ANIVERSÁRIO- VOCÊ O COMEMORA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ANIVERSÁRIO- VOCÊ O COMEMORA?

I- NATAL: Nascimento de alguém.
II - ANIVERSÁRIO: O completar um ano de um evento ou acontecimento qualquer.  
III- ANIVERSÁRIO NATALÍCIO: é o completar um ano do dia que se nasce. O dia que se nasce não é o aniversário! É preciso passar um ano.
IV- RÉVEILLON   

PERGUNTAS:                                                                                                                   
01- Que data nosso Senhor Jesus nasceu, para que posso todo ano comemora-lo?
02- Por que na Bíblia não tem data de nascimento de ninguém e da morte tem, inclusive a data da morte de Jesus.
03- Será que José e Maria eram pão duros, para não fazer nem bolinho, nem mesmo um ano sequer dos seus trinta e três anos?
04- Que adorador de Deus foi visto na Bíblia de Gênesis a Apocalipse, 6000 anos comemorando um aniversário natalício, já que no Hebraico e Grego existem palavras especiais para aniversário natalício?
05- O que você vê no aniversário natalício de Jesus, todo ano é cristão ou não?  Por exemplo a data. (Nascimento do deus sol invicto).
06- Como pode uma pessoa que terá sua eternidade, comemorar mais um ano de vida? Ou, mais um ano de velhice, ou um ano a menos de vida? Já que a morte se aproximou mais e mais? Ecles.12:1.
07- Já observou o que aconteceu nos dois relatos bíblicos de aniversários natalícios de pessoas comuns? E nos de hoje? Mat.14:6.
08- Será que aqueles presentinhos dos que te devem "favores", são de bom coração, sem compulsão ou obrigação? 2 Cor.9:7.
09- Por que NÃO comemora o aniversário do ATO mais importante do UNIVERSO, 14 de nisã 33 DC, o ato para salvar a humanidade?
10- Por que não comemoras o aniversário do seu batismo, dia que você "nasce" de novo, e inicia sua salvação eterna?
11- Qual data é a mais importante?   O dia do nascimento ou o da morte, se não perseverar até o fim?  Ecles.7:1, Mat.24:13.
12- Qual a diferença de nascer em qualquer um dos 365 dias do ano?  É questão de horóscopo?
13- Parabéns a você?  Do quê?  Por que?  Homenagens indevidas? Idolatria com humanos?
14- Nesta data querida?  Por que “data querida”? Não são todos dias iguais? Não basta o mal de cada dia? Mat.6:34.
15- Na eternidade, (quem a ganhar) qual será a diferença da data de nascimento?
16- Muitos anos de vida, por que? Sua esperança, não é a vida ETERNA? Joao 3:16.
17- Será que os filhos de JÓ comemoravam aniversários natalícios, cada uma no seu dia?  Ou eram um rodízio de banquetes semanais cada uma no “seu dia” semanal?  JÓ 1:4,5.
18- Que adianta comemorar aniversários natalícios para Jesus Cristo, se Ele já havia nascido a milhares de anos atrás, e viveu só 33 anos como filho do homem, e já ganhou a eternidade? João 5:26.
19- Será mesmo que o dia que nascemos para Deus é o dia do parto? Hoje, programa-se o dia que queremos. Por que não comemorar nosso dia de vida diariamente? Ex.21:22a24, Mat. 6:10.
20- Não seria contraditório um cristão (seguidor de Cristo), comemorar seu aniversário, e o PRÓPRIO MESTRE NÃO? Jesus não faltava de nenhuma festa! Mat.11:19.
21-Todo aniversário de CRISTO, quem é o mais homenageado? S. Nicolau, papai Noel, Cristo, ou o dia em si?
22- O que significa a ÁRVORE, o sapato, a estrela, o presépio, os astrólogos, no aniversário natalício do PAPAI NOEL, o Cristo?
23- Se JEOVÁ gostasse de ANIVERSÁRIO NATALÍCIO, deixaria a data nascimento do Seu FILHO, registrado.
24- Satanás tem ensinado as pessoas a dar mais destaque ao NASCIMENTO DO BEBE JESUS do que a MORTE DO HOMEM JESUS a fim de ocultar a importância do RESGATE!
25- Todos sabem do espírito de frivolidade e devassidão, bebedeira e festança tão prevalecente na época do NATAL. Não há dúvida de que essas coisas desonram Jeová Deus e ao Seu Filho.
26- Finalmente você vai ensinar o seu filho (a) desde a infância mentir sobre o PAPAI NOEL, no aniversário de Cristo?

IV- RÉVEILLON  
A figura de Jano é associada a portas (entrada e saída), bem como a transições. A sua face dupla também simboliza o passado e o futuro. Jano é o deus dos inícios, das decisões e escolhas. O maior monumento em sua glória se encontra em Roma e tem o nome de Ianus Geminus ("gêmeos Jano").

DEUS JANO

Não tem nenhum adorador de Deus em 6000 anos de Adão até hoje comemorando aniversário natalício na Bíblia. É verdade que não existe nenhum versículo dizendo que aniversário natalício é proibido.
Mas, a maioria dos pecados da Bíblia não tem versículos dizendo que é proibido!  Por exemplo:  FUMAR.  Deus não faz um longa lista dos pecados, mas nos orienta por princípios o que Ele detesta!

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO É PAGÃO
"O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro; e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento." Ecles 7:1 NTLH.
EXPLICAÇÃO DO TEXTO BÍBLICO:
Deus não dá importância pela mera data de nascimento de alguém.  Pois de que adianta badalar todo ano esta data se o cidadão não perseverar até o DIA DA MORTE? Se isto acontecer o individuo não HERDARÁ A SUA ETERNIDADE!

PORTANTO o  DIA da morte É MAIS VALIOSO DO QUE O DIA QUE SE NASCE.
Podemos constatar isto na ´Bíblia...DEUS jamais registrou data de NASCIMENTO de ninguém, e no entanto o dia da MORTE de centenas foram registrados na Bíblia.
DATA DE NASCIMENTO DE CRISTO: DESCONHECIDA .
DATA DA MORTE DE CRISTO: 14 NISÃ 33.

EXISTEM PAGANISMOS NOS ANIVERSÁRIOS NATALÍCIOS?
Evitam as Testemunhas de Jeová celebrar aniversários natalícios porque este costume tinha significado religioso em tempos antigos?
A celebração de aniversários natalícios tem suas raízes na superstição e na religião falsa, mas este não é o motivo único, ou primário, de as Testemunhas de Jeová evitarem esse costume.
Alguns costumes que outrora eram de natureza religiosa já não o são em muitos lugares. A aliança, por exemplo, outrora tinha significado religioso, mas hoje em dia já não tem na maioria dos lugares. Por isso, muitos cristãos verdadeiros aceitam o costume local de usar aliança como evidência de estarem casados. Em tais assuntos, o que geralmente conta é se atualmente o costume em questão está vinculado com a religião falsa.

Não se pode negar, porém, que numerosas obras de referência revelam os antecedentes supersticiosos e religiosos das celebrações de aniversários natalícios. The Encyclopedia Americana (edição de 1991) comenta: “O mundo antigo do Egito, da Grécia, de Roma e da Pérsia celebrava os aniversários natalícios de deuses, reis e nobres.” Diz que os romanos celebravam o nascimento de Ártemis e o dia de Apolo. Em contraste com isto, “embora os antigos israelitas mantivessem registros da idade dos cidadãos do sexo masculino, não há evidência de que realizassem festividades no aniversário do nascimento”.

Outras obras de referência entram em consideráveis pormenores sobre a origem das celebrações de aniversários natalícios: ‘As festas de aniversários natalícios começaram anos atrás na Europa. As pessoas criam em espíritos bons e maus, às vezes chamados de fadas boas e más. Todos temiam que esses espíritos prejudicassem o aniversariante, de modo que ele ficava cercado de amigos e parentes, cujos votos de felicidade, e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que o aniversário natalício apresentava. Dar presentes resultava em proteção ainda maior. Uma refeição em conjunto fornecia uma proteção adicional e ajudava a trazer as bênçãos dos espíritos bons. Portanto, a festa de aniversário natalício destinava-se originalmente a proteger a pessoa do mal e garantir que tivesse um bom ano.’ — Birthday Parties Around the World (Festas de Aniversário em Todo o Mundo), 1967.

Este livro também explica a origem de muitos costumes relacionados com aniversários natalícios. Por exemplo: “O motivo [de se usarem velas] remonta aos antigos gregos e romanos, que criam que círios ou velas tinham qualidades mágicas. Eles oravam e faziam pedidos a ser levados para os deuses pelas chamas das velas. Os deuses enviariam então suas bênçãos e talvez respondessem às orações.” Outras informações assim sobre as origens são encontradas na página 38 de Raciocínios à Base das Escrituras, publicado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.
No entanto, como já mencionado, algo mais está envolvido nesta questão do que apenas se celebrar aniversários natalícios era ou ainda é uma atividade religiosa. A Bíblia menciona o assunto de natalícios, e os cristãos maduros sabiamente são sensíveis a quaisquer indícios que ela forneça.

Os servos de Deus da antiguidade observavam quando alguém nascia, o que lhes permitia calcular idades. Lemos: “Noé veio a ter quinhentos anos de idade. Depois, Noé se tornou pai de Sem, Cã e Jafé.” “No seiscentésimo ano da vida de Noé, . . . romperam-se todos os mananciais da vasta água de profundeza.” — Gênesis 5:32; 7:11; 11:10-26.
Conforme até mesmo Jesus mencionou, entre o povo de Deus, o nascimento de crianças era um acontecimento abençoado e feliz. (Lucas 1:57, 58; 2:9-14; João 16:21) No entanto, o povo de Jeová não comemorava a data do nascimento; celebravam-se outros aniversários, mas não aniversários natalícios. (João 10:22, 23)
A Encyclopaedia Judaica diz: “A celebração de natalícios é desconhecida no tradicional ritual judaico.” O livro Customs and Traditions of Israel (Costumes e Tradições de Israel) comenta: “A celebração de aniversários natalícios foi emprestada dos costumes de outras nações, visto que não se faz menção deste costume entre os judeus, quer na Bíblia, quer no Talmude, ou em escritos dos Sábios posteriores. Tratava-se, de fato, dum antigo costume egípcio.”

Esta relação com o Egito fica evidente numa celebração de aniversário natalício narrada na Bíblia, mas que não foi realizada por adoradores verdadeiros. Era o aniversário do Faraó que governava enquanto José se encontrava numa prisão egípcia. Alguns daqueles pagãos talvez estivessem felizes com a festa, mas ela foi relacionada com a decapitação do chefe dos padeiros de Faraó. — Gênesis 40:1-22.
Lança-se luz similarmente desfavorável sobre outra celebração de aniversário natalício descrita nas Escrituras — a de Herodes Ântipas, filho de Herodes, o Grande.

A Bíblia não menciona este aniversário como apenas uma inocente festividade. Em vez disso, ele ocasionou a decapitação de João, o Batizador. Depois, “vindo os discípulos dele, removeram o seu cadáver e o enterraram; e vieram relatá-lo a Jesus”, que ‘se retirou dali para um lugar solitário, para isolamento’. (Mateus 14:6-13) Acha que aqueles discípulos ou Jesus sentiam-se atraídos a celebrações de aniversários natalícios?

Devido à origem conhecida das celebrações de aniversários natalícios e, mais importante do que isto, à luz desfavorável na qual essas festividades são mencionadas na Bíblia, as Testemunhas de Jeová têm amplas razões para abster-se desse costume. Não precisam adotar este costume do mundo, porque podem desfrutar refeições felizes, o que sem dúvida fazem, em qualquer época do ano. Quando dão presentes, não é por obrigação ou sob a pressão duma festa; fazem-no espontaneamente, em qualquer época, por generosidade e genuína afeição. — Provérbios 17:8; Eclesiastes 2:24; Lucas 6:38; Atos 9:36, 39; 1 Coríntios 16:2, 3.


QUESTIONAMENTOS DE LEITORES
01- Por que "aniversário de casamento" sendo um destaque pomposo que se dá ao casal de humanos é aceitavel para cristãos e aniversário natalício não? Não seria um tipo de IDOLATRIA? E sendo assim, não seria diferente do " aniversário natalício" onde a pessoa recebe destaque tanto quanto um casal?
RESPOSTA: Aniversário natalício é pagão não só pelo destaque excessivo da pessoa homenageada, mas pela crença que a vida é finita, diferente dos demais tipos de aniversários. João 3:16,17.

02- O aniversário natalício está dentre os dogmas farisaicos que Jesus nos libertou? (hoje tem muitos fariseus que proíbem práticas que a bíblia não proíbe).
RESPOSTA: Os dogmas farisaicos são sem dúvidas, regras humanas! Hoje Deus nos fornece princípios para sermos obedientes. A Bíblia não tem uma tabela de milhares de atitudes e ações que nunca deveríamos praticar.
Por exemplo: Podemos fumar tabacos? Por princípios você acha que poderíamos fumar? Por princípios cristãos, podemos comemorar aniversários natalícios?

03- O aniversário natalício está incluído na liberdade cristã citada em Gálatas 2:4? No contexto Paulo estava se referindo a que liberdade?
RESPOSTA: A CARTA aos gálatas Paulo avisa os cristãos para se libertarem do jugo da Lei Mosaica. (A circuncisão). Gal. 5:1,2. Paulo avisa que temos que cuidar dos judaizantes.
Portanto era liberdade ESPECÍFICA e não a libertinagem contra princípios que ferem a Lei de Deus.

04- Qual o real sentido deste texto: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie OUTRO EVANGELHO além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1:8
RESPOSTA: Será que significa que, além de estarmos livres da lei mosaica, não deveria haver uma NOVA LEI POSTERIOR, fora aquelas JÁ ESTABELECIDAS na Bíblia? Então, poderíamos introduzir novos preceitos, ações e atitudes que talvez contrarie a NOVA LEI DO CRISTO que substitui a LEI MOSAICA? Gal. 6:2. Impossível, pois a Lei do Cristo engloba a Lei Mosaica, mas por princípios.

O que é anunciar OUTRO EVANGELHO além do anunciado até os dias de PAULO? Os evangelhos que significa "BOAS NOVAS NOTICIAS" é a salvação de todos indivíduos, pela "graça"  pela exercício da fé em nosso senhor Jesus Cristo. Jamais a LEI DO CRISTO e os evangelhos contrariariam  a Lei mosaica.  Jamais os evangelhos forneceriam álibis ou pretextos para praticarmos o que Deus não apoia, mesmo por princípios.
PORTANTO, CADA ATITUDE, AÇÃO, FESTIVIDADE DEVEMOS PENSAR: Quais os princípios contra Deus vou burlar, por exemplo, comemorando aniversários e outras festividades similares que não são explícitas e nem constam num rol de coisas desaprovadas pelo Criador?

CONCLUSÃO:
Embora alguns digam que é um MITO,  RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média. ... O que muitos não sabem é que depois da música vem um tal de “ra tim bum” (isso significa: eu amaldiçoo você) muitos não sabem, mas os demônios se divertem em muitas festas até pseudo-cristãs.
Conclamamos você mostrar na Bíblia uma comemoração ou festividade de toda espécie aprovada por Deus e praticada pelos seus adoradores que não se inicia com uma oração.
À propósito já viu alguém começar as festividades do Natal e de Aniversários com uma oração à Deus e em nome de Jesus? Raridade no planeta.

ASSUNTOS ADICIONAIS

Voltar para o conteúdo