ALMA: "REGENERAÇÃO" CONDIZ COM IMORTALIDADE DELA? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

ALMA: "REGENERAÇÃO" CONDIZ COM IMORTALIDADE DELA?

"Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na *regeneração*, (ou recriação) o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel" . Mateus 19:28.
 
"Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a *conservação da alma*. Hebreus 10:39; ARA

*O que é recriação ou regeneração* ?
Recriação. Jesus falou aos seus apóstolos também sobre uma “recriação” e associou esta com o tempo em que “o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono”. (Mt 19:28; Lu 22:28-30)
A palavra grega traduzida por “recriação” é pa·lin·ge·ne·sí·a, composta de elementos que significam “novamente; de novo; mais uma vez”, e “nascimento; origem”.
Filo usou o termo com referência à reconstituição do mundo após o Dilúvio. Josefo usou-o com respeito ao restabelecimento de Israel após o exílio. O Theological Dictionary of the New Testament (Dicionário Teológico do Novo Testamento), editado por G. Kittel, diz que o uso de pa·lin·ge·ne·sí·a, em Mateus 19:28, “está de pleno acordo com o de Filo e Josefo”. (Traduzido para o inglês por G. Bromiley, 1964, Vol. I, p. 688)

De modo que a referência não é feita a uma nova criação, mas a uma regeneração, ou renovação, por meio da qual se realiza plenamente o propósito de Jeová para com a terra. “Julgando as Doze Tribos de Israel” (a grande multidão).

“Julgando as Doze Tribos de Israel.”
Jesus disse aos apóstolos que na “recriação” eles ‘estariam sentados em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel’. Mt 19:28;
E expressou um pensamento similar ao fazer um pacto para um Reino com seus fiéis apóstolos. (Lu 22:28-30)
Não é razoável que Jesus quisesse dizer que eles julgariam as 12 tribos do Israel espiritual, mais tarde mencionadas em Apocalipse, pois os apóstolos deviam fazer parte desse grupo. (Ef 2:19-22; Re 3:21) Diz-se que os “chamados para ser santos” julgam, não a eles mesmos, mas “o mundo”. (1Co 1:1, 2; 6:2)

Os que reinam com Cristo formam um reino de sacerdotes. (1 Pedro 2:9; Apoc. 5:10) Por conseguinte, “as doze tribos de Israel”, mencionadas em Mateus 19:28 e em Lucas 22:30, referem-se evidentemente ao “mundo” da humanidade, que não faz parte da classe régia e sacerdotal, e a quem os que estão sentados em tronos celestiais julgarão. Apoc. 20:4.

Visualizar o futuro também pode nos ajudar a controlar pensamentos negativos sobre dificuldades atuais. Pode ser que pensamentos desse tipo tenham levado o apóstolo Pedro a perguntar a Jesus: “Eis que abandonamos todas as coisas e te seguimos; o que haverá realmente para nós?”
Para ajudar Pedro e os outros ali presentes a imaginar o futuro, Jesus respondeu: “Deveras, eu vos digo: Na recriação, quando o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono, vós, os que me seguistes, também estareis sentados em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver abandonado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.” Mat. 19:27-29.

Pedro e os outros discípulos puderam assim refletir no papel que teriam no governo que trará bênçãos emocionantes à humanidade obediente.
Uma das maiores necessidades da humanidade é ter um bom governo. O que esse governo de Jesus realizará? Jesus disse: “Na recriação, quando o Filho do homem se assentar no seu glorioso trono, vós, os que me seguistes, também estareis sentados em doze tronos.” (Mateus 19:28)
O governo de Jesus e de seus seguidores resultará na “recriação”, ou renovação, das condições perfeitas que o primeiro casal humano tinha na Terra antes de pecar.

CONCLUSÃO
A recriação portanto, não é ressuscitar um corpo para almas "desencarnadas" vagando PELO UNIVERSO SEM RUMO.
NÃO EXISTE ALMAS VIVAS SEM CORPO.
No Reino milenar de Cristo todos justos e injustos ressuscitarão em carne e ossos para que os obedientes lá no Reino possam herdar o paraíso terrestre. Atos 24:15; Apoc.  20:11-15

MATÉRIAS ADICIONAIS
Voltar para o conteúdo