BEBIDAS ALCOÓLICAS: DE GÊNESIS À APOCALIPSE - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

BEBIDAS ALCOÓLICAS: DE GÊNESIS À APOCALIPSE

*Gênesis 9:20-22* Então Noé começou a cultivar o solo e plantou um vinhedo.  *E ele bebeu o vinho, ficou embriagado* e se descobriu dentro da sua tenda.  Cã, pai de Canaã, viu a nudez do seu pai e contou isso aos seus dois irmãos, que estavam do lado de fora.
*COMENTÁRIOS*
A primeira pessoa servo de Deus que é citada na Bíblia foi Noé. Apesar de sua embriagues esporádica Jeová ainda escolheu para condenar o mundo e salvar sua família no dilúvio.

*Gênesis 14:18* E Melquisedeque, rei de Salém, *trouxe pão e vinho*; ele era sacerdote do Deus Altíssimo.
*COMENTÁRIOS*
Até mesmo antes da LEI em Horebe Melquiseque o sacerdote que prefigura Cristo usava vinho fermentado pois suco de uva não duraria durante suas longas viagens

*Levítico 10:8-11*  E falou o Senhor (YHVH) a Arão, dizendo: " *Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis , quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais* ; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo , e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado pela mão de Moisés.
*COMENTÁRIOS*
Os sacerdotes de Deus eram proibidos de usarem bebidas alcoólicas durante seus serviços sacerdotais dentro do templo. Era um estatuto perpétuo. No entanto, todos sacerdotes israelitas faziam uso moderado das bebidas em seus lares com suas famílias e filhos.
Oficiar no templo era um serviço sacerdotal santo. As ordenanças prefiguravam o sacrifício Jesus Cristo e o perdão dos pecados no futuro cristianismo. Ingressar no templo a serviço sagrado com ouso de bebidas inebriantes (não suco de uva) era pecado capital. deveria ser morto quem fizesse isso.

*Números 6:1-3, 20* Jeová falou mais a Moisés:  “Diga aos israelitas: ‘ *Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial de viver como nazireu para Jeová* ,  deve se *manter afastado de vinho e de outras bebidas alcoólicas* . *Não deve beber vinagre de vinho nem vinagre de nada alcoólico. Não deve tomar nenhuma bebida feita de uva* , nem comer uvas, quer frescas quer secas....( Ao deixar o voto do nazireado) o sacerdote os moverá para frente e para trás como oferta movida perante Jeová. É algo sagrado para o sacerdote, junto com o peito apresentado como oferta movida e a perna dada como contribuição. *Depois disso, o nazireu pode beber vinho*.
*COMENTÁRIOS*
Nazireu, Termo derivado do hebraico, que significa “selecionado”, “dedicado” e “separado”. Havia duas categorias de nazireus: os voluntários e os que eram designados por Deus. Homens e mulheres podiam fazer um voto a Jeová de viver como nazireu por um determinado período. Os que faziam esse voto tinham três restrições principais: não deviam tomar nenhuma bebida alcoólica nem comer nenhum produto da videira, não deviam cortar o cabelo e não deviam tocar num cadáver. Já os designados por Deus como nazireus continuariam nessa designação por toda a vida, e Jeová especificava os requisitos para eles.  Núm. 6:2-7; Juízes 13:5.
Portanto nazireus por trabalharem 24 hs para Deus exigia-se deles não usar Bebidas alcoólicas até o seu voto ser cumprido, sendo que após seu nazireado o adorador de Jeová poderia fazer o uso de bebidas normalmente.  

*Números 15:7,8,10* E deve apresentar um terço de um him de vinho como oferta de bebida, como aroma agradável para Jeová.
*COMENTÁRIOS*
Até Jeová apreciava o cheiro da bebida alcoólica usada no templo para as ofertas de bebidas fortes.

*Deuteronômio 11:14* então darei chuva à sua terra no tempo determinado, a chuva do outono e a chuva da primavera, e você recolherá seus cereais, seu vinho novo e seu azeite.
*COMENTÁRIOS*
Após colheita das uvas, seriam fermentadas, pois até a próxima safra de uvas ninguém teria  mais vinho, muito menos suco de uva.

*Deuteronômio 14:26* E, com o dinheiro, *você pode comprar tudo o que você desejar* : bois, ovelhas, cabras, *vinho e outras bebidas alcoólicas* , e tudo que quiser; e você comerá ali perante Jeová, seu Deus, e se alegrará, você e os da sua casa.
*COMENTÁRIOS*
No texto acima há uma autorização explícita que o adorador de Deus se desejar pode adquirir qualquer bebida alcoólica, claro desde que a use com moderação.

*Deuteronômio 22:9, 10* “Não plante no seu vinhedo outra espécie de semente. Senão, tudo que for produzido pelo que você semear e o produto do vinhedo serão confiscados para o santuário.  “Não are com um touro e um jumento no mesmo jugo.
*COMENTÁRIOS*
Neste relato pode-se ter certeza que o vinho sempre foi usado no santuário de Jeová para fins de ofertas de bebidas.

*Deuteronômio 28:37-42* E você ( o povo de Jeová) se tornará motivo de terror, alvo de desprezo e motivo de zombaria entre todos os povos aos quais Jeová o levará.  “Você levará muita semente ao campo, mas colherá pouco, porque o gafanhoto a devorará.  Plantará e cultivará vinhedos, mas não beberá vinho nem colherá nada, porque o verme os consumirá.  Terá oliveiras em todo o seu território, mas não passará óleo sobre a pele, porque as azeitonas cairão.  Terá filhos e filhas, mas eles não permanecerão com você, porque irão para o cativeiro.  Enxames de insetos infestarão todas as suas árvores e os frutos da sua terra.
*COMENTÁRIOS*
Jeová nunca aprovou o comportamento dos israelitas rebeldes, por isso prometeu não abençoar nem  a colheita da uva para que eles não pudessem fazer o vinho tão usado por eles.

*Deuteronômio 32:32, 33* Pois sua videira é da videira de Sodoma E dos terraços de lavoura de Gomorra. Suas uvas são uvas venenosas, Seus cachos são amargos.  Seu vinho é a peçonha de serpentes, O veneno cruel de najas.
*COMENTÁRIOS*
A videira de Sodoma é a nação sodomita que produzia frutos imprestáveis. não é o caso de uvas sadias produzida na terra de canão produzindo o melhor vinho da  

*2 Samuel 13:28* E Absalão ordenou aos seus ajudantes: “Fiquem atentos, e, quando o coração de Amnom estiver alegre por causa do vinho, eu lhes direi: ‘Matem Amnom!’ Então vocês devem matá-lo. Não tenham medo; sou eu que estou mandando. Sejam fortes e corajosos.”
*COMENTÁRIOS*
O primogênito de Davi com Ainoã, a jezreelita, nascido em Hébron. 2Sam. 3:2; 1Cro 3:1. Absalão não quis que seu meio irmão sofresse uma morte dolorosa.

*Juízes 13:3-5,7,13,14 E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, és estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho.
Agora, pois, *guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte* , nem comas coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; *porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre* e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte.
E disse o Anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher se guardará ela. *De tudo quanto procede da vide não comerá, nem vinho, nem bebida forte beberá* , nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.
*COMENTÁRIOS*
Deus jamais proibiu alguém de bebidas alcoólicas. O caso acima não se trata de proibição. Eram regras ou estatutos para quem fosse fazer um voto de ser NAZIREU.
Nazireu era uma pessoa devotada ou santificada para serviços de Deus. O nazireado de uma pessoa poderia ser temporário ou perpétuo. No caso acima, o nazireado de Sansão foi determinado diretamente por Deus desde o ventre e portanto, ele a sua mãe em gestação não poderiam fazer o uso de bebidas alcoólicas.
O uso de bebidas alcoólicas era proibido a um nazireu somente DURANTE seu nazireado. Veja as normas para ser um nazireu: Números 6:1-13.

*1 Crônicas 27:27* Simei, o ramatita, era o encarregado dos vinhedos; e o encarregado do que *os vinhedos produziam para os depósitos de vinho* era Zabdi, o sifmita.
(Ester 1:10) No sétimo dia, quando o coração do rei estava alegre por causa do vinho, ele ordenou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete oficiais da corte que eram assistentes pessoais do rei Assuero,
*COMENTÁRIOS*
Depósitos de suco de uva existiam nos tempos dos israelitas após a colheita das uvas, porém o suco de uva era fermentado para conservação..

*Ester 1:10* No sétimo dia, quando o coração do rei estava alegre por causa do vinho, ele ordenou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete oficiais da corte que eram assistentes pessoais do rei Assuero,
*COMENTÁRIOS*
Nos tempos bíblicos do Velho testamento o costume de beber vinho era viralizado até mesmo entre os povos não israelitas. Dominavam amplamente a fabricação do vinho.

*Jó 1:18*  Enquanto este ainda estava falando, chegou mais um e disse: “*Seus filhos e suas filhas estavam comendo e bebendo vinho* na casa do irmão mais velho.
*COMENTÁRIOS*
Os filhos de Jó foram criados bebendo vinho na casa deles. Jó nunca os alertou que não deveriam usar vinho em suas festas num sistema de  rodízio semanal.

*Salmo 104:15* O vinho, que alegra o coração do homem; O azeite, que faz o rosto brilhar; E o pão, que revigora o coração do homem.
*COMENTÁRIOS*
Vez após vez Jeová afirma que o vinho é um antidepressivo e um alimento saudável quando bem usado.

*Provérbios 3:9, 10* Honre a Jeová com as suas coisas valiosas, Com as primícias de todas as suas colheitas;  Então os seus celeiros ficarão completamente cheios, E os *seus tanques de vinho novo transbordarão*.
*COMENTÁRIOS*
O tanques de vinho novo certamente estavam já fermentados pois caso contrário em pouco tempo sem a fermentação se estragariam.

*Provérbios 4:16, 17* Pois eles (os maus) não conseguem dormir enquanto não fazem o que é mau. Perdem o sono se não fizerem alguém cair.  Eles comem o pão da maldade e bebem o vinho da violência.
*COMENTÁRIOS*
O Vinho da violência é quando um homem bebe muito para cometer crimes.

*Provérbios 31:5-7* Para que não bebam e se esqueçam do que foi decretado, E neguem os direitos dos humildes.   *Dê álcool aos que estão morrendo E vinho aos que estão amargurados*.   Que *eles bebam e se esqueçam da sua pobreza, Que não se lembrem mais da sua desgraça*.
*COMENTÁRIOS*
Não resta dúvidas que as bebidas alcoólicas funcionam como antidepressivos, porém aprovada por Deus desde que há controle e domínio de si, e não se torne um vício de dependência. Prov. 20:1

*Provérbios 20:1* *O vinho é zombador, e o álcool é indisciplinado; Quem se perde por causa deles não é sábio* .
*COMENTÁRIOS*
Sem dúvidas todas bebidas alcoólicas podem causar dependência química não seria sábio uma pessoa que não tem domínio em questão de bebidas, e fazer uso dela
nestas condições é causar sua própria dependência e ruína.

*Provérbios 23:20,21* Não esteja entre os que *bebem muito vinho* , Entre os que se empanturram de carne,  Pois *o beberrão e o glutão ficarão pobres* , E a sonolência os vestirá de trapos.
*COMENTÁRIOS*

*Eclesiastes 2:3, 4,10*  Fiz uma investigação profunda: *eu me permiti deliciar-me com vinho, mantendo minha sabedoria todo o tempo* ; fui ao ponto de abraçar a tolice, para descobrir o que seria melhor os humanos fazerem nos poucos dias de vida que têm debaixo dos céus.  Empreendi grandes obras. Construí casas e plantei vinhedos para mim. ..Não me neguei nada do que desejei. Não privei meu coração de nenhum tipo de prazer.
*COMENTÁRIOS*
Todos desejamos ser muito felizes apesar da imperfeição humana. Salomão tentou detodas maneiras ser muito feliz. Todavia como ele disse, nunca extrapolou o que lhe era permitido.

*Eclesiastes 9:7*  O pão é feito para dar alegria, *e o vinho torna a vida prazerosa* ; mas o dinheiro atende a todas as necessidades.
*COMENTÁRIOS*
A Bíblia tem razão, o homem de Deus que sabe usufruir este presente do criador é feliz a vida inteira. Beber suco de uva não dá alegria para ninguém.

*Eclesiastes 10:19* O pão é feito para dar alegria, *e o vinho torna a vida prazerosa* ; mas o dinheiro atende a todas as necessidades.
*COMENTÁRIOS*
O único antidepressivo aprovado por Deus é a bebida alcoólica quando usada com sabedoria.

*Isaías 1:20-22* Mas, se vocês se recusarem e se rebelarem, Serão devorados pela espada, Pois a boca de Jeová falou isso.”  Como a cidade fiel se tornou prostituta! Ela estava cheia de justiça; A retidão habitava nela, Mas agora moram assassinos. Sua prata tornou-se escória, *e sua cerveja foi diluída com água* .
*COMENTÁRIOS*
Quando Deus não aprova uma pessoa Ele não abençoa a pessoa nem para se deliciar de uma bebida alcoólica

*Isaías 25:6-8* O Senhor (YHVH) dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, *uma festa com vinhos velhos* , pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem-clarificados. Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações. Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas  de todos os rostos
*COMENTÁRIOS*                                                                                                                                                                                
Os versículos acima é uma prova incontestável que na eternidade o Deus verdadeiro YHVH continuará a oferecer vinhos fermentados ao seus servos, porém com moderação.
 
*Isaías 28:7,8* Mas também estes (Os líderes de Efraim) *erram por causa do vinho e com a bebida forte se desencaminham ; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte ; são absorvidos do vinho , desencaminham-se por causa da bebida forte* , andam *errados* na visão e tropeçam no juízo.  Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e de imundícia; não há nenhum lugar limpo.
*COMENTÁRIOS*
Neste episódio acima nota-se claramente que muitos israelitas usavam a bebida excessivamente até nos locais sagrados de adoração e até mesmo em serviço sagrado a Ele.

*Isaías 51:21*  Portanto, escute isto, por favor, Ó mulher atribulada e embriagada, mas não de vinho.
*COMENTÁRIOS*
Como certeza o vinho em excesso embriaga e torna o usuário desregrado em bêbado.

*Jeremias 35:2, 4-8* “Vá à casa dos recabitas, fale com eles e traga-os à casa de Jeová, a um dos refeitórios, e ofereça-lhes vinho para beber.” Eu os levei ao refeitório dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem do verdadeiro Deus. Esse refeitório ficava ao lado do refeitório dos príncipes que ficava em cima do refeitório de Maaseias, filho do porteiro Salum.  Então pus copos e taças cheios de vinho diante dos homens da casa dos recabitas e lhes disse: “Bebam vinho.”  Mas eles disseram: “Não vamos beber vinho, pois Jonadabe, filho de Recabe, nosso antepassado, deu-nos a seguinte ordem: ‘Nunca bebam vinho, nem vocês nem os seus filhos.  Não construam uma casa nem semeiem, não plantem um vinhedo nem obtenham um. Em vez disso, morem sempre em tendas, para que vocês vivam por muito tempo na terra onde moram como estrangeiros.’  De modo que continuamos a obedecer às palavras de Jonadabe, filho de Recabe, nosso antepassado, fazendo tudo o que ele nos ordenou. Nós, nossas esposas, nossos filhos e nossas filhas nunca bebemos vinho.
*COMENTÁRIOS*
Os recabitas sabiam que Deus nunca proibiu a bebida alcoólica, porém eles fizeram um voto especial como grupo se absterem da bebida para não terem uma nação de pessoas viciadas desnecessariamente no Vinho e outras bebidas. O Cristão não deve usar a bebida quando é sem domínio para tal uso.

*Ezequiel 44:21* Os sacerdotes não devem beber vinho quando entrarem no pátio interno. Lev. 10:9.
*COMENTÁRIOS*
Com certeza terminado o os serviços sacerdotais eles poderiam fazer o uso sábio da bebida inebriante sem embebedar-se

*Daniel 1:8* Mas Daniel *decidiu no coração* que não se tornaria impuro com as iguarias do rei *nem com o vinho que ele bebia*. Assim, pediu ao principal oficial da corte permissão para não consumir essas coisas que o tornariam impuro.
*COMENTÁRIOS*
Daniel antes de ir para a Babilônia usava vinho fermentado normalmente junto com o Povo de Deus. (Deut. 14:26) . Então ele e seus companheiros decidiram que as refeições preparadas para eles deveriam ser totalmente apartadas das refeições impuras do Rei que continham todas carnes proibidas ao povo Judeu debaixo da LEI.  
O cardápio escolhido por Daniel não foi exigido bebidas alcoólicas.

*Oseias 4:10, 11* Eles (os israelitas) comerão, mas não ficarão satisfeitos. Serão promíscuos, mas não aumentarão em número, Porque não fizeram caso de Jeová.  A prostituição, o vinho e o vinho novo tiram a motivação para fazer o que é certo.
*COMENTÁRIOS*
O vinho em excesso causa a falta de motivação para praticamente tudo, assim como remédios com receita médica causam.

*Joel 1:5*  Despertai, *ébrios* , e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do *mosto* , porque tirado é da vossa boca.
COMENTÁRIOS*
Realmente todos ébrios serão condenados por Deus e não herdarão o Reino Dele

*Amós 9:14* Trarei de volta do cativeiro o meu povo Israel, E eles reconstruirão as cidades desoladas e habitarão nelas; Plantarão vinhedos e beberão o vinho deles, Plantarão pomares e comerão o fruto deles.’
COMENTÁRIOS*
O Povo de Deus nunca ficou sem o vinho fermentado. Mesmo n retorno do cativeiro e Jerusalem estar desoladas, plantaram novamente suas parreiras de uvas para tomarem seu vinho fermentado o ano inteiro.


*Habacuque 2:5*  Tanto mais que, *por ser dado ao vinho* , é DESLEAL ; um homem soberbo , que não se contém, que alarga como o sepulcro o seu desejo e, como a morte, que não se farta, ajunta a si todas as nações e congrega a si todos os povos.
*COMENTÁRIOS*
Ser dado a vinho é o cidadão que usa a bebida o dia inteiro não se farta do alcoolismo, e logo enfrentará a morte.

*Zacarias 10:7* Os de Efraim se tornarão como um guerreiro valente, E o coração deles se alegrará como que por causa do vinho. Seus filhos verão isso e se alegrarão, Seu coração exultará em Jeová.
*COMENTÁRIOS*
Jeová jamais faria uma comparação dessa acima, se o vinho fosse proibido aos seus adoradores.

*Mateus 9:16, 17* Ninguém costura um remendo de pano novo numa roupa velha, pois o remendo de pano novo repuxará a roupa, e o rasgão ficará pior. Também não se põe vinho novo em odres velhos. Caso se faça isso, os odres arrebentarão, o vinho se derramará e os odres ficarão arruinados. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos são preservados.”
*COMENTÁRIOS*
O relato de Jesus comprova que o vinho guardado em odres era alcoólico e que nas entre-safras todos dispunham do vinho "forte" .

*Mateus 11:19* *O Filho do Homem veio comendo e bebendo*, mas elas dizem: ‘Vejam! *Um homem glutão e dado a beber vinho* , amigo de cobradores de impostos e de pecadores.’ No entanto, a sabedoria se prova justa pelas suas obras.”
*COMENTÁRIOS*
Pelos relatos da Bíblia Jesus não faltava de festas em nem em casamentos. Nelas Jesus se deliciava de comidas e de bebidas fermentadas. Mas a maldade dos opositores acusavam Jesus injustamente de exceder tanto na comida como na bebida.

*Mateus 26:29* Eu lhes digo, porém: Eu de modo algum beberei novamente deste produto da videira até aquele dia em que beberei vinho novo com vocês, no Reino do meu Pai.”
*COMENTÁRIOS*
No Reino Milenar aqui na Terra haverá plantações de uvas, e certamente Abraão estará ressuscitado lá para tomar seu vinho com Jesus reinando a terra. Sal. 45:16; Apoc. 5:9,10; 20:5,6.

*Marcos 2:21, 22* Ninguém costura um remendo de pano novo numa roupa velha. Se fizer isso, o remendo de pano novo repuxará a roupa velha, e o rasgão ficará pior. Também, ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se fizer isso, o vinho arrebentará os odres, e tanto o vinho como os odres serão perdidos. Mas põe-se vinho novo em odres novos.”
*COMENTÁRIOS*
O relato de Jesus comprova que o vinho guardado em odres era alcoólico e que nas entre-safras todos dispunham do vinho "forte" .

*Marcos 15:23* Ali tentaram lhe dar vinho misturado com uma droga, mirra, mas ele não quis tomá-lo.
*COMENTÁRIOS*
Jesus recusou-se tomar vinho porque sabia que isso amenizaria sua dor para enfrentar a própria morte.

*Lucas 1:15* pois ele será grande aos olhos de Jeová. *Mas ele não deve beber vinho nem outra bebida alcoólica, e ficará cheio de espírito santo mesmo antes do seu nascimento*
*COMENTÁRIOS*
João Batista seria depois de nascer um NAZIREU até morrer.  Nazireu, Termo derivado do hebraico, que significa “selecionado”, “dedicado” e “separado”. Havia duas categorias de nazireus: os voluntários e os que eram designados por Deus. Homens e mulheres podiam fazer um voto a Jeová de viver como nazireu por um determinado período. Os que faziam esse voto tinham três restrições principais: não deviam tomar nenhuma bebida alcoólica nem comer nenhum produto da videira, não deviam cortar o cabelo e não deviam tocar num cadáver. Já os designados por Deus como nazireus continuariam nessa designação por toda a vida, e Jeová especificava os requisitos para eles.  Núm. 6:2-7; Juízes 13:5.
Portanto nazireus por trabalharem 24 hs para Deus exigia-se deles não usar Bebidas alcoólicas até o seu voto ser cumprido, sendo que após seu nazireado o adorador de Jeová poderia fazer o uso de bebidas normalmente.  

*Lucas 5:37-39* Também, ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se fizer isso, o vinho novo arrebentará os odres e se derramará, e os odres ficarão arruinados.  Mas vinho novo tem de ser posto em odres novos.  Ninguém, depois de beber vinho velho, quer o novo, pois diz: ‘O velho é bom.’”
*COMENTÁRIOS*
O relato de Jesus comprova que o vinho guardado em odres era alcoólico e que nas entre-safras todos dispunham do vinho "forte" .

*Lucas 7:34* O Filho do Homem veio comendo e bebendo, mas vocês dizem: *Vejam! Um homem glutão e dado a beber vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores* !
*COMENTÁRIOS*
Pelos relatos da Bíblia Jesus não faltava de festas em nem em casamentos. Nelas Jesus se deliciava de comidas e de bebidas fermentadas. Mas a maldade dos opositores acusavam Jesus injustamente de exceder tanto na comida como na bebida.

*Lucas 10:34* De modo que se aproximou dele e enfaixou seus ferimentos, *derramando neles azeite e vinho*. Então o pôs no seu próprio animal, o levou a uma hospedaria e cuidou dele.
*COMENTÁRIOS*
O vinho fermentado é um excelente anti-séptico para ferimentos e feridas e no primeiro século era usado com tal pela disponibilidade a todos as pessoas.

*João 2:8-10* Então ele lhes disse: “Agora tirem um pouco e levem ao diretor da festa.” E eles fizeram isso.  Quando o diretor da festa provou a água que tinha sido transformada em vinho, sem saber de onde o vinho tinha vindo (embora os servos que haviam tirado a água soubessem), o diretor da festa chamou o noivo e lhe disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando as pessoas ficam embriagadas, o inferior. Você guardou o vinho bom até agora.”
*COMENTÁRIOS*
o Leitor que afirmar que o vinho fabricado milagrosamente por Jesus no seu primeiro milagre era suco de uva não leu o relato direito.

*Romanos 14:21* *É melhor não comer carne, nem beber vinho* , nem fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar.
*COMENTÁRIOS*
Quando você está numa festa onde se serve churrasco e bebidas alcoólicas você não está proibido de comer carne e nem beber álcool. Para não ser causa de tropeço aos que suas consciências não aceitam, VOCÊ por amor deve evitar come e beber tas coisas na frente do irmão ou pessoa fraca de consciência.

*1 Coríntios 6:9, 10* Ou será que vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem. Os que praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o homossexualismo, 10 os ladrões, os gananciosos, *os beberrões* , os injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus.
*COMENTÁRIOS*
Apesar da Bebida alcoólica ser liberada ao cristão o grande perigo é o seu mal uso. Beber alem do limite com certeza não herdará o Reino de Deus. Veja Lucas 21:34, 35, até comer demais poder tirar a nossa vida eterna.

*Efésios 5:18* Também, *não se embriaguem com vinho*, em que há devassidão, mas fiquem cheios de espírito.
*COMENTÁRIOS*
É impossível um servo de Deus fichar cheio de espírito santo embriagado. Portanto nunca se exceda nas bebidas nem nos momentos de lazer.


*1 Timóteo 3:1-3* Esta declaração é digna de confiança: Se um homem está se esforçando para ser superintendente, deseja uma obra excelente.  O superintendente, portanto, deve ser irrepreensível, marido de uma só esposa, moderado nos hábitos, sensato, ordeiro, hospitaleiro, qualificado para ensinar.  *Não deve ser beberrão nem violento* , mas deve ser razoável, não briguento. Não deve amar o dinheiro.
*COMENTÁRIOS*
Nas qualificações para se designar um Bispo (ancião) deve-se observar a qualidade do avaliado, se ele excede na bebida com frequência, ele não qualificaria para tal cargo e magnitude congregacional.

*1 Timóteo 3:8-10* Os servos ministeriais devem igualmente ser sérios e homens de uma só palavra; *não devem beber muito vinho* , nem ser ávidos de ganho desonesto. Devem se apegar ao segredo sagrado da fé com a consciência limpa.  Também, que esses sejam primeiro examinados quanto à aptidão; depois sirvam como ministros, se estiverem livres de acusação.
*COMENTÁRIOS*
Nas qualificações para se designar um presbítero (servo ministerial) deve-se observar a qualidade do avaliado, se ele excede na bebida com frequência, ele não qualificaria para tal cargo e magnitude congregacional.  O mesmo requisito também é exigido para os Bispos (ancião)

*1 Timóteo 5:23* Não beba mais água, mas tome um pouco de vinho por causa do seu estômago e porque você adoece frequentemente.
*COMENTÁRIOS*
É comprovado cientificamente que tomar um cálice de  vinho  diariamente, produz boa saúde e longevidade as seus usuários.

*Tito 1:5-7* Eu deixei você em Creta para que corrigisse as coisas que precisavam ser endireitadas e fizesse designações de anciãos em cada cidade, conforme as instruções que lhe dei: 6 o ancião deve estar livre de acusação, ser marido de uma só esposa e ter filhos crentes que não sejam acusados de devassidão nem de rebeldia.Porque, como administrador designado por Deus, o superintendente tem de estar livre de acusação, não deve ser obstinado, nem alguém que se ire com facilidade, *nem beberrão* , nem violento, nem ávido de ganho desonesto,
*COMENTÁRIOS*
Nas qualificações para se designar um Bispo (ancião) deve-se observar a qualidade do avaliado, se ele excede na bebida com frequência, ele não qualificaria para tal cargo e magnitude congregacional. Isto também é requisito para os presbíteros.

*Tito 2:1-3* (Tito 2:1-3) Você, porém, persista em falar o que está de acordo com o ensinamento sadio.  Os homens idosos devem ser moderados nos hábitos, sérios, sensatos, sãos na fé, no amor, na perseverança.  Igualmente, *as mulheres idosas devem* ser reverentes no comportamento, não caluniadoras, *não escravizadas a muito vinho* , instrutoras do que é bom,
*COMENTÁRIOS*
Nas qualificações para se designar um Bispo (ancião) deve-se observar as qualidades do avaliados e *até mesmo de suas esposas*, se ele excede na bebida com frequência, ele não qualificaria para tal cargo e magnitude congregacional. Isto também é requisito para os presbíteros.

*Apocalipse 6:6* Ouvi o que parecia ser uma voz no meio das quatro criaturas viventes, dizendo: “Um litro de trigo por um denário e três litros de cevada por um denário. *E não faça dano ao azeite e ao vinho* .”
*COMENTÁRIOS*
Pela profecia a sr cumprida nos "fins dos tempos" o vinho continuaria a fazer parte da mesa dos servos de Deus e dos que também não eram Seus adoradores. Sua excasse  



CONCLUSÃO
Até na casa de Davi tinha vinho forte para o uso constante nas refeições diárias. O sacerdotes estavam autorizados a usarem o vinho depois de seus serviços sagrados. O grande problema é como o servo de Deus usaria a bebida, um dos presentes de Deus aos humanos. Deut. 14:26,; 2 Samuel 13:28.

MATÉRIAS ADICIONAIS

Voltar para o conteúdo