CEIA DO SENHOR E O MANÁ- NOVO PACTO - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

CEIA DO SENHOR E O MANÁ- NOVO PACTO

A CEIA NOTURNA DO SENHOR
Definição: Uma refeição em comemoração da morte de Jesus Cristo; por conseguinte, uma comemoração de sua morte, a morte que tem tido efeitos de muito maior alcance do que a de qualquer outra pessoa. Este é o único evento que o Senhor Jesus Cristo ordenou que seus discípulos comemorassem. É também conhecida como a Ceia do Senhor, ou a Refeição Noturna do Senhor.  1 Cor. 11:20.

Qual é o significado da Comemoração?
Jesus disse a seus fiéis apóstolos: “Persisti em fazer isso em memória de mim.” (Luc. 22:19) Ao escrever para os membros da congregação cristã, gerada pelo espírito, o apóstolo Paulo acrescentou: “Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este copo, estais proclamando a morte do Senhor, até que ele chegue.” (1 Cor. 11:26) Portanto, a Comemoração focaliza especialmente ao significado da morte de Jesus Cristo no cumprimento do propósito de Jeová. Sublinha o significado da morte sacrificial de Jesus, especialmente em relação ao novo pacto e ao modo como a morte dele influi nos que serão herdeiros com ele do Reino celestial.  João 14:2, 3; Heb. 9:15.

A Comemoração é também um lembrete de que a morte de Jesus e a forma como esta se deu, em harmonia com o propósito expresso de Deus, em Gênesis 3:15 e mais adiante, serviu para vindicar o nome de Jeová. Mantendo a sua integridade a Jeová até a morte, Jesus provou que o pecado de Adão não foi devido a alguma falha da parte do Criador ao fazer o homem, mas que é possível a um humano conservar perfeita devoção piedosa mesmo sob severa pressão, e assim Jesus vindicou a Jeová Deus qual Criador e Soberano Universal. Além disso, Jeová propusera que a morte de Jesus proveria o necessário sacrifício humano perfeito para resgatar a descendência de Adão, e assim tornar possível a bilhões que exercessem fé viver para sempre num paraíso terrestre, em cumprimento do propósito original de Jeová e como expressão de seu grande amor pela humanidade. João 3:16; Gên. 1:28.

Que tremenda carga havia sobre Jesus na sua última noite na terra como homem! Ele sabia o que seu Pai celestial havia proposto no que dizia respeito a ele, mas sabia também que tinha de se mostrar fiel sob teste. Se tivesse fracassado, que opróbrio teria sido para seu Pai e que perda para a humanidade! Por causa de tudo o que se realizaria por meio de sua morte, era muitíssimo apropriado que Jesus instruísse que fosse comemorada.

Que significam o pão e o vinho servidos na Comemoração?
A respeito do pão sem fermento, que Jesus deu a seus apóstolos ao instituir a Comemoração, ele disse: “Isto significa meu corpo.” (Mar. 14:22) Esse pão simbolizava seu próprio corpo de carne, sem pecado. Ele o daria a favor das perspectivas de vida futura da humanidade, e nessa ocasião chama-se atenção especial para a perspectiva de vida que esse torna possível aos escolhidos para ter parte com Jesus no Reino celestial.
Ao passar o vinho a seus fiéis apóstolos, Jesus disse: “Isto significa meu ‘sangue do pacto’, que há de ser derramado em benefício de muitos.” (Mar. 14:24) Esse vinho simbolizava seu próprio sangue vital. Por meio do seu sangue derramado seria possível o perdão de pecados para os que depositassem fé nesse sangue. Nessa ocasião, Jesus sublinhava a purificação do pecado que tal sangue tornaria possível para seus prospectivos co-herdeiros. Suas palavras indicam também que, por meio desse sangue, entraria em vigor o novo pacto entre Jeová Deus e a congregação cristã ungida pelo espírito.

Quem deve participar do pão e do vinho?
Quem participou quando Jesus instituiu a Refeição Noturna do Senhor pouco antes de morrer? Onze seguidores fiéis aos quais Jesus disse: “Eu faço convosco um pacto, assim como meu Pai fez comigo um pacto, para um reino.” (Luc. 22:29)
Todos eles eram pessoas que estavam sendo convidadas a participar com Cristo no seu Reino celestial. (João 14:2, 3) Todos os que participam hoje do pão e do vinho devem também ser pessoas a quem Cristo introduz nesse ‘pacto para um reino’.

Quantos são os que participam? Jesus disse que apenas um “pequeno rebanho” receberia o Reino celestial como recompensa. (Luc. 12:32) O número total seria de 144.000. (Apoc. 14:1-3) Esse grupo começou a ser selecionado em 33 EC. Razoavelmente, haveria apenas um número pequeno que participaria atualmente.

Indica João 6:53, 54 que apenas os que participam realmente é que ganharão a vida eterna?
João 6:53, 54: “Jesus disse-lhes: ‘Digo-vos em toda a verdade: A menos que comais a carne do Filho do homem e bebais o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem se alimenta de minha carne e bebe meu sangue tem vida eterna, e eu o hei de ressuscitar no último dia.’” Este comer e beber teria obviamente de ser feito em sentido figurativo; do contrário, aquele que assim fizesse estaria violando a lei de Deus. (Gên. 9:4; Atos 15:28, 29)
Mas, deve-se notar que a declaração de Jesus em João 6:53, 54 não foi feita com relação à inauguração da Refeição Noturna do Senhor. Ninguém que o ouviu tinha alguma ideia da comemoração com o pão e o vinho usados para representar a carne e o sangue de Cristo.
Esse arranjo foi introduzido cerca de um ano depois, e o relato do apóstolo João sobre a Refeição Noturna do Senhor só começa mais de sete capítulos mais adiante (em João 14) no Evangelho que leva seu nome.

Assim, pois, como pode alguém ‘comer a carne do Filho do homem e beber o seu sangue’ em sentido figurativo a não ser por participar do pão e do vinho por ocasião da Comemoração? Repare que Jesus disse que os que assim comessem e bebessem teriam “vida eterna”. Antes, no versículo 40 , ao explicar o que as pessoas precisam fazer para ter vida eterna, o que disse ele ser a vontade de seu Pai? Que “todo aquele que observa o Filho e exerce fé nele tenha vida eterna”.
Portanto, é razoável que o ‘comer sua carne e beber seu sangue’ em sentido figurativo seja por se exercer fé no poder redentor da carne e do sangue de Jesus, dados em sacrifício. Exige-se que todos os que ganharão a plenitude da vida, quer nos céus com Cristo, quer no Paraíso terrestre, exerçam tal fé.

Com que freqüência e quando deve ser celebrada a Comemoração?
Jesus não disse especificamente com que freqüência deveria ser celebrada. Disse simplesmente: “Persisti em fazer isso em memória de mim.” (Luc. 22:19) Paulo disse: “Pois, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este copo, estais proclamando a morte do Senhor, até que ele chegue.” (1 Cor. 11:26)
“Todas as vezes” não significa forçosamente muitas vezes por ano; pode significar anualmente por um período de muitos anos. Se alguém fosse comemorar um evento importante, como um aniversário de casamento, ou quando uma nação comemora um evento importante na sua história, com que freqüência faz isso?
Uma vez por ano na data do aniversário. Isso estaria também em harmonia com o fato de que a Refeição Noturna do Senhor foi instituída na data da Páscoa judaica, uma celebração anual que não mais precisava ser guardada pelos judeus que se tornaram cristãos.

As Testemunhas de Jeová observam a Comemoração após o pôr-do-sol de 14 de nisã, segundo o cálculo do calendário judaico que era de uso comum no primeiro século. O dia judaico começa ao pôr-do-sol e se estende até o pôr-do-sol seguinte. Portanto, Jesus morreu no mesmo dia calendar judaico em que ele instituiu a Comemoração.
O começo do mês de nisã era o pôr-do-sol depois da lua nova visível em Jerusalém, lua nova esta que era a mais próxima do equinócio da primavera setentrional. A data da Comemoração é 14 dias depois disso. (Assim, a data da Comemoração pode não coincidir com a da Páscoa celebrada pelos judeus da atualidade. Por que não?
O início dos meses calendares deles é marcado para coincidir com a lua nova astronômica, não com a lua nova visível em Jerusalém, que pode surgir 18 a 30 horas mais tarde.  ESTE ANO A COMEMORAÇÃO SERÁ 7 DE ABRIL. Também, a maioria dos judeus hoje celebra a Páscoa em 15 de nisã, não no dia 14, como fez Jesus, em harmonia com o que a Lei mosaica estipulava.)


A CEIA DO SENHOR E O MANÁ, SÃO A MESMA COISA?  O NOVO PACTO.
Quem participa do pão e do vinho na CEIA é participante do novo pacto, PARA UM REINO, e Judas não participou da refeição do senhor (só da pascoa) para o reino de Deus! Luc. 22:28,29. ADEMAIS um SUICIDA não pode herdar o reino de DEUS.  
Veja: Vos fostes os que os que ficastes comigo em minhas provações, os destino o REINO. Judas ficou com Jesus em suas provações?
Não percebeu que a pascoa acabou em certo momento e depois, Jesus despachou Judas e inaugurou uma nova festividade?
A ceia do senhor, é um pacto para o REINO de Deus!  Luc. 22:28,29.
Os doze (Judas substituído por Matias), são as portas da nova Jerusalém celestial os primeiros a serem escolhidos, na refeição!

Então, quando entrou o Novo Pacto em vigor?
Não foi na última noite que Jesus morreu. O sangue derramado de Jesus tinha de ser apresentado no céu e o espírito santo poderia ser derramado “ungindo” os primeiros admitidos no novo pacto em pentecostes 33 DC. E Judas tinha suicidado. NOTE, a Ceia do Senhor é a sequência da pascoa, festejada ANUALMENTE, em 14 nisã para pactuar pessoas para serem reis e sacerdotes em prol da maioria da humanidade durante os mil anos de reinado de Cristo!  Luc. 22:28,29, Apoc. 5:9,10.

SERÁ QUE A CEIA DE SENHOR ERA COMER SUA CARNE E BEBER O SEU SANGUE? CLARO QUE NÃO, CONFIRA:
"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele". João 6:56. ALA
Muitos na época que Jesus fez esta declaração o abandonou. Não entenderam o que Jesus queria dizer com esta declaração. Ainda hoje, alguns não sabem o seu significado.
Outros afirmam que se trata da Ceia do Senhor, onde se "come" a carne de Jesus e "bebe" seu sangue. Mas, não se trata disso! Iremos examinar o contexto do capítulo 6  de João, onde poderemos entender o verdadeiro significado desta declaração importante do Filho de DEUS.

Note que em primeiro Lugar que o assunto deste capitulo 6:25-70.  Jesus começa uma comparação de de comer comida espiritual que ele fornece "crer nele" João 6:29 com o MANÁ. João 6:27-31. O que era o Maná? Era o "pão" que desceu do céu. Era a alimentação DIÁRIA para a sobrevivência de toda Nação do Povo de DEUS durante 40 anos. Sem ela era impossível viver.
Continua Jesus: O PÃO de DEUS que desceu do céu que dá vida ETERNA sou EU. João 6:33,34. Como se comeria este PÃO? Novamente Jesus diz: Tem de "CRER em MIM". João 6:35,36,40,47,48,51,53,55,56,64,69.

Então, o que é realmente comer a carne  e beber seu sangue? é "Crer em Jesus". E o que isto inclui?  Faz parte em CRER em JESUS:  "EXERCER FÉ" E AGIR OBEDECENDO- O; crer que ele é o santo de DEUS, João 6:69. Quem é o enviado por DEUS, o MESSIAS, para nos salvar pelo seu resgate; o meio de DEUS salvar e perdoar nossos pecados e nos possibilitar a vida ETERNA.

Será que Jesus na sua comparação com O MANÁ quis dizer que é somente participar raras vezes da Ceia do Senhor? Visivelmente NÃO! Porque o Maná era alimento diário na vida dos Judeus e questão de sobrevivência. O mesmo acontece hoje: Temos de "CRER EM JESUS" DIARIAMENTE E INDEFINIDAMENTE para a nossa sobrevivência eterna.

Note que TODOS precisavam DO MANÁ diariamente. (Simbolizando Cristo). Hoje, crer, ter fé no sangue de Jesus e na sua carne dada a nosso favor, TANTO OS GOVERNANTES E GOVERNADOS, exercessem fé no corpo e no sangue de JESUS, diariamente. (RESGATE). Apoc. 5:9,10, Apoc. 7:9,10,14.


JESUS É MEDIADOR DO NOVO PACTO SÓ DOS 144.000 ?
Pelo anteriormente dito, percebeu que sim. Por que? Note que no antigo tabernáculo e posterior templo, que somente a classe sacerdotal se beneficiava da presença imediata de JEOVÁ, (santo do santo), e representava e mediava Jeová aos demais; esta classe repassava os benefícios ao povo em geral (12 tribos) que só podiam frequentar os átrios (pátios); todavia esta segunda classe também era beneficiada pelos sacrifícios através dos sacerdotes  (primeira classe).

COMO A GRANDE MULTIDÃO É BENEFICIADA, PELO NOVO PACTO, SE ELA NÃO FAZ PARTE?
Lembre-se que o Reino de Deus é celestial, e que Jesus e os 144.000 (novo pacto) governarão sobre a terra, e beneficiará abundantemente os SÚDITOS terrestre do REINO. Apoc. 5:9,10. Ademais o sangue de Jesus também beneficiará os que serão súditos terrestres do REINO. Apoc. 7:14.

ALÉM MEDIAÇÃO DO NOVO PACTO, EXISTE OUTRAS MEDIÇÕES: A MEDIAÇÃO DE JESUS, ENTRE DEUS E OS HOMENS. João 14:6, 1 Tim 2:5.
Cristo além de mediar o novo pacto com os 144.000, é o Mediador Entre Deus E Os Homens! O leal apóstolo Paulo declara que existe “um só mediador entre Deus e homens, um homem, Cristo Jesus, o qual se entregou como resgate correspondente por todos” tanto pelos judeus como pelos gentios. (1Ti 2:5, 6)
Note que a Bíblia tem quase uma dezena de pactos ou alianças.

CEIA DO SENHOR: TODOS PARTICIPAM?
O CAPÍTULO 6 JOÃO NÃO REFERE-SE A CEIA DO SENHOR.
O contexto de JOÃO CAPITULO 6 NÃO ENVOLVE A CEIA DO SENHOR COMO SALVAÇÃO ETERNA PARA "TODOS".
A)- Neste capítulo João considera o plano GERAL de salvação eterna para TODOS da humanidade que *serão justificados pelo exercício constante na fé naquele que Deus Enviou* . João 6:27-40, 44-48, 51,53,56-58.
B)- Comer a carne e beber o sangue de Jesus no capitulo 6 inteiro SE RESUME EM EXERCER FÉ NO FILHO DO HOMEM e não somente CEAR NAS OCASIÕES da refeição noturna de Senhor. JOÃO 6:63,64.
C)- Adoradores de Deus do passado jamais comeram da CEIA DO SENHOR, e se salvarão. João 6:40.
D)- Os ressuscitados no Reino milenar não terão a Ceia Noturna do Senhor e terão que exercer fé (escutando-o e obedecendo-o) no resgate de Jesus, fé escutando e obedecendo-o . João 5:24,25.
E)- A CEIA DO SENHOR PACTUARÁ com "todos" que participarem somente no período que ela vigorará. (Festividade TRANSITÓRIA- 33 e.C até Volta de Cristo). Luc. 22:16.
F)- Dos aproximadamente 20 bilhões que já viveram, apenas 0,01% supostamente participa ou participou na refeição na ceia do Senhor. Achas que o plano de salvação eterna de Deus contempla esta proporção ínfima de pessoas? Apoc. 20: 11-15.
G)- Estes pactuados PARTICIPANTES DA CEIA, A CLASSE DE REIS SACERDOTES, BENEFICIARÃO os demais que nunca tiveram oportunidade de participar no Novo Pacto para um Reino ETERNO. Apoc. 20:5,6.

*01- Por que Jesus não participou do pão e do vinho* ?
Como Jesus iria oferecer seu próprio corpo e seu próprio sangue a si mesmo?

02-QUEM CEIA, será obrigatoriamente governante no Reino de Deus na Nova Jerusalém, desde a primeira até a última ceia. Se porventura não ser convidado será intruso se PARTICIPAR. Rom. 8:14-18.  

03- Todos que morreram antes da primeira ceia e da morte de Jesus jamais governarão na Nova Jerusalém. os primeiros a serem assinalados são os doze apóstolos. (12 portões da N. Jerusalém). Apoc. 21:21.

04- Todos que depois de completo o número literal de governantes, os 144.000, não adianta participar na Ceia. Nunca será governante e sim governado.

05- A Bíblia afirma categoricamente que depois de selados os 144.000, começa o ajuntamento da grande multidão. Esta é vista diante do trono de Deus, mas servindo a Jeová nos átrios do seu grande templo espiritual, na Terra.

06-Participa como governante no Reino de Deus quem Jeová convidar. Rom. 8:15-18. Quem nasce de novo... Quem é batizado com o espírito santo. Ninguém no velho testamento e no milênio, teve esta chance de reinar com Cristo. No Reino Milenar os salvos não terão Ceia do Senhor. A grande multidão não é "selada", não é vista ceando, mas só acenando e agradecendo sua salvação pela fé no sangue de Jesus. Apoc. 7:4,9,10,14,15.

07- Deus não ofereceu Seu Reino celestial para "todos", pelo contrário, foi oferecido primeiro para os judeus prosélitos, depois para os samaritanos finalmente aos gentios incircuncisos. Os futuros Reis e sacerdotes foram chamados de "pequeno rebanho" e que teriam muitos convidados mas poucos escolhidos (144.000 selados). Luc. 12:31,32; Mat. 22:14: Mat. 15:24, Atos 10:30,31,34, 35.

CEAR COM JESUS
Jesus disse pessoalmente (Apoc. 1:1), que com o sangue dele faria dos 144.000 reis e sacerdotes para Jeová, para governarem com ele lá do céu. (Apoc. 1:6, 5:9,10; Apoc. 14:1,3).
Jesus disse também que só iria cear com os que iriam sentar se no trono de Jeová com ele. (Apoc. 3:20,21)
Se todos que ceiam com Jesus, se sentarão no trono de Jeová, já imaginou os milhões de "falsos cristãos" que ceiam sem serem convidados? Que tamanho será o trono de Deus?
Se todos cristãos cearem com Cristo, sobre quem governarão? Será que é sobre os amaldiçoados no "inferno"? (Apoc. 3:20,21; Apoc. 5:9,10).

CEIA DO SENHOR POR QUE NÃO SÃO "TODOS" QUE COMEM O PÃO O VINHO?
Jesus convidou só os 12 apóstolos para a primeira Ceia. Por que não convidou os outros 500 discípulos mais o povo em geral? O que acontecerá com todos que nunca cearam antes da primeira CEIA?
Por que os escolhidos são predestinados como classe? Quantas portas tem a nova JERUSALÉM?
Se todos podem comer do pão e beber do vinho para reinarem com Cristo no céu sobre a terra; Por que os filhos de Deus tem de ser testemunhados e selados com o espírito de Jeová? Luc. 22:28-30- Rom. 8:16

Por que o pleno numero dos escolhidos para o Céu tem de ser "completados" Apoc. 6:9-11; Por que os escolhidos são predestinados como classe?
Por que numa Ceia posterior, Paulo escreve para não se comer indignamente?
Judas Iscariotes não participou na Santa Ceia!

QUEM DEVE TOMAR DOS EMBLEMAS?
Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,  
para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel. LUCAS 22: 28-30. Trad. Internacional

CEAR COM JESUS
Jesus disse pessoalmente (Apoc. 1:1), que com o sangue dele faria dos 144.000 reis e sacerdotes para Jeová, para governarem com ele lá do céu. (Apoc. 1:6, 5:9,10; Apoc. 14:1,3).
Jesus disse também que só iria cear com os que iriam sentar se no trono de Jeová com ele. (Apoc. 3:20,21)

Se todos que ceiam com Jesus, se sentarão no trono de Jeová, já imaginou os milhões de "falsos cristãos" que ceiam sem serem convidados? Que tamanho será o trono de Deus?
Se todos cristãos cearem com Cristo, sobre quem governarão? Será que é sobre os amaldiçoados no "inferno"?  (Apoc. 3:20,21; Apoc. 5:9,10).


*SABE EXPLICAR* ?
DOS  512 DISCÍPULOS DE JESUS, POR QUE APENAS 12 FORAM CONVIDADOS PARA A CEIA DO SENHOR?
O QUE JESUS QUIS DIZER QUE *TODOS* OS 11 DEVERIAM COMER DA CEIA NOTURNA* ?
A CEIA NÃO É PACTO PARA SALVAÇÃO DOS PARTICIPANTES;  É PACTO PARA O REINO MILENAR E PERDÃO DOS PECADOS DA CLASSE SACERDOTAL (DOS 11 FIEIS).
JUDAS NUNCA SERÁ PERDOADO.

MATÉRIAS ADICIONAIS





*CONCLUSÃO: CEIA DO SENHOR*
Enganou-se quem imagina que frequentando a Ceia do Senhor uma ou três vezes por ano herdará a vida imortal no céu. Enganou-se redondamente! Veja porque:  
01- A Ceia do Senhor (festividade comemorativa) é o cumprimento final da Páscoa Judaica. Nela os israelitas e prosélitos festejavam a LIBERTAÇÃO  da escravidão do Egito. Entretanto a Festividade da Ceia do Senhor além comemora-se e pactua-se  a LIBERTAÇÃO MAIOR da morte adâmica (pecado original) *para a vida IMORTAL (vida em si mesmo) no céu apenas da classe sacerdotal* .  Somente a classe sacerdotal é pactuada para o REINO CELESTIAL. João 6:53; Lucas 22:28-30; Apoc. 5:9,10; Apoc. 20:5,6.

02- A classe não sacerdotal VAI na festividade, porém NÃO participa dos emblemas, por não ser designada como REIS E SACERDOTES no Reino celestial, E NEM SER PACTUADA PARA UM REINO. Lucas 22:28-30.  Apoc. 5:5,10; 14:1-4.
O maior erro de interpretação da Ceia do Senhor é imaginar que, quem NÃO come (simbolicamente) a carne e NÃO bebe o sangue de Jesus NÃO herdará a vida eterna. João 6:53.

Todos leitores da Bíblia ao lerem João capítulo 6 inteiro, terá uma FALSA sensação que a ir na Ceia do Senhor e participar dos emblemas é  OBRIGATÓRIO para as DUAS CLASSES, e questão de SALVAÇÃO.

NA VERDADE "comer a carne" e "beber o sangue" de Jesus NÃO é IR na FESTIVIDADE da Ceia do Senhor. JESUS, nas entrelinhas, foi taxativo: Comer seu corpo e  beber seu sangue é OBRIGATÓRIO DIARIAMENTE!  Como assim? Note que o capítulo inteiro de João 6 Jesus afirma sem menor sombra de dúvida: EXERÇAM FÉ (diariamente) EM MIM QUE TERÃO vida ETERNA. Jesus disse que o corpo dele é o pão que desce do céu, e que *todos deviam exercer fé comendo esse "maná" diariamente* . João  6:27,29-36; 47-51,53-58.

03- Mas se a classe NÃO sacerdotal NÃO come e NÃO bebe os emblemas, como serão perdoados dos SEUS PECADOS pecados?
Agrande multidão não serve como reis e sacerdotes de Deus,  porém ela tem seu lugar no ÁTRIO (pátio) ESPIRITUAL que é a terra. Nesse ÁTRIO todos DESSA CLASSE NÃO SACERDOTAL "lavam e branqueiam suas vestes no SANGUE DO CORDEIRO. Apocalipse 7:14,15.

Voltar para o conteúdo