CEIA DO SENHOR: JUDAS PARTICIPOU DA CEIA OU SÓ DA PÁSCOA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

CEIA DO SENHOR: JUDAS PARTICIPOU DA CEIA OU SÓ DA PÁSCOA?

“No entanto, vocês são os que ficaram comigo nas minhas provações;  e eu faço com vocês um pacto para um reino, assim como o meu Pai fez um pacto comigo,  a fim de que vocês comam e bebam à minha mesa, no meu Reino, e se sentem em tronos para julgar as 12 tribos de Israel". Luc. 22:28.
Consegue imaginar maior traidor de Jesus e dos apóstolos (Judas) estar incluído nas palavras de Jesus acima?

Como saber se Judas participou só na páscoa?
O capitulo 13 de João é um relato só da páscoa e finaliza seu relato antes de Jesus introduzir a nova celebração em substituição da PÁSCOA. Não se faz menção de nenhum evento relacionado com a CEIA DO SENHOR.

Judas chega a comer do pão fornecido por Jesus, mas da páscoa. Antes de Jesus instituir a refeição noturna, João finaliza o relato e não adentra o relato da Ceia do Senhor.

Os demais evangelistas fazem o relato da última Páscoa e da primeira Ceia do Senhor, fazendo a distinção entre as duas celebrações  fazendo suas narrações de tal forma ser perceptível a divisória clara das duas festividades. É perfeitamente claro que somente a CEIA DO SENHOR continuaria até que Jesus voltasse.

Tanto é verdade que anos mais tarde o Apóstolo Paulo esclarece o que havia permanecido, não mais referenciando, lava pés e nem a antiga páscoa Judaica.  Mas o que deve entender quando Paulo diz que Jesus é nossa Páscoa? Páscoa denota "libertação" que dai para frente, não mais do Egito, mas do pecado e da Morte no Seu Reino. 1 Cor. 5:7.


CEIA DO SENHOR DIABÓLICA - DOS APÓSTATAS
01- Comemora se a qualquer data e muitas vezes ao ano. 1. Cor 11:23.
02- As orações que a precede é para a trindade. Mat. 26:26,29.
03- Os indignos participam; Judas não ceou, participou só da páscoa.
04- Usam suco de uva e não vinho. 1 Cor.11:27-34.
05- Todos participam até hoje, mas o número de participantes é limitado. (selados). Apoc. 7:4.
06- Todos participam mesmo sem serem convidados. (o espírito santo de Jeová  dá testemunho). Rom. 8:16,17.
07- Todos serão da classe sacerdotal, os reis e sacerdotes do milênio. Luc. 22:28,29.
08- Nunca haverá a classe súdita do reino (em aberto sem limites para salvação). Apoc. 7:9,10,14,15.

PERGUNTAS DE LEITORES
01- Em que parte da Bíblia diz na Ceia do Senhor os elementos seriam passados de mão em mão?
RESPOSTA: A última páscoa só tinham 13 participantes. Estavam bem acomodados e TODOS comeram o carneiro assado cada um no seu lugar e cada um se servia. No momento que Jesus instituiu a primeira CEIA DO SENHOR ele tomou um pão partido, orou a Jeová e serviu a todos os seus discípulos fiéis. Depois tomou um cálice de vinho orou à Jeová e serviu a todos discípulos fiéis.

Nas ceias de maior porte, uma ou mais pessoas passam o pão e o vinho a todos. Mas
tomar dos emblemas é outro porém. Mat. 26:26-28.

02- Judas participou da Ceia do Senhor?
RESPOSTA: A última páscoa só tinham 13 participantes. Estavam bem acomodados e TODOS comeram o carneiro assado cada um no seu lugar e cada um se servia. No momento que Jesus instituiu a primeira CEIA DO SENHOR ele tomou um pão partido, orou a Jeová e serviu a todos os seus discípulos. Depois tomou um cálice de vinho orou à Jeová e serviu a todos discípulos fieis.
Foi neste momento que Judas saiu da festividade abandonando o recinto. O ponto divisório das duas comemorações e do abandono por parte de Judas está registrado em Mateus 26:26. Foi neste momento que Jesus inaugurou a Sua Santa Ceia.

03- O fato de Judas ter sido visto comendo o "bocado" (pão) que Jesus lhe deu não confirma que Judas participou da CEIA? João 13:26.
RESPOSTA: Claro que não! Antes de acabar a páscoa o pão dado a Judas não tinha sido  abençoado (Oração) para ser servido na Ceia do Senhor. A páscoa ainda estava em andamento, depois viria a Ceia.

04- Um dos motivos da instituição da Ceia do Senhor eram o perdão dos pecados. Então como faz para perdoar os pecados dos que não tomam dos emblemas?
RESPOSTA: A Ceia tinha dois Objetivos principais: Pactuar os da Classe sacerdotal e Real, para o Reino de Deus. Luc. 22:19,20; 28-30. O outro importante motivo era perdoar os pecados da Classe Sacerdotal e Real.
No antigo Israel, no dia nacional da expiação de pecados, a expiação dos pecados da classe sacerdotal era SEPARADA da classe do povo comum. Lev.16:11, 20-22. Portanto, o perdão dos pecados da grande multidão é a parte. Apoc. 7:14,15. Também é válido o mesmo para dar Vida eterna as Duas classes.

05- Não seria uma falta de respeito com Deus ser convidado para uma refeição e chegando na mesa do anfitrião não se alimentar e só participar apenas como espectador?
RESPOSTA: A Ceia do Senhor não se trata de alimentação física. 1 Cor 11:22. Trata-se de um convite geral a toda humanidade para "muitos" serem selecionados e selados, objetivando um dia serem Reis e Sacerdotes junto com o Sumo Sacerdote Jesus Cristo num Reino celestial. (Novo Pacto). Luc. 22:20,29.  

Mas este convite para tomar dos emblemas é individual apesar de todos humanos serem convidados para prestigiarem a refeição como observadores.
Os não participantes não seriam uma indelicados, pois os que na Ceia não receberem o "testemunho do espírito santo" para serem co-herdeiros com Cristo estariam apoiando o arranjo de Deus e jamais nem se sentiriam desprezados.  Rom 8:16,17.

Certamente os observadores e prestigiadores também serão de qualquer forma, beneficiados pelos "escolhidos" para o casamento com o Noivo Cristo.  Ninguém impede ninguém de tomar os emblemas. 1 Cor. 11:27.

A GRANDE CONFUSÃO DA PARTICIPAÇÃO DE JUDAS:
MATEUS CAPÍTULO 26
Mateus 26:20, Inicia se a páscoa.
Mateus 26:21, Jesus informa da traição por parte de um deles.
Mateus 26:25, Judas pergunta se era ele e Jesus confirma. Neste ponto pelos outros relatos, Judas sai da sala e vai embora com o bocado na mão. João 13:26-30.
Mateus 26:26-29, Jesus inaugura a Ceia do Senhor e incentiva "todos"  (os 11 fieis), comerem e beberem dos emblemas, próprios para inauguração do novo pacto para o reino e perdão de pecados deles e de "muitos".
Mateus 26:30, Enceram com um cântico.
Mateus 26:31-35, Advertências aos seus 11 discípulos.

MARCOS CAPÍTULO 14
Marcos 14:17, Iniciam a páscoa.
Marcos 14:18-21, Ainda na páscoa, avisa de um traidor entre eles.
Marcos 14: 22-25, Comemoram a Ceia do Senhor.
Marcos 14:26, Enceram a Ceia do Senhor com um cântico.   

LUCAS CAPÍTULO 22
A CONFUSÃO: O RELATO NÃO É SEQUENCIAL.
Lucas 22:14-16, Na hora marcada começa a páscoa.
Lucas 22:17-20, Passa o relato direto da páscoa para a Ceia do Senhor até seu término.
Lucas 22:21-30, Lucas retorna o relato das ocorrências durante a páscoa. Mat. 26:21-25;  Mar.14:18-21; João 13:25-30.
Lucas 22:31, Relatos finais, após ceia do Senhor  
 
NOTAS: A ordem cronológica de Lucas são dos assuntos de seu livro. Os detalhes interno da narração da páscoa e ceia do Senhor não são seqüencial. Se não fosse assim, os outros narradores estariam mentindo. Mat. 26:21-25; Mar.14:18-21; João 13:25-30.
Por exemplo: Gênesis é cronológico, mas Gênesis capítulo 5 o escritor retoma a narração desde Adão para frente de novo com outros detalhes.
Jesus disse que eles eram os que ficaram com Jesus nas suas provações... Por acaso Judas ficou a favor ou contra Jesus? Luc. 22:28,29
A prova é que a disputa dos apóstolos sobre ser o maior e Jesus dar uma lição de humildade lavando os pés de todos ocorre durante a PÁSCOA. João 13:4,5-11.

JOÃO CAPÍTULO 13
O EVANGELISTA SE ATÉM NA DESCRIÇÃO DA PÁSCOA E NÃO RELATA A CEIA DO SENHOR.
João 13:2, Começa a páscoa
João 13:3-10, Jesus lava os pés dos 12 apóstolos. (de Judas também)
João 13:25-29, Jesus aponta Judas como traidor dando o pão pascoal.
João 13:30, Judas sai antes da ceia, com o pão pascoal.
João 13:31, Jesus encera o relato da páscoa e não toca na Ceia dele.

*CONCLUSÃO: CEIA DO SENHOR*
Enganou-se quem imagina que frequentando a Ceia do Senhor uma ou três vezes por ano herdará a vida imortal no céu. Enganou-se redondamente! Veja porque:  
01- A Ceia do Senhor (festividade comemorativa) é o cumprimento final da Páscoa Judaica. Nela os israelitas e prosélitos festejavam a LIBERTAÇÃO  da escravidão do Egito. Entretanto a Festividade da Ceia do Senhor além comemora-se e pactua-se  a LIBERTAÇÃO MAIOR da morte adâmica (pecado original) *para a vida IMORTAL (vida em si mesmo) no céu apenas da classe sacerdotal* .  Somente a classe sacerdotal é pactuada para o REINO CELESTIAL. João 6:53; Lucas 22:28-30; Apoc. 5:9,10; Apoc. 20:5,6.

02- A classe não sacerdotal VAI na festividade, porém NÃO participa dos emblemas, por não ser designada como REIS E SACERDOTES no Reino celestial, E NEM SER PACTUADA PARA UM REINO. Lucas 22:28-30.  Apoc. 5:5,10; 14:1-4.
O maior erro de interpretação da Ceia do Senhor é imaginar que, quem NÃO come (simbolicamente) a carne e NÃO bebe o sangue de Jesus NÃO herdará a vida eterna. João 6:53.

Todos leitores da Bíblia ao lerem João capítulo 6 inteiro, terá uma FALSA sensação que a ir na Ceia do Senhor e participar dos emblemas é  OBRIGATÓRIO para as DUAS CLASSES, e questão de SALVAÇÃO.

NA VERDADE "comer a carne" e "beber o sangue" de Jesus NÃO é IR na FESTIVIDADE da Ceia do Senhor. JESUS, nas entrelinhas, foi taxativo: Comer seu corpo e  beber seu sangue é OBRIGATÓRIO DIARIAMENTE!  Como assim? Note que o capítulo inteiro de João 6 Jesus afirma sem menor sombra de dúvida: EXERÇAM FÉ (diariamente) EM MIM QUE TERÃO vida ETERNA. Jesus disse que o corpo dele é o pão que desce do céu, e que *todos deviam exercer fé comendo esse "maná" diariamente* . João  6:27,29-36; 47-51,53-58.

*03- Mas se a classe NÃO sacerdotal NÃO come e NÃO bebe os emblemas, como serão perdoados dos SEUS PECADOS pecados* ?
A grande multidão não serve como reis e sacerdotes de Deus,  porém ela tem seu lugar no ÁTRIO (pátio) ESPIRITUAL que é a terra. Nesse ÁTRIO todos DESSA CLASSE NÃO SACERDOTAL "lavam e branqueiam suas vestes no SANGUE DO CORDEIRO. Apocalipse 7:14,15.

A maior prova que JUDAS  não participou na CEIA DO SENHOR é lendo João Capítulo 13.  Nele nota se perfeitamente isto, pois, neste capítulo não se relata nada da CEIA DO SENHOR e sim só da PÁSCOA.

CONCLUSÃO
*SABE EXPLICAR* ?
DOS  512 DISCÍPULOS DE JESUS, POR QUE APENAS 12 FORAM CONVIDADOS PARA A CEIA DO SENHOR?
O QUE JESUS QUIS DIZER QUE *TODOS* OS 11 DEVERIAM COMER DA CEIA NOTURNA* ?
A CEIA NÃO É PACTO PARA SALVAÇÃO DOS PARTICIPANTES;  É PACTO PARA O REINO MILENAR E PERDÃO DOS PECADOS DA CLASSE SACERDOTAL (DOS 11 FIEIS).
JUDAS NUNCA SERÁ PERDOADO.

MATÉRIAS ADICIONAIS





Voltar para o conteúdo