ENOQUE, ELIAS E MOISÉS ESTÃO NO CÉU? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ENOQUE, ELIAS E MOISÉS ESTÃO NO CÉU?

ENOQUE
Não existiu em todo decorrer da história bíblica, humano ou humanos, que não experimentaram a morte e que necessitarão de uma ressurreição. Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos receberão vida.”  1 Cor. 15:22.
O próprio Cristo foi ressuscitado diretamente por Jeová, sendo as demais vidas que morreram serão ressuscitadas por Jesus. Apoc.1:17,18; 2:8.

Enoque não foi trasladado para o céu. A Bíblia diz: “Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido; pois, antes de ser transferido, ele recebeu o testemunho de que havia agradado a Deus.” Heb. 11:5.
Ele foi transladado para um local desconhecido para não ver a morte antecipadamente, enquanto testemunhava diante de opositores assassinos.

Deus “tomou-o para si” para livra-lo de uma morte horrível. (Judas 14,15) Tempos depois, Enoque morreu naturalmente como todos demais da humanidade. Portanto, Enoque experimentou a morte! Diz a Bíblia: Os dias de Enoque somaram-se 365 anos

Todos esses (Enoque está na relação, Heb. 11:5,13) morreram com fé, embora não recebessem as coisas prometidas; mas as viram de longe e as aceitaram com alegria, e declararam publicamente que eram estrangeiros e residentes temporários naquela terra.”

Confirmando isto, Jesus disse claramente: “Ninguém ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu.” João 3:13. Ademais ninguém dos humanos herdará a eternidade sem o resgate de nosso Senhor Jesus o que seria uma contradição bíblica dizer que ALGUNS humanos  herdaram a salvação eterna diretamente por JEOVÁ. Apoc. 1:17,18.
 

ENOQUE FOI PARA O CÉU?
O translado de Enoque foi aqui para a terra mesmo. Enoque morreu como qualquer humano. João 3:13, Hebreus 11:5,13.
Arrebatamento não quer dizer que seja para o céu, foi transferido para que os inimigos não pudessem matá-lo devido sua pregação arrojada, porem mais tarde morreu e enterrado.
Enoque morreu e não foi para o céu. João 3:13, Heb. 11:13
 
As Escrituras mostram que Cristo Jesus foi o primeiro a ascender da terra aos céus da presença de Deus. (1Co 15:20; He 9:24) Então Nosso Senhor Jesus Cristo mentiu se a crença de Enoque ter ido para céu fosse verdadeira. João 3:13; 13:33.

Não existe esperança de vida celestial no Velho Testamento. A primeira vez que Deus e Jesus prometem a esperança de vida celestial é no Novo Testamento. João 13:33; 14:1.
Concluindo Enoque está na sepultura aguardando a ressurreição geral da humanidade no Reino de Cristo. João 5:28-30. Se Enoque não morreu então ele é o primeiro humano depois do pecado Adâmico a ganhar a imortalidade até mesmo antes de Cristo. João 5:26; 1 Tim. 6:16; Apoc. 1:5
*Se Enoque, Elias, Moisés, foram para o Céu; por que o apóstolo João ao ir para o Céu, não mencionou a presença deles lá no céu? Leia Apocalipse*

ELIAS
Elias antes de ser ascender ao um vendaval em direção aos céus (físicos), designa Eliseu. Chega o tempo em que Elias precisa transferir o manto do seu cargo profético para Eliseu, que já foi bem treinado. Isto ocorre durante o governo do sucessor de Acazias, seu irmão Jeorão, de Israel. Nessa ocasião, Elias dirige-se a Betel, dali para Jericó, e para baixo ao Jordão, Eliseu acompanhando-o em todo o caminho. Ali Eliseu é recompensado pela sua fidelidade por ver um carro ardente de guerra e cavalos de fogo, e Elias ascender num vendaval em direção aos céus. Eliseu apanha o manto oficial de Elias, que caíra dele, e vêm sobre ele “duas parcelas” (como o quinhão dum primogênito) do espírito de Elias, um espírito de coragem e de ser “absolutamente ciumento por Jeová, o Deus dos exércitos”. 2Rs 2:1-13; 1Rs 19:10, 14; compare isso com De 21:17.

Elias não morre nesta ocasião, nem vai ao domínio espiritual invisível, mas é transferido para outra designação profética. (Jo 3:13) Isto é demonstrado por Eliseu não ter guardado nenhum período de luto pela morte do seu amo. Alguns anos depois da sua ascensão no vendaval, Elias ainda está vivo e ativo como profeta, desta feita para o rei de Judá. Por causa do proceder iníquo adotado pelo Rei Jeorão, de Judá, Elias lhe escreve uma carta, expressando a condenação de Jeová, que se cumpre pouco depois. 2Cr 21:12-15;

O apóstolo Paulo, sem dúvida, refere-se a Elias quando fala de “Samuel e os outros profetas, os quais, pela fé . . . puseram em execução a justiça . . . Mulheres receberam os seus mortos pela ressurreição”.

Por conseguinte, ele está entre a “nuvem” de fiéis testemunhas da antiguidade. (He 11:32-35; 12:1) O discípulo Tiago aponta Elias qual prova da eficácia das orações de um “homem com sentimentos iguais aos nossos”, que serve a Deus com justiça. — Tg 5:16-18.

Obra Profética de Coisas Vindouras. Cerca de 450 anos depois do tempo de Elias, Malaquias profetizou que Elias, o profeta, apareceria “antes de chegar o grande e atemorizante dia de Jeová”. (Mal 4:5, 6)

Os judeus dos dias de Jesus se mantinham na expectativa da vinda de Elias, para cumprir esta profecia. (Mt 17:10) Alguns achavam que Jesus era Elias. (Mt 16:14)
 
João, o Batizador, que usava uma roupa de pêlos e um cinto de couro em torno dos lombos, como fizera Elias, negou que fosse realmente Elias em pessoa. (2Rs 1:8; Mt 3:4; Jo 1:21)
 
O anjo não disse a Zacarias, pai de João, que João seria Elias, mas sim que ele teria “o espírito e o poder de Elias . . . a fim de aprontar para Jeová um povo preparado”. (Lu 1:17)

Jesus indicou que João fez essa obra, mas não fora reconhecido pelos judeus. (Mt 17:11-13) Após a morte de João, ocorreu na transfiguração de Jesus um aparecimento visionário de Elias, junto com Moisés, indicando que ainda havia algo a acontecer, conforme representado pela obra feita por Elias.  Mr 9:1-8.
As Escrituras mostram que Cristo Jesus foi o primeiro a ascender da terra aos céus da presença de Deus. (1Co 15:20; He 9:24) Então Nosso Senhor Jesus Cristo mentiu se a crença de Enoque ter ido para céu fosse verdadeira. João 3:13; 13:33.

*Se Enoque, Elias, Moisés, foram para o Céu; por que o apóstolo João ao ir para o Céu, não mencionou a presença deles lá no céu? Leia Apocalipse* Mas por que Elias figura na transfiguração de Jesus Cristo? Veja no link: TRANSFIGURAÇÃO

MOISÉS
Sua Morte e Seu Sepultamento. Arão, irmão de Moisés, morreu aos 123 anos de idade, enquanto Israel estava acampado junto ao monte Hor, na fronteira de Edom, no quinto mês do 40.° ano da peregrinação. Moisés levou Arão ao monte, despiu-o das vestes sacerdotais, e vestiu com elas Eleazar, o mais velho filho vivo e sucessor de Arão. (Núm 20:22-29; 33:37-39)
 
Cerca de seis meses mais tarde, Israel chegou às planícies de Moabe. Ali, Moisés, numa série de discursos, explicou a Lei à nação reunida, ampliando-a com os ajustes que seriam necessários quando Israel mudasse da vida nômade em acampamentos para se fixar na sua própria terra. No 12.° mês do 40.° ano (na primavera setentrional de 1473 AC), ele anunciou ao povo que, segundo a designação de Jeová, Josué o sucederia como líder.

Josué foi então comissionado e exortado a ser corajoso. (De 31:1-3, 23) Por fim, depois de recitar um cântico e abençoar o povo, Moisés subiu ao monte Nebo, segundo a ordem de Jeová, para ver a Terra da Promessa deste ponto elevado no monte e então morrer.  De 32:48-51; 34:1-6.

Moisés tinha 120 anos de idade quando morreu. Atestando seu vigor natural, a Bíblia comenta: “Seu olho não se havia turvado e seu vigor vital não lhe havia fugido.” Ele foi sepultado por Jeová num lugar nunca descoberto. (Deut. 34:5-7)

Isto, provavelmente, foi para impedir que os israelitas fossem enlaçados pela adoração falsa por fazerem da sepultura dele um santuário.
 
O Diabo, evidentemente, desejava usar o corpo de Moisés para uma finalidade assim, porque Judas, discípulo cristão e meio-irmão de Jesus Cristo, escreve: “Quando Miguel, o arcanjo, teve uma controvérsia com o Diabo e disputava acerca do corpo de Moisés, não se atreveu a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes, mas disse: ‘Jeová te censure.’” (Ju 9)

Antes de passar para Canaã, sob a liderança de Josué, Israel guardou 30 dias de luto por Moisés. — De 34:8.

*Judas 1: 9, Moisés foi ressuscitado* ? "Mas, quando Miguel, o arcanjo, teve um desacordo com o Diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um julgamento contra ele com insultos, mas disse: “Jeová o censure.”
Miguel “teve uma controvérsia” e “disputava” são “também usados em relação a uma disputa legal” e talvez indiquem “que Miguel ‘contestou o direito do Diabo’ de se apoderar do corpo de Moisés”. Mesmo assim, o Anjo Principal, Miguel, reconheceu que não cabia a ele julgar essa criatura perversa. Ele encaminhou o caso ao Juiz Supremo, Jeová. Por agir assim, Miguel não ultrapassou os limites de sua autoridade, mesmo quando provocado.

O Diabo, evidentemente, desejava usar o corpo de Moisés para promover uma verdadeira idolatria com o corpo de Moisés. Miguel o chefe dos exércitos de Jeová não permitiria isso. Você talvez se lembre de que, após a morte de Moisés, Jeová o enterrou num local desconhecido. Deut. 34:5, 6; Josué 5:13-15
*Não se trata aqui nesse texto de uma ressurreição de Moisés, pois Miguel (outro estado de Jesus)  não tinha ainda autoridade para ressuscitar ninguém até ele vir a terra* .

As Escrituras mostram que Cristo Jesus foi o primeiro a ascender da terra aos céus da presença de Deus. (1Co 15:20; He 9:24) Então Nosso Senhor Jesus Cristo mentiu se a crença de Enoque ter ido para céu fosse verdadeira. João 3:13; 13:33.

*Se Enoque, Elias, Moisés, foram para o Céu; por que o apóstolo João ao ir para o Céu, não mencionou a presença deles lá no céu? Leia Apocalipse*  Mas por que Moisés figura na transfiguração de Jesus Cristo? Veja no link: TRANSFIGURAÇÃO
ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ IRÃO PRO CÉU?
Indica o texto de Mateus  8:11 que Abraão herdará o Reino nos céus* ?
*Mateus 8:11*  "Mas eu lhes digo que muitos virão do leste e do oeste e *se recostarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no Reino dos céus* ,"
Onde será que Abraão colocará sua mesa de alimentos no céu ou na terra? Onde o versículo acima quis dizer? No Reino "NOS" céus, ou no Reino "DOS" céus?

A Bíblia promete que todos antepassados de Jesus serão ressuscitados aqui na TERRA  se tornarão príncipes. Veja: "Seus filhos, ó rei, [Jesus] ocuparão o lugar dos seus antepassados [Abraão, Isaque, Jacó e outros].  O senhor [Jesus] os designará *como príncipes em toda a TERRA*. Salmos 45:16

Jesus se referiu aos príncipes como os futuros administradores terrestres representantes da Nova Jerusalém celestial  no arraial da nova Jerusalém aqui na terra.  Apoc. 20:9
O arraial ou acampamento dos santos, (OU ÁTRIO DA NOVA JERUSALÉM, representa o reino MILENAR aqui na Terra. Apoc. 20:9
Portanto, nenhum antepassado do Rei celestial Jesus irá para o Céu. Serão príncipes e não Reis e sacerdotes celestiais. Apoc. 5:9,10.

CONCLUSÃO
Não existe nenhuma oferta para todos os servos fiéis no velho testamento irem para o céu. Sal. 37:29; Prov. 22:20-22; Isaías 45:18; Hebreus 11:13


PESQUISA ADICIONAL

Voltar para o conteúdo