ARMAGEDOM: FIM DE TUDO? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ARMAGEDOM: FIM DE TUDO?

ARMAGEDOM: FIM DE TUDO?
Definição: Har Ma·ge·dón, em grego, derivado do hebraico e vertido “Armagedom” por muitos tradutores, significa “Monte de Megido”, ou “Monte de Reunião de Tropas”. A Bíblia associa esse nome, não com um holocausto nuclear, mas com a vindoura “guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, que será universal. (Apoc. 16:14, 16)
Este nome aplica-se especificamente ao “lugar [grego, tó·pon; isto é, condição ou situação]” ao qual os governantes políticos da terra estão sendo ajuntados em oposição a Jeová e a seu Reino por Jesus Cristo. Tal oposição será evidenciada por uma ação global contra os servos de Jeová na terra, os representantes visíveis do Reino de Deus.

ARMAGEDOM: QUEM VIRÁ NO ARMAGEDOM  COM JESUS?
Quem virá na sua Volta, junto com Cristo no Armagedom?
Muitos acreditam que Jesus voltará no final de sua "parousia" somente acompanhado pelos seus santos anjos. Entretanto a Bíblia afirma que Jesus terá a companhia da noiva dele completa, E Jeová a sua "direita" (sinal de apoio) e seus santos anjos. Sal. 110:5,6; Apoc. 1:4;8; Apoc. 16:14,15; Apoc. 17:14 (noiva vem); Apoc. 19: 2-7,15; Apoc. 22:12-15.

JEOVÁ VIRÁ COM JESUS NO ARMAGEDOM?
JEOVÁ, virá também a direita de Jesus com todos ANJOS fiéis e toda sua CONGREGAÇÃO, e os escolhidos. Sal. 110:5,6, Apoc. 1:8 22:12-15, Mat. 25:31-33;  Apoc. 17:14; 22:12-15.
 
Na Bíblia, os verbos “vir”, “retornar” (ou “voltar”), “descer” e “visitar” nem sempre se referem a um movimento topográfico de um lugar para outro, mas também significam “voltar a atenção” para alguma coisa e agir em relação a tal coisa. Leia: Gênesis 18:14; Êxodo 3:8, 16; 4:31; Lamentações 1:22; 4:22; Malaquias 3:7; Atos 7:39; 15:14

A PALAVRA DE DEUS AFIRMA categoricamente que JEOVÁ virá no Armagedom e ainda mais, vem a direta de Jesus, mas como? VEJAMOS
*SALMOS 110:5,6* Jeová estará à sua direita; Ele esmagará reis no dia da Sua ira.  6 Executará julgamento contra as nações; Amontoará cadáveres. Ele esmagará o líder de uma terra vasta. O fato de Jeová estar a direita de Jesus simboliza proteção de Jeová

*APOCALIPSE 1:7* João narrando que Jesus virá no Armagedom.
*APOCALIPSE 1:8* *O próprio Jeová dizendo palavras sobre ele e Diz pessoalmente: Eu o Todo Poderoso. Virei no Armagedom* .
*APOCALIPSE 1:9* João retorna a falar.

*APOCALIPSE 22:15* João e um anjo conversam
*APOCALIPSE 22:12-15* Jeová fala pela ultima vez na Bíblia: " *Escute: Venho depressa, e a recompensa que darei está comigo, para retribuir a cada um conforme as suas obras.  Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim* .  Felizes os que lavam as suas vestes compridas, para que tenham a autoridade de ir às árvores da vida e para que entrem na cidade pelos portões dela.  Lá fora estão os cães, os que praticam ocultismo, os que praticam imoralidade sexual, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.’
*APOCALIPSE 22:16* JESUS toma a palavra e fala novamente.
 
COMO JEOVÁ "VEM" NO ARMAGEDOM?
Desta vez o "vir" de Jeová será ele "vir" pessoalmente ou seja não irá por meio de representantes. Como assim?  Ele Não precisará  sair do céu o lugar de Sua morada para participar do Armagedom. Executará toda sua vingança pessoalmente dos Seus adversários usando Seu espírito santo.  Por isso que TODOS OS SERES ESPIRITUAIS VIRÃO NO ARMAGEDOM, menos o espírito santo a energia dinâmica que Jeová usará para causar o Armagedom, assim como Ele usou-o na Criação. Gên. 1:2; Isaías 40:26; Miq. 5:4.

QUEM  ACOMPANHARÁ JESUS NO ARMAGEDOM?
Além de Jeová:  
VIRÃO TODOS SANTOS ANJOS:
*Mateus 25:31-33* ) “ *Quando o *Filho do Homem vier na sua glória, e com ele todos os anjos* , então se sentará no seu trono glorioso. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda.

VIRÃO TODOS OS 144.000, A ESPOSA DO CORDEIRO:
*Apocalipse 17:14* Eles batalharão contra o Cordeiro, mas, visto que ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Cordeiro os vencerá. *Os que estão com ele, os chamados, escolhidos e fiéis, também vencerão* .



Permitirá Deus que os humanos arruínem a terra por meio daquilo que alguns chamam de “Armagedom termonuclear”?
Sal. 96:10: “O próprio Jeová se tornou rei. Também o solo produtivo [em hebraico, te·vél; a terra, fértil e habitada, o globo habitável] fica firmemente estabelecido de modo que não pode ser abalado.”
Sal. 37:29: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”
Apoc. 11:18: “As nações ficaram furiosas, e veio teu próprio [de Jeová] furor e o tempo designado . . . para arruinar os que arruínam a terra.”

O que é o Armagedom, conforme mencionado na Bíblia?
Apoc. 16:14, 16: “São, de fato, expressões inspiradas por demônios e realizam sinais, e vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso. E ajuntaram-nos ao lugar que em hebraico se chama Har-Magedon [Armagedom].”

Travar-se-á o Armagedom unicamente no Oriente Médio?
Governantes e exércitos de todas as nações se ajuntarão em oposição a Deus.
Apoc. 16:14: “Vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso.”
Apoc. 19:19: “Eu vi a fera [o domínio político humano como um todo] e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército.”
Jer. 25:33: “Os mortos por Jeová certamente virão a estar naquele dia de uma extremidade da terra até à outra extremidade da terra.”

O uso do nome Armagedom (Har-Magedon) não pode significar que essa guerra será travada num monte literal de Megido.
Não existe um monte literal de Megido; apenas um aterro de uns 21 metros de altura, onde se encontram as ruínas da antiga Megido.
Os reis e as forças militares de “toda a terra habitada” não caberiam na literal planície de Esdrelom, abaixo de Megido. A planície é triangular, tendo apenas 32 quilômetros de comprimento e 29 quilômetros de largura na extremidade oriental. — The Geography of the Bible (Nova Iorque, 1957), de Denis Baly, p. 148.

O nome é apropriado por causa do papel de Megido na história; a planície abaixo de Megido foi o local de guerras decisivas.
Ali Jeová causou diante do juiz Baraque a derrota de Sísera, chefe do exército dos cananeus. — Juí. 5:19, 20; 4:12-24.
Tutmés III, faraó do Egito, disse: “A captura de Megido é a captura de mil cidades!” — Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament (Princeton, N.J., EUA; 1969), editado por James Pritchard, p. 237.
É apropriada a referência a Megido (que significa “Reunião de Tropas”), porque o Armagedom é uma situação mundial em que as tropas e outros apoiadores dos governantes de todas as nações estarão envolvidos.

Quem ou o que será destruído no Armagedom?
Dan. 2:44: “O Deus do céu estabelecerá um reino . . . Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.”
Apoc. 19:17, 18: “Eu vi também um anjo em pé no sol, e ele clamou com voz alta e disse a todas as aves que voam pelo meio do céu: ‘Vinde para cá, ajuntai-vos para a grande refeição noturna de Deus, para comerdes as carnes de reis, e as carnes de comandantes militares, e as carnes de homens fortes, e as carnes de cavalos e dos sentados neles, e as carnes de todos, tanto de homens livres como de escravos, e de pequenos e de grandes.’”
1 João 2:16, 17: “Tudo o que há no mundo — o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa — não se origina do Pai, mas origina-se do mundo. Outrossim, o mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
Apoc. 21:8: “Quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte.”

Será eterna a destruição?
Mat. 25:46: “Estes [que recusaram fazer o bem aos “irmãos” de Cristo] partirão para o decepamento eterno.”
2 Tes. 1:8, 9: “Os que não conhecem a Deus e os que não obedecem às boas novas acerca do nosso Senhor Jesus . . . serão submetidos à punição judicial da destruição eterna.”

Haverá sobreviventes?
Sof. 2:3: “Procurai a Jeová, todos os mansos da terra, que tendes praticado a Sua própria decisão judicial. Procurai a justiça, procurai a mansidão. Provavelmente sereis escondidos no dia da ira de Jeová.”
Rom. 10:13: “Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo.”
Sal. 37:34: “Espera em Jeová e guarda seu caminho, e ele te exaltará para tomares posse da terra. Quando os iníquos forem decepados, tu o verás.”
João 3:16: “Deus . . . deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.”
Apoc. 7:9, 10, 14: “Eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos. E gritavam com voz alta, dizendo: ‘Devemos a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.’ . . . ‘Estes são os que saem da grande tribulação.’”

Que acontecerá às criancinhas no Armagedom?
A Bíblia não responde diretamente a essa pergunta, e nós não somos os juízes. Entretanto, a Bíblia mostra positivamente que Deus considera as criancinhas dos verdadeiros cristãos como “santos”. (1 Cor. 7:14) Revela também que em tempos passados, quando Deus destruiu os maus, destruiu também da mesma forma as criancinhas deles. (Núm. 16:27, 32; Eze. 9:6) Deus não quer que ninguém seja destruído, portanto faz com que seja dado um aviso agora para beneficiar tanto os pais como as crianças deles. Não seria sábio os pais seguirem um proceder que resultasse em serem seus filhos considerados com favor por Deus tanto agora como no Armagedom?

É violação do amor de Deus a destruição dos iníquos?
2 Ped. 3:9: “Jeová . . . é paciente convosco, porque não deseja que alguém seja destruído, mas deseja que todos alcancem o arrependimento.”
Luc. 18:7, 8: “Não causará Deus que se faça justiça aos seus escolhidos que clamam a ele dia e noite, embora seja longânime para com eles? Eu vos digo: Ele causará que se lhes faça velozmente justiça.”
2 Tes. 1:6: “É justo da parte de Deus pagar de volta tribulação aos que vos [seus servos] causam tribulação.”

É possível adotar uma posição neutra?
2 Tes. 1:8: “[Ele traz] vingança sobre os que [por livre escolha] não conhecem a Deus e os que não obedecem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus.”
Mat. 24:37-39: “Assim como eram os dias de Noé . . . não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.”
Mat. 12:30: “Quem não está do meu lado é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha.”
Compare com Deuteronômio 30:19, 20.

A influência de quem está impelindo as nações à situação mundial que resultará em guerra contra Deus?
Apoc. 16:13, 14: “Eu vi três impuras expressões inspiradas, semelhantes a rãs, sair da boca do dragão [Satanás, o Diabo; Rev. 12:9], e da boca da fera, e da boca do falso profeta. São, de fato, expressões inspiradas por demônios e realizam sinais, e vão aos reis de toda a terra habitada, a fim de ajuntá-los para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso.”
Compare com Lucas 4:5, 6; 1 João 5:19; também Atos 5:38, 39; 2 Crônicas 32:1, 16, 17.

Quem "vem" para executar o Armagedom?
Sal. 110:1,4,5: Jeová declarou ao meu Senhor: “Sente-se à minha direita, Até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.”Jeová fez um juramento, e não voltará atrás: “Você é sacerdote para sempre À maneira de Melquisedeque!”   Jeová estará à sua direita; Ele esmagará reis no dia da Sua ira.
Apoc. 17:14: Eles batalharão contra o Cordeiro, mas, visto que ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, o Cordeiro os vencerá. Os que estão com ele, os chamados, escolhidos e fiéis, também vencerão.”
Apoc. 19:14: Também, os exércitos no céu o seguiam em cavalos brancos, e eles estavam vestidos de linho fino, branco e puro.


Os ungidos participarão no Armagedom com Jesus, Jeová e os santos anjos ?
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis  Apocalipse  17:14

PERGUNTAS DE LEITORES
01- *As testemunha de Jeová profetizaram o Armagedom para o ano de 1914* ?
Por volta de 1880, no final do século 19, os estudantes da Bíblia, (ainda não testemunhas de Jeová), iniciaram por meio de estudos bíblicos descobertas das profecias do livro e Daniel. Dan. 12:4,9,10

Dentre essas descobertas  estava que os 7 tempos para as nações dos gentios dominarem sobre o reino da linhagem de Davi, que iniciou-se com a destruição de Jerusalém e se findaria no ano de 1914 com a entronização de Jesus no Trono de Davi na Jerusalém celestial. Lucas 21:24
À princípio os estudantes da Bíblia imaginavam que logo após a entronização o reino milenar se iniciaria. Foi exatamente isso que descobriram e não profetizaram.  O que ocorreu de errado na realidade?

A entronização de Jesus no reino foi cumprido exatamente em 1914. Apoc. 12:10
Porém o Armagedom não ocorreu e o reino milenar não era ainda para aquela época. Apoc. 12:12
Descobriram depois que as ressurreições invisíveis dos ungidos mortos de 33 a 1914 dC ocorreram realmente, pois consta no Livro de Apocalipse que os ungidos estariam presentes no céu na abertura dos selos e Jesus receber a coroa de Rei no céu. Apoc. 5:3-8. 1 tes. 4:15-18

Todavia depois da entronização de Jesus no Reino celestial descobriram que haveria um curto período de tempo desde a expulsão do Satanás do céu até o Armagedom cerca de uma geração. Apoc 12:12

Mas será que isso era uma margem para taxar os estudantes da Bíblia como FALSOS PROFETAS ?  Jamais pois esta mesma expectativa de Armagedom chegar antes de nossa geração ACONTECEU TAMBÉM com os APÓSTOLOS DE CRISTO.  
Note: Ouvindo eles estas coisas, Jesus propôs uma parábola, visto estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente.
Então, disse: Certo homem nobre partiu para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino e voltar.Lucas 19:11,12 ARA.
Percebeu? Eles fizeram preparativos para o reino iniciar logo após a ressurreição de Jesus e seu retorno ao céu, E INICIAR O ARMAGEDOM.  Foi o mesmíssimo erro de expectativa que os estudantes da Bíblia COMETERAM  no fim do século 19.

PORTANTO, JESUS OS CORRIGIU BONDOSAMENTE e jamais desistiu DELES  e não taxou-os de Falsos profetas.
HOJE as testemunhas de Jeová já descobriram o passo a passo exato de tudo até a grande tribulação menos a hora e o dia do Armagedom. Dan. 12:4,9,10; Mateus 24:36

02-Será que a interpretação de que os ungidos por não serem vistos em Apocalipse "LUTANDO"  com Cristo para vencerem,  prova que os ungidos só serão observadores ?
Os anjos com Jesus também nunca foram descritos como ATUANDO com Jesus no Armagedom. Todavia os Ungidos são descritos agindo contra Satanás. Romanos 16:20.
SERÁ QUE OS ANJOS TAMBÉM VÃO  VENCER COM CRISTO SEM FAZER NADA?

03- Quem São os "exércitos do céus"   que lutarão  com JESUS NO ARMAGEDOM ? APOC 19:19.
Na Guerra do Armagedom além dos anjos, JEOVÁ, os escolhidos são vistos vencendo  COM Jesus e participando na matança  dos inimigos de Jeová. ROM.16:20. AP. 17:14; Apoc. 2:26-28.

03- Apocalipse 2:26-28 OS UNGIDOS ESTÃO AUTORIZADOS A  GUERREAR NO ARMAGEDOM ?
SIM, O TEXTO É CLARO.

04- Apocalipse 2:26-28 se aplica no Reino milenar ou no Armagedom ?
Se aplica ANTES DO ARMAGEDOM.. Sal. 110:1-5; as nações são regidas antes de serem DESTRUÍDAS NO ARMAGEDOM, no meio dos inimigos de Cristo. SAL.110..1-5

05- Diz a Bíblia que os ungidos participarão da Batalha contra os Inimigos de Jeová ?
Sim, em primeiro lugar foram autorizados a participarem na Batalha.. Apoc 2:26-28
em segundo lugar Romanos 16:20 atuarão pessoalmente.

06-Por que os mortos no Armagedom não serão ressuscitados?
Porque não aceitaram o Reino de Deus estabelecido em 1914. Mat. 24:14, Isto é falta de fé em Jesus. Apoc. 1:1;11:15, Ao contrário preferiram o adorar a besta (Fera) o sistema governamental político em oposição ao Reino de Cristo? Apoc. 20:4.
Como que os mortos no armagedom poderiam ressuscitar se já foram condenados e destruídos por não aceitar o Senhor  Jesus como Rei do Reino de Deus? Apoc 11:15; 12:10,12.

07-Como será a vida para os que morarão na Nova Terra debaixo do Reino Milenar de Deus (Nova Jerusalém) e depois?


Voltar para o conteúdo