70 ANOS DE CATIVEIRO OU DESOLAÇÃO DE JERUSALÉM? - https://adeusheresias.com.br

www.ADEUS HERESIAS.com.br
Site dedicado a pessoas sinceras estudiosas da Bíblia.
Ir para o conteúdo

70 ANOS DE CATIVEIRO OU DESOLAÇÃO DE JERUSALÉM?

70 ANOS DE SERVIDÃO DE TODAS AS NAÇÕES AO REI DE BABILÔNIA
(Jeremias 25:9-13) estou convocando todos os povos do norte”, diz Jeová, “ *estou convocando o meu servo Nabucodonosor, rei de Babilônia, e vou trazê-los contra esta terra, contra os seus habitantes e contra todas as nações ao redor. Eu os entregarei à destruição e farei deles um motivo de terror, um alvo de assobios e uma ruína permanente* . 10 Porei fim ao som de exultação e ao som de alegria entre eles, à voz do noivo e à voz da noiva, ao som do moinho manual e à luz da lâmpada. 11 *E toda esta terra será reduzida a ruínas e se tornará um motivo de terror, e essas nações terão de servir ao rei de Babilônia por 70 anos* .”’ 12 “‘Mas, *quando se completarem 70 anos, ajustarei contas com o rei de Babilônia e aquela nação por causa dos seus erros’, diz Jeová, ‘e farei da terra dos caldeus um deserto desolado para sempre* . 13 Vou trazer sobre aquela terra todas as palavras que falei contra ela, todas as coisas que Jeremias profetizou contra todas as nações e que estão escritas neste livro.
 

(Jeremias 27:5-17,22) ‘Fui eu que fiz a terra, a humanidade e os animais que há na face da terra, com o meu grande poder e o meu braço estendido, e os dou a quem for do meu agrado. 6 *E agora eu dou todas essas terras nas mãos do meu servo Nabucodonosor, rei de Babilônia; eu lhe dou até mesmo os animais selvagens para que o sirvam. 7 Todas as nações servirão a ele, ao seu filho e ao seu neto, até que chegue a vez da sua própria nação, quando muitas nações e grandes reis o escravizarão* .  *Se alguma nação ou reino se recusar a servir a Nabucodonosor, rei de Babilônia* , e *se recusar a pôr o pescoço debaixo do jugo do rei de Babilônia, eu punirei essa nação com a espada, a fome e a peste’, diz Jeová, ‘até que eu os tenha eliminado pelas mãos dele* ’.
 
Portanto, não escutem os seus profetas, nem os seus adivinhos, nem os que fazem predições para vocês por meio de sonhos, nem os seus praticantes de magia, nem os seus feiticeiros, os quais lhes dizem: “ *Vocês não servirão o rei de Babilônia.” 10 Pois eles profetizam mentiras para vocês, e por causa disso vocês serão levados para longe da sua terra. Eu espalharei vocês, e vocês serão eliminados* . 11  *Mas a nação que puser o pescoço debaixo do jugo do rei de Babilônia e o servir, eu a deixarei ficar na sua terra’, diz Jeová, ‘para cultivá-la e morar nela’. 12 E também a Zedequias, rei de Judá, eu transmiti essa mesma mensagem, dizendo: “Ponham o pescoço debaixo do jugo do rei de Babilônia e sirvam a ele e ao seu povo, e vocês viverão. 13 Por que o senhor e o seu povo deveriam morrer pela espada, pela fome e pela peste, assim como *Jeová falou sobre a nação que não servir o rei de Babilônia* ? 14 Não escutem as palavras dos profetas que lhes dizem: ‘Vocês não servirão o rei de Babilônia’, pois eles profetizam mentiras para vocês. 15 “‘Pois eu não os enviei’, diz Jeová, ‘mas eles estão profetizando mentiras em meu nome, e o resultado será que eu espalharei vocês, e vocês serão eliminados, vocês e os profetas que profetizam para vocês’.” 16 E aos sacerdotes e a todo este povo eu disse: “Assim diz Jeová: ‘Não escutem as palavras dos seus profetas, que profetizam para vocês, dizendo: “Vejam! Os utensílios da casa de Jeová muito em breve serão trazidos de volta de Babilônia!” Pois eles profetizam mentiras para vocês. 17 Não os escutem. *Sirvam o rei de Babilônia e vocês viverão* . Por que deveria esta cidade se tornar uma ruína?
 
(Jeremias 27:22) ‘“Eles serão levados para Babilônia e lá ficarão até o dia em que eu voltar a minha atenção para eles”, diz Jeová. “Então os trarei de volta e os devolverei a este lugar.”’”

(Jeremias 29:4-13) “Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, a todo o povo exilado, que fiz ser levado de Jerusalém para o exílio em Babilônia: 5 ‘Construam casas e morem nelas. Plantem pomares e comam os seus frutos. 6 Tomem esposas e tenham filhos e filhas; tomem esposas para os seus filhos, e deem as suas filhas em casamento, para que elas também tenham filhos e filhas. Tornem-se muitos, e não diminuam em número. 7 Empenhem-se pela paz da cidade para onde os exilei, e orem a Jeová a favor dela, pois a paz dela significará paz para vocês. 8 Pois assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Não se deixem enganar pelos seus profetas e pelos seus adivinhos, que estão entre vocês, nem deem ouvidos aos sonhos que eles estão tendo. 9 Pois ‘eles estão profetizando mentiras para vocês em meu nome. Eu não os enviei’, diz Jeová.”’” 10 “Pois assim diz Jeová: ‘ *Quando se completarem 70 anos em Babilônia, voltarei a minha atenção para vocês e cumprirei a minha promessa, trazendo-os de volta para cá* .’ 11 “‘Pois eu sei muito bem o que tenho em mente para vocês’, diz Jeová. ‘Quero que tenham paz, não calamidade. Quero dar a vocês um futuro e uma esperança. 12 E vocês me chamarão e virão a mim em oração, e eu vou escutá-los.’ 13 “‘Vocês me procurarão e me acharão, pois me buscarão de todo o coração.

(Isaías 23:15)  *Naquele dia Tiro ficará esquecida por 70 anos* , o tempo de vida de um só rei. *Ao fim de 70 anos acontecerá a Tiro assim como na canção de uma prostituta* :
 


DESOLAÇÃO DA TERRA DE JUDÁ
2 Crônicas 36:20, 21 Ele levou cativos para Babilônia os que escaparam da espada, e eles se tornaram servos dele e dos seus filhos até que o reino da Pérsia começou a dominar. Isso aconteceu para que se cumprisse a palavra de Jeová falada por Jeremias, até que a terra tivesse saldado os seus sábados. *Durante todo o tempo em que ficou desolada, ela guardou o sábado, até cumprir 70 anos* .
 
Daniel 9:2 sim, no primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, *compreendi pelos livros o número de anos para se cumprir a desolação de Jerusalém* , conforme mencionado na palavra de Jeová dirigida ao profeta Jeremias;  *seriam 70 anos*.
 
(Zacarias 1:12) Em vista disso, o anjo de Jeová disse: “Ó Jeová dos exércitos, *até quando negarás tua misericórdia a Jerusalém e às cidades de Judá, com as quais ficaste indignado por esses setenta anos* ?”
 
(Zacarias 7:4-7) Recebi novamente a palavra de Jeová dos exércitos: 5 “Diga a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: ‘Quando vocês jejuavam e lamentavam no quinto e no sétimo mês, *durante 70 anos, era realmente para mim que jejuavam* ? 6 E, quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que comiam e bebiam? 7 Não deviam vocês obedecer às palavras que Jeová proclamou por meio dos antigos profetas, enquanto Jerusalém e as cidades ao seu redor estavam habitadas e em paz, e enquanto o Neguebe e a Sefelá estavam habitados?’”
 
(Zacarias 8:1-5) Recebi novamente a palavra de Jeová dos exércitos: 2 “Assim diz Jeová dos exércitos: ‘ *Terei zelo de Sião, um grande zelo, e com grande furor terei zelo dela* .’” 3 “Assim diz Jeová: ‘Voltarei para Sião e residirei em Jerusalém. E Jerusalém será chamada de cidade da verdade; e o monte de Jeová dos exércitos, de monte santo.’” 4 “Assim diz Jeová dos exércitos: ‘Homens e mulheres idosos voltarão a se sentar nas praças de Jerusalém, cada um com o seu bastão na mão por causa da idade avançada. 5 E as praças da cidade ficarão cheias de meninos e meninas brincando.’”


CONCLUSÃO
Esdras 3:1 nos mostra que Jeová realmente é um grande cronometrista e que sempre cumpre suas promessas no tempo certo.
*Jeová predisse que Jerusalém ficaria desolada por 70 anos* . Esse versículo diz que somente no sétimo mês do ano 537 AEC é que os israelitas ofereceram seu primeiro sacrifício. O Rei Nabucodonosor havia entrado em Jerusalém no quinto mês de 607 AEC mas foi somente dois meses depois, ou seja, no sétimo mês, que Jerusalém foi totalmente destruída.
 
Então *como predito por Jeová a desolação de Jerusalém de 70 anos terminou no tempo certo* . Relatos como esse fortalecem nossa confiança em Jeová e em que tudo o que sua palavra prediz sempre se cumpre.

Quanto *todas nações servirem ao Rei de Babilônia por 70 anos não tem relação com os 70 anos de desolação de Jerusalém* , pois nações mundanas ao redor de Jerusalém começaram a servir o rei da Babilônia antes da destruição de Jerusalém. Isaías 23:15; Jeremias 25:9-13; Jeremias 27:5-17,22; Isaías 23:15


A coroação de Nabucodonosor como rei da Babilônia Nabucodonosor sucedeu seu pai, Nabopolassar, no trono da Babilônia. Ele governou o Império Babilônico entre 604 a.C. e 562 a.C. Antes de assumir o trono, ainda como príncipe herdeiro, Nabucodonosor serviu como comandante do exército babilônico em algumas ofensivas militares.
Seu pai foi o fundador da dinastia caldaica. Ele se aproveitou do enfraquecimento da Assíria e conseguiu se tornar rei da Babilônia em 626 a.C. Devido a uma aliança medo-babilônica, ele também destruiu a cidade de Nínive, e em seguida avançou contra Harã.....O rei Nabucodonosor também liderou várias ofensivas contra outras nações, como por exemplo, contra Tiro entre 585 e 572 a.C., e contra o Egito em aproximadamente 568 a.C. (Ezequiel 26-28; 29:18).



DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM  587 OU 607 a. C?
Nabucodonosor investiu contra JERUSALÉM por 3 vezes. O profeta Daniel viveu durante todo o período em que os babilônios dominavam sobre o povo Judeu e ficou até o início do domínio Persa. Por volta do 19º ano de Nabucodonosor em 587 a.C., [CRONOLOGIA BABILÔNICA] Jerusalém foi destruída no seu terceiro sítio.
Tanto as muralhas da cidade quanto o templo de Jerusalém (cuja construção era atribuída ao rei Salomão e que por isso era chamado de O Templo de Salomão) foram destruídos. O resto da cidade ficou em ruínas durante pouco mais de um século até a reconstrução da cidade. Esta foi a primeira e dolorosa destruição tanto do templo como de Jerusalém que o povo judeu sofreu.
No ano 587 a. C. [CRONOLOGIA BABILÔNICA] o povo judeu partiu para o exílio em BABILÔNIA, O CATIVEIRO.
A Bíblia profetizou que Jerusalém DESOLADA 70 ANOS.  Dan. 9:2
No ano 539 a. C [CRONOLOGIA IMPÉRIO PERSA] CIRO destruiu BABILÔNIA.
Depois de algum tempo CIRO. emitiu um decreto de SOLTURA dos Judeus cativos. Após isso partiram do CATIVEIRO em retorno para JERUSALÉM.   a Caravana  chegou em Jerusalém em 537 a. C..
Portanto JERUSALÉM pelas datas acima não ficou não DESOLADA 70 ANOS, conforme profetiza a Bíblia. Dan. 9:2.

QUEM ESTÁ INCORRETO ?
1- 587 a. C data da cronologia BABILÔNICA para a destruição de JERUSALÉM
2- 539 a. C data da destruição de BABILÔNIA. [CRONOLOGIA PERSA]
3- 70 anos de DESOLAÇÃO DE JERUSALÉM. [Profecia da Bíblia]. Dan. 9:2


MATÉRIAS ADICIONAIS




Voltar para o conteúdo