ) tem achado graça aos teus olhos, e tens engrandecido a tua misericórdia que a mim me fizeste, salvando-me a vida; mas eu não posso escapar-me para o monte; não seja caso me apanhe antes este mal, e eu morra.

04- Nos dias de Sansão. Juízes 13:20a22.
Ao subir a chama do altar para o céu, subiu com ela o anjo do Senhor (JEOVÁ); o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra.   
E não mais apareceu o anjo do Senhor (JEOVÁ) a Manoá, nem à sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor (JEOVÁ).  
Disse Manoá a sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.(O ANJO).
Sua mulher, porém, lhe respondeu: Se o Senhor (JEOVÁ) nos quisera matar, não teria recebido da nossa mão o holocausto e a oferta de cereais, nem nos teria mostrado todas estas coisas, nem agora nos teria dito semelhantes coisas. Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor (JEOVÁ) o abençoou.


02- JESUS CRISTO SE ENCARNOU (UMA VÊZ) E SUA RESSURREIÇÃO FOI ESPIRITUAL, MATERIALIZANDO EM VÁRIOS CORPOS CARNAIS.

O CORPO CARNAL DE CRISTO:
Na instituição da Refeição Noturna do Senhor, Jesus ofereceu o pão não-fermentado aos 11 apóstolos fiéis, dizendo: “Isto significa meu corpo que há de ser dado em vosso benefício.” (Lu 22:19) O apóstolo Pedro disse mais tarde: “Ele mesmo [Jesus] levou os nossos pecados no seu próprio corpo, no madeiro.” — 1Pe 2:24; He 10:10; veja CEIA DO SENHOR.
Para Jesus ser “o último Adão” (1Co 15:45) e ser um “resgate correspondente por [toda a humanidade]”, seu corpo carnal tinha de ser um verdadeiro corpo humano, não uma encarnação. (1Ti 2:5, 6; Mt 20:28) Tinha de ser perfeito, pois devia ser sacrificado, a fim de se apresentar a Jeová Deus o valor de compra. (1Pe 1:18, 19; He 9:14) Nenhum humano imperfeito podia prover o valor necessário. (Sal 49:7-9) Por este motivo, Jesus disse a seu Pai, quando se apresentou para o batismo, a fim de iniciar seu proceder sacrificial: Preparaste-me um corpo. — He 10:5.

Não se permitiu que o corpo físico de Jesus Cristo se decompusesse em pó, assim como aconteceu com os corpos de Moisés e de Davi, homens usados para prefigurar a Cristo. (De 34:5, 6; At 13:35, 36; 2:27, 31) Quando seus discípulos foram ao túmulo, bem cedo no primeiro dia da semana, o corpo de Jesus havia desaparecido, e as faixas com que seu corpo fora enrolado foram deixadas no túmulo, seu corpo, sem dúvida, tendo-se desintegrado sem passar pelo processo da decomposição. — Jo 20:2-9; Lu 24:3-6.

Depois da sua ressurreição, Jesus apareceu em corpos diferentes. Maria confundiu-o com o jardineiro. (Jo 20:14, 15) Ele apareceu de novo, entrando numa sala de portas trancadas, em um corpo que tinha marcas de feridas. (Jo 20:24-29) Diversas vezes manifestou-se e foi reconhecido, não por sua aparência, mas por suas palavras e ações. (Lu 24:15, 16, 30, 31, 36-45; Mt 28:16-18) Certa vez, um milagre realizado sob a sua direção abriu os olhos dos seus discípulos para com sua identidade. (Jo 21:4-7, 12)

Jesus, depois de ressuscitado como espírito (1 Pe 3:18), podia materializar um corpo para a ocasião específica, assim como anjos fizeram em tempos passados,quando apareceram quais mensageiros. (Gên 18:2; 19:1, 12; Jos 5:13, 14; Jz 13:3, 6; He 13:2)
Durante os dias antes do Dilúvio, os anjos “que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta”, realizaram uma encarnação e tomaram esposas humanas.

Que estes filhos angélicos de Deus não eram realmente humanos, mas haviam materializado corpos, é demonstrado pelo fato de que o Dilúvio não destruiu esses anjos, mas eles se desmaterializaram e retornaram ao domínio espiritual. — Ju 6; Gên 6:4; 1Pe 3:19, 20; 2Pe 2:4.

O FILHO DE DEUS.
O “filho unigênito” de Deus, a Palavra, era uma pessoa espiritual assim como seu Pai, portanto, ‘existindo em forma de Deus (Fil 2:5-8), mais tarde, porém, “se tornou carne”, residindo entre a humanidade como o homem Jesus. (Jo 1:1, 14) Ao completar a sua carreira terrestre, foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. (1Pe 3:18)
Seu Pai o ressuscitou, concedendo o pedido do seu Filho, de este ser glorificado junto ao Pai com a glória que tivera na sua existência pré-humana (Jo 17:4, 5), e Deus o fez um “espírito vivificante”. (1Co 15:45)
O Filho tornou-se assim novamente invisível aos olhos humanos, morando “em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver”. — 1Ti 6:14-16.

CONCLUSÃO: Jesus ressuscitado aparentava estar num corpo carnal, mas era realmente um corpo espiritual materializado em carne e osso, como os anjos no passado faziam. Heb. 13:2.


03- TODOS HOMENS CRIATURAS ESTRITAMENTE CARNAIS POSSUEM "O ESPÍRITO" OU FÔLEGO DE VIDA QUE ATIVA A ALMA, NUNCA REENCARNARAM.
Será que os "Espíritos" de pessoas "desencarnadas", são entidades conscientes e que mantem a razão após a MORTE?  Será que continuam vivos a parte do corpo após a MORTE?
IMPOSSÍVEL, pois trata-se do sopro de Deus que ativa a vida dos seres humanos e dos animais. E todos sêres que respiram inteligêntes têm um só espírito. (fôlego).
Eclesiastes 3:19-21:
" Pois há um evento conseqüente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal, pois tudo é vaidade. Todos vão para um só lugar. (Sepultura). Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.

Quando Deus criou o primeiro Homem (Mat.19:4-6), O que era o "espírito" dele? Era simplesmente o FÔLEGO dele. Gen. 2:7.
Deus disse ao Homem: "Não me dessobedeças senão MORRERÁS"!  
A isto o Diabo disse: Morre  NADA!  O DIABO retrucou mais: Morre só o corpo, mas o "espírito" continua vivo e em melhores condições! Gen. 3:1-5.
Será que é assim? Não é a mesma mentira do princípio, somente com  "enfeites"?
Se assim for o SATANÁS afirmou que Deus é mentiroso, pois Deus disse: Do pó te tirei, ao pó retornarás. Gen. 3:19.  Isto não queria dizer que era o fim de TUDO.
Haverá a RESSURREIÇÃO GERAL DA HUMANIDADE NO DIA DO JUÍZO. João 11:23,24.


PESQUISA PROFUNDA: clique abaixo






Voltar para o conteúdo