DEUS ACEITA IMAGENS NA SUA ADORAÇÃO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

DEUS ACEITA IMAGENS NA SUA ADORAÇÃO?



 

01- Que diz a Palavra de Deus sobre fazer imagens que são usadas como objetos de adoração?
Êxo. 20:4, 5, MC: “Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos céus, ou do que existe embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, por baixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto [“não as adorarás, nem lhes darás culto”, Fi], porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus cioso.” (Grifo acrescentado.) (Note que a proibição era de fazer imagens e prostrar-se diante delas.)
Lev. 26:1, BJ: “Não fareis ídolos, não levantareis imagem ou estela [“coluna sagrada”, NM] e não colocareis na vossa terra pedras trabalhadas para vos inclinardes diante delas, pois eu sou Iahweh vosso Deus.” (Nunca se deveria erigir uma imagem diante da qual as pessoas se inclinassem.)
2 Cor. 6:16, BJ: “Que há de comum entre o templo de Deus e os ídolos? Ora, nós é que somos o templo do Deus vivo.”
1 João 5:21, BJ: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos [“ídolos”, So, PIB; “falsos deuses”, NTI].”

02- É permissível usar imagens simplesmente como ajuda na adoração do verdadeiro Deus?
João 4:23, 24, BJ: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” (Os que dependem das imagens como ajuda na devoção não estão adorando a Deus “em espírito”, mas dependem daquilo que podem ver com seus olhos físicos.)
2 Cor. 5:7, BJ: “Caminhamos pela fé e não pela visão.”
Isa. 40:18, So: “A quem, pois, comparareis vós Deus, ou que imagem fareis dele?”
Atos 17:29, BJ: “Se somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, à prata, ou à pedra, esculpida pela arte e pelo engenho do homem.”
Isa. 42:8, BJ: “Eu sou Iahweh; este é o meu nome! Não cederei a outrem a minha glória, nem a minha honra aos ídolos [“coisas esculpidas”, Dy].”
 
03- Devemos venerar os “santos” como intercessores junto a Deus, usando talvez imagens deles como ajuda em prestarmos adoração?
Atos 10:25, 26, JB: “No momento em que Pedro chegou, Cornélio veio a seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se. Pedro, porém, o reergueu, dizendo: ‘Levanta-te. Eu também sou apenas um homem.’” (Visto que Pedro não aprovou tal adoração quando estava presente em pessoa, será que nos incentivaria a nos ajoelhar diante de sua imagem? Veja também Revelação [Apocalipse]  19:10.)
João 14:6, 14, BJ: “Diz-lhe Jesus: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.’ ‘Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei.’” (Jesus diz aqui claramente que só podemos chegar ao Pai por intermédio dele e que nossos pedidos devem ser feitos em nome de Jesus.)
1 Tim. 2:5, BJ: “Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens um homem, Cristo Jesus.” (Não há margem aqui para outros desempenharem o papel de mediador para os membros da congregação de Cristo.)
Voltar para o conteúdo